SP: Preço médio das refeições em restaurantes self-service aumentou 30,8% em três anos

1 0
Read Time:58 Second

Dados da Pesquisa de Preços de Refeições – Restaurantes no Município de São Paulo, realizada pelo Núcleo de Inteligência e Pesquisas (NIP), mostram que o preço das refeições em restaurantes self-service aumentou, em média, 30,8% desde janeiro de 2020 na cidade.

valor médio do quilo cobrado pelos estabelecimentos era de R$ 57,69 no respectivo mês. Em fevereiro deste ano, no entanto, esse número já havia subido para R$ 75,43.

Vale lembrar que, no mesmo intervalo de tempo, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) observou uma variação de 24,6%.

NIP é da Escola de Proteção e Defesa do Consumidor do Procon-SP, o chamado “Instituto de Defesa do Consumidor”.

Para a formulação do levantamento, foram apurados os preços de 350 restaurantes, que por sua vez ficam espalhados por cinco regiões diferentes da capital paulista.

Leia também: Pagamento com cartão por aproximação já é aceito em 91 praças de pedágio em SP


Fonte: TV Cultura – Foto: Arquivo/Ag. Brasil

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Governo federal prorroga prazo para recadastramento de armas de fogo

1 0
Read Time:1 Minute, 29 Second

governo federal publicou nesta quarta-feira (29) um decreto prorrogando o prazo para recadastramento de armas de fogo. O prazo, que acabaria na próxima segunda-feira (3), foi adiado em 30 dias, para o dia 3 de maio.

O ministro da Justiça Flávio Dino já havia comunicado que o prazo seria adiado. Em fevereiro deste ano, o governo anunciou o programa de recadastramento com o objetivo de estabelecer um controle sobre o arsenal em circulação no país.

A quantidade de armas em circulação no Brasil cresceu nos últimos anos por conta da política de incentivo e facilitação de compra adotada pelo governo do ex-presidente Jair Bolsonaro.

De acordo com o novo decreto, as “armas de fogo de uso permitido e de uso restrito adquiridas a partir da edição do Decreto nº 9.785, de 7 de maio de 2019, serão cadastradas no Sistema Nacional de Armas”, mesmo aquelas que já estão cadastradas em outros sistemas.

Flávio Dino disse nesta terça-feira (28) que o número de armas cadastradas na Polícia Federal (PF) superou o registro mantido pelo Exército.

Segundo a PF, após a abertura do prazo para registro em fevereiro, mais de 824 mil armas foram cadastradas. Enquanto isso, o sistema do Exército aponta 772 mil registros de armas de fogo. Do total de armas cadastradas pela Polícia Federal, 782,3 mil são de uso permitido 41,7 mil são de calibre restrito.

Leia também: Prefeitura de Barueri sanciona lei que prevê auxílio emergencial a vítimas das chuvas no Maria Helena


Fonte: TV Cultura – Foto: Arquivo/Mikhail Nilov/Pexels

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Prefeitura de Barueri sanciona lei que prevê auxílio emergencial a vítimas das chuvas no Maria Helena

1 0
Read Time:2 Minute, 48 Second

A Prefeitura de Barueri tem dado continuidade ao apoio às famílias do Jardim Maria Helena atingidas pelas fortes chuvas que caíram no município no dia 14 de março deste ano. Além das diversas ações realizadas, por meio de assistência social e obras previstas contra as enchentes no local, os moradores contarão com o suporte de uma lei municipal.

A Lei nº 2.993/23 de 22 março, sancionada pelo prefeito de Barueri, Rubens Furlan, autoriza o Poder Executivo a conceder auxílio financeiro, de caráter social e humanitário, aos moradores de parte do bairro do Jardim Maria Helena, delimitados por relatório da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, afetados por essas chuvas, para garantia do mínimo existencial necessário à dignidade da pessoa humana, nos termos da Constituição Federal. 

De acordo com o documento, os valores do auxílio financeiro de R$ 5 mil ou de R$ 10 mil serão disponibilizados por residência atingida pela enchente, seguindo os critérios estabelecidos e somente concedidos aos moradores que, comprovadamente, tiveram danos materiais.  

Auxílio emergencial 

No Decreto nº 9.779, de 24 de março de 2023, que regulamenta essa lei, constam detalhes como a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Sads) possuir a gestão sobre este auxílio financeiro social e humanitário, providenciando a instrução do processo com os seguintes documentos: 

-Relatório técnico da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, ligada à Secretaria de Segurança Urbana e Defesa Social, constando, dentre outras informações de sua incumbência, a delimitação da área atingida e a avaliação de danos e prejuízos das áreas/bens; 

-Relatório social da Sads, com a identificação da vulnerabilidade, mesmo que temporária, do ente familiar atingido pela enchente, com identificação de todos os componentes da família e seus responsáveis legais, bem como emitir manifestação sobre o mérito do pedido da parte interessada, inclusive com a verificação e validação dos bens perdidos; 

-Parecer jurídico de conformidade formal do processo administrativo em relação à concessão do auxílio financeiro;  

-Autorização do chefe do Poder Executivo para o pagamento. 

Esse relatório técnico identificará o nível de alagamento de todas as residências atingidas com o intuito de determinar o valor de pagamento do auxílio emergencial. 

O valor de R$ 10 mil será destinado aos moradores que, comprovada a ocorrência de danos materiais, foram atingidos pela enchente em sua residência com o nível de água a partir da altura de 30 cm; já o pagamento de R$ 5 mil, às casas com o nível de água abaixo da altura de 30 cm, seguindo o critério definido pela Norma Brasileira ABNT NBR 5410, para instalações de tomadas e interruptores de instalações elétricas. 

Os pedidos de auxílio financeiro emergencial devem ser formalizados pelos moradores no prazo máximo de 30 dias após a publicação do decreto ocorrido, em 25 de março. 

Antes dessa lei ser sancionada, o projeto de lei, de autoria do Poder Executivo, tinha sido aprovado na Câmara Municipal em 21 de março de 2023.  

Leia também: Beto Piteri vai se filiar ao Republicanos, diz Vereador Wilson Zuffa


Fonte: SECOM-Barueri

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Estado oferece acompanhamento psicológico para vítimas de atentado à escola

1 0
Read Time:1 Minute, 7 Second

O Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP), vai garantir aos alunos da Escola Estadual Thomazia Montoro, que presenciaram o ataque que resultou na morte de uma professora, o acesso a apoio psicológico, bem como todos os professores e funcionários.

Inicialmente, os agentes do Instituto de Psicologia da USP farão ações presenciais com os profissionais e os alunos que testemunharam o fato. Eles receberão visitas domiciliares da equipe do Conviva para início de avaliação e encaminhamento para atendimento.

A SES-SP participou nesta terça-feira (28) da primeira reunião com as demais pastas e com o município de São Paulo para discutir outras ações a serem realizadas, como limpeza, pintura e readequação da instituição, além do apoio local e no atendimento psicológico da comunidade, tendo em vista a complexidade da situação, que vai além da escola.

As discussões entre todas as áreas envolvidas seguirão ao longo da semana. A instituição estará fechada até segunda-feira (3). A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo lamenta profundamente a tragédia ocorrida e se solidariza com as vítimas e familiares.

Leia também: Pagamento com cartão por aproximação já é aceito em 91 praças de pedágio em SP


Fonte: Portal Governo de SP

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Pagamento com cartão por aproximação já é aceito em 91 praças de pedágio em SP

0 0
Read Time:5 Minute, 18 Second

O pagamento da tarifa de pedágio com cartão por aproximação já é uma realidade em 52% das praças de pedágio das rodovias concedidas do Estado de São Paulo, sob gestão de 20 concessionárias e fiscalizadas pela ARTESP – Agência de Transporte do Estado de São Paulo.

Atualmente, 91 praças já recebem este tipo de pagamento, que traz mais fluidez ao tráfego e conforto aos motoristas. Desse total, em 71 praças, os pagamentos são feitos por meio de cartão de crédito ou débito e 20 somente por débito. De outubro de 2022 para janeiro de 2023 a aceitação de cartões saltou de 9% para 15,5%.

A inovação com o uso de pagamento por meio de cartões de crédito e débito teve início em abril de 2020, com investimentos das concessionárias Ecovias e Ecopistas, que foram as primeiras a implantar a ferramenta nas praças de pedágio das rodovias do Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI) e do Corredor Ayrton Senna/Carvalho Pinto.

Este tipo de pagamento, que utiliza a tecnologia NFC (Near Field Communication), foi bem aceito pelos motoristas, começando com 2% de utilização e hoje já representa 21% do total de pagamentos nas 11 praças de pedágio das duas concessionárias. O uso desta tecnologia também resultou em uma menção honrosa à Ecovias, em 2023, no prêmio P3C categoria “Melhor Gestão Privada em projetos de infraestrutura”.

A tecnologia, agora, está espalhada pela malha concedida do Estado de São Paulo. Na região de Campinas, por exemplo, as principais rodovias, como a Anhanguera (SP 330) e a Bandeirantes (SP 348), operadas pela CCR AutoBan, e a D. Pedro I (SP 065), administrada pela Rota das Bandeiras, já contam com a facilidade.

Juntas, as duas concessionárias contam com 18 praças que aceitam essa ferramenta. O Sistema Castello Branco (SP 280)/Raposo Tavares (SP 270), administrado pela CCR ViaOeste, também já recebe pagamento com cartão por aproximação. O Trecho Oeste do Rodoanel também tem a facilidade, entre outras rodovias do Programa de Concessões do Estado de São Paulo.

“O uso de tecnologias que tragam mais segurança e fluidez ao tráfego são premissas dos contratos do Programa de Concessões Rodoviárias, assim como mais conforto aos motoristas que utilizam os mais de 11 mil quilômetros de rodovias concedidas”, reforça Milton Persoli, diretor geral da ARTESP.

Este método de pagamento vale para todo tipo de veículo por meio de cartões que tenham a tecnologia de aproximação NFC (Near Field Communication), basta conferir se o seu cartão é aceito nessas plataformas e informar o operador de pedágio que você irá fazer o pagamento por aproximação.

Rodovias que aceitam pagamento por aproximação com cartão de débito e crédito:

  • Rota das Bandeiras – 8 praças de pedágio
    Rodovia Dom Pedro I (SP 065) – Praça de Igaratá
    Rodovia Dom Pedro I (SP 065) – Praça de Itatiba
    Rodovia Dom Pedro I (SP 065) – Praça de Atibaia
    Rodovia Professor Zeferino Vaz (SP 332) – Praça de Paulínia A e Paulínia B
    Rodovia Professor Zeferino Vaz (SP 332) – Praça de Engenheiro Coelho
    Rodovia Engenheiro Constâncio Cintra (SP 360) – Praça de Jundiaí
    Rodovia Romildo Prado (SP 063) – Praça de Louveira
  • Ecovias – 7 praças de pedágio
    Rodovia Cônego Domênico Rangoni (SP 055) – Praça de Santos
    Rodovia Padre Manoel da Nóbrega (SP 055) – Praça de São Vicente
    Rodovia Anchieta (SP 150) – Praça de Riacho Grande
    Rodovia dos Imigrantes (SP 160) – Praças de Diadema, Eldorado, Batistini, Piratininga
  • Ecopistas – 4 praças de pedágio
    Rodovia Ayrton Senna (SP 070) – Praças de Itaquaquecetuba, Guararema, São José dos Campos, Caçapava
  • CCR ViaOeste – 8 praças de pedágio
    Rodovias Castello Branco (SP-280)- Praças de Osasco, Barueri, Itapevi e Itu
    Rodovia Raposo Tavares (SP-270) – Praças de São Roque, Alumínio e Araçoiaba da Serra
    Rodovia Senador José Ermírio de Moraes (SP-075)- Praça de Sorocaba
  • CCR SPVias – 10 praças de pedágio
    Sistema Castello Branco/Raposo Tavares
    Rodovia Castello Branco (SP 280) – Praças de Quadra, Itatinga e Iaras
    Rodovia Raposo Tavares (SP 270) – Praça de Alambari
    Rodovia João Mellão (SP 255) – Praça de Avaré
    Rodovia Francisco Alves Negrão (SP 258) – Praça de Itararé e Buri
    Rodovia Antônio Romano Schincariol (SP 127) – Praças de Morro do Alto (Tatuí) e Morro do Alto (Itapetininga)
    Rodovia Francisco da Silva Pontes (SP 127) – Praça de Gramadão
  • CCR Autoban – 10 praças de pedágio
    Rodovia Via Anhanguera (SP 330) – Praças de Perus, Valinhos (1 e 2), Nova Odessa, Limeira
    Rodovia dos Bandeirantes (SP 348)- Praças de Caieras, Campo Limpo, Itupeva, Sumaré e Limeira
  • CCR Rodoanel Oeste– 13 praças de pedágio ( nas saídas e acessos)
    Rodovia Governador Mario Covas (SP 21)/Trecho Oeste – Praças Raimundo Pereira de Magalhães; Bandeirantes (ramo F); Bandeirantes (Ramo A); Anhanguera (Ramo F); Anhanguera (Ramo E); Anhanguera (ramo A); Castelo Branco (ramo E); Castello Branco (Ramo A); Padroeira (ramo F); Padroeira (Ramo A); Raposo Tavares (ramo E); Raposo Tavares (ramo A); Osasco (ramo E).
  • Concessionária Tamoios – 2 praças
    Rodovia dos Tamoios (SP 99) – Praça Jambeiro e de Paraibuna
  • Renovias – 9 praças
    Rodovia Gov. Dr. Adhemar Pereira de Barros (SP-340) – Praça Jaguariuna
    Rodovia Dep.Mário Beni (SP-340)- Praça Estiva Gerbi
    Rodovia Prof. Boanerges Nogueira de Lima (SP-340) – Praça Casa Branca
    Rodovia Prof. José André de Lima (SP-340) – Praça Mococa
    Rodovia Gov. Dr. Adhemar Pereira de Barros (SP-342) – Praça Espirito Santo do Pinhal
    Rodovia Gov. Dr. Adhemar Pereira de Barros (SP-342) – Praça Águas da Prata
    Rodovia Dom Tomás Vaquero (SP-344) – Praças Aguaí e S. João da Boa Vista
    Rodovia Dep.Eduardo Vicente Nasser (SP-350) – Praça Itobi
    Rodovia Dom Tomás Vaquero (SP-344) – Km 219 – Praça de Aguaí

Rodovias que aceitam pagamento por aproximação só com cartão de débito:

  • Intervias – 9 praças
    Rodovia Monsenhor Clodoaldo de Paiva (SP-147) – Praça Mogi Mirim
    Rodovia Engº João Tosello (SP 147)- Praça Limeira
    Rodovia Dep.Laércio Corte (SP-147) – Praça Iracemapolis
    Rodovia Wilson Finardi (SP-191)- Praça Araras
    Rodovia Wilson Finardi (SP-191) – Praça Rio Claro
    Rodovia Vicente Botta (SP-215) -Praça Santa Cruz Palmeiras e Descalvado
    Rodovia Anhanguera (SP-330)- Praça Leme, Pirassununga
  • Via Paulista – 11 praças
    Rodovia Anhanguera (SP-330) – Praças de Santa Rita do Passa Quatro e São Simão
    Rodovia Antônio Machado Sant’Anna/Comandante João Ribeiro de Barros/Otávio Pacheco de Almeida Prado/João Mellão/Eduardo Saigh (SP-255) – Praças de Guatapará, Boa Esperança do Sul, Jahu, Botucatu, Itaí e Coronel Macedo
    Rodovia Cândido Portinari (SP-334) – Praças de Batatais e Restinga
    Rodovia Engenheiro Thales de Lorena Peixoto Júnior (SP-318) – Praça de São Carlos

Leia também: PSDB liga Kassab a tentativa de enfraquecer partido


Fonte: Portal Governo de SP

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Casa do Trabalhador encaminha candidatos para vagas em empresa de telemarketing

1 0
Read Time:1 Minute, 0 Second

A Casa do Trabalhador de Barueri, ligada à Secretaria de Indústria, Comércio e Trabalho (SICT), encaminha candidatos à empresa Fidelity para o processo seletivo de vagas de operador de atendimento receptivo.   

As vagas são limitadas. Conforme a disponibilidade, os interessados deverão retirar cartas de encaminhamento até quarta-feira, 29, em horário comercial, na Casa do Trabalhador, no Ganha Tempo de Barueri, órgão que fica na avenida Henriqueta Mendes Guerra, 550 – Centro.  

Quem conseguir a carta, deverá comparecer à empresa na quinta-feira, dia 30, às 9h30, com documentos pessoais, currículo atualizado e caneta. As vagas são para o turno de trabalho das 14h05 às 20h25 ou das 15h05 às 21h25. 

Para concorrer às vagas, os candidatos deverão ter ensino médio completo e ser maior de 18 anos. A empresa não exige experiência, oferece salário de R$ 1.212,00, convênio com farmácia, Assistência Médica (AM), Assistência Odontológica (AO), Vale-transporte (VT), Vale-Alimentação (VA) de R$ 190,00 e Auxílio Creche. 

Leia também: Barueri está entre as 10 cidades com o m² mais caro do Brasil, diz índice


Fonte: SECOM-Barueri

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Beto Piteri vai se filiar ao Republicanos, diz Vereador Wilson Zuffa

1 0
Read Time:56 Second

O vereador Wilson Zuffa, presidente municipal do partido Republicanos, declarou na tribuna da Câmara Municipal de Barueri, na manhã desta terça-feira (28), que o vice-prefeito Beto Piteri irá se filiar ao partido nos próximos dias.

Ainda segundo o vereador, a confirmação da filiação do vice-prefeito ao Republicanos foi um pedido do prefeito Rubens Furlan. Com a mudança, Beto Piteri deixará o PSDB e poderá disputar as próximas eleições no Republicanos.

O convite para se filiar ao partido foi realizado em público na Câmara Municipal de Barueri, pelo presidente nacional do Republicanos, deputado federal Marcos Pereira, conforme divulgamos no dia 18 deste mês.

Com a informação do vereador Wilson Zuffa, caí por terra as especulações que Beto Piteri poderia concorrer nas próximas eleições pelo PSB de Geraldo Alckmin e Márcio França.

Leia também: Randal apresenta nova executiva do Progressistas de Barueri e reafirma apoio a Beto Piteri


Foto: Reprodução/Facebook/Piteri

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Barueri está entre as 10 cidades com o m² mais caro do Brasil, diz índice

1 0
Read Time:1 Minute, 30 Second

Segundo o Índice FipeZAP+, Barueri está entre as 10 cidades brasileiras que tem o valor do metro quadrado mais alto do país. Em Barueri o valor do m², de imóveis residenciais, é maior que a média nacional.

Com base na amostra de anúncios de imóveis residenciais para venda em fevereiro de 2023, o preço médio calculado para as 50 cidades monitoradas pelo Índice FipeZAP+ de Venda Residencial foi de R$ 8.368/m². Em Barueri o valor médio apresentado é de R$ 8.791/m².

Segundo o relatório, o preço médio de venda residencial no país mostrou uma valorização imobiliária de 5,79% nos últimos 12 meses. Em Barueri, no mesmo período a variação foi de 10,18%.

Quais são as cidades com m² mais caro do Brasil?

De acordo com o Informe de Fevereiro de 2023 do índice FipeZap+, as 10 cidades com o metro quadrado mais caro do Brasil são, respectivamente:

  1. Balneário Camboriú (SC) – R$ 11.635 por m² 
  2. Itapema (SC) – R$ 10.804 por m²
  3. São Paulo (SP) – R$ 10.260 por m²
  4. Vitória (ES) – R$ 10.238 por m²
  5. Rio de Janeiro (RJ) – R$ 9.876 por m²
  6. Florianópolis (SC) – R$ 9.790 por m²
  7. Itajaí (SC) – R$ 9.456 por m²
  8. Brasília (DF) – R$ 8.810 por m²
  9. Barueri (SP) – R$ 8.791 por m²
  10. Curitiba (PR) – R$ 8.562 por m²

*Média ponderada* (50 cidades) – R$ 8.368 por m²

Fonte: índice FipeZap+

Leia também: Gusttavo Lima abre Festa do Peão de Cotia 2023 na próxima quinta-feira (30); Confira a programação


Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Corpo de professora que morreu em ataque dentro de escola é velado em São Paulo

0 0
Read Time:1 Minute, 31 Second

O corpo da professora Elisabete Tenreiro, 71, que morreu após ser esfaqueada por um aluno nessa segunda-feira (27), é velado na manhã desta terça-feira (28) no Cemitério do Araçá, zona oeste de São Paulo.

O sepultamento está previsto para acontecer às 12h em cerimônia restrita aos familiares e amigos. A educadora, que era professora desde 2015 e se aposentou como técnica do Instituto Adolfo Lutz em 2020, teve uma parada cardíaca e morreu no Hospital Universitário da Universidade de São Paulo (USP).

Elisabete começou a dar aulas na Escola Estadual Thomazia Montoro neste ano. Após a morte da professora, o Governo do Estado de São Paulo decretou luto oficial de três dias.

Em nota, a Associação dos Pesquisadores Científicos do Estado de São Paulo (APqC) destaca que a violência “precisa ser discutida em suas causas, para que possamos construir uma cultura de paz na sociedade e evitar crimes como este”.

“Hoje é um dia de muita tristeza, especialmente para a família de Elizabeth, mas também para todos os cientistas e servidores que conviveram com ela, por décadas, no Instituto Adolfo Lutz, órgão do Estado responsável por análises laboratoriais e pelo diagnóstico de doenças”.

Entenda o caso

Um aluno de 13 anos do 8º ano da escola estadual promoveu um ataque à faca na segunda-feira (27). Quatro professores e dois alunos foram feridos e encaminhados aos Hospitais das Clínicas, Bandeirantes, Universitário e São Luís. Entre eles, estava Elisabete, que não resistiu. 

Leia também: Ataque de adolescente mata professora em escola de São Paulo


Fonte: TV Cultura – Foto: Reprodução/Facebook/Beth T. Moraes Barros

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

PSDB liga Kassab a tentativa de enfraquecer partido

1 1
Read Time:2 Minute, 20 Second

O PSDB, presidido pelo governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, insinua participação de Gilberto Kassab, presidente do PSD, em uma tentativa de atingir os tucanos e dificultar o processo de reconstrução da sigla.

O estopim seria a decisão do prefeito de São Bernardo do Campo, Orlando Morando (PSDB), de acionar a Justiça Eleitoral contra a atual direção tucana, indicada por Leite.

O argumento é de que a ata da reunião de 2 de fevereiro, em que Leite criou uma Executiva provisória, não foi registrada em cartório. Por isso, ela estaria atuando ilegalmente desde então.

A ligação com Kassab estaria no fato de que o advogado Thiago Bovério, que ajuda Morando na ação, presta serviços ao PSD.

“A ata está para ser registrada esta semana. Mas a cúpula do PSDB considera que a suposta questão legal, falsa, é apenas um pretexto para a tentativa de enfraquecer o PSDB, prejudicar sua recuperação, com a participação direta do advogado de Gilberto Kassab”, disse o partido em nota à coluna Painel, da Folha de S.Paulo.

Com a derrocada do PSDB nas eleições de 2022, dirigentes partidários têm avançado sobre prefeitos tucanos em São Paulo.

A diretoria provisória tucana é formada por nomes como a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, o do Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, o prefeito de Santo André, Paulo Serra (SP), e os ex-governadores Marconi Perillo (GO) e Beto Richa (PR).

Foi essa comissão que decidiu, por exemplo, pelo adiamento das convenções municipais e estaduais do PSDB, o que foi chamado de golpe por Morando na ocasião.

Os tucanos ligados a Leite identificaram telefonema recente de Bovério ao diretório do PSDB em que ele solicitava documentos relacionados ao partido.

Morando diz que Bovério é seu amigo e que por isso tem falado com ele sobre o tema, mas que ele não será o advogado responsável pela ação.

“O partido está sendo banalizado de forma lamentável e vergonhosa”, diz. “Além de terem criado uma comissão ilegal, hoje o partido é ilegal e imoral. A irresponsabilidade é tão grande que os atos do partido nos últimos dois meses não têm legitimidade”, afirma.

Kassab diz considerar a leitura de que ele estaria tentando minar o PSDB “coisa de alguém com capacidade de análise muito baixa, muito fraca”.

“É bem infantil da parte de alguém achar que a essa altura dos acontecimentos eu trabalharia contra qualquer partido”, afirma.

Leia também: Emidio de Souza (PT) reúne 24 deputados ao relançar frente contra privatização da Sabesp


Fonte: Folhapress – Foto: Arquivo/Mathilde Missioneiro/Folhapress

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %
error: