Secretaria da Família de Barueri completa dois anos de atividades

0 0
Read Time:3 Minute, 24 Second

Em 4 de março de 2021 foi criada em Barueri a Secretaria da Família de Barueri (Sefam), através da Lei Complementar 495, com o objetivo de articular junto às outras Secretarias municipais e órgãos da sociedade ações objetivas de fortalecimento e também de desenvolvimento familiar.

A Sefam também promove o acesso de jovens em risco social ou de baixa renda ao ensino profissionalizante, atividades para a manutenção e fortalecimento conjugal e entre pais e filhos, e também eventos intergeracionais que propiciam o bem-estar e a convivência com a população idosa.

À frente da pasta está Sílvio Macedo, ex-vereador de Barueri. “Sentimos que o município tinha essa necessidade, observamos o modelo de cidades pioneiras e apresentamos um projeto ao prefeito Rubens Furlan”, revela Macedo.

Sílvio Macedo, ex-vereador de Barueri, é o atual Secretário da SEFAM. – Foto: Divulgação/SECOM-Barueri

Em reconhecimento ao trabalho desenvolvido, Barueri recebeu em novembro do ano passado o Selo Município Amigo da Família (SMAF), emitido pela Secretaria Nacional da Família, do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.

Barueri já se tornou referência e muitos municípios brasileiros (Areado-MG e os paulistas  Valinhos, Araçariguama e Jandira) já visitaram ou consultaram o modelo da Sefam, principalmente em razão do Programa Famílias Fortes.

Através da Coordenadoria da Juventude, a Sefam possui uma parceria com a Etec  (Escola Técnica Estadual) onde 120 jovens já passaram por cursos de Auxiliar Administrativo e Excel. Há aulas de judô para 60 rapazes e moças e 120 munícipes receberam acolhimento psicológico.

Parque da Maturidade, um capítulo à parte
O Parque da Maturidade José Dias da Silva passou a ser gerido pela Sefam em dezembro de 2021. “Foi um presente que ganhamos. Trocar experiências com a população idosa nos torna muito mais engrandecidos”, conta Sílvio Macedo.

Nos 1.500 atendimentos diretos de segunda a sexta-feira, há atividades culturais, esportivas. Há disputa de campeonatos, passeios, jogos e grupos socioeducativos. Está em andamento mais uma reforma que vai ampliar a capacidade de atendimento do refeitório, que também é utilizado como auditório e salão de festas. Atualmente são servidas 650 refeições diárias (café da manhã, almoço e café da tarde).

São disponibilizados ônibus gratuitos em vários horários, que partem do Terminal de Barueri. Ao chegar ao Parque, há vans que conduzem os idosos. Mensalmente são realizados dois bailes, muito apreciados pelos frequentadores.

Programa Famílias Fortes
São realizados sete encontros semanais para fortalecimento dos laços familiares. Há atividades conjuntas e separadas conduzidas por “facilitadores” voluntários formados pela plataforma da Avamec de acordo com a faixa etária dos filhos. O Programa Famílias Fortes já atendeu 1.359 pessoas (453 famílias) em diversos bairros da cidade.

Rodas de conversa
A Sefam faz palestras na sede de entidades baruerienses, tais como a Fieb (Fundação Instituto de Educação de Barueri), Associação Cristã de Moços, Sociedade Bíblica do Brasil, Apae, Cooperativa Unindo Forças, Empresa Kicaldo etc. Os temas abordado são: Fortalecimento do Vínculo Familiar, Síndrome de Burnout e Esgotamento no Trabalho e Prevenção ao Suicídio (em parceria com o CVV – Centro de Valorização da Vida). Mais de mil pessoas já participaram.

Apoio ao egresso
A Sefam mantém convênio com a Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) para execução em caráter contínuo do Programa de Penas e Medidas Alternativas, colaborando para a inserção de ex-detentos que moram em Barueri no mercado de trabalho. São 150 atendimentos mensais no Centro de Cultura e Paz, mais os atendimentos espontâneos.

    Atendimentos psicossociais
    Houve 280 atendimentos individuais, familiares e também 60 visitas domiciliares. Os atendimentos são feitos por assistentes sociais e psicólogos da Secretaria da Família.

    Luta contra as drogas
    85 dependentes químicos ou alcoólicos foram atendidos. Destes, 41 foram encaminhados para a Comunidade Terapêutica Filhos da Luz, com a qual a Sefam tem parceria desde setembro do ano passado. Já foram realizadas reuniões de planejamento e articulações com o CPA (Centro de Psicologia Aplicada) da Unip (Universidade Paulista).

    Leia também: Saúde inicia campanha de busca ativa à tuberculose


    Fonte: SECOM-Barueri

    Happy
    Happy
    0 %
    Sad
    Sad
    0 %
    Excited
    Excited
    0 %
    Sleepy
    Sleepy
    0 %
    Angry
    Angry
    0 %
    Surprise
    Surprise
    0 %

    UFC: Jon Jones finaliza Ciryl Gane no 1º round e fica com o cinturão do peso-pesado

    1 0
    Read Time:55 Second

    Jon Jones ignorou o longo tempo afastado do octógono e, em seu retorno ao UFC venceu mostrando toda sua superioridade. Na edição de número 285, realizada neste sábado (4), em Las Vegas (EUA).

    Jones não tomou conhecimento de Ciryl Gane e se tornou campeão do peso-pesado ao finalizar o combate no primeiro round, em pouco mais de dois minutos.

    Com a conquista do cinturão vago do peso-pesado do UFC, Jones, que dominou os meio-pesados (93 kg) durante anos, se gabou e afirmou ser o melhor lutador da história do MMA.

    Jon Jones, de 35 anos, é integrante do ‘Hall da Fama’ do UFC, ex-campeão dos meio-pesados e, agora, detentor do cinturão do peso-pesado. Não à toa, o atleta é apontado por parte dos fãs como o melhor lutador da história do MMA.

    Em sua carreira, o americano venceu 27 lutas, perdeu uma e a outra terminou sem resultado.

    Leia também:  Charles do Bronxs irá enfrentar Beneil Dariush pelo UFC 288


    Fonte: TV Cultura

    Happy
    Happy
    0 %
    Sad
    Sad
    0 %
    Excited
    Excited
    0 %
    Sleepy
    Sleepy
    0 %
    Angry
    Angry
    0 %
    Surprise
    Surprise
    0 %

    Serial killer conhecido como ‘Pedrinho Matador’ é assassinado na Grande SP

    0 0
    Read Time:47 Second

    O serial killer conhecido como “Pedrinho Matador” foi assassinado na manhã deste domingo (5), na região de Mogi das Cruzes, na Grande São Paulo.

    Pedro Rodrigues Filho tinha 68 anos e já havia sido condenado por dezenas de assassinatos.

    De acordo com a Polícia Militar, por volta das 10h deste domingo, dois homens passaram atirando de dentro de um carro na Rua José Rodrigues da Costa, no bairro Ponte Grande.

    Logo após os disparos, os criminosos fugiram e trocaram de carro. Em seguida, segundo a PM, eles abandonaram o veículo utilizado no crime, na Estrada da Cruz do Século, e embarcaram em outro carro.

    Na prisão, ele era reverenciado como o maior homicida do sistema prisional, onde entrou em 1973, quando tinha 19 anos, e só saiu em 2007.

    Leia também: Mutirão para renegociar dívidas bancárias irá até o dia 31 de março


    Fonte: TV Cultura

    Happy
    Happy
    0 %
    Sad
    Sad
    0 %
    Excited
    Excited
    0 %
    Sleepy
    Sleepy
    0 %
    Angry
    Angry
    0 %
    Surprise
    Surprise
    0 %

    Mais de um milhão de doses de reforço bivalentes foram aplicadas, diz Saúde

    0 0
    Read Time:1 Minute, 14 Second

    Ministério da Saúde informou que, até o último sábado (4), cinco dias depois do lançamento do Movimento Nacional pela Vacinação, foram registradas mais de um milhão de doses de reforço bivalentes contra a Covid-19 aplicadas no público prioritário.

    A Pasta distribuiu 19 milhões de doses a todas as unidades federativas do país, de forma a manter os estoques abastecidos. O envio de novas doses vai ocorrer gradualmente, de acordo com o público-alvo planejado e a capacidade de armazenamento de cada estado.

    Neste primeiro momento, serão vacinadas pessoas com maior risco de desenvolver formas graves da doença: idosos acima de 70 anos, pessoas imunocomprometidas, funcionários e pessoas que vivem em instituições permanentes, indígenas, ribeirinhos e quilombolas. Em seguida, conforme o avanço da campanha, outros grupos prioritários serão imunizados.

    Pesquisas apontam que a estratégia de aplicação de doses de reforço eleva a efetividade das vacinas para prevenção das formas graves da Sars-CoV-2, principalmente nos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), hospitalizações e mortes.

    As vacinas bivalentes e monovalentes são igualmente eficazes e protegem contra a Covid-19. Quem ainda não completou o ciclo vacinal ou está com alguma dose em atraso, pode procurar uma unidade de saúde para se vacinar, mesmo que não esteja no grupo prioritário.

    Leia também: Anvisa aprova uma nova vacina contra a dengue


    Fonte: TV Cultura – Foto: Arquivo/Min. da Saúde

    Happy
    Happy
    0 %
    Sad
    Sad
    0 %
    Excited
    Excited
    0 %
    Sleepy
    Sleepy
    0 %
    Angry
    Angry
    0 %
    Surprise
    Surprise
    0 %

    Em três anos de funcionamento Bom Prato Itapevi serve mais de 1,3 milhão de refeições

    0 0
    Read Time:1 Minute, 17 Second

    Nesta sexta-feira (3), o Bom Prato (Rodovia Engenheiro Renê Benedito Silva, 279 – Cohab), completou três anos de funcionamento com 1 milhão e trezentas mil refeições servidas para a população de Itapevi.

    O restaurante começou a funcionar em 3 de março de 2020 e serve 1.800 refeições por dia. O serviço atende de segunda a sexta-feira, com café da manhã que custa R$ 0,50 (cinquenta centavos), o almoço e jantar, R$ 1 (um real) cada.

    São servidas 300 refeições no café da manhã, de segunda a sexta-feira, a partir das 7h. O almoço começa às 10h30, com 1,2 mil refeições e, às 17h, 300 jantares.

    Refeição Especial

    Para homenagear os três anos de funcionamento, o Restaurante Bom Prato serviu um almoço especial de aniversário nesta sexta-feira (3). O cardápio foi composto por arroz, feijão, frango assado (sobrecoxa) na cerveja preta, salada colorida e batata suíça. A sobremesa será bolo de chocolate.

    Restaurante Popular Bom Prato

    Funciona na Rodovia Engenheiro Renê Benedito Silva, 279, na Cohab em parceria com o Governo do Estado de São Paulo. Qualquer pessoa em situação de rua e de vulnerabilidade social pode utilizar o Bom Prato gratuitamente, precisa apenas estar cadastrada no Centro Pop (Avenida Rubens Caramez, 1.075, Vila Aurora), que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

    Leia também: SP: idosos acima de 60 anos recebem Pfizer bivalente na segunda-feira


    Fonte: SECOM-Itapevi – Foto: Arquivo/Flickr/SECOM-Itapevi

    Happy
    Happy
    0 %
    Sad
    Sad
    0 %
    Excited
    Excited
    0 %
    Sleepy
    Sleepy
    0 %
    Angry
    Angry
    0 %
    Surprise
    Surprise
    0 %

    Lula se emociona em evento no Mato Grosso por homenagem a neto morto em 2019

    1 0
    Read Time:1 Minute, 15 Second

    O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se emocionou em um evento em Rondonópolis, no Mato Grosso, nesta sexta-feira (3). Foi feita uma homenagem para Arthur Lula da Silvaneto do petista que morreu em 2019 aos sete anos.

    O momento do choro aconteceu quando quando o prefeito de Rondonópolis, José Carlos Junqueira de Araújo, o Zé Carlos do Pátio, anunciou que está sendo construída uma creche que levará o nome de Arthur.

    “Eu fui autorizado pela Dona Janja. A creche leva o nome do Arthur Lula da Silva [Lula chora]. Eu não ia falar isso, não. Eu sei o que é a dor de um vô que sofreu, que estava lá, lá em Curitiba e teve que ver isso. Presidente Lula, você é forte, você é um cara muito importante para nós”, afirmou Zé Carlos.

    Arthur morreu devido uma infecção generalizado provocada pela bactéria Staphylococcus aureus. Na época, Lula estava preso em Curitiba, no Paraná, e não pode estar ao lado da família no momento.

    O evento também marcou a entrega de chaves de unidades do Minha Casa, Minha Vida, programa de construção de moradias populares para famílias de baixa renda.

    Estavam presentes no evento o governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (União Brasil), e o senador Wellington Fagundes (PL-MT).

    Leia também: Anvisa aprova uma nova vacina contra a dengue


    Fonte: TV Cultura – Foto: Reprodução/Twitter

    Happy
    Happy
    0 %
    Sad
    Sad
    0 %
    Excited
    Excited
    0 %
    Sleepy
    Sleepy
    0 %
    Angry
    Angry
    0 %
    Surprise
    Surprise
    0 %

    Governo Tarcísio bloqueia redes sociais em escolas estaduais de SP

    1 0
    Read Time:4 Minute, 59 Second

    O governo Tarcísio de Freitas (Republicanos) bloqueou o uso de redes sociais e streamings nas escolas estaduais de São Paulo. A restrição ocorre no momento em que as disciplinas preveem exatamente o uso dessas tecnologias em sala de aula com os alunos.

    As cerca de 5.500 escolas estaduais receberam um comunicado que suspende desde o dia 13 os acessos pelo wifi ou internet conectada para aplicativos como Tik-Tok, Facebook, Twitter e Instagram, além de streamings como Globo Play, Netflix e Prime Video.

    Segundo o comunicado, a restrição foi feita para “melhor usabilidade e monitoramento” da internet fornecida nas escolas. O bloqueio só foi comunicado após o início das aulas na rede estadual e depois que os professores já tinham feito o planejamento das atividades pedagógicas que desenvolveriam ao longo do ano letivo.

    Para os professores, a restrição, imposta pelo secretário de Educação Renato Feder, prejudica o trabalho em sala de aula já que o próprio currículo paulista (documento que orienta o que deve ser ensinado nas escolas) prevê, em diversas disciplinas, a discussão e atividades com o uso de redes sociais que fazem parte do cotidiano dos estudantes.

    Em nota, a Secretaria de Educação disse que a restrição de acesso tem como objetivo “garantir um ambiente adequado para o aprendizado e evitar usos considerados inapropriados e/ou excessivos de redes, que podem prejudicar a qualidade da conexão e interferir no andamento das atividades pedagógicas”.

    Além de ir na contramão do que orienta o currículo paulista, a medida também difere do que é feito em escolas particulares, onde o uso de redes sociais se tornou parte de atividades pedagógicas para buscar atrair a atenção dos alunos.

    Desde 2017, o uso de celulares dentro das salas de aula deixou de ser proibido nas escolas de São Paulo. O entendimento, já naquela época, era de que a proibição era contraproducente e seria mais efetivo estimular os alunos a usarem o aparelho e as redes sociais para fins pedagógicos.

    Segundo a Secretaria de Educação, todas as escolas estaduais de São Paulo tem internet disponível para uso em sala de aula. A conexão, inclusive, pode ser usada pelos alunos para atividades pedagógicas. Na prática, no entanto, a velocidade e o alcance da internet na maioria das escolas não permite o uso em sala.

    Os professores contam que usam as redes sociais para trazer situações e exemplos do cotidiano dos alunos e, assim, fazer com que se interessem mais pelos conteúdos disciplinares.

    Uma professora de português, que pediu para não ser identificada, contou que, em uma das atividades de sala de aula, pede aos alunos para comparar posts de Instagram de contas de jornais com os de perfis de fofoca. A proposta tem como objetivo fazer com que eles se atentem à diferença da linguagem utilizada ou a referência que fazem sobre as fontes de informação.

    Segundo ela, a atividade faz parte da discussão sobre fake news e cuidados necessários ao se informar em redes sociais.

    Um professor de sociologia também contou que uma das atividades que mais deixou seus alunos animados no último ano foi pedir para que produzissem vídeos no Tik-Tok sobre os conteúdos trabalhados em sua disciplina.

    Para eles, a restrição não vai impedir que os alunos utilizem as redes sociais em sala de aula, mas prejudicar o uso pedagógico delas já que não poderão mais ser acessadas pela internet da escola. Como os professores não podem garantir que todos têm acesso à conexão, não podem mais propor atividades nesse formato.

    As propostas desses dois professores estão em consonância com o que prevê o currículo paulista. Um documento que orienta o que deve ser ensinado, por exemplo, na disciplina de Tecnologia e Inovação prevê que os alunos de 6º ano devem desenvolver a habilidade de “compreender o funcionamento das redes sociais no que diz respeito às formas de publicidade nos meios digitais, aos mecanismos de disseminação de fake news, à busca frequente de aumento do capital social e suas consequências, dentre outros, para usar as redes sociais de forma mais crítica.”

    Para Ana Paula Corti, professora do IFSP (Instituto Federal de São Paulo) e pesquisadora da Repu (Rede Escola Pública e Universidade), a medida tem um caráter antidemocrático e está descolada das principais práticas recomendadas para um ensino mais atraente aos jovens.

    “É muito antidemocrático a secretaria decidir o que deve ou não ser acessado nas escolas. É desrespeitoso e fere a autonomia dos professores que têm o direito de decidir com quais ferramentas vão trabalhar seu conteúdo ou qual é o formato que mais atrai seus alunos”, diz a pesquisadora.

    Para ela, a medida também desconsidera e descontínua o trabalho feito nas escolas, já que muitas unidades possuem perfis nas redes sociais para se comunicar com os alunos. “Foi pelas redes sociais que muitas escolas conseguiram manter o vínculo com seus alunos na pandemia, engajá-los para atividades. Essa descontinuidade é muito ruim para o processo pedagógico.”

    Em nota, a Secretaria de Educação disse que apoia o uso de tecnologias e aplicativos na rede estadual e que, inclusive, está adotando novos recursos digitais para as escolas. Segundo a pasta, apesar da restrição, existem diversas ferramentas que poderão continuar sendo utilizadas, como o Centro de Mídias e aplicativos do Google, como o Google Classroom e Google Docs.

    “A Seduc-SP entende que existem outras formas de tornar a escola mais atrativa, como investir em tecnologia educacional de qualidade e em estratégias pedagógicas que engajem os alunos, além de promover atividades extracurriculares e culturais que estimulem o interesse dos jovens pela escola, sempre priorizando a segurança e o bem-estar de toda a comunidade escolar”, informou a pasta.

    Leia também: São Paulo retira obrigatoriedade de máscaras no transporte público


    Fonte: Folhapress – Foto: Arquivo/Ag. Brasil

    Happy
    Happy
    0 %
    Sad
    Sad
    0 %
    Excited
    Excited
    0 %
    Sleepy
    Sleepy
    0 %
    Angry
    Angry
    0 %
    Surprise
    Surprise
    0 %

    Inscrições do concurso do Banco do Brasil terminam nesta sexta

    0 0
    Read Time:1 Minute, 55 Second

    Candidatos ao concurso do Banco do Brasil têm até esta sexta-feira (3) para fazer a inscrição. Originalmente, o prazo acabaria dia 24 de fevereiro, mas foi adiado em uma semana.

    Ao todo, são ofertadas 6 mil vagas, sendo 2 mil de escriturário-agente comercial e 2 mil para escriturário- agente de tecnologia com contratação imediata; e 2 mil vagas para cadastro de reserva, 1 mil para cada cargo. Há vagas em todos os estados e no Distrito Federal, porém as de tecnologia são apenas para Brasília e São Paulo.

    O candidato precisa ter 18 anos (completos até a data de contratação) e apresentar certificado de conclusão do ensino médio.

    Inscrição

    Os candidatos podem se inscrever até as 23h59 (horário de Brasília) de hoje. A inscrição tem valor de R$ 50 e deve ser feita no site da Fundação Cesgranrio. Podem pedir isenção de pagamento as pessoas registradas no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal (CadÚnico), membros de famílias com baixa renda e doadores de medula óssea.

    No momento da inscrição, o candidato deverá escolher a Unidade Federativa onde deseja trabalhar e uma das 190 cidades com locais de aplicação das provas. Os exames serão realizados em 23 de abril.

    Pessoas com deficiência

    O banco anunciou também que ampliou o número de vagas exclusivas para pessoas com deficiência. Agora, são 825, das quais 299 para contratação imediata e 226 para formação de cadastro de reserva.

    Remuneração

    O salário inicial é de R$ 3.622,23 para jornada de 30 horas semanais, além de auxílio alimentação/refeição de R$ 1.014,42 e cesta alimentação de R$ 799,38, que são pagas mensalmente.

    O funcionário terá participação nos lucros ou resultados; vale-transporte; auxílio-creche; auxílio a filho com deficiência; previdência complementar; planos de saúde e odontológico básico e acesso a programas de educação e capacitação.

    Leia também:  Com salários de até R$ 3.500, Casa do Trabalhador apresenta 19 vagas de emprego


    Por Agência Brasil – Foto: Arquivo/Marcelo Camargo/Ag. Brasil

    Happy
    Happy
    0 %
    Sad
    Sad
    0 %
    Excited
    Excited
    0 %
    Sleepy
    Sleepy
    0 %
    Angry
    Angry
    0 %
    Surprise
    Surprise
    0 %

    Anvisa aprova uma nova vacina contra a dengue

    1 0
    Read Time:1 Minute, 9 Second

    A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o registro de uma nova vacina contra a dengue. O imunizante Qdenga, produzido pela empresa Takeda Pharma, é indicado para população entre 4 e 60 anos. A aplicação é por via subcutânea em esquema de duas doses, em intervalo de três meses entre as aplicações.

    Segundo a Anvisa, a nova vacina é composta por quatro diferentes sorotipos do vírus causador da doença, o que garante uma ampla proteção contra ela. No ano passado, o Brasil registrou mais de mil mortes por complicações da dengue no país.

    No mês passado, a Comissão Técnica Nacional em Biossegurança (CTNBio) aprovou a segurança da vacina Qdenga, que aguardava agora o aval da Anvisa.

    Uma outra vacina contra a dengue já aprovada no país, a Dengvaxia, só pode ser aplicada por quem já teve a doença.

    A vacina Qdenga também foi avaliada pela agência sanitária europeia (EMA), de quem também recebeu aprovação. A concessão do registro pela Anvisa permite a comercialização do produto no país, desde que mantidas as condições aprovadas. A vacina, no entanto, seguirá sujeita ao monitoramento de eventos adversos por meio de ações de farmacovigilância sob a responsabilidade da própria empresa.

    Leia também: SP: idosos acima de 60 anos recebem Pfizer bivalente na segunda-feira


    Por Agência Brasil – Foto: Imago Images/Reuters

    Happy
    Happy
    0 %
    Sad
    Sad
    0 %
    Excited
    Excited
    0 %
    Sleepy
    Sleepy
    0 %
    Angry
    Angry
    0 %
    Surprise
    Surprise
    0 %

    Saúde inicia campanha de busca ativa à tuberculose

    1 0
    Read Time:1 Minute, 49 Second

    A Secretaria de Saúde de Barueri inicia a intensificação de busca ativa de casos de tuberculose no município. A ação começa no dia 17 e vai até 31 de março e tem o objetivo de identificar os casos sintomáticos respiratórios acometidos pela doença.

    A busca ativa acontece de forma permanente, porém, sempre duas vezes por ano, em março e setembro, as campanhas são intensificadas para identificar pacientes e direcionar para as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e prontos-socorros. O objetivo é alertar a população sobre os principais sintomas.

    Sintomas
    Os sintomas que a pessoa deve se atentar e procurar atendimento médico são tosse seca ou produtiva (tosse sem expectoração) por três semanas ou mais, febre, sudorese noturna, cansaço ou fadiga.O tratamento é gratuito e não precisa agendar consulta.  

    Saúde na Escola
    A busca ativa conta com a parceria da Secretaria de Educação, por meio do programa Saúde na Escola, que desde 2022 realiza campanhas de conscientização na rede municipal de ensino com a participação de profissionais na área da Saúde. 

    GeneXpert
    Barueri conta com o suporte de uma tecnologia que agiliza a realização dos exames. Através do aparelho GeneXpert, realiza o teste rápido molecular (TRM) de possibilita resultados assertivos em até duas horas, além de mostrar se o paciente é resistente ao tratamento. Na campanha de enfrentamento à tuberculose realizada no mês de setembro do ano passado, foram feitos 308 exames com o diagnóstico de 14 casos positivos.

    Barueri é referência
    O enfrentamento da tuberculose realizada em Barueri rendeu prêmios importantes para a cidade, ganhando o reconhecimento no Fórum Anual de Tuberculose a cada ano, tornando o município referência no tratamento da doença.

    Dia Mundial
    Em 24 de março comemora-se o Dia Mundial da Tuberculose, data que homenageia a descoberta do bacilo em 1882 pelo médico Robert Kock. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a meta é erradicar a doença até 2030.

    Leia também: Casa do Trabalhador realiza processo seletivo para vaga de Atendimento ao Cliente na próxima segunda-feira (6)


    Fonte: SECOM-Barueri

    Happy
    Happy
    0 %
    Sad
    Sad
    0 %
    Excited
    Excited
    0 %
    Sleepy
    Sleepy
    0 %
    Angry
    Angry
    0 %
    Surprise
    Surprise
    0 %
    error: