Barueri é a 2ª cidade mais rica da região oeste da Grande São Paulo, aponta IBGE

0 0
Read Time:5 Minute, 10 Second

Um levantamento publicado no dia 15 de dezembro de 2023 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revela que Barueri é o 2º município mais rico da região oeste da Grande São Paulo, com Produto Interno Bruto (PIB) maior que R$ 58 bi (exatamente R$ 58.027.667,00) e participação nacional de 0,64%. A cidade fica atrás somente da primeira colocada: Osasco, que alcançou R$ 86,1 bi de PIB e 0,96% de participação.  

Ampliando o ranking para os municípios, a exceção das capitais, Barueri ficou na 7ª colocação, entre São Bernardo do Campo, que ficou na 6ª posição, com PIB de R$ 58,2 bi e participação de 0,65%, e um pouco a frente de Jundiaí, 8ª colocada, que apresentou PIB de R$ 57,6 bi e 0,64% de participação. 

Nas três primeiras colocações, entre as não capitais, além de Osasco estão Maricá, RJ (com PIB de R$ 85,8 bi e participação de 0,95%) e Guarulhos (R$ 77,3 bi e 0,86). Importante notar que os maiores PIBs dessa listagem se concentram nos municípios localizados nos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro. Confira as oito cidades mais ricas na listagem abaixo, lembrando que esses resultados são referentes ao ano de 2021, uma vez que o IBGE sempre divulga os dados coletados dois anos depois. 

As oito cidades não capitais mais ricas do país 

Colocação Localidade PIB Participação Nacional 

  • 1º lugar Osasco (SP) R$ 86,1 bi 0,96% 
  • 2º lugar Maricá (RJ) R$ 85,8 bi 0,95% 
  • 3º lugar Guarulhos (SP) R$ 77,3 bi 0,86% 
  • 4º lugar Campinas (SP) R$ 72,9 bi 0,81% 
  • 5º lugar Niterói (RJ) R$ 66,3 bi 0,74% 
  • 6º lugar S.B. do Campo (SP) R$ 58,2 bi 0,65% 
  • 7º lugar Barueri (SP) R$ 58,0 bi 0,64% 
  • 8º lugar Jundiaí (SP) R$ 57,6 bi 0,64% 
  • Leia mais: Barueri terá campanha de conscientização de retinoblastoma

17ª mais rico do Brasil 

Nacionalmente, Barueri alcançou a 17ª posição, competindo com as maiores e mais desenvolvidas cidades do Brasil. Nas primeiras colocações ficaram as capitais de São Paulo, com PIB maior de R$ 828 bi e participação nacional de 9,20%, seguida pelo Rio de Janeiro com mais de R$ 359 bi e 3,99%, e por Brasília em terceiro lugar com mais de R$ 286 bi e 3,18%. Veja as dezoito cidades brasileiras com maior PIB abaixo: 

Colocação Localidade PIB Participação Nacional 

  • 1º lugar São Paulo (SP) R$ 828,9 bi 9,20% 
  • 2º lugar Rio de Janeiro (RJ) R$ 359,6 bi 3,99% 
  • 3º lugar Brasília (DF) R$ 286,9 bi 3,18% 
  • 4º lugar Belo Horizonte (MG) R$ 105,8 bi 1,17% 
  • 5º lugar Manaus (AM) R$ 103,2 bi 1,15% 
  • 6º lugar Curitiba (PR) R$ 98,0 bi 1,09% 
  • 7º lugar Osasco (SP) R$ 86,1 bi 0,96% 
  • 8º lugar Maricá (RJ) R$ 85,8 bi 0,95% 
  • 9º lugar Porto Alegre (RS) R$ 81,5 bi 0,91% 
  • 10º lugar Guarulhos (SP) R$ 77,3 bi 0,86% 
  • 11º lugar Fortaleza (CE) R$ 73,4 bi 0,81% 
  • 12º lugar Campinas (SP) R$ 72,9 bi 0,81% 
  • 13º lugar Niterói (RJ) R$ 66,3 bi 0,74% 
  • 14º lugar Salvador (BA) R$ 62,9 bi 0,70% 
  • 15º lugar Goiânia (GO) R$ 59,8 bi 0,66% 
  • 16º lugar S.B. do Campo (SP) R$ 58,2 bi 0,65% 
  • 17º lugar Barueri (SP) R$ 58,0 bi 0,64% 
  • 18º lugar Jundiaí (SP) R$ 57,6 bi 0,64% 

É sempre bom lembrar que o PIB é um indicador que mede a atividade econômica de um país ou região e que demonstra o quanto se produz, consome ou se investe naquele local. Esse cálculo tem como objetivo principal avaliar a economia e o nível de riqueza de uma região.  

População  

Comparativamente às cidades com melhores colocações no ranking do IBGE, Barueri apresenta uma população bem menor que Osasco e Guarulhos, por exemplo (respectivamente o 1º e o 3º lugares da nova listagem divulgada, sem levar em conta as capitais). De acordo com dados de 2022 do próprio IBGE, Barueri concentra 316.473 pessoas residentes, menos da metade de Osasco (com 728.615) e menos quatro vezes a população de Guarulhos (com 1.291.771).  

Neste aspecto, é interessante citar o PIB per capita (aquele medido por pessoa), que avalia o quanto do total produzido na localidade caberia a cada cidadão se, teoricamente, todos tivessem partes iguais. Essa teoria, embora não seja totalmente realista, vira prática em Barueri, uma vez que a cidade, que tem PIB alto e população média, distribui melhor seus recursos, possibilitando a todos os seus munícipes um maior acesso aos serviços municipais oferecidos e, consequentemente, à melhor qualidade de vida.  

Não é à toa que Barueri se destaca. Ela é uma cidade que, a cada ano que passa, coleciona novos prêmios e ocupa importantes rankings por fazer grandes investimentos em todas as áreas e segmentos que beneficiam a vida das pessoas, especialmente nos últimos anos nos setores de economia, tecnologia, segurança e meio ambiente. Entre suas muitas conquistas estão: o 2º lugar no Estado e 10ª no Brasil das cidades que mais empregam, o 1º de melhor município para fazer negócios no setor de serviços, a 1ª colocação de Cidades Sustentáveis no país e no Sudeste, entre outros. 

Leia também: Furlan e Piteri anunciam licitação para contratação de profissionais para o Centro de Referência ao Autismo


Fonte: SECOM-Barueri – Foto: Benjamim Sepulveda/SECOM-Barueri

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Ano Novo em Santana de Parnaíba começa com atividades em Parques e Museu

0 0
Read Time:1 Minute, 41 Second

A Prefeitura de Santana de Parnaíba oferece durante o mês de janeiro, uma série de atividades recreativas no Museu e em quatro dos nove Parques da cidade. 

Entre os dias 4 a 26/1, às terças e quintas, o evento gratuito “De Férias no Museu”, programado para o Museu Anhanguera, conta com Oficina de técnica de desenho sobre o casario do Centro Histórico.

Em ação desde o dia (19/12) de terça a sexta, acontece o “Defesa Civil no Parque”, que segue até o dia (30/1). 

A programação inclui palestras para formação de Agentes de Proteção, com técnicos em trilha e rapel, brincadeiras de cabo de guerra, jogo da bexiga e pula saco, dicas sobre conceitos de Defesa Civil, combate à incêndio, primeiros socorros, meio ambiente, sobrevivência na mata e legislação de trânsito. 

Para participar basta comparecer ao local, minutos antes do evento, e realizar a inscrição. O projeto da Defesa Civil contempla os Parques São Luís, Parque Santana, 120 e São Pedro, sendo cada um com atividade em um dia da semana. 

DEFESA CIVIL NO PARQUE

  • Agentes de Proteção
  • Horário: 10h às 12h
  • Terças-feiras: Parque São Luís
  • Quartas-feiras: Parque do Parque Santana
  • Quintas-feiras: Parque do 120
  • Sextas-feiras: Parque do São Pedro
  • Público-alvo: 10 a 17 anos – pais e acompanhantes

DE FÉRIAS NO MUSEU 

  • Oficina de técnica de desenho sobre o casario do Centro Histórico
  • Museu Anhanguera
  • Largo da Matriz, 19
  • Horário: 10h às 12h e 14h às 16h
  • Público-alvo: acima de 10 anos
  • Não há necessidade de inscrição.

Leia também: Polícia Civil e GCM de Santana de Parnaíba apreendem mais de 34 quilos de entorpecentes


Fonte: SECOM-Santana de Parnaíba

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Barueri é um dos municípios que mais investiu em saúde, educação e assistência social 

0 0
Read Time:3 Minute, 15 Second

A Prefeitura de Barueri está entre as que mais investiu nos setores de saúde, educação e assistência social no ano de 2022 no Brasil. Isso está comprovado na edição 19/2024 do Anuário Multi Cidades – Finanças dos Municípios do Brasil, publicado no final de novembro de 2023 pela Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP) e elaborado pela Aequus Consultoria. 

O relatório é bastante detalhado, porém fácil de entender e pode ser conferido acessando http://aequus.com.br/anuarios/multicidades_2024.pdf. Ele aponta os principais gastos das administrações municipais e as 100 cidades brasileiras que mais investiram nos setores de educação, saúde e assistência social. Nos três quesitos Barueri se destaca, posicionando-se entre os 10 mais bem colocados da região sudeste.  

Assistência Social 

No sudeste brasileiro, o município ocupa o 4º lugar dentre os que mais investiram em assistência social em 2022. À frente dele apenas três capitas: São Paulo (1º), Rio de Janeiro (2º) e Belo Horizonte (3º). No ano mencionado, as despesas da cidade em assistência social somaram R$ 242.144.228,11. Conforme o relatório, o município contava com 100.332 pessoas em seu Cadastro Único (CadÚnico) no ano analisado.  

No ranking geral a cidade também aparece entre os 10+, ocupando a 7ª posição – subindo três pontos em comparação com a última edição do Anuário (18/2023), quando ficou em 10º lugar. As seis cidades à sua frente são capitais de Estado. Considerando as sete cidades que compõem a região oeste da Grande São Paulo (Barueri, Osasco, Jandira, Itapevi, Carapicuíba, Pirapora do Bom Jesus e Santana de Parnaíba), Barueri passa para a 1ª posição no ranking.  

Educação 

Na educação o município também continua fazendo bonito: ficou em 6º lugar no Sudeste com uma despesa avaliada em R$ 1,4 bi. À frente, as mesmas três capitais (SP, RJ e BH) e duas cidades de grande porte (Campinas e Guarulhos).  

No ranking geral, Barueri ficou em 11º lugar, sendo que das 10 cidades à sua frente, oito são capitais de Estado. Aqui também houve evolução com relação à edição passada, já que na ocasião o município ficou em 13º lugar. De qualquer forma, destaca-se perante o Estado (4º lugar) e a região oeste da Grande São Paulo, repetindo a dianteira.  

Saúde 

Os gastos da cidade com saúde em 2022 chegaram a R$ 1,2 bi, conforme o relatório. Isso porque o próprio Anuário aponta que os “Municípios continuam aumentando as aplicações na saúde pública, enquanto a União reduziu acentuadamente sua despesa, em 2022, dando continuidade ao encolhimento da participação federal no financiamento da saúde”. E não é segredo que Barueri realmente investe no setor. 

Diante disso, a cidade está na 8ª posição dentre as que mais investiram em saúde na região sudeste do País (à sua frente as capitais SP, RJ e BH, e as cidades de Campinas, Duque de Caxias, São Bernardo do Campo e Guarulhos). 

No ranking geral Barueri ficou na 18ª posição, subindo duas com relação ao ano passado, quando ocupou o 20º lugar. Das 17 cidades à sua frente, 13 são capitas de Estado. Seus investimentos na área são tão grandes que colocam a cidade em 5º lugar no Estado de São Paulo e novamente em 1º na região oeste da Grande São Paulo. Neste quesito, é a única cidade da região que aparece entre as 100+.

Leia também: Barueri é a 2ª melhor cidade do país para os negócios no comércio e serviços


Fonte: SECOM-Barueri – Foto: Benjamim Sepulveda/SECOM-Barueri

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Morre cantor sertanejo João Carreiro, aos 41 anos

1 0
Read Time:1 Minute, 18 Second

Morreu na noite desta quarta (03), por volta das 21h20, o sertanejo João Carreiro. Ele não resistiu a uma cirurgia feita para colocar uma válvula no coração. A notícia foi confirmada pelo empresário do artista.

Durante a cirurgia, sua mulher Francine Caroline comentou que o procedimento parecia ir bem. “O coração dele já está funcionando sozinho com a nova válvula”, disse ela, por volta das 17h, mas duas horas depois, por volta das 19h, ela pediu orações. “Orem pela vida dele, pelo amor de Deus”, disse.

“Falei com ele ontem, estava sorridente, confiante e tranquilo, mas infelizmente, não aguentou”, disse Diego Diniz, que cuidava da carreira do cantor.

Ele se mostrou bem-humorado antes da cirurgia e fez um vídeo brincando. Na sala pré-operatória, ele conversa com a mulher, Francine Caroline, descontraidamente, e brinca com a roupa que usará durante a cirurgia.

“Se eu ‘empacotar’, não quero saber dessa roupinha aqui. Não combina muito comigo isso aqui. É de florzinha”, diz, aos risos, em tom de brincadeira. Em seguida, ele explica que ficaria afastado dos palcos por uns tempos, pois seria submetido a uma cirurgia cardíaca em alguns instantes.

João Carreiro tinha 895 mil seguidores em sua conta no Instagram e havia completado 41 anos em dezembro de 2023.

Leia também: Arena Esportiva Radical agita as férias em SP a partir de 13 de janeiro


*Com informações TV Globo – Foto: Reprodução/Instagram

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Câmara de SP quer CPI para apurar atuação de Julio Lancelloti

0 0
Read Time:3 Minute, 30 Second

Acabado o recesso parlamentar no final de janeiro, a Câmara Municipal de São Paulo deverá abrir uma comissão parlamentar de inquérito (CPI) para investigar organizações não governamentais (ONGs) que atuam na região da Cracolândia, nome popular que era dado a uma região no centro da capital paulista ocupada por usuários e dependentes de drogas. Atualmente, eles se encontram dispersos pelas ruas da região central de São Paulo.

O requerimento para a criação da CPI “com a finalidade de investigar as Organizações Não Governamentais que fornecem alimentos, utensílios para uso de substâncias ilícitas e tratamento aos grupos de usuários que frequentam a região da Cracolândia”, como é descrito no documento, já colheu as assinaturas necessárias e foi protocolado na Câmara no dia 6 de dezembro do ano passado. No entanto, isso não significa que a comissão será imediatamente instalada: há uma fila de proposições de outras CPIs na Câmara e o requerimento ainda precisaria ser aprovado em plenário.

O autor da proposta é o vereador Rubinho Nunes (União Brasil), um dos cofundadores do Movimento Brasil Livre (MBL). Ele colocou como foco principal da CPI a atuação do padre Julio Lancellotti, que desenvolve há muitos anos um importante e reconhecido trabalho de cuidado com pessoas em situação de rua na cidade de São Paulo. Também será alvo dessa CPI o movimento A Craco Resiste.

Em suas redes sociais, o vereador Rubinho Nunes escreveu que o padre Julio Lancellotti e “muitos outros lucram politicamente com o caos instaurado na Cracolândia”. “A CPI que estou instaurando na Câmara Municipal de São Paulo vai investigar toda essa máfia da miséria que se perpetua no poder através de ONGs esquerdistas.”

Representando a oposição, o líder do PT na Câmara, vereador Senival Moura, contestou a criação da CPI. “Como líder da bancada de vereadores do PT na Câmara de São Paulo, expresso minha profunda indignação com a aprovação da criação da CPI das ONGs, que tem o Padre Julio Lancellotti como alvo. Essa medida parece mais uma tentativa de cercear vozes críticas do que uma busca legítima por transparência. É um claro desrespeito ao trabalho social e humanitário desenvolvido pelo Padre Júlio, que tem sido uma voz incansável na defesa dos mais vulneráveis. Vamos resistir contra essa instrumentalização política e lutar pela preservação dos valores democráticos e sociais”, escreveu em suas redes sociais.

A vereadora do PT Luna Zarattini informou ter protocolado nesta quarta-feira (3) uma denúncia contra o vereador Rubinho Nunes na Corregedoria da Câmara. “Acabamos de protocolar uma representação na Corregedoria da Câmara contra o vereador bolsonarista que tenta perseguir e atacar o padre Julio”, disse ela, em vídeo publicado no Instagram.

Por meio de nota, o padre Julio Lancellotti escreveu que as CPIs são legítimas, mas informou que não pertence “a nenhuma organização da sociedade civil ou organização não governamental que utilize convênio com o Poder Público Municipal”. “A atividade da Pastoral de Rua é uma ação pastoral da Arquidiocese de São Paulo que, por sua vez, não se encontra vinculada, de nenhuma forma, às atividades que constituem o requerimento aprovado para criação da CPI em questão.”

A Craco Resiste, por sua vez, informou que não é uma ONG. “Somos um projeto de militância para resistir contra a opressão junto com as pessoas desprotegidas socialmente da região da Cracolândia. Atuamos na frente da redução de danos, com os vínculos criados com as atividades culturais e de lazer. E denunciamos a política de truculência e insegurança promovida pela prefeitura e pelo governo do estado”, disse, em nota.

“Quem tenta lucrar com a miséria são esses homens brancos cheios de frases de efeito vazias que tentam usar a Cracolândia como vitrine para seus projetos pessoais. Não é o primeiro e sabemos que não será o último ataque desonesto contra A Craco Resiste”, escreveu o movimento.

Leia também: Barueri terá campanha de conscientização de retinoblastoma


Fonte: Ag. Brasil – Foto: José Cruz/Ag. Brasil

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Ano de 2023 foi o segundo mais quente da história da cidade de São Paulo, aponta Inmet

1 0
Read Time:1 Minute, 6 Second

Levantamento do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) mostrou que o ano de 2023 foi o segundo mais quente da história recente da cidade de São Paulo. Os dados são registrados desde 1961. Ao todo, foram 108 dias com temperaturas iguais ou maiores que 30ºC.

O recorde de ano mais quente de São Paulo foi 2014, quando o município registou 114 dias com temperaturas iguais ou maiores a 30ºC.

Entre janeiro e novembro, cinco meses tiveram, segundo o estudo, “desvios relevantes” nas médias de temperatura. Destaque para setembro, quando a média foi de 5ºC acima do esperado.

A maior temperatura do ano foi no mês de novembro, quando a capital paulista registrou 37,7ºC. Esse foi o segundo dia mais quente já registrado. O recorde é de 37,8ºC em 2014.

Além do calor, as chuvas também castigaram São Paulo em 2023. A cidade teve um excedente hídrico de quase 400mm. Os meses de fevereiro e outubro foram os que mais choveram. Os índices foram de 66% e 180% acima das médias históricas, respectivamente.

Leia também: Cinco apostas acertam a Mega da Virada


Fonte: TV Cultura

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Cinco apostas acertam a Mega da Virada

0 0
Read Time:35 Second

Cinco apostadores acertaram a Mega da Virada. O sorteio foi realizado nesse domingo (31), em São Paulo.

Os números sorteados foram 21, 24, 33, 41, 48 e 56. O prêmio foi de R$ 588.891,021, o maior da história do concurso promovido pela Caixa Econômica Federal. Cada um dos ganhadores receberá R$ 117.778.204,25.

As apostas foram feitas em Salvador (BA), Bom Despacho (MG), Redenção (PA) e Ipira (SC). Houve, ainda, uma aposta – feita pela internet – na cidade de Ferraz de Vasconcelos (SP).

Leia também: Barueri terá campanha de conscientização de retinoblastoma


Fonte: Agência Brasil – Foto: Tomaz Silva/Ag. Brasil

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

PM recaptura quase 400 detentos durante saidinha de fim de ano

1 0
Read Time:1 Minute, 43 Second

Quase 400 detentos foram flagrados descumprindo as regras durante a saidinha temporária de fim de ano. Para terem direito ao benefício, os presos devem seguir algumas medidas enquanto estão nas ruas. No entanto, até sábado (30), 398 detentos foram flagrados em violação das medidas e reconduzidos novamente aos presídios do Estado.

A recondução do detento que descumpre medida durante a saidinha é uma parceria realizada entre o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Segurança Pública (SSP) e da Secretaria de Administração Penitenciária (SAP), e o Poder Judiciário e faz parte do pacote de políticas públicas que a pasta vem desenvolvendo para coibir a reincidência criminal e endurecer combate à impunidade.

A iniciativa permite que os policiais de São Paulo façam a recondução à cadeia quando detectarem o descumprimento das condições que devem ser seguidas durante a saidinha. A verificação é feita na própria abordagem, por meio de uma consulta nos dispositivos móveis e tablets das viaturas, que passaram recentemente a terem acesso às informações sobre cada uma das regras que os criminosos beneficiados tem que cumprir.

Ou seja, na prática, sem a iniciativa, os policiais só poderiam prender o criminoso em saída temporária se ele fosse flagrado cometendo algum crime, não se apenas desrespeitasse as diretrizes da saída.

A medida tem caráter preventivo e revoluciona a efetividade do cumprimento das condições da saída temporária. O policial agora não precisa mais esperar o detento cometer um crime para ser preso, ele tem autonomia para encerrar a saidinha mais cedo para o criminoso que não respeita o que foi acordado entre ele e a Justiça para que ficasse o final de ano na rua”, relatou o secretário da Segurança Pública, Guilherme Derrite.

Leia também: Barueri é a 2ª melhor cidade do país para os negócios no comércio e serviços


Fonte: Governo de SP – Foto: Arquivo/PMESP

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Barueri terá campanha de conscientização de retinoblastoma

0 0
Read Time:2 Minute, 26 Second

Tipo raro de câncer nos olhos tem cerca de 15 mil casos por ano no Brasil e é mais frequente em crianças

O plenário da Câmara de Barueri aprovou, em 2023, o projeto que cria no município uma campanha de prevenção ao retinoblastoma, um tipo raro de câncer, mas que é o principal a atingir crianças de até quatro anos.

O Projeto de Lei 87/2023, aprovado por unanimidade pelos vereadores, cria em Barueri o Dia Municipal de Conscientização e Incentivo ao Diagnóstico Precoce do Retinoblastoma, que será celebrado anualmente no dia 18 de setembro, com o objetivo de conscientização da população sobre a doença.

Vereadores de Barueri aprovaram de forma unânime o projeto sobre a conscientização do retinoblsatoma. Foto: Marco Miatelo/Câmara de Barueri

O texto prevê a realização de campanhas educativas e de esclarecimento à população e aos profissionais de saúde sobre a importância do diagnóstico precoce da doença, seus sinais e sintomas e formas de melhorar a qualidade de vida daqueles que desenvolvem o tumor. O projeto também autoriza a Prefeitura de Barueri a fazer parcerias e convênios com instituições públicas ou privadas para promover as ações.

O tratamento dos pacientes com retinoblastoma busca preservar da vida e visão do paciente. Um dos principais fatores de sucesso ou cura é o diagnóstico precoce. Por isso essa campanha preventiva é tão importante”, explicou o vereador Roberto Mendonça (SD), autor do projeto.

Sobre a doença

O retinoblastoma é um tumor maligno originário da membrana neuroectodérmica da retina embrionária compreendendo de 2% a 4% dos tumores malignos pediátricos. É o tumor maligno mais frequente na infância, sendo que 80% dos casos atingem crianças abaixo de quatro anos, e a média de diagnóstico se dá com 2 anos.

O tumor pode ser classificado como esporádica ou hereditário. Na primeira forma, a doença é unilateral (afeta um olho apenas) e corresponde a 60 a 70% dos casos. Na forma hereditária, o tumor pode ser unilateral (15% dos casos) ou bilateral (os dois olhos são afetados), que corresponde a 25% dos casos.

Os sinais e sintomas do retinoblastoma dependem de seu tamanho e da sua localização. O mais comum é a leucocoria (semelhante ao “reflexo branco” ou “reflexo do olho de gato”). Isso decorre do descolamento de retina causada pela massa do tumor, com sua possível visualização através da pupila.

Outros sinais encontrados são: estrabismo, sangramento de alguma parte do olho, perda de visão, vermelhidão dos olhos, heterocromia (um olho de cada cor) e glaucoma secundário (doença que atinge o nervo óptico).

Leia também: Taxa de mortalidade neonatal em Barueri é a menor da região


Fonte: Câmara Municipal de Barueri – Foto: Shutterstock

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Bandeira verde continuará nas contas de luz em janeiro de 2024

0 0
Read Time:1 Minute, 22 Second

Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou nesta sexta-feira (29) que a bandeira tarifária verde nas contas de energia será mantida em janeiro do ano que vem. Com isso, os consumidores não terão custo extra nas contas.

bandeira verde vigora no Brasil desde abril de 2022. Agora, são 21 meses consecutivos sem cobrança adicional. Segundo a Aneel, a manutenção se deve às condições favoráveis de produção de energia no país apuradas até o final de 2023.

O diretor-geral Sandoval Feitosa afirmou que “a sinalização confirma as boas condições de energia no país e permitem que o consumidor passe a ter um consumo mais consciente, ao conhecer o custo real da energia. Iniciamos o ano com excelente notícia para os consumidores”.

Criado em 2015, o mecanismo proporciona transparência ao custo real da geração de energia. Mensalmente, a ANEEL monitora e faz projeções de acionamento das bandeiras, válidas para todos os consumidores do Sistema Interligado Nacional (SIN).

Divididas em níveis, as bandeiras indicam quanto está custando para o SIN gerar a energia usada nas casas, em estabelecimentos comerciais e nas indústrias.

Cada bandeira é acionada de acordo com o cenário energético, que vai desde o favorável (verde) até o desfavorável (vermelha patamar 2), quando o consumidor precisa pagar um custo extra maior.

Leia também: Museus do Futebol e da Língua Portuguesa são opções de lazer nas férias


Fonte: TV Cultura – Foto: Arquivo/Reprodução/Internet

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %
error: