“Vem Passarinhar” chega ao Parque Ecológico no sábado, 3 de setembro

0 0
Read Time:1 Minute, 41 Second

A Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente de Barueri (Sema), através do Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), realiza o evento “Vem Passarinhar”, baseado na observação de pássaros. Gratuita, a atividade será no Parque Ecológico de Barueri no sábado (dia 3/09) às 7h, em comemoração ao Dia do Biólogo e aos 10 anos de existência do Cetas, celebrado no dia 31/08 (quarta-feira). O ponto de encontro será na Sala Verde do Parque. Todos são bem-vindos, inclusive iniciantes na arte da observação de pássaros, é só chegar. Pede-se que cada participante traga um prato de alimento doce ou salgado para compor o café comunitário. 

Passarinhar
Conhecido como “birdwatching” (observação de aves, em Português), a prática tem como objetivo formar novos observadores e incentivar o contato do ser humano com a natureza.

Atividades do dia
No sábado será uma caminhada guiada, abordando um pouco mais sobre as espécies locais, um bate-papo sobre o trabalho do Cetas e um café da manhã colaborativo, no qual cada um traz um prato diferente. Em caso de chuva, o evento será remarcado para outra data, ainda a ser divulgada. 

Recomendações
É importante que os participantes venham trajando roupas confortáveis, boné e tênis, utilizem protetor solar e repelente, além de trazerem binóculos e guia de campo (se tiverem). Disposição, é claro, é indispensável.

O secretário de Recursos Naturais e Meio Ambiente de Barueri (Sema), Marco Antônio de Oliveira (Bidu), chama a população a participar da atividade. “Será uma oportunidade para as pessoas se aproximarem da natureza e de conhecerem o trabalho que o Cetas realiza, de preservação e cuidado com os animais silvestres. Todos são muito bem-vindos”, frisa Bidu.

O Parque Ecológico fica na avenida Doutor Dib Sauaia Neto, 1.600, em Alphaville e funciona de segunda a sexta-feira das 8h às 17h, e aos sábados, domingos e feriados das 7h às 17h. Os telefones para contato são (11) 4191-9844 / (11) 4199-1500 (de segunda a sexta, das 8h às 17h).


Fonte: SECOM-Barueri

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Vidro do Sampa Sky trinca e deck é interditado no centro de São Paulo

1 0
Read Time:53 Second

Um dos decks externos do Sampa Sky, mirante que fica no 42º andar do Edifício Mirante do Vale, no centro de São Paulo, foi interditado nesta semana por um problema de segurança.

Uma das camadas de vidro trincou e gerou preocupação entre os visitantes, que foram às redes compartilhar imagens do momento. A falha técnica ocorreu na quarta-feira (24), em um dia comum de visitação.

De acordo com o comunicado enviado pela assessoria, a camada de vidro em questão trincou por “motivo adverso”. Uma das hipóteses é que a razão tenha sido a fricção causada por calçados ou peças de roupa, e não a pressão gerada pelo peso dos visitantes, pois a estrutura pode suportar 50 toneladas.

Os decks são compostos por quatro camadas de vidro de 10 milímetros e três camadas intermediárias, de película de polivinil butiral estrutural, responsáveis pela segurança. O comunicado afirma que apenas a placa superior foi trincada e, por ser um dano superficial, não representava perigo.


Fonte: TV Cultura

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Flamengo vence Botafogo e retorna à vice-liderança do Brasileirão

1 0
Read Time:1 Minute, 56 Second

O Flamengo deu sequência à boa fase e chegou a 14 jogos de invencibilidade ao derrotar o Botafogo por 1 a 0, na noite deste domingo (28), no Estádio Nilton Santos, pela 24ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. O triunfo, alcançado graças ao gol de Arturo Vidal no segundo tempo, fez o time pular da terceira para a segunda posição, com 43 pontos, ultrapassando o rival Fluminense para se tornar o mais próximo perseguidor ao líder Palmeiras. O Botafogo, que agora soma cinco jogos sem vitória, estacionou nos 27 pontos e ocupa o 14º lugar na tabela de classificação.

O Rubro-Negro, envolvido ainda nas disputas da Libertadores e da Copa do Brasil, levou a campo uma equipe mista com poucos jogadores habitualmente titulares. O Botafogo levou mais perigo no primeiro tempo, com dois chutes de Jeffinho defendidos sem maiores apuros por Santos. O Flamengo não teve grandes oportunidades.

Na volta para o segundo tempo, o técnico Dorival Junior começou a inserir os jogadores principais do Flamengo e o resultado foi imediato. Aos 12 minutos, dois minutos depois de sua entrada, Pedro recebeu cruzamento da direita, ajeitou de cabeça e o chileno Vidal chegou completando no meio da área para o gol.

Logo na sequência, o centroavante teve a chance de ampliar a vantagem. Após erro na saída de bola do Botafogo, ele recebeu de cara para o gol, cortou a marcação mas chutou torto, para fora.

Pressionado pela situação na tabela e na partida, o Botafogo ensaiou uma reação, mas não levou mais perigo do que na jogada em que Gabriel Pires cabeceou no meio do gol para defesa de Santos após jogada de Marçal pela esquerda.

O Glorioso, que ainda não sabe o que é vencer no segundo turno, retorna a campo no próximo domingo (4) para visitar o Fortaleza na capital cearense. Já o Flamengo recebe o outro time do estado, o Ceará, no mesmo dia, no Maracanã. Porém, quatro dias antes, na quarta-feira (31), o time estará na Argentina, onde duela com o Vélez Sarsfield pela partida de ida da semifinal da Libertadores.


Por Igor Santos/Ag. Brasil – Foto: Gilvan de Souza/Flamengo/Direitos Reservados

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Cantora Paula Fernandes sofre grave acidente na rodovia Castello Branco

1 0
Read Time:42 Second

Na noite do último sábado (27), a cantora Paula Fernandes capotou o carro na rodovia Castello Branco quando retornava do interior para São Paulo; o namorado Rony Cecconello estava junto da artista.

“Nós estamos bem, assustados, mas bem. Eu machuquei um pouco meu braço, mas o Rony só teve alguns arranhões”, comentou Paula em publicação nas redes sociais.

A cantora perdeu o controle após ter a traseira de seu carro ser atingida por outro veículo desgovernado. O automóvel então capotou algumas vezes antes de arrastar-se no asfalto e parar por completo. O acidente ocorreu no dia em que a cantora comemorava 38 anos. “Hoje é meu aniversário, e Deus me deu de presente a oportunidade de continuar viva! É um recomeço…”, ela disse.


Fonte: TV Cultura

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Termina nesta segunda-feira (29) prazo de autodeclaração para auxílio caminhoneiro

1 0
Read Time:1 Minute, 42 Second

Termina amanhã (29) o prazo para que transportadores autônomos de carga (TAC) façam a Autodeclaração do Termo de Registro para receber o Benefício Caminhoneiro-TAC. Quem fizer a autodeclaração até segunda-feira receberá as duas primeiras parcelas no dia 6 de setembro.

Após esse prazo, os caminhoneiros somente terão direito a receber o benefício a partir do mês da realização da autodeclaração, desde que atendidos os demais requisitos legais. Nesse caso, não será feito o pagamento retroativo.

Clique aqui e saiba mais!

Devem fazer a autodeclaração os profissionais com cadastro em situação “ativo” no Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas (RNTR-C), da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), mas que não tiveram registro de operação de transporte rodoviário de carga neste ano.

As primeiras parcelas do Benefício Caminhoneiro-TAC foram pagas aos transportadores autônomos de carga que estavam com o RNTR-C vigente em 31 de maio de 2022 e em situação “ativo” em 27 de julho de 2022. Além disso, o transportador tinha de ter registro na Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) de operação de transporte rodoviário de carga realizado no período de 1º de janeiro de 2022 a 27 de julho de 2022.

Todos os profissionais que não se enquadraram nessa situação estão com uma notificação nos sistemas do Ministério do Trabalho e Previdência e poderão utilizar os canais da pasta para fazer a autodeclaração. O acesso pode ser feito pelo Portal Emprega Brasil ou pelo aplicativo da Carteira de Trabalho Digital.

Clique aqui e saiba mais!

Na autodeclaração, o caminhoneiro autônomo deverá afirmar que atende aos requisitos legais exigidos para recebimento do benefício e que está apto a realizar, de forma regular, transporte rodoviário de carga. Também será necessário informar o Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) dos veículos cadastrados junto à ANTT.

No primeiro lote, em 9 de agosto, mais de 190 mil caminhoneiros foram habilitados a receber as duas primeiras parcelas de pagamento, referentes aos meses de julho e agosto.


Por Agência Brasil – Foto: Marcelo Camargo/Ag. Brasil

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Cooperyara é peça fundamental no programa de coleta seletiva de Barueri

1 0
Read Time:3 Minute, 0 Second

O Programa Municipal de Coleta Seletiva de Barueri, implementado pela Prefeitura desde 2002, atende toda a cidade e tem como um dos seus principais agentes de atuação a Cooperyara (Cooperativa de Trabalho dos Profissionais Prestadores de Serviço de Reciclagem de Lixo do Município de Barueri e Região).

Depois de um período de queda por conta da pandemia da Covid-19, a Cooperyara vem retomando o volume de reciclagem de material. Isso significa mais trabalho e renda para os trabalhadores da cooperativa e menos lixo jogado no meio ambiente. 

Com o crescimento das cidades, a coleta e a reciclagem do lixo se tornam desafios crescentes para as Prefeituras. O destino dos resíduos sólidos é fator fundamental para a qualidade de vida dos moradores. Sem aterros sanitários adequados e locais apropriados de reciclagem de materiais, o meio ambiente e, consequentemente, as condições de vida da população ficam muito prejudicadas.

Benefício a mais de 60 famílias
A Cooperyara é uma cooperativa sem fins lucrativos que recebe material reciclável através da coleta seletiva, separa papéis, vidro, plástico e metal, por exemplo (o chamado lixo “seco”) e os vende para empresas especializadas. O valor arrecadado garante o sustento das mais de 60 famílias formadas por cooperados.

“Através da Cooperyara se abrem muitas portas de serviço para pessoas que estão afastadas do mercado de trabalho. Na cooperativa trabalham pessoas que não têm estudos, idosos que para o mercado de trabalho já estão ultrapassados e outros excluídos”, afirma Simone da Silva Santos, secretária da Cooperyara.

A Cooperyara é uma cooperativa sem fins lucrativos que recebe material reciclável através da coleta seletiva. Foto – Divulgação/SECOM-Barueri

Só no primeiro trimestre deste ano foram coletados em média 206 toneladas/mês, quantidade superior à média do ano passado (no auge da pandemia), que ficou em 198 toneladas/mês. Em 2020, foram 262 toneladas/mês.

É importante destacar que todo esse material separado e vendido para ser reaproveitado através da reciclagem deixa de ir para o aterro sanitário, ou pior ainda, para eventuais lixões fora da cidade, que são totalmente irregulares, lembra Simone.

Para ela, o maior desafio é a conscientização da população para fazer a preparação do lixo das residências, a fim de viabilizar o trabalho na Cooperyara. “Eu, como munícipe, posso falar que é muito difícil explicar para a população a importância da destinação do material. Isso precisaria ser algo para ser sempre lembrado”, ressalta.

Horta da gente
A coleta seletiva é realizada pela Prefeitura de porta em porta em 100% da cidade, cujo material reciclável é entregue à Cooperyara. Daí a importância de as famílias destinarem o lixo produzido de forma correta, ou seja, separando o lixo úmido (restos de comida e papel higiênico, por exemplo) do seco, com o cuidado de envolver o vidro e materiais cortantes em jornal ou em sacos.

Para ajudar na ampliação da participação da população na coleta seletiva, a Prefeitura mantém, por meio do Fundo Social de Solidariedade, a Horta da Gente. Ela se baseia no cultivo de produtos orgânicos que são distribuídos a cada 15 dias para compor a alimentação de famílias mais necessitadas. Em contrapartida, essas famílias são orientadas a fazer a troca por materiais recicláveis, como garrafas pet, papelão, vidros, óleo de cozinha, plástico etc. Esses materiais são destinados à Cooperyara, fechando um ciclo funcional e sustentável.

“A união com a Horta da Gente é muito boa, uma vez que os materiais recicláveis entregues pelas famílias que recebem a cesta verde vão direto para a cooperativa”, destaca Yara Maria Garbelotto, bióloga e diretora de Planejamento Ambiental da Sema (secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente).


Fonte: SECOM-Barueri

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Lula confirma presença no debate presidencial deste domingo (28)

0 0
Read Time:42 Second

O candidato do PT à Presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva confirmou neste sábado (27) sua presença no primeiro debate entre os concorrentes ao comando do Palácio do Planalto, marcado para amanhã (28), às 21h, com transmissão da TV Cultura.

Lula, que tenta retornar ao cargo que ocupou entre 2003 e 2010, confirmou participação no debate em mensagem publicada no Twitter.

Clique aqui e saiba mais!

O debate está sendo promovido em parceria entre UOL, Folha de S.Paulo, Band e TV Cultura.

Além de Lula, os seguintes candidatos foram convidados a participar do debate no estúdio da Band: Luiz Felipe d’Avila (Novo), Soraya Thronicke (União Brasil), Simone Tebet (MDB), Bolsonaro (PL), e Ciro Gomes (PDT).


Fonte: TV Cultura – Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Covid-19: Brasil registra 75 mortes e 12,3 mil novos casos em 24 horas

1 0
Read Time:1 Minute, 37 Second

Em 24 horas, o Brasil contabilizou 12.386 novos casos confirmados da covid-19, totalizando 34.381.295 pessoas infectadas desde que o novo coronavírus chegou ao país, em fevereiro de 2020.

Segundo o Ministério da Saúde, no mesmo período, foram confirmadas 75 mortes em decorrência de complicações causadas pela doença. Com isso, o total de pessoas que perderam a vida devido à ação do vírus chegou a 683.472 pessoas. Distrito Federal, Maranhão, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul não atualizaram os óbitos registrados.

Ainda de acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela pasta no início da noite deste sábado (27), 33.374.062 pessoas já se recuperaram da doença e 323.761 casos seguem em acompanhamento.

Covid-19
covid_2708, por 27/08/2022/Divulgação/ Ministério da Saúde

Estados

São Paulo lidera o número de casos da doença, com pouco mais de 6 milhões de pessoas confirmadamente infectadas. Em seguida vêm Minas (3,868 milhões); Paraná (2,731 milhões); Rio Grande do Sul (2,707 milhões) e Rio de Janeiro (2,482 milhões).

São Paulo também lidera a lista das unidades federativas com o maior número de mortes provocadas pela doença: 174.068. Em seguida estão Rio de Janeiro (75.355); Minas Gerais (63.492) e Paraná (45.092).

Vacinação

De acordo com o balanço mais recente divulgado pelo ministério, já foram aplicadas 476,3 milhões de doses de vacinas contra a covid-19, sendo 179,1 milhões da primeira dose e 160,3 milhões da segunda dose. A dose única do imunizante foi usada em 4,98 milhões de pessoas. Outras 106,42 milhões de pessoas já receberam a primeira dose de reforço e 20,49 milhões, a segunda dose de reforço.


Por Alex Rodrigues – Repórter da Agência Brasil – Foto: Rovena Rosa/Ag. Brasil

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Corinthians bate Palmeiras em 1º jogo da semi do Brasileirão Feminino

0 0
Read Time:2 Minute, 3 Second

Jogando em casa, na Neo Química Arena, em São Paulo, para um público mais de 13 mil pessoas, o Corinthians largou na frente na semifinal do Brasileirão Feminino (Série A1) ao bater o rival Palmeiras por 2 a 1 neste sábado (27). Os gols das Brabas – apelido do time feminino do Corinthians – foram marcados por Adriana e Jaqueline, enquanto Camilinha fez para as Palestrinas. Com o resultado, o Alvinegro paulista precisa apenas de um empate para avançar à sua sexta decisão consecutiva na competição e assim tentar o quarto título. Já as Palestrinas necessitam de uma vitória: se for por um gol de diferença, a vaga será definida nos pênaltis. Qualquer outra margem classifica as Brabas.

A história da partida foi alterada antes dos dois minutos de bola rolando. Adriana recebeu pela esquerda, ajeitou para a perna direita e chutou colocado para encobrir a goleira Jully e fazer um golaço para o Corinthians. O Palmeiras, dono da melhor campanha na primeira fase, via as coisas se complicarem desde o início.

Em um primeiro tempo de melhores chances para as Brabas – Adriana quase marcou novamente em jogada muito parecida com a do primeiro gol – o Palmeiras foi cirúrgico. Aos 40 minutos, Bia Zaneratto enfiou bola perfeita em profundidade para Camilinha. Ela ajeitou o corpo e bateu cruzado de primeira, com a perna esquerda, vencendo a goleira Lelê.

As Palestrinas respiraram com a igualdade, mas repetiu o mesmo equívoco da primeira etapa ao retornar do vestiário. Com dois minutos, após cobrança de escanteio da direita, Adriana desviou para o meio da área e Jaqueline completou para as redes, fazendo 2 a 1 para o Corinthians.

O segundo tempo teve chances importantes das duas equipes, mas acabou sendo marcado por um lance fora das quatro linhas. Integrantes das duas comissões técnicas se desentenderam quando o jogo estava na reta final e a partida ficou paralisada por um bom tempo. O saldo: duas expulsões no banco do Palmeiras (incluindo o técnico Ricardo Belli) e uma no Corinthians, cujo técnico Arthur Elias recebeu o cartão amarelo. Além disso, mais 11 minutos de acréscimos.

As Brabas seguraram a vantagem e agora jogam por um empate na partida de volta, no dia 10 de setembro, no Allianz Parque.


Por Igor Santos – Repórter da EBC – Foto: Arquivo/Rebeca Reis/CBF

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Capital paulista inicia a construção de mais de 1.500 unidades habitacionais na Zona Leste

1 0
Read Time:2 Minute, 58 Second

O prefeito Ricardo Nunes assinou, na manhã desta sexta-feira (26), a ordem de início das obras para construção das primeiras 1.568 unidades habitacionais do Programa Pode Entrar Empresas, na Zona Leste da capital, em terrenos da Companhia Metropolitana de Habitação (COHAB). A ação, com investimento de R$ 306 milhões, é uma iniciativa da Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Habitação (SEHAB) e da COHAB.

Durante o evento, o prefeito Ricardo Nunes garantiu que as unidades habitacionais serão entregues em fevereiro de 2024.

Clique aqui e saiba mais!

“Hoje nós estamos dando início na construção dessas primeiras 1.568 unidades habitacionais e, em fevereiro de 2024, retorno para fazer a entrega das chaves”, afirmou.

“Em um ano já entreguei 4.420 unidades habitacionais e vamos entregar 49 mil até 2024”, completou o prefeito.

Os empreendimentos em Guaianases consistem no conjunto residencial Bauru (A e B) composto por dois condomínios e cinco blocos com 440 UH; o condomínio Lajeado (A e B) terá seis blocos, com 528 UH. Em São Mateus, o Conjunto Residencial Forte do Rio Negro (A+B) irá contar com seis blocos, e 600 UH. As moradias com 49m² terão sala, dois quartos, banheiro, cozinha e área de serviço.

O secretário municipal da Habitação, João Farias, afirmou que nos próximos meses a cidade de São Paulo terá o maior canteiro de produção de unidades habitacionais da história do Brasil. “Hoje nós não iniciamos apenas a construção de 1.568 unidades, sendo 600 em São Mateus e 968 em Guaianases, nós resgatamos e ressuscitamos o sonho de 1.568 pessoas que tinham perdido a esperança de que poderiam sonhar com a sua casa própria”, disse.

De acordo com o Decreto de nº 61.282, de 12 de maio de 2022, os empreendimentos serão destinados 50% para famílias que recebem auxílio aluguel (SEHAB), priorizando as da região Leste e 50% para demanda aberta (COHAB).

A infraestrutura apresentada nos empreendimentos incluí redes de água, esgoto, iluminação externa, telefonia e interfonia além de pavimentação e paisagismo. O local terá ainda vagas de garagem, bicicletário, área de lazer, quadra esportiva, salão de festas e portaria.

“São mais de mil funcionários trabalhando nas obras, beneficiando diretamente cerca de cinco mil pessoas”, destacou o diretor-presidente da Cohab, Alex Peixe.

As unidades fazem parte das 20.182 previstas no Programa Pode entrar, sendo 5.275 uhs na modalidade empresas e 14.907 entidades. Os termos de adesão foram assinados em julho.

Dados de Habitação

Entre 2017 e 2022, a Prefeitura de São Paulo já entregou 19.727 unidades habitacionais para população da capital. Desse total, 4.632 unidades foram entregues entre os anos de 2021 e 2022.

Pode Entrar

O Pode Entrar, maior Programa Habitacional já lançado no município, conta com recursos exclusivos da Prefeitura e institui importantes ferramentas que facilitarão o acesso à casa própria para famílias de baixa renda.

O programa permitirá ao município impulsionar a habitação na cidade com a construção de empreendimentos habitacionais de interesse social, a requalificação de imóveis urbanos e a aquisição de unidades habitacionais. Desse modo, o município terá menos custos, mais famílias atendidas e redução no prazo de entrega.

Recentemente, a Prefeitura de São Paulo publicou edital para compra de 45 mil unidades habitacionais, com um investimento de R$ 8 bilhões.

As moradias adquiridas irão atender famílias que estão no cadastro da Cohab e no auxílio aluguel do município. Assim, a administração municipal pretende zerar o banco de famílias que recebem o benefício.


Fonte: SECOM-Pref. de São Paulo

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %
error: