O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, anunciou nesta terça-feira (9) que o governo deve lançar até fevereiro o Voa Brasil, programa que garantirá passagens aéreas por até R$ 200.
“A gente está trabalhando para que já no começo de fevereiro, aquele que entrar no site do Voa Brasil vai ter acesso à disponibilidade da compra de passagem. Por isso que a gente quer já no dia do anúncio do presidente, possivelmente na primeira quinzena de fevereiro, a gente já poder ter isso pronto para já o brasileiro, o aposentado e o aluno do Prouni ter acesso ao programa”, afirmou.
O primeiro grupo de contemplados serão beneficiários do INSS com até dois salários mínimos e estudantes do Programa Universidade Para Todos (Prouni).
“Essa é a primeira etapa do programa. A partir daí, a gente vendo que o programa funcionou, a gente vai tentar cada vez mais, ao lado das aéreas, buscar a ampliação do programa. Mas a gente não teria, como Estado brasileiro, ampliar o programa para outros segmentos da sociedade”, disse Silvio Costa.
O ministro destacou ainda que o programa pretende incluir entre 2,5 milhões e 3 milhões de novos passageiros no mercado da aviação brasileira, ou seja, pessoas que viajaram há mais de um ano ou que nunca se deslocaram pela aviação comercial.
Segundo Silvio Costa, não haverá dinheiro do governo no projeto. O governo vem tentando reduzir o valor do combustível de aviação em 19%. Além disso, a gestão também trabalha para evitar a judicialização e busca créditos junto ao Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para aumentar o crédito para as empresas.
A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo atuou, ao longo de 2023, para ampliar políticas de proteção e de saúde para as mulheres. Um ponto importante a ser destacado é que uma mulher esta à frente da presidência da Comissão de Saúde, a deputada Bruna Furlan, que vem realizando um grande trabalho na condução da comissão e em prol da saúde de todos no Estado de São Paulo.
A legislação paulista passou a garantir o direito das mulheres a ter um acompanhante em consultas, exames e demais procedimentos médicos. Outro destaque foi a instituição do Programa Saúde da Mulher Paulista, que prevê a ampliação de ações e serviços de prevenção e assistência integral à saúde feminina.
Sobre o Programa, a ideia é que haja uma redução do tempo de espera para a realização de importantes exames de detecção de doenças graves – como o Papanicolau e a mamografia, por exemplo – em todos os municípios do estado. No atual cenário, ainda há demora para a realização de procedimentos preventivos, dificultando o diagnóstico e o tratamento adequado.
A paciente Vera Rodrigues, de 57 anos, que depende do Sistema Único de Saúde (SUS) para a realização dos exames, comemora a aprovação da lei e espera que a medida possa vir para agilizar o atendimento: “Ano retrasado tentei agendar a mamografia e o aparelho estava quebrado. Entre o cadastro e a realização do exame, esperei meses”, contou.
De acordo com o Governo do Estado, há um esforço para mobilizar equipamentos públicos como Unidades Básicas de Saúde, Centros Médicos de Especialidades e Hospitais da Mulher para agilizar os atendimentos. Serão utilizadas, também, mais equipes clínicas, especialmente profissionais das áreas essenciais para o público feminino, como ginecologistas, mastologistas, oncologistas, cardiologistas, endocrinologistas e clínicos gerais.
73 mil diagnósticos
Segundo estimativa do Instituto Nacional do Câncer (Inca), 73 mil mulheres receberam o diagnóstico de câncer de mama durante 2023 no Brasil. Esse é o tipo de câncer mais comum entre a população feminina em todo o mundo.
Mamografia é essencial na prevenção ao câncer. – Foto: Edson Lopes/Governo de SP
Já o câncer de colo de útero, também de acordo com os dados do Inca, é o terceiro que mais mata mulheres em território nacional. Para cada ano do triênio 2023-2025 foram estimados 17.010 casos novos, o que representa uma taxa bruta de incidência de 15,38 casos a cada 100 mil mulheres.
“O câncer de colo de útero é uma doença de progressão lenta, sendo possível um diagnóstico precoce por meio de exames de rotina, como o Papanicolau. Quando diagnosticado em estágios iniciais, ele tem altas chances de cura. No entanto, se o câncer já estiver em estado avançado e com metástase, a perspectiva de cura diminui e o foco passa a ser na sobrevida do paciente. A realização regular do exame preventivo é fundamental“, alerta Viviane Cisi Peliello, ginecologista e obstetra.
Ainda de acordo com a especialista, em relação ao câncer de mama, a recomendação é que, a partir dos 40 anos, todas as mulheres façam exames preventivos. “A questão principal é que as pacientes demoram muito para ter um atendimento na rede pública. O Papanicolau, por exemplo, algumas vezes, é colhido por enfermeiras e não médicos ginecologistas, que seriam especialistas naquele órgão. Isso pode gerar uma falha no diagnóstico e a possível análise correta pode demorar até 180 dias para ser feita, o que é muito tempo. Garantir mais agilidade nos exames é fundamental para oferecer um maior bem-estar a todas as mulheres”, aponta a médica.
Futuro
Em 2024, a Alesp deve continuar discutindo e colocando em pauta projetos de lei que valorizam e geram avanços para as mulheres. Na última reunião da Comissão de Defesa dos Direitos das Mulheres, cinco projetos de lei foram destacados.
São eles: PL 387/2020, que autoriza o Poder Executivo a criar um programa de capacitação nas unidades de saúde, um protocolo de atendimento e uma rede integrada para fazer o acolhimento de mulheres vítimas de violência; PL 368/2021, que proíbe o emprego ou empenho das policiais militares e civis, bombeiros militares, agentes penitenciárias e socioeducativas em atividades operacionais e trabalho em locais insalubres quando gestantes e lactantes; PL 122/2022, que Institui a Política Habitacional Estadual em Prol da Mulher Vítima de Violência Doméstica e Familiar; PL 88/2023, que Cria o Cadastro Estadual de Informações para o Combate à Violência contra a Mulher e o PL 1038/2023, que assegura às vítimas de violência doméstica e familiar o direito à comunicação prévia quando do relaxamento de medida de privação de liberdade ou de medida protetiva de urgência aplicada contra quem deu causa à violência.
Os projetos de leis deverão seguir tramitação na Alesp e poderão ser votados em plenário no decorrer de 2024.
O Governo do Estado de São Paulo abriu na segunda-feira (08) as inscrições para o concurso público com o preenchimento de 224 vagas na Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), vinculada à Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil).
Os candidatos podem se inscrever estritamente de modo online até o dia 31 de janeiro, por meio do site da Fundação Carlos Chagas.
A taxa de inscrição para nível médio é de R$ 55,00, e para nível superior, de R$ 90,00, com a realização do pagamento até o dia 1° de fevereiro conforme geração do boleto no momento da inscrição. Já as solicitações de isenções podem ser enviadas até o próximo dia 12 de janeiro.
As provas objetivas acontecerão no dia 17 de março para cargos de níveis médio e superior com salários, que inicialmente, podem variar entre R$ 5.027,95 e R$ 8.034,84.
No momento da inscrição, o candidato deve escolher o polo em que deseja atuar de acordo com a disponibilização das vagas para Baixada Santista, Grande São Paulo, Região de Bauru, Região de Campinas, Região de Ribeirão Preto, Região de São José do Rio Preto, Região de Sorocaba e Vale do Paraíba e Litoral Norte.
Este é o primeiro concurso realizado pela Cetesb desde 2012. São 54 vagas para nível médio, como técnico administrativo, técnico ambiental e técnicos em áreas específicas e outras 170 vagas para cargos como advogado, analista administrativo, analista ambiental e analista de tecnologia da informação.
Com o objetivo de diversidade e inclusão, o edital aponta características importantes e permite uma pontuação diferenciada para candidatos pretos, pardos e indígenas, com acréscimo percentual na pontuação final. Critérios e demais informações na íntegra, devem ser conferidas no edital.
A Companhia é responsável pelo controle, fiscalização, monitoramento e licenciamento de atividades geradoras de poluição, com a preocupação fundamental de preservar e recuperar a qualidade das águas, do ar e do solo.
Atua na execução das políticas de meio ambiente e de desenvolvimento sustentável, notadamente no âmbito do licenciamento ambiental e das atividades que utilizam os recursos naturais, do monitoramento ambiental, dos resíduos, da proteção aos mananciais, da fiscalização e do aperfeiçoamento profissional nas questões ambientais. Além de sua sede, na capital, possui 46 agências ambientais e sete laboratórios espalhados pelo território paulista.
Pensando em medidas de prevenção às chuvas, a Defesa Civil de Santana de Parnaíba realiza frequentes ações para evitar transtornos que podem ser causados devido a esta condição climática, uma delas é a “Operação Chuvas de Verão”.
Os órgãos responsáveis realizam obras de mitigação de riscos, limpeza e colocação de grades em córregos, monitoramento de áreas de risco e orientação aos moradores. Além de reuniões estratégicas que abordam todas as situações de risco e ações que precisam ser tomadas.
Vale lembrar que, em casos de problemas em decorrência da chuva, o munícipe deve acionar a Defesa Civil, que atende 24h por dia pelos telefones: 199 ou (11) 4154-2166 ou pelo site da Prefeitura: www.santanadeparnaiba.sp.gov.br.
Os interessados podem procurar o Espaço Mãos do Futuro (Rua Deputado Emílio Carlos s/n – Vila Campesina), de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 16h, com os seguintes documentos para agendar o comparecimento no cartório:
Solteiros
Certidão de Nascimento – xerox e original – atualizada com prazo máximo de 90 dias
Documento de identificação: RG e CPF ou CNH (em bom estado e atual)
Carteira Profissional do noivo e da noiva e comprovante salarial dos noivos
Certidão de Casamento com Averbação de Divórcio – xerox e original – atualizada com prazo máximo de 90 dias
Documento de identificação: RG e CPF ou CNH (em bom estado e atual)
Carteira Profissional do noivo e da noiva e comprovante salarial dos noivos
Comprovante de endereço no nome de um dos noivos
Viúvos
Certidão de Casamento xerox e original – atualizada com prazo máximo de 90 dias com Anotação do Óbito, Certidão de Óbito original do (a) cônjuge falecido (a)
Documento de identificação: RG e CPF ou CNH (em bom estado e atual)
Carteira Profissional do noivo e da noiva e comprovante salarial dos noivos
Comprovante de endereço no nome de um dos noivos
Mais informações, basta ligar no Fundo Social no telefone (11) 3684-1291, atendimento de segunda a sexta, das 9h às 16h.
O munícipe parnaibano que deseja aprender um novo idioma tem como fazer isso de forma totalmente gratuita. Basta inscrever-se na plataforma Parnaíba Idiomas, uma iniciativa da Prefeitura de Santana de Parnaíba que oferece formação on-line em 25 línguas a pessoas com idade acima de 13 anos.
A plataforma pode ser acessada por meio do site: https://www. parnaibaidiomas.com.br/. Para inscrever-se, o interessado precisa residir na cidade e ser homologado na prefeitura.
Segundo a gestão municipal, o Parnaíba Idiomas tem como objetivos melhorar os conhecimentos linguísticos dos munícipes; responder às necessidades do mercado de trabalho, com oferta de formação contínua, adaptada e personalizada; democratizar o acesso à aprendizagem de idiomas; impulsionar o poder de atração econômica e turística da cidade; e conectar o munícipe com o mundo.
A Prefeitura de Barueri deve entregar até o fim deste mês de janeiro de 2024 a reconstrução do trecho viário de 720 m2, na região central, compreendendo a canalização do Rio Barueri-Mirim, continuação da Avenida 26 de Março para a avenida Presidente Tancredo de Almeida Neves (mão única, no sentido Alphaville).
Depois de liberado, o tráfego na região central voltará a ser normalizado sem a necessidade do desvio de veículos pela rua Campos Sales e Professor João da Mata e Luz.
O espaço reconstruído fica ao lado do bolsão de estacionamento em frente à Prefeitura de Barueri e faz ligação com o Boulevard Arnaldo Rodrigues, que foi totalmente reformado e entregue no dia 9 de dezembro de 2023.
Todo o trecho de reconstrução de canalização e da via já foi concretado, faltando apenas outros serviços complementares, como muretas de proteção, pavimentação, passeio de pedestres, sinalização e recapeamento asfáltico da interligação da Avenida Presidente Tancredo de Almeida Neves com a Avenida 26 de Março.
A obra começou em agosto de 2023, envolvendo escavações, demolição da estrutura antiga, construção de novas paredes de concreto armado e usinado, cobertura com vigas travessas protendidas e laje com alta taxa de armação de ferragem. O trecho foi reforçado visando garantir o escoamento de águas pluviais e suportar o tráfego de veículos na região.
Para marcar o encerramento do “Natal de Luz”, a Prefeitura de Santana de Parnaíba promoveu a tradicional Festa de Folia de Reis, no último sábado (6/01), na Praça 14 de novembro, no Centro Histórico.
A festa contou com a participação do grupo “Companhia de Folia de Reis” que proporcionou alegria para centenas de moradores e visitantes com encenação de bonecões (representando os três reis do Oriente), foliões, pastorinhas e músicos para contar a história do nascimento de Jesus e de como os três Reis Magos chegaram a Belém.
Santana de Parnaíba é conhecida por preservar as tradicionais festas culturais e religiosas, e além da Folia de Reis, a cidade realiza ao longo do ano o famoso Drama da Paixão, o segundo maior espetáculo a céu aberto do Brasil, Corpus Christi uma tradição que perdura há mais de 60 anos no município, com a confecção de elaborados e belos tapetes feitos de serragem, pétalas de flores e outros materiais, Carnaval de rua parnaibano aberto pelo bloco Grito da Noite ao som do samba de bumbo, Encontro de Antigomobilismo onde as ruas do Centro Histórico são ocupadas por centenas de veículos antigos, entre outros.
A equipe do Oeste Barueri goleou o time do Queimadense na Arena Barueri, no último domingo (7), ao vencer pelo placar de 4×0 e emplacou a segunda vitória seguida.
Na primeira rodada, na abertura dos jogos do Grupo 24, o Rubrão venceu o União ABC por 3×0, a partida aconteceu na última quinta-feira (4).
No jogo de domingo (7), o Oeste Barueri teve um primeiro tempo avassalador e aos 4 minutos, já abriu o placar com Nicolas, que invadiu a área e tocou na saída do goleiro. Mantendo o domínio da partida, o Rubrão ampliou aos 19 minutos, também com Nicolas. Aos 24 minutos, ainda no primeiro tempo, saiu o terceiro gol do Rubrão e novamente com Nicolas, que arriscou e fez mais um.
No segundo tempo, a equipe de Barueri iniciou em ritmo mais moderado, mas ainda controlando o jogo e aos 9 minutos ampliou o placar, no vacilo do goleiro do Queimadense, que saiu da área e ao tentar dominar, perdeu a bola para Arthur, que sozinho e com o gol livre empurrou a redonda para as redes.
Com a vitória por 4×0 sobre o Queimadense, o rubrão chegou a sua sengunda vitória na competição e deve definir a primeira colocação do Grupo 24 contra o Palmeiras, atual bi-campeão da Copa São Paulo.
O Palmeiras também venceu as duas partidas, contra Queimadense por 7×0 na quinta-feira (4) e contra União ABC por 4×0 no domingo (7), com as vitórias, o atual bi-campeão lidera o Grupo 24 devido ao saldo de gols.
A última rodada, que fecha o Grupo 24 da primeira fase da Copinha, será na próxima quarta-feira (10), às 14h45, o Queimadense enfrenta o União ABC para cumprir tabela. Já às 17h, o Oeste Barueri terá pela frente o Palmeiras para definir a classificação. As duas partidas acontecerão na Arena Barueri com entrada gratuita.
De acordo com dados divulgados recentemente pelo Novo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), do Ministério do Trabalho e Emprego, Barueri foi a cidade do Brasil, a exceção das capitais de Estado, que mais empregos formais gerou no mês de novembro de 2023 e também no acumulado do ano.
No ranking geral, a cidade está atrás apenas de grandes capitais, como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Fortaleza, Curitiba, entre outras.
Em novembro, o município criou 20.561 novos postos de trabalho com carteira assinada, realizou 17.713 desligamentos e obteve saldo positivo de 2.848 empregos com estoque de 346.483. O setor de serviços foi o que mais admitiu no mês 11 de 2023. No total, foram gerados 16.886 postos de trabalho, 14.184 desligamentos e saldo positivo de 2.702 com estoque de 249.678 vagas.
As contratações do mês nesse setor foram impulsionadas principalmente pelo crescimento do comércio eletrônico e dos serviços de tecnologia da informação. O aluguel de máquinas e equipamentos, a publicidade e a contratação de mão de obra temporária também pesaram positivamente nos números.
O comércio e a indústria foram os dois outros setores, depois de serviços, que mais contribuíram para a geração de empregos em Barueri em novembro. No comércio, o crescimento foi impulsionado pelo aumento das vendas no varejo. Já no setor industrial, a expansão foi puxada pelas indústrias de alimentos e bebidas, metalurgia e construção civil.
A geração de empregos é um importante indicador da saúde econômica de uma região, sendo assim, esses resultados divulgados pelo Caged consolidam Barueri como um polo de geração de empregos no Estado de São Paulo e no Brasi
Para se ter ideia, no acumulado do ano, a cidade totalizou 211.731 novos empregos, ficando em 1º lugar entre as não capitais e entre os municípios com população entre 100 mil e 500 mil habitantes; na 2ª colocação no Estado, atrás apenas da capital de São Paulo (que criou 2.338.685 novos postos de trabalho); e a 10ª do Brasil, à frente de 17 capitais.
Uma série de fatores contribuiu sobremaneira para este resultado tão positivo. Entre eles estão: a localização privilegiada da cidade, sua infraestrutura adequada, a forte presença de empresas de setores diversos, além da política de incentivo ao emprego e ao empreendedorismo, que tem contribuído sobremaneira para atrair novas empresas e investimentos.