Começou hoje (7) o prazo para a consulta do resultado dos pedidos de atendimento especializado no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os participantes que quiserem fazer um recurso contra o resultado têm até o próximo domingo (12), quando acaba o prazo recursal. O resultado será divulgado no dia 22 de junho.
Pelo cronograma do Enem, os candidatos que desejam ter tratamento por nome social poderão solicitá-lo entre 23 e 28 de junho. O resultado e o prazo inicial para os recursos têm início no dia 5 de julho, terminando no dia 10 do mesmo mês. O resultado dos recursos será divulgado no dia 15.
O edital do exame diz que caberá ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela aplicação da prova, “assegurar recursos de acessibilidade e/ou tratamento pelo nome social para participantes que requeiram desde que comprovem a necessidade.”
O atendimento especializado tem que ser solicitado no ato da inscrição no exame. Entre as condições previstas no edital, estão baixa visão, cegueira, visão monocular, deficiência física, deficiência auditiva, surdez, deficiência intelectual (mental), surdocegueira, dislexia, déficit de atenção, transtorno do espectro autista, discalculia, gestante, lactante, idoso, estudante em classe hospitalar e/ou pessoa com outra condição específica.
Enem
Este ano, o Enem teve 3.396.597 inscrições confirmadas. As provas do exame serão aplicadas nas versões impressa e digital nos dias 13 e 20 de novembro.
De acordo com Ministério da Educação (MEC), o número de inscritos representa um aumento de 11,6% em relação à edição de 2021, que teve 3.040.908 confirmações. O total corresponde às duas versões do exame, a impressa e a digital.
Do total de participantes confirmados, 2.028.353 (59,72%) são isentos da taxa de inscrição e 1.368.244 (40,28%) são pagantes. Os dados são considerados preliminares até a apuração definitiva, tendo em vista que há casos de processamento dos pagamentos pelas instituições bancárias, processos judiciais, comissão de demandas, além de outras situações excepcionais.
Por Luciano Nascimento – Repórter da Agência Brasil – Foto: Valter Campanato/Ag. Brasil
São oito as oportunidades de trabalho disponíveis nesta semana na Casa do Trabalhador de Barueri. As vagas vão de técnico em saúde bucal até atendente de lanchonete, passando por outras, como auxiliares nas áreas de televenda, de recepção e de limpeza.
Os vencimentos estão em torno de R$ 1,3 mil por mês e benefícios, a maior parte são de vale-transporte e vale-refeição. Todas as oportunidades pedem ensino médio completo.
Para disputar as vagas, o candidato precisa preencher o cadastro pelo sistema Emprega Brasil, mas pode também comparecer presencialmente na Casa do Trabalhador, que fica no setor amarelo do Ganha Tempo, na av. Henrique Mendes Guerra, 550, no Centro.
Outra opção para disputar as vagas disponíveis é pelo aplicativo Sine Fácil, cuja ativação é feita por meio do QR Code fornecido em atendimento presencial na Casa do Trabalhador. Abaixo estão as vagas da semana, assim como os requisitos para disputá-las.
Função
Escolaridade
Salário
Benefícios
Descrição das atividades
Técnico em saúde bucal
Ensino médio completo
R$ 1.300,00
VT + insalubridade
Conter C.R.O ativo.
Auxiliar de recepção
Ensino médio completo
R$ 1.300,00
VT
Não informado
Auxiliar de limpeza
Ensino fundamental completo
R$ 1.300,00
VT
Não informado
Consutor de vendas
Ensino médio completo
R$ 1.400,00
VT
Não informado
Ajudante de tratamento de efluentes
Ensino médio completo
R$ 1.976,00
VA, VR, VT, VC, assistência médica e odontológica
Auxiliar na prestação de serviços de tratamento de esgoto.
Controlador de acesso
Ensino médio completo
R$ 1.625,80
VT, VA, VR e assistência médica
Controlador de acesso / portaria.
Auxiliar de televendas
Ensino médio completo
R$ 1.216,16
Seguro de vida, VT, Assistência médica e odontológica, comissão, VR e empresa possui refeitório
Realiza ligações, prospectar clientes novos e reativar clientes da base de dados. Negocia e administra de carteira de clientes. Precisamos de pessoa com boa comunicação, determinação e vontade de crescer junto com a empresa.
O presidente Jair Bolsonaro anunciou nesta segunda-feira (6), em uma declaração à imprensa, uma proposta para reduzir os impostos estaduais sobre os combustíveis em troca do ressarcimento da perda de receita com recursos federais. A ideia é aprovar uma proposta de emenda constitucional (PEC) que autorize os estados a zerarem o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) que incidem sobre o óleo diesel e o gás de cozinha (GLP). Ao fazerem isso, os governos estaduais contariam com uma compensação financeira equivalente à receita que deixaria de ser arrecadada.
“Nós zeramos o PIS/Cofins [imposto federal] desde o ano passado e desde que os senhores governadores entendam que possam também zerar o ICMS, nós, o governo federal, os ressarciremos aos senhores governadores o que deixarão de arrecadar”, disse Bolsonaro, no Palácio do Planalto. Durante o anúncio, ele estava acompanhado dos presidentes da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL) e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), além de alguns dos seus principais ministros, como Paulo Guedes (Economia), Adolfo Sachsida (Minas e Energia) e Ciro Nogueira (Casa Civil). Antes da declaração à imprensa, eles estavam reunidos na sede do governo federal para debater as medidas.
Para ser viabilizada, a proposta do governo precisa assegurar a aprovação do projeto que limita a aplicação de alíquota do ICMS sobre bens e serviços relacionados a combustíveis, gás natural, energia elétrica, comunicações e transporte coletivo. O projeto de lei complementar (PLP), que passou pela Câmara e agora está em análise no Senado, fixa a alíquota desse imposto em, no máximo 17% sobre esses setores, e também prevê mecanismos de compensação aos estados.
“Nós, aqui, esperamos, como é democrático, que o Senado tenha a tranquilidade, autonomia e sensibilidade no PLP 18. E que nós, após isso, tramitaremos uma PEC que autorize o governo federal a ressarcir os estados que estiverem à disposição para zerar esses impostos estaduais, sem prejuízo nenhum para os governadores”, disse o presidente da Câmara, Arthur Lira.
Situação excepcional
Segundo o ministro da Economia, Paulo Guedes, a situação atual exige a colaboração entre a União, os estados e os municípios. “Todos têm de colaborar. Estados e municípios estão numa situação que nunca estiveram antes. Todos no equilíbrio, em azul, pagando os fornecedores. Estão com as contas em dia, estão dando até aumento de salários. Estamos renovando o compromisso com a proteção da população brasileira, com a cooperação entre os entes federativos”, explicou, durante o pronunciamento.
Pela ideia do governo, a PEC serviria para compensar os estados com um eventual zeramento do ICMS do que ficar abaixo do teto de 17%, caso o Senado aprove o projeto de lei em tramitação na Casa. “A ideia é que uma parte venha por esse teto de 17%, ou seja a colaboração dos estados e dos municípios. E o governo federal, por outro lado, transferindo recursos para qualquer redução de impostos que vá além disso”, explicou o ministro.
Ainda de acordo com Guedes, a medida teria validade até o dia 31 de dezembro deste ano. Ele não informou qual será o impacto orçamentário do ressarcimento aos estados. “Temos receitas extraordinárias que ainda não foram lançadas no Orçamento, esta transferência aos entes estará limitada a essas receitas”, informou.
O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse que a medida teria validade até o dia 31 de dezembro deste ano – Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil
Senado
O presidente do Senado afirmou que as propostas do governo são bem-vindas e que o assunto será amplamente discutido na Casa, inclusive levando em conta os pleitos dos estados. Sobre o avanço do projeto de lei complementar que limita a alíquota do ICMS, ele disse esperar uma definição breve.
“Esperamos, muito brevemente, ter uma definição em relação à esse relatório do senador Fernando Bezerra Coelho, mas, de fato, uma oportunidade ao diálogo, ao consenso e, o que é mais importante, favorecer o consumidor final em relação ao problema gravíssimo que temos hoje, que é o preço excessivo do combustível na bomba”, disse Rodrigo Pacheco.
Gasolina e etanol
O presidente Jair Bolsonaro também afirmou que o governo federal vai zerar os tributos federais (PIS/Cofins e Cide) sobre a gasolina e o etanol, para tentar reduzir o valor na bomba. Esses impostos estão zerados sobre o diesel e o gás de cozinha.
“Em havendo o entendimento por parte dos senhores senadores, em se aprovando o projeto de lei complementar, em se promulgando de forma bastante rápida uma emenda à Constituição, isso se faria valer imediatamente na ponta da linha essa diminuição da carga tributária para enfrentarmos esse problema fora do Brasil, que tem reflexos para todos nós aqui dentro”, enfatizou Bolsonaro.
Por Pedro Rafael Vilela e Wellton Máximo – Repórteres da Agência Brasil – Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/Ag. Brasil
Nas vagas disponíveis nesta semana, aqueles que procuram oportunidades no setor de asseio vai encontrar no Cate cerca de 80 vagas. Os salários chegam a R$ 1.971, incluindo ocupações de liderança de equipes de limpeza. Será necessário comprovar experiência na atividade e escolaridade compatível.
O Cate também oferece 70 vagas para repositor de mercadorias no setor supermercadista. O cargo é permanente, exige experiência de pelo menos seis meses e o salário chega a R$ 1.398. As vagas são para diferentes regiões de São Paulo.
Para a função de controlador de acesso estão disponibilizadas 20 oportunidades, sendo necessário ter experiência e ensino médio completo, com valor mensal chegando a R$ 1.607. A vaga prevê que a pessoa tenha que controlar entrada e saída de funcionários, visitantes, prestadores de serviços, zelar pela guarda do patrimônio, atendimento de interfone e monitoramento de câmeras.
Há ainda nove vagas para construção civil como pedreiro, encanador e pintor com salários de R$ 1.656 a R$ 2.283. As oportunidades são para os bairros da região oeste, sul e leste da capital. Portal do Cate
Clique aqui e saiba mais!
O Cate – Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo – é um serviço da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho da Prefeitura de São Paulo para incentivar as pessoas a aperfeiçoarem suas habilidades para conquistar um emprego ou a colocar uma ideia em prática, sempre tendo em vista as vocações econômicas de São Paulo. A plataforma traz conteúdos relacionados às ocupações que mais crescem na cidade e que mais geram emprego e renda
Dia: até 08 de junho, às 18h Local: Portal Cate Ou em 26 unidades do Cate, das 8h às 17h
• Centro/Sul Cate Central – Av. Rio Branco, 252 Cate Interlagos – Av. Interlagos, 6122 Cate Jabaquara – Av. Eng. Armando de Arruda Pereira, 2314 Cate Cidade Ademar – Av. Yervant Kissajikian, 416 Cate Parelheiros – Estrada Ecoturística de Parelheiros, 5252 Cate Santo Amaro – Praça Floriano Peixoto, 54 Cate Campo Limpo – Rua Nossa Senhora do Bom Conselho, 65 Cate Vila Prudente – Av. do Oratório, 172 Cate Capela do Socorro – Rua Cassiano dos Santos, 499
• Zona Noroeste Cate Lapa – Rua Guaicurus, 1000 Cate Butantã – Rua Doutor Ulpiano da Costa Manso, 201 Cate Pirituba – Av. Dr. Felipe Pinel, 12 Cate Perus – Rua Ylídio Figueiredo, 349 Cate Jaraguá – Estrada de Taipas, 990 Cate Santana – Av. Tucuruvi, 808 Cate Brasilândia – Av. João Marcelino Branco, 95 Cate Jaçanã – Rua Luis Stamatis, 300 Cate Vila Maria/Vila Guilherme – Rua General Mendes, 111
• Zona Leste Cate São Mateus – Av. Ragueb Chohfi, 1400 Cate Cidade Tiradentes – Rua Milagre dos Peixes, 357 Cate Itaquera – Rua Augusto Carlos Bauman, 851 Cate São Miguel Paulista – Rua Dona Ana Flora Pinheiro de Souza, 76 Cate Itaim Paulista – Av. Marechal Tito, 3012 Cate Penha – Rua Candapuí, 492 Cate Guaianases – Rua Hipólito de Camargo, 479 Cate Sapopemba – Av. Sapopemba, 9064
Fonte: Divulgação/SECOM-Pref. São Paulo – Foto: Marcos Santos/USP Imagens
A Polícia Militar, por meio do 3º Batalhão de Polícia Ambiental (BPAmb), apreendeu três toneladas de camarão sete barbas e autuou pescadores que atuavam irregularmente em águas do Rio do Meio, município de Guarujá, ontem (05). Os pescadores fizeram pesca de arrasto em uma Área de Proteção Ambiental (APA) marítima.
No momento da abordagem, a embarcação estava atracada e os pescadores faziam o processo de salga. Após a fiscalização, o mestre apresentou as licenças da tripulação vencidas, infringindo a legislação pesqueira vigente.
Dois Autos de Infração Ambiental no total de R$ 244mil em multas foram aplicados. Além da embarcação, duas redes de arrasto e três toneladas de camarão sete barbas foram apreendidos. Todo pescado apreendido foi doado a Igreja Evangélica Ondas da Adoração e Associação Casa de Ogan.
Por Denis Bonelli/SSP-SP – Foto: Divulgação/Polícia Militar SP
A Prefeitura de Itapevi prorrogou até o dia 24 deste mês a vacinação contra a gripe. Segundo o Ministério da Saúde, devem se vacinar idosos acima de 60 anos, crianças de 6 meses a cinco anos, gestantes, puérperas (mulheres com bebês até 45 dias), pessoas com deficiência e comorbidades e profissionais da saúde, da segurança, da educação e do transporte rodoviário.
A campanha que deveria ser encerrada, nesta segunda-feira (6), foi prorrogada porque apenas 37% do público autorizado tomou o imunizante contra a Influenza. A meta de vacinação é atingir até 90% desse grupo, considerado mais vulnerável ao vírus.
Em Itapevi, a imunização acontece em todos os 15 postos de saúde, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e nas Unidades de Saúde da Família (USF), de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h.
Clique aqui e saiba mais!
Vitápolis e Suburbano vacinam até as 18h
Nas unidades de saúde do Suburbano e do Vitápolis, o horário de vacinação é ampliado e as pessoas podem se vacinar até as 18h, sempre de segunda a sexta-feira.
Influenza
A transmissão dos vírus influenza acontece por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Também ocorre por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz).
Alergia a ovo
A vacina é contraindicada para pessoas com histórico de reação anafilática prévia em doses anteriores ou para pessoas que tenham alergia grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados. É importante procurar o médico para mais orientações.
Veja quem pode se vacinar contra a gripe:
– Idosos acima de 60 anos e trabalhadores da saúde;
– Crianças acima de 6 meses a menores de 5 anos de idade; gestantes e puérperas;
– Indígenas, professores, pessoas com deficiência e pessoas com comorbidades;
– Forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do sistema prisional, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo rodoviário de passageiros urbanos
Dados divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério da Economia, apontam que em abril deste ano Osasco registrou saldo positivo de vagas, fechando com saldo de 1.101 vagas. No período foram 8.363 admissões contra 7.442 desligamentos.
Na cidade, os destaques ficaram os setores de Serviços, com admissão de 804 trabalhadores, seguido por Comércio (295) e Agropecuária (2). Já o estoque, que é a quantidade total de vínculos ativos pela CLT, chegou a 176.296 vínculos. O número representa uma alta de 0,86% em relação ao mês de janeiro de 2022.
A geração de novos empregos na cidade se explica não só pelo trabalho da Administração em políticas fiscais visando atrair novas empresas, mas também pelos investimentos em infraestrutura, como o recapeamento, nova iluminação pública com lâmpadas de LED e reforço na segurança, com a contratação de novos guardas municipais, criação da ROMU e instalação de câmeras de monitoramento em diversos pontos do município, construção e reformas de escolas, renovação das unidades de saúde, entre outros.
Somados, tais fatores contribuem para que as empresas se sintam mais seguras para investir na cidade, que tem a segunda maior economia no Estado e a oitava do País.
O fato de Osasco estar geograficamente situada em uma região margeada por rodovias como a Castello Branco, Anhanguera, Raposo Tavares e Rodoanel Mário Covas, também contribuiu para o interesse do setor privado na cidade em razão da maior facilidade para a logística quanto à chegada de insumos, produção, transporte e distribuição do produto já pronto para consumo.
Entre as empresas que escolheram Osasco para tocar seus negócios recentemente estão a Mercado Livre, iFood, Rappi e Mercadocar.
DESTAQUE
Em 2021, Osasco ganhou destaque ao encerrar o ano como a cidade que mais gerou empregos no Brasil, fechando o ano com saldo positivo de mais de 100 mil novos postos de trabalho.
Dados do Caged apontaram que entre as cidades com mais de 200 mil habitantes, as líderes em geração de vagas foram Osasco, com alta de 16% em relação a 2020 e saldo de 24 mil novos empregos, seguida por Nova Hamburgo (RS), que apresentou alta de 12% e saldo de 7,74 mil postos.
Osasco e Nova Hamburgo tiveram os desempenhos puxados pelo segmento de tecnologia.
Por Olga Liotta/SECOM-Osasco – Foto: Divulgação/SECOM-Osasco
A Prefeitura de Carapicuíba, em parceria com o Governo do Estado, está com inscrições abertas para o Programa Bolsa Trabalho até o dia 17/06, que oferece vagas para a população desempregada, com prioridade para mulheres. O objetivo é promover a retomada de emprego e renda.
Para se inscrever a pessoa deve estar desempregada, ser maior de 18 anos, ter renda familiar de até R$ 550 por pessoa (equivalente a meio salário mínimo) e acessar o site www.bolsadopovo.sp.gov.br. Em caso de dúvidas, o munícipe pode comparecer ao PAT Carapicuíba, localizado dentro do Plaza Shopping (Estrada Ernestina Vieira, 149 – Vila Dirce).
A jornada de trabalho será de 4 horas diárias, cinco dias por semana, e o auxílio poderá ser pago por cinco meses consecutivos. Além disso, os participantes realizarão um curso de qualificação profissional e receberão apoio à empregabilidade.
Os inscritos poderão escolher seis opções de cursos profissionalizantes virtuais da Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo), com duração de 80 horas.
Nesta segunda-feira (6), a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) inicia novas etapas das campanhas de imunização contra Covid-19 e gripe. Estarão elegíveis para receber a segunda dose adicional (DA2) contra o coronavírus pessoas com mais de 50 anos de idade e profissionais da saúde acima de 18 anos. A vacina da gripe também está disponível para pessoas com mais de 50 anos.
Para receber as vacinas contra Covid-19, o cidadão precisa ter recebido a primeira dose adicional (DA1) há pelo menos quatro meses. Atualmente, idosos com alto grau de imunossupressão, maiores de 60 anos, que tenham tomado a DA2 há pelo menos quatro meses, já estão elegíveis para a aplicação da terceira dose adicional (DA3).
Para receber os imunizantes, basta procurar umas das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs)/UBSs Integradas, das 7h às 19h, além de megapostos e drive-thrus, das 8h às 17h.
Outros grupos elegíveis para Covid-19 e gripe
Além das pessoas acima de 50 anos, a vacina contra o vírus influenza, causador da gripe, está disponível para as grávidas e puérperas (até 45 dias após parto), trabalhadores da saúde, crianças acima de seis meses e menores de cinco anos, povos indígenas, profissionais da educação das escolas públicas e privadas, pessoas com deficiência e/ou comorbidades, cidadãos das forças de segurança e salvamento, Forças Armadas, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso e trabalhadores portuários.
Já a vacina contra a Covid-19 está disponível para as crianças de 5 a 11 anos de idade, adolescentes e adultos. Vale lembrar que adolescentes de 12 a 17 anos de idade que tomaram a segunda dose há pelo menos quatro meses já podem receber a dose de reforço do imunizante.
SERVIÇO – VACINAÇÃO NA CAPITAL
6 de junho de 2022 (segunda-feira)
Drive-thrus e megapostos: Vacinação adolescentes e adultos – Funcionamento das 8h às 17h. Unidades Básicas de Saúde (UBSs): Vacinação crianças de 5 a 11 anos de idade, adolescentes e adultos – Funcionamento das 7h às 19h. AMAs/UBSs Integradas: Vacinação crianças de 5 a 11 anos de idade, adolescentes e adultos – Funcionamento das 7h às 19h. Os endereços dos postos podem ser consultados na página Vacina Sampa.
Fonte: SECOM-Pref. São Paulo – Foto: Arquivo/Erasmo Salomão/Min. da Saúde
Pesquisa da Associação Nacional das Administradoras de Benefícios (Anab) mostra que 47% dos entrevistados tiveram que ajustar o orçamento em 2021 para não perder o plano de saúde. O levantamento, que ouviu mais de mil pessoas em todo o país, revela ainda que 83% das pessoas têm medo de perder o plano.
A pesquisa foi feita no último mês de abril com 1.012 pessoas, de 16 anos ou mais, responsáveis pelas principais decisões do domicílio. As entrevistas foram realizadas por telefone.
“O medo de perder o acesso [ao plano de saúde] pode ser motivado pelo aumento das taxas de desemprego ao longo da pandemia de covid-19”, destacou o presidente da Anab e idealizador do estudo, Alessandro Acayaba de Toledo.
De acordo com ele, a portabilidade é uma das saídas para quem precisa reduzir o custo com o plano de saúde, mas sem perdê-lo. “É direito do beneficiário. O interesse pela portabilidade aumentou 12,5% de acordo com a ANS [Agência Nacional de Saúde]. Em alguns casos, foi possível reduzir em 40% os custos com a saúde”, ressaltou Toledo.
Segundo o levantamento, entre os que não têm plano de saúde, 83% consideraram que ele é necessário. Dos entrevistados que são usuários exclusivos do Sistema Único de Saúde (SUS), 68% precisaram de algum tipo de atendimento médico em 2021, mas relataram dificuldade no acesso.
Para 88% das pessoas ouvidas, a necessidade de assistência médica permaneceu a mesma ou aumentou durante a pandemia. A pesquisa mostrou ainda que um em cada quatro pessoas disse que precisou buscar mais ajuda médica após o início da pandemia de covid-19.
Por Bruno Bocchini – Repórter da Agência Brasil – Foto: Marcello Casal Jr/Ag. Brasil