A Justiça Federal proibiu que os sócios da 123 Milhas saiam do Brasil. A decisão foi tomada na noite da última sexta-feira (1º) pela 3ª Vara Federal Criminal de Belo Horizonte. Além disso, foi autorizada a a condução coercitiva deles à CPI das Pirâmides Financeiras, caso não compareçam à Câmara dos Deputados na data marcada.
No dia 18 de agosto, a agência de viagens suspendeu pacotes flexíveis e a emissão de passagens promocionais. O anúncio do cancelamento foi referente aos embarques previstos para os meses entre setembro e dezembro deste ano.
Dessa maneira, Ramiro Julio Soares Madureira e Augusto Júlio Soares Madureira não podem deixar o país. O depoimento na CPI está previsto para acontecer no dia 6 de setembro.
A comissão apura indícios de fraude de empresas de serviços que prometem gerar patrimônio por meio de criptomoedas.
No dia 5 de setembro (terça-feira), às 18h, a GCM (Guarda Civil Municipal) de Itapevi celebra 26 anos de criação da corporação. O evento acontece na Arena Parque (Rua Professor Dimarães Antonio Sandei, Vila Nova).
Para homenagear os agentes de segurança serão entregues medalhas decenais para os GCMs que completaram 10 e 20 anos de serviço, além de honrarias de mérito por ocorrências de destaque e bons serviços prestados aos munícipes. Serão homenageados com medalhas de láurea de mérito pessoal 27 Guardas que se destacaram no atendimento de ocorrências e serviços prestados nos anos de 2022 e 2023, além de uma homenagem póstuma à subinspetora Vanda Maria Rocha Alves (falecida aos 66 anos em junho de 2023), com a entrega de medalha de honra ao mérito aos familiares.
Sobre a GCM
Foi criada em 5 de setembro de 1997, sob a Lei Complementar nº 3. O efetivo da GCM é composto, atualmente, por 216 agentes em seu efetivo, 42 veículos (entre carros e motocicletas), 8 cães policiais, além de bases comunitárias fixas, nos bairros de Amador Bueno (Praça Paulo França), Vila Dr. Cardoso (Rua André Cavanha), Centro (Terminal Rodoviário) e móveis situados na região central.
Atualmente, a corporação conta ainda com o COI (Centro de Operações Integrada), no Jardim Santa Rita, que coordena todas as ações da Guarda diretamente do prédio da Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana.
A GCM tem como objetivo principal atuar na proteção da população, patrulhamento comunitário, desenvolvimento de ações de prevenção à violência e ao crime, ordenamento de tráfego, além de garantir o bem-estar e a ordem pública.
A guarda efetua patrulhamento de rotina a pé, com uso de veículos e motocicletas. A corporação conta com unidades de Rondas Preventiva, Ronda Escolar, Canil, Bike Patrulha, GET (Grupamento Especializado de Trânsito), Guardiã Maria da Penha (em cooperação com Ministério público), Rondas Ostensivas com Motocicletas (ROM), Ronda Ostensiva Municipal (ROMU), Patrulhamento regional Bairro a Bairro e Banda da GCM.
A sede administrativa da Guarda Municipal está localizada na Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana de Itapevi (Rodovia Engenheiro Renê Benedito da Silva, 860 – Vila Santa Rita) e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O serviço operacional da Guarda Civil Municipal funciona 24 horas.
Em caso de emergência, a GCM pode ser acionada 24 horas por dia pelos telefones 199 e 153.
A eterna Rachel da série “Friends”, Jennifer Aniston, veio a público dizer no ano passado que adoraria que alguém a tivesse orientado a congelar os óvulos. A atriz contou que até os 40 anos fez diversas tentativas de engravidar, por meio da Fertilização In Vitro (FIV), e que poderiam ter dado certo, caso ela houvesse optado pela chamada “criopreservação de oócitos” – termo técnico dado ao processo pelo qual os óvulos são colhidos, congelados e armazenados para uso posterior.
Nas terras tupiniquins, diga-se, o procedimento vem sendo alvo de expressiva demanda nos últimos anos, posto que de acordo com o último Relatório do Sistema Nacional de Produção de Embriões (SisEmbrio), em 2020 e 2021 foram realizados mais de 21 mil ciclos relacionados à reprodução humana assistida, com mais de 154 mil óvulos congelados.
Variadas condições e doenças podem prejudicar a fertilidade de homens e mulheres. Tabagismo, Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s) e desequilíbrios hormonais são alguns dos fatores, sendo que um dos principais diz respeito ao tempo, já que para ambos a capacidade reprodutiva diminui gradualmente com o passar dos anos. Em especial para a mulher, todavia, o avançar do relógio biológico parece ser mais drástico, já que há um prazo definido para a produção de óvulos. É por isso que a gestação natural se torna mais difícil conforme transcorre a idade.
Cada mulher nasce com uma quantidade fixa de óvulos e, para se ter uma ideia, a cada mês, são perdidos cerca de mil em um corpo saudável. Em torno dos 30 anos, especialistas apontam que 90% deles já se foram desse aporte do organismo e a chance de engravidar nessa faixa etária é de 15% a cada ciclo menstrual. Acompanhando essa tendência, dos 36 aos 40 anos, a probabilidade cai para 9%. E, referente ao tema, no último estudo efetuado pela Famivita, 44% das entrevistadas disseram que para elas congelar óvulos seria uma opção aos 35 anos, se não tivessem concluído o planejamento familiar.
Na faixa etária dos 30 aos 34 anos, 46% das mulheres destacaram que o congelamento seria uma possibilidade, segundo os dados coletados. Já dos 35 aos 39 anos, esse número foi de 50%. Vale enfatizar que para 52% das mulheres tentando engravidar, o procedimento também é visto como uma alternativa.
No que se refere às informações por Estado, Tocantins, Amazonas e Goiás lideraram o ranking, com 56%, 52% e 51% delas, respectivamente, dizendo que o procedimento poderia trazer vantagens, em caso de não terem já concluído o planejamento familiar. Nesse mesmo ranking, São Paulo aparece com 49% e Rio de Janeiro com 46%.
Congelamento de óvulos: como se faz e quais as taxas de sucesso?
De forma geral, no procedimento, a mulher necessita aplicar por cerca de 12 dias uma injeção de hormônio na área da barriga, para que seja realizada a estimulação dos ovários. Sem as injeções, as pacientes liberam em média um óvulo por mês, por vezes dois, então o estímulo tem o objetivo de aumentar esse número para 10 a 12 óvulos.
Após esse período, a paciente recebe uma anestesia superficial, com o objetivo de evitar que sinta dor no procedimento e, através de uma agulha acoplada a um ultrassom, os óvulos são coletados, dentro do ovário. Apenas os que estão maduros são congelados, por meio de um processo chamado “vitrificação”: um tipo de congelamento rápido no qual os óvulos são banhados em nitrogênio líquido para evitar a formação de cristais de gelo, que poderiam danificá-los. Depois disso, os óvulos podem ser mantidos no espaço onde foram vitrificados ou enviados para outro local para armazenamento em longo prazo.
O êxito da técnica depende da idade da paciente e da quantidade de óvulos congelados — quando ela é efetuada abaixo dos 35 anos e mais de 10 óvulos são preservados, por exemplo, a taxa de sucesso, ou seja, a chance de ter uma gravidez bem-sucedida no futuro, é alta, de 60% a 70%.
O congelamento de óvulos costuma ser sugerido para mulheres que não podem, ou não desejam, uma gravidez no momento atual ou em um futuro próximo. Certos casos, todavia, não deixam muita escolha para elas, como jovens que descobriram ter câncer, por exemplo — isso porque como a quimioterapia danifica a reserva de óvulos, podendo deixar a mulher infértil, convém fazer esse congelamento, antes que o tratamento passe a ser efetivado. Há, também, casos de homens trans que decidem congelar os óvulos antes do efeito dos hormônios ou cirurgias de confirmação de gênero gerarem infertilidade.
A Conmebol divulgou na sexta-feira (1º) as datas e horários das semifinais da Libertadores. Fluminense, Internacional, Palmeiras e Boca Juniors, da Argentina, disputarão as partidas nas semanas de 27 de setembro e 4 de outubro.
Este é o terceiro ano seguido que três equipes brasileiras chegam à semifinal da competição. Veja abaixo a tabela da próxima fase. A final será no dia 4 de novembro, no Maracanã.
Jogos de ida
27/9 – 21h30 – Maracanã – Fluminense x Internacional
28/9 – 21h30 – Bombonera – Boca Juniors x Palmeiras
Jogos de volta
4/10 – 21h30 – Beira-Rio – Internacional x Fluminense
Os quatro classificados para a semifinal receberam 2,3 milhões de dólares (cerca de R$ 12 milhões) cada. O campeão da Libertadores receberá US$ 18 milhões (R$ 94,5 milhões), enquanto o vice ganhará US$ 7 milhões (R$ 36,7 milhões).
A cidade de Santana de Parnaíba, na grande São Paulo, será a casa do Risadaria, maior festival de humor do país, entre os dias 07 e 10/09. Famosos do cenário artístico brasileiro como Paulo Bonfá, Lucas Mendes, Marlei Cevada (Sangue), Maicon Sales (Ana Maria Braga), e mais de 40 nomes, estarão na Arena de Eventos para apresentações gratuitas voltadas a adultos e crianças.
A primeira performance da trupe está programada para quinta-feira (07), feriado da Independência do Brasil, às 17h, e a última no domingo, 10/09, às 19h. Ao todo serão 16 apresentações nos quatro dias, entre espetáculos para os públicos adulto e infantil.
Segundo a Secretaria de Cultura e Turismo, responsável pela organização, não há necessidade de retirada de ingressos com antecedência para assistir os espetáculos. A recomendação é que o público chegue ao local com cerca de 30 minutos de antecedência para evitar dificuldade de acesso.
Além de ser a primeira apresentação da trupe na cidade, é a primeira vez que o Festival Risadaria será realizado com entrada totalmente gratuita. A Arena de Eventos está localizada na Av. Esperança, 450 – Campo da Vila, Santana de Parnaíba, estacionamento no local.
Sobre o Festival
Criado pelo humorista Paulo Bonfá, o Festival Risadaria abriga o conteúdo cômico em suas diversas plataformas: humor gráfico, televisão, rádio, internet, fotografia, literatura, cinema, artes cênicas e stand-up comedy.
Desde 2010, o evento reúne apresentações, shows ao vivo, exposições, debates, oficinas e uma programação infantil especial. Mais do que um grande evento cultural anual, o Risadaria é um verdadeiro movimento de promoção da qualidade de vida através da diversão e do bom humor como ferramentas para encarar o dia a dia!
A previsão é que nos próximos meses, a Prefeitura concluirá os trabalhos de ampliação do Memorial Parque Itapevi (Estrada Lucinda de Jesus, 591 – Cohab), o primeiro cemitério vertical 100% biosseguro público do país. Nesta etapa estão sendo instalados 2.152 lóculos nas quadras 2 e 3.
O espaço conta com uma arquitetura moderna e com total acessibilidade. Com uma estrutura única nos cemitérios públicos do país, contará com quatro quadras com 5.448 gavetas.
Os lóculos, sem emendas, são produzidos em fibra de coco, bagaço de cana de açúcar e resina de garrafas pet. Com um sistema moderno, é possível a realização de sepultamentos mais seguros ambientalmente, já que não contamina o ar, o solo ou o lençol freático e reduz o nível de enxofre lançado na atmosfera.
Isso porque existe uma tecnologia única dos lóculos hermeticamente fechados, que trata os gases resultantes da decomposição humana permitindo o lançamento para o meio ambiente sem efeitos poluidores.
Outra vantagem do cemitério vertical é a otimização do espaço: a proporção é de um túmulo convencional para cada sete sepulturas verticais. O novo modelo também permite um sepultamento mais ágil, concluído em apenas dez minutos, enquanto no modo convencional, são utilizados cerca de 55 minutos.
Inaugurado em 3 de fevereiro deste ano, possibilita a transmissão online do velório para os familiares. Os sepultamentos são feitos das 5h às 17h, todos os dias da semana.
O ambiente conta com paisagismo especial, colocação de lona tensionada, instalação do guarda-corpo e dos corrimãos das rampas acessíveis e iluminação de LED.
As salas de velório do Memorial Parque estão equipadas com tecnologia para transmissão ao vivo das cerimônias de despedida. A ação, com autorização da família, permite que parentes e amigos de todo mundo possam participar de maneira online da última homenagem ao falecido.
Mais uma vez Itapevi realiza o tradicional Desfile Cívico-Militar de 7 de Setembro. O evento começa às 9h e deve acontecer até as 11h3,0 no Corredor Oeste Metropolitano (Rodovia Nelson Ferreira da Costa), no Centro.
A data comemorativa é considerada uma das mais importantes do país. A proclamação da independência aconteceu às margens do Rio Ipiranga, em São Paulo, em 7 de setembro de 1822, com o grito do imperador Dom Pedro I. Neste ano, será celebrado o 201º ano da proclamação da independência do Brasil.
O desfile reunirá aproximadamente 3 mil participantes, entre alunos e convidados. Participam 47 escolas municipais e estudantes da Escola Estadual Professora Celina de Barros Bairão. O tema será “Da Colonização à Globalização – Brasil onde chegamos?”.
Em 2018, o evento voltou para o calendário oficial da cidade, após 10 anos de interrupção, sendo realizados também em 2019 e 2022 e foi suspenso nos anos de 2020 e 2021 devido à pandemia.
O público presente terá à sua disposição ambulâncias, banheiros químicos, arquibancada coberta e tendas de alimentação. Serão disponibilizados transportes para as crianças das escolas participantes.
Solenidade
A abertura da solenidade contará com a presença de autoridades, hasteamento da bandeira nacional e a execução dos hinos nacional e de Itapevi.
O desfile será dividido em oito pelotões e levarão para as ruas os seguintes temas: Descobrimento do Brasil; Colonização do Brasil; Chegada dos Imigrantes no Brasil; Independência do Brasil; Brasil Republicano; São Paulo da Garoa, São Paulo que terra boa…; Estação Itapevi e A Era da Globalização – Itapevi Conectada.
O evento contará com apresentações da Banda Municipal e de alunos e professores das Escolas de Arte, Teatro & Circo; de Dança; Música; pelotão de fanfarra de estudantes da Escola Estadual Professora Celina de Barros Bairão, Amigos de Bike, Ordem dos Desbravadores, Romeiros, GCM (Guarda Civil Municipal) de Itapevi, Exército, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e carros oficiais dessas instituições. Será um total de 240 participantes neste bloco.
O Corredor Oeste Metropolitano (Rodovia Nelson Ferreira da Costa), no Centro, será interditado para o Desfile Cívico de 7 de Setembro. A interdição completa da via acontece às 9h do dia 6 de setembro e a reabertura às 18h do dia 7 de setembro com o encerramento do evento.
O trecho interditado será do Viaduto José dos Santos Novaes, no Centro, ao lado do Terminal de Ônibus, até o retorno próximo à estação de trem Engenheiro Cardoso. Veículos pequenos (carros utilitários e motos) e ônibus, serão desviados para a Avenida Cesário de Abreu, no Centro, caminhões devem trafegar pela Rua Carmem Silva de Almeida, na Cidade Saúde.
A prefeita de Vitorino Freire, cidade localizada no estado do Maranhão, foi afastada de seu cargo por uma decisão do ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), nesta sexta-feira (1º).
Luanna Rezende (DEM) é alvo de uma operação da Polícia Federal (PF) que apura supostos desvios na Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).
“Policiais federais cumprem 12 mandados de busca e apreensão (…) Também estão sendo cumpridas medidas cautelares diversas da prisão, tais como afastamento da função pública, suspensão de licitações e vedação da celebração de contratos com órgãos públicos, bem como ordens de indisponibilidade de bens”, informa a corporação.
Investigações apontam que, supostamente, parte dos recursos teria sido utilizada para asfaltar uma rodovia que leva à fazenda de sua família.
Vale lembrar que Luanna é prima de Juscelino Filho, atual ministro das Comunicações. Ele também é investigado no caso, mas não se tornou alvo de nenhum mandado.
Em nota, a PF completa que, “se confirmadas as suspeitas, os investigados poderão responder por fraude a licitação, lavagem de capitais, organização criminosa, peculato, corrupção ativa e corrupção passiva”.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a criticar, nesta sexta-feira (1º), os juros praticados no país e o presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto. Durante cerimônia comemorativa de programas de microcrédito produtivo e orientado do Banco do Nordeste (BNB), em Fortaleza, ele avaliou que a taxa de juros segue alta. “Vamos continuar brigando.”
“É por isso que nós vamos continuar fazendo crédito e vamos fazer cada vez mais. Não pense que acho que o juro está baixo. O juro ainda está alto porque 2,16 ao mês é muita coisa, dá quase 30% ao ano, porque é juro sobre juro. Acho que vamos baixar ainda. Obviamente que nós também não queremos quebrar o banco, porque o banco tem que dar o lucro. Se quebrar, vai ser muito pior pra nós – além de ficarmos devendo, não temos o banco para emprestar.”
“A Caixa Econômica Federal, o Banco do Brasil, o Basa, o BNB e o BNDES só têm sentido existir se for para fazer as coisas diferentes do que fazem os bancos privados. Se for para fazer igual, não precisa existir”, disse. “Temos que ter dinheiro para investir e dinheiro para ser investido a juros baratos. Por isso é que o cidadão do Banco Central precisa saber que ele é presidente do Banco Central do Brasil e não do Banco Central de um país que não seja o Brasil e que precisa baixar os juros.”
Durante o evento, Lula lembrou que Campos Neto foi indicado ao cargo ainda no governo de Jair Bolsonaro e que o Banco Central atua de forma autônoma. “Não há mais interferência da Presidência da República, que podia chamar o presidente do Banco Central e conversar. Esse cidadão, se ele conversa com alguém, não é comigo. Ele deve conversar com quem o indicou. E quem o indicou não fez coisas boas nesse país. A sociedade brasileira vai descobrir com o tempo”, concluiu.
Juros médios
Os juros médios dos bancos vêm caindo nos últimos meses, segundo dados do BC. Considerando o conjunto dos recursos livres e direcionados para pessoas físicas, o pico dos juros aconteceu em maio: 38,2% ao ano. Para empresa, o pico foi em janeiro: juros a 22,2%. Desde então, há redução nas taxas mês a mês, com flutuações, e desaceleração no crescimento em 12 meses.
No crédito livre, os bancos têm autonomia para emprestar o dinheiro captado no mercado e definir as taxas de juros cobradas dos clientes. Já o crédito direcionado – com regras definidas pelo governo – é destinado basicamente aos setores habitacional, rural, de infraestrutura e ao microcrédito.
O comportamento dos juros bancários médios ocorre em um momento em que a expectativa do mercado financeiro é de queda da taxa básica de juros da economia, a Selic, atualmente em 13,25% ao ano. Definida pelo Comitê de Política Monetária (Copom) do BC, a Selic é o principal instrumento usado pela autoridade monetária para alcançar a meta de inflação.
Diante da forte queda da inflação, o Copom iniciou, no mês passado, um ciclo de redução da Selic. A última vez em que o BC tinha diminuído a Selic foi em agosto de 2020, quando a taxa caiu de 2,25% para 2% ao ano, em meio à contração econômica gerada pela pandemia de covid-19.
Depois disso, o Copom elevou a Selic por 12 vezes consecutivas, num ciclo que começou em março de 2021, em meio à alta dos preços de alimentos, de energia e de combustíveis, e, a partir de agosto do ano passado, manteve a taxa em 13,75% ao ano por sete vezes seguidas.
Até o fim do ano, a previsão dos analistas é que a Selic caia para 11,75%. Com isso, a taxa de captação dos bancos (o quanto é pago pelo crédito) vem recuando. Desde abril, ela está em queda e ficou em 11,3% em julho.
A elevação da taxa básica ajuda a controlar a inflação porque causa reflexos nos preços, já que juros mais altos encarecem o crédito e estimulam a poupança, contendo a demanda aquecida.
Entretanto, em julho, o crédito rotativo do cartão de crédito cresceu novamente, indo para 445,7% ao ano. O rotativo é o crédito tomado pelo consumidor quando paga menos que o valor integral da fatura do cartão e dura 30 dias.
A modalidade é uma das mais altas do mercado, e o Banco Central já estuda o fim do crédito rotativo do cartão de crédito.
Uma pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha e divulgada pelo jornal “Folha de S.Paulo” na madrugada desta sexta-feira (1º) mostra que quase um quarto da população paulistana avalia a gestão de Ricardo Nunes (MDB) frente ao executivo da capital paulista como “ruim ou péssima”.
Enquanto 24% dos entrevistados reprovam o mandato do atual prefeito de São Paulo, 23% o avaliam como “ótimo ou bom”, ou seja, aprovam. Aqueles que consideram seu trabalho como “regular” somam 49%.
Para a formulação do levantamento, foram ouvidas 1.092 pessoas entre as últimas terça (29) e quarta-feira (30). Segundo o instituto, a margem de erro do estudo é de três pontos percentuais.
Nunes assumiu a prefeitura paulistana após a morte de Bruno Covas em maio de 2021.
Outra pesquisa Datafolha – esta, veiculada na última quinta-feira (31) – mostra que o atual prefeito está em segundo lugar nas intenções de voto para as eleições de 2024. Segundo o levantamento, o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL) lidera a disputa parcial com 32%, enquanto Nunes seria a opção de 24% dos eleitores.