Atendimento da UBS do Bairro Califórnia passa a ser feito na Unidade Pedro Izzo

0 0
Read Time:1 Minute, 0 Second

A Prefeitura de Barueri realiza uma ampla reforma na UBS Pastor José Roberto Rossi, da Vila Ceres (Bairro Califórnia), visando melhorar o atendimento de atenção básica à saúde. Por conta das obras, a partir de hoje (27), sexta-feira, o atendimento à população será feito provisoriamente na UBS Pedro Izzo, na rua Everest, 26, Jardim Esperança. 

O prazo para execução da reforma da UBS do Bairro Califórnia é de 180 dias, com previsão de término ainda neste ano. 

A UBS Pastor José Roberto Rossi terá reforma da cobertura, pisos, revisão das instalações elétricas e hidráulicas, revestimentos, forros, vidros, pintura e paisagismo, dentre outras melhorias.

No Bairro Califórnia, a UBS presta em média 7.000 atendimentos mensais. Com a reforma, o prédio passará a contar com espaços mais adequados para especialidades como clínica geral, pediatria, ginecologia e odontologia.

Depois de pronta, a reforma facilitará ainda a unidade básica de saúde a realizar procedimentos como coleta de exames de laboratório, Papanicolau e eletrocardiograma; inalação, pré e pós-consultas, dispensação de medicamentos, curativos, vacinação, consulta de enfermeiro e medicação. 

Leia também:


Fonte/foto: Divulgação/SECOM-Barueri

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Motorista de Ônibus e ciclistas trocam de lugar em ação do Maio Amarelo

0 0
Read Time:1 Minute, 47 Second

Em mais uma ação da SPTrans durante o Maio Amarelo – Atenção pela Vida, motoristas de ônibus do Sistema Municipal de Transporte Coletivo e ciclistas que pedalam na Cidade Universitária da USP e em outros pontos da cidade de São Paulo participaram da atividade Inversão de Papéis, nesta quinta-feira (26).

“O Maio Amarelo é uma campanha para a gente reduzir o número de vítimas e de acidentes na cidade. Hoje nós temos 6,5 pessoas por 100 mil habitantes que sofrem acidente de trânsito na cidade e que vão a óbito. Temos no nosso plano de metas reduzir isso para 4,5 pessoas por 100 mil habitantes e, para isso, uma série de ações é fundamental, inclusive essa de hoje”, destacou o prefeito Ricardo Nunes.

Clique aqui e saiba mais!

A ação, que busca incentivar o respeito entre os modais, contou com uma palestra com especialistas da área de Engenharia da SPTrans, que explicaram sobre a aplicação dos adesivos ponto-cego instalados ao redor dos ônibus da frota da cidade de São Paulo.

Houve uma dinâmica, em que os ciclistas foram convidados a sentar no banco do motorista para compreender a visão que se tem do entorno do ônibus, desta forma, eles vivenciaram a dificuldade que esses profissionais têm de enxergar os chamados pontos-cegos, áreas em que não há plena visibilidade. Já os motoristas de ônibus subiram em bicicletas estáticas para ter a real experiência de um ciclista no trânsito.

“As empresas disponibilizaram os funcionários e os ônibus para podermos fazer essa simulação e difundir entre os 12 mil ônibus que circulam na cidade a conscientização dos motoristas com relação a essa questão da pouca visibilidade que o ônibus acaba tendo quando passa por um cliclista”, reforçou o prefeito Ricardo Nunes.

A ação é realizada pela SPTrans desde 2017 a fim de ressaltar a importância de haver harmonia entre os modais de transporte da cidade, por meio da experiência de enxergar a realidade sob a perspectiva do outro, estimulando a empatia e o respeito.

Leia também:


Fonte/foto: Divulgação/SECOM-Pref. São Paulo

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Corinthians empata em Itaquera para avançar na Libertadores

0 0
Read Time:54 Second

O Corinthians garantiu a classificação para as oitavas de final da Copa Libertadores ao empatar com o Always Ready (Bolívia) em 1 a 1, na noite desta quinta-feira (26) na Neo Química Arena, em Itaquera.

Após este resultado o Timão fechou a primeira fase da competição na segunda posição do Grupo E com nove pontos, um a menos do que o líder Boca Juniors (Argentina), que bateu o Deportivo Cali (Colômbia) por 1 a 0 nesta quinta.

Empurrado por mais de 39 mil torcedores, o Corinthians abriu o placar aos 18 minutos do primeiro tempo, quando Giuliano encontrou Adson, que marcou de cavadinha. Porém, antes do intervalo, aos 43, os bolivianos empataram em jogada na qual Bambu falhou e Gustavo Torres tocou para Borja, que não perdoou.

Depois de garantir a classificação na Libertadores, o Timão enfrenta o América-MG no próximo domingo (29).


Por Agência Brasil – Foto: Amanda Perobelli/Reuters/Direitos Reservados

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Prazo para inscrição ao programa do Sebrae e da Prefeitura para startups vai só até 31 de maio

0 0
Read Time:1 Minute, 0 Second

Os empreendedores que atuam com startups em Barueri precisam correr caso queiram participar da parceria firmada entre o Sebrae-SP – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, a Associação Brasileira de Startups (ABStartups) e a Secretaria de Indústria, Comércio e Trabalho (Sict), da Prefeitura de Barueri. Acontece que o prazo para as inscrições termina no dia 31 de maio e são apenas 10 vagas.

O programa é gratuito e tem por foco promover mentorias a acompanhamentos on-line aos empreendedores participantes. As inscrições podem ser feitas aqui. O programa do Sebrae prevê a realização de meetups, que são encontros com públicos de interesse em relação aos negócios das startups.

As startups selecionadas para participar da iniciativa terão três meses de atividades, que vão desde o apoio de um “head” de aceleração (agente, gestor ou mentor voltado para avaliar o desempenho da empresa) até a possibilidade de conexão com os principais atores do chamado ecossistema de inovação da região.

Além disso, as empresas de inovação participantes terão acesso ao CASE 2022 – Conferência Anual de Startups e Empreendedorismo, que vai acontecer em 17 e 18 de novembro no Transamérica Expo Center, em São Paulo.


Fonte/foto: SECOM-Barueri

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Polícia Militar Ambiental fecha fábricas e apreende 10 balões em SP

0 0
Read Time:1 Minute, 6 Second

Policiais do 1º Batalhão de Polícia Ambiental (BPAmb) localizaram e fecharam quatro fábricas de balões, sendo três na Capital e uma em Cajamar, na região metropolitana de São Paulo. Dez balões prontos e materiais para a confecção de pelo menos outros 180 foram apreendidos. O flagrante foi na tarde desta quinta-feira (26/5).

Ao todo, dez mandados de busca e apreensão foram cumpridos, sendo quatro pessoas detidas e autuadas. Em um dos locais foi necessário um caminhão para transportar todo o material apreendido.

Um alerta importante é que além do risco de incêndios em áreas de vegetação, rede elétrica, residências e refinarias, os balões representam um perigo muito grande às aeronaves, principalmente próximo aos aeroportos. Pessoas flagradas nessa prática também podem responder pelo crime do artigo 261 do Código Penal Brasileiro: expor a perigo embarcação ou aeronave, própria ou alheia, ou praticar qualquer ato tendente a impedir ou dificultar navegação marítima, fluvial ou aérea. Nesta última situação, a pena é de reclusão de dois a cinco anos.

A PM Ambiental se empenha para evitar que balões sejam soltos, por isso pede que a população denuncie a fabricação, o transporte ou qualquer atividade suspeita relacionada: https://www.policiamilitar.sp.gov.br/unidades/ambiental/denuncie.html

Quando avistar balões já soltos, acione 190.


Fonte/foto: Divulgação/Polícia Militar Ambiental

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Planos de Saúde individuais têm aumento histórico

1 0
Read Time:2 Minute, 48 Second

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) aprovou hoje (8) o índice máximo de reajuste anual para os planos de saúde individuais e familiares. O aumento poderá ser de até 15,5%. A decisão foi tomada pela diretoria por quatro votos a um.

Trata-se do maior reajuste anual já aprovado pela agência, criada em 2000. As operadoras dos planos de saúde poderão aplicar o índice em mensalidades cobradas entre maio de 2022 a abril de 2023. Mas a atualização dos valores só pode ser realizada a partir da data de aniversário de cada contrato. Caso o mês de aniversário do contrato seja maio, é possível a cobrança retroativa do reajuste.

A decisão não se aplica aos planos coletivos, sejam empresariais ou por adesão. Ela incide apenas nas mensalidades dos contratos individuais e familiares firmados a partir de janeiro de 1999. São aproximadamente 8 milhões de beneficiários, o que corresponde a 16,3% do mercado de saúde suplementar.

O aumento histórico ocorre um ano após a ANS ter aprovado pela primeira vez um reajuste negativo. Em 2021, as operadoras foram obrigadas a reduzir as mensalidades em pelo menos 8,19%, porque ficou constatada uma queda generalizada na demanda por serviços de saúde em meio ao isolamento social decorrente da pandemia da covid-19. No período, os planos registraram uma redução de custos.

“Já em 2021, tivemos uma gradativa retomada da utilização desses serviços. É também um ano influenciado por uma forte inflação em todo o país”, disse a gerente Econômico-financeira e Atuarial de Produtos da ANS, Daniele Rodrigues, ao apresentar os detalhes do cálculo do índice.

Em nota divulgada em seu portal eletrônico, a ANS sustenta que tanto o reajuste negativo de 2021 como o reajuste histórico deste ano possuem relação com os efeitos da pandemia da covid-19. “Não se pode analisar o percentual calculado para 2022 sem considerar o contexto e os movimentos atípicos no setor de planos de saúde nos últimos dois anos”, diz o texto.

A proposta de reajuste foi submetida ao Ministério da Economia no início do mês. A pasta emitiu nota técnica aprovando a aplicação da metodologia na segunda-feira (23). Segundo a ANS, a atual fórmula para cálculo do reajuste anual foi adotada em 2018. O cálculo é influenciado principalmente pela variação das despesas assistenciais do ano anterior. Também leva em conta o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação do país.

A variação das despesas assistenciais de 2021 foi de 20,35%. É o maior percentual da série histórica apresentada na reunião, com dados desde 2014. Em 2020, essa variação havia sido negativa em 9,2%. Os cálculos são realizados pela Diretoria de Normas e Habilitação de Produtos da ANS.

Diferentes diretores avaliaram que a fórmula pré-definida garante transparência e previsibilidade para o reajuste. “É uma metodologia que reflete de forma muito clara a variação da despesa assistencial”, argumentou o diretor de Desenvolvimento Setorial, Maurício Nunes.

Para o diretor-presidente da ANS, Paulo Rebello, a aplicação da metodologia protege o interesse público. “A agência regula e procura manter o setor em funcionamento”, disse. 

Único voto divergente, a diretora de Fiscalização, Eliane Medeiros, elogiou os esforços da equipe em aplicar a metodologia em vigor, mas se posicionou contra o índice proposto.


Por Léo Rodrigues – Repórter da Agência Brasil – Foto: Arquivo/Tânia Rêgo/Ag. Brasil

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Síndrome respiratória grave apresenta tendência de alta em 20 capitais

1 0
Read Time:2 Minute, 0 Second

Chega a 20 o número de capitais brasileiras com tendência de aumento nos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), segundo o Boletim Infogripe divulgado hoje (26) pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). A fundação informa que há um sinal contínuo de aumento dos casos de covid-19 em todas as regiões do país. 

A Síndrome Respiratória Aguda Grave pode ser causada pelo SARS-CoV-2 e vem sendo monitorada como parâmetro para acompanhar a pandemia de covid-19 no país desde 2020. Em momentos mais críticos da pandemia, mais de 98% das mortes por SRAG em que havia teste positivo para algum vírus respiratório eram causadas pela covid-19. No boletim de hoje, 48% desses casos de SRAG e 84% dos óbitos atribuídos a casos virais da síndrome estão associados ao SARS-CoV-2, se forem consideradas as últimas quatro semanas.

Segundo a Fiocruz, a análise das últimas seis semanas aponta tendência de aumento nos casos de SRAG em Aracaju, Belém, Boa Vista, Brasília, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, Macapá, Maceió, Manaus, Natal, Palmas, Porto Alegre, Recife, Rio Branco, Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo e Vitória. 

Entre as unidades da federação, o sinal de crescimento foi detectado em 18: Acre, Alagoas, Amazonas, Amapá, Bahia, Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Roraima, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

Em crianças de até 4 anos, o boletim aponta que continua a predominância do Vírus Sincicial Respiratório (VSR) entre as causas de SRAG. Em segundo lugar está o rinovírus, seguido pelo Sars-CoV-2 e pelo metapneumovírus. 

A pesquisa mostra ainda que, no Rio Grande do Sul, há presença de casos positivos para Influenza A (gripe) em diversas faixas etárias nas semanas recentes, com sinal de possível crescimento, ainda que em volume relativamente baixo.

No ano epidemiológico 2022, já foram notificados 141.808 casos de SRAG no Brasil, sendo 72.092 (50,8%) com resultado laboratorial positivo para algum vírus respiratório, 50.753 (35,8%) negativos e ao menos 11.521 (8,1%) aguardando resultado laboratorial. Entre os positivos para vírus respiratórios desde janeiro, 81,5% foram causados pelo SARS-CoV-2, 8,1% pelo vírus sincicial respiratório e 5,1% pelo Influenza A.


Por Vinícius Lisboa – Repórter da Agência Brasil – Foto: Rovena Rosa/Ag. Brasil

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Câmara aprova limite da alíquota de ICMS sobre combustíveis

0 0
Read Time:4 Minute, 9 Second

A Câmara dos Deputados aprovou, na noite de ontem (25), o projeto que limita a aplicação de alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre bens e serviços relacionados a combustíveis, gás natural, energia elétrica, comunicações e transporte coletivo.

A proposta classifica esses setores como essenciais e indispensáveis, levando à fixação da alíquota em um patamar máximo de 17%. O texto será enviado ao Senado.

A votação do texto foi anunciada na semana passada pelo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), com a justificativa de que vai auxiliar na redução do preço dos combustíveis.

A medida, entretanto, desagrada os estados, que argumentam que a redução vai precarizar ou extinguir a prestação de serviços de competência desses entes.

Na votação de ontem, os deputados aprovaram um texto substitutivo do relator deputado Elmar Nascimento (União-BA) sobre o projeto original. Pelo texto, será proibida a fixação de alíquotas para os bens e serviços essenciais superiores às das operações em geral (17% na maior parte dos estados), mas será permitido reduzi-las abaixo desse patamar.

Entretanto, a partir da publicação da futura lei, o estado que tiver rebaixado alíquotas para combustíveis, energia elétrica e gás natural não poderá aumentá-las.

Em relação aos serviços de transmissão e distribuição de energia elétrica e aos encargos setoriais vinculados a essas operações, o projeto proíbe a incidência de ICMS.

Compensação

O projeto também determina uma compensação aos estados pela perda com a arrecadação do imposto. Segundo o texto, haverá, até 31 de dezembro de 2022, uma compensação paga pelo governo federal aos estados pela perda de arrecadação do imposto por meio de descontos em parcelas de dívidas refinanciadas desses entes federados junto à União.

O projeto diz ainda que essas compensações serão pagas apenas sobre as penas ocorridas durante o ano de 2022. A compensação será interrompida se os estados praticarem mudanças nas alíquotas do imposto, retornando a patamares vigentes antes de sanção da lei ou se não houver mais saldo a ser compensado, o que ocorrer primeiro.

Embora o projeto trate da compensação da queda de receita por causa da diminuição da alíquota sobre esses produtos e serviços agora considerados essenciais, a apuração das perdas englobará o ICMS total arrecadado.

Segundo o texto, a compensação ocorrerá também por meio da dedução dos valores das parcelas de dívidas dos Estados junto à União e atingirá somente as perdas em 2022 que passarem de 5% em comparação com 2021.

Para estados que tenham dívidas refinanciadas no âmbito do Regime de Recuperação Fiscal instituído pela Lei Complementar 159/17 e mudanças posteriores, as perdas com a arrecadação do ICMS durante 2022, em comparação com 2021, serão compensadas integralmente pela União.

O projeto também retira da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) exigências com relação as perdas de receitas, determinando que essas legislações não se aplicam à lei derivada do projeto e aos atos do Poder Executivo regulamentadores da matéria.

Com isso, não precisará ser demonstrado o impacto orçamentário-financeiro neste exercício ou a apresentação de medidas compensatórias da perda de receita com a compensação a ser feita pela União.

Diesel

Além de tratar da alíquota de ICMS, o texto também trouxe mudanças na legislação que estipulou a fixação de alíquota única do ICMS para os combustíveis em todos os estados, com cobrança do tributo por volume em vez de alíquota.

A mudança elimina a possibilidade de um convênio do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) estabelecer as alíquotas para o diesel em formato diferente da transição imposta pela lei, que determina o uso da média móvel dos preços praticados ao consumidor final nos cinco anos anteriores à sua fixação pelo conselho. A medida vale somente até 31 de dezembro de 2022.

No final de março, atendendo ao dispositivo da Lei, o conselho estabeleceu uma alíquota única de ICMS de R$ 1,006 por litro de diesel. A resolução também trouxe a possibilidade de que cada estado pudesse determinar um desconto no percentual cobrado e ICMS para chegar à essa alíquota.

Mas, na avaliação do governo, a medida não resultou, na prática, em mudança no valor cobrado pelos governos estaduais. Em razão disso, o governo decidiu recorrer à Justiça, e a medida foi suspensa liminarmente pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) André Mendonça, atendendo a um pedido da Advocacia-Geral da União (AGU).

Em sua decisão, o ministro suspendeu trecho de uma resolução do Confaz sobre o tema, além de pedir informações aos secretários de Fazenda estaduais acerca dos preços médios segundo os termos da lei.

Na avaliação dos estados, a suspensão apenas desse mecanismo poderia levar a um aumento no preço do combustível nas bombas, em vez de reduzir. Já quanto à fixação de alíquotas únicas, o problema seria a perda de arrecadação para aqueles que cobram mais e o aumento de preços para os que cobram menos.


Por Luciano Nascimento – Repórter da Agência Brasil – *Com informações da Agência Câmara -Foto: Paulo Sérgio/Câmara do Deputados

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Avenida Des. Dr. Eduardo Cunha de Abreu em Carapicuíba permanece interditada nesta quinta-feira (26)

2 0
Read Time:43 Second

A Prefeitura de Carapicuíba divulgou nesta quarta-feira (25), que a Avenida Desembargador Doutor Eduardo Cunha de Abreu permanecerá interditada nesta quinta-feira (26), para o trabalho das equipes da Secretaria de Obras.

O bloqueio no fluxo de veículos ocorre devido a ação de reintegração de posse na Vila Municipal. No local vivem 1.294 famílias, mas a reintegração de posse foi realizada com 406, conforme consta no processo (Nº 10011033-45.2021.8.26.0127). De acordo com a determinação judicial, as famílias deveriam deixar o local até o dia 24/05/2022, para saírem voluntariamente e aderirem aos atendimentos habitacionais. A reintegração de posse iniciou nesta quarta-feira (25).

Leia também:


Por Edson Mesquita Jr/ZH Digital *Com informações SECOM-Carapicuíba – Foto: Divulgação/SECOM-Carapicuíba

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Osasco realiza no próximo sábado (28) feira de adoção “Pet Day – Especial” no calçadão

2 0
Read Time:38 Second

A Prefeitura de Osasco, por meio do Departamento de Fauna e Bem-Estar Animal, realiza no próximo sábado (28), no Calçadão de Osasco, a segunda edição do Pet Day Especial, feira de adoção de cães e gatos com algum tipo de comorbidade física como cegueira, membros amputados, paraplégicos e idosos, que se encontram abrigados no canil municipal.

A ação será realizada em frente ao Osasco Plaza Shopping, 10h às 16h.

Serão 12 animais para adoção, todos em busca de um amor verdadeiro. Os pets vão para os novos lares, vacinados, microchipados, vermifugados e castrados.

 Serviço

  • Pet Day – Especial
  • Data: sábado, 28 de setembro
  • Local: Calçadão, em frente ao Osasco Plaza Shopping
  • Horário: das 10h às 16h
  • Entrada Gratuita

Fonte: Divulgação/SECOM-Osasco – Foto: Arquivo/ZH Digital/SECOM-Itapevi

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %
error: