UBS na Aldeia de Barueri retoma atendimento nesta segunda-feira (23)

1 0
Read Time:1 Minute, 45 Second

Mais uma reforma de Unidade Básica de Saúde (UBS) foi concluída. No dia 20 (sexta-feira) começou a mudança para a UBS José Francisco Caiaba, na Aldeia de Barueri, que estava funcionando provisoriamente no Caps Adulto – Estação, no Centro. Nesta segunda-feira (23), a unidade retoma o atendimento à população no prédio original e completamente reformado na avenida da Aldeia, 230.

“Os moradores da Aldeia de Barueri e dos bairros próximos já podem voltar a frequentar a UBS José Francisco Caiaba, que está toda reformada, praticamente nova. As obras de melhorias nas UBSs da cidade garantem um atendimento confortável a todos”, afirmou o secretário de Obras, Beto Piteri.

Além do prédio reformado, a UBS também recebe mais dois clínicos gerais, que se juntam aos outros médicos de diferentes especialidades. 

Consultórios foram totalmente reformados – Foto: Divulgação/SECOM-Barueri

A UBS atende por mês 7,2 mil pessoas e possui as seguintes especialidades: Clínica Geral, Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia, Enfermagem, Psiquiatria, Psicologia e Odontologia. E ainda tem à disposição serviços de saúde como coleta de exames de laboratório, coleta de Papanicolau, curativo, dispensação de medicamentos, inalação, medicação e vacinação.

A UBS da Aldeia de Barueri tem 13 consultórios, foi reformada e ampliada pela Secretaria de Obras, que cuidou para que, além da manutenção necessária do prédio, fossem revitalizados espaços, principalmente os de atendimento ao público, bem como dos setores destinados aos profissionais.

O valor da obra na reforma e ampliação da UBS da Aldeia de Barueri foi de R$ 3,2 milhões.

Veja o que foi feito na nova UBS

  • Novos passeio público, piso externo e interno;
  • Substituição dos azulejos da copa, banheiros e vestiários;
  • Pintura interna e externa geral;
  • Revisão e modernização das instalações elétricas e hidráulicas;
  • Substituição de luminárias, com lâmpadas Led, de telhas, calhas, rufos e condutores;
  • Instalação de abrigo, cilindros e sistema de gás hospitalares;
  • Sistema de ar condicionado em área específica;
  • Substituição de portas, caixilhos, louça sanitária e metais danificados;
  • Revisão do reservatório de água;
  • Adequação do sistema de segurança e alarme de incêndio;
  • Novo paisagismo e área de descanso para os funcionários.

Fonte/fotos: SECOM-Barueri

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Brasileirão: Corinthians e São Paulo ficam no empate no Majestoso

0 0
Read Time:2 Minute, 56 Second

Em um clássico movimentado, Corinthians e São Paulo empataram por 1 a 1, neste domingo (22) na Neo Química Arena, na capital paulista, em duelo válido pela 7ª rodada do Campeonato Brasileiro. Calleri fez o gol dos visitantes no primeiro tempo e Adson igualou para os mandantes no segundo. Com o resultado, o Timão vai a 14 pontos, na liderança da tabela, enquanto o Tricolor vem logo atrás, com dois pontos a menos, junto com Palmeiras, Atlético-MG e Botafogo.

O primeiro tempo foi movimentado, com domínio do São Paulo mesmo atuando fora de casa. O goleiro Cássio, do Corinthians, fez diversas defesas difíceis, como no chute de Alisson, que recebeu dentro da área e bateu de primeira, à direita. O camisa 12 corintiano se esticou para colocar para escanteio, aos 18.

Aos 26, o goleiro novamente precisou trabalhar em cabeçada de Calleri após longo lançamento de Rodrigo Nestor.

Em meio ao domínio tricolor, o Corinthians chegou a balançar as redes aos 35, com Jô, mas o gol foi anulado por impedimento de Renato Augusto, que fez o cruzamento.

Uma confusão entre jogadores dos dois times, somada ao tempo para revisar e anular o gol corintiano, resultaram em longos acréscimos e o São Paulo enfim conseguiu seu gol aos 50 minutos. Após cobrança de falta na área, Alisson ficou com a sobra e encontrou Calleri dentro da área. O argentino dominou e fuzilou, abrindo o placar e marcando pela sétima vez no campeonato. Ele é o artilheiro da competição.

Antes do intervalo, o Tricolor ainda teve tempo para exigir três grandes defesas de Cássio no mesmo lance.

Timão iguala na segunda etapa

Logo no início da segunda etapa, um fato extracampo chamou a atenção: o árbitro Wilton Pereira Sampaio comunicou ao quarto árbitro que uma parte da torcida corintiana entoou cânticos homofóbicos direcionados ao São Paulo. O ato pode ser usado para uma eventual punição ao time.

Aos 15, o São Paulo teve um gol anulado por impedimento de Eder. Na primeira metade do segundo tempo, a equipe ainda se impunha ao rival, mas pouco a pouco foi perdendo território.

As investidas deram resultado para o Timão. Aos 34, três jogadores que entraram após o intervalo em mexidas do técnico Vitor Pereira montaram a jogada do gol do empate. Júnior Moraes tocou para a esquerda, onde Lucas Piton dominou e cruzou para Adson completar de cabeça.

O empate estendeu o tabu do São Paulo no estádio do Corinthians: desde que a Arena foi inaugurada, em 2014, o Tricolor nunca bateu o adversário em território inimigo. São 16 jogos, com dez vitórias corintianas e seis empates.

As duas equipes têm compromissos pelos torneios continentais no meio da semana. Na quinta (26), o Timão decide seu futuro na Libertadores diante do Always Ready (Bolívia), a partir das 21h (horário de Brasília) em casa. A equipe luta por uma das duas vagas do Grupo E com o Deportivo Cali (Colômbia) e o Boca Juniors (Argentina).

Já o São Paulo tem um duelo menos tenso, pois já está classificado à próxima fase da Copa Sul-Americana. Na quarta (25) o Tricolor recebe o Ayacucho (Peru).

Pelo Brasileirão, o São Paulo joga no sábado (28) contra o Ceará, no Morumbi. No dia seguinte, o Timão defenderá a liderança diante do América-MG, também em casa.


Por Igor Santos – Repórter TV Brasil – Foto: Rubens Chiri/saopaulo.net/Direitos Reservados

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Polícia Militar prende dupla e recupera três motocicletas roubadas

1 0
Read Time:1 Minute, 9 Second

Policiais militares prenderam em flagrante dois homens, de 21 e 22 anos, após roubos realizados na manhã de sábado (21), na zona leste de São Paulo.

A Polícia Militar foi acionada para atender duas ocorrências de roubos de moto e, após patrulhamento, os PMs encontraram os criminosos trafegando pela Av. Dr. Assis Ribeiro, os quais empreenderam fuga e se dispersaram. Na ocasião, um deles colidiu contra um automóvel e foi abordado pelos militares, que recuperaram a motocicleta e uma mochila roubados de um homem, de 44 anos.

noticia
Motocicletas recuperadas pela Polícia Militar – Foto: Divulgação/SSP-SP

Durante a ação, outra equipe policial realizava diligências quando foram informados por populares que a segunda motocicleta estaria na casa do comparsa. No local informado, foram autorizados a entrar na residência por uma mulher e lá encontraram o suspeito e o veículo pertencente a um jovem, de 22 anos, além de um simulacro e uma arma de fogo, nove celulares roubados e uma terceira motocicleta roubada dia 16/04, de outra vítima, de 22.

As motocicletas e dois celulares foram apreendidos e entregues aos proprietários e o caso foi registrado no 24º DP (Ponte Rasa). A Polícia Civil investiga para localizar e prender os demais envolvidos.

Leia também:


Por Marcia Fortes/SSP-SP – Foto: Divulgação/Polícia Militar SP

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Poupatempo faz mutirão para renovação da CNH neste sábado (21)

0 0
Read Time:1 Minute, 42 Second

Neste sábado (21) o Poupatempo de São Paulo promove o primeiro mutirão do mês para a renovação de Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Desta vez, a oportunidade é para os motoristas cujos  documentos venceram em janeiro e fevereiro de 2021 e precisam renovar até o dia 31 de maio deste ano.

De acordo com estimativas do Departamento de Trânsito (Detran-SP), mais de 170 mil motoristas estão nessas condições. Para atender principalmente esse público, serão oferecidas 9,4 mil vagas distribuídas nos postos de atendimento do programa. As vagas foram liberadas na quarta-feira (18) e o agendamento já pode ser realizado nos canais digitais – portal, aplicativo Poupatempo Digital e totens de autoatendimento.

Neste ano, o Poupatempo já realizou mais de 1 milhão de atendimentos para solicitações de renovação de CNH, sendo que apenas 414 mil foram feitas presencialmente, nas unidades físicas. Ao longo de todo o ano passado, 7 milhões de cidadãos deram entrada ao processo de renovação da habilitação no Poupatempo e, desse total, 4,5 milhões de solicitações (65%) foram realizadas de forma online.

A renovação simplificada deve ser feita preferencialmente de forma remota, tanto pelo Poupatempo quanto pelos canais do Detran-SP. Para isso, o motorista não precisa comparecer presencialmente em uma unidade, bastando seguir o passo a passo do atendimento online, realizar o exame médico na clínica indicada durante o processo e o novo documento chegará ao endereço de cadastro, pelos Correios.

Os motoristas que tenham CNH nas categorias C, D ou E precisam realizar o exame toxicológico em laboratório credenciado pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) com antecedência, pois o laudo poderá ser solicitado durante o exame médico. 

O exame é válido por dois anos e meio para menores de 70 anos e tem a mesma validade da CNH para maiores de 70 anos. Outra opção é o motorista solicitar o rebaixamento de categoria, o que também pode ser feito pelos canais digitais, inclusive durante o processo de renovação simplificada.


Por Agência Brasil – Foto: Arquivo/Divulgação/Portal Governo de SP

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Operação Sufoco detém quadrilha do PIX e apreende grande quantidade de drogas

0 0
Read Time:2 Minute, 56 Second

Na Capital, oito traficantes foram presos em flagrante e no interior mais de meia tonelada de maconha foi apreendida; em Carapicuíba, trio foi detido por sequestrar vítimas para realizar transferências bancárias
A operação Sufoco completou seu 16º dia, nesta quinta-feira (19), com a prisão de oito pessoas em flagrante por tráfico de drogas, na Capital, e apreensão de mais de meia tonelada de maconha em Ribeirão Preto. Na região metropolitana, três pessoas foram detidas por integrarem uma quadrilha do PIX.

Na cidade de São Paulo, integrantes da 1ª Delegacia Seccional de Polícia – Centro e do 77º Distrito Policial, com apoio de policiais militares, guardas municipais e integrantes do Departamento de Operações Policiais Estratégicas (Dope), deflagraram a etapa 8 da fase v da operação Caronte, integrada à operação Sufoco. Na ação, três mulheres e cinco homens foram presos em flagrante por tráfico de entorpecentes e outras três pessoas em cumprimentos a ordens judiciais. Os trabalhos se concentraram na Rua Doutor Frederico Steidel, na região do Campos Elíseos, e também resultaram na apreensão de porções de drogas, cinco balanças de precisão, um simulacro de arma de fogo, cerca de R$ 5,5 mil em espécie, além de outros objetos.

No interior paulista, por sua vez, uma equipe da 2ª Delegacia de Investigações sobre Entorpecentes (Dise), da Divisão Especializada de Investigações Criminais (Deic) de Ribeirão Preto, apreenderam 801 tijolos de maconha, que somaram 545,6 quilos. As drogas foram localizadas enterradas em uma chácara, em um buraco com 1,7 metro de profundidade.

Em Carapicuíba, na Grande São Paulo, integrantes da Delegacia de Santana de Parnaíba prenderam dois homens e uma mulher que integravam uma quadrilha do PIX. O trio foi encontrado no cativeiro usado para manter as vítimas em cárcere privado para a realização de transferências bancárias.

Polícia Militar

Por parte da Polícia Militar, policiais da Força Tática do 29º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano (BPM/M) libertaram uma vítima que era feita refém de dois indivíduos durante um roubo de veículo. O carro com os suspeitos e a vítima foi abordado na Rua General Dalton Teixeira, no Parque Paulistano, em São Paulo. Na ação, um revólver calibre 38 foi apreendido.

Na zona leste da Capital, integrantes do 8º BPM/M prenderam criminosos por roubo no Tatuapé. Os suspeitos foram abordados no momento que rendiam um motorista com o uma pistola calibre 380 para subtrair a carga que ele transportava para um veículo produto de furto.

No interior, uma equipe do 50º Batalhão de Polícia Militar do Interior (BPM/I), prendeu dois indivíduos por roubo de motocicleta. Na ação, ocorrida na região de São Roque, um simulacro de arma de fogo foi apreendido.

Em outro flagrante da PM, desta vez no litoral, militares do 6º BPM/I prenderam um estelionatário que aplicava golpes em uma agência bancária de Santos.

Prisões e apreensões

A Operação Sufoco já deteve quase duas mil pessoas e vistoriou mais de 111,3 mil veículos. Foram apreendidos mais de 3,7 mil automóveis e motos, e recuperados 247 veículos que haviam sido roubados ou furtados.

Até o momento, foram apreendidas, aproximadamente, 10,6 toneladas de drogas, 115 armas de fogo e 14 armas brancas. Também foram recolhidos simulacros de armas, cartões bancários, máquinas de cartão, celulares e carcaças de celulares, veículos de alto valor, itens de informática, mais de R$ 21,2 mil em espécie, dinheiro estrangeiro, entre outros objetos.

Polícia Militar realiza blitz para identificar falsos entregadores – Foto: Divulgação/Polícia Militar SP

Por Nathalia Pagliarini/SSP-SP – Foto Capa: Divulgação/Polícia Civil SP

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Prazo de inscrições para o Enem 2022 termina hoje (21)

0 0
Read Time:1 Minute, 17 Second

Termina, às 23h59 (horário de Brasília) deste sábado (21), o prazo de inscrição para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022, versões impressa e digital. Todos os interessados em fazer o exame, isentos ou não, devem se inscrever pela Página do Participante. O exame será aplicado em todos os estados brasileiros, nos dias 13 e 20 de novembro.

Pagamento

Após a inscrição, o participante não isento deve acessar a Página do Participante, com login e senha únicos cadastrados no portal do governo federal (Gov.br), para escolher a forma de pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 85.

O prazo para pagar a taxa é até 27 de maio. Pela primeira vez, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) possibilitou o pagamento da taxa por meio de PIX e cartão de crédito, além do tradicional boleto – Guia de Recolhimento da União (GRU Cobrança). Vale lembrar que, após selecionar a opção de pagamento, não será possível alterar a escolha.

Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica.

Ao longo de mais de duas décadas de existência, tornou-se uma das principais portas de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (ProUni).

Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes, além de universidades em Portugal.


Por Karine Melo – Repórter Agência Brasil – Foto: Valter Campanato/Ag. Brasil

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Justiça nega pedido e mantém julgamento de Flordelis em Niterói

0 0
Read Time:1 Minute, 33 Second

A Justiça carioca negou ontem (20) o pedido da defesa da ex-deputada federal Flordelis dos Santos de Souza para que o julgamento fosse transferido da 3a Vara Criminal de Niterói para o Rio de Janeiro. A decisão liminar é do desembargador Celso Ferreira Filho, relator do caso na 2a. Câmara Criminal do Tribunal de Justiça.

A defesa de Flordelis alegou, no dia 3 deste mês, que a juíza do caso, Nearis dos Santos Carvalho Arce, titular da 3ª Vara Criminal de Niterói, tinha falado com os jurados que devem atuar no processo sobre o julgamento da ré. Eles alegaram que, ao comentar sobre o caso em uma reunião, a magistrada teria comprometido a parcialidade dos jurados.

Na decisão, o magistrado escreveu “não ter havido qualquer quebra de imparcialidade dos jurados quando reunidos com a juíza titular da 3ª Vara Criminal da Comarca de Niterói, confirmando tratar-se de reunião rotineira entre a magistrada e eventuais componentes do corpo de jurados, na qual Ministério Público, assistente de acusação ou defesa têm acesso. Finalizo reiterando o indeferimento.”

Condenações

Em novembro de 2021, o Tribunal do Júri de Niterói condenou dois filhos da ex-deputada federal Flordelis pelo assassinato do pastor Anderson do Carmo. Flávio dos Santos Rodrigues, filho legítimo de Flordelis, acusado de ter efetuado os disparos contra a vítima, foi sentenciado a 33 anos, dois meses e 20 dias de prisão em regime inicialmente fechado.

Ele foi condenado pelos crimes de homicídio triplamente qualificado, porte ilegal de arma de fogo, uso de documento falso e associação criminosa armada.

Já Lucas Cezar dos Santos de Souza, filho adotivo, acusado de ter sido o responsável por adquirir a arma do assassinato, foi condenado a sete anos e seis meses de prisão em regime inicialmente fechado, por homicídio triplamente qualificado.


Por Douglas Corrêa – Repórter da Agência Brasil – Foto: Fernando Frazão/Ag. Brasil

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Brasileiro tem 1º caso de varíola dos macacos registrado na Alemanha

0 0
Read Time:1 Minute, 26 Second

Autoridades alemãs registraram o primeiro caso de infecção por varíola dos macacos no país. Segundo o Instituto de Microbiologia da Bundeswehr, ligado às Forças Armadas alemãs, o vírus foi detectado nesta quinta-feira (19) em um brasileiro de 26 anos, que chegou à Alemanha vindo de Portugal, após passar pela Espanha.

“O vírus da varíola dos macacos foi detectado pela primeira vez na Alemanha pelo Instituto de Microbiologia de #Bundeswehr. Nosso instituto em Munique já havia diagnosticado o primeiro caso do coronavírus em 2020”, informou o Ministério da Defesa alemão, em sua página no Twitter. Portugal, Espanha  e outros países europeus vivem surto da doença.

Ontem, autoridades portuguesas confirmaram ter identificado cinco casos da infecção por varíola dos macacos. Os serviços de saúde da Espanha estão testando 23 casos em potencial, depois que o Reino Unido colocou a Europa em alerta para o vírus.

De acordo com a agência Reuters, os cinco doentes portugueses, de 20 casos suspeitos no país, estão estáveis. São homens e todos vivem na região de Lisboa e Vale do Tejo, segundo as autoridades sanitárias portuguesas.

A doença

Varíola dos macacos é uma infecção viral rara, semelhante à varíola humana, embora mais leve, registrada pela primeira vez na República Democrática do Congo, na década de 1970. O número de casos na África Ocidental aumentou na última década.

Os sintomas incluem febre, dor de cabeça e erupções cutâneas que começam no rosto e se espalham pelo corpo.

De acordo com autoridades de saúde espanholas, a doença não é particularmente infecciosa entre as pessoas, e a maioria dos infectados recupera-se em algumas semanas, embora casos graves tenham sido relatados.


Por Luciano Nascimento – Repórter da Agência Brasil – Foto: CDC/Brian W. J. Mahy

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Ministério da Economia analisa cálculo de reajuste dos planos de saúde

0 0
Read Time:2 Minute, 10 Second

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) informou que o percentual máximo de reajuste a ser autorizado para os planos individuais ou familiares está sendo calculado e será divulgado pela agência após conclusão dos estudos e manifestação do Ministério da Economia. A agência reguladora enviou o cálculo do índice de reajuste anual no dia 10 de maio para a pasta. “Ainda não há, portanto, uma data definida para divulgação do índice”, afirmou a ANS.

A Associação Brasileira de Planos de Saúde (Abramge) estima que o percentual a ser aplicado em 2022 seja próximo a 15,8%. “Nesse sentido, é importante lembrar que os planos de saúde foram o único setor regulado com reajuste negativo em 2021, de -8,19%, reflexo direto das despesas médico-hospitalares de 2020 inferiores às de 2019 por conta do adiamento dos procedimentos eletivos, gerado pelo distanciamento social logo no início da pandemia”, afirma a nota.

O Ministério da Economia respondeu, também em nota, que só se manifestará quando a avaliação for concluída. “Ainda sem previsão”.

Segundo a Abramge, em 2021, as despesas superaram “e muito” as de 2020, como resultado da elevada taxa de ocupação hospitalar ocasionada por dois principais motivos: a retomada dos atendimentos adiados no ano anterior e a segunda onda da covid-19, muito maior do que a primeira.

“Outros fatores que impactaram, foram a inflação mundial de insumos (materiais, equipamentos e medicamentos) e a alta exponencial do dólar, moeda atrelada a grande parte dos insumos médico-hospitalares utilizados no Brasil”, acrescenta a nota.

A Federação Nacional de Saúde Suplementar (FenaSaúde) projeta reajuste de 15,7%. Segundo a entidade, o aumento de itens diversos, como o preço de medicamentos e insumos médicos, a forte retomada dos procedimentos eletivos, o impacto de tratamentos de covid-19 longa e a incorporação de novas coberturas obrigatórias aos planos de saúde, como medicamentos e procedimentos, impactam diretamente no reajuste.

De acordo com a federação, outro componente considerado para o cálculo do reajuste – sob peso de 20% – é o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que incide sobre custos de naturezas como despesas administrativas.

“Nesse sentido, vale ressaltar que o Brasil enfrenta a maior inflação geral em 19 anos, o que afeta diversos setores de atividade econômica, incluindo o mercado de planos de saúde. Ainda assim, no acumulado dos últimos dois anos, o IPCA passou de 16% e o reajuste de medicamentos, 22%, frente a 6,22% dos planos de saúde individuais, se confirmadas as projeções de reajuste para 2022, e considerando o reajuste negativo de – 8,19%, em 2021”, diz a FenaSaúde.


Por Agência Brasil – Foto: Arquivo/Ag. Brasil

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Projetos sobre combustíveis devem tramitar rápido no Senado

0 0
Read Time:1 Minute, 47 Second

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), tem mostrado interesse em colocar na pauta de votação na Casa o Projeto de Lei Complementar (PLP) 18/2022, para reduzir os preços dos combustíveis ao consumidor. Atualmente, o projeto está na Câmara, mas Pacheco já pretende mobilizar os líderes para discutir o tema.

O projeto propõe a desoneração de tarifas de energia, telecomunicações e transportes, e tramita junto com o PLP 211/21, que estabelece limite para a tributação dos bens essenciais, especialmente energia, petróleo, telecomunicações e gás. Os textos estão em regime de urgência e podem ser votados pelo plenário a qualquer momento.

A tramitação dos projetos foi pauta de uma conversa entre Pacheco e o presidente da Câmara, Arthur Lira, ocorrida ontem (19). Após o encontro, o senador foi ao Twitter comentar sobre o encontro.

“Comprometi-me a levar aos líderes o tema que pode contribuir para a redução do impacto dos tributos estaduais sobre o preço dos combustíveis. Ressaltei, também, a importância da conta de estabilização, aprovada no Senado, no PL 1472/21, como medida a ser considerada pela Câmara”, disse, na rede social.

PL 1472/21 foi aprovado no Senado em março e seguiu para a Câmara. O projeto altera a forma de cálculo do preço dos combustíveis, além de criar uma Conta de Estabilização. O texto também estipula que os preços dos combustíveis derivados de petróleo praticados no país tenham como referência as cotações médias do mercado internacional, os custos internos de produção e os custos de importação.

O relator do projeto, senador Jean Paul Prates (PT-RN), ouviu os setores envolvidos e também o governo, na tentativa de construir um texto em consenso com a maior quantidade de parlamentares possível. O projeto, no entanto, não avança na Câmara.

Jean Paul, inclusive, tem cobrado, em suas falas na tribuna do Senado, a votação do projeto na Câmara. Segundo o senador, esse projeto “pelo menos pode devolver aos brasileiros, e não integralmente aos acionistas, parte dos lucros da Petrobras com o aumento do preço de petróleo e com o valor cobrado pelos derivados importados”.


Por Marcelo Brandão – Foto: Pedro Gontijo/Senado Federal

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %
error: