A Caixa Econômica Federal inicia neste sábado (27) as apostas para o concurso especial (2.610) da Lotofácil da Independência. O sorteio será feito no dia 10 de setembro, às 20h, em São Paulo, e tem prêmio estimado de R$ 180 milhões. É a maior premiação paga na história da Lotofácil.
O prêmio não acumula pelo fato de ser um concurso especial, como Mega da Virada, Quina de São João e Dupla-Sena de Páscoa. Caso ninguém fature o prêmio na faixa principal de 15 acertos, o valor passa para quem marcar 14 pontos e assim por diante.
A aposta simples da Lotofácil custa R$ 2,50, e o apostador deve escolher de 15 a 20 números entre os 25 disponíveis no volante.
A partir de hoje, qualquer aposta feita para a Lotofácil – não precisa mais ser no volnate específico da Independência – vai concorrer ao concurso especial.
Quem acertar sozinho os 15 pontos poderá comprar 19 lamborghini’s Aventador, no valor de R$ 8,2 milhões cada, seis mansões de luxo iguais à do jogador Neymar em Mangaratiba (RJ) ou nove iates Azimut 74.
Por Agência Brasil – Foto: Marcelo Camargo/Ag. Brasil
A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) irá interditar algumas vias na região da Marginal Pinheiros, no domingo (28), das 2h00 às 11h00, para a realização de passeio ciclístico “Só Quero Pedalar II São Paulo 2022”, com concentração, largada e chegada no Parque do Povo.
As avenidas que terão acesso interditada são a Marginal Pinheiros, pista expressa, sentido Castelo Branco, entre as pontes Transamérica e Eng. Roberto R. Zuccolo (Cidade Jardim), o acesso da Avenida João Dias, sentido centro, para a pista expressa da Marginal Pinheiros, sentido Castelo Branco, pela ponte velha; o acesso da Ponte Edson de Godoy Bueno (Itapiúna), para a pista expressa da Marginal Pinheiros, sentido Castelo Branco; o Viaduto Marcelo Portugal Gouvêa (toda extensão); o Viaduto República da Armênia (toda extensão); a Ponte Octavio Frias de Oliveira (Estaiada), sentido Marginal e o Viaduto José Bonifácio C. Nogueira, sentido Marginal.
A CET vai monitorar o trânsito na região. As vias que compõem o percurso da corrida serão bloqueadas a partir das 02h00, com a implantação dos desvios de tráfego, com o objetivo de garantir as condições de segurança e conforto dos participantes e dos usuários do tráfego de passagem.
Percursos
5 km – Marginal Pinheiros, pista expressa, sentido Castelo Branco, altura da Avenida Pres. Juscelino Kubitschek (contra fluxo), retorno na altura da Ponte Octávio F. Oliveira, Avenida Marginal do Rio Pinheiros, pista expressa, sentido Castelo Branco (fluxo) até a altura da Avenida Pres. Juscelino Kubitschek (chegada);
10 km – (duas voltas): Marginal Pinheiros, pista expressa, sentido Castelo Branco altura da Avenida Pres. Juscelino Kubitschek (contra fluxo), retorno na altura da Rua Alexandre Dumas, Marginal Pinheiros, pista expressa, sentido Castelo Branco (fluxo) até a altura da Avenida Pres. Juscelino Kubitschek (chegada);
15 km – (três voltas): Marginal Pinheiros, pista expressa, sentido Castelo Branco altura da Avenida Pres. Juscelino Kubitschek (contra fluxo), retorno na altura da Ponte Transamérica, Marginal Pinheiros, pista expressa, sentido Castelo Branco (fluxo) até altura da Avenida Pres. Juscelino Kubitschek (chegada).
Alternativas Macro desvios:
· Região Santo Amaro para o Itaim:
– Ponte João Dias, sentido Centro, e Avenida das Nações Unidas, pista local da Marginal Pinheiros, sentido Castelo Branco, ou; – Avenida João Dias, sentido Centro, à esquerda na Rua Laguna, Avenida Cecília Lottenberg, Rua José Guerra, Avenida Cecília Lottenberg, Avenida Dr. Chucri Zaidan, Avenida Eng. Luís Carlos Berrini, à direita na Praça Soneto, à esquerda na Rua Guararapes e Avenida das Nações Unidas, pista local da Marginal Pinheiros, sentido Castelo Branco.
Micro desvios:
– Marginal Pinheiros, pista expressa e seus acessos, sentido Castelo Branco, entre Ponte Transamérica e Ponte Engenheiro Roberto R Zuccolo (Cidade Jardim): seguir pela Avenida das Nações Unidas, pista local da Marginal Pinheiros, sentido Castelo Branco;
– Acesso da Avenida João Dias, sentido Centro à pista expressa da Marginal Pinheiros, sentido Castelo Branco pela Ponte Velha João Dias: seguir pela Ponte João Dias, sentido Centro e Avenida das Nações Unidas, pista local da Marginal Pinheiros, sentido Castelo Branco;
– Acesso da Ponte Edson de Godoy Bueno (Itapiúna), para a pista expressa da Marginal Pinheiros, sentido Castelo Branco: seguir pela Avenida das Nações Unidas, pista local da Marginal Pinheiros, sentido Castelo Branco;
– Viaduto Marcelo Portugal Gouvêa: seguir pela Avenida Juscelino Kubitschek, sentido Marginal, Avenida das Nações Unidas, pista local da Marginal Pinheiros, sentido Castelo Branco;
– Viaduto República da Armênia: seguir pela Avenida dos Bandeirantes, sentido Marginal, Avenida das Nações Unidas, sentido Castelo Branco;
– Ponte Octavio Frias de Oliveira, sentido Marginal: seguir pela Avenida Jornalista Roberto Marinho, sentido Marginal, Avenida Dr. Chucri Zaidan, sentido Morumbi, Ponte Caio Pompeu de Toledo, sentido Bairro, Rua Francisco Tramontano, Avenida Dr. Alberto de Oliveira Lima e Avenida Magalhães de Castro, pista local da Marginal Pinheiros, sentido Interlagos;
– Viaduto José Bonifácio C. Nogueira, sentido Marginal: seguir pela Avenida Jornalista Roberto Marinho, sentido Marginal, Avenida das Nações Unidas, pista local da Marginal Pinheiros, sentido Castelo Branco;
A Engenharia de Tráfego da CET vai monitorar a alteração e orientar o trânsito na região, visando manter as condições de fluidez e preservar a segurança dos usuários da via.
Para informações de trânsito, ocorrências, reclamações, remoções e sugestões, ligue 156.
O presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou nesta sexta-feira (26) em entrevista ao programa Pânico, da Jovem Pan, que “deve ir” ao debate presidencial marcado para o próximo domingo (28).
“Devo estar no domingo. Não estou batendo o martelo. Em um momento, achei que não devia ir, mas eu acho que vou. Vou ser fuzilado, vão atirar em mim o tempo todo”, afirmou.
Bolsonaro afirmou que é um alvo compensador para os outros candidatos. “Eu já me preparei, né? As respostas vão ser simples, no tocante a responder que não devo nada. Então é tranquilo responder essas acusações que fizeram ao longo do tempo nas mídias, em especial, no tocante a covid”. Concluiu o presidente.
Clique aqui e saiba mais!
Fonte: TV Cultura – Foto: Arquivo/Marcos Correa/Presidência
O estado de São Paulo encerrou julho com queda em praticamente todos os tipos de roubos contabilizados nas estatísticas – de carga, de veículos, em geral e de latrocínios (roubos seguidos de morte).
A única exceção foram os roubos a bancos, que se mantiveram estáveis. Todos os indicadores caíram nos sete primeiros meses do ano, inclusive os de roubo a bancos. No estado, a taxa móvel de homicídios dos últimos 12 meses (de agosto de 2021 a julho de 2022) foi de 6,17 por 100 mil habitantes, a menor da série histórica iniciada em 2001. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (25) pela Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP).
Segundo a pasta, a análise dos dados criminais usa como referência o mês de julho e os sete primeiros meses de 2019, ano pré-pandemia, em que não houve restrição da circulação das pessoas. Nos últimos dois anos, São Paulo viveu um período de grande isolamento social, causado pela pandemia do covid-19, que impactou na dinâmica criminal.
Clique aqui e saiba mais!
Em 2020, a média de pessoas que permaneciam em suas casas, medida pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), foi de 45%. Já em 2021, o número ficou em 42%. O índice de isolamento social, amplamente divulgado nos dois anos, foi calculado pelo IPT com base em informações sobre a movimentação de celulares, fornecidas pelas prestadoras de serviços de telecomunicação.
Os roubos de veículos em julho caíram 8,4%, de 3.691 para 3.381 ocorrências. Nos primeiros sete meses do ano, o indicador também recuou 20%, de 27.349 para 21.892. Já os roubos de carga retrocederam 13,8%, de 629 para 542 casos. No acumulado do ano, recuaram 9,1%, de 4.165 para 3.785 registros.
Os roubos em geral diminuíram 8,6%, de 21.957 para 20.063 ocorrências. No acumulado do ano, tiveram queda de 6,3%, de 148.485 para 139.079 casos.
Os roubos a bancos permaneceram estáveis, com dois casos em julho de ambos os anos. Em contrapartida, de janeiro a julho, houve queda de três casos neste indicador, que passou de 13 para 10 ocorrências, o menor total já registrado na série histórica. Em 21 anos, os roubos a bancos de janeiro a julho caíram 93% no Estado, de 138 registros, em 2001, para 10 este ano.
Quanto aos latrocínios, que são os roubos seguidos de morte, foram registrados três a menos em julho, passando de 16 para 13 ocorrências. Nos sete primeiros meses do ano, o recuo foi de 4,9%, de 103 para 98 delitos. Os totais registrados no mês e no acumulado do ano foram os menores da série histórica, excetuando os anos agudos de pandemia.
Estupros e homicídios
Os estupros oscilaram de 850 para 1.071 casos, alta de 26% em julho. Os homicídios dolosos registraram aumento de 38,7%, com 258 registros em julho. A SSP informou que, apesar da alta, a taxa de homicídios dolosos dos últimos 12 meses (de agosto de 2021 a julho de 2022), de 6,17 para cada 100 mil habitantes, foi a menor da série histórica, quando comparada com o mesmo período dos anos móveis anteriores.
Os furtos em geral cresceram 11,4%, passando de 43.402 para 48.341 delitos em julho. Os furtos de veículos, por sua vez, caíram 8,6% no mês, com redução de 7.868 para 7.193 no número de casos. No acumulado do ano, o recuo foi 53.202 para 51.492, queda de 3,2%. Os dados estatísticos completos podem ser vistos clicando aqui.
Policiamento
O trabalho das polícias paulistas no estado, no mês de julho, resultou em 13.870 prisões e na apreensão de 819 armas de fogo ilegais. Também foram registrados 3 mil flagrantes por tráfico de entorpecentes, com apreensão de 34,2 toneladas de drogas.
Operação Sufoco
Para reduzir os indicadores criminais, especialmente neste período pós-pandemia, com aumento na circulação de pessoas nas ruas, o governo de São Paulo iniciou, no dia 4 de maio, a operação Sufoco. A ação dobrou o número de policiais na capital por meio de atividades extras e reforçou o policiamento em outras regiões do estado, integrando policiais civis, militares e guardas municipais.
Nos primeiros 100 dias, completados no último dia 11, foram mais de 2 mil veículos recuperados, outros 83,7 mil vistoriados e 12,2 mil detidos. A s polícias ainda apreenderam 76,6 toneladas de drogas e 5,5 mil celulares.
O Palmeiras e a Puma lançaram, na madrugada desta sexta-feira (26), a nova camisa do clube para a temporada. Como já é tradição, a camisa foi lançada no dia do aniversário do clube, que completa 108 anos hoje.
A campanha de lançamento “Verde é tudo. Verde ou nada.” é apresentada na voz de Abel Ferreira no vídeo publicado em conjunto pelos perfis do Palmeiras e da Puma nas redes sociais. O vídeo também conta com a participação de jogadores do elenco e se apropria da paixão, da garra e da vibração sentidas nos jogos.
O novo uniforme possui um tom de verde mais claro como cor principal e passa a ideia de que todos os tons de verde levam ao Verdão.
Clique aqui e saiba mais!Clique aqui e saiba mais!
O Palmeiras irá fazer a estreia da camisa em campo na partida contra o Juventude, dia 10 de setembro, às 21h.
A terceira camisa do Verdão na temporada estará disponível nas lojas a partir desta sexta-feira e será comercializada por R$299,90 (tamanho P ao 3GG adulto) e R$279,90 (PP ao GG na versão feminina). As infantis, por sua vez, custarão R$279,90 (tamanho oito ao 16 infantil) e R$299,90 o mini kit.
O trabalho sério, rápido e eficiente da GCM (Guarda Civil Municipal) de Itapevi no cumprimento as medidas protetivas da Lei Maria da Penha surtiram efeito prático nesta terça-feira (23), com a prisão de um homem de 28 anos contra a sua ex-companheira, de 39 anos, que tinha contra ele uma decisão judicial protetiva já expedida de violência doméstica. A prisão preventiva em flagrante por ameaça aconteceu na Rua Ubuporanga, no Alto da Colina.
Os GCMs conseguiram efetuar a prisão após serem acionados via Cecom (Central de Comunicação), depois que a vítima acionou o aplicativo SOS Guardiã, instalado no seu celular. A vítima já tinha medida protetiva contra o agressor, que estava dentro de um veículo estacionado em frente à casa dela, mas que já a havia ameaçado de morte com uma tesoura.
Com a presença da GCM, o agressor abriu a porta do carro e tentou fugir para uma área de mata. Durante a perseguição, os agentes da Guarda conseguiram alcançá-lo e detê-lo, que foi conduzido à DDM (Delegacia de Defesa da Mulher) de Itapevi, no Santa Rita.
Na delegacia, a vítima afirmou que por seis anos namorou com o agressor e disse que o relacionamento sempre foi difícil, devido ao comportamento violento do ex-companheiro. Ela já havia recebido diversas ameaças de morte durante o período em que viveram juntos.
O agressor permanece preso por decisão da delegada. Foi indiciado pelos crimes de violência doméstica (Lei federal 11.340/06 – Maria da Penha) – descumprimento de medida protetiva de urgência (artigo 24-A) e por ameaça (Código Penal – artigo 147).
Clique aqui e saiba mais!
A vítima ainda foi orientada pela Polícia Civil a realizar representação criminal em um período de até 6 meses sobre o ocorrido. Por força da nova legislação, caso não exista representação, ainda assim o Poder Judiciário pode dar continuidade ao inquérito criminal e estabelecer as medidas legais previstas contra o agressor.
Botão SOS Guardiã pode salvar uma vida
O serviço funciona desde 2021 em Itapevi, quando o município implantou um importante marco no enfrentamento à violência contra as mulheres. A partir da identificação da vítima de violência realizada pela equipe da GCM em parceria com o Ministério Público, é feito o cadastro das informações pessoais dela no sistema municipal de segurança.
A partir de então é instalado o aplicativo SOS Guardiã no celular da vítima e explicado como deve ser usado. Em caso de emergência, basta fazer o acionamento do aplicativo que um alarme sonoro é emitido diretamente ao COI (Centro de Operações de Itapevi).
Lá, um agente de segurança operador do sistema de monitoramento da central aciona a equipe da GCM mais próxima da ocorrência, oferecendo todo o suporte necessário de forma ágil, eficiente e segura.
Cerca de 100 servidores públicos participaram na quarta-feira, 24/8, de mais uma etapa de capacitação do Programa Osasco sem Papel, que completou 1 (um) ano de implementação em agosto. As equipes foram divididas em dois períodos, manhã e tarde. O evento foi organizado pela Secretaria de Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Econômico (SETIDE), em conjunto com a Secretaria de Finanças (SF) e do Instituto Tecnológico Inovação (ITI), responsável pela gestão do sistema na Prefeitura de Osasco.
A data marcou a entrega de mais uma importante fase do programa: o acesso, a tramitação e a emissão dos Boletins de Recebimento de Materiais (BRM) e os Boletins de Recebimento de Serviços (BRS) pelos servidores, por meio da já conhecida Plataforma Protocolo Digital (www.protocolo.osasco.sp.gov.br).
Também estiveram presentes na capacitação, o secretário da SETIDE, Luciano Camandoni, a diretora do Departamento de Governança, Projetos e Inovação da Secretaria Executiva de Inovação e Tecnologia (SEIT), Talita Bottas, e a subsecretária Carine Simões, representando a Subsecretaria do Tesouro Municipal, além da equipe técnica do ITI que foi a responsável por habilitar os funcionários para o uso do novo recurso do Protocolo Digital.
O Programa Osasco sem Papel foi instituído por meio do Decreto nº 12.856/2021 e vem sendo implementado com sucesso na Prefeitura nos últimos meses, tendo como principal objetivo o fomento à sustentabilidade ambiental e a modernização da gestão municipal e dos serviços públicos.
A nova etapa sucede a implementação da automatização dos processos judiciais, que ocorreu em junho deste ano, e antecede a migração completa de todos os processos administrativos para formato digital. “A colaboração entre todas as secretarias é fundamental para o sucesso do programa e toda dúvida e sugestões podem ser enviados nos contatos disponibilizados no sistema interno”, explica Talita Bottas.
Domingo, dia 28 de agosto, o samba vai animar a tarde de Barueri. A partir das 14h tem Samba na Praça na avenida Waghi Salles Nemer, ao lado da Fatec, próximo à Câmara Municipal.
O evento, que é uma realização da Secretaria de Cultura e Turismo de Barueri (Secult), já se tornou uma tradição da cidade e referência do circuito de samba do Estado de São Paulo.
Neste domingo, grandes sambistas da cidade, como Ty Ganá, Serjão e Rui Julio, estarão no palco mostrando grandes sucessos com apresentações que vão até as 19h.
O cenário do samba em Barueri tem se revelado como um dos melhores da região metropolitana de São Paulo, com compositores e instrumentistas de alta qualidade. O Samba na Praça acontece sempre no último domingo de cada mês. A entrada é gratuita.
Acontece neste sábado (27), ao longo de todo o dia e no Brasil inteiro, o desfecho da campanha solidária McDia Feliz, promovida pelo Instituto Ronald McDonald em prol do combate ao câncer infantojuvenil.
Clique aqui e saiba mais!
Quem comprou antecipadamente o tícket do McDia Feliz poderá ir a qualquer restaurante McDonalds para pegar seu lanche Big Mac durante o funcionamento das lojas. Mas lembre-se: o lanche só pode ser resgatado neste dia 27.
Desde 2008 a Prefeitura de Barueri é parceira do Graacc (Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com câncer), uma das instituições beneficiadas pela campanha no Estado de São Paulo, colaborando com a venda antecipada de tickets. Todo o dinheiro arrecadado é destinado ao hospital do Graacc no tratamento de crianças e adolescentes.
Clique aqui e saiba mais!Clique aqui e saiba mais!
Liberado desde agosto de 2019, o saque das contas dos fundos do Programa de Integração Social (PIS) e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) está esquecido por muitos trabalhadores. Segundo balanço divulgado hoje (25) pela Caixa Econômica Federal, cerca de 10,6 milhões de brasileiros ainda não retiraram R$ 24,6 bilhões.
Têm direito ao saque quem trabalhou com carteira assinada na iniciativa privada entre 1971 e 4 de outubro de 1988. Os interessados devem procurar a Caixa Econômica Federal para retirar o dinheiro. O prazo para o saque vai até 1º de junho de 2025. Após essa data, o dinheiro será transferido à União.
Até 2020, a Caixa administrava apenas as cotas do PIS, destinadas aos trabalhadores do setor privado. O Banco do Brasil (BB) gerenciava o fundo do Pasep, destinadas a servidores públicos, militares e funcionários de estatais. A Medida Provisória 946, editada em Em 2020, a Medida Provisória 946 extinguiu o fundo PIS/Pasep e transferiu todos os recursos para o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), unificando todo o saque na Caixa Econômica Federal.
Segundo a Caixa, desde a transferência das cotas para o FGTS até 31 de julho deste ano, o banco pagou R$ 493 milhões a 340 mil antigos trabalhadores. Em caso de morte do beneficiário, os dependentes e herdeiros têm direito aos recursos.
Como sacar
O saque pode ser pedido no aplicativo FGTS, que permite a transferência para uma conta corrente ou a autorização para a retirada em espécie. Ao abrir o aplicativo, o trabalhador deve clicar na mensagem Você possui saque disponível. Em seguida, deve escolher a mensagem Solicitar o saque do PIS/Pasep e, por fim, a forma de retirada: crédito em conta ou presencial.
Após essas etapas, o trabalhador deve conferir os dados e escolher a opção Confirmar saque. Caso tenha optado pelo crédito em conta, a transferência será feita para qualquer conta bancária indicada pelo trabalhador, sem nenhum custo.
A retirada em espécie varia conforme o valor a que o beneficiário tem direito. O saldo pode ser consultado no aplicativo FGTS. O saque de até R$ 3 mil poderá ser feito nas lotéricas, correspondentes Caixa Aqui e nos terminais de autoatendimento, utilizando o cartão Cidadão, com senha. Acima de R$ 3 mil, somente nas agências da Caixa, mediante a apresentação de documento oficial com foto.
Herdeiros e dependentes
A lei facilita o saque por herdeiros, que passarão a ter acesso simplificado aos recursos. Eles terão apenas de apresentar declaração de consenso entre as partes e a declaração de que não existem outros herdeiros conhecidos, além de documentos como certidão de óbito, certidão ou declaração de dependentes, inventários ou alvarás judiciais que comprovem as informações.
No de trabalhador falecido, o dependente ou herdeiro pode abrir o aplicativo FGTS em seu nome e escolher a opção Meus saques. Em seguida, deve clicar nos campos Outras situações de saque e PIS/Pasep – Falecimento do trabalhador. O aplicativo informará os documentos necessários. Caso tenha a papelada em mãos, basta confirmar o pedido.
Outros serviços
O aplicativo oferece outros serviços, como consulta ao extrato e atualização cadastral do trabalhador. Caso o cotista se enquadre em qualquer hipótese de saque do FGTS e tenha dinheiro do fundo Pis/Pasep, o saldo dessa conta é liberado em conjunto com o Fundo de Garantia.
Segundo a Lei 13.932, de 2019, os recursos do fundo ficarão disponíveis para todos os cotistas. Diferentemente dos saques anteriores, realizados em 2016, 2017 e 2018, não há limite de idade para a retirada do dinheiro.
Em caso de dúvida, a Caixa está à disposição para esclarecimentos. Basta o trabalhador acessar o aplicativo FGTS ou ligar para os telefones 4004-0104 (capitais e regiões metropolitanas) ou 0800-104-0104 (demais regiões).
Por Wellton Máximo – Repórter da Agência Brasil – Foto: José Cruz/Ag. Brasil