Metrô de São Paulo avalia potencial comercial da ligação até Guarulhos

0 0
Read Time:1 Minute, 21 Second

A Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô) anunciou hoje (25) que contratou uma pesquisa sobre o potencial comercial da futura linha 19-Celeste, que ligará a capital paulista à cidade de Guarulhos, na Grande São Paulo.

O estudo, com custo de R$ 690 mil, será feito pelo Consórcio Geribello Quanta SMF e tem prazo de 20 meses para ser concluído.

De acordo com o Metrô, o material deverá fornecer subsídios sobre o potencial da nova linha e a melhor forma de exploração comercial e imobiliária das futuras estações.

“Além de potencializar a geração de receitas não-tarifarias [ao Metrô], esse estudo pode possibilitar uma melhor experiência de viagem ao passageiro, com serviços e conveniências, além de empreendimentos imobiliários que trazem dinâmica ao entorno da estação e geram empregos”, disse o Metrô, em comunicado.

A Linha 19-Celeste deverá ter 17,6 quilômetros de extensão operacional e, inicialmente, 15 estações entre o Bosque Maia (Guarulhos) e Anhangabaú (São Paulo), com previsão de cinco estações em Guarulhos e as demais na capital paulista.

A Celeste irá se conectar às linhas 1-Azul, na estação São Bento, e 3-Vermelha, na Anhangabaú.

Em janeiro último, o consórcio Mnepie iniciou a elaboração do Projeto Básico da linha, com prazo de 20 meses para ser concluído.

Os estudos iniciais estimam que a nova linha deverá ser utilizada por quase 600 mil pessoas por dia. Segundo o Metrô, quando pronta, a Celeste vai reduzir pela metade o tempo de deslocamento do Bosque Maia ao Anhangabaú, passando de 60 minutos para 30 minutos.


Por Bruno Bocchini – Repórter da Agência Brasil – Foto: Arquivo/Rovena Rosa/Ag. Brasil

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Sads Barueri abre vagas para curso de estética facial

0 0
Read Time:1 Minute, 2 Second

Estética Facial é o próximo curso de qualificação profissional que será oferecido gratuitamente pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social de Barueri (Sads). Trata-se de uma boa oportunidade para gerar renda extra, aprimorar os conhecimentos ou até mudar de área de atuação.

O curso terá início no dia 2 de junho e as aulas acontecerão duas vezes por semana, às terças e quintas-feiras, tanto na parte da manhã quanto na parte da tarde. A carga horária do curso é de 48 horas.

Curso de qualificação profissional em Estética Facial é oferecido gratuitamente – Foto: Divulgação/SECOM-Barueri

Serviço
As inscrições serão realizadas de 24 de maio até 1° de junho, ou até durarem as vagas. Para participar é necessário ter 18 anos ou mais e ser morador de Barueri. Para se inscrever é necessário comparecer à sede da Sads, das 8h às 16h30, e apresentar RG, CPF, comprovante de endereço e comprovante de vacinação contra a Covid-19 (esquema vacinal completo). Todas as aulas serão ministradas no prédio da Secretaria, que fica na avenida 26 de Março, 1.159 – Jardim São Pedro.

Para saber mais, entre em contato pelos telefones (11) 4199-2801 ou 4199-2800, ramais 199, 220 ou 244.


Fonte/foto: SECOM-Barueri

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Templo Zu Lai reabre para visitação pública depois de mais de dois anos

0 0
Read Time:1 Minute, 32 Second

Depois de mais de dois anos fechado para visitação, por conta da pandemia da Covid-19, o Templo Zu Lai, o maior templo budista da América Latina, reabriu as portas para o público. A visitação ainda será em dias reduzidos, às sextas-feiras, das 12h às 17h, e aos sábados e domingos, das 9h30 às 17h.

As medidas sanitárias de prevenção estão mantidas, como o uso de máscara e apresentação do comprovante de vacinação contra a Covid (pelo menos uma dose). O titular da Secretaria de Turismo de Cotia, Nelson Broering, e parte de sua equipe fizeram questão de prestigiar este momento.

“Foram mais de dois anos com atividades suspensas e, hoje, com muita alegria, participamos da reabertura deste que é, sem dúvida, o maior expoente do turismo de Cotia”, disse Nelson que foi recepcionado pela Mestra Miao You. Representando a Prefeitura de Cotia, o secretário Nelson entregou orquídeas para as mestras do Templo.

A Mestra Miao pediu desculpas para as pessoas que esperaram tanto pela reabertura do templo e disse que espera acolher o maior número de pessoas possível. “Muito gratificante a reabertura. […] Temos saudade das pessoas, sei que muitas pessoas têm saudade de nós também, mas por causa da medida de proteção à Covid-19 precisávamos estar seguros até o fim para atendermos melhor a todos”, disse a Mestra.

Após mais de dois anos Templo Zu Lai reabre para visitação – Foto: Vagner Santos/Divulgação/SECOM-Cotia

Ela explicou que o projeto era reabrir o local no início do ano, mas como o Carnaval foi adiado para abril, a reabertura também foi adiada. “Esperamos mais um pouco para vermos como ia ficar a situação da pandemia, porque aqui vem muita gente”, destacou.

O Templo Zu Lai fica na estrada Fernando Nobre, 1461, Parque Rincão em Cotia.


Fonte: Divulgação/SECOM-Cotia – Foto: Vagner Santos/SECOM-Cotia

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

INSS paga a segunda parcela do 13º salário a partir desta quarta

2 0
Read Time:1 Minute, 11 Second

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começa a pagar nesta quarta-feira (25) os valores da segunda parcela do décimo terceiro salário de aposentados e pensionistas. Inicialmente, recebem aqueles que ganham um salário mínimo (R$ 1.212). Os que ganham acima disso recebem a partir do dia 1º até 7 de junho. A primeira parcela foi paga em abril.

Para consultar o valor, o beneficiário pode entrar no aplicativo Meu INSS (para dispositivos eletrônicos com tablets ou celulares) ou no portal gov.br/meuinss. Outra opção é a central de atendimento por telefone, pelo número 135. Nesse caso, é preciso informar dados como o número do CPF e outras informações cadastrais. O atendimento por telefone está disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h.

Ao todo, com a primeira e segunda parcelas pagas, serão injetados cerca de R$ 56,7 bilhões na economia. Mais de 36 milhões de pessoas vão receber a segunda cota da gratificação, que vai cair na conta junto com o pagamento regular de maio. Este é o terceiro ano consecutivo que os pagamentos do décimo terceiro salário do INSS ocorrem entre abril, maio e junho. O adiantamento foi possível após edição de portaria do INSS, ainda em março. 

Quem recebe Benefício de Prestação Continuada (BPC) não tem décimo terceiro.


Por Agência Brasil – Foto: Arquivo/Tomaz Silva/Ag. Brasil

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Câmara aprova MP que define salário mínimo em R$ 1.212

0 0
Read Time:1 Minute, 27 Second

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (24) a Medida Provisória 1091/21, que instituiu o valor de R$ 1.212 para o salário mínimo em 2022. A matéria segue para análise do Senado.

O novo valor considera a correção monetária pelo Índice Nacional de Preço ao Consumidor (INPC) de janeiro a novembro de 2021 e a projeção de inflação de dezembro de 2021, estimada pela área técnica do Ministério da Economia. O valor diário do salário mínimo corresponde a R$ 40,40, e o valor horário, a R$ 5,51.

No total, o aumento será de 10,18% em relação ao valor anterior, que era R$ 1.100. Os estados também podem ter salários mínimos locais e pisos salariais por categoria maiores do que o valor fixado pelo governo federal, desde que não sejam inferiores ao valor do piso nacional.

A relatora, deputada Greyce Elias (Avante-MG), recomendou a rejeição de todas as 11 emendas propostas na Câmara e manteve integralmente o texto editado pelo Poder Executivo em janeiro deste ano.

“A estimativa é que cada real de aumento no salário mínimo gera um incremento direto, em 2022, de apenas R$ 15 milhões na arrecadação previdenciária, conforme o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO)”, afirmou a deputada.

O novo mínimo altera o valor de cálculo de benefícios previdenciários, sociais e trabalhistas. No caso das aposentadorias e pensões por morte ou auxílio-doença, os valores deverão ser atualizados com base no novo mínimo. O mesmo vale para o Benefício de Prestação Continuada (BPC), que corresponde a um salário mínimo e é pago a idosos a partir de 65 anos e pessoas com deficiência de baixa renda.


Por Heloisa Cristaldo – Repórter da Agência Brasil – Foto: Arquivo/Marcos Santos/USP Imagens

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Revitalização da Praça Princesa Isabel recupera mais uma área de lazer no centro

1 0
Read Time:2 Minute, 9 Second

Desde fevereiro deste ano a Praça Princesa Isabel, na região central da cidade, recebe obras de revitalização, com o objetivo de transformar o espaço em um local limpo e agradável para moradores, turistas e comerciantes. A Prefeitura de São Paulo, por meio da Subprefeitura Sé, responsável pela área, atua com a limpeza e manutenção deste importante símbolo da cidade. De 04 de abril a 11 de maio deste ano, foram coletadas 527 toneladas (em volume) de materiais inservíveis, como madeiras, lonas, sofás e lixo.

Os serviços em andamento na Praça Princesa Isabel incluem a reforma dos canteiros, do jardim de chuva, das calçadas e passeios, além da manutenção no sistema de drenagem de águas pluviais. A quadra poliesportiva e o playground também serão reformados.

Diariamente as equipes de limpeza fazem a coleta de lixo e objetos inservíveis, varrição e lavagem na Praça Princesa Isabel, que lotaram 131 caminhões desde o início de abril. Esses materiais e produtos, além de serem inflamáveis, são proibidos de permanecerem em espaço público.

Duas equipes de manutenção, da Subprefeitura Sé, trabalham na praça todos os dias. Na parte de jardinagem, são realizadas podas e a remoção de árvores doentes. Para isso, está em andamento um exame técnico que inclui tomografia, medição dos diâmetros dos troncos e inspeção visual. Após a conclusão desta tarefa, será feito o plantio compensatório das árvores removidas com mudas de espécies nativas, oriundas dos viveiros municipais. Desde 18 de abril a terra dos canteiros está sendo revolvida com a utilização de compostos que ajudarão na restauração da cobertura vegetal, entregando mais verde para esta região da cidade.

Em relação às calçadas, já foram reformados 498m² de piso e 320m² de canteiros. A estrutura de drenagem de águas pluviais que passam sob a praça foi inspecionada e todas as galerias receberam ações de limpeza e desobstrução.

Outras ações

Além das equipes da Subprefeitura, outras secretarias estão empenhadas em cuidar de todo o local, cada uma com seu planejamento e missão, sendo elas: Secretaria Executiva de Projetos Estratégicos (SEPE), Secretaria Municipal de Segurança Urbana (SMSU), Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), Secretaria de Saúde (SMS) com Consultório na Rua e Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads), fazendo o cadastro e encaminhamento de pessoas em situação de rua.

As atividades da SMADS nas praças Princesa Isabel, da República e arredores têm o objetivo de proporcionar acesso aos serviços socioassistenciais e às demais políticas públicas desenvolvidas pela Prefeitura, bem como desencadear o processo de saída das ruas e promover o retorno familiar.


Fonte/foto: Divulgação/SECOM-Pref. São Paulo

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Demutran Itapevi intensifica ações no Maio Amarelo

1 0
Read Time:50 Second

A Prefeitura de Itapevi, por meio do Departamento de Trânsito (Demutran) tem intensificado as ações de conscientização para reduzir o número de acidentes no trânsito itapeviense, durante a Campanha Maio Amarelo – Salvando Vidas. Nesta terça-feira (24), agentes realizaram blitz na região central distribuindo antenas corta-pipas para motos e folhetos informativos.

As blitzs continuam durante os próximos dias até o final de maio. Haverá ainda ações com faixas informativas nos semáforos, colagem de adesivos, entrega de guarda lixos nas principais vias e no Centro da cidade.

Com o tema “Juntos salvamos vidas”, definido pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito), o Maio Amarelo da Prefeitura também terá intervenções artísticas nos semáforos dos artistas da  Secretaria de Cultura do município.

Sobre o Maio Amarelo
O movimento Maio Amarelo nasceu em 2014 e fomenta uma ação coordenada entre o poder público, iniciativa privada e sociedade civil para discutir o tema segurança viária com o objetivo de reduzir os acidentes e mortes no trânsito.


Fonte/foto: Divulgação/SECOM-Itapevi

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Palmeiras goleia e garante melhor campanha nos grupos da Libertadores

0 0
Read Time:1 Minute, 35 Second

O Palmeiras garantiu a melhor campanha da primeira fase da Copa Libertadores após golear o Deportivo Táchira (Venezuela) por 4 a 1, na noite desta terça-feira (24) no Allianz Parque, em São Paulo.

Com este resultado o Verdão fechou a primeira fase da competição continental com 100% de aproveitamento (seis vitórias em seis partidas), liderando o Grupo A com 18 pontos, dez de vantagem sobre o Emelec (Equador), que também avançou para as oitavas de final.

Jogando diante de sua torcida, o Palmeiras começou pressionando, e abriu o placar aos 14 minutos, quando Gustavo Scarpa cruzou para a área, onde o goleiro Varela tentou cortar a jogada mas viu a bola passar por baixo de suas pernas.

Seis minutos depois o centroavante Rafael Navarro foi derrubado na área e o juiz assinalou pênalti. Gustavo Scarpa cobrou com categoria, deslocando o goleiro e ampliando para 2 a 0.

No início do segundo tempo, logo aos dois minutos, o Táchira ainda ensaiou uma reação, ao diminuir com o zagueiro Gutiérrez após cobrança de escanteio. Mas a noite era mesmo do Palmeiras, que aos 11 minutos marcou o terceiro com Rony, que desviou de calcanhar após cruzamento de Dudu.

A equipe de Abel Ferreira queria mais, e chegou aos 22 minutos, em novo gol em cobrança de pênalti de Gustavo Scarpa.

Com este resultado o Palmeiras quebrou o recorde de gols marcados na fase de grupos de uma edição da Libertadores no formato atual, chegando ao total de 25 e superando a marca de 21 do River Plate (Argentina) no ano de 2021.

Depois da boa apresentação pela Libertadores, o Verdão joga pelo Brasileiro, onde faz clássico com o Santos no domingo (29) na Vila Belmiro.


Por Agência Brasil – Foto: Amanda Perobelli/Reuters/Direitos Reservados

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Cultura no parque recebe a cantora Tulipa Ruiz no próximo domingo (29)

1 0
Read Time:57 Second

A cantora e compositora Tulipa Ruiz é a atração do Cultura no Parque no domingo, dia 29, às 11h. O show é organizado pela Secretaria de Cultura e Turismo de Barueri e acontece no palco do Bosque, no Parque Municipal Dom José (Rua Ângela Mirella, 500, Jardim Barueri). O Cultura no Parque acontece todo domingo, sempre às 11h. 

Vencedora do Grammy Latino, uma das maiores premiações musicais do continente, Tulipa Ruiz além de cantora é também ilustradora e estilista. No domingo ela deverá apresentar seus grandes sucessos como “Efêmera” e a mais recente canção, “Banho”. 

Tulipa já se apresentou em festivais do mundo todo, como no Rock in Rio e no Montreux Jazz Festival. Seu trabalho, além de receber o acolhimento do público, é respeitado pela crítica especializada com destaque de publicações internacionais como os jornais britânicos The Guardian e The Independent. 

Atualmente, a artista prepara a gravação de seu quinto álbum e sua primeira coleção como estilista, chamada “Aconteceu de Caber”, que será lançada na Casa de Criadores 2021, um dos maiores eventos de moda autoral da América Latina.


Fonte/foto: Divulgação/SECOM-Barueri

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Bragantino perde do Nacional e dá adeus à Libertadores

0 0
Read Time:58 Second

O Bragantino deu adeus à Taça Libertadores nesta terça-feira (24) após ser derrotado por 3 a 0 pelo Nacional (Uruguai) no estádio Parque Central, em Montevidéu. Com este revés o Massa Bruta terminou a primeira fase da competição, pelo Grupo C, na quarta posição com cinco pontos.

Assim, o Bragantino deu adeus à Libertadores e também ficou sem a possibilidade de seguir para as oitavas da Sul-Americana, para qual seguiu o terceiro colocado da chave, o próprio Nacional, que chegou aos sete pontos.

A vitória da equipe uruguaia começou a ser construída aos oito minutos do primeiro tempo, quando Trezza aproveitou rebote dado pelo goleiro Cleiton. O segundo saiu ainda antes do intervalo, com o lateral Cândido se antecipando à defesa para aproveitar cruzamento rasteiro.

O terceiro saiu apenas aos 38 da etapa final, em cobrança de pênalti de Fagúndez.

Após a eliminação da Sul-Americana, o Massa Bruta se volta para o Brasileiro, onde mede forças com o Goiás no próximo sábado (28) no estádio da Serrinha.


Por Agência Brasil – Foto: Ari Ferreira/Red Bull Bragantino/Direitos Reservados

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %
error: