Atletismo paralímpico de Santana de Parnaíba conquista medalhas no meeting no Rio 

0 0
Read Time:1 Minute, 22 Second

O atletismo da APESP – Atividades Paralímpicas Escolares de Santana de Parnaíba conquistou sete importantes medalhas no Meeting do Rio de Janeiro. Durante a competição realizada em agosto, com paratletas de várias cidades do Brasil, os parnaibanos das provas de corrida, lançamentos de peso e dardo, voltaram para a cidade com dois ouros, três pratas e dois bronzes. 

Guilherme Ferreira Nunes, de 15 anos, garantiu o ouro nos 800M e a prata nos 400 metros, Raiane Oliveira, 19, o ouro no arremesso de peso, mesma prova em que Larissa Salum Oliveira, 14, ficou com a prata e Arilson Lopes de Oliveira, 19, o bronze. Larissa ainda trouxe a prata no dardo e Raiane, o bronze.

Para o prof. Renato Pereira, o resultado é reflexo de um trabalho contínuo e de dedicação dos alunos e da família. “A competição proporcionou aos alunos a experiência de conhecerem o Rio e atletas de diferentes deficiências; além de gerar o entendimento que a deficiência não é determinante quando se procura entender e evoluir”, disse Pereira.

O Meeting Paralímpico de Atletismo, idealizado e criado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB)  tem como objetivos coroar o desenvolvimento da prática esportiva no país, contribuir para o aprimoramento técnico das modalidades, propiciar oportunidades de competição e destacar os valores do paradesporto brasileiro.

Leia também: Devido as obras da Rod. Castello Branco, Semurb e CCR ViaOeste liberam desvio em via de ligação Centro e Boa Vista


Fonte: SECOM – Santana de Parnaíba

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Após pandemia, tempo de troca de celular do brasileiro ultrapassa dois anos

0 0
Read Time:1 Minute, 7 Second

O brasileiro está demorando para trocar de celular. De acordo com um levantamento da empresa GfK, depois da pandemia de Covid-19, o tempo médio de substituição ultrapassou dois anos. Antes da crise sanitária, o período era, em média, de um ano.

O dado já estaria se refletindo nas vendas que, no primeiro semestre, somaram cerca de 14 milhões de unidades, uma queda de 12,5% comparado à primeira metade de 2022.

No ano passado, do total de 30 milhões de aparelhos vendidos no país, 22 milhões serviram para substituir modelos parecidos. Cerca de oito milhões trocaram o aparelho para um modelo mais avançado e, desse total, dois milhões e meio eram um segundo aparelho para o mesmo consumidor. Ainda em 2022, quatro milhões de celulares comprados supriram um aparelho perdido ou roubado. Apenas um milhão e 700 mil representaram a primeira compra.

Um smartphone novo pode custar mais de R$ 7 mil. O preço alto, a redução do crédito e o risco de roubo também ajudam a explicar o porquê do consumidor preferir ficar com o mesmo aparelho até que ele pare de funcionar.

Leia também: Ipresb informa as novas alíquotas de contribuição de servidores municipais


Fonte: TV Cultura – Foto: Pixabay

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Cerca de 60% das crianças brasileiras chegam ao quarto ano sem habilidades básicas de leitura

0 0
Read Time:1 Minute, 42 Second

Cerca de 60% das crianças brasileiras, expostas à vulnerabilidade social e baixa qualidade de ensino, chegam ao quarto ano do ensino fundamental sem habilidades básicas de leitura, como a compreensão de informações explícitas nos textos. 

Os dados são do IEDE ( Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional), que fez uma análise da educação brasileira no PIRLS (sigla em inglês para Progress in International Reading Literacy Study), uma pesquisa internacional que mede a qualidade de ensino nos países.

De acordo com o estudo, um ambiente educacional precário – caracterizado por altos índices de pobreza, violência e má infraestrutura – influencia na capacidade de aprendizado dos alunos. Além disso, conforme os desenvolvedores da PIRLS, o quarto ano da educação básica é considerado um ponto-chave para a evolução educacional das crianças, pois é nessa etapa que elas começam a aprender a partir das leituras.

“Questões externas têm um peso muito importante no aprendizado dos alunos e, ainda assim, as escolas continuam tendo que lidar sozinhas com elas. Violência, pobreza, vulnerabilidade social são fatores que as escolas não conseguem resolver, mas que podem ter o impacto minimizado se houver uma política voltada para isso”, declarou Ernesto Faria, diretor-executivo do IEDE, em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo.

No relatório global do PIRLS, os alunos brasileiros obtiveram, em média, cerca de 419 pontos, mesmo desempenho de países como Kosovo e Irã. 

Esses resultados são advindos de uma avaliação realizada pelo PIRLS em 2021, ano em que o Brasil participou pela primeira vez do estudo. Segundo os pesquisadores, a pandemia da Covid-19 impactou nos índices.

Leia também: Prefeitura de Santana de Parnaíba implementa o Plano Municipal para Primeira Infância


Fonte: TV Cultura – Foto: Unsplash

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Ipresb informa as novas alíquotas de contribuição de servidores municipais

0 0
Read Time:2 Minute, 31 Second

Cumprindo o que determina a Legislação Federal, novas alíquotas de contribuição progressiva previdenciária serão adotadas para os servidores públicos regidos pelo Ipresb (Instituto de Previdência Social de Barueri) e entrarão em vigor num prazo de três meses. 

Ainda que o Ipresb seja o maior instituto de previdência do Estado de São Paulo, possuidor de um patrimônio próximo dos R$ 3 bilhões e tenha um superávit no montante de arrecadação mensal (cerca de R$ 22 milhões) em relação aos benefícios pagos (R$ 16 milhões), a avaliação atuarial aponta déficit. 

A avaliação atuarial é um estudo técnico feito anualmente por exigência da Secretaria de Previdência do Ministério da Previdência Social. São levados em conta o valor patrimonial atual e a expectativa de gastos com pagamentos de benefícios nos próximos 75 anos. 

“Foi detectado que seria necessário mais que os R$ 3 Bilhões do patrimônio do Instituto para pagar os benefícios nos próximos 75 anos. Essa situação é denominada déficit atuarial, que será financiado em 35 anos por meio de contribuição suplementar patronal. O déficit é uma característica dos Institutos de Previdência, existem mais de 2000 no Brasil, 99 % são deficitários”, revela Marcelo Larangeira, gestor de benefícios do Ipresb. 

Para cobrir esse déficit, faz-se necessário um aumento nas contribuições nas faixas salariais mais altas. Há três tipos de alíquotas: do servidor (proporcional ao salário), patronal (18,99%) e suplementar (variável e também coberta pelo empregador). 

A partir de novembro deste ano, portanto, todos os servidores ativos, aposentados e pensionistas que recebem mais de R$ 7.507,49 (teto do INSS-Instituto Nacional do Seguro Social), terão uma majoração em suas contribuições conforme tabela abaixo: 

 Faixa salarial Acréscimo 
Até R$ 7.507,49  Sem acréscimo  
De R$ 7.507,50 a R$ 12.856,50  0,5%  
De R$ 12.856,51 a R$ 25.712,99  2,5% 

Nota: Aposentados e pensionistas do Ipresb que recebem abaixo do teto do INSS são isentos de contribuição previdenciária. 

A fim de que essa oneração não fosse maior, a Prefeitura Municipal de Barueri elevou a alíquota patronal para 21,99%. “Nossa estimativa é que a nova alíquota patronal nos traga mais R$ 2 milhões mensalmente e a patronal mais R$ 5 milhões”, prevê Larangeira. Vale lembrar que o objetivo dessas atualizações de alíquotas é zelar pela saúde financeira do Ipresb, o que garante a tranquilidade dos contribuintes. 

Leia também: Integrantes do Projeto Crescer de Santana de Parnaíba recebem capacitação sobre Alta Performance 


Fonte: SECOM-Barueri

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Veja o que abre e fecha no feriado prolongado de 7 de setembro em Barueri 

0 0
Read Time:2 Minute, 25 Second

Na próxima quinta-feira, 7 de setembro, o Brasil celebra o Dia da Independência e também o Dia da Pátria, feriado nacional.

Nessa data ocorre o tradicional desfile cívico de 7 de setembro na frente do ginásio Poliesportivo José Corrêa (avenida Guilherme P. Guglielmo, altura do nº 1000 – Centro). O evento é aberto a toda população e começará às 8h com o Hasteamento dos Pavilhões na frente da Câmara Municipal (alameda Wagih Salles Nemer, 200 – Centro), seguido da Revista à Tropa e os desfiles das forças de segurança e escolas. 

Sexta-feira é dia sem expediente 

Em Barueri, os órgãos públicos municipais emendarão o feriado com a sexta-feira, 8, dia sem expediente, de acordo com o decreto nº 9.682, de 3 de novembro de 2022. 

Nesse período, funcionarão os órgãos de natureza ininterrupta. É o caso dos prontos-socorros, da Farmácia Municipal 24 horas, da Defesa Civil, da Guarda Civil Municipal (GCM) e dos agentes de trânsito da Semurb (Secretaria de Mobilidade Urbana).  

Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Ganha Tempo, Secretarias Municipais e outros órgãos cujo atendimento não é classificado como ininterrupto voltarão a funcionar normalmente na segunda-feira (dia 11) a partir das 8h. 

O Hospital Municipal de Barueri (HMB) Francisco Moran, o Centro de Diagnósticos e a Policlínica do Engenho Novo abrirão conforme demanda, uma vez que os atendimentos nessas unidades ocorrem mediante encaminhamento da rede de saúde.  

Parques 
Os parques da cidade também permanecerão abertos para que as famílias possam aproveitar. O Parque Dom José, localizado no Jardim Barueri (na Vila Porto), no feriado e no domingo abrirá das 6h às 20h e nos demais dias das 6h às 22h. Já o Parque Ecológico Tietê, em Alphaville, abrirá das 7h às 17h no feriado e no domingo e das 8h às 17h nos demais dias. Por fim, o Parque Taddeo Cananeia, no Parque Imperial, funcionará das 6h às 18h todos os dias da semana.  

Vacinas Covid e gripe 

A UBS Benedito de Oliveira Crudo, cujo atendimento está ocorrendo no 1º andar do Centro de Especialidades, na região central, enquanto seu prédio passa por reforma, continua aplicando a vacina contra a Covid-19 e também contra a gripe (Influenza) aos feriados, sábados e domingos das 8h às 16h. a UBS fica na rua Benedita Guerra Zendron, 225.

Leia também: Integrantes do Projeto Crescer de Santana de Parnaíba recebem capacitação sobre Alta Performance 


Fonte: SECOM-Barueri

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Prefeitura de Santana de Parnaíba implementa o Plano Municipal para Primeira Infância

0 0
Read Time:45 Second

A Prefeitura de Santana de Parnaíba implementou, no dia 30 de agosto, o Plano Municipal para Primeira Infância, na Arena de Eventos. O Marco Legal visa contribuir para assegurar os direitos e o desenvolvimento integral das crianças nos seus primeiros anos de vida. 

Na ocasião, estiveram presentes cerca de 500 profissionais da educação, autoridades municipais dos poderes Executivo e Legislativo e o palestrante professor César Nunes, que abordou a importância do Marco Legal da Primeira Infância para o município.

Além disso, as autoridades municipais, junto com a estudante do Colégio Municipal Dr. Paulo Octávio Botelho, Isadora Batista Silva, assinaram a Carta de Compromisso de políticas públicas integradas e intersetoriais municipais para a Primeira Infância.  

Leia também: Avenida Paulista terá gnomos, fadas, bruxas e Festival de Gastronomia Latina neste final de semana 


Fonte: SECOM – Santana de Parnaíba

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Vendas de automóveis no Brasil têm alta de 9,2% no ano

1 0
Read Time:2 Minute, 31 Second

As vendas de automóveis registram alta de 9,22% no acumulado de janeiro a agosto em comparação com o mesmo período de 2022. Segundo balanço da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) divulgado nesta segunda-feira (4), em São Paulo, os emplacamentos este ano somam 1,063 milhão de carros, contra 973 mil nos primeiros oito meses do ano passado.

Na comparação entre agosto deste ano e agosto de 2022, houve retração de 1,1%, com a venda de 153,4 mil automóveis.

O presidente da Fenabrave, Andreta Jr, diz que a queda no mês acontece devido ao fim das medidas provisórias que ofereciam descontos na compra de veículos.

“As ações do governo federal permitiram o acesso do consumidor, que havia perdido poder de compra, aos veículos de entrada, o que demonstrou que o fator preço influencia na escala necessária para a recuperação do setor. As medidas provisórias foram muito importantes para aquecer, momentaneamente, o mercado”, analisou o executivo.

Porém, além do fim da vigência das medidas, Andreta disse que há dificuldades na liberação de crédito, o que tem impactado negativamente o setor. “Notamos que, nas últimas semanas, houve uma deterioração acentuada na liberação de crédito, com um aumento de cerca de 20% nas recusas de fichas de financiamento por parte das instituições financeiras. O crédito está restrito e isso afeta muito o mercado”, acrescentou.

Motos

No acumulado de janeiro a agosto, as motocicletas registram alta de 21,17% nas vendas, com o emplacamento de 1,045 milhão de unidades. Em agosto, os veículos de duas rodas tiveram expansão nas vendas de 20,38%, com a comercialização de 142,7 mil motos.

Apesar dos bons números, Andreta explicou que o segmento também enfrenta dificuldades com a liberação de empréstimos. “O consumidor tem buscado alternativas de crédito para a compra de motocicletas, especialmente, as de até 250 cilindradas, e o consórcio surge como opção consolidada. Além disso, notamos uma boa participação nas vendas à vista”, salientou.

Caminhões

O segmento de caminhões tem queda de 16,66% no acumulado dos primeiros oito meses do ano, registrando a venda de 67,4 mil unidades. Em agosto, os emplacamentos de caminhões caíram 27% em relação ao mesmo mês de 2022, com a venda de nove mil unidades.

“O mercado está se ajustando em relação aos valores dos veículos e, em agosto, 77% dos caminhões emplacados foram com a tecnologia Euro 6 [regra que restringe a emissão de poluentes para veículos a diesel]”, comentou o presidente da Fenabrave. Para ele, o setor deverá ser beneficiado pelos programas de financiamento anunciados recentemente pelo governo federal.

Leia também: Santana de Parnaíba é a cidade mais segura do Brasil


Fonte: Ag. Brasil

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Polícia identifica outros três suspeitos de envolvimento no atentado contra Mingau

0 0
Read Time:59 Second

A Polícia Civil identificou mais três suspeitos de envolvimento no atentado contra Rinaldo Oliveira Amaral, o “Mingau”. O baixista do grupo Ultraje a Rigor foi baleado na cabeça em Paraty (RJ) no último final de semana.

A informação foi divulgada pelo vocalista da banda, Roger Moreira: “Mingau, nosso baixista, foi baleado na cabeça. Está em Paraty e precisa de um neurocirurgião. Se alguém souber de algum disponível, por favor, avisem. Obrigado!”

Ele estava perto da Praça do Ovo, Ilha das Cobras, quando passou por um quebra molas em alta velocidade e o carro saltou. Em seguida, diversos tiros foram efetuados em direção ao veículo. Em depoimento, o amigo que estava no veículo junto com o artista disse que os dois sacaram dinheiro no banco e estavam indo comer quando sofreram o ataque. Até o momento, um suspeito foi preso.

O músico passou por uma cirurgia de emergência no último domingo (3). A operação foi feita no hospital São Luiz, em São Paulo.

Leia também: Após ser baleado, Mingau passa por cirurgia na cabeça e estado é grave


Fonte: TV Cultura

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Banco Central informa que maior PIX feito até dezembro de 2022 foi de R$ 1,2 bilhão

1 0
Read Time:1 Minute, 23 Second

A maior transferência bancária feita por meio do PIX, sistema em tempo real desenvolvido pelo Banco Central, foi de R$ 1,2 bilhão, em dezembro de 2022.

A informação está no relatório de gestão do PIX, documento que traz uma análise sobre os primeiros anos de funcionamento da ferramenta de pagamentos, entre 2020 e 2022.

O BC não disponibilizou mais detalhes sobre a transação de R$1,2 bilhão. Somente informou que ocorreu em dezembro de 2022. Naquele mês, o valor médio das operações via PIX entre pessoas físicas foi de R$ 257.

Nos dados divulgados pelo Banco Central nesta segunda-feira (4), não constam as informações de 2023. Desde o lançamento do PIX até o final do ano passado, considerando todas as transações, quase 61% delas foram inferiores a R$ 100.

Além disso, já considerando transações apenas entre pessoas jurídicas privadas, ainda há certa concentração na faixa de até R$ 500. Segundo a instituição, o número de transferências chegou a R$1,2 trilhão até o ano passado, o que representa uma alta de 914% em dois anos.

De acordo com o BC, a expectativa é que o PIX possa ser utilizado em novas finalidades, como, por exemplo, em pedágios, estacionamentos, transporte público, compras parceladas e transferências internacionais.

Leia também: Possível aliança entre PT e PL para a disputa das eleições municipais de 2024; Veja como fica a situação na região


Fonte: TV Cultura – Foto: Arquivo/Ag. Brasil

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Santana de Parnaíba é a cidade mais segura do Brasil 

0 0
Read Time:2 Minute, 9 Second

Em cerimônia realizada nesta segunda-feira (04/09), durante mais uma edição da  feira Connected Smart Cities, foram conhecidas as cidades destaque em diferentes áreas do setor público, entre elas Santana de Parnaíba que foi eleita a cidade mais segura do país.

O município, que nos últimos 10 anos realizou fortes investimentos na pasta, se destacou no ranking apresentando o melhor desempenho entre todos analisados na área de segurança.

“Conquistar o primeiro lugar em Segurança no Connected Smart Cities 2023 é motivo de honra e muito orgulho para toda a nossa Santana de Parnaíba. Ao ser reconhecida neste importante Ranking do país, minucioso em sua análise de 74 indicadores, chegamos à conclusão que todo o investimento em armamentos, viaturas, e principalmente na qualificação dos nossos guardas municipais, é o caminho certo na oferta de políticas públicas que geram segurança à população”, comentou o prefeito Marcos Tonho.

Quem também acompanhou o ato de premiação foi o apresentador de TV e ex-prefeito da cidade, Elvis Cezar, que ressaltou o trabalho do município. “A segurança pública é com certeza um dos grandes desafios dos municípios e ver a nossa cidade ser eleita como a mais segura do Brasil é razão de muito orgulho para todo o povo parnaibano. Quero parabenizar o prefeito Marcos Tonho e a todos que colaboram para garantir segurança e qualidade de vida para a nossa população”, falou.

Ao todo, o Ranking avaliou 656 diferentes cidades com mais de 50 mil habitantes, em 74 diferentes indicadores de 11 eixos temáticos.

A premiação realizada no Centro de Eventos Frei Caneca reuniu prefeitos, secretários municipais e representantes de cidades de todo o país em uma das maiores feiras de Smart Cities de toda a América Latina. Na ocasião, foram premiadas 16 cidades destaque em diferentes eixos.

Vale ressaltar que desde 2013, a administração do município tem realizado investimentos na área de segurança como treinamentos contínuos da Guarda Municipal, aquisição de novas armas e equipamentos, implantação de iluminação de LED em todas as vias municipais, instalação da Delegacia da Mulher e, mais recentemente, a inauguração do Espaço de Proteção e Amparo para as Mulheres.

Leia também: Quase um quarto dos eleitores paulistanos reprovam gestão de Nunes na Prefeitura, diz pesquisa


Fonte: SECOM – Santana de Parnaíba

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %
error: