Escola para cientistas tem inscrições abertas para curso superior

0 0
Read Time:1 Minute, 26 Second

Inaugurada no ano passado, a Ilum Escola de Ciência, em Campinas, no interior paulista, está com inscrições abertas para o processo seletivo do curso de bacharelado em ciência e tecnologia. O curso, que é gratuito, tem duração de três anos em período integral. As inscrições podem ser feitas até o dia 16 de dezembro pelo site do curso.

Serão oferecidas 40 vagas e metade delas será destinada a estudantes que cursaram o ensino médio em escolas públicas. Todos os alunos aprovados terão direito à moradia, alimentação e a transporte gratuitos. A escola ainda oferece curso de inglês e um laptop para cada estudante para uso pessoal durante o período em que estiver no curso.

Para se inscrever, o candidato deverá escrever um texto de até 3 mil caracteres contando por que quer estudar ciências na Ilum. No processo de seleção, que continuará em fevereiro, também será preciso enviar a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e comprovantes de medalhas conquistadas em olimpíadas de ciência. Após isso, ainda haverá uma etapa de entrevista individual. Segundo a Ilum, serão aprovados aqueles que obtiverem melhor pontuação em todas as fases.

Esta será a segunda turma da escola, que faz parte do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais, organização vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações. A escola conta com financiamento do Ministério da Educação. No ano passado, 943 estudantes se inscreveram no processo seletivo da Ilum.

Leia também:


Por Agência Brasil – Foto: Raphael Pizzin/Arquivo/Coordcom/UFRJ

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Em homenagem a Pelé, Conmebol propõe à CBF substituir estrelas no uniforme por três corações

1 0
Read Time:1 Minute, 2 Second

Conmebol propôs que a CBF substitua três das cinco estrelas sobre seu escudo por três corações, para fazer uma homenagem a Pelé.

Seria uma maneira de enaltecer a cidade mineira onde Pelé nasceu, em 23 de outubro de 1940, e uma referência aos três títulos mundiais conquistados pelo maior jogador de todos os tempos.

A ideia foi apresentada pelo presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez, neste domingo (11), em Doha, no Catar, durante a inauguração de uma exposição temporária dedicada ao Rei no país que recebe a Copa do Mundo.

“Pelé foi motivo de inspiração. Com ele, nasceu o número 10. A partir daí veio a ambição de outros jogadores. E as comparações. Mas jogadores como Pelé não são comparáveis”, discursou Domínguez.

Fernando Sarney, vice-presidente da CBF presente ao evento, disse que confederação iria “analisar com carinho” a proposta da Conmebol. O estatuto da CBF determina que alterações no escudo dependem de aprovação da diretoria.

Leia também:


Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Pedro Paulo Rangel é intubado no Rio de Janeiro neste domingo (11)

1 0
Read Time:57 Second

O ator Pedro Paulo Rangel, de 74 anos, foi intubado na Casa de Saúde São José, na zona sul do Rio de Janeiro (RJ), neste domingo (11) para tratar a DPOC, doença obstrutiva pulmonar crônica. A informação foi divulgada pela coluna Patricia Kogut, do jornal O Globo.

No início de novembro, Pedro Paulo cancelou as apresentações da peça “O Ator e o Lobo” que faria na Casa de Cultura Laura Alvim, também no Rio de Janeiro. No dia 15 daquele mês, ele afirmou que estava fora da CTI, mas sem previsão de alta.

O ator luta contra os efeitos da DPOC, causada pelo tabagismo, desde 2002, quatro anos depois de ter parado de fumar.

De acordo com o Ministério da Saúde, trata-se de uma síndrome que obstrui as vias aéreas e dificulta a respiração. Os principais sintomas são falta de ar ao realizar esforço, pigarro e tosse com secreção que piora pela manhã.

Leia também:


Fonte: TV Cultura

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Testemunhas relatam ausência de desfibrilador em morte de jornalista durante jogo da Copa do Mundo

0 0
Read Time:1 Minute, 16 Second

O jornalista americano Grant Wahl foi atendido pela equipe médica sem a presença de um equipamento desfibrilador na tribuna de imprensa do estádio Lusail, na última sexta-feira (10), dizem dois colegas que testemunharam a cena.

De acordo com o UOL, a partir do relato de outros jornalistas, o argentino Lucas Bertellotti, do site “Goal”, e o britânico Josh Glancy, do jornal “The Times”, que estavam cobrindo a partida. Grant passou mal na prorrogação da partida e logo foi submetido às manobras de RCP (reanimação cardiopulmanar), primeiro por um colega com treinamento e depois pelos paramédicos do estádio.

Não foi usado desfibrilador no Grant Whal enquanto estavam tentando ressuscitá-lo”, afirmou ao UOL Josh Glancy, do “Times”. “Certamente não naquele período inicial e crucial.” Questionado, o argentino Lucas Bertellotti disse que também não viu desfibrilador no momento do socorro a Wahl.

O caso

jornalista esportivo norte-americano Grant Wahl, um dos mais conhecidos nos Estados Unidos, morreu no início da madrugada (horário no Brasil) deste sábado (10), em Doha, no Catar, durante a partida Argentina x Holanda, válida pelas quartas de final da Copa do Mundo.

Grant Wahl tinha 48 anos e passou mal na tribuna de imprensa do estádio Lusail, durante a prorrogação do jogo, que terminou com vitória argentina nos pênaltis. Ele caiu e, segundo a imprensa, foi atendido por uma equipe, mas morreu no local.

Leia também:


Fonte: TV Cultura

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

França vence a Inglaterra em clássico europeu e vai encarar Marrocos na semifinal da Copa do Mundo

0 0
Read Time:57 Second

Seleção da França venceu a Inglaterra por 2 x 1 neste sábado (10) e se classificou para as semifinais da Copa do Mundo do Catar.

Leia mais: Em homenagem a Pelé, Conmebol propõe à CBF substituir estrelas no uniforme por três corações

O volante Tchouameni abriu o placar logo no começo do primeiro tempo e Harry Kane, de pênalti, empatou, já na segunda etapa. Por outro lado, o atacante francês Giroud, aproveitou um bonito cruzamento na área e colocou a França na frente do placar novamente.

Aos 38 minutos do segundo tempo, Kane teve a chance de empatar o jogo novamente com mais uma penalidade, mas o craque inglês acabou isolando, em lance que foi rapidamente comparado, nas redes sociais, à cobrança de Roberto Baggio na final da Copa de 1994.

Com a vitória, a Seleção da França agora enfrentará Marrocos nas semifinais, na próxima quarta (14), em busca do tricampeonato.

Leia também:


Fonte: TV Cultura

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Marrocos bate Portugal e se classifica para a semifinal da Copa do Mundo

0 0
Read Time:1 Minute, 12 Second

Seleção do Marrocos venceu Portugal neste sábado por 1 a 0 e se classificou para as semifinais da Copa do Mundo. Esta é a primeira vez na história que um país africano fica entre os quatro melhores da competição.

Com gol ainda no primeiro tempo de En-Nesyri e mais uma atuação muito boa do goleiro Bono, os marroquinos fizeram a festa, no que pode ser o último jogo de Copa de Cristiano Ronaldo, que entrou apenas na etapa final.

Os africanos entraram em campo com uma tática defensiva muito bem montada pelo técnico Walid Regragui. Precisando reverter o resultado, o técnico Fernando Santos decidiu acionar Cristiano Ronaldo.

O técnico Fernando Santos ainda tornou a seleção portuguesa ainda mais ofensiva pela necessidade de arrancar o empate e forçar a prorrogação. Aos 37, João Félix teve mais uma oportunidade ao receber de Cristiano Ronaldo e chutar no ângulo, mas Bono fez uma grande defesa.

Cristiano Ronaldo ainda teve uma chance no fim do jogo, mas também parou no goleiro marroquino. Já nos acréscimos, Pepe cabeceou para fora praticamente na pequena área. Assim, coube aos europeus se conformarem com a eliminação na Copa do Mundo.

Leia também:


Fonte: TV Cultura

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Fique atento ao desvio no trânsito para a 46ª Corrida de São Silveira

0 0
Read Time:2 Minute, 14 Second

Os motoristas com destino à região central, Jardim Silveira, Jardim Paulista, entre outros bairros de Barueri, e às cidades de Carapicuíba, Jandira e Osasco precisarão ficar atentos ao desvio de trânsito neste fim de semana (dias 10 e 11), por conta da 46ª edição da Corrida de São Silveira – evento que acontecerá no domingo, 11.

O alerta é do Departamento de Operações e Fiscalização da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semurb), que colocará um efetivo de 50 agentes de trânsito e 18 viaturas (motocicletas e caminhonetes) em ação para apoio à realização do evento.

O percurso da corrida será por toda a Vila Militar (entre avenida do Exército Brasileiro, Estrada de Jandira e Estrada Velha de Itapevi, voltando à avenida do Exército Brasileiro).

A avenida do Exército Brasileiro, no Jardim Tupan (Bairro Silveira), será fechada no sábado, dia 10, a partir das 12h, para montagem do palco da cerimônia de apresentação e premiação da Corrida.

Nos demais locais, os fechamentos ocorrerão no domingo, dia 11, a partir das 5h até o término do evento (previsto para as 14h).

Desvios
– Quem pretende passar pelo Viaduto dos Trabalhadores, sentido bairro, só poderá acessar no sentido Jardim Silveira.
– Motorista que estiver vindo de Carapicuíba, sentido Jandira, não poderá acessar a Estrada Velha de Itapevi. Será obrigado a seguir para o Jardim Silveira.
– Condutor que trafegar pelo Centro de Barueri e quiser se dirigir aos bairros Jardim Tupan, Parque dos Camargos, Parque Viana, etc., poderá utilizar a avenida Marco Antonio Calegari – via de acesso ao Jardim Maria Helena.
– Para quem vir de Jandira, pela avenida Municipal, terá trânsito desviado para a Estrada Velha de Itapevi.
– Se vier da Estrada Velha de Itapevi, sentido Centro, não poderá acessar a avenida Exército Brasileiro. A via estará interditada para a corrida.

A corrida
A 46ª edição da Corrida de São Silveira, mais tradicional da Zona Oeste da Grande São Paulo, será disputada por atletas amadores e por profissionais que fazem dela um trampolim para disputas nacionais e internacionais. A corrida terá um percurso de 8 quilômetros; já a caminhada, de 4 quilômetros. Os chips devem ser retirados nos dias 8, 9 e 10 de dezembro no Ginásio Poliesportivo José Corrêa, no Centro. Não há entrega de chips para os participantes da caminhada.

O ponto de concentração será na avenida Fernão Dias Paes Leme (paralela à CPTM), entre as estações Jardim Belval e Jardim Silveira.

Leia também:


Fonte: SECOM-Barueri

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Parada de Natal em Itapevi acontece neste sábado (10)

1 0
Read Time:1 Minute, 16 Second

Neste sábado (10), a partir das 19h, a Prefeitura de Itapevi promove a apresentação Parada de Natal, com o tema Carta ao Papai Noel. Na ocasião, alunos da Escola de Teatro do município farão a leitura da Carta ao Papai Noel na Rua Cesário de Abreu.

Trata-se de um conto que revela a história de uma criança apática que mesmo sem acreditar no espírito natalino decide escrever uma carta ao “bom velhinho”.

Na sequência, será realizado o desfile da Parada de Natal com cinco carros alegóricos espetaculares, com início também na Rua Cesário de Abreu e seguindo pela Avenida Rubens Caramez até a Praça 18 de Fevereiro.

O espetáculo conta com cerca de 400 integrantes das turmas das Escolas Municipais de Dança, Música, Circo e de Teatro da Secretaria de Cultura e Juventude, além dos integrantes da produção e de mães de alunos que ajudam voluntariamente na realização.

Recital Natalino

Na sequência da Parada, será realizado no Recital Natalino, para celebrar o espírito de final de ano. É uma apresentação de cerca de 1h30 das Bandas Municipal, Sênior, da GCM (Guarda Civil Municipal) e o Grupo de Violeiros da cidade que tocarão músicas com tema de Natal para deixar o clima da cidade mais festivo. O evento acontecerá na Praça 18 de Fevereiro, às 20h30, no dia 10 de dezembro.

Leia também:


Fonte: SECOM-Itapevi

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Polícia Militar prende indivíduos após tentativa de roubo em Osasco

1 0
Read Time:59 Second

Nessa última quinta-feira (08), Policiais Militares do 14º Batalhão de Polícia Militar prenderam seis infratores, sendo dois menores de idade, após tentativa de roubo em Osasco.

Após o COPOM (Centro de Operações da Polícia Militar) irradiar uma tentativa de roubo envolvendo um policial militar, a equipe policial se deslocou ao acesso do rodoanel, onde fez contato com o militar,  que, deslocando-se para sua residência foi vítima de tentativa de roubo.

O policial militar informou as características dos indivíduos que tentaram roubá-lo e a equipe iniciou patrulhamento com vistas pelas proximidades, tendo sucesso em abordar um veículo Ford/Fiesta ocupado por seis indivíduos, cujas características condiziam com as mencionadas pelo policial.

No período da abordagem, enquanto a equipe policial realizava busca veicular e busca pessoal em todos os indivíduos, o policial militar compareceu ao local e os reconheceu sem dúvidas como os autores da tentativa de roubo. Os indivíduos foram conduzidos ao 5º Distrito Policial de Osasco e ficaram a disposição da justiça.

Leia também:


Fonte: Polícia Militar/PMESP

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Maior Roda Gigante da América Latina é inaugurada em São Paulo

2 0
Read Time:2 Minute, 2 Second

Os paulistanos e os turistas já podem ter uma visão panorâmica da cidade do alto da maior roda gigante da América Latina. O empreendimento começa a funcionar nesta sexta-feira (9) em São Paulo.

A atração faz parte do projeto de revitalização da região do Rio Pinheiros. A cerimônia de inauguração da atração, que aconteceu na noite desta quinta-feira (8), contou com a presença do prefeito Ricardo Nunes e dos secretários municipais da Cultura, Aline Torres, e das Subprefeituras, Alexandre Modonezi.

A Roda Rico, também conhecida como Roda São Paulo, funciona no Parque Candido Portinari, ao lado do Parque Villa-Lobos, zona oeste. Possui 91 metros de altura e 42 cabines individuais fechadas, com capacidade de até 8 pessoas cada. Ela ocupa uma área de 4,5 mil metros quadrados, junto à Praça de Eventos do Parque.

O impacto social da atração é destaque, afirmou o prefeito durante a inauguração da Roda Rico. “O empreendimento gerou emprego e renda para os moradores das comunidades da região. Além disso, a previsão é de que, por ano, o público de visitantes alcance um milhão de pessoas. Isso é visão de empreendimento, de inovação”, destacou Ricardo Nunes. “Importante também que haverá tarifas sociais para que a população da região possa usufruir do brinquedo, além dos alunos do CEU Jaguaré que visitarão a Roda Rico sem custo”, disse o prefeito.

Dados

A Roda Rico é a maior da América Latina superando as instaladas em cidades como Paris e Chicago. A atração é sustentada por cabos ou estais pensados para se integrar à paisagem urbana. As 42 cabines de observação têm capacidade para até oito pessoas, ar-condicionado, monitoramento por câmeras, interfones e wi-fi. A estrutura também tem iluminação cênica, projetada para interagir com a cidade. No total, a estrutura tem mais de mil toneladas.

Segundo a empresa responsável pela administração, o empreendimento gerou 160 empregos diretos e indiretos. A atração também contou com outros 200 trabalhadores na montagem.  

O Parque Candido Portinari possui fácil acesso com linha de trem conectada ao metrô, ônibus, além de ciclovias permanentes e ciclofaixas de lazer montadas aos domingos e feriados.

Leia também:


Fonte: SECOM-Pref. de São Paulo

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %
error: