A última pesquisa Inteligência em Pesquisa e Consultoria Estratégica (Ipec), ex-Ibope, aponta que Fernando Haddad (PT) segue na liderança da corrida pelo Governo do Estado de São Paulo a partir de 2023. De acordo com os dados divulgados na última terça-feira (30), o ex-prefeito da capital paulista tem 32% das intenções de voto.
Na sequência, aparecem Tarcísio de Freitas (Republicanos) e Rodrigo Garcia (PSDB). O ex-ministro da Infraestrutura e o atual governador de SP contam, respectivamente, com o apoio de 17% e 10% dos eleitores paulistas. Vale lembrar que o candidato apoiado por Bolsonaro (PL) cresceu cinco pontos percentuais desde o último levantamento.
Os números apresentados correspondem à pesquisa estimulada, ou seja, os nomes foram apresentados previamente aos entrevistados. No levantamento espontâneo, que não apresenta respostas pré-definidas, Haddad tem 14% dos votos e Tarcísio, 11%. O ex-vice de João Doria (PSDB), nesse caso, foi a resposta de 4% das pessoas.
O Centro de Eventos de Barueri, mantido pela Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), apresenta para o mês de setembro uma programação divertida e diversificada.
Quem gosta de comédia vai rir muito no dia 2 de setembro com o Stand Up do Thiago Ventura (em duas sessões: 19h30 e às 22h). Porém, os ingressos já estão esgotados. Thiago Ventura está em seu quarto show solo, intitulado “Modo Efetivo”. Nesse show ele se aproxima mais uma vez da realidade do público, falando sobre os primeiros relacionamentos amorosos, sexualidade e as relações cotidianas.
O comediante Thiago Ventura se apresenta na próxima sexta-feira, dia 2/09 – Foto: Divulgação/SECOM-Barueri
Para as crianças, no dia 4 será apresentado o espetáculo Infantil “Masha e o Urso” às 16h (vendas pela Bilheteria Express). O espetáculo mostra o dia a dia super divertido dessa menininha incrível e muito falante. Seus amigos irão preparar sua festa de aniversário, provocando divertidas confusões.
No domingo (4), terá o espetáculo Infantil “Masha e o Urso” – Foto: Divulgação/SECOM-Barueri
No dia 16, às 20h, tem o espetáculo teatral gratuito “Escolas de Mulheres”, dirigido por Clara Carvalho, que celebra os 400 anos de nascimento do autor francês Molière. A montagem é protagonizada por Brian Penido Ross. A peça revela a potência feminina e a força do amor opondo-se ao conservadorismo burguês e ao machismo. Molière discute com muita ironia, leveza e elegância o machismo. Nessa comédia, Arnolfo repele frontalmente a ideia de ser traído, e para isso educa uma jovem para que se torne a esposa ideal. As mulheres de Molière são inteligentes, perspicazes e empoderadas, muito antes do termo invadir nosso cotidiano, fazendo com que o plano de Arnolfo não seja tão fácil assim. Os ingressos serão distribuídos uma hora antes do espetáculo.
Clique aqui e saiba mais!Clique aqui e saiba mais!
Os apaixonados pelos Beatles não podem perder, no dia 25 setembro, às 15h, o espetáculo musical Infantil “Beatles 4Ever Cartoon” (vendas pela Bilheteria Express).
Beatles 4Ever Cartoon é um espetáculo musical Idealizado e produzido pelo grupo Beatles 4Ever, a primeira banda cover dos Beatles do país, fundada em 1976. Inspirado nas animações dos anos 60, como a série de TV “The Beatles Cartoon” e o longa-metragem “Yellow Submarine”. O espetáculo conta com a magia das músicas mais divertidas dos Beatles. O público terá a oportunidade de conferir ao vivo os personagens mais marcantes do universo da Beatlemania, como Blue Meanie, Jeremy e o próprio Yellow Submarine. Um espetáculo para toda a família.
Quinteto de Cordas fará uma a apresentação no dia 29. – Foto: Divulgação/SECOM-Barueri
Para encerrar o mês, o Quinteto de Cordas fará uma a apresentação no dia 29, às 19h30, durante o programa A Quinta Nota, com entrada gratuita. O Quinteto é composto por professores do Núcleo de Música e conta agora com um novo integrante, Haran Magalhães, que assume o contrabaixo acústico.
O Centro de Eventos está localizado na Avenida Sebastião Davino dos Reis, 672 – Jardim Tupanci.
Barueri é a 2ª cidade do Estado de São Paulo que mais gera vagas de trabalho e está entre as 10 que mais empregam no Brasil, aponta relatório do novo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), do governo federal. O saldo positivo de vagas geradas na cidade é de 23.763, no acumulado de um ano (entre agosto de 2021 e julho de 2022).
Esse saldo é o resultado das admissões (222.931) descontadas as demissões (199.168) no período. A primeira colocada no ranking dos municípios que mais abrem vagas de emprego é São Paulo, tanto no Estado quanto no país, com saldo de 261.157 postos. Em seguida vem a cidade do Rio de Janeiro (RJ), com saldo de 119.292 vagas, Belo Horizonte (BH), com 53.819, e Curitiba (PR), com 47.521 (ver tabela abaixo).
Clique aqui e saiba mais!Clique aqui e saiba mais!
Barueri está na frente de capitais como Porto Alegre (RS), São Luís (MA) e Belém (PA), além de grandes municípios paulistas, como Campinas e Guarulhos.
Vagas abertas (em mil)*
Município
Admissões
Desligamentos
Saldo
1) São Paulo
2.837.853
2.576.696
261.157
2) Rio de Janeiro
790.142
670.850
119.292
3) Belo Horizonte
520.378
466.559
53.819
4) Curitiba
508.857
461.336
47.521
5) Fortaleza
301.232
254.619
46.613
6) Salvador
264.320
222.857
41.463
7) Goiânia
303.120
262.623
40.497
8) Manaus
217.402
184.614
32.788
9) Recife
203.156
171.136
32.020
10) Barueri
222.931
199.168
23.763
11) São Luís
113.189
90.952
22.237
12) Campinas
217.006
196.801
20.205
13) Porto Alegre
263.287
244.922
18.365
14) Guarulhos
166.933
149.172
17.761
15) Belém
112.945
97.355
15.590
*Acumulado dos últimos 12 Meses (Ago./21 a Jul./22)
Os trabalhadores, que buscam recolocação profissional, podem se cadastrar para mais de 700 vagas na capital, até quarta-feira (31). Há oportunidades nos setores do comércio, serviços e construção civil. Os postos do Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo (Cate) recebe inscrições presenciais em 26 unidades ou pelo Portal Cate.
Clique aqui e saiba mais!Clique aqui e saiba mais!
Há, por exemplo, 97 vagas para profissionais com experiência em supermercados. Entre os cargos estão operador de loja, estoquista, líder de área, fiscal de prevenção de perdas, auxiliar de padeiro, auxiliar de açougue e açougueiro, entre outros. Os salários variam entre R$ 1.643 e R$ 2.425. É necessário ter escolaridade entre o ensino fundamental e médio e fácil acesso a bairros da zona sul como Jabaquara, Vila Joaniza, Cidade Julia, Campo Limpo e Parelheiros.
Outras 121 vagas são para lanchonetes, lojas, pet shops, entre outros – rendimentos de até R$ 1.900. O processo seletivo que os candidatos tenham escolaridade entre o fundamental e médio completo. Algumas empresas não exigem experiência e têm oportunidades para pessoas com deficiência.
Na construção civil são 18 postos disponibilizados por construtoras nas regiões leste, oeste e sul, em cargos como pedreiro, eletricista, carpinteiro, azulejista, entre outros. Os salários variam entre R$ 1.877 e R$ 2.283, quanto a escolaridade deve ser compatível com o cargo, além de experiência na função.
O Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) registrou uma queda de 0,70% no mês de agosto, apontou a Fundação Getulio Vargas (FGV) na manhã desta terça-feira (30). Com o resultado, o indicador acumula uma alta de 7,63% no ano de 2022 até o momento.
Responsável pelo reajuste da maioria dos contratos de locação no Brasil, o IGP-M é conhecido como “inflação do aluguel”. Nos últimos 12 meses, o índice acumula um crescimento de 8,59%. Em agosto do ano passado, por exemplo, a variação para o mesmo período era de +31,12%.
Para o cálculo, foram levados em consideração os preços observados entre 21 de julho e 20 de agosto. Esses números, por sua vez, foram comparados com os valores registrados de 21 de junho a 20 de julho.
A variação de preços de bens e serviços, assim como as matérias-primas utilizadas na produção agrícola, industrial e na construção civil, também são levadas em consideração para a formulação do IGP-M.
O presidente Jair Bolsonaro (PL) voltou atrás nesta terça-feira (30) e disse que existe fome no Brasil, mas “não na proporção que dizem aí”. A fala aconteceu durante sabatina organizada pelo Instituto União Nacional de Entidades do Comércio e Serviços (Unecs) com candidatos à Presidência da República.
Durante a conversa, o presidente fala sobre a pesca. “Fala-se em fome no Brasil. Tem fome? Tem fome, mas não na proporção que dizem aí — ’33 milhões’. Parece o Lula falando, né: ‘25 milhões de crianças abandonadas no Brasil’”, disse.
Na última semana, o chefe do Executivo havia dito que não existia fome no país.
“Alguém vê alguém pedindo pão no caixa da padaria? Você não vê, pô. Até no interior… Tem gente que passa mal, sim, mas quem porventura está na linha da pobreza, passando fome, que sim, deve ter gente que passa fome… Tá na iminência aqui da própria Caixa Econômica, junto com o Ministério da Cidadania. Tem um aplicativo para o cara se cadastrar no Auxílio Brasil, sem depender de favores aí de gente do município”, afirmou no programa Pânico, da Jovem Pan.
Clique aqui e saiba mais!
A pesquisa do Inquérito Nacional Sobre Segurança Alimentar no Contexto da Pandemia de Covid-19 no Brasil, feita pela Rede Penssan (Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional) mostra que 125 milhões de pessoas em insegurança alimentar (em grau leve, moderado ou grave) no Brasil e mais de 33 milhões em situação de fome (insegurança alimentar grave), o levantamento foi realizado em junho.
Fonte: TV Cultura – Foto: Arquivo/Valter Campanato/Palácio do Planalto
Nesta quarta-feira (31) a Casa do Trabalhador de Barueri promove seleção para operadores de atendimento. As vagas são para atuar na empresa Liderança.
O processo seletivo tem início às 9h, sendo que os interessados na vaga devem chegar ao local, impreterivelmente, até as 9h15. A Casa do Trabalhador fica na Av. Henriqueta Mendes Guerra, 550 – Jardim São Pedro (setor amarelo do Ganha Tempo).
O candidato deve levar o currículo atualizado, além de documento com foto e caneta. Além disso, para participar do processo seletivo, deverá reservar a carta de encaminhamento pelo sistema Emprega Brasil ou retirá-la no atendimento da Casa do Trabalhador de forma presencial até um dia antes do processo seletivo. A quantidade de cartas é limitada.
Os turnos de trabalho disponíveis são: de segunda a sábado das 8h às 14h20 ou das 14h40 às 21h. Os requisitos são: ser maior de 18 anos (mas a empresa possui programa para pessoas acima de 40, 50, 60 anos ou mais); ter ensino médio completo; experiência comprovada em cobrança será um diferencial; apresentar título de eleitor ou requerimento, e morar em Barueri ou região.
Os benefícios vão da concessão de vale-transporte e de refeição, comissão, plano de saúde, desconto em faculdades, até parceria com o Sesc.
O GRAACC existe para oferecer todas as chances de cura a crianças e adolescentes com câncer e Barueri não tem medido esforços para ajudar a garantir o propósito da instituição.
Este ano, com sua participação na campanha McDia Feliz 2022, a cidade repassou ao Graacc, R$444.132,00, resultado da venda antecipada de 24.674 tíquetes, e mais R$33.500,00, que foi a somatória de vendas dos produtos promocionais. Trata-se de um recorde absoluto de vendas desde que Barueri começou a ajudar o hospital.
O Graacc é um hospital referência em oncologia pediátrica e conta com equipes altamente capacitadas, reconhecidas internacionalmente para lidar com o tratamento do câncer infantil. Em 30 anos de existência, seu objetivo é garantir a crianças e adolescentes com câncer o direito de alcançar todas as chances de cura com qualidade de vida.
A solidariedade de uma cidade Barueri é parceira do Hospital do Graacc e ajuda na campanha desde 2008. Ao longo dos anos, a cidade adquire tíquetes do Big Mac e vende antecipadamente, revertendo a renda para a instituição. Em 15 anos de participação, Barueri já repassou ao hospital R$2.951.454,75 só com a venda de tíquetes, pois a cidade também colabora com a comercialização de produtos promocionais.
A presidente do Fundo Social de Solidariedade, Sônia Furlan, é madrinha e líder da campanha no município e comentou o resultado deste ano. “Essa campanha, especialmente este ano, foi muito bonita. Apesar das dificuldades que o País enfrenta, apesar das dificuldades das pessoas, nós conseguimos um resultado extraordinário. Sou muito agradecida a todas as pessoas que nos ajudaram: parceiros, secretários, funcionários, enfim, todos aqueles que se mobilizaram em prol dessa causa que há tantos anos nós apoiamos. É muito gratificante poder dar a oportunidade de tratamento para essas crianças e, com isso, chance de cura e uma vida saudável. Que Deus abençoe a todos sempre”, disse a primeira-dama.
Gratidão Para Tammy Allersdorfer, superintendente de Desenvolvimento Institucional do Graacc, a participação de Barueri foi espetacular. “Ficamos emocionados ao ver a dedicação desse time que se empenha na venda de tíquetes. O recorde batido significa ainda mais ajuda para nossas crianças. Nós do Graacc ficamos gratos e honrados com a parceria da Prefeitura de Barueri”, frisou.
Sergio Amoroso, presidente do Graacc, classifica o resultado como vitorioso: “é uma questão de acreditar, se engajar e nós temos uma gratidão imensa pela participação do município de Barueri”.
A big festa O resultado da participação de Barueri na Campanha McDia Feliz foi comemorado num restaurante McDonald´s em Alphaville no sábado, dia 27. Autoridades municipais e servidores públicos que trabalharam na venda dos tíquetes estiveram presentes. Sônia Furlan divulgou o resultado e passou ao Graacc a prestação de contas, com os comprovantes de depósito feitos na conta do hospital.
Uma em cada três pessoas não mais usa máscara de proteção facial em nenhum local no Brasil, revela pesquisa encomendada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e realizada pelo Instituto FSB, que foi divulgada nesta segunda-feira (29). Segundo a pesquisa, de abril a julho, o índice dos que deixaram de usar a proteção quase dobrou, saindo de 17% para 32%.
Entre os que continuam com o hábito, adquirido depois do surgimento da pandemia da covid-19, a adesão às máscaras continua, principalmente em locais fechados. De abril a julho deste ano, o percentual de brasileiros que disseram usar máscaras apenas em locais fechados manteve-se estável (de 53% para 52%) e o dos que usam a proteção tanto em locais fechados quanto abertos caiu de 29% para 16%.
A tendência de deixar de usar a proteção facial acompanha a percepção da população sobre a a obrigatoriedade: do total de entrevistados, apenas 6% disseram que, em sua cidade, o uso de máscaras continua obrigatório em lugares fechados e abertos contra 37% que disseram que o uso é obrigatório.
“Diante de um cenário de menor gravidade da pandemia, com alta cobertura vacinal da nossa população e redução dos casos, as atividades econômicas estão retornando ao ritmo normal e o mercado de trabalho começa a se recuperar. Mas é importante que a população continue atenta aos índices de covid-19 e, sempre que preciso, mantenha os cuidados necessários para evitar uma nova onda, por todos os seus impactos na sociedade”, destaca o presidente da CNI, Robson Braga de Andrade.
Clique aqui e saiba mais!
Adesão voluntária
Mesmo sem obrigatoriedade, no transporte público, a maioria, 55%, continua usando o equipamento de proteção.
Uma boa adesão também foi registrada em supermercados, ambiente em que 49% dos entrevistados disseram usar o acessório.
Família
Quando o foco é onde as pessoas menos usam máscaras, 75% dos entrevistados disseram que dispensam a proteção em encontros com amigos e parentes. O uso também é dispensado em espaços de compras, como comércio de rua (34%) e shopping centers (33%). Já no ambiente de trabalho 31% continuam a usá-las.
A CNI realiza pesquisa sobre a situação da pandemia de covid-19 no Brasil e o comportamento da população desde o início de 2020. Para a pesquisa divulgada hoje, as entrevistas foram realizadas de 23 a 26 de julho. O Instituto FSB ouviu presencialmente 2.008 cidadãos, nas 27 unidades da federação. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou menos.
Por Karine Melo – Repórter da Agência Brasil – Foto: Rovena Rosa/Ag. Brasil
Para entender melhor sobre a atuação das Guardas Municipais no Brasil conversamos com Reinaldo Monteiro, presidente da AGM Brasil (Associação dos Guardas Municipais do Brasil).
Na última semana repercutiu a decisão da 6ª Turma do STJ, onde foi limitado a atuação das Guardas Municipais. Reinaldo, o que você achou da decisão?
Reinaldo Monteiro – Essa decisão da 6º turma do STJ, não limita as atribuições ou as atuações das guardas municipais no país. Essa é uma decisão em relação a um concreto, a um caso específico, ou seja, essa decisão não tem efeito vinculante. Chamada decisão inter-partes, serve para as partes do processo e por isso, é preciso corrigir a informação na mídia.
Alguns veículos de comunicação estão dando como manchete que a decisão veda as atribuições ou atuação das guardas municipais. Isso não verdade, porque essa decisão não mudou nada na atribuição das guardas municipais em todo o país, essa decisão anulou apenas uma condenação em relação a um suposto traficante, que foi preso por uma equipe da Guarda Municipal. O que acabou gerando grande repercussão, foi os argumentos utilizados pelo ministro da 6ª turma do STJ na formação do seu convencimento para julgar o caso e nada mais.
Na questão sobre as atribuições ou atuações, qual é a função dos Guardas Municipais?
Reinaldo Monteiro – Em relação da função ou atribuição das Guardas Municipais, a gente precisa entender o seguinte. Hoje, nós temos a Lei nº 13.022/2014 que é conhecida como estatuto geral das guardas. Essa Lei está em vigor e padroniza as funções de todas as Guardas Municipais do Brasil, é uma Lei constitucional, que delimita todas as atribuições das Guardas no país.
Nós também temos que lembrar, que a atividade da Guarda Municipal, que o Órgão Guarda Municipal, está previsto no parágrafo 8º, do artigo 144 da Constituição Federal, que trata de segurança pública. E a Lei nº 13.022/2014, do estatuto geral das guardas, foi criada justamente para regulamentar o parágrafo 8º. Porque o parágrafo 8º é muito reduzido, ele diz o seguinte “os munícipios poderão constituir guardas para a proteção de seus bens, serviços e instalações, conforme dispuser a Lei” e isso ficou muito vago. Ou seja, até 2014 era uma norma constitucional de eficácia limitada.
Com a edição e a publicação do estatuto geral das guardas encerrou essa discussão, porque a Lei trouxe todas as competências e a forma como as Guardas Municipais devem atuar, trazendo ali também os controles de fiscalização interna e externa, que são as ouvidorias e corregedorias. Então, nós temos hoje as Guardas Municipais previstas no artigo da Segurança Pública da Constituição Federal, com uma Lei Federal que regulamenta todas as atribuições das Guardas Municipais. Ainda temos a Lei nº 13.675/2018 do Susp (Sistema Único de Segurança Pública) que no artigo 9º, parágrafo 2º, estão inseridos os Órgãos Operacionais de Segurança Pública, ou seja, Guardas Municipais.
Assim, hoje não existe nenhuma dúvida sobre a atividade das Guardas Municipais no campo da segurança pública, porém, todo e qualquer órgão de segurança pública precisa atuar de acordo com a lei, dentro da legalidade, por que que eu digo isso, porque a busca pessoal que foi questionada na decisão do STJ ela está disciplinada no artigo 244 do código de processo penal, ou seja, busca pessoal só pode ser feita com mandado judicial ou com fundada suspeita. No caso dos órgãos policiais, com fundada suspeita, e a fundada suspeita é que foi questionada no caso concreto julgado pela 6ª turma do STJ.
Então, o que a gente tem que entender é que a função ou atribuições das Guardas Municipais já estão muito bem definidas na legislação federal, desde a constituição federal, até as leis infraconstitucionais.
Reinaldo, qual é a importância das Guardas Municipais para as cidades e para a população?
ReinaldoMonteiro – A população têm a disposição um Órgão de Segurança Pública que pode atuar efetivamente no combate a criminalidade, reduzindo em média 40% o crime nas cidades onde as Guardas Municipais atuam. Vale destacar que na própria decisão do STJ, é possível verificar que o juiz descreveu que nos munícipios onde as Guardas atuam, 80% das prisões são efetuadas pela GCM.
Sendo assim, a Guarda Municipal é uma ferramenta maravilhosa, tem legislação, tem todo um arcabouço legislativo que garante e que regulamenta a atribuição das Guardas Municipais, que vira e mexe, é questionada por falta de conhecimento. Ou, por muitas vezes também, por maldade de algumas pessoas ligadas a outras corporações, infelizmente.
Mas, as atribuições das Guardas Municipais está pacificada, se existe dúvida é por falta de divulgação. Temos que frisar também, quando se fala em bens, serviços e instalações, é justamente para que não haja confusão com as atribuições das polícias civil e militar. As Guardas Municipais tem as suas atribuições definidas na Lei 13.022/2014, onde utilizamos o termo “Segurança Pública Básica”, ou seja, é aquilo que é mais básico, é o combate ao crime de menor potencial ofensivo, é o dia a dia das cidades, proteção nas escolas, nos órgão públicos, nas praças, nas ruas, protegendo a sociedade, sendo todo o trabalhado preventivo e comunitário, que é feito e tem que ser feito pelo munícipio. Para que assim, as polícias militares possam trabalhar e se empenhar mais nos crimes de maior potencial ofensivo, isso seria o correto no Brasil, mais ainda há muita informação distorcida no que diz respeito ao trabalho das Guardas Municipais.
Clique aqui e saiba mais!Clique aqui e saiba mais!
Quem é Reinaldo Monteiro?
Reinaldo Monteiro Foto: Arquivo Pessoal
Reinaldo Monteiro é Guarda Municipal na cidade de Barueri-SP a mais de 18 anos, Presidente e Fundador do INSTITUTO AGM BRASIL ( Instituto Nacional de Pesquisas, Projetos e Estudos sobre Segurança Pública);
Com formação na área jurídica e especialista em Segurança Pública, luta por um “NOVO MODELO DE POLÍCIA” no Brasil. É autor do projeto nacional “SEGURANÇA PÚBLICA BÁSICA – UM DIREITO SOCIAL” apresentado para o Ministro da Justiça em 2021;
Foi Diretor Nacional da Secretaria de Direitos Humanos em Brasília; Defende projetos como: mudança da matriz energética no país; imposto único; redução da maioridade penal; inclusão da disciplina “DIREITO CONSTITUCIONAL E CIDADANIA” na matriz curricular do ensino médio, dentre outros.
Também é membro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública e sustenta a tese de que “SEGURANÇA” é um direito social do povo brasileiro e todo Município tem o dever de prover a SEGURANÇA PÚBLICA BÁSICA, assim como a SAÚDE E A EDUCAÇÃO BÁSICA.
Por Edson Mesquita Jr/ZH Digital – Foto: Arquivo/Reprodução/SECOM-Barueri