Alexandre Frota é condenado a pagar R$ 50 mil de indenização por fake news contra petista

1 0
Read Time:1 Minute, 3 Second

O ex-deputado federal Alexandre Frota (Pros) foi condenado a pagar R$ 50 mil de indenização por danos morais por compartilhar desinformação contra um ex-dirigente do Partido dos Trabalhadores (PT).

Frota compartilhou um vídeo, em outubro de 2018, acusando Gerson Florindo de Souza de ter se passado por um apoiador do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e xingado o então candidato à Presidência pelo PT, Fernando Haddad, durante uma missa em Brasília.

No entanto, Gerson mostrou que estava em uma reunião em Ubatuba.

O ex-parlamentar foi condenado em primeira instância, depois, ele recorreu e perdeu novamente. A condenação foi mantida pelos desembargadores do Tribunal de Justiça de São Paulo.

Ele também também foi condenado a publicar uma retratação nas redes sociais e mantê-la por 15 dias, no mínimo. A pena de multa é de R $150 mil.

Em dezembro de 2022, a Justiça de São Paulo decretou a falência civil de Alexandre Frota. Ele alegou ter dívidas superiores a 1,4 milhão de reais.

Leia também: Tarcísio proíbe equipe de falar sobre chances de ele concorrer à Presidência


Fonte: TV Cultura – Foto: Arquivo/Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Federação Paulista de Futebol define datas e horários das quartas de finais do Paulistão 2023

1 0
Read Time:1 Minute, 18 Second

Federação Paulista de Futebol (FPF) definiu nesta segunda-feira (6) as datas e os horários das quartas de final do Campeonato Paulista. A decisão foi tomada em reunião com os representantes dos oito clubes classificados para a fase final do torneio.

Confira quando e onde cada um dos times jogarão:

  • 11 de março: Palmeiras x São Bernardo no Allianz Parque às 19h
  • 12 de março: Corinthians x Ituano na Neo Química Arena às 16h
  • 12 de março: Bragantino x Botafogo no Nabi Abi Chedid às 19h30
  • 13 de março: São Paulo x Água Santa no Allianz Parque às 20h

Vale explicar que o São Paulo fará sua partida no estádio do Palmeiras porque o Morumbi estará sendo usado para a realização dos shows da banda Coldplay.

Segundo o regulamento, os times com as melhores campanhas em seus grupos ganham o direito de definir a classificação como mandantes. Em caso de empate no tempo normal, a vaga será definidas nos pênaltis.

Os classificados se enfrentam nas semifinais, que acontecerão nos dias 18 e 19 de março. O time de melhor campanha enfrenta o quarto melhor, e o segundo com mais pontos encara o terceiro. A pontuação é somada ao conquistado na fase de grupos.

Leia também: UFC: Jon Jones finaliza Ciryl Gane no 1º round e fica com o cinturão do peso-pesado


Fonte: TV Cultura – Foto: Arquivo/Ag. Corinthians

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Aumento da temperatura vai afetar a produção de feijão no Brasil

1 0
Read Time:2 Minute, 6 Second

Até 2050, o Brasil precisa aumentar em 44% a produção nacional de feijão para atender a demanda do mercado. Isso significa 1,5 milhão a mais por ano. É o que mostra pesquisa desenvolvida pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e pela Universidade de São Paulo.

Mas, para dificultar essa tarefa, os produtores terão de enfrentar uma elevação na temperatura de até 2,8ºC nas próximas duas décadas, prevista pelo Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas das Nações Unidas

A região Centro-Oeste e os estados de Minas Gerais e da Bahia podem ser as áreas mais afetadas, e podem inclusive ter que alterar o calendário para plantio.

Segundo Alexandre Bryan, pesquisador da Embrapa, a concentração de gás carbônico prejudica, especialmente, a fase reprodutiva da lavoura, impedindo a formação de vagens e grãos de feijão. Por isso, a tendência é cair a produtividade nos próximos anos. Mas os produtores podem se adaptar às novas condições plantio com a escolha de grãos mais resistentes. “O feijão tipo preto apresenta uma tolerância maior a situações adversas. Então, quer dizer, a gente sabe que o preto sobressai em algumas condições. Então, tem diferença entre os tipos de feijão. A questão toda é que o mercado é restrito. Feijão preto, basicamente, é consumido no Rio Grande do Sul e no Rio de Janeiro e, no resto do Brasil, é o carioca e esse é um problema”.

Alexandre Bryan destaca também que a queda de produtividade e aumento de demanda é um assunto que deve passar por políticas públicas, tanto em relação ao investimento em pesquisa para a geração de plantas mais adaptadas, quanto em relação à agricultura familiar. “Então, é interessante ter uma política pública para a agricultura familiar, na qual ela possa produzir feijão em conjunto com outras culturas, ou em rotação com outras culturas, tendo também floresta no meio, tendo um planejamento que tenha diversidade. Porque se você tem diversidade tem maior, tem também maior sustentabilidade. A gente sabe que diversidade diminui, é uma forma minimizar o impacto das mudanças climáticas.”

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostram que, hoje, a produção anual de feijão no país é de R$ 12 bilhões por ano, chegando a 2,8 milhões toneladas.

Leia também: Tarcísio proíbe equipe de falar sobre chances de ele concorrer à Presidência


Fonte: Ag. Brasil – Foto: CNA/Wenderson Araujo/Trilux

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

10 anos sem Chorão: Relembre momentos inesquecíveis do Charlie Brown Jr.

2 0
Read Time:2 Minute, 48 Second

Esta segunda-feira (6) marca os exatos 10 anos da morte de Alexandre Magno Abrão, o “Chorão“. No dia 6 de março de 2013, o vocalista do grupo Charlie Brown Jr. foi encontrado sem vida aos 42 anos de idade em seu apartamento, que ficava na Zona Oeste de São Paulo.

Posteriormente, os laudos apontaram que a morte se deu em razão de uma overdose de cocaína. Com a perda de seu principal nome, voz e rosto, a banda – que marcou uma geração no país – acabou no mesmo dia.

Criado em 1992, o grupo ficou mais de 20 anos na estrada e emplacou 13 discos. Diversas músicas do CBJR se tornaram hinos da geração que cativou. Veja alguns momentos inesquecíveis da banda. Relembre: 

Chorão Skate Park

A pista de skate indoor ficava localizada em Santos, no litoral de São Paulo, e carregava o nome do artista. Aberta ao público já em 2004, a iniciativa foi oficialmente inaugurada no dia 6 de Novembro de 2005.

Como o terreno onde a pista ficava era alugado, as despesas ficaram insustentáveis após a morte do cantor.

Discurso no Festival de Verão em 2003

Em Salvador, o músico fez um discurso emocionante – que é lembrado até hoje, 20 anos depois. Uma das frases mais marcantes desse momento é: “Se você tem pai, mãe… se você tem uma comida na mesa, uma cama limpinha, quentinha… se você tem saúde, se você enxerga, se você escuta, se você se supera, se você erra e aprende com o seu erro, aí você é feliz. Aí você tem tudo. Porque dinheiro e sucesso não compra tudo, não”.

Parcerias com o rap

Não é surpresa para nenhum fã o fato de que Chorão tem raízes no hiphop. Apesar de o CBJR ser um grupo de rock, suas músicas nunca se limitaram a apenas um estilo.

O que – talvez – muitos não saibam é que o artista fez parte da chamada “Família RZO”, protagonizada pelo grupo RZO.

Entre o final dos anos 1990 e início dos anos 2000, o cantor fez parcerias com diversos rappers, como por exemplo Sabotage e MV Bill em “Cantando pro Santo” e “Cidadão Comum Refém”.

Abertura de novela

A série Malhação, da TV Globo, é um dos conteúdos jovens mais populares do país. Mesmo com décadas de exibição, uma das primeiras coisas que vem à cabeça quando se fala na obra é “Te Levar”, música do CBJR que esteve na abertura entre 1999 e 2005.

Premiações

Com “Tamo aí na Atividade” e “Camisa 10 (Joga Bola até na Chuva)“, a banda venceu o Grammy Latino de Melhor Álbum de Rock Brasileiro em 2005 e 2010. O grupo também levou cinco premiações do MTV Video Music Awards e duas do Prêmio Multishow de Música Brasileira.

Leia também: Última rodada do Campeonato Paulista define os classificados ao mata-mata; veja os confrontos


Fonte: TV Cultura – Foto: Reprodução/Facebook Charlie Brown Jr

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Obras da Castello Branco alteram sistema viário em Barueri até 2025

1 0
Read Time:2 Minute, 15 Second

Para dar continuidade à construção da ampliação das marginais da rodovia Castello Branco no trecho que abrange o município de Barueri, a concessionária CCR ViaOeste implantou dois canteiros de obras, interditando uma parte da faixa direita da rua da Prata e outra da avenida Dr. Dib Sauaia Neto, no sentido capital. Por conta desta obra, outras vias da cidade também passam por intervenções no sistema viário.

Essa ampliação das marginais abrange desde o km 22,5 até o km 27 e as faixas adicionais entre o km 27 e o km 31,650 com o objetivo de proporcionar maior fluidez na interligação da capital paulista com os municípios da região oeste do Estado.

Nesse projeto também consta a remodelação dos trevos de acesso à Barueri, assim como para o bairro de Alphaville, além da construção de duas novas pontes paralelas à ponte Guilherme de Almeida. 

Como as bases dessas futuras pontes já estão em andamento, foi preciso uma alteração no sistema viário municipal, que tem contado com o apoio da Prefeitura de Barueri, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semurb), para o avanço das obras. Entre as medidas adotadas está a interdição da faixa da direita da avenida Dr. Dib Sauaia Neto, no trecho sob a ponte Guilherme de Almeida, no sentido capital. Na pista contrária, o tráfego segue normalmente.

Local de apoio

E com o intuito de comportar os equipamentos e abrigar os insumos necessários para a construção da ampliação das marginais, foram criadas instalações de canteiros de obras no km 25, sob a ponte Guilherme de Almeida com a rua da Prata e a avenida Dr. Dib Sauaia Neto, para ser utilizado como um local de apoio às obras, e outra no km 24 para manutenção dos equipamentos.

A rua da Prata e a avenida Guilherme Perereca Guglielmo também tiveram intervenções viárias. Já no trecho da rodovia Castello Branco que é paralelo à avenida Anápolis, localizada entre os quilômetros 26 e 25, no sentido Capital, até o dia 10 de abril está sendo feita a retirada de vegetação e limpeza, das 7h às 18h, mas não estão previstas interdições no trajeto dos motoristas.

As interdições e intervenções no sistema viário no município vão até 2025, prazo contratual para execução desta obra. Segundo a concessionária CCR ViaOeste, em Barueri o investimento está avaliado em mais de R$ 815 milhões e tem gerado 21 mil empregos diretos e indiretos.

Leia também: Secretaria da Família de Barueri completa dois anos de atividades


Fonte: SECOM-Barueri

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Banco do Brasil prorroga inscrições de concurso pela segunda vez. São seis mil vagas de escriturário

1 0
Read Time:2 Minute, 29 Second

O Banco do Brasil (BB) prorrogou, pela segunda vez, as inscrições para o concurso público que oferece seis mil vagas para o cargo de escriturário, que exige nível médio de formação.

Agora, as inscrições podem ser feitas até as 23h59 de hoje (dia 6), pelo site da Fundação Cesgranrio, organizadora da seleção. A taxa de participação é de R$ 50. A prorrogação foi publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira.

No momento do cadastro, o candidato deverá escolher a microrregião de posse e uma das 190 cidades disponíveis para realização das provas. Há previsão de vagas em todos os estados e o Distrito Federal, sendo que os postos de tecnologia são para trabalhar especificamente em Brasília ou São Paulo.

Há duas mil vagas imediatas para escriturário – agente comercial, para atuação nas unidades de negócios e plataformas de suporte operacional.Outras duas mil oportunidades de preenchimento imediato são para escriturário – agente de tecnologia. Cada cargo terá ainda mil aprovados para cadastro de reserva.

O banco anunciou também que ampliou o número de vagas exclusivas para pessoas com deficiência. Agora, são 825, das quais 299 para contratação imediata e 226 para formação de cadastro de reserva.

A remuneração inicial é de R$ 3.622,23 para jornada de 30 horas semanais. O Banco do Brasil também concede auxílio de R$ 1.014,42, a título de alimentação/refeição, mais uma cesta alimentação de R$ 799,38, ambas pagas mensalmente, conforme Acordo Coletivo de Trabalho (ACT).

Os candidatos precisarão fazer provas com 70 questões objetivas e redação em Língua Portuguesa, em 23 de abril. Haverá 25 questões de conhecimentos básicos em Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Matemática e Atualidades do Mercado Financeiro e 45 de conhecimentos específicos, de acordo com a vaga pretendida.

No caso de agente de tecnologia, serão exigidos conteúdos de Probabilidade e Estatística, Conhecimentos Bancários e Tecnologia da Informação. No caso de agente comercial, haverá questões de Matemática Financeira, Conhecimentos Bancários, Negociação e Vendas e Conhecimentos de Informática.

Há possibilidade de ascensão e desenvolvimento profissional; participação nos lucros ou resultados; vale-transporte; auxílio-creche; auxílio para filho com deficiência; previdência complementar; e planos de saúde e odontológico básico.

Essas vantagens são concedidas enquanto o funcionário estiver em pleno exercício de suas atividades no banco e conforme o acordo sindical vigente.

O banco também oferece bolsas de idiomas, incentivos para graduação, pós-graduação lato sensu, mestrado e doutorado e programas de mentoria. Os funcionários tem, ainda, acesso à Universidade Corporativa Banco do Brasil (UniBB). Somente em 2022, a UniBB promoveu 3,5 milhões de ações de capacitação.

Leia também: Tarcísio proíbe equipe de falar sobre chances de ele concorrer à Presidência


Fonte: Jornal Extra – Foto: Arquivo/Ag. Brasil

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Tarcísio proíbe equipe de falar sobre chances de ele concorrer à Presidência

1 0
Read Time:1 Minute, 20 Second

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), proibiu que integrantes de sua equipe e apoiadores falem sobre a possibilidade de ele ser candidato à Presidência da República em 2026.

Segundo interlocutores do governador, ele quer evitar a todo custo uma indisposição com bolsonaristas radicais, que poderiam passar a taxá-lo de traidor e a fazer campanha diuturna contra ele nas redes sociais.

A imagem de traidor foi colada por adversários em João Doria em 2018, quando ele, então prefeito de São Paulo e pupilo de Geraldo Alckmin (PSB), quis desbancar o padrinho político para ser candidato a presidente da República. O exemplo também inspiraria Tarcísio a frear o impulso de correligionários de estimularem sua candidatura presidencial, mesmo diante da possibilidade de Jair Bolsonaro (PL) ficar inelegível.

O governador avalia também, segundo os mesmos interlocutores, que uma disputa contra o PT em 2026 não seria um passeio. Caso Lula seja candidato à reeleição, segundo essa análise, provavelmente sairá como favorito: além de um eleitorado consolidado, o petista terá a poderosa máquina de governo nas mãos.

Se fizer um governo bem avaliado, Tarcísio teria chances maiores de se reeleger governador de SP.

Hoje com 47 anos, ele teria tempo para esperar por uma candidatura presidencial depois de cumprir o segundo mandato no Palácio dos Bandeirantes. Em 2030, Tarcísio terá 55 anos.

Leia também: Estações de transporte em SP terão programação para o Dia da Mulher


Fonte: Mônica Bergamo/Folhapress – Foto: Flickr/Thiago Bernardes/Governo do Estado de SP

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Última rodada do Campeonato Paulista define os classificados ao mata-mata; veja os confrontos

1 0
Read Time:1 Minute, 3 Second

Os oito classificados para as quartas de final do Campeonato Paulista foram definidos neste domingo (5). Os dois primeiros colocados de cada um dos grupos avançaram ao mata-mata.

A rodada começou com duas vagas em abertas, que foram preenchidas por Botafogo-SP, segundo colocado do Grupo A, e Ituano, segundo colocado do Grupo C. Em contrapartida, Ferroviária São Bento foram rebaixados para a Série A-2 de 2024.

Os quatro duelos ficaram da seguinte maneira:

  • Bragantino x Botafogo-SP, no Nabi Abi Chedid;
  • São Paulo x Água Santa, em estádio a definir;
  • Corinthians x Ituano, na Neo Química Arena;
  • Palmeiras x São Bernardo, no Allianz Parque.

Datas horários serão divulgados pela Federação Paulista de Futebol (FPF) em congresso técnico a ser realizado nesta segunda-feira (6).Os confrontos de quartas e de semifinais acontecem em jogo único, enquanto a final é disputada em jogos de ida e volta. O time de melhor pontuação somada entre as fases tem o direito de decidir em casa.

Leia também:  Charles do Bronxs irá enfrentar Beneil Dariush pelo UFC 288


Fonte: TV Cultura

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Estações de transporte em SP terão programação para o Dia da Mulher

1 0
Read Time:2 Minute, 9 Second

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) e o Metrô de São Paulo terão uma programação especial para o Dia Internacional da Mulher, comemorado na quarta-feira (8).

No Metrô, na terça-feira (7), a Estação Santana será palco da exposição Viver é Morrer, com 48 imagens da artista Silvia Husek, que convida à reflexão sobre o envelhecimento e a invisibilidade da mulher acima dos 50 anos de idade.

Na quarta-feira, na Estação Brás do Metrô, haverá uma roda de conversa entre ferroviárias e estudantes do ensino fundamental e médio para falar sobre profissões. O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) levará à Estação Tatuapé a ação Descubra-se, que abordará temas como inteligência emocional e empoderamento feminino nos negócios. E no Terminal Metropolitano da EMTU, passageiras terão à disposição oficina de costura e orientações sobre empreendedorismo.

Ainda na quarta-feira, na Estação República, ocorre uma ação organizada pelo Centro de Reestruturação para a Vida, que promoverá o diálogo sobre gravidez inesperada, violência e abuso contra a mulher, entre outros assuntos debatidos pela instituição.

Para reforçar o combate ao assédio sexual, as agentes femininas do Metrô entrarão nos vagões para mostrar que qualquer mulher pode contar com a ajuda delas em caso de assédio. Além disso, a ação divulgará o X na mão, campanha mundial que orienta a mulher a sinalizar que está em perigo.

Já a CPTM promove a apresentação da Banda 710, formada por maquinistas das linhas 7-Rubi, 10-Turquesa e 11-Coral, na Estação Barra Funda. Na Estação Jardim Helena-Vila Mara, a companhia inaugura mais um Espaço Acolher para atender mulheres que sofrem importunação sexual.

Na quinta-feira (9), a Estação Santa Cecília do Metrô contará com sessão de cinema, em parceria com a Academia Internacional de Cinema, para exibição de curtas-metragens que apoiam iniciativas focadas no tratamento terapêutico das mulheres presas.

Na quarta-feira (22), um grupo de grafiteiras, composto por mulheres brasileiras e refugiadas, vai revitalizar a Estação Jardim Romano da CPTM, em uma parceria com o artista plástico Ziza, o Centro de Integração e Cidadania do Imigrante e a Secretaria de Cultura.

A programação completa pode ser encontrada site do governo de São Paulo.

Leia também: SP: idosos acima de 60 anos recebem Pfizer bivalente na segunda-feira


Fonte: Ag. Brasil – Foto: Arquivo/Rovena Rosa/Ag. Brasil

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

De ‘carteirada’ a pressão de ministério: as 8 tentativas do governo Bolsonaro para reaver as joias

2 0
Read Time:4 Minute, 33 Second

O governo do ex-presidente Jair Bolsonaro atuou para tentar liberar as joias avaliadas em aproximadamente R$ 16,5 milhões trazidas de forma ilegal para o Brasil. O episódio, revelado pelo jornal Estado de S. Paulo, aconteceu em outubro de 2021 e envolveu várias tentativas subsequentes de reaver os itens na alfândega do Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, onde o material acabou apreendido por não ter sido devidamente declarado. As pedras preciosas seriam um presente do governo da Arábia Saudita à ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro.

Segundo o Estadão, três ministérios chegaram a ser acionados para tentar reaver as joias. Foram pelo menos 8 tentativas de liberar o material apreendido. Veja de que forma o governo atuou no caso:

Nada a declarar

O conjunto com colar, anel, relógio e um par de brincos de diamante estava na mochila de um militar, assessor do então ministro Bento Albuquerque. O titular das Minas e Energia voltava, na ocasião, de uma viagem pelo Oriente Médio. Eles passaram pela saída “nada a declarar” da alfândega do aeroporto, sem registrar a entrada com as joias. A cena foi registrada pelas câmeras de segurança do local. A legislação brasileira impõe, contudo, que é obrigatório declarar qualquer bem avaliado em mais de mil dólares (pouco mais de R$ 5 mil) na chegada ao país. Titulares da receita pediram para conferir a bagagem e apreenderam os bens.

Carteirada

De acordo com o Estadão, ao saber que as joias haviam sido apreendidas, Albuquerque retornou à área da alfândega e tentou, ele próprio, retirar os itens, informando que se trataria de um presente pessoal para a mulher do ex-presidente, Michelle Bolsonaro. A Receita deu a opção para a comitiva informar que se tratava de um presente entre os governos. Neste caso, não seria cobrado qualquer imposto, mas as joias seriam tratadas como propriedade do Estado brasileiro. Porém, o ministro não aceitou.

Ofício do gabinete presidencial

No dia 29 de outubro de 2021, o chefe de gabinete adjunto de Documentação Histórica do gabinete pessoal do presidente da República, Marcelo da Silva Vieira, envia um ofício para o chefe de gabinete de Bento Albuquerque afirmando que o encaminhamento das joias seria feito e que a análise seria para a incorporação ao “acervo privado do Presidente da República ou ao acervo público da Presidência da República”.

Pressão do Itamaraty na Receita

Em 3 de novembro de 2021, coube ao Itamaraty exercer pressão sobre a Receita Federal na busca pelas joias. O Ministério das Relações Exteriores pediu ao órgão fiscal que tomasse as “providências necessárias para liberação dos bens retidos”, mas a Receita retrucou que só seria possível fazer a retirada mediante os procedimentos de praxe nestes casos, com quitação da multa e do imposto devidos. Em seguida, a própria chefia da Receita entrou em campo para liberar o material, mas os servidores do órgão mantiveram-se firmes.

Nessas situações, só é possível resgatar o item apreendido pagando um tributo equivalente a 50% do valor estimado do material. Além disso, também é cobrada uma multa de 25% sobre o valor cheio. No caso das joias para Michelle, portanto, a soma chegaria a aproximadamente R$ 12,3 milhões.

Pressão de Albuquerque na Receita

No mesmo dia 03 de novembro de 2021, segundo a reportagem, o gabinete do então ministro Bento Albuquerque reforça a pressão sobre a Receita em mais uma tentativa para liberar os diamantes. Em ofício, pede “liberação e decorrente destinação legal adequada de presentes retidos por esse Órgão”. O ex-ministro também passa a usar que a versão que a destinação seria para o acervo, mas sem dizer para qual. Porém, a Receita não libera os bens.

Secretário tenta liberação

No dia 28 de dezembro de 2022, nas vésperas do fim do mandato de Bolsonaro, o então secretário da Receita Federal, Julio Cesar Viera Gomes, tentou liberar as joias. Ele enviou um ofício para a alfândega do aeroporto em São Paulo pedindo a liberação. Porém, os fiscais responderam que só liberariam os bens mediante pagamento do imposto.

Bolsonaro entra em campo

No dia 28 de dezembro o próprio ex-presidente Jair Bolsonaro enviou um ofício à Receita cobrando a devolução das joias. O texto solicitava que as pedras preciosas fossem destinadas à Presidência da República, em atendimento ao ofício da “Ajudância de Ordens do Gabinete Pessoal do Presidente da República”. Novamente o pedido foi negado pela alfândega.

Última tentativa em voo da FAB

A tentativa derradeira de recuperar o mimo milionário dos sauditas veio nos últimos dias de Bolsonaro na Presidência da República, em 29 de dezembro — véspera da viagem do ex-chefe do Executivo para os Estados Unidos, onde ele permanece até hoje. Chefe da Ajudância de Ordens do presidente, o sargento da Marinha Jairo Moreira da Silva seguiu para Guarulhos para “atender demandas” de Bolsonaro, conforme consta na solicitação de voo da Força Aérea Brasileira (FAB) descrita pelo Estadão.

“Não pode ter nada do (governo) antigo para o próximo, tem que tirar tudo e levar”, argumentou o funcionário ao tentar convencer os fiscais alfandegários, conforme consta em relatos colhidos pelo jornal. A Receita manteve a apreensão.

Leia também: SP: idosos acima de 60 anos recebem Pfizer bivalente na segunda-feira


Fonte: O Globo

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %
error: