Quase metade das trabalhadoras já ouviram cantadas no trabalho, mostra pesquisa

0 0
Read Time:57 Second

Metade das trabalhadoras entrevistadas por uma pesquisa do do portal de e recolocação Empregos.com disseram já ter sofrido algum tipo de assédio. De acordo com o levantamento, 42% das mulheres 27% dos homens já ouviram uma cantada desagradável ou indesejada por parte de colegas de trabalho.

Ainda entre os entrevistados, 41% do público feminino já ouviu ou presenciou piadas de conteúdo sexual no ambiente corporativo. A proporção entre os homens é de 39%. Ao todo, 376 pessoas foram entrevistadas, sendo 203 mulheres, 170 homens e três pessoas que se identificaram como não-binário entre dezembro de 2022 e janeiro de 2023.

55% das mulheres e 45% dos homens disseram que ofensas verbais são comuns no ambiente de trabalho.

Uma portaria do Ministério do Trabalho determinou que, a partir deste mês, o combate aos casos de assédio moral e sexual será uma obrigação nas empresas brasileiras. A nova legislação obriga as empresas a receberem denúncias de ocorrências, apurar os fatos e punir os responsáveis.

Leia também: Anvisa oficializa decisão e determina recolhimento de lotes de maionese da Fugini


Fonte: TV Cultura – Foto: Arquivo/Ag. Brasil

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Amamentação x Câncer de Mama – Por Dra. Débora Tolaini

2 0
Read Time:1 Minute, 15 Second

Olá Mamães, hoje trago um assunto importante! Amamentação x Câncer de Mama.

A amamentação ajuda na prevenção do câncer de mama, pois as células dos ductos mamários sofrem maturação, ficando mais protegidas de alterações celulares que podem causar o câncer de mama, na fase de aleitamento, alguns hormônios sexuais, que são associados as causas do câncer de mama hormonal, tem sua produção diminuída, auxiliando também na prevenção.

Uma mãe que sofre com a doença, também pode amamentar, desde que não esteja em tratamento ou que, após ele, os dutos que levam o leite até o mamilo não tiverem sofrido alteração.

Fazer o autoexame, consultas periódicas com o médico ginecologista e adotar um estilo de vida saudável são fundamentais na luta contra o câncer de mama.

E você, já realizou seus exames?

Quem é a Dra. Débora Tolaini?

Mamãe da Laura e do Guilherme, pediatra e pneumologista infantil. Criou um perfil no Instagram para ser um canal que aproxime o contato entre a pediatra e as mamães e papais, pois além de propiciar um espaço para tirar dúvidas, também se destina a discutir temas importantes e atuais dentro deste universo que envolve sua vida como mamãe e sua profissão.

Conheça melhor o perfil da Dra. Débora Tolaini → https://www.instagram.com/debora.tolaini_pediatra/


Fonte: Instagram/@debora.tolaini_pediatraFoto capa: Arquivo/Rawpixel

Leia também:

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Projeto Câncer de Mama realiza procedimento de reconstrução areolar gratuito em Barueri

2 0
Read Time:1 Minute, 16 Second

Um projeto criado por três moradoras de Barueri realiza procedimentos estéticos para mulheres que passaram por tratamento contra o câncer.

A ação é realizada pelas amigas Graziely Amilai, Emanuelle Monteiro e Sabrina Santos e visa atender pacientes que passaram por tratamento de câncer e tiveram sua autoestima abalada pela doença.

“Mulheres que se submeteram à mastectomia, cirurgia de retirada da mama por conta do câncer, podem desenvolver baixa autoestima e uma tendência a limitar suas interações sociais, assim, iremos realizar seu procedimento de Reconstrução Areolar gratuita”, declaram as amigas.

O projeto é totalmente sem fins lucrativos, totalmente gratuito para mulheres que passaram pelo processo de luta contra o Câncer de Mama.

Os procedimentos serão realizados em Barueri no espaço Euphoria Tatto no endereço: Av. José Dias da Silva, 462 – Votupoca, Barueri – SP. Para obter maiores informações, entrar em contato pelos números (11) 96188-5095 / (11) 97805-0018.

Reconstrução Areolar:

A reconstrução de aréola é o nome dado à técnica que pode melhorar a autoestima de muitas mulheres que venceram o câncer de mama. Trata-se de um procedimento que reconstrói a região dos mamilos. Além disso, ele disfarça as cicatrizes, de modo que a pele fique mais próxima da sua cor natural.

Imagem: Divulgação/Projeto Câncer de Mama

Leia também:


Por Edson Mesquita Jr/ZH Digital – Foto: Divulgação/Projeto Câncer de Mama

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

‘Pintou um clima’: ao lado de Michelle, Bolsonaro pede desculpas por fala sobre venezuelanas

0 0
Read Time:1 Minute, 21 Second

presidente Jair Bolsonaro (PL) divulgou um vídeo para se desculpar e justificar a fala de que “pintou um clima” com meninas venezuelanas de 13 ou 14 anos. Segundo Bolsonaro, o objetivo dele era expressar preocupação com as jovens.

Na gravação, Bolsonaro aparece ao lado de Michelle Bolsonaro e de Maria Teresa Belandria, embaixadora não-oficial da Venezuela, indicada por Juan Guaidó. Sem provas, o presidente começa a fala acusando a imprensa de pressionar mulheres venezuelanas para “obter vantagem política” e acusa opositores de atacarem as refugiadas.

As palavras que eu disse refletiram uma preocupação da minha parte no sentido de evitar qualquer tipo de exploração de mulheres que estavam vulneráveis”, justificou. “A dúvida e a preocupação levantadas foram quase que imediatamente esclarecidas pela nossa ministra da Mulher, Damares Alves, que foi ao local e constatou que as mulheres citadas na live eram trabalhadoras.”

No vídeo, Bolsonaro relata que Michelle, Damares e Maria Teresa estiveram com refugiadas venezuelanas para prestar apoio.

Se as minhas palavras que, por má fé, foram tiradas de contexto, de alguma forma foram mal entendidas ou provocaram algum constrangimento às nossas irmãs venezuelanas, peço desculpas, já que meu compromisso sempre foi o de melhor acolher todos que fogem de ditaduras pelo mundo”, declarou.

Leia também:


*Matéria original publica em https://br.noticias.yahoo.com/pintou-um-clima-ao-lado-de-michelle-bolsonaro-pede-desculpas-por-falas-sobre-venezuelanas-154248067.htmlFoto: Reprodução

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Desafio dos 12 dias encerra promovendo bem-estar para cerca de 100 mulheres

0 0
Read Time:2 Minute, 36 Second

No dia 28 de setembro a Secretaria da Mulher encerrou mais uma edição do programa Desafio dos 12 dias, que teve o objetivo de promover mais qualidade de vida para cerca de 100 mulheres. As inscritas se desafiaram a cumprir cada etapa proposta pelo programa, através de um cronograma de exercícios físicos que contaram com muita superação e principalmente animação.

“O fato de todos os dias vocês acordarem de manhã, saírem de casa e colocarem esse propósito no coração significa que já são vencedoras. Temos a certeza de que vocês saíram transformadas desse programa”, declarou a secretária da Mulher, Giani Cristina de Souza.

“Temos a certeza de que vocês saíram transformadas desse programa”, declarou a secretária da Mulher, Giani Cristina de Souza (a esquerda). – Foto: Divulgação/SECOM-Barueri

Mais que perder peso, o Desafio dos 12 dias propõe mudança nos hábitos para conquistar uma vida mais leve e feliz. Afinal, as participantes, além de ganharem qualidade de vida, fizeram novas amizades durante o programa.

Todas as atividades contaram com acompanhamento técnico de educadores físicos e de nutricionistas. “A gente não ganha só condicionamento físico, também aprende muito com a história da outra. As meninas são muito animadas e uma acaba motivando a outra. Ganhei amigas novas”, conta Idaiana Moura Chagas, de 29 anos.

Não é perder peso, é ganhar saúde
“Tive o privilégio de acompanhar a evolução de cada participante. Não se trata de perder peso, e sim ganhar mais saúde. Não deixem que esse desafio termine por aqui, leve isso pra vida de vocês”, disse às participantes a nutricionista Fernanda Real.

“Os professores são incríveis e maravilhosos. As aulas são muito ‘top’! Na primeira semana já senti minha calça larguinha e a melhora no sono, e isso tem muito a ver com a forma que os professores conduzem. São treinos intensivos, mas divertidos. Amei!”, contou Celina de Oliveira Prata, de 33 anos.

Desafio dos 12 dias premiou as participantes que se destacaram no programa. – Foto: Divulgação/SECOM-Barueri

Prêmios
Com o intuito de motivar o combate ao sedentarismo, o Desafio dos 12 dias premiou as participantes que se destacaram no programa, atendendo critérios como assiduidade e comprometimento ao executar cada etapa.

Valéria Gonçalves Nunes Martins, que conquistou o primeiro lugar, conta o motivo que a fez seguir até o final. “Há dois anos eu pedi demissão do emprego para cuidar do meu marido que tem insuficiência cardíaca e renal. E dentre os prêmios, tinha a consultoria com a nutricionista. Eu queria muito vencer porque ao invés de ter essa assessoria apenas para mim, eu queria que ele tivesse. Estou aqui por ele e estou muito feliz!”, conta a campeã do Desafio.

Confira a lista das premiadas:
Determinação: Marisa Aparecida da Silva
Superação: Maria Madalena de Souza
Destaque Rede Social: Ana Keli de Carvalho Andrades
1º lugar: Valéria Gonçalves Nunes Martins
2º lugar: Roberta  Rodrigues Marangoni Acácio
3º lugar: Dalvani  de Azevedo Alexandre Almeida
4º lugar: Julia Gabriella Nascimento de Souza
5º lugar: Maria Eunice Batista de Freitas
6º lugar: Ângela Nascimento
7º lugar: Rosmari Isabel  Santo Pinto
8º lugar: Sueli Libarino Coimbra

Leia também:


Fonte: SECOM-Barueri

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

B3 tem programa de treinamento em tecnologia para mulheres

1 0
Read Time:1 Minute, 34 Second

A B3 está com inscrições abertas para o <Dev>ª, programa gratuito de treinamento para mulheres em tecnologia. Com formação em linguagem de programação focada no mercado de trabalho, as 50 vagas disponíveis objetivam estimular a integração deste público no segmento. As alunas terão a possibilidade de serem contratadas pela B3.

Para participar do processo seletivo, são elegíveis mulheres (cis e trans) maiores de 18 anos, formadas no ensino médio, de todas as áreas de atuação e residentes de todo o Brasil. As inscrições vão até 2 de agosto e podem ser feitas pelo site: https://letscode.com.br/processos-seletivos/b3-deva.

A seleção será composta por quatro fases: teste de lógica; apresentação pessoal com vídeo de até três minutos; dinâmica em grupo; e coding tank, que são aulas remotas ao vivo de lógica da programação para avaliar as candidatas na prática.

Desenvolvido em parceria com a Let’s Code, edtech especializada em treinamentos em programação, o <Dev>ª permite que as candidatas escolham, durante a inscrição, uma das duas trilhas de desenvolvimento, sendo uma focada em DevOps e a outra em Java. São 25 vagas disponíveis para cada opção, com aulas ministradas de forma remota.

O começo das aulas está previsto para 14 de setembro. Após os seis meses de aulas, a B3 afirma que as alunas estarão capacitadas para ingressar no mercado de trabalho, com possibilidade de contratação na própria instituição.

“Esta é mais uma iniciativa da B3 pela promoção de diversidade de gênero dentro do mercado de tecnologia. Em março, a bolsa do Brasil lançou o Manas da Tech, com objetivo de capacitar e contratar 50 estagiárias na área para a companhia”, divulgou a B3, em nota.

Leia também:


Por Agência Brasil – Foto: Amanda Perobelli/Reuters/Direitos Reservados

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Endometriose: entenda o que é e qual o tratamento

0 0
Read Time:2 Minute, 39 Second

A endometriose, doença que acomete 6,5 milhões de mulheres no Brasil, ganhou repercussão nos últimos dias depois que a cantora Anitta revelou ter recebido um diagnóstico e que passará por cirurgia. O dado sobre a ocorrência entre brasileiras faz parte de um levantamento feito em 2020 pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). No mundo, são 176 milhões de casos.

Ao se manifestar em uma rede social, a artista disse querer que mais pessoas falem sobre o tema e que mulheres recebam o apoio necessário. “[Que] Mulheres que precisam da saúde pública possam ter mais recursos e melhorias de vida. E também para que as mulheres que trabalham tenham direitos no sentido de não serem obrigadas a trabalhar em condições de tremenda dor simplesmente pelo fato de que a doença não é entendida”, escreveu.

O ginecologista e obstetra Mario Martinez, conselheiro do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp), descreve a endometriose como o fenômeno em que o tecido interno do útero, chamado endométrio, fica fora da cavidade uterina. O crescimento desse tecido pode atingir regiões como o “ligamento uterossacro, septo reto-vaginal, pode caminhar em direção ao intestino e, às vezes, também pegar a parte anterior do útero, atingindo a bexiga”.

Dores fortes em cólica no período menstrual (dismenorreia), até mesmo com dores incapacitantes, são alguns dos sintomas mais comuns. Também são comuns dores nas relações sexuais (dispareunia). “Pode levar ainda a quadros de infertilidade feminina. A mulher não consegue engravidar porque, quando ela tem endometriose profunda no compartimento posterior do útero, leva a fatores peritoneais que provocam uma falha de implantação do embrião no endométrio”, acrescenta Martinez.

O médico defende que a doença seja sempre investigada quando relatos como este chegarem aos consultórios. “Se não for, você vai tratar como cólica menstrual, mas se ela relata cólica, na minha opinião, já merece uma investigação. Se você não pensar em endometriose, você não faz diagnóstico, uma vez que o ultrassom comum não pega”, explica. Segundo Martinez, isso ocorre porque a endometriose é uma lesão plana. Os exames para o diagnóstico são ultrassom transvaginal com preparo intestinal ou ressonância magnética.

Uma parte do tratamento envolve o bloqueio hormonal dos ovários, fazendo com que a mulher pare de menstruar. “Quando você tira o fator de produção de hormônio da mulher, que seria estrogênio, com medicações antiestrogênicas, você acaba fazendo com que a endometriose diminua e, às vezes, até suma, em algumas situações”, aponta. 

Se a doença estiver muito avançada, o tratamento é inicialmente cirúrgico e depois hormonal. “Você faz a cirurgia de retirada dos tecidos endometrióticos e depois promove um bloqueio para que não retorne. A doença pode se tornar crônica, então se você não bloqueia ela pode voltar.”

“Pesquisem, galera. A endometriose é muito comum entre as mulheres. Tem vários efeitos colaterais, em cada corpo de um jeito. Podem se estender até a bexiga e causar dores terríveis ao urinar. Existem vários tratamentos. O meu terá que ser cirurgia”, aconselhou Anitta no Twitter. 

Leia também:


 Por Camila Maciel – Repórter da Agência Brasil – Foto: Marcelo Camargo/Ag. Brasil

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Fórum de Políticas Públicas para Mulheres acontece dia 25/05 na Arena de Eventos

1 0
Read Time:45 Second

Visando o acesso e a garantia dos direitos das mulheres, a Secretaria da Mulher e da Família de Santana de Parnaíba, realizará na próximo quarta-feira (25), o IV Fórum de Políticas Públicas para as Mulheres, das 8h às 12h30, na Arena de Eventos.

Sob o tema “Desafios e Perspectivas da Mulher Pós Pandemia”, serão discutidas questões gerais sobre a mulher no âmbito municipal, além da realização da eleição das próximas conselheiras representantes da sociedade civil no Conselho da Mulher.

Para participar é preciso ter acima de 18 anos e morar em Santana de Parnaíba. As inscrições devem ser realizadas na Secretaria da Mulher, localizada na Rua Topázio, 65, até amanhã (24) às 16h.

Para maiores informações entre em contato através do telefone (11) 4154-6248.

Leia também:


Fonte/foto: SECOM-Santana de Parnaíba

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Secretaria da Mulher inicia curso gratuito na área da construção civil

0 0
Read Time:3 Minute, 0 Second

Pensando em valorizar ainda mais a participação das mulheres em todos os espaços, a Secretaria da Mulher de Barueri, em parceria com a MPD Construções, realizou no sábado (dia 14) a aula inaugural de técnicas de pintura e textura do programa “Mulheres na Construção”. As aulas acontecem no canteiro de obras do novo Hospital Regional, no Parque Viana. 

Na formação, as alunas aprendem as diferentes técnicas de pintura e suas patologias, as características de uma pintura correta. Além de tabelar valores sobre a venda de mão de obra, precificação, empreendedorismo, como cobrar o cliente, tipos de materiais, dentre outras atribuições da profissão. 

Esta é a primeira etapa do programa, que ao longo do ano poderá abrir novos cursos na área. 

Uma apoia a outra 
A secretária da Mulher, Giani Cristina de Souza, destacou a necessidade da área valorizar a mão de obra feminina. Ela aponta vantagens, como o fato de algumas pessoas se sentirem mais confortáveis e seguras com a presença feminina em suas residências. 

“Todas estão de parabéns por quererem ocupar esse espaço. Não só pela competência das mulheres que irão executar os serviços, mas também porque mulheres se sentirão mais seguras. Mulheres vão querer contratar outras mulheres para trabalharem em suas casas”, disse a secretária. 

Parceria e empenho 
A presidente do Instituto MPD, Cecília Meyer, falou sobre o compromisso da construtora em parceria com a Prefeitura ao dar às mulheres a oportunidade de nova profissão. 

“A gente quer que as ações sejam consistentes, que realmente proporcionem conhecimento e que as pessoas possam buscar novas oportunidades. Inserir as mulheres na construção civil é um grande passo, as mulheres também têm espaço, e é mais uma profissão que se abre”, comenta. 

Mulheres no canteiro de obras 
O secretário de Obras, Beto Piteri, ressalta que é uma grande oportunidade para essas mulheres aprenderem na prática justamente na maior obra do Estado de São Paulo, que é o Hospital Regional Rota dos Bandeirantes.  

“Aprender em uma obra desse porte é um privilégio! Não é fácil nós avançarmos, ainda mais as mulheres que lidam com uma sociedade machista, e essa iniciativa é um grande avanço. Eu achei fantástico o programa e vamos fazer com que mais empresas abram essa oportunidade de trabalho e aprendizado, ainda mais com respeito à mulher, que é a personagem principal da sociedade’, afirmou o secretário de Obras. 

Setor que mais emprega 
De acordo com a gestora de RH da MPD, Rubia Moreira, hoje a área da construção civil é a que mais emprega no país e a qualificação de mão de obra entre as mulheres pode fazer muita diferença na vida de muitas famílias. 

“Emprego e renda é um direito de todos, é nossa responsabilidade gerar essas oportunidades, principalmente às mulheres. Quando a gente cria uma fonte de renda para essa mulher, a gente contribui com família, filhos, com a sociedade no todo”, aponta. 

Força da mulher 
Priscila Rodrigues de Alvarenga, 40 anos, moradora do Jardim Belval, conta que já trabalhou com venda de salgados e como diarista, mas nunca se imaginou trabalhando na construção civil até que viu a chance de entrar em uma nova área. 

“Eu trabalho como diarista na casa de uma arquiteta, ela fala que as mulheres são bem caprichosas e quando precisa contratar alguém ela prefere que seja uma mulher. Isso foi mais um motivo para me pra me inscrever no curso. Já avisei para conhecidos que vou me profissionalizar e se alguém precisar pintar a casa, pode me chamar”, conta, animada. 


Fonte/foto: SECOM-Barueri

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Programa Via Rápida abre três mil vagas de qualificação para mulheres

0 0
Read Time:2 Minute, 54 Second

Iniciativa inclui cursos gratuitos em barbearia, carpintaria, elétrica, entre outras atividades e vagas para vítimas de violência doméstica


Agregar conhecimento e ampliar sua área de atuação profissional. Esses foram alguns dos objetivos que levaram a cabeleireira Meire Beatriz, de 56 anos, a ingressar no curso de barbearia do Programa Via Rápida, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, do Governo do Estado de São Paulo, no ano passado.

Mesmo enfrentando alguns olhares desconfiados, já que a profissão é majoritariamente exercida por homens, ela seguiu colocando em prática seu aprendizado e hoje vê o crescimento de sua clientela.

Para este ano, o Programa vai ganhar uma novidade com vagas exclusivas destinadas ao público feminino: o Via Rápida Mulher. Desta forma, assim como a Meire, outras três mil mulheres terão a oportunidade de se capacitarem e ocuparem seus espaços em diferentes atividades profissionais, inclusive, as tradicionalmente masculinas. O Programa será lançado na próxima terça-feira (8), Dia Internacional da Mulher.

As vagas vão desde azulejista, barbearia, carpintaria até operadora de empilhadeira. Além de participarem de cursos presenciais com alto potencial de geração de renda por emprego formal ou trabalho autônomo, elas receberão uma bolsa no valor de R$ 210 para ajuda em suas despesas durante sua realização. O auxílio será disponibilizado aos alunos que cumpram os requisitos e concluam o programa com frequência mínima de 75%.

“Desde jovem, era eu quem costumava fazer a barba do meu avô e queria me aperfeiçoar para oferecer este serviço no salão onde trabalho como cabeleireira. O curso me ajudou muito porque é importante mostrar que se especializou, uma ótima oportunidade de qualificação, especialmente para quem não tem condições financeiras”, conta Meire.

Nos últimos 3 anos, o Programa Via Rápida já capacitou mais de 300 mil pessoas em diferentes modalidades profissionais, sendo 72% mulheres. Para a secretária de Desenvolvimento Econômico, Patrícia Ellen, ao ocupar cargos majoritariamente preenchidos por homens, essas mulheres se tornam fonte de inspiração para as demais.

“Apesar de instituído pela ONU desde 1975, o Dia Internacional da Mulher ainda é lembrado por muitos desafios no enfrentamento à desigualdade de gênero”, lembra Patrícia. “Como mulher e mãe de duas filhas eu busco um futuro mais igualitário para nossa sociedade. A educação e a qualificação profissional vêm para contribuir neste movimento, até porque lugar de mulher é onde ela quiser estar.”

Vítimas de violência doméstica

Mulheres que foram vítimas de violência doméstica também poderão se qualificar para o mercado de trabalho, tudo de forma gratuita. Especificamente para elas, serão abertas 200 vagas no Centro Paula Souza para os cursos de assistente administrativo; chocolateria; cuidadora de idosos; decoração de festas; designer de sobrancelhas; manicure e pedicure.

Para participar é preciso ser beneficiária do programa Tem Saída, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo – SMDET da prefeitura de São Paulo.

As aulas serão realizadas em equipamentos da prefeitura e, além do recebimento da bolsa-auxílio, as alunas serão encaminhadas para vagas de emprego e ainda poderão receber crédito no programa Empreenda Mulher. Para mais informações acesse: www.desenvolvimentoeconomico.sp.gov.br/empreendamulher.

serviço

Cursos oferecidos: Almoxarife; Azulejista; Barbearia; Carpintaria de Obras; Eletricista instalador residencial; Encanadora Instaladora Predial; Horticultora; Logística; Motorista de veículos de carga; Motorista de veículos de passageiros; Operadora de empilhadeira; Pequenos reparos em construção e Pintura predial.

Inscrições: 08 a 27 de Março no site www.cursosviarapida.sp.gov.br

Período de curso: 04/04 até 03/05

Bolsa-auxílio: R$ 210,00, disponível em 20/05


Fonte/texto/foto: Portal Governo SP

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %
error: