Os líderes do PP, o Republicanos e o PL fizeram um anúncio conjunto neste sábado (28) no qual declararam apoio a Rogério Marinho (PL-RN) para presidente do Senado.
A reunião ocorreu na sede do PL e contou com a presença dos presidentes das siglas, Valdemar Costa Neto (PL), Marcos Pereira (Republicanos) e Ciro Nogueira (PP). As lideranças do PL, Flávio Bolsonaro, e do PP, Tereza Cristina, também estiveram no evento.
Ministro do Desenvolvimento Regional no governo Jair Bolsonaro, Rogério Marinho disputará a presidência do Senado com Rodrigo PAcheco (PSD-MG) – atual presidente – e Eduardo Girão (Podemos-CE).
Hoje, tivemos a formalização do apoio do bloco de parlamentares formado pelos partidos PL/PP/Republicanos à minha candidatura à presidência do Senado. Acompanhe ao vivo: https://t.co/8sOCeeK8p2
A Central Única de Favelas (CUFA) com sede em Barueri, promove um mutirão para arrecadar alimentos para os índios Yanomami.
O mutirão solidário de Barueri pretende arrecadar os alimentos e contribuir com a campanha que vem sendo realizada nacionalmente entre as entidades da CUFA e a Frente Nacional Antirracista (FNA).
A CUFA Barueri participa da ação com um ponto para arrecadação na rua Erval Velho, nº 7, Jardim Mutinga, Barueri. Outra opção para contribuir com o mutirão, é entrar em contato com o presidente da CUFA Barueri, Bozó Silva, através do WhatsApp (11) 94025-5852.
A comunidade Yanomami, que vive na Floresta Amazônica, nos estados de Roraima e Amazonas, vive uma calamidade sanitária, o que causou várias mortes de crianças e idosos.
Homem desnutrido recebe atendimento médico nas Terras Indígenas Yanomami. Foto: Reprodução/Poder 360
O Ministério da Saúde declarou emergência de saúde pública para enfrentar a calamidade sanitária sofrida pela população indígena.
Até ontem, quinta-feira (26), segundo a CUFA, 36 toneladas de alimentos chegaram em Boa Vista (Roraima) nos últimos 10 dias de ação.
Modo ansiedade ativado. O site oficial do Linkin Park publicou uma contagem regressiva, que terminará no dia 1º de fevereiro. Não há informações sobre o que será divulgado.
As especulações de fãs é que a banda fará algum tipo de celebração pelos 20 anos do lançamento do álbum “Meteora”, que conta com “Faint”, “Numb”, “Breaking the Habit” e “Somewhere I Belong”, alguns dos maiores sucessos do grupo.
Vale lembrar que o Linkin Park não faz mais shows e não divulga novas produções desde 2017, após a morte de um dos vocalistas da banda, Chester Bennington.
Um homem de 21 anos morreu eletrocutado perto da estação Itapevi da Linha 8-Diamante, na manhã desta sexta-feira (27), em Itapevi.
Segundo a polícia, a suspeita é de que a vítima tenha recebido choque durante furto de fios. De acordo com a concessionária ViaMobilidade, o homem foi visto caído pelo operador de um trem por volta das 5h40.
Equipes do Corpo de Bombeiros, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e Polícia Militar foram acionadas e constataram a morte da vítima, que estava na Rua João Pires de Oliveira, Jardim Portela.
Segundo divulgado pelo Jornal Itapevi Agora, a vítima é Matheus Washington, de 21 anos, morador do Jardim Portela.
Ainda de acordo com a ViaMobilidade, a suspeita é de que Matheus tenha sido eletrocutado enquanto tentava furtar fios, pois foi encontrado um alicate de corte ao lado do corpo.
Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse nesta sexta-feira (27) que “a disseminação do ódio acabou“. Na ocasião, o presidente da República falava com os 27 governadores brasileiros.
“Nós vamos mostrar ao povo brasileiro que o ódio acabou. Que o que aconteceu no dia 8 de janeiro não vai se repetir. Vamos recuperar a democracia nesse país”, destacou o chefe do Executivo na ocasião.
Ainda de acordo com Lula, “a essencialidade da democracia é falar o que quer, desde que não obstrua o direito do outro falar. Por isso, eu falo que o Brasil vai voltar à normalidade”.
O presidente também afirmou que o Governo Federal não fará distinção dos líderes estaduais dentre os que o apoiam e os que fazem oposição à sua gestão.
A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) informou, na manhã desta sexta-feira (27), que os assassinatos contra as dez pessoas da família da cabeleireira Elizamar da Silva, de 39 anos, aconteceram por causa de terras em que parte deles morava.
O crime cometido pelo grupo formado por Gideon Batista de Menezes, Horácio Carlos Ferreira Barbosa, Fabrício Silva Canhedo e Carlomam dos Santos Nogueira foi motivado pela chácara que a família tinha, avaliada em R$ 2 milhões, segundo o delegado Ricardo Viana, da 6ª Delegacia de Polícia, no Paranoá.
As investigações apontam que o planejamento do crime começou em 28 de dezembro do ano passado. Além do terreno, o grupo queria R$ 200 mil obtidos por uma das vítimas com a venda de uma casa.
Membros da família também foram obrigados a passar dados pessoais sobre contas bancárias e cartões de crédito para os criminosos, durante o período que estiveram em cativeiro, segundo os investigadores.
Os mortos na chacina são:
Elizamar Silva, de 39 anos: cabeleireira;
Thiago Gabriel Belchior, de 30 anos: marido de Elizamar Silva;
Rafael da Silva, de 6 anos: filho de Elizamar e Thiago;
Rafaela da Silva, de 6 anos: filha de Elizamar e Thiago;
Gabriel da Silva, de 7 anos: filho de Elizamar e Thiago;
Marcos Antônio Lopes de Oliveira, de 54 anos: pai de Thiago e sogro de Elizamar;
Cláudia Regina Marques de Oliveira, de 54 anos: ex-mulher de Marcos Antônio;
Renata Juliene Belchior, de 52 anos: mãe de Thiago e sogra de Elizamar;
Gabriela Belchior, de 25 anos: irmã de Thiago e cunhada de Elizamar;
Ana Beatriz Marques de Oliveira, de 19 anos: filha de Cláudia e Marcos Antônio.
A Polícia Federal (PF) deflagra nesta sexta-feira (27) a terceira fase da operação Lesa Pátria, que busca apurar os atos terroristas que aconteceram em Brasília no dia 8 de janeiro e identificar os financiadores das manifestações golpistas.
De acordo com a corporação, agentes de segurança cumprem 11 mandados de prisão preventiva e 27 mandados de busca e apreensão. As ações ocorrem em cinco estados, bem como no Distrito Federal.
Os alvos da PF são investigados pelos crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, associação criminosa, dano qualificado, destruição, deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido, golpe de Estado e incitação ao crime.
Até o momento, foram presos Maria de Fátima Mendonça Jacinto Souza, Eduardo Antunes Barcelos e Marcelo Eberle Motta.
“As investigações continuam em curso e a Operação Lesa Pátria se torna permanente, com atualizações periódicas acerca do número de mandados judiciais expedidos, pessoas capturadas e foragidas”, aponta a corporação em nota.
Caso haja informações sobre participantes, financiadores ou fomentadores dos atos, a PF busca contato por meio do e-mail “[email protected]“.
Familiares e amigos de vítimas do incêndio da Boate Kiss, em Santa Maria, fizeram uma vigília em frente à casa noturna na madrugada desta sexta-feira (27). A caminhada começou na Praça Saldanha Marinho e seguiu em silêncio até a boate, a uma quadra de distância. Foi apresentada uma coreografia de dança retratando os eventos da tragédia e uma colagem de mensagens e imagens na fachada da Kiss. Uma maneira de extravasar a saudade e o sofrimento impostos pela tragédia que deixou 242 jovens mortos e mais de 600 feridos. O caso completa dez anos nesta sexta-feira.
Após 10 anos, o caso continua sem que ninguém tenha sido responsabilizado. Foto: Tomaz Silva/Ag. Brasil
O presidente da Associação dos Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria, Gabriel Rovadoschi, agradeceu os participantes. “É muito importante ver tanta gente compartilhando desse momento, estando junto, caminhando junto, trilhando junto e registrando a história junto. E tendo a coragem de enfrentar o que a gente tem enfrentado de lembranças, de memórias. Sabemos que juntos a gente consegue muito mais”.
O presidente da Associação dos Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria, Gabriel Rovadoschi, disse que é muito importante ver tanta gente compartilhando desse momento- Tomaz Silva/Agência Brasil
Para quem perdeu alguém naquele 27 de janeiro de 2013, essa história não pode ser esquecida nem silenciada.
Parte da programação para resgatar a memória após os 10 anos do incêndio ocorreu hoje na Praça Saldanha Marinho em Santa Maria é uma exposição que traz fotos de jovens que morreram na tragédia com a simulação de como estariam hoje. Umas das homenageadas é a Andrielle, filha de Ligiane Righi.
“Eu sinto que a gente tem que falar e eu prometi para a minha filha que eu não ia deixar cair no esquecimento o que aconteceu com ela e com as amigas, então todo esse movimento que está aqui é uma ajuda para não deixar cair no esquecimento. Tem que ser lembrado, tem que ser falado. As pessoas esquecem muito rápido, tem que ter memória. Os jovens têm o direito de sair e se divertir e voltar com segurança para casa, porque a preocupação com minha filha era na rua, o ir e vir. Para mim ela estava segura ali dentro [da Boate Kiss]. Foi provado o contrário. E nada mudou, infelizmente. Em dez anos não aprenderam com o que aconteceu. Mas a gente segue, a gente está lutando pela filha que ficou e para que nenhum pai e nenhuma mãe passe pelo que a gente passa até hoje”, disse Ligiane
O pai de uma das vítimas, Paulo Carvalho, criticou a anulação do julgamento dos responsáveis pela tragédia da Boate Kiss – Tomaz Silva/Agência Brasil
Após 10 anos, o caso continua sem que ninguém tenha sido responsabilizado. O júri que havia condenado 4 pessoas em 2021 foi anulado por questões processuais. Ainda não há data para novo julgamento.
“É uma vergonha do Judiciário. Pegar firulas, detalhes processuais que não prejudicaram em nada o julgamento”, disse Paulo Carvalho, 72 anos, pai do Rafael Carvalho, outra das vítimas no incêndio na boate.
A psicóloga Ariadna de Andrade disse que há pessoas que criticam as ações que mantém viva a discussão em torno do caso da Boate Kiss.
“Uma coisa muito importante de pensar é que esse pedido de esquecer também tem a ver com o sentimento de impunidade. A gente sempre conversa também que quando acontece um crime como este e isso passa impune, a sensação que fica é de que se a gente não honra os mortos como que cuidamos da vida. Poderia ter sido nós, os nossos parentes. Se a gente não honra os nossos mortos, é como se de que valeu a vida deles ou de que vale a nossa vida se não tem algo que dê segurança e garantia de que a nossa passagem por aqui está segura”, disse Ariadna.
Outras ações continuam nesta sexta para relembrar uma das piores tragédias da história do Brasil, com culto ecumênico e diversos eventos, entre debates e lançamentos de livro e de campanha. As homenagens e atividades vão até dia 28.
A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) iniciou no final do mês de setembro o uso de Câmera Corporal durante as interações do trabalho dos Agentes de Trânsito. O equipamento tem por objetivo trazer mais segurança e prevenção à violência aos funcionários durante o monitoramento das vias na cidade de São Paulo.
O uso das câmeras atende a uma reivindicação antiga dos funcionários da CET para demonstrar como são as abordagens realizadas pelos agentes em sua rotina nas ruas da cidade e, principalmente, trazer segurança e tranquilidade durante o trabalho nas ruas.
As câmeras corporais não serão utilizadas para a aplicação das penalidades previstas no Código de Trânsito Brasileiro.
Entre 2019 até agosto de 2022, 141 funcionários sofreram algum tipo de violência (Lesão corporal, ameaça, injúria, desacato ou mesmo dano no veículo) durante o serviço. Os dados são somente dos agentes que registraram algum tipo de Boletim de Ocorrência.
A CET mantém um Departamento Jurídico para atender somente demandas de atos de violência contra Agentes da Companhia.
No total, são 700 câmeras corporais, em um contrato de 30 meses, com um custo total de R$ 12,9 milhões.
Como funciona a câmera corporal
Um agente de trânsito que usa a câmera durante sua rotina de serviço não aperta, simplesmente, o botão de filmar ao entrar na viatura.
Ao ligar a câmera, o equipamento fica em modo “stand-by”, o modo de espera. O vídeo, foto ou áudio só é captado caso o agente acione o botão para a ação desejada.
A gravação é arquivada no aparelho e descarregada em um computador ao final da jornada de trabalho. Um funcionário efetuará o login no computador e realizará o processo de download do conteúdo. Após, essas imagens vão para uma nuvem e serão arquivadas por três meses.
Caso exista a necessidade, o Departamento Jurídico solicitará os arquivos para prova material de processos.
Mais uma vez, a ação integrada da Guarda Civil Municipal (GCM) foi fundamental para desbaratar uma quadrilha de roubos de motos que atuava na cidade e em Osasco. Com a ajuda das câmeras inteligentes de vigilância distribuídas na região do Tamboré, capazes de ler placas de identificação de veículos, a GCM prendeu três ladrões e ainda chegou ao local de receptação de motos roubadas, em Osasco, onde foram efetuadas outras prisões.
A ação começou por volta das 11h desta quarta-feira (25), quando uma empresa entrou em contato com a GCM informando que três indivíduos em duas motos roubaram uma outra, da marca BMW. Imediatamente foi acionado dentro do CIM (Centro Integrado de Monitoramento) o sistema de varredura para tentar identificar a placa em questão e sua localização.
Inicialmente os veículos foram localizados em movimento na Alameda Araguaia, em Alphaville, e de pronto o CIM acionou as viaturas da GCM que fazem patrulhamento na região. Os ladrões foram cercados na avenida João Rodrigues Nunes, no Jardim Mutinga. Os agentes da GCM deram ordem de parada, mas dois indivíduos fugiram, abandonando a moto e se embrenhando em um matagal. Um outro foi preso imediatamente diante do cerco.
Os agentes foram em busca dos dois fugitivos e também conseguiram detê-los. Todos foram levados ao 2º DP (Delegacia de Polícia) de Alphaville e lá os ladrões informaram o local (Osasco) onde deixariam a BMW, assim como outras motos roubadas anteriormente.
Prisão da quadrilha Com o apoio da Polícia Civil, a GCM de Barueri se deslocou ao endereço indicado em Osasco. Lá, em uma residência, localizaram cinco motos, quadro delas produtos de roubo, sendo uma roubada no dia anterior, também em Alphaville. A Polícia e a GCM também localizaram uma arma de fogo (revólver calibre 22) com a numeração raspada.
Foto: Divulgação/SECOM-Barueri
No local de receptação das motos foram detidos dois homens e uma mulher, colocados à disposição da Justiça. Um deles, dono da residência que confessou participação, ficou preso. Os outros dois foram indiciados e soltos.