Santana de Parnaíba intensifica ações de combate e prevenção à dengue no município

0 0
Read Time:50 Second

Com o objetivo de prevenir e combater doenças transmitidas por vírus, como é o caso da dengue, a Prefeitura de Santana de Parnaíba adota um conjunto de ações durante o ano todo, mas o trabalho é intensificado em períodos de maior incidência de chuvas.

Para combater essa e outras doenças infecciosas e virais, as ações são realizadas por equipes da Secretaria Municipal de Saúde, incluindo agentes de combate às endemias (54 profissionais) e os agentes comunitários de saúde (120 trabalhadores).

Ao todo, os 174 profissionais visitam casas, terrenos, loteamentos e espaços públicos para orientar a população e eliminar possíveis criadouros de parasitas, como o mosquito transmissor da dengue (o Aedes Aegypti), além de orientar a população sobre formas de prevenção e cuidados para evitar outros tipos de doenças virais e infecciosas.

Leia também: Primeiro bebê de 2024 do Estado de SP nasceu em Santana de Parnaíba


Fonte: SECOM-Santana de Parnaíba

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Atos Antidemocráticos na Praça dos Três Poderes completam um ano

0 0
Read Time:1 Minute, 14 Second

Em 8 de janeiro de 2023, há exatamente um ano, uma tentativa de golpe de Estado, realizada por parte de bolsonaristas que não aceitavam o resultado das urnas nas eleições de 2022, protagonizou a primeira crise do Governo Lula 3.

Na ocasião, os vândalos invadiram e depredaram as sedes dos poderes Executivo, Judiciário e Legislativo no Palácio do Planalto, Supremo Tribunal Federal (STF) e Congresso Nacional, respectivamente, em Brasília. Desde o dia dos ataques, pelo menos 1.430 pessoas foram presas. 

A operação Lesa Pátria, deflagrada pela Polícia Federal (PF) e tratada como “permanente” pela própria corporação, chegou à sua 23ª fase nesta segunda-feira (23). A ação em questão visa prender os executores e os financiadores da invasão e da depredação das sedes dos três poderes.

Pela manhã, agentes deflagraram 46 mandados de busca e apreensão e um de prisão preventiva em 13 unidades federativas do país.

Segundo a PF, os alvos da operação poderão responder pelos crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direitogolpe de Estadodano qualificadoassociação criminosaincitação ao crime e destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.

Leia também: Virada do ano em SP gera impacto de R$ 3,8 bilhões no Turismo


Fonte: TV Cultura – Foto: Arquivo/Reuters

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Ocupação no centro de São Paulo é atingida por incêndio e um homem morre

0 0
Read Time:41 Second

Uma ocupação localizada na Luz, zona central da capital paulista, foi atingida por um incêndio na madrugada desta segunda-feira (8). A tragédia deixou um homem morto. Uma mulher foi encaminhada ao hospital.

Equipes do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo (PMESP) foram mobilizadas pouco depois da meia-noite. Segundo os agentes, três cômodos do estabelecimento pegaram fogo.

A ocupação em questão fica na rua Doutor Rodrigo de Barros e abriga cerca de 20 famílias. À imprensa, os moradores também levantaram a hipótese de o incêndio ter se iniciado de maneira proposital.

Leia também: Virada do ano em SP gera impacto de R$ 3,8 bilhões no Turismo


Fonte: TV Cultura – Foto: Reprodução/Abrão Cruz/TV Globo

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Primeiro bebê de 2024 do Estado de SP nasceu em Santana de Parnaíba

1 0
Read Time:1 Minute, 53 Second

Yohan é o nome do primeiro bebê parnaibano a nascer no Hospital e Maternidade Santa Ana em 2024. Ele é a primeira criança nascida no Estado de São Paulo no ano, e pode ter sido a primeira do Brasil.

O pequeno veio ao mundo de parto cesáreo à 0h de 1º de janeiro, com 4,124 quilos e 51 cm. Ele é filho de Jéssica de Almeida Ferreira Lisboa, 28 anos, e Fernando Lisboa Michaeli, 44 anos, moradores do bairro Cidade São Pedro.

O menino é uma das 4.877 crianças que nasceram na maternidade Santa Ana, a primeira da história de Santana de Parnaíba. O hospital foi inaugurado pela prefeitura em 1º de agosto de 2019 e se tornou referência em atendimento humanizado.

A maternidade registrou o nascimento de Yohan à 0h e ele foi pesado à 0h02. Segundo o jornal O Globo, outro bebê nasceu à 0h de 1º de janeiro, na cidade do Rio de Janeiro, a menina Elysa. Então não é possível afirmar com precisão quem nasceu primeiro, já que não se registram os segundos. No entanto, é possível afirmar que Yohan foi o primeiro bebê a nascer em 2024 no Estado de São Paulo.

Na região metropolitana da capital paulista, depois de Yohan, há o registro do nascimento do menino Moisés, de Osasco, que nasceu à 0h33. O nascimento do pequeno Yohan marca a importância da Maternidade Santa Ana para a cidade.

Antes desse hospital, as mães parnaibanas precisavam se deslocar a municípios vizinhos para gerir seus
bebês. A maternidade está localizada no bairro Campo da Vila, entre o Complexo Hospitalar Santana de
Parnaíba e o PAM Santa Ana, e conta com um Centro de Parto Natural para realização de partos humanizados e a Unidade Neonatal, destinada ao atendimento de bebês prematuros. A maternidade está capacitada para realizar entre 150 a 180 partos de baixo risco por mês.

Leia também: Prefeitura de Santana de Parnaíba faz grandes investimentos por toda cidade


Fonte: SECOM-Santana de Parnaíba

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Virada do ano em SP gera impacto de R$ 3,8 bilhões no Turismo

0 0
Read Time:2 Minute, 40 Second

Os números do Turismo no Estado de São Paulo na virada de 2023 para 2024 mostram o quanto essa época é significativa para a economia local. Estima-se que a circulação de 3,3 milhões de turistas gerou nas festas de Ano Novo no estado, uma receita de aproximadamente R$ 3,8 bilhões, segundo o Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET), ligado à Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de SP (Setur-SP).

“É interessante ver como o turismo pode desempenhar um papel fundamental no crescimento econômico, especialmente durante eventos sazonais como o Réveillon. Isso ressalta a importância do setor para São Paulo, não apenas em termos de receita, mas também na criação de empregos e no desenvolvimento da infraestrutura local”, disse Roberto de Lucena, secretário de Turismo e Viagens de SP.

Segundo sondagem da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de São Paulo (Abih-SP), a média foi de 80% em acomodações em todo o estado. Na capital paulista, a estimativa é que tenham passado 2,5 milhões de pessoas na semana do Ano Novo e uma média de 70% da rede hoteleira ocupada, 20% a mais comparado com 2022. Em hotéis que estavam oferecendo ceia, a taxa alcançou a média dos 100% de ocupação.

O litoral paulista, conhecido por suas belas praias e festividades animadas, atraiu uma quantidade significativa de visitantes. Santos teve ocupação hoteleira média de 84% na noite da virada e quase 600 mil turistas na cidade para o evento. A cidade de São Sebastião, no Litoral Norte, ficou lotada para a virada do ano, com média de 90% na ocupação hoteleira.

Ilhabela recebeu aproximadamente 40 mil visitantes e teve ocupação hoteleira média de 90%. A cidade estima que o turismo injetou em torno de R$ 42 milhões na economia local no período.

Priscila Trevisani, de 41 anos, formada em Relações Públicas mora na capital paulista, mas é o segundo ano que passa a virada com a sua família na cidade de Bertioga, no Litoral Norte, na praia de Guaratuba. Segundo ela, a cidade estava super agitada na última semana do ano o que mostra uma movimentação em todo cadeia do turismo.

Gostamos muito, pois a gente vem com crianças, cachorro e amigos. No total, estávamos em 15 pessoas na virada do ano. Fomos jantar esta semana na praia de Riviera, que fica a 15 minutos de Guaratuba e não conseguimos. Filas de espera de mais de 1 hora, super movimentado, muita gente de fora. Nessa época todos os restaurantes estavam com filas. Difícil de parar”, conta Priscila.

O Centro de Controle de Informações (CCI) da ARTESP contabilizou 10 milhões de veículos circulando pela Ecovias e Tamoios, rodovias que dão acesso à Baixada Santista e Litoral Norte, no período de 28 de dezembro a 1º de janeiro.

Leia também: Donos de veículos em SP já podem consultar quanto vão pagar de IPVA em 2024


Fonte: Governo de SP

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Deputado estadual por 36 anos, Campos Machado morre em São Paulo

0 0
Read Time:1 Minute, 57 Second

Deputado estadual em São Paulo por 36 anos, Antônio Carlos Campos Machado faleceu no início da manhã deste sábado (6) na capital paulista aos 84 anos de idade. Por meio de nota, a família de Campos Machado, como ele era mais conhecido, informou que o parlamentar “lutou bravamente nos últimos dias contra um quadro grave de leucemia”.

Advogado criminalista formado pela Universidade de São Paulo (USP), ele foi um dos mais longevos deputados da São Paulo, eleito para mandatos consecutivos entre os anos de 1987 e 2023. “Nesse período, trabalhou em mais de 4 mil iniciativas legislativas, com quase 300 leis aprovadas, algumas delas de repercussão nacional, tais como a gratuidade no transporte público estadual para pessoas acima de 60 anos, lei da liberdade religiosa e lei de acesso às praias para pessoas com deficiência, entre outras”, destaca a Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), por meio de nota.

“A sua extraordinária trajetória pessoal, na advocacia e na política, que marcou gerações, não será esquecida, ao contrário, servirá, de agora em diante, como luzeiro para todos que sonham com uma sociedade mais justa e fraterna”, escreveu a família, em nota.

Recentemente, Campos Machado se filiou ao PSD. Antes, foi presidente estadual do Avante e, durante décadas, o principal líder do PTB em São Paulo.

Em nota, o vice-presidente da República e ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, lamentou a morte do parlamentar. “Perdi hoje um grande amigo, que tinha como marca a lealdade. Um dos maiores líderes partidários do país, admirável articulador político, dedicado servidor da causa pública, Campos Machado foi fiel aos compromissos que assumia, sempre orientados pelos ideais de defesa da democracia e do respeito às instituições e aos poderes legitimamente constituídos. Foi eleito oito vezes deputado à Assembleia Legislativa do nosso estado, onde se destacou no trabalho parlamentar, que teve como principal finalidade a promoção social, a defesa da família, a valorização da mulher e da dignidade humana. Que a lealdade pela qual ele será sempre lembrado seja o seu maior legado a nos inspirar”, escreveu, em suas redes sociais.

A Alesp informou que o velório será realizado no seu Hall Monumental, no Palácio 9 de Julho, a partir das 13h30 de hoje. O enterro será no Cemitério Parque Morumby, após o término do velório, às 10h deste domingo (7).


Fonte: Ag. Brasil – Foto: Arquivo/FolhaPress

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Lenda do futebol mundial, Zagallo morre aos 92 anos no Rio de Janeiro

0 0
Read Time:51 Second

Mário Jorge Lobo Zagallo, única pessoa a participar de quatro conquistas da Copa do Mundo, comandante da mítica seleção brasileira de 1970 e um dos maiores nomes do futebol na história do país, morreu na madrugada deste sábado (6) de madrugada aos 92 anos, no Rio de Janeiro. A informação foi confirmada pela família através das redes sociais.

Com idade avançada, o lendário ex-jogador e técnico vinha com a saúde fragilizada há alguns anos. Em setembro de 2023, ficou cerca de 20 dias no hospital com infecção urinária. No dia 26 de dezembro, foi novamente internado no Hospital Barra D’Or e morreu na noite desta sexta, vítima de falência múltipla dos órgãos, resultante de progressão de comorbidades previamente existentes.

O Velho Lobo deixa seis filhos: Maria Emília de Castro Zagallo, Paulo Jorge de Castro Zagallo, Mário César Zagallo, Maria Cristina de Castro Zagallo. Sua esposa, Alcina de Castro, com quem foi casado por 57 anos, Alcina, havia morrido em 2012.


Fonte: TV Cultura – Foto: Lucas Figueiredo/CBF

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Venda de veículos sobe em dezembro e fecha 2023 com alta, diz Fenabrave

0 0
Read Time:55 Second

As vendas de carros, comerciais leves, caminhões e ônibus no Brasil dispararam 14,6% em dezembro ante o mesmo mês de 2022, para 248,5 mil unidades, afirmou a Federação Nacional Distribuição Veículos Automotores (Fenabrave) nesta quinta-feira (4).

No total de janeiro a dezembro, 2023 terminou com 2,31 milhões de veículos zero quilômetro vendidos no País, 9,7% acima de 2022.

O setor experimentou no mês passado um desempenho que não apresentava desde o início da pandemia, que foi seguida por uma crise no fornecimento de componentes eletrônicos que comprometeu a oferta de carros no mercado.

Não se via resultado mensal tão alto desde os 262,6 mil veículos de dezembro de 2019, fazendo com que o ano terminasse melhor do que o previsto.

Leia também: Barueri é a 2ª cidade mais rica da região oeste da Grande São Paulo, aponta IBGE


Fonte: TV Cultura – Foto: Arquivo/Reuters

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Adolescente morre após ficar preso em escada de piscina; veja cuidados para evitar acidentes

0 0
Read Time:2 Minute, 40 Second

Um adolescente de 14 anos morreu na última quarta-feira (3) após ficar preso na escada de uma piscina em um condomínio de luxo no Parque da Mooca, em São Paulo. De acordo com a Secretaria da Segurança Pública (SSP), o pai do jovem relatou que o filho estava na piscina na última sexta-feira (29) na companhia da mãe quando tentou passar pelos degraus da escada. Na ocasião, teria ficado preso e se afogado.

A mãe da vitima chamou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que o direcionou ao Hospital Villa Lobos. Após ter ficado internado durante cinco dias, o garoto veio a óbito na tarde desta quarta. 

O caso foi registrado como morte suspeita no 57° Distrito Policial e o corpo agora deve passar por exames no Instituto Médico Legal (IML).

O que fazer em caso de afogamentos?

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, em 2023 as internações por afogamento chegaram a triplicar em meses de férias ou calor intenso.

Janeiro, julho e outubro, por exemplo, registraram três casos cada, que correspondem a 64,2% das hospitalizações ocorridas nos primeiros dez meses do ano.

“Diante de um afogamento é preciso retirar a criança da água e ligar para o serviço de emergência. Se a vítima estiver consciente, a recomendação é mantê-la aquecida e deitada de lado até a chegada do socorro. Caso esteja inconsciente, a recomendação é colocar o corpo sobre uma superfície rígida e iniciar as compressões cardíacas até a chegada da ambulância”, informa a pediatra Silvana Grotteria, responsável pelo setor de emergência do Hospital Infantil Darcy Vargas.

Em relação aos acidentes domésticos como um todo, houve ainda um aumento de 84,5% nos atendimentos e internações de crianças menores de 12 anos durante as férias escolares de 2023. Foram 969 neste ano, em comparação aos 525 registros no mesmo período de 2022.

Os dados da SES-SP consideram atendimentos realizados em toda a rede do Sistema Único de Saúde (SUS) do Estado de São Paulo, incluindo unidades municipais, estaduais, federais, filantrópicas e privadas que possuem convênio com o SUS.

Veja outras orientações para evitar acidentes domésticos:

  • – Não deixar bebês e crianças sozinhos;
  • – Instalar grades ou tela de proteção em berços, escadas e janelas;
  • – Redobrar a atenção em brincadeiras realizadas em locais molhados;
  • – Utilizar equipamentos de proteção em brinquedos como bicicletas, triciclos, patinetes e skates;
  • – Evitar acessos de crianças a locais que possam oferecer riscos, como cozinhas e lavanderias;
  • – Manter bebês e crianças afastados de substâncias inflamáveis;
  • – Proteger tomadas e instalações elétricas da residência;
  • – Utilizar protetor solar e evitar exposição ao sol entre 10h e 16h.

Leia também: Petrobras faz concurso para nível técnico com salário de R$ 5,8 mil


Fonte: TV Cultura – Foto: Freepik

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Em um ano, PM prende 79 mil pessoas e apreende 156 toneladas de drogas

0 0
Read Time:2 Minute, 2 Second

A Polícia Militar prendeu 79 mil pessoas e apreendeu 156 toneladas de drogas em 2023, durante a Operação Impacto, que foi deflagrada em todo o Estado. Dentre os presos, 26,6 mil eram procurados da Justiça.

A operação foi realizada com o objetivo de ampliar a ação ostensiva para aumentar a sensação de segurança da população e reduzir os indicadores criminais por meio de planejamento estratégico baseado no uso de inteligência policial e geoprocessamento de dados, que permite identificar os pontos com os maiores índices de criminalidade.

A ação também teve desdobramentos em áreas específicas, que apresentaram maiores índices de crimes, sobretudo os contra o patrimônio. No Centro de São Paulo, o policiamento foi ampliado com mais de 120 agentes diariamente nas ruas. Além disso, outras regiões também tiveram reforço em dias específicos, como a Faria Lima e a Avenida Paulista.

Como resultado, a operação contribuiu para a queda dos indicadores de roubos no Estado. Os roubos em geral registraram queda de 5,8%, e os de veículos, 8,8%.

“Os números da Operação Impacto falam por si só. Logo no começo da nossa gestão colocamos nas ruas essa operação para que os criminosos – e a população – soubessem que a polícia estaria presente, e foi assim durante todo o ano. A Polícia Militar abraçou esta operação e respondeu com produtividade exemplar e com um recado claro: a criminalidade não terá descanso enquanto estivermos à frente da Segurança Pública”, destacou o secretário da Segurança Pública, Guilherme Derrite.

Outros resultados

Além dos presos e das drogas recolhidas, a ação também retirou das ruas, entre 11 de janeiro de 2023 e 1 de janeiro de 2024, mais de 4,3 mil armas de fogos irregulares, que poderiam estar nas mãos de criminosos.

No mesmo período, a operação vistoriou mais de 3,7 milhões de veículos nas ruas e estradas paulistas. Destes, 117,3 mil carros e 58,9 mil motos que estavam em situação irregular, colocando a vida de motoristas, passageiros e pedestres em risco, foram apreendidos.

Leia também: Ano de 2023 foi o segundo mais quente da história da cidade de São Paulo, aponta Inmet


Fonte: Governo de SP

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %
error: