A Polícia civil prendeu em flagrante um homem, de 32 anos, por tráfico de drogas, na noite da segunda-feira (24), na Rodovia Presidente Castello Branco, próximo ao centro de Araçariguama. Ele transportava 40 quilos de cocaína.
Durante o andamento de uma investigação, policiais civis do 2° Distrito Policial de Cotia foram informados, sobre um veículo, vindo de Campinas, que passaria drogas para um outro automóvel, entre os limites de São Roque e Araçariguama. De pronto, os agentes iniciaram diligências e, no local dos fatos, encontraram os veículos suspeitos.
O motorista do carro que recebeu as drogas foi preso no local. Já o que levou, conseguiu fugir.
Durante a revista pessoal, nada de ilícito foi encontrado com ele. No carro, os policiais apreenderam quatro caixas de papelão com 40 tijolos de cocaína, que totalizaram 40 quilos da droga.
O último domingo (23) ficará marcado na memória da família Alves e de dois policiais militares que auxiliaram no parto de Maila. A criança nasceu durante uma emergência no bairro Industrial Anhanguera, em Osasco.
Os policiais do 14º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano estavam de plantão quando receberam o chamado para socorro do Centro de Operações da PM (Copom). Uma amiga da mãe ligou para o 190 pedindo ajuda, informando que a mulher estava em trabalho de parto.
Em instantes, a equipe estava no endereço. Os policiais encontraram a mãe no chão da rua, já em trabalho de parto, e, então, ligaram para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Os policiais iniciaram os procedimentos de emergência.
A equipe paramentada auxiliou a mãe para que a bebê nascesse sem complicações. Momentos depois, o choro da recém-nascida ecoou baixo e Maila Alves veio ao mundo.
O cabo Filipe Pereira foi um dos responsáveis pelo parto. “Chegamos em menos de cinco minutos. O tempo foi essencial para que o nascimento acontecesse em segurança”, disse. “A bebê nasceu em nossas mãos”, completou o PM.
Esse foi o primeiro parto realizado pelo cabo, que está na corporação há cinco anos. “Fiquei muito satisfeito em poder ajudar.”
Com a chegada do resgate, os policiais acompanharam a mãe e a filha à Maternidade Amador Aguiar para receber os cuidados necessários de pós-parto.
Com novo formato e nova programação, a Feira do Livro volta a ocupar a Praça Charles Miller, em frente ao Mercado Livre Arena Pacaembu (Estádio do Pacaembu), a partir deste sábado (29). Realizado na capital paulista desde 2022, o festival literário gratuito será ainda maior na edição deste ano.
“Este ano, a Feira do Livro terá mais autores, mais dias e mais palcos. A feira está crescendo em várias direções nesse sentido. Teremos mais de 150 autores, nove dias de duração e mais palcos”, disse Paulo Werneck, diretor do evento.
Até o dia 7 de julho, o festival vai ocupar uma área de 15 mil metros quadrados com livros, autores, leitores, expositores e uma extensa programação literária que vai desde oficinas, bate-papos, doações de livros para bibliotecas escolares e comunitárias até ações com professores. A programação será transmitida simultaneamente no canal do festival no YouTube.
Na edição deste ano, a Feira do Livro terá três novos palcos, onde vão funcionar os tablados literários, espaços que serão utilizados para debates e sessões de autógrafos. “Além dos dois palcos maiores, vamos ter três tablados literários, que são pequenos palcos espalhados pela praça criando uma programação paralela”, explicou Werneck.
Os autores da programação oficial vão se apresentar nos palcos maiores: o Auditório Armando Nogueira, no Museu do Futebol, e o Palco da Praça, montado no meio da rua. Nesses palcos, 150 convidados vão participar de conversas sobre uma diversidade de temas como literatura, língua portuguesa, cultura afro-brasileira, música, história do Brasil, poesia, humor e cultura. Após as conversas, os autores assinarão livros na Tenda de Autógrafos Dois Pontos, livraria oficial do evento.
Entre os dias 1º e 5 de julho, a Feira do Livro traz ainda a Praça de Aula, com debates sobre racismo e antirracismo nas escolas, crise climática e racismo ambiental, saberes indígenas e quilombolas, a história do Brasil e da língua portuguesa.
Autores
A programação deste ano vai trazer nomes como Ivan Angelo, Maria Adelaide Amaral, Marcelo Rubens Paiva, Natalia Timerman, Tatiana Salem Levy, José Henrique Bortoluci, Adelaide Ivánova, Gregorio Duvivier, Bruna Beber, Mar Becker, Julia de Souza, Eliana Alves Cruz, Nara Vidal, Odorico Leal, Joca Reiners Terron, Caetano W. Galindo e Pablo L.C. Casella.
A contista Iara Biderman, os poetas Sérgio Vaz e Mel Duarte, o professor de direito Renan Quinalha, o ex-embaixador e ex-ministro Rubens Ricupero, o ex-jogador de futebol e comentarista esportivo Walter Casagrande, o sambista Martinho da Vila, o ativista Rodrigo Hübner Mendes, o cantor e compositor Nando Reis, a chef de cozinha e escritora Rita Lobo, o linguista Marcos Bagno, o matemático Marcelo Viana, o psicanalista Christian Dunker e a artista Lenora de Barros também estarão presentes no evento.
Entre os autores internacionais, os destaques são Betina González, Claudia Piñeiro, Michel Nieva, Camila Fabbri, Rui Tavares, Henry Louis Gates Jr., James Green, Jabari Asim e Jamaica Kincaid.
“Neste ano temos ainda o Stênio Gardel, um autor cearense que ganhou o principal prêmio literário dos Estados Unidos, o National Book Award. Ele é um dos grandes autores que estarão presentes na feira. Tem também a Lilia Guerra, uma autora aqui da periferia de São Paulo, que escreveu o livro no ônibus, com o caderno no colo. Vamos ter também a Camila Sosa Villada, uma das maiores autoras da América Latina, além de autores yanomami”, destacou Werneck.
O festival promove ainda mesas para discutir os 60 anos do golpe militar no Brasil, a escravidão nas Américas e a vida do abolicionista André Rebouças. Já as mesas de Nara Vidal e Caetano W. Galindo serão veiculadas no programa Trilha de Letras, que a escritora Eliana Alves Cruz apresenta na TV Brasil.
Programação da Feira do Livro 2024
Sábado, 29 de junho
10h, no Palco da Praça: Abertura
10h15, no Auditório Armando Nogueira: Hannelore Cayre. Mediação: Eduardo Muylaert Apoio: Embaixada da França no Brasil 11h45, no Palco da Praça: Christian Dunker e Natalia Timerman. Mediação: Tati Bernardi
12h, no Auditório Armando Nogueira: Rui Tavares e Sergio Fausto. Mediação: Camila Rocha Apoio: Instituto Camões
13h30, no Palco da Praça: Iara Biderman e Odorico Leal. Mediação: Maria Carvalhosa
14h, no Auditório Armando Nogueira: Rubens Ricupero.
15h15, no Palco da Praça: Bernardo Esteves e Adriana Abujamra. Mediação: Eduardo Neves
15h30, no Auditório Armando Nogueira: Neca Setubal, Inês Lafer e Carol Pires
17h, no Palco da Praça: Martinho da Vila. Mediação: Adriana Couto
17h30, no Auditório Armando Nogueira: Betina González e Andrea del Fuego. Mediação: Beatriz Muylaert
19h, no Palco da Praça: Stênio Gardel. Mediação: Schneider Carpeggiani
Domingo, 30 de junho
10h, no Palco da Praça: Marcelo Viana Mediação: Bernardo Esteves
10h15, no Auditório Armando Nogueira: Nara Vidal. Mediação: Eliana Alves Cruz Patrocínio: TV Brasil
11h45, no Palco da Praça: Rui Tavares. Mediação: Sofia Nestrovski Apoio: Instituto Camões
14h, no Auditório Armando Nogueira: Caetano W. Galindo. Mediação: Eliana Alves Cruz Patrocínio: TV Brasil
15h, no Palco da Praça: Rita Lobo. Mediação: Isabelle Moreira Lima
15h30, no Auditório Armando Nogueira: Adelaide Ivánova e Mar Becker. Mediação: Irene de Hollanda
17h, no Palco da Praça: Tatiana Salem Levy e Claudia Piñero. Mediação: Paula Sacchetta
17h30, no Auditório Armando Nogueira: Caetano W. Galindo e Marcos Bagno. Mediação: Luana Chnaiderman
19h, no Palco da Praça: Camila Sosa Villada. Mediação: Adriana Ferreira Silva
Um grupo suspeito de fraudar a emissão de documentos eleitorais está sob investigação da Polícia Federal (PF). Segundo a instituição, os investigados usaram o aplicativo e-Título para invadir o sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e realizar várias ações em nome de “pessoas públicas” – incluindo políticos, empresários, artistas e atletas.
Consultado, o próprio TSE informou que detectou as irregularidades em julho de 2023. “Em ação preventiva e permanente de verificação da lisura e do rigor de dados nos seus canais digitais, o tribunal identificou acessos irregulares no aplicativo e-Título, sem qualquer relação com o sistema de votação nem com o processo eleitoral, cuidando-se de informações relativas a dados e informações não sensíveis.”
De acordo com a PF, a Corte identificou ao menos 158 registros de irregularidades, que vão desde a emissão irregular de título de eleitor até a inscrição indevida das vítimas para atuarem como mesário voluntário nas eleições.
“O que aconteceu foi a inserção fraudulenta de dados no E-título, por meio de acesso regular ao sistema (criação de perfis falsos com dados das vítimas). Isso é considerado pela legislação invasão de dispositivo informático, não houve quebra de proteção do sistema”, informou a assessoria da PF.
Com base no resultado das investigações iniciais, a PF deflagrou, na manhã desta terça-feira (25), a Operação Eleitor Protegido. Policiais federais cumpriram a seis mandados judiciais de busca e apreensão em endereços relacionados aos suspeitos nas cidades de Belo Horizonte (MG); São Paulo (SP); Maracanaú (CE) e São Miguel do Gostoso (RN).
Segundo a PF, os documentos e aparelhos apreendidos auxiliarão nas investigações, que serão aprofundadas para tentar esclarecer o objetivo dos investigados, que devem responder pelo crime de invasão de dispositivo informático. Em nota, o TSE acrescentou que “permanece atento a qualquer abuso ou desvio em relação a dados inseridos nos sistemas disponíveis e de guarda da Justiça”.
O e-Título é um aplicativo móvel para obtenção da via digital do título eleitoral. Permite o acesso rápido e fácil às informações da eleitora e do eleitor cadastradas na Justiça Eleitoral. Apresenta dados como: zona eleitoral, situação cadastral, além da certidão de quitação eleitoral e da certidão de crimes eleitorais. O app pode ser baixado para smartphone ou tablet , nas plataformas iOS.
A cidade de Santana de Parnaíba está prestes a dar um importante passo no atendimento às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A Secretaria de Saúde do município anuncia a fase final de adequação do Espaço de Referência ao Autismo, uma unidade dedicada a oferecer atendimento qualificado e integrado para as necessidades específicas das pessoas com TEA.
O espaço localizado na Rua Topázio, 65, no Jardim Parnaíba, o novo centro de referência ocupará um prédio de quatro andares, com uma área total de aproximadamente de 1 mil metros quadrados. A unidade oferecerá serviços gratuitos, melhorando a qualidade de vida dos usuários com TEA e de seus familiares através da rede pública municipal.
O Espaço proporcionará desde o diagnóstico até o tratamento contínuo, com um atendimento multidisciplinar que inclui neuropediatria, nutrição, psicologia, terapia ocupacional, fisioterapia, psicopedagogia, fonoaudiologia, neuropsicologia, serviço social, enfermagem e educação física. Mais de 30 profissionais técnicos, além de uma equipe de apoio administrativo, estarão envolvidos.
Segundo dados da Secretaria de Saúde, há 1.215 crianças e adolescentes e 125 adultos diagnosticados ou com suspeita de TEA em Santana de Parnaíba. Atualmente, 40% das crianças e adolescentes com TEA são atendidas no Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPS II) e outras 15% na Rede de Atenção Primária em Saúde (UBS).
Inicialmente, o novo centro de referência focará no diagnóstico e tratamento de crianças e adolescentes de zero a 18 anos. Em uma segunda fase, o atendimento será expandido para incluir adultos conforme a necessidade.
A estimativa é que o centro realize cerca de mil atendimentos mensais à medida que os serviços sejam implantados progressivamente. Além dos serviços clínicos, o centro prevê a implementação de projetos e atividades em parceria com outras secretarias e instituições, destacando o apoio da Secretaria da Mulher e da Família na realização deste objetivo.
Sobre o TEA
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um termo que engloba um grupo de afecções do neurodesenvolvimento, cujas características envolvem alterações qualitativas e quantitativas da comunicação (linguagem verbal e/ou não verbal), da interação social e do comportamento caracteristicamente estereotipados, repetitivos e com interesses restritos.
Nos últimos anos, os dados sobre a prevalência do TEA têm mudado bastante, com aumento importante do número de casos, o que vem sendo alvo de constantes discussões, visto que tais dados refletem a possibilidade do real aumento dos casos ou de uma maior capacidade de identificação a partir da ampliação dos critérios diagnósticos. Estatísticas americanas, apresentadas pelo Centers for Disease Control and Prevention (CDC), passaram de 1:150, em 2000, para 1:88, em 2012 e 1:36 em 2023.
Realizada nesta segunda-feira (24), a sexta reunião da Frente Parlamentar pela Segurança nas Escolas do Estado de São Paulo – coordenada pelo deputado estadual Capitão Telhada (PP) – reuniu autoridades no auditório Teotônio Vilela. Na pauta, a discussão sobre medidas preventivas contra a violência em escolas.
Em entrevista à TV Alesp, Telhada reforçou o objetivo dos encontros. “A nossa intenção é dar voz aos profissionais da área, desde a Polícia Militar até a Secretaria da Educação, associações de pais e mestres e estudiosos dessa temática. A ideia é criar um modelo de gestão de incidentes que tenha aporte do governo e que todas as escolas, inclusive as particulares, tenham condições de torná-lo prático”, comentou o parlamentar.
Doutora em Educação e professora do Departamento de Psicologia Escolar da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Telma Vinha falou sobre o trabalho de mapeamento dos ataques em escolas, que ajudam a compreender fatores sociais que podem desencadear o comportamento violento em jovens.
“Esses ataques possuem algumas características. Todos eles foram provocados por meninos ou homens, 80% sendo menores de idade. Quase todos são meninos brancos, que possuem falas preconceituosas. Todos, sem exceção, viveram sofrimentos na escola”, explicou Telma. “Outra característica é que eles consomem conteúdos violentos na superfície da internet”, acrescentou a especialista.
Ambiente seguro
Telhada agradeceu o entusiasmo e o interesse de participantes e convidados sobre o tema e disse que pretende ver na prática o reflexo dessas ações na promoção de um ambiente escolar seguro para os alunos.
O Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) abriu nesta segunda-feira (24) as inscrições para o concurso público. O processo seletivo vai abrir 264 vagas temporárias de nível superior, com remuneração máxima de R$ 6.130.
Os interessados podem se inscrever até 24 de julho, no site do Idecan, ao custo de R$ 62. As vagas são para lotação em Brasília (DF) e nas 27 Superintendências Federais da Pesca e Aquicultura. A jornada de trabalho é de 40 horas semanais.
As oportunidades são para mais de 20 perfis profissionais: direito, economia, ciências contábeis, tecnologia da informação, jornalismo, marketing, design gráfico, engenharia de pesca, oceanografia/oceanologia, biologia, engenharia de aquicultura, medicina veterinária, engenharia de zootecnia, estatística e mais.
O prazo de duração dos contratos será de até dois anos, podendo ser prorrogado por mais dois anos.
Provas objetivas de múltipla escolha, de caráter eliminatório e classificatório para todos os cargos; e
Prova de títulos de caráter classificatório para cargos de engenheiro de pesca, oceanografia/oceanologia, biologia, engenheiro de aquicultura, medicina veterinária e zootecnia.
Com o intuito de aprimorar o serviço prestado à população, a Prefeitura de Santana de Parnaíba ampliou o horário de funcionamento da Farmácia Municipal USA Fazendinha.
Desde o dia 17 de junho, o equipamento público, que oferece gratuitamente medicamentos controlados e de alto custo, passou a funcionar das 7h às 19h, de segunda a sexta-feira. A ampliação do horário (que antes era das 7h às 18h), será válida também para os fins de semana, a partir de 1º de julho.
A mudança visa possibilitar com que a equipe da farmácia atenda aos moradores que só conseguem chegar na unidade após às 18h, entre outros.
Para a retirada de medicamentos nas farmácias municipais, o paciente atendido pela rede pública de saúde deve ser homologado no município, apresentar receita médica e documento de identificação.
A Farmácia USA Fazendinha, fica localizada na Estrada Tenente Marques, 5.242, e atende por mês, em média, 10.136 pacientes.
Apesar de lutar muito o Brasil empatou em 0 a 0 com a Costa Rica, na partida que marcou sua estreia na atual edição da Copa América e que foi disputado na noite desta segunda-feira (25) no SoFi Stadium, em Inglewood, na Califórnia.
Seleção Brasileira não sai do empate com a Costa Rica na estreia pela Copa América 2024 – Foto: Rafael Ribeiro/CBF
Após o resultado, o Brasil divide a segunda posição do Grupo D da competição com os costarriquenhos. A liderança da chave é ocupada pela Colômbia, que bateu o Paraguai por 2 a 1 para somarem seus três primeiros pontos na competição. Já os paraguaios são os lanternas, pois permanecem sem ponto algum.
Contando com jogadores com maior qualidade técnica, a equipe comandada pelo técnico Dorival Júnior dominou a etapa inicial, tendo maior posse de bola (69% a 31%) e com maior número de finalizações (oito a um). A seleção chegou a marcar aos 32 minutos, com Marquinhos de primeira após a bola ser levantada na área. Porém, o gol foi anulado pelo juiz, com auxílio do VAR (árbitro de vídeo), por causa de posição irregular do zagueiro.
Após o intervalo Dorival Júnior colocou a equipe mais para a frente com a entrada dos nomes de Gabriel Martinelli, Endrick e Savinho. As oportunidades até chegaram a ser criadas, mas o goleiro Patrick Sequeira mostrou segurança para segurar a igualdade até o apito final.
Dorival Júnior mexeu na equipe e colocou a seleção mais para a frente na segunda etapa. – Foto: Rafael Ribeiro/CBF
O próximo compromisso da seleção brasileira na competição será a partir das 22h (horário de Brasília) da próxima sexta-feira (28), quando medirá forças com o Paraguai no Allegiant Stadium, em Las Vegas, Nevada.
O filme ‘Divertida-Mente 2’ já é um sucesso. Em seu primeiro final de semana em cartaz no Brasil, a animação levou 4,5 milhões de pessoas aos cinemas, com um faturamento de R$ 96,62 milhões.
O longa se tornou a segunda maior estreia do país, ficando atrás somente de “Vingadores: Ultimato”, de 2019. O filme teve uma arrecadação de R$ 101 milhões e uma público de 5,4 milhões.
Com a grande procura por ‘Divertida-Mente 2’, “Bad Boys: Até o fim” caiu para o segundo lugar nas bilheterias, arrecadando R$ 4,36 milhões e levando 197,6 mil pessoas às telonas
“Planeta dos Macacos: O Reinado” ocupa a terceira colocação, com uma receita de R$ 534,1 mil e audiência de 24,1 mil pessoas.
Já os filmes “Clube dos Vândalos”, “Ghost: Rite Here Rite Now” e “Bandida – A Número Um”, que também estrearam neste fim de semana, aparecem as posições quatro, cinco e seis, respectivamente, nos cinemas.
No total, as bilheterias dos cinemas brasileiros faturaram cerca de R$ 103 milhões no último fim de semana, quase seis vezes os R$ 17,4 milhões acumulados na semana anterior. O público cresceu de 831,1 mil para 4,8 milhões de pessoas.