Nova lei em Barueri pune com multa e remoção a prática de ‘pegar rabeira’

1 0
Read Time:1 Minute, 43 Second

A Prefeitura de Barueri tomou uma firme decisão contra a perigosa prática de “pegar rabeira” em veículos como caminhão e ônibus. Foi sancionada uma lei que proíbe esse tipo de conduta sob pena de multa de R$ 421,00 (equivalente a 10 UFIBs, em valores de hoje) e remoção da bicicleta, skate, patinete ou similares.

A Lei 2.943, de 25 de agosto de 2022, “tem por objetivo prevenir acidentes e conscientizar especialmente crianças e adolescentes quanto ao perigo direto e iminente à vida e à saúde ao qual ficam expostos na prática da ação aqui proibida”, conforme consta no texto.

A prática consiste em se segurar em alguma parte na traseira de veículo automotor em movimento (geralmente em subidas íngremes quando a velocidade de caminhões e ônibus, por exemplo, é reduzida) enquanto se está em uma bicicleta, patinete ou skate. 

Para o secretário Valter de Oliveira, da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semurb) de Barueri, a lei foi sancionada para dar mais instrumentos à Prefeitura para preservar vidas.

“O objetivo dessa lei é inibir a prática em nosso município. Sabemos dos perigos que existem em pegar rabeira em ônibus e caminhões, principalmente por crianças e adolescentes. Nosso intuito é preservar vidas e alertar sobre o risco que essa prática pode causar”, afirma o secretário.

Os Agentes de Trânsito da Semurb e os Guardas Civis Municipais da Secretaria de Segurança Urbana e Defesa Social (SSUDS) têm a responsabilidade de fiscalizar o cumprimento da proibição.

Prevenção e conscientização
A Lei também estipula que os ônibus de transporte coletivo público, sob concessão municipal, serão obrigados a exibir na traseira adesivos de fácil visualização com os dizeres: “Pegar carona na rabeira MATA!!”. Além disso, deverão ser realizados programas educacionais por parte da Prefeitura, por meio de “conteúdos que contribuam para a conscientização das crianças e adolescentes no sentido de inibir a prática da ‘rabeira’”.

Campanhas de propaganda para a conscientização da população também deverão ser realizadas pela Prefeitura em toda a cidade.


Fonte/foto: SECOM-Barueri

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Itapevi multa infrator em R$ 18.880 por descarte irregular de entulho

1 0
Read Time:2 Minute, 10 Second

No sábado (27), agentes do Setor de Fiscalização de Posturas Municipais da Prefeitura de Itapevi aplicaram uma multa em flagrante de R$18,8 mil a um morador da cidade que efetuava o descarte ilegal de restos de entulho de construção civil no cruzamento da Estrada do Itaqui com a Rua Diego Dias, na Vila Nova Itapevi.

Em ronda pelo local, GCM’s flagraram um Fiat Palio estacionado na via e o dono descarregando materiais residuais de construção, entulho e lixo no terreno.

O proprietário foi autuado no artigo 22 da lei municipal nº1796/2006 por descarte irregular de entulho. Ele pagará uma multa de 8 mil UFM (Unidades Fiscais do Município – atuais R$2,36), o equivalente a R$18.880,00.  Terá 30 dias para efetuar o pagamento ou apresentar defesa em relação à autuação.

O proprietário foi autuado e pagará uma multa de R$18.880,00. Foto: Divulgação/SECOM-Itapevi

O carro foi apreendido pela GCM e permanecerá por dez dias no pátio, conforme legislação. O descarte irregular de entulho e resíduos sólidos é um dos crimes que vêm sendo combatidos pela Prefeitura de Itapevi desde 2017.

Trata-se de um problema crônico em Itapevi. Além de sujar a cidade, a prática entope bueiros e bocas de lobo, facilitando a ocorrência de alagamentos e a proliferação de pragas e doenças.

A autuação por descarte irregular de entulho é aplicada para quem estiver descartando qualquer tipo de material, seja ele novo ou usado, de qualquer espécie. Pode ser entulho, faixas, plásticos, móveis, materiais de construção, carcaças de automóveis ou até mesmo resíduos que obstruem vias e áreas públicas por meio de qualquer material.

Para ter uma ideia, o valor da locação da caçamba por 15 dias custa, em média, no município entre R$280 a R$320 com capacidade de armazenar aproximadamente uma tonelada. O município não oferece o serviço de aluguel de caçamba.

Denúncia

Para denunciar o descarte irregular na cidade, o cidadão pode entrar em contato com o Setor de Fiscalização de Posturas Municipais da Prefeitura de Itapevi, que atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Rua Agostinho Ferreira Campos, 675 – Vila Nova Itapevi) ou pelo telefone 4143-7600. É possível denunciar ainda à GCM, que apoia as ações dos fiscais, via telefone 153, e com a Polícia Militar, pelo 190. Estes telefones funcionam 24 horas por dia.


Fonte: SECOM-Itapevi

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Número de cervejarias registradas no país cresceu 12% em 2021

0 0
Read Time:2 Minute, 59 Second

O número de cervejarias registradas no Brasil cresceu 12% em 2021 na comparação com o ano anterior, mostra a mais nova edição do Anuário da Cerveja, lançado ontem (31) em São Paulo, pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). O levantamento indica que existem 1.549 estabelecimentos do tipo no país. Em 2020, primeiro ano da publicação, eram 1.383 cervejarias. Em relação a 2000, quando existiam 40 unidades, o crescimento do setor é de 3.678%

Em 2021 foram registrados 200 novos estabelecimentos, enquanto outros 34 cancelaram o registro. Houve, portanto, um aumento real de 166 cervejarias em relação a 2020. A secretária-executiva adjunta do Mapa, Mara Papini, destacou que, “apesar da pandemia, das dificuldades,” há motivos para comemorar os números e que o ministério tem se empenhado em desenvolver o setor. 

Clique aqui e saiba mais!

O Mapa é o órgão responsável por registrar e autorizar as cervejarias a funcionarem, considerando a atividade e linha de produção, bem como a capacidade técnica e condições higiênico sanitárias. Todos os estabelecimentos produtores, padronizadores, engarrafadores, atacadistas, exportadores e importadores devem ser registrados, assim como todas as bebidas produzidas no país. O certificado de registro tem validade de 10 anos. 

Análise por região

As regiões Sul e Sudeste reúnem 85,8% dos estabelecimentos, somando 1.329. São Paulo, novamente, lidera o total de cervejarias, com 340 unidades. Em seguida está o Rio Grande do Sul, com 285, e Santa Catarina, com 195 cervejarias registradas. Os estados com maior crescimento no número de cervejarias em 2021 foram Rondônia, que agora tem três cervejarias, Acre, que passou de uma para duas unidades, e Piauí, que agora tem cinco cervejarias.

O levantamento mostra ainda a densidade de cervejarias por habitantes. Santa Catarina tem o maior indicador, com um estabelecimento para cada 37.633 habitantes. Em nível nacional, o Brasil tem uma cervejaria registrada para cada 137.713 habitantes. 

“A nossa cadeia produtiva é extensa, ela vai do campo ao copo. [Representa] 2,02% do PIB, uma massa salarial de 27 bilhões de reais por ano, uma geração de tributos da ordem de R$ 25 bilhões. O setor é resiliente, passou bem pela pandemia, com percalços pontuais”, pontuou Luiz Nicolaewsky, superintendente do Sindicato Nacional da Cerveja (Sindicerv). Ele avalia que há margem para crescimento no setor. “Você tem uma nova geração, que demanda novos produtos. Tem algo que a gente explora pouco ainda que é o turismo cervejeiro”, propõe.

Exportação

O anuário aponta que houve um aumento de 66 milhões de quilos do volume exportado em relação ao ano anterior, representando um faturamento de mais de 131,5 milhões de dólares. A América do Sul corresponde a 99% das vendas, tendo o Paraguai como principal destino, seguido por Bolívia, Chile, Argentina e Uruguai.

Em relação à exportação, em 2021, o volume importado somou mais de 18 milhões de quilos, representando 15 milhões de dólares. Na avaliação do Mapa, verifica-se a diminuição do consumo de cervejas estrangeiras influenciado pelo aumento da oferta do produto nacional. 

Apesar de o mercado brasileiro estar concentrado em três grandes indústrias, Ambev, Heineken e Petrópolis, destaca-se o movimento de microcervejarias. “[O consumidor] busca produtos diferenciados, que antes tinham que ser importados, mas com esse movimento cervejeiro, esse produtos de qualidade começaram a ser fabricados no Brasil, ganhando muito prêmios internacionais, inclusive”, relata Glauco Bertoldo, diretor do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal do Mapa. 


Por Camila Maciel – Repórter da Agência Brasil – Foto: Arquivo/Rawpixel

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Libertadores: Pedro brilha e comanda goleada do Flamengo sobre Vélez

0 0
Read Time:2 Minute, 23 Second

O Flamengo abriu ótima vantagem sobre o Vélez Sarsfield pelas semifinais da Libertadores. Nesta quarta-feira (31), o Rubro-Negro venceu o primeiro jogo do confronto por 4 a 0, no estádio José Amalfitani, em Buenos Aires (Argentina). O centroavante Pedro balançou as redes três vezes e disparou na artilharia da competição, com 11 gols.

A partida de volta será na próxima quarta-feira (7), às 21h30 (horário de Brasília), no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro. Os cariocas podem até perder por três gols de diferença que, ainda assim, classificam-se à terceira final de Libertadores em quatro anos. Os argentinos têm de vencer por cinco ou mais gols de saldo no tempo normal. Caso igualem o placar agregado, ganhando por quatro gols, a decisão será nos pênaltis.

O início agressivo do Flamengo, subindo as linhas e pressionando a saída de bola, acuou o Vélez, que teve dificuldades de se aproximar da meta rubro-negra. É verdade que, quando conseguiu, assustou. Aos 34 minutos, o meia Luca Orellano cobrou falta na trave. Mas os anfitriões pouco fizeram a mais no primeiro tempo.

A equipe brasileira soube aproveitar as brechas deixadas pelos argentinos. Aos 31 minutos, o zagueiro Léo Pereira, livre, cruzou pela direita e Pedro apareceu às costas da defesa para desviar na saída do goleiro e abrir o placar. Aos 45, em boa jogada rubro-negra que começou em um desarme do volante João Gomes, o atacante Gabriel Barbosa recebeu de Giorgian de Arrascaeta na área e tocou de primeira para o também meia Everton Ribeiro fazer o segundo dos cariocas.

O Flamengo manteve o ritmo na volta do intervalo, envolvendo o Vélez na troca de passes e chegando ao terceiro aos 15 minutos, novamente com Pedro. O centroavante foi lançado por Gabriel Barbosa e tocou por cima de Hoyos. O próprio Gabriel Barbosa teve duas chances para aumentar a vantagem, na frente do goleiro, mas as desperdiçou. Aos 22, chutou em cima do arqueiro. Oito minutos depois, recebeu de João Gomes com o gol vazio, mas bateu ao lado.

A pressão carioca, em meio à desorganização dos argentinos, culminou no quarto gol. Aos 37 minutos, o meia Arturo Vidal lançou para Gabriel Barbosa, mas a bola desviou na zaga e sobrou com Pedro. O camisa 21, em noite inspirada, aproveitou e balançou as redes pela terceira vez na noite, fechando o marcador no José Amalfitani.

Antes de reencontrar o Vélez, o Flamengo volta a campo neste domingo (4), pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro. Tentando se aproximar do líder Palmeiras, o Rubro-Negro, segundo colocado, com sete pontos a menos, enfrenta o Ceará no Maracanã, às 11h.


Por Lincoln Chaves/Ag. Brasil – Foto: Gilvan de Souza/Flamengo/Direitos Reservados

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Centro de Diagnósticos completa três anos com balanço mais que positivo

1 0
Read Time:3 Minute, 32 Second

Há exatos três anos, nesta quinta-feira (dia 1/9) o então recém-inaugurado Centro de Diagnósticos Maria Mariano Meneghin, da Prefeitura de Barueri, começava a efetivamente atender a população da cidade. Inaugurado oficialmente em 24 de agosto de 2019, o equipamento de saúde – um dos mais modernos do país – dava ali os primeiros passos na realização de exames diagnósticos que hoje atingem a expressiva marca de mais de 641 mil procedimentos de imagem e outros 12,4 milhões laboratoriais feitos no período.

O Centro de Diagnósticos é referência no Brasil, sendo visitado por várias delegações de outras administrações municipais. E não é à toa. No prédio, que tem 7,3 mil m² de área construída num terreno de 18 mil m², possui três pavimentos e 260 salas, com os mais modernos e caros equipamentos, só encontrados nos melhores centros privados do país. São cerca de 280 funcionários, que trabalham de segunda-feira a sábado, das 7h às 19h (além do laboratório de análises clínicas, que funciona 24 horas).

No espaço, entre os milhões de procedimentos, os mais procurados são os de ultrassonografias. Foto: Divulgação/SECOM-Barueri

No espaço, entre os milhões de procedimentos, os mais procurados são os de ultrassonografia geral, ultrassonografia geral com doppler, ecodopplercadiograma, mamografia, ultrassonografia de articulações, radiografia com laudo e teste ergométrico, no campo dos exames de imagem. Com relação aos laboratoriais, os mais realizados são os de hemograma completo, urina I, creatina, ureia, glicose, TGO, TGP, sódio e potássio.

Crescimento em três fases
Mas para atingir o atual patamar de exames – o qual segue em linha crescente -, o Centro de Diagnósticos veio num processo de evolução que compreendeu três fases. A primeira iniciou-se com os exames de ultrassom, depois seguiram-se a implementação paulatina de outros procedimentos como mamografia, raio-X, densitometria, exames cardiológicos, entre outros. Já a terceira fase compreendeu a implementação das demais modalidades de exames, com destaque para a ressonância magnética (a primeira a ser disponibilizada no município).

Antes da inauguração do Centro de Diagnósticos, os exames eram feitos no laboratório de análises clínicas num parque tecnológico que, embora chegasse a fazer 400 mil exames/mês, não tinha instalações físicas adequadas. Com a mudança, além do aumento significativo na capacidade de processamento dos exames, garantiu-se uma estrutura física mais agradável ao usuário, com um ambiente acolhedor e tratamento mais humanizado.

Segurança e acuidade
Além disso, com seus equipamentos de ponta e espaços planejados, o Centro tem hoje mais segurança e acuracidade diagnóstica. Um sistema de proteção dos dados dos pacientes que segue rigorosamente a legislação e garante privacidade, sem contar nos ganhos de acesso aos prontuários por parte do corpo médico, em qualquer hora que for necessário acessá-los.

“Podemos garantir um cuidado mais integrado ao paciente e maior agilidade no agendamento e realização dos exames. Para o paciente, garante maior conforto ao se deslocar para um único local e em períodos muito próximos para a realização dos exames ao invés de ter que se direcionar para várias unidades em períodos diferentes”, disse o secretário de saúde do município, Dionísio Alvarez Mateos Filho.

Atendimento à mulher
E o Centro de Diagnósticos não tem apenas o nome de uma emblemática mulher barueriense: Maria Mariano Meneghin, uma cidadã conhecida por sua ligação com a cidade e seus trabalhos comunitários na área da saúde. O equipamento conta com um bem estruturado Núcleo de Atendimento à Mulher, com uma equipe dedicada e treinada para atender as necessidades do público feminino. Ali é possível fazer com conforto, segurança e privacidade os exames de ultrassom, mamografia, densiotometria e colposcopia, dentre outros.

Combate à Covid-19
O Centro de Diagnósticos ganhou destaque no enfrentamento da pandemia da Covid-19, quando estruturou-se para o atendimento da testagem rápida e realização de tomografias de tórax de alta resolução. Também implementou um dos primeiros drive-thru de testagem rápida para o novo coronavírus com o aparato necessário para segurança de pacientes e funcionários.

“A prestação de serviços do Centro de Diagnósticos é excelente. Pode ser comparado a outros centros de ponta com alta tecnologia. O Centro garante aos munícipes de Barueri um atendimento cordial, humanizado e de elevado nível técnico”, finaliza o secretário de Saúde.


Fonte: Divulgação/SECOM-Barueri

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Senado aprova jornada flexível para pais de crianças pequenas

0 0
Read Time:1 Minute, 4 Second

O Senado aprovou nesta quarta-feira (31) a medida provisória (MP) que flexibiliza a jornada de trabalho para mães e pais que tenham filhos com até seis anos ou com deficiência (MP 1.116 de 2022). O texto agora irá para sanção do presidente da República.

A medida prevê que estes pais e mães terão prioridade para regime de tempo parcial, antecipação de férias e concessão de horários flexíveis de entrada e saída.

A MP também trata de equidade de gênero, ao determinar que mulheres recebam o mesmo salário que os homens que exerçam a mesma função na empresa. A medida prevê ainda apoio ao microcrédito para mulheres.

Auxílio-creche

Se sancionado, o texto também amplia para 5 anos e 11 meses a idade máxima para a criança ter direito a auxílio-creche e procura fortalecer o sistema de qualificação de mulheres vítimas de violência doméstica. 

A versão aprovada do texto também prevê medidas de combate ao assédio sexual em empresas, o teletrabalho para mães e pais empregados em regime de tempo parcial, regime especial de compensação por banco de horas e incentivos a criação de creches pelo Sistema S e flexibilização do regime de férias.


Por Agência Brasil *Com informações da Agência Senado. – Foto: Marcello Casal Jr/Ag. Brasil

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Apesar de prometer o valor de R$ 600, Governo propõe Auxílio Brasil de R$ 405 em 2023

1 0
Read Time:1 Minute, 8 Second

O Governo enviou nesta quarta-feira (31) a proposta do Orçamento de 2023 ao Congresso Nacional. Um dos tópicos é a renovação do Auxílio Brasil para o próximo ano, apesar de prometer o valor de R$ 600, o presidente Jair Bolsonaro (PL) propôs um valor médio é de R$ 405.

A PEC dos Benefícios, aprovada pelo Congresso e sancionada pelo mandatário, criou benefícios para caminhoneiros e taxistas, e aumentou o valor do pagamento de programas sociais. A proposta aumentou o Auxílio Brasil de R$ 400 para R$ 600 mensais. No entanto, o segundo valor só será paga até o final deste ano.

A proposta está sendo usada na campanha à reeleição de Bolsonaro, que também promete estender o maior pagamento para o próximo ano, se for reeleito. Com o texto de Orçamento de 2023 enviado ao Congresso, o Auxílio Brasil voltará para a quantia de R$ 400 no próximo ano.

“O governo federal reconhece a relevância da referida política pública e a importância da continuidade daquele incremento para as famílias atendidas pelo Programa. Nesse sentido, o Poder Executivo envidará esforços em busca de soluções jurídicas e de medidas orçamentárias que permitam a manutenção do referido valor no exercício de 2023, mediante o diálogo junto ao Congresso Nacional para o atendimento dessa prioridade”, diz o texto.


Fonte: TV Cultura – Foto: José Cruz/Ag. Brasil/Direitos Reservados

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

TRE-RJ barra candidatura de Gabriel Monteiro a deputado federal

0 0
Read Time:2 Minute, 21 Second

O Colegiado do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) decidiu hoje (31) indeferir o registro de candidatura a deputado federal do ex-vereador da capital fluminense Gabriel Monteiro (PL). A decisão foi tomada com o voto de seis dos sete desembargadores eleitorais do colegiado, e com um voto contrário.

O indeferimento se dá em razão da cassação do mandato de Monteiro por quebra de decoro parlamentar. Na Câmara do Rio, o ex-vereador foi cassado por 48 votos a dois, em votação realizada no último dia 18, no plenário da Casa.

Ex-policial militar e youtuber, Gabriel Monteiro respondeu por quebra do decoro parlamentar perante os pares por três motivos: encenação com uma menor de idade em um shopping, agressão contra um morador de rua convidado para a encenação de um roubo na Lapa e relação sexual gravada em vídeo com uma menor de idade, que posteriormente teve as imagens vazadas na internet.

A defesa de Monteiro sustentou no dia da cassação que a encenação com a adolescente no shopping foi consentida pela mãe da jovem, que a gravação com o morador de rua era um experimento social e que ele teria sido agressivo, e que o vereador não sabia que a menina com quem se relacionava era menor de idade.

O vereador Chico Alencar (PSOL), relator do processo por quebra de decoro de Gabriel Monteiro no Conselho de Ética da Câmara, destacou no dia da votação que filmar cenas de sexo com menores é crime, e que os vídeos têm diálogos estarrecedores e agressão física.

“A filmagem da relação sexual com uma menor de idade, à época com 15 anos de idade, choca a todos. O vídeo é impublicável, com agressão física a mulher. Isso está filmado. Isso é impublicável”, disse.

O ex-vereador também é réu e responde aos crimes de importunação e assédio sexual contra uma ex-assessora, de 26 anos de idade. A denúncia do Ministério Público estadual foi recebida pela Justiça no dia 20 de julho. De acordo com o Tribunal de Justiça do Rio, “o processo corre em segredo de Justiça, por se tratar de um crime de violência sexual. Nestes casos deve-se preservar a identidade da vítima”.

Na época, a defesa do vereador negou as acusações e afirmou que seus ex-assessores trabalham para a “máfia do reboque”, que teria sido denunciada por ele.

Em maio, Gabriel Monteiro já tinha se tornado réu sob acusação de ter filmado a relação sexual com a adolescente, e sua defesa afirmou que ele acreditava que a menina, de 15 anos, na verdade, tinha 18.

Leia também:


Por Vinícius Lisboa – Repórter da Agência Brasil – Foto: Fernando Frazão/Ag. Brasil

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Capital realiza operação conjunta com Estado para combater furtos de fios e cabos de semáforos

1 0
Read Time:4 Minute, 18 Second

A Prefeitura de São Paulo dá apoio à Operação Sinal Verde Fase 2, ação da Secretaria de Estado da Segurança Pública para reduzir o furto de fios, cabos e equipamentos na cidade, além de evitar os transtornos causados pela falta de energia em semáforos. A Operação, iniciada nesta quarta-feira (31) será executada por prazo indeterminado pelas polícias Militar e Civil integradas com a Guarda Civil Metropolitana (GCM), Regula SP, Secretaria de Segurança Urbana e a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET). 

A ação consiste na distribuição de viaturas de forma estratégica pela capital, impedindo o vandalismo nos equipamentos e agindo repressivamente se o infrator for identificado. A Fase 1 da Operação Sinal Verde, desenvolvida pela Polícia Civil, com apoio da GCM contra os receptadores, continua sendo realizada normalmente. 

Clique aqui e saiba mais!

Medidas da CET

Para minimizar o volume das ocorrências, a CET tem feito o alteamento e reforço nas portas e instalação de alarmes sonoros nos controladores semafóricos; a concretagem e soldagem das tampas das caixas de passagem da fiação elétrica e das janelas, assim como a inspeção das colunas semafóricas. Além disso, mantém parceria com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), polícias Civil e Militar e a GCM para a adoção de medidas que combatam esse tipo de crime tão nocivo à cidade. 

Mais de 3.500 furtos 

Conforme levantamento da CET, no período de janeiro a julho deste ano, foram registradas 3.875 ocorrências de furtos e vandalismo contra o parque semafórico paulistano. O número representa, em média, 19 equipamentos danificados por dia. Esses dados significam um aumento de 40,19% em relação ao mesmo período de 2021, quando foram contabilizadas 2.764 ocorrências. 

Quanto à fiação elétrica, de janeiro a julho foram reinstalados 256 quilômetros de fios nos equipamentos alvos de dano ao patrimônio. É a distância aproximada entre São Paulo e a cidade de São Carlos, no interior paulista. 

Durante todo o ano de 2021, a CET registrou 5.237 ocorrências de furto e vandalismo de componentes de equipamentos de sinalização semafórica na cidade de São Paulo. Destaque para os controladores semafóricos, num total de 283 furtados e vandalizados e aproximadamente 391.090 metros de cabos elétricos furtados.

Em 2020 a CET registrou 4.554 ocorrências de furto e vandalismo de componentes de equipamentos de sinalização semafórica na cidade de São Paulo. Foram furtados aproximadamente 393 quilômetros de cabos elétricos. Em 2019, foram 1.969 ocorrências de furto e vandalismo, totalizando 185 quilômetros de cabos elétricos além de componentes eletrônicos de energia e controle.

Zonas Leste e Sudeste

O vandalismo de um controlador pode afetar o funcionamento de até cinco cruzamentos semaforizados em uma mesma região. A área central da cidade costuma concentrar o maior número de falhas por furto ou vandalismo. Neste ano, entretanto, verifica-se um aumento significativo nas zonas Leste e Sudeste.

São Paulo tem o maior parque semafórico do país, com 6.666 cruzamentos e travessias semaforizadas. No ano passado, ocorreram 283 furtos/vandalismos em controlador, uma média de 23 por mês. Neste ano, até julho, o número foi de 230 casos com média mensal de 33. 

Denúncia

Os danos causam prejuízos e, principalmente, colocam em risco a segurança dos pedestres e condutores. Durante todo o ano passado foram registrados 32 flagrantes de furto ou vandalismo de semáforos. De janeiro a julho de 2022, foram 12 flagras. A população tem como denunciar essas ações: ao flagrar um ato criminoso, faça a denúncia pelo 190 ou 156.

Confira abaixo os endereços com mais ocorrências de furtos e vandalismo em julho 2022 na capital:

  • –  Praça César Washington A. de Proença x Av. Jaguaré
  • –  Estrada Turística do Jaraguá x R. Jurumim
  • –  Av. Sen. Queiroz x Pça Alfredo Issa
  • –  Estrada M’ Boi Mirim x R. Humberto de Almeida
  • –  R. Cons. Carrão x R. Treze de Maio
  • –  Av. Ipiranga x Av. Rio Branco
  • –  Av. Escola Politécnica x R. Prof. Gilio Sattin
  • –  R. Tamandaré x R. José Getúlio
  • –  R. Gustav Willi Borghoff x R. Jose de Oliveira Coutinho
  • –  Av. Escola Politécnica x Av. Torres de Oliveira
  • –  Av. Santo Amaro x R. Eleutério
  • –  R. Gustav Willi Borghoff x R. Jorn. Aloysio Biondi
  • –  Av. São João x R. Vitória
  • –  R. Barra do Tibaji x R. Matarazzo
  • –  Av. São João Al. Nothmann
  • –  R. dos Estudantes x R. Cons. Furtado

Vias recordistas de furtos e vandalismo no período de janeiro a julho

  • – Av. do Estado
  • – Av. Marechal Tito
  • – Estrada do Imperador
  • – R. Brig. Tobias
  • – Av. São Miguel
  • – Av. Gov. Carvalho Pinto/Av. Calim Eid
  • – Praça César Washington Alves de Proença
  • – R. Teixeira Leite
  • – Av. Líder
  • – R. Victorio Santim
  • – Estrada Turistica do Jaraguá
  • – Av. Carlos de Campos
  • – Av. Br de Alagoas
  • – Av. Dr. Assis Ribeiro
  • – Av. Pacaembu
  • – Av. Ipiranga
  • – Av. Aricanduva
  • – Av. Eng. Armando de Arruda Pereira
  • – Av. Itaquera
  • – Av. dos Metalúrgico

Denúncia

Os danos causam prejuízos e, principalmente, colocam em risco a segurança dos pedestres e condutores. Durante todo o ano passado foram registrados 32 flagrantes de furto ou vandalismo de semáforos. De janeiro a julho de 2022, foram 12 flagras. A população tem como denunciar essas ações: ao flagrar um ato criminoso, faça a denúncia pelo 190 ou 156.


Fonte: SECOM-Barueri

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Desemprego cai para 9,1% em julho mas ainda atinge 9,9 milhões de pessoas, diz IBGE

0 0
Read Time:1 Minute, 0 Second

taxa de desemprego no Brasil recuou para 9,1% no trimestre encerrado em julho, de acordo com os dados divulgados nesta quarta-feira (31) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A taxa representa uma queda de 1,4 ponto percentual na comparação com o trimestre anterior, terminado em abril.

É o menor índice da série desde o trimestre encerrado em dezembro de 2015, quando também foi de 9,1%. A falta de trabalho, no entanto, ainda atinge 9,9 milhões de pessoas, menor nível desde o trimestre encerrado em janeiro de 2016.

Clique aqui e saiba mais!

No levantamento anterior, referente ao trimestre encerrado em junho, a taxa de desemprego estava em 9,3%, atingindo 10,1 milhões de pessoas. Os dados fazem parte da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad). A taxa mínima da série histórica foi registrada em 2014, que chegou a 6,5%.

O número de empregados sem carteira assinada foi o maior da série, com 13,1 milhões de pessoas. Já o número de empregados com carteira de trabalho assinada subiu para 35,8 milhões.


Fonte: TV Cultura – Foto: Reprodução/ Flickr Conselho Nacional de Justiça – CNJ

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %
error: