Eleições 2024: Nunes lidera disputa pela Prefeitura de São Paulo, diz pesquisa Genial/Quaest

1 0
Read Time:1 Minute, 40 Second

A pesquisa Genial/Quaest divulgada na manhã desta quinta-feira (27) aponta que Ricardo Nunes (MDB) tem 22% das intenções de voto para as eleições deste ano na cidade de São Paulo. O atual prefeito da capital paulista assumiu o cargo após o até então chefe do executivo municipal Bruno Covas (PSDB) morrer em maio de 2021 e quer estender seu mandato até 2028.

Com 21% das intenções de voto dentre as pessoas entrevistadas pelo levantamento, Guilherme Boulos (PSOL) aparece em segundo lugar. Já José Luiz Datena (PSDB) conta com o apoio de 17% dos eleitores paulistanos no momento, ainda de acordo com o estudo.

Os três, entretanto, estão tecnicamente empatados. Isso se deve ao fato de que a margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Também foram apresentados aos entrevistados os nomes de Pablo Marçal (PRTB), Tabata Amaral (PSB), Marina Helena (Novo), Kim Kataguiri (União Brasil), João Pimenta (PCO) e Ricardo Senese (UP). Eles foram a resposta de 10%, 6%, 4%, 3%, 1% e 1% das pessoas, respectivamente. Altino (PSTU) e Fernando Fantauzzi (DC) também foram citados, mas não pontuaram.

Enquanto 7% responderam estar indecisos, 8% afirmaram que não votarão ou, caso se dirijam aos colégios eleitorais, votarão em branco ou nulo. Ao todo, 1.002 pessoas de 16 anos ou mais foram entrevistadas entre os dias 22 e 25 de junho para a realização do levantamento.

Leia também: Paraná Pesquisas: ‘No cenário espontâneo Beto Piteri empata tecnicamente com a oposição’, disse membro do governo


Fonte: TV Cultura – Foto: Arquivo/Governo de SP

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Eleições 2024: em SP, 13% votariam em indicação feita por Lula e 12% por Bolsonaro, diz Quaest

1 0
Read Time:1 Minute, 32 Second

A pesquisa Quaest, encomendada pela Genial Investimentos e divulgada nesta quinta-feira (27), mostra as intenções de votos para a Prefeitura de São Paulo nas eleições municipais deste ano.

13% dos eleitores votariam em um candidato desconhecido indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), enquanto 32% talvez votariam e 53% não votariam. 2% não sabe ou não respondeu.

No caso de um nome apoiado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), 12% o seguiriam, 24% poderiam votar na indicação dele, enquanto 63% não votariam no político. 1% não sabe ou não respondeu.

O apoio de Tarcísio de Freitas (Republicanos), governador do estado de São Paulo, faria com que 12% paulistanos votassem em quem ele apoia. Outros 34% poderiam pensar e 50% não seguiriam a indicação. 4% não sabe ou não respondeu.

A pesquisa também questionou que tipo de aliança os cidadãos gostariam que o próximo prefeito tivesse com o atual e o ex-presidente. Metade dos entrevistados afirmou que prefere que o candidato eleito seja independente. Enquanto, 29% deseja que seja aliado de Lula e 19% de Bolsonaro.

1.002 eleitores de 16 anos ou mais foram ouvidos na capital paulista entre o último sábado (22) e essa terça (25). A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou menos, e o nível de confiança é de 95%.

Leia também: Paraná Pesquisas: ‘No cenário espontâneo Beto Piteri empata tecnicamente com a oposição’, disse membro do governo


Fonte: TV Cultura – Foto: Montagem/Arquivo

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

A pedido da vereadora Lúcia, deputada Renata Abreu envia R$ 1 milhão em emenda para saúde de Osasco

1 0
Read Time:2 Minute, 32 Second

A vereadora Lúcia da Saúde (Podemos) garantiu uma emenda junto à deputada federal Renata Abreu para a saúde pública da cidade de Osasco.

Através do pedido da vereadora Lúcia, com apoio do deputado Gerson Pessoa e do prefeito Rogério Lins, a deputada federal Renata Abreu enviou R$ 1 milhão em emendas parlamentares para a pasta da saúde de Osasco.

A vereadora Lúcia da Saúde contou com o apoio do deputado Gerson Pessoa e do prefeito Rogério Lins na conquista da importante emenda junto à deputada federal Renata Abreu. – Foto: Reprodução/Redes Sociais

A emenda foi destinada especialmente para ser investida na área das doulas, que realizam um importante trabalho com gestantes do município, com suporte e preparação de partos humanizados. As doulas proporcionam segurança e acolhimento para a mulher e ajuda a garantir que os limites e anseios das mães sejam respeitados e que o ambiente do parto seja tranquilo e familiar.

Conforme autoria da vereadora Lúcia da Saúde, foi aprovada na Câmara Municipal de Osasco a Lei nº 5.258/2023, que garante a presença de doulas em trabalhos de partos nas redes pública e privada da saúde no município.

Vereadora Lúcia da Saúde

Em seu terceiro mandato parlamentar na Câmara Municipal de Osasco, a vereadora Lúcia é a presidente da Comissão de Saúde e da Assistência Social, membro da Comissão da Criança, do Adolescente, da Juventude e da Mulher, procuradora-adjunta Especial da Mulher, e membro da Frente Parlamentar em Defesa da Vida e da Família, bem como da Frente Parlamentar de Segurança Pública.

A vereadora vem atuando na apresentação de vários projetos de lei para a cidade de Osasco, trazendo benefícios para a sociedade. Lúcia é a terceira dos sete filhos de uma família que veio da cidade de Cedro (Ceará) e se estabeleceu em Osasco, no ano de 1976.

A vereadora Lúcia da Saúde é cristã, serve a Deus no ministério da Igreja do Evangelho Quadrangular e tem a honra de poder representar a igreja na cidade onde vive.

“Desejo que todas as famílias recebam de Deus as bênçãos escritas na Bíblia, representadas no livro de Números, capítulo 6, versículos do 24 ao 26, onde está escrito: “O Senhor te abençoe e te guarde; o Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti e te conceda graça; o Senhor volte para ti o seu rosto e te dê paz”. “Que todos os moradores da nossa cidade tenham saúde, qualidade de vida e sucesso em suas famílias”, disse a parlamentar.

Leia também: Para zerar filas de cirurgias, Barueri realiza mutirão no HMB através de ferramenta de controle


Foto: Reprodução/Redes Sociais

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Paraná Pesquisas: ‘No cenário espontâneo Beto Piteri empata tecnicamente com a oposição’, disse membro do governo

2 0
Read Time:1 Minute, 27 Second

Segundo levantamento divulgado pelo Instituto Paraná Pesquisas nesta quarta-feira (26), quase 60% não sabem ou não responderam em quem votariam para prefeito de Barueri.

Porém, para um interlocutor do governo municipal, o resultado apresenta de certa forma “um empate técnico” entre o grupo de Furlan e Beto Piteri, e o grupo do ex-prefeito Gil Arantes.

Ainda segundo o interlocutor, somando o resultado no cenário espontâneo de 9,7% de Rubens Furlan, com 7,4% de Beto Piteri, o grupo do governo teria supostamente 17,1% das intenções dos votos, contra 17,4% do grupo que tem o ex-prefeito Gil Arantes como referência.

Outro dado importante apresentado pelo levantamento do Instituto Paraná, é que a ampla maioria ainda não definiu em quem votar, ou seja, 58,4% Não sabe ou Não respondeu em quem votaria para prefeito se as eleições fossem hoje.

O levantamento entrevistou 700 eleitores entre 20 e 25 de junho, com margem de erro de 3,8 pontos percentuais e nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número SP-01234/2024.

Imagem: Reprodução/Instituto Paraná Pesquisas

A pesquisa completa pode ser acessada no link abaixo:

Leia também: Justiça de SP proíbe GCM de usar bombas e adotar “práticas de PM” na Cracolândia


*Matéria atualizada às 21h30 para correção de português – Foto: Reprodução/Redes Sociais

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Justiça de SP proíbe GCM de usar bombas e adotar “práticas de PM” na Cracolândia

0 0
Read Time:1 Minute, 24 Second

Justiça de São Paulo estabeleceu, na última segunda-feira (24), que a GCM (Guarda Civil Metropolitana) está proibida de efetuar operações com características da Polícia Militar na Cracolândia, no centro de São Paulo.

O Ministério Público de São Paulo (MPSP) moveu uma ação civil contra a prefeitura. A sentença impede que os guardas atuem de maneira repressiva e que incluam a expulsão de pessoas da rua sem qualquer motivo. Os agentes também estão proibidos de fazer o uso de bombas de gás e balas de borracha contra os usuários de drogas que frequentam a região.

Além das proibições estipuladas, a decisão exige que o poder público disponha de um canal entre a população e a GCM, com a possibilidade de receber denúncias, vídeos, e sobre a criação de um regulamento que apure a responsabilidade dos guardas que cometem irregularidades na Cracolândia.

Na quinta-feira (20), a Prefeitura instalou grades na região central da cidade, próximas à Rua dos Protestantes, uma região com uma concentração muito grande de usuários de drogas. Segundo informações do portal CNN, a justificativa dessa ação foi para promover a melhoria das condições de trabalho e a garantia da segurança dos agentes públicos que atuam no local.

Além disso, o Sindicato dos Guardas Civis Metropolitanos (Sindguardas-SP) notificou a Prefeitura após a constatação de que vários agentes foram contaminados por doenças na Cracolândia.

Leia também: Homem é preso com 40 kg de cocaína em Araçariguama


Fonte: TV Cultura – Foto: Taba Benedito/Estadão Conteúdo

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Lula afirma ser “nobre” a legislação brasileira fazer uma diferenciação entre usuário e traficante de maconha

0 0
Read Time:1 Minute, 52 Second

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta quarta-feira (26) que considera “nobre” a lei brasileira diferenciar o tratamento dado entre usuários e traficantes. A declaração foi dada ao portal UOL ao ser questionado sobre o julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF) sobre o tema.

“Eu vou dar só palpite, não sou advogado e não sou deputado. Eu acho que é nobre que haja diferenciação entre consumidor, usuário e o traficante. É necessário que a gente tenha uma decisão sobre isso, não na Suprema Corte, pode ser no Congresso Nacional, para a gente poder regular”, disse Lula.

Na última terça-feira (25), o STF decidiu descriminalizar o porte de maconha para uso pessoal. O placar final ficou em 8 a 3. O presidente do STF lembrou que o uso da maconha segue proibido em locais público. Foi explicado que o porte para consumo pessoal não é considerado crime, mas sim ato ilícito sem natureza penal.

Os ministros voltam a se reunir nesta quarta para fixar a quantidade da substância que diferenciará um usuário de um traficante.

Sobre a pauta, o presidente afirmou que qualquer definição deve ser tomada com base na ciência.

“Acho que [a prerrogativa] deveria ser da ciência. Cadê a comunidade psiquiátrica desse país, que não se manifesta e não é ouvida?”, explicou.

Por fim, fez uma crítica ao STF e disse que a Corte não deve “se meter” em qualquer assunto. Ele ressaltou que algumas pautas pertencem ao Congresso.

“[O STF] Não pode pegar qualquer coisa e ficar discutindo, porque aí começa a criar uma rivalidade que não é boa para a democracia, nem para a Suprema Corte, nem para o Congresso”, finalizou.

Leia também: PF apura supostas irregularidades na emissão de documentos eleitorais


Fonte: TV Cultura – Foto: Ricardo Stuckert/PR

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Educação de SP vai abrir escolas no recesso de julho para o projeto ‘almoço nas férias’

1 0
Read Time:1 Minute, 42 Second

Os alunos da rede estadual de São Paulo poderão almoçar nas escolas durante as férias de julho. Para isso, as 3.534 unidades que recebem a alimentação escolar diretamente da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) estão em contato com as famílias dos estudantes para avaliar a demanda para o mês. A expectativa da Educação é fornecer 40 mil refeições a alunos de todos os ciclos de ensino.

Por isso, é importante que até sexta-feira (28) os pais ou os responsáveis do aluno respondam a pesquisa por meio da Secretaria Escolar Digital (SED) ou manifestem o interesse nas unidades de ensino, como explica a diretora técnica do Departamento de Alimentação Escolar da Educação de SP, Nayla Veríssimo: “Nossas equipes escolares, incluindo cozinheiras, cozinheiros e equipe gestora, estão orientadas sobre o fornecimento do almoço durante o recesso de julho. Esperamos a manifestação dos pais e responsáveis para que possamos preparar o almoço de acordo com a demanda, evitando assim desperdícios e mantendo o acesso à alimentação mesmo fora do período de aula”, ressalta.

O recesso escolar do meio do ano acontece entre os dias 10 e 26 de julho. Durante o período, a refeição será servida todos os dias, das 11h às 13h30. O cardápio mantém o cuidado com os grupos nutricionais oferecidos às crianças, adolescentes e adultos que estudam na rede.

Além das 3.534 unidades de ensino que recebem a alimentação diretamente da Educação, nas outras escolas, as refeições durante o período de aulas são fornecidas por meio de parceria com as prefeituras. Nessas localidades, cabe aos municípios definirem sobre a abertura das escolas para a oferta do almoço nas férias.

Leia também: Secretário de Saúde, Eleuses Paiva presta contas da gestão no Estado de SP em Comissão da Alesp


Fonte/Foto; Divulgação/Governo de SP

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Deputada Coronel Helena toma posse na Sessão Ordinária desta terça-feira, 25, na Alesp

1 0
Read Time:1 Minute, 7 Second

A deputada Coronel Helena (Republicanos) tomou posse do cargo nesta terça- feira (25), na abertura da 91ª Sessão Ordinária da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. A parlamentar suplente substitui o deputado Rui Alves (Republicanos), que assume a Secretaria Municipal de Turismo de São Paulo. A nova parlamentar, licenciada pela Secretaria Estadual de Esportes, nasceu em São José do Rio Preto e é graduada em Direito e Turismo.

“À população paulista, em especial aos meus conterrâneos de [São José do] Rio Preto, meus parabéns e a certeza de que vocês estarão muito bem representados. Contem com meu compromisso e lealdade onde quer que eu esteja”, destacou a deputada, durante discurso na abertura dos trabalhos.

Estiveram presentes na cerimônia de posse, cumprimentando o mandato da parlamentar, o presidente da Alesp, André do Prado (PL), e os deputados Gilmaci Santos (Republicanos), Bruna Furlan (PSDB), Itamar Borges (MDB), Maria Lucia Amary (PSDB), Edna Macedo (Republicanos), Leci Brandão (PCdoB), Carlos Cezar (PL), Simão Pedro (PT), Eduardo Suplicy (PT), Gil Diniz (PL) e Alex Madureira (PL).

Leia também: PF apura supostas irregularidades na emissão de documentos eleitorais


Fonte: Alesp – Foto: Rodrigo Romeo/Alesp

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Secretário de Saúde, Eleuses Paiva presta contas da gestão no Estado de SP em Comissão da Alesp

1 0
Read Time:3 Minute, 24 Second

A Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo recebeu, nesta terça-feira (25), o secretário de Saúde do Estado, Eleuses Paiva. Ele compareceu à Casa para prestar contas sobre a administração da saúde pública no estado. Paiva apresentou dados sobre a atual gestão e esclareceu dúvidas de parlamentares do Colegiado. O repasse orçamentário, a oferta de serviços, a cobertura vacinal e a diminuição de filas nas unidades de saúde foram alguns dos assuntos abordados.

Um dos critérios utilizados para o repasse do Incentivo à Gestão Municipal SUS Paulista, iniciativa alinhada ao projeto de regionalização da Saúde, é o índice de cobertura vacinal. Com o objetivo de controlar viroses e evitar a volta de doenças já erradicadas em território nacional, como a poliomielite, o programa impõe aos municípios uma taxa de cobertura vacinal igual ou maior a 90%.

“Crianças de até 1 ano de idade, pegamos com uma cobertura vacinal de 75%. No ano passado, essa margem subiu para 87%. Caímos novamente para 77% e, há um mês e meio, começamos a campanha vacinal”, pontuou o secretário, a respeito da preocupação do Governo com a baixa adesão às vacinas contra a poliomielite.

Como resultado da intensificação da vacinação, não há circulação de poliovírus selvagem (poliomielite) no Brasil desde 1990. Contudo, a queda nos índices de cobertura vacinal vem preocupando as autoridades desde 2016.

Redução das filas

“A regionalização do atendimento para abrir leitos e melhorar a condição daquelas pessoas que precisam do atendimento é fundamental. Conte com essa Casa para poder encaminhar o que for necessário para o Estado de São Paulo”, afirmou Márcia Lia (PT), sobre o projeto de regionalização do governo estadual que pretende ampliar a oferta de serviços e reduzir as filas de atendimento.

De acordo com informações do Governo de São Paulo, o Programa de Regionalização da Saúde do Estado, lançado em abril de 2023 em parceria com o Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems-SP) e apoio da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), é focado em diminuir desigualdades para aumentar a eficiência do gasto público.

A deputada Clarisse Ganem (Podemos) questionou sobre a regulamentação da Lei nº 17.745, de 12 de setembro de 2023, que assegura transparência na fila da saúde por meio da obrigatoriedade da divulgação da ordem de espera de pacientes. “As pessoas ainda não conseguem ver a sua posição na fila, precisam ir até o local para isso. O ideal seria que a pessoa pudesse verificar pelo site essa informação”, questionou.

“A grande dificuldade é que todos os municípios têm gestão plena e eu não posso interferir na autonomia da gestão, mas posso compactuar no diálogo, que é o que estamos fazendo. A regulação Cross (Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde) não nos dá acesso aos dados. Estou pedindo para os municípios abrirem a sua regulação municipal, para que possamos fazer juntos esse levantamento”, explicou o secretário.

Presenças

Estiveram presentes na reunião, também, os deputados Luiz Claudio Marcolino (PT), Lucas Bove (PL), Valdomiro Lopes (PSB), Oseias de Madureira (PSD), Enio Tatto (PT), Edna Macedo (Republicanos), Solange Freitas (União), Dr. Eduardo Nóbrega (Podemos) e Alex Madureira (PL).

Em cumprimento ao artigo 52 da Constituição Estadual, secretários de Estado, semestralmente, devem comparecer à Alesp, perante a Comissão Permanente de sua área, para prestação de contas do andamento da gestão, bem como para demonstrar e avaliar o desenvolvimento de ações, programas e metas da Pasta.

Leia também: Barueri inicia vacinação contra a dengue


Fonte: Alesp – Foto: Carol Jacob/Alesp

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Homem é preso com 40 kg de cocaína em Araçariguama

0 0
Read Time:1 Minute, 14 Second

A Polícia civil prendeu em flagrante um homem, de 32 anos, por tráfico de drogas, na noite da segunda-feira (24), na Rodovia Presidente Castello Branco, próximo ao centro de Araçariguama. Ele transportava 40 quilos de cocaína.  

Durante o andamento de uma investigação, policiais civis do 2° Distrito Policial de Cotia foram informados, sobre um veículo, vindo de Campinas, que passaria drogas para um outro automóvel, entre os limites de São Roque e Araçariguama. De pronto, os agentes iniciaram diligências e, no local dos fatos, encontraram os veículos suspeitos. 

O motorista do carro que recebeu as drogas foi preso no local. Já o que levou, conseguiu fugir.

Durante a revista pessoal, nada de ilícito foi encontrado com ele. No carro, os policiais apreenderam quatro caixas de papelão com 40 tijolos de cocaína, que totalizaram 40 quilos da droga. 

Ao ser questionado, o homem confessou a prática do crime e foi preso em flagrante. Foram solicitados exames ao Instituto de Criminalística (IC). 

O carro utilizado pelo criminoso foi apreendido e o caso foi registrado como tráfico de drogas e localização/apreensão de veículo no 2° DP de Cotia.

Leia também: ‘Saidinha’ de presos termina com 677 detentos recapturados no Estado


Fonte/Foto: SSP-SP

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %
error: