Museus do Futebol e da Língua Portuguesa são opções de lazer nas férias

0 0
Read Time:3 Minute, 20 Second

Para garantir diversão para pessoas de todas as idades, o Museu do Futebol e o Museu da Língua Portuguesa, instituições da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo de São Paulo, participam da São Paulo Best Week/SPBW, promovida pela São Paulo Turismo/SPTURIS, que movimenta parte da celebração dos 470 anos da capital, a serem completados em janeiro.

Serão duas semanas, entre 18 e 30 de dezembro, com promoções, descontos e dias de gratuidade, a fim de incentivar a visita de moradores da capital e de turistas de outras partes do Brasil e do exterior a vários espaços da cidade, incluindo, claro, instituições culturais.

Localizado no Estádio do Pacaembu, o Museu do Futebol é uma opção para quem desejar uma visita de graça à exposição temporária Futebol de Brinquedo, um mergulho nas memórias afetivas dos brinquedos analógicos inspirados no futebol. Integram a mostra peças como Aquaplay, Pregobol, Super Trunfo, bonecos e bonecas, mascotes das Copas do Mundo FIFA e, é claro, muitos times de futebol de botão.

Há também figuras da Betty Boop, Smurfete, Mickey Mouse, Snoopy e Fofolete vestidos com a camisa da Seleção Brasileira, além de minicraques – incluindo a recém-lançada jogadora Debinha – e os bonecos Funko.

Além da mostra, o museu disponibiliza programação cultural e atividades na área externa, como mesa de botão, futmesa e outras brincadeiras. A mostra e a programação cultural podem ser visitadas de terça a domingo, das 9h às 17h. Atualmente, a exposição principal do Museu do Futebol está fechada para obras de renovação.

Já no Museu da Língua Portuguesa, a entrada é gratuita aos sábados para mergulhar na diversidade do português falado no Brasil em sua exposição principal ou se encantar com a relação de nossa língua com a canção popular brasileira na atual mostra temporária Essa nossa canção.

O projeto aborda a relação da língua portuguesa com a canção popular brasileira por meio de experiências audiovisuais e imersivas. É uma oportunidade de o visitante conhecer a riqueza do português falado no Brasil por meio de canções de diversos gêneros musicais: do pop ao rock; do axé music à bossa nova; do funk ao forró.

Em uma das salas, o público assiste a artistas como Teresa Cristina, Juçara Marçal, e Tom Zé interpretando, à capela, músicas como Pelo telefone (Djonga), Sinal fechado (Paulinho da Viola) e Asa branca (Humberto Teireixa/Luiz Gonzaga). Há ainda fãs dos Racionais MC’s em uma interpretação bem marcante do clássico Diário de um detento, maior sucesso do grupo de rap paulistano. A visitação acontece de terça a domingo, das 9h às 16h30 (com permanência até as 18h).

Tanto o Museu do Futebol quanto o Museu da Língua Portuguesa vão funcionar normalmente em dezembro e janeiro, fechando para visitação do público em apenas quatro dias: 24, 25 e 31 de dezembro e 1º de janeiro.

Leia também: Presidente da TV Cultura diz que pretende voltar com o ‘Castelo Rá-Tim-Bum’


Fonte: Governo de SP

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Polícia Civil e GCM de Santana de Parnaíba apreendem mais de 34 quilos de entorpecentes

1 0
Read Time:1 Minute, 4 Second

A Polícia Civil (PC) de Santana de Parnaíba, com apoio da Guarda Civil Municipal (GCM), realizou uma grande operação na última terça-feira (12/12), na cidade e em municípios vizinhos. No total, foram apreendidos mais de 34 quilos de entorpecentes, entre cocaína e maconha. Um suspeito foi detido. 

Segundo o delegado da PC, Fábio Siqueira, a operação denominada Broken Gear (engrenagem quebrada), cumpriu 34 mandados de busca e apreensão e contou com efetivo de 150 policiais e 70 viaturas. A GCM colaborou com o efetivo e a frota, além do canil. 

Nós contamos com amplo apoio da Guarda. Eles cederam 15 viaturas para a operação e, durante a diligência, o canil foi fundamental para a localização da maconha e da cocaína”, ressaltou Siqueira.

Vale lembrar que na última década o município realizou maciço investimento na área de segurança, com treinamentos para a GCM, aquisição de armas e equipamentos, novas viaturas, implantação de iluminação de LED, entre outras.

Leia também: Nota Fiscal Paulista: população pode resgatar até R$ 37 milhões em créditos


Fonte: SECOM-Santana de Parnaíba

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Miguel e Helena lideram lista de nomes escolhidos para bebês neste ano no Brasil

1 0
Read Time:1 Minute, 21 Second

Os nomes mais escolhidos para o registro de crianças em 2023 no Brasil foram Miguel e Helena.

Os dados, fornecidos pelos Cartórios de Registro Civil espalhados pelo país, foram divulgados pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil) nesta segunda-feira (18).

GaelTheo e Arthur integram o top 5 do ranking, que costuma contar com a presença de nomes bíblicos em boas posições ao longo dos anos.

No entanto, recentemente o poder de influência dos criadores de conteúdo digital cresceu em meio a escolha da população brasileira. Maria Alice, por exemplo, ganhou popularidade após Virgínia Fonseca e Zé Felipe o escolherem para a filha.

2,4 milhões de nascimentos foram registrados até a metade de dezembro. Essa informação foi coletada pela Arpen-Brasil até o dia 14. Em razão disso, o ranking deste ano ainda pode sofrer algumas alterações.

Este é o quarto ano consecutivo em que o vencedor se mantém no topo do ranking. A última vez que outro nome ficou nesse lugar foi em 2019, com Enzo Gabriel. Inclusive, Miguel não sai do top 10 desde 2015.

Confira os nomes de bebês mais registrados em 2023:

  1. Miguel;
  2. Helena;
  3. Gael;
  4. Theo;
  5. Arthur;
  6. Heitor;
  7. Maria Alice;
  8. Alice;
  9. Davi;
  10. Laura.

Leia também: ONG oferece cartão de Natal para apadrinhar gatos que estão na fila de adoção


Fonte: TV Cultura – Foto: Arquivo/Marcello Casal Jr/Ag. Brasil

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

ONG oferece cartão de Natal para apadrinhar gatos que estão na fila de adoção

0 0
Read Time:1 Minute, 58 Second

A época mais gostosa do ano já chegou. As festas de fim de ano trazem comemorações e muitas trocas de presentes. E pensando nisso, a ONG Confraria dos Miados e Latidos, localizada em São Paulo, criou uma campanha especial, chamada de Natal na Confraria, a ação oferece um cartão de Natal virtual para apadrinhar os gatos que são cuidados pela ONG, para ser enviado a amigos e familiares. 

Para participar é muito simples: basta escolher um dos sete gatinhos disponíveis, clicando aqui, após a escolha, basta fazer um PIX no valor de R$ 50 (a chave é [email protected]) e enviar o comprovante para o WhatsApp (11) 93061-9159 e o gatinho escolhido. Na sequência, a Confraria envia o cartão virtual personalizado e cheio de carinho para alegrar os corações neste Natal. 

Para Adriana Tschernev, diretora-executiva da ONG Confraria dos Miados e Latidos, esta é uma oportunidade de enviar uma mensagem de carinho para alguém e ajudar os gatinhos que estão acolhidos pela ONG, que ainda não encontraram uma família para adotá-los. “O final do ano é uma época muito difícil, com aumento das despesas e uma queda brusca nas doações. Precisamos ser criativos e contar com o espírito natalino dos nossos apoiadores, para garantir que todos os gatinhos de quem cuidamos tenham um Feliz Natal” afirma. 

Fundada em 2007, em São Paulo (SP), e em 2010, em Nova Friburgo (RJ), a Confraria Miados e Latidos é uma organização sem fins lucrativos que atua no resgate de animais abandonados, com a missão de proporcionar bem-estar e qualidade de vida à maior quantidade possível de cães e gatos.

Para isso, a ONG atua com ações de castração, resgate, adoção e conscientização da sociedade através da produção e compartilhamento de materiais informativos, palestras e eventos. Até o momento, já foram resgatados cerca de 4 mil animais, realizadas mais de 3 mil doações e cerca de 15 mil castrações. Para saber mais, acesse www.miadoselatidos.org.br.

Leia também: SP: Réveillon da Paulista terá Chitãozinho e Xororó na virada e shows de Zezé di Camargo e Claudia Leitte


Fonte: ONG Confraria Miados e Latidos

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Nota Fiscal Paulista: população pode resgatar até R$ 37 milhões em créditos

1 0
Read Time:51 Second

Consumidores inscritos no programa Nota Fiscal Paulista vão poder resgatar R$ 37,1 milhões em créditos a partir da próxima segunda-feira (18). Os créditos disponibilizados são referentes às compras feitas em agosto deste ano.

No total, mais de 14,1 milhões de pessoas poderão resgatar o benefício. Os consumidores devem solicitar o resgate até as 18h do dia 18 de dezembro, pois o sistema da Secretaria da Fazenda e Planejamento (Sefaz-SP) estará indisponível até o dia 2 de janeiro de 2024.

Somando essa liberação, a Sefaz-SP já entregou cerca de R$ 457,5 milhões em créditos aos participantes da Nota Fiscal Paulista em 2023.

As pessoas que ainda possuem créditos de dezembro de 2022 para serem resgatados devem retirar a quantia até este mês, visto que esses valores vão se expirar.

Leia também: Quase metade dos monitorados por tornozeleira são acusados de violência contra a mulher


Fonte: TV Cultura – Foto: Arquivo/Reprodução/EPTV

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Famílias sem teto vão receber moradias do Minha Casa, Minha Vida em SP

0 0
Read Time:2 Minute, 7 Second

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou, neste sábado (16), da assinatura do contrato de início de obras do empreendimento Copa do Povo, em Itaquera, zona leste paulistana.

As moradias serão destinadas a famílias sem teto que, em 2014, participaram da ocupação que ficou conhecida como Copa do Povo. As residências serão construídas por meio do programa Minha Casa, Minha Vida – Entidades, em parceria com o Movimento dos Trabalhadores sem teto (MTST).

Ao discursar, Lula defendeu a importância da luta feita pelo movimento social. “O que vocês estão conquistando hoje não é mérito do governo Lula, não é mérito do Boulos, é mérito da coragem que vocês tiveram”, enfatizou ao lado do deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP), liderança do MTST à época do movimento de ocupação.

Ao longo dos anos, a ocupação sofreu tentativas judiciais de reintegração de posse, e a desapropriação do terreno foi reivindicação de diversas manifestações. Em abril deste ano, o MTST chegou a acampar em frente à prefeitura de São Paulo para pedir agilidade nesse e em outros processos.

Inicialmente, serão construídas 650 moradias. O governo federal investirá R$ 453 milhões no empreendimento, sendo que  R$ 33 milhões foram usados para adquirir o terreno. De acordo com Lula, também serão feitos aportes do governo estadual e da prefeitura de São Paulo.

O projeto prevê a construção de prédios de 12 andares, com elevadores e apartamentos de 68 metros quadrados com varanda.

Além do termo assinado hoje, há previsão de construção de mais 2 mil moradias no local, atendendo a todas as famílias que participam da ocupação.

O ministro das Cidades, Jader Barbalho Filho, disse que até 2024 devem ser contratadas 28 mil unidades habitacionais a partir de convênios do Minha Casa, Minha Vida com movimentos sociais. No evento, ele elogiou a qualidade das residências feitas dessa forma. “As unidades habitacionais que são construídas por vocês são as melhores do Minha Casa, Minha Vida que existem. As casas são maiores, têm melhores equipamentos”, destacou.

Também participaram da cerimônia os ministros da Fazenda, Fernando Haddad, das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e do Meio Ambiente, Marina Silva.

Leia também: Nota Fiscal Paulista: população pode resgatar até R$ 37 milhões em créditos


Fonte: Ag. Brasil – Foto: Ricardo Stuckert/PR

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Homem morre atropelado por trem em SP após briga em vagão da Linha 12-Safira da CPTM

0 0
Read Time:1 Minute, 9 Second

Um homem morreu atropelado por um trem em São Paulo na Linha 12-Safira da CPTM, na zona leste da capital, a sexta-feira (16).

Uma briga envolvendo alguns homens fez com que passageiros acionassem o botão de emergência e descessem aos trilhos entre as estações Comendador Ermelino e São Miguel Paulista, na zona leste, quando ocorreu o atropelamento fatal, por outra composição.

De acordo com a Secretária de Segurança Pública (SSP), o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar foram acionados para prestar socorro e apoio à ocorrência. Dois homens envolvidos na briga foram identificados e encaminhados ao 63º DP, onde foi registrado um boletim de ocorrência.

A vítima do atropelamento foi identificada como um homem de 64 anos, segundo a polícia. Seu nome não foi divulgado.

A CPTM lamentou o ocorrido e informou que irá colaborar com a investigação policial, inclusive, com o resgate de imagens do trem.

O caso foi registrado como morte acidental e perigo de desastre ferroviário e transferido para o 22º DP (São Miguel Paulista).

Leia também: Quase metade dos monitorados por tornozeleira são acusados de violência contra a mulher


Fonte: TV Cultura – Foto: Acervo/CPTM Oficial

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Quase metade dos monitorados por tornozeleira são acusados de violência contra a mulher

0 0
Read Time:2 Minute, 40 Second

Quase metade dos criminosos soltos em audiências de custódia e que são monitorados com tornozeleira eletrônica foram acusados de violência doméstica. Desde o dia 11 de setembro, quando teve início o monitoramento, até o dia 8 de dezembro, 123 pessoas passaram a usar a tornozeleira, sendo 57 homens por violência contra a mulher.

‌Do total de monitorados, quatro foram presos em flagrante por descumprirem a medida protetiva, que é uma proteção prevista em lei para a mulher que se encontra em situação de violência doméstica.

‌Desde setembro, os acusados soltos em audiências de custódia na capital são monitorados com tornozeleiras eletrônicas. Foram disponibilizadas 200 tornozeleiras, por meio de uma parceria entre as Secretarias de Estado da Segurança Pública e da Administração Penitenciária.

‌Inicialmente, o sistema monitora apenas pessoas detidas na capital paulista, mas será expandido para outras regiões do Estado. Além dos acusados de violência doméstica, o tornozelamento está disponível para criminosos que já foram presos mais de uma vez como forma de reduzir a reincidência criminal durante o cumprimento de penas ou medidas alternativas à prisão.

‌A coordenadora das Delegacias de Defesa da Mulher do Estado de São Paulo, Jamila Jorge Ferrari, considera positivo o resultado do projeto. “Nós salvamos a vida de quatro mulheres, porque se está descumprindo a medida protetiva, talvez estivesse com uma intenção de cometer um crime mais grave contra essa mulher”, afirma.

‌A partir do momento em que o agressor é monitorado com a tornozeleira, se ele se aproximar da vítima, automaticamente as forças policiais serão acionadas. Jamila destaca que a prisão desses quatro agressores comprova que o projeto funciona.

“Quatro agressores que talvez não tenham entendido a importância do que foi falado para eles. Talvez não tenham acreditado que de fato a Polícia Militar estava de olho e que ao tentarem a sorte foram presos em flagrante”.

‌A coordenadora das Delegacias de Defesa da Mulher do Estado de São Paulo reforça que o monitoramento de acusados de violência doméstica é uma das ferramentas que faltavam para conseguir colocar em prática a efetiva proteção da mulher.

‌“É uma iniciativa importantíssima, traz para essa mulher uma maior sensação de segurança, porque ela sabe que ele está sendo monitorado. Com isso, pode se sentir segura para sair de casa para trabalhar e estudar. Ao mesmo tempo, também mostra para esse agressor que se ele tentar algo será preso em flagrante”, diz.

‌Mas a delegada ressalta a importância da vítima de violência doméstica registrar uma denúncia contra seu agressor. “A partir do momento em que essa vítima faz a denúncia, ou seja, vai até uma delegacia de polícia, registra um boletim de ocorrência e solicita a medida protetiva, essa vítima passa a ter à sua disposição diversas ferramentas de proteção”, explica.

Leia também: Partido da Mulher reafirma apoio a Beto Piteri e lança pré-candidata a vereadora em Barueri


Fonte: Governo de SP – Foto: Reprodução/TV Band

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
100 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Alesp aprova contas do governo do Estado de São Paulo referentes a 2022

0 0
Read Time:1 Minute, 15 Second

O Plenário da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo aprovou, na quinta-feira (14), a prestação de contas do Governo Estadual referente ao ano de 2022, na gestão dos ex-governadores João Doria e Rodrigo Garcia. Agora, a decisão será publicada no Diário Oficial.

Votado em regime de urgência, o Projeto de Decreto Legislativo 43/2023, que considera regulares as contas, recebeu o aval da Comissão de Fiscalização e Controle (CFC), último passo antes da votação em Plenário.

O PDL é de autoria da Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento (CFOP) da Alesp, que acompanhou o parecer do relator, o deputado Altair Moraes (Republicanos), favorável à aprovação.

O relator seguiu a decisão do Tribunal de Contas do Estado (TCE-SP), que aprovou o balanço financeiro. Para Altair, o desempenho financeiro em 2022 foi positivo, tendo o governo cumprido a Lei de Responsabilidade Fiscal.

“O Governo do Estado conseguiu manter o nível satisfatório de prestação de serviços junto à população, demonstrando que a gestão orçamentária e financeira se mostrou eficiente, conduzindo uma política fiscal responsável“, justificou o parlamentar. De acordo com o relatório, São Paulo registrou, em 2022, um superávit de R$ 9,3 bilhões.

Leia também: Governo de SP aumenta tarifa de trens e metrô para R$ 5 a partir de janeiro de 2024


Fonte: Alesp

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Prefeitura de Santana de Parnaíba faz grandes investimentos por toda cidade

1 0
Read Time:3 Minute, 40 Second

Nos últimos 10 anos, foram realizadas mais de 200 obras e, em breve, será entregue o maior sonho dos parnaibanos: o novo hospital municipal

A cidade de Santana de Parnaíba vem passando por um grande desenvolvimento nos últimos anos, impulsionada por uma visão que busca o progresso por parte da administração municipal e que tem por intuito construir um futuro cada vez melhor para seus cidadãos. Diante disso, a prefeitura vem investindo cada vez mais em áreas cruciais para o bem-estar da população. 

Na área da educação, estão sendo realizados investimentos estratégicos para criar um ambiente de aprendizado enriquecedor. Foram entregues à população 27 escolas com infraestrutura nunca vista antes na cidade, colégios modernos com quadras poliesportivas e piscinas, criando um ambiente enriquecedor, para que os alunos se desenvolvam da melhor forma. Atualmente, estão sendo construídos quatro colégios: Carlos Alberto, Abelardo, Sete Anões e Chácara Solar II, que atenderão os moradores da Fazendinha, Cento e Vinte e Colinas da Anhanguera. Os locais vão atender, no total, cerca de 4.735 alunos. 

Além disso, os colégios contam com tecnologias educacionais e programas inovadores para elevar ainda mais o padrão de ensino, como as aulas de robótica, salas makers, chromebooks, programas Mind Lab e Brain Academy.

 A saúde dos parnaibanos é uma prioridade inegociável, e a prefeitura segue fortalecendo os serviços de saúde de forma significativa. Um dos maiores sonhos dos parnaibanos foi realizado, a construção da maternidade municipal. E, para melhorar ainda mais os serviços que já são oferecidos, o novo hospital e a maternidade municipal já estão com obras em reta final. 

O bairro do Ingaí é um exemplo dos investimentos descentralizados. No local está sendo construída a Unidade Básica de Saúde (UBS), que irá proporcionar comodidade, qualidade e ampliação nos atendimentos, além de economia aos cofres públicos, já que sairá de um local alugado, que foi adquirido de maneira emergencial para que moradores do local não precisassem mais ser atendidos em ônibus.

As unidades de saúde contarão com equipamentos de última geração e programas de prevenção, que estão sendo ampliados aos já existentes para não apenas tratar doenças, mas promover um estilo de vida saudável e preventivo. 

A segurança dos cidadãos é um compromisso da administração municipal e vale destacar os diversos investimentos que estão sendo realizados, como a aquisição de novos armamentos e equipamentos, cercas virtuais com câmeras de monitoramento e sistema detecta em diversos pontos da cidade, a implantação da Delegacia da Mulher, além da política de iluminação de LED, que já atendeu a 100% do município e tem reduzido os índices de violência, em especial contra as mulheres. A gestão também promove treinamento constante e atua em parceria com a Polícia Militar e a Polícia Civil, por meio da Guarda Civil Municipal (GCM). 

Vale ressaltar que está sendo construída a nova base da GCM, que ficará localizada na Estrada dos Romeiros, próximo ao portão 1 da Barragem Edgar de Souza, em um lugar estratégico para atender as ocorrências com mais facilidade. O espaço terá uma área de 4 mil m² e diversos ambientes, como academia, refeitório, área para limpeza de viaturas, estande de tiro, entre outros, proporcionando um ambiente seguro e acolhedor para os guardas que trabalham no município.

A paisagem urbana da cidade também se transformou por meio de uma série de projetos ambiciosos de infraestrutura. Ruas foram pavimentadas e revitalizadas, foram realizadas duplicações das Avenidas Tenente Marques, Paiol Velho, Yojiro Takaoka, Universitário e Via Parque. 

Para diminuir os congestionamentos e gerar mais fluidez no trânsito de Alphaville, foi realizada a construção do Túnel na Praça da Paz, que liga a Avenida Marcos Penteado de Ulhôa com a Av. Universitário.

Pensando nas pessoas, outra importante obra foi a construção dos parques municipais, que atualmente são nove em diversos bairros promovendo a convivência, a qualidade de vida, o lazer e a saúde. 

Leia também: Governo de SP aumenta tarifa de trens e metrô para R$ 5 a partir de janeiro de 2024


Fonte: SECOM-Santana de Parnaíba

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %
error: