A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o registro do Inluriyo® (tosilato de inlunestranto), um novo medicamento indicado para o tratamento de adultos com câncer de mama localmente avançado ou metastático que já foram submetidos à terapia endócrina.
Segundo a agência, o medicamento é destinado a pacientes com tumores positivos para receptor de estrogênio (ER+), negativos para o receptor 2 do fator de crescimento epidérmico humano (HER2-) e que apresentam mutação no receptor de estrogênio 1 (ESR1m).
- Clique aqui e siga o canal do Hora de S. Paulo no WhatsApp
Desenvolvido pela Eli Lilly do Brasil Ltda., o tratamento é administrado por via oral e utilizado como monoterapia.
O câncer de mama é atualmente o tipo de neoplasia maligna mais frequente entre as mulheres. Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) apontam que, entre 2023 e 2025, foram registrados 73.610 novos casos da doença no Brasil, o que representa cerca de 30,1% de todos os cânceres diagnosticados em mulheres.
A aprovação do novo medicamento amplia as opções terapêuticas disponíveis para pacientes com formas avançadas da doença, especialmente aquelas que já passaram por tratamentos hormonais e apresentam características genéticas específicas do tumor.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
- Anvisa aprova novo medicamento para tratamento do câncer de mama avançado
- PM liberta 12 reféns após sequestro em ônibus de pacientes no interior de SP
- TRE-SP inicia convocação de mesários para as eleições de 2026
- Desistências de Paulo Serra e Kim ampliam cenário de polarização na disputa pelo Governo de SP
- Smart+ de Santana de Parnaíba identifica veículo dublê e ajuda a recuperar carro furtado
Foto de Sasun Bughdaryan na Unsplash
