Sergio Ribeiro participa da Conferência Eleitoral do PT

1 0
Read Time:1 Minute, 24 Second

Nos dias 8 e 9 de dezembro o Partido dos Trabalhadores realizou Conferência Eleitoral visando as eleições municipais de 2024.

O evento aconteceu no Centro de Convenções Ulysses Guimarães em Brasília-DF e reuniu cerca de 5 mil filiados de todos os cantos do país. No dia 8 as atividades começaram com várias salas de debate sobre diversos temas que iam de ações comunitárias, sindicais, organizativas até conjuntura nacional e internacional.

Os coordenadores de mesa e palestrantes eram lideranças importantes do Partido, como o Ministro Fernando Haddad.

Um dos palestrantes foi Sergio Ribeiro, vice-Presidente do Diretório Estadual do Partido dos Trabalhadores e Prefeito de Carapicuíba em dois mandatos, entre 2009 e 2016. Sergio teve a missão de participar do debate sobre o sindicalismo de hoje num mundo mais tecnológico e sem mais os bolsões industriais de décadas atrás.

A sala ficou lotada e Sergio Ribeiro pode expor suas preocupações com o futuro do Brasil e o avanço da extrema direita usando setores religiosos no seu projeto neoliberal de poder e riqueza.

No início da noite, às 19h00, o grande auditório recebeu o Presidente de honra do PT e Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva. Lula fez um balanço deste quase um ano de governo e das dificuldades que teve e ainda tem pela frente. Reforçou a necessidade do PT estar mobilizado e organizado na defesa da Democracia e para as eleições de 2024.

Leia também: Vereadores aprovam mudanças na Lei de Zoneamento de Barueri


Foto: Divulgação

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Vereadores aprovam mudanças na Lei de Zoneamento de Barueri

0 0
Read Time:1 Minute, 50 Second

O plenário da Câmara Municipal aprovou por unanimidade a nova Lei de Zoneamento de Barueri na sessão de terça-feira, 5. O Projeto de Lei Complementar 022/2023, de autoria do prefeito Rubens Furlan (PSB), promove algumas mudanças, como a destinação de algumas áreas que passarão de industrial para residencial e comercial.

A matéria foi tema de uma audiência pública na segunda-feira, 4, quando uma equipe da Secretaria de Planejamento e Urbanismo esteve na Câmara para apresentar à população as mudanças propostas pelo Poder Executivo.

O texto também traz alterações importantes sobre o uso e a ocupação do solo na cidade, como a “caracterização do que se considera área construída”, o “ajuste no coeficiente de aproveitamento”, a “adequação da tramitação dos processos do EIV – Estudo do Impacto da Vizinhança” e a “alteração dos modelos de apuração da contrapartida”.

De acordo com a mensagem enviada pelo prefeito com o texto do projeto de lei complementar, a proposta da nova Lei de Zoneamento não pretende ser um obstáculo ao crescimento da cidade. “Muito pelo contrário disso. Interessa à administração o progresso e o avanço das potencialidades urbanísticas que já se tornaram marca conhecida do município de Barueri”, justificou o chefe do Poder Executivo.

Lei de Zoneamento

A Lei de Zoneamento é o principal instrumento de planejamento urbano. Ela tem o objetivo de disciplinar o uso e a ocupação do solo, restringindo ou delimitando o tipo de construção permitida em cada região da cidade, além de buscar a preservação de uma estética que esteja em harmonia com a ordenação espacial da cidade.

Em termos práticos, é a Lei de Zoneamento que permite e determina em quais regiões da cidade são permitidas a construção de moradias residenciais, instalações industriais, estabelecimentos comerciais, zonas mistas e outras modalidades previstas em lei, sempre levando em consideração os critérios urbanísticos que norteiam o crescimento sustentável da cidade.

Leia também: Em evento do PT, partidos da Federação Brasil da Esperança oficializam apoio a Beto Piteri em 2024


Fonte: Câmara de Barueri

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Após confusão na sessão da Sabesp, Deputados querem proibir público na Alesp

0 0
Read Time:1 Minute, 33 Second

Deputados estaduais têm se articulado para que a galeria da Assembleia Legislativa de São Paulo, local onde se concentra o público, permaneça fechada até o final do ano legislativo, sob o argumento de evitar novos tumultos como o confronto entre manifestantes e PMs na quarta-feira (6), durante a votação da privatização da Sabesp.

O deputado estadual Danilo Balas (PL) conseguiu assinaturas de 30 dos 94 deputados em um requerimento que enviou ao presidente da Casa, André do Prado (PL), solicitando o fechamento do espaço. Prado ainda não decidiu se aceita a demanda.

Caso o pedido seja acatado, propostas do governo Tarcísio de Freitas (Republicanos) que também deverão causar mobilização de manifestantes poderão ser votadas sem público. Um exemplo é a emenda à Constituição estadual que abre a possibilidade de reduzir os investimentos na Educação de 30% para 25% da receita do estado, transferindo o excedente para a Saúde.

Segundo o requerimento dos parlamentares, o fechamento da galeria seria “fundamental para garantir a manutenção da ordem e da integridade do próprio prédio público, além do encerramento pacífico das atividades deste ano”.

Oito dos catorze líderes partidários da Alesp assinaram o documento, o que mostra que o pleito tem chances de prosperar. São eles: Altair Moraes (Republicanos), Carlos Cezar (PL), Delegado Olim (PP), Gerson Pessoa (Podemos), Itamar Borges (MDB), Leonardo Siqueira (Novo), Milton Leite Filho (União) e Paulo Correa Jr. (PSD).

A galeria atualmente já se encontra fechada para passar por avaliação técnica de danos e necessidade de possíveis reparos relacionados ao tumulto de quarta-feira. A sessão de quinta-feira (7) já aconteceu sem público.

Leia também: Tabata Amaral sofre tentativa de assalto no Centro de São Paulo


Fonte: Folha de S. Paulo – Foto: Divulgação/Alesp

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Centro Paula Souza aplica prova do Vestibulinho das Etecs neste domingo (10)

0 0
Read Time:2 Minute, 50 Second

Quem concorre a uma vaga no processo seletivo das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) fará o exame neste domingo (10), às 13h30. O local de prova está disponível na internet e na unidade onde o candidato pretende estudar.

O Vestibulinho das Etecs é a porta de entrada para cursar os Ensinos Técnico, Médio integrado ao Técnico, Ensino Médio, Articulação da Formação Profissional Média e Superior (AMS) e Especializações Técnicas, no primeiro semestre de 2024.

Para evitar imprevistos no dia do exame, o candidato deve ficar atento às seguintes informações:

  • É recomendável chegar ao local da prova com uma hora de antecedência para localizar sala e carteira;
  • Os portões das escolas serão abertos às 12h30 horas e fechados às 13h30, impreterivelmente. Após o horário, não será permitida a entrada de nenhum candidato;
  • A prova tem duração de quatro horas. É preciso permanecer na sala até as 15h30, no mínimo. Só após esse horário é possível deixar o local e levar o caderno de questões;
  • É obrigatório apresentar um documento de identidade original com foto, em boas condições de visibilidade, para conferência dos dados;
  • O candidato também deve levar uma caneta esferográfica de tinta preta ou azul, lápis preto nº 2, borracha e régua.

O não cumprimento das normas que regem o Vestibulinho das Etecs implica em sanções legais e desclassificação. Mais informações podem ser conferidas na Portaria e no Manual do Candidato. O cronograma completo do processo seletivo está disponível na internet.

Sobre a prova

Para os cursos técnicos (presenciais, semipresenciais e online) e para as demais formas de ingresso no Ensino Médio (Integrado ao Técnico, AMS, diferentes itinerários formativos), o exame terá duração de quatro horas. Os candidatos devem responder a 50 questões-teste, cada uma valendo um ponto, com cinco opções de respostas, em que apenas uma é correta.

Já para as vagas remanescentes, que dão acesso direto ao segundo módulo do Ensino Técnico, a prova-teste terá 30 questões de múltipla escolha, cada uma com cinco alternativas.

Mais informações sobre o Vestibulinho das Etecs:

  • A prova avalia conhecimentos nas principais matérias da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ensino Fundamental II, incluindo Linguagens (Português), Matemática, Ciências Humanas (Geografia e História) e Ciências da Natureza;
  • As questões não são separadas por disciplinas e podem ser multidisciplinares ou específicas;
  • Valores e ações que promovam uma sociedade mais humana, justa e sustentável são avaliados, exigindo atenção a temas atuais relacionados a esses tópicos;
  • As perguntas abordam competências, como interpretação de diversos tipos de texto, aplicação de conhecimentos do Ensino Fundamental para resolver problemas, análise crítica de argumentos, reconhecimento de diferentes formas de linguagem e avaliação de ações de acordo com critérios estabelecidos.
  • O gabarito oficial estará disponível a partir das 15 horas, do dia 14 de dezembro, no site vestibulinhoetec.com.br e na página do Centro Paula Souza (CPS), autarquia do Governo de São Paulo que administra as Etecs. Os mesmos endereços disponibilizam provas e gabaritos de exames anteriores, que podem ser usados para prática e familiarização com o estilo da avaliação – acesse aqui.

Leia também: Prefeitura de Jandira anuncia abertura das inscrições para creches; Saiba como inscrever


Fonte: Governeo de SP – Foto: Arquivo

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Marcelo Teixeira é eleito presidente do Santos pela terceira vez

1 0
Read Time:2 Minute, 41 Second

Marcelo Teixeira é o novo presidente do Santos. A eleição ocorreu neste sábado (9) e foi marcada pela violência. No início da tarde, membros de uma das torcidas organizadas do Peixe tentaram invadir o ginásio em que acontecia a votação.

Teixeira foi eleito ao cargo com 53% dos votos válidos e derrotou seus quatro concorrentes ao cargo: Maurício Maruca, Ricardo Agostinho, Rodrigo Marino e Wladimir Mattos.

“Quero agradecer a confiança do associado. O que hoje deveria ser uma festa da democracia, o ambiente não é tão propício pois não estamos felizes com este ano. Mas, de qualquer maneira, as urnas são soberanas. os votos muitos expressivos demonstram a confiança no nosso trabalho e projeto. Queremos que o Santos seja único, com todos unidos. Vamos trabalhar para ter a chance de recolocar o Santos em seu devido patamar. A mudança será feita. Essas medidas serão drásticas e emergências. Não podemos nos acomodar. E não serão apenas em uma área. Temos cinco pilares, que serão atacados de uma forma imediata”, disse o presidente eleito.

Teixeira recebeu 4.762 mil votos – sendo 1.270 nas urnas físicas dispostas no Ginásio Athiê Jorge Cury e no salão de mármore da Vila Belmiro, e outros 3.492 mil votos on-line.

Veja os votos:

  • Marcelo Teixeira – 4.762 votos
  • Maurício Maruca – 1.378 votos
  • Rodrigo Marino – 1.073 votos
  • Ricardo Agostinho – 1.011 votos
  • Wladimir Mattos – 562 votos

Será a terceira vez que Marcelo Teixeira comandará a presidência do clube. Ele volta ao cargo após 12 anos. Ele esteve na chefia em 1991 e 1992 e, depois, entre 2000 e 2009.

Agora, ele comandará o Santos no triênio entre 2024-2026 e terá como desafio recolocar o clube na Série A do Campeonato Brasileiro e reorganizar as finanças do clube.

Teixeira assume o cargo no dia 1º de janeiro, porém inicia a transição de poder com o atual presidente Andres Rueda a partir da próxima segunda-feira.

Sem camisa 10

Após a vitória, Marcelo Teixeira afirmou que o clube não usará a camisa 10, consagrada pelo Rei Pelé, em jogos da Série B em 2024.

“Nós vamos propor ao Conselho Deliberativo. No Campeonato Paulista vamos atuar normalmente com a camisa 10. No Campeonato Brasileiro, enquanto não subir, estar no seu patamar digno, nós não atuaremos com a camisa 10”, declarou.

“Em memória, em honra. Já que neste ano tivemos a homenagem do campeonato ao Rei Pelé, continuaremos nessa missão. Nós voltaremos à primeira divisão. Enquanto não voltarmos, o Santos não utilizará a camisa mais gloriosa da sua história, a camisa 10 “, acrescentou.

Em 2024, o Peixe disputará apenas o Campeonato Paulista e a Série B do Campeonato Brasileiro. O clube está de fora da Copa do Brasil.

O Santos foi rebaixado pela primeira vez nesta temporada, quando terminou o Brasileiro na 17ª posição.

Leia também: Copa São Paulo Jr 2024: Confira os times que jogarão em Barueri, Santana de Parnaíba e Osasco


Fonte: TV Cultura – Foto: Raul Baretta / Santos FC

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Tabata Amaral sofre tentativa de assalto no Centro de São Paulo

1 0
Read Time:1 Minute, 20 Second

A deputada federal Tabata Amaral (PSB-SP) sofreu uma tentativa de assalto, na região da Bela Vista, Centro de São Paulo, na manhã deste sábado (9). Em uma rede social, a parlamentar relatou a violência e afirmou que está bem.

A deputada conta que um assaltante deu “um murro” na janela do veículo e os estilhaços voaram em sua boca e nas suas mãos. “Graças a Deus, a gente está bem. O soco não me pegou”, disse a parlamentar. “A gente conseguiu jogar o celular no chão na hora”, afirmou no vídeo.

“Eu sei que muitas pessoas já passaram por situações parecidas e muito piores. A gente sente uma raiva tremenda na hora, medo e um sentimento de injustiça e de imobilidade, o que vale dizer agora é que sou grata a Deus.”, completou.

Abalada, a parlamentar afirmou na publicação que “essa não é a São Paulo que ela quer criar os filhos”.

“Infelizmente, eu e o Ricardo acabamos de ser vítimas da violência que vem tomando conta da nossa cidade. Graças ao bom Deus, estamos bem. Nunca me senti tão insegura na minha cidade e essa não é a SP em que eu quero criar meus filhos. Precisamos ter coragem de dar um basta nessa situação”, escreveu.

Leia também: Governador sanciona lei que viabiliza desestatização da Sabesp


Fonte: TV Cultura

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Parque dos Eucaliptos é mais um espaço de esporte e lazer de Santana de Parnaíba

1 0
Read Time:43 Second

Construído no Parque dos Eucaliptos em Santana de Parnaíba, o novo equipamento público está com obras na reta final e deve ser inaugurado em breve.

Localizado na Rua Ceará, o novo parque fica em um ponto estratégico do bairro e contará com quadra de basquete, quadra infantil, quadra de areia, academia, playground, pista de caminhada, administração e banheiros.

Nos últimos 10 anos, a prefeitura tem investido na construção e reforma de parques e praças da cidade, nove deles já entregues parques nas macrorregiões da cidade, levando bem-estar e qualidade de vida aos moradores, além de estimular a integração e o convívio social.

Leia também: Dentro de um ano, satisfação de morar no Brasil sobe de 59% para 74%, diz Datafolha


Fonte: SECOM-Santana de Parnaíba

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Brasil lidera lista de países com maior número de homicídios do mundo, diz ONU

1 0
Read Time:1 Minute, 30 Second

O Brasil liderou o ranking de países com mais homicídios do mundo em números absolutos. Os dados são do Estudo Global Sobre Homicídios 2023 e foram divulgados nesta sexta-feira (8) pela ONU.

Segundo o levantamento, o Brasil registrou mais de 45 mil casos em 2021. A taxa global foi de 5,8 a cada 100 mil habitantes em 2021, para um total de 458 mil. Os números mostram que em 81,1% dos casos, as vítimas eram homens.

A pesquisa revela ainda que mais pessoas foram mortas por homicídio do que por conflitos armados e terrorismo juntos, com uma média de 52 vítimas por hora. O total de homicídios registrado em 2021 é quatro vezes superior à média anual de mortes em conflitos armados.

Cerca de 27% dos 458 mil homicídios aconteceram na América Latina e Caribe, a região com maior taxa de homicídios do mundo. Nas Américas, segundo o estudo, a taxa foi de 15 homícidios a cada 100 mil habitantes.

“A América Latina e o Caribe não só têm consistentemente a maior taxa de homicídios de todas as sub-regiões, como também obtiveram a maior proporção de homicídios relacionados com o crime organizado em todo o mundo em 2021”, afirmou o UNODC.

Ranking de países com mais homicídios em 2021, segundo Estudo Global Sobre Homicídios

  1. Brasil – 45.562
  2. Índia – 41.330
  3. México – 35.700
  4. Estados Unidos – 22.941
  5. Mianmar – 15.299
  6. Colômbia – 13.223
  7. Rússia – 9.866
  8. Paquistão – 9.068
  9. Turquia – 7.578
  10. Venezuela – 5.444

Leia também: Polícia resgata vítima e desarticula quadrilha de roubos e sequestros em Osasco


Fonte: TV Cultura – Foto: Arquivo/Ag. Brasil

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Dentro de um ano, satisfação de morar no Brasil sobe de 59% para 74%, diz Datafolha

1 0
Read Time:1 Minute, 34 Second

A satisfação dos moradores do Brasil em morar no país saltou de 59% para 74% em um ano, enquanto o sentimento de orgulho de ser brasileiro passou de 77% para 83%, segundo pesquisa do Datafolha.

Ambas as marcas se aproximam do teto registrado na série histórica, iniciada no ano 2000 pelo instituto, que neste levantamento feito na terça-feira (5) ouviu 2.004 eleitores em 135 cidades do país. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Segundo o Datafolha, consideram o Brasil um local ruim para viver 8% dos ouvidos, índice estável em relação à pesquisa feita em dezembro de 2022, que apontou 9%. Já os que acham morar no país uma experiência regular passaram de 33%, recorde até então na série, para 18%.

Nos 30 levantamentos com tal pergunta antes do atual, a média de satisfação é de 65%, ante 24% de avaliação regular e 11%, de insatisfação.

O ápice do sentimento favorável ocorreu em julho de 2005, quando o então presidente Lula (PT) comandava um momento de bonança econômica decorrente do boom das commodities promovido pela ascensão chinesa. Nem o mensalão, que estourou naquela época, afetou seus resultados.

Já o momento de menor satisfação ocorreu em abril de 2018, já no clima generalizado de fastio com a política que a Operação Lava Jato explicitou e que desaguou na eleição de um candidato que se vendia como outsider, mas que apenas era das franjas da classe parlamentar, Jair Bolsonaro (então no PSL, hoje PL). Ali, só 48% se diziam felizes de morar no Brasil.

Leia também: Mais de 5,5 mil trabalhadores foram desligados da Americanas em uma semana, mostra documento


Fonte: Folha de S. Paulo – Foto: Arquivo/Ag. Brasil

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Governador sanciona lei que viabiliza desestatização da Sabesp

0 0
Read Time:2 Minute, 32 Second

A lei que autoriza o Governo de São Paulo a promover a desestatização da Sabesp foi sancionada pelo governador Tarcísio de Freitas, com publicação em edição extra do Diário Oficial do Estado nesta sexta-feira (8). Há dois dias, a proposta foi aprovada com margem muito ampla, de 62 votos a um, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp).

“Obviamente, é um projeto que tem sua complexidade, mas vamos debater e explicar o quanto for necessário para mostrar a vantajosidade do que está sendo construído, para mostrar o que a gente quer é água chegando na torneira de todo mundo. Estamos construindo um modelo de vitória que universaliza o acesso, aumenta a oferta e segura a tarifa. É um modelo que vai ser exemplo para todo o Brasil”, afirmou Tarcísio.

A nova legislação tem por objetivo garantir a antecipação da universalização do saneamento básico, de 2033 para 2029, quatro anos antes do prazo inicial, e viabilizar a inclusão de cerca de 1 milhão de pessoas em áreas rurais e comunidades carentes nos serviços de água e esgoto, com tarifas reduzidas.

A nova lei estadual autoriza a desestatização da companhia por meio de oferta pública de ações, focada no compromisso com a universalização do saneamento básico até 2029, abrangendo áreas rurais e comunidades carentes, e redução da conta d’água. Também possui diretrizes de qualidade, gestão sustentável dos recursos hídricos e redução da tarifa. Para tanto, a nova lei autoriza a criação do Fundo de Apoio à Universalização do Saneamento no Estado de São Paulo.

Além disso, o texto confere poder de veto ao Governo de São Paulo em decisões relevantes, como mudanças de nome, sede, atividade social e limites de votos para os acionistas. No total, a legislação incorporou 26 emendas propostas pelos deputados estaduais, com destaque para a estabilidade dos atuais servidores da Sabesp por 18 meses após a desestatização.

Próximos passos

O Governo de São Paulo já iniciou o diálogo com os 375 municípios atendidos pela Sabesp para renovar o contrato de concessão até 2060, assegurando a participação das comunidades mais carentes e os investimentos essenciais para atingir a meta de universalização.

Além disso, as novas regras para revisões tarifárias da companhia começarão a ser delineadas, seguindo um modelo estruturado que busca equilibrar tarifas acessíveis e estimular novos investimentos. Também será realizada audiência e consulta pública sobre o processo.

Todas essas ações devem acontecer antes do início da oferta pública das ações na Bolsa de Valores, prevista para o primeiro semestre de 2024. A estimativa é que todo o processo seja concluído até julho do próximo ano.

Leia também: A pedido de Bruna Furlan, Alesp sedia audiência pública voltada a pessoas com Espectro Autista


Fonte: Governo de SP – Foto: Arquivo/Zanone Fraissat/Folhapress

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %
error: