O espaço Inovação Barueri faz dois anos no próximo dia 2 de julho e diversas atividades estão sendo preparadas para aproximar ainda mais pessoas do poder público. O Inovação é destinado a cidadãos, empresas, startups, estudantes e professores interessados em desenvolver projetos inovadores.
O espaço Inovação Barueri é mais um braço de relacionamentos da Prefeitura, por meio do Centro de Inovação e Tecnologia (CIT), que promove cursos e palestras, oferece mentoria para o novo empreendedor que quer ter seu negócio e acesso ao ambiente Networking Virtual.
O projeto conta com a sala Coworking – para pré-incubar e incubar projetos, Startups e empresas -; o SmartLab – “Sala Maker ou Makerspaces”, local da criatividade e aprendizagem, para elaborar e desenvolver projetos e ideias -; o Estúdio de gravação e transmissão da TV Inovação Barueri, que mantém em sua grade de programação programas com temas de interesse público nas áreas da Tecnologia da Informação (TI) e de Inovação para os serviços e ações da administração pública municipal.
Dentro da concepção de espaço inovador destaca-se ainda o “Programa de Desenvolvimento de Talentos”, que tem à frente estagiários, alunos da Fundação Instituo de Educação de Barueri (Fieb). “Esses jovens, estudantes de diversas áreas, encontram a oportunidade de praticarem o que aprendem na escola e a desenvolverem suas habilidades para o ingresso no mercado de trabalho, sempre acompanhados em mentorias oferecidas pelos técnicos do CIT”, comenta Érika Alves, coordenadora de Comunicação e Inovação do CIT.
Novidades Em comemoração a esses dois anos de atividade, o administrador do CIT, Jonatas Randal, idealizador e mentor do espaço, enfatiza que “o Inovação Barueri propõe-se a ser o cerne da criatividade e aprendizagem no âmbito da inovação, para tanto, terá um espaço reservado para a realização de diversos tipos de eventos que podem ser desenvolvidos aqui, em ambientes externos ou em âmbito virtual. Esse é o nosso compromisso e estará em lançamento nesta semana de aniversário”, disse Randal.
Toda a programação de aniversário do Inovação Barueri será divulgada de 4 a 8 de julho, a partir das 14h, em suas redes sociais: Facebook, Youtube e Instagram.
O governador Rodrigo Garcia inaugurou nesta sexta-feira (1º) a unidade do Bom Prato no município de Cotia. Com atendimento de segunda a sexta-feira, o novo restaurante servirá 1,5 mil refeições por dia, sendo 300 cafés da manhã e 1,2 mil almoços à população. Foram investidos R$ 1 milhão pelo Estado para aquisição dos equipamentos. Na ocasião, Rodrigo também liberou a contratação de obras e serviços de readequação na Rodovia Raposo Tavares (SP 270), localizada no município de Cotia.
“Estamos cuidando para que as pessoas brilhem aqui em Cotia com a abertura deste Bom Prato. A insegurança alimentar, infelizmente, é algo que voltou no Brasil, que cresceu muito nos últimos tempos. Nós estamos aqui para combater essa insegurança e dar dignidade à nossa população”, disse Rodrigo.
Esta é a 64ª unidade do Programa Bom Prato inaugurada no estado. O gerenciamento do restaurante está a cargo da Organização da Sociedade Civil (OSC) Associação Família Nova Aliança, que venceu o processo de chamamento público realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Social.
O primeiro café da manhã servido na unidade contou com pão com mussarela, café com leite e uma porção de mamão com granola. O valor do café da manhã é de R$ 0,50. A partir das 11h, será servido almoço de inauguração com o seguinte cardápio: arroz branco e feijão carioca, sobrecoxa assada ao molho barbecue, farofa Cotia, salada de maionese e, de sobremesa, doce de abóbora com coco. Cada refeição custa R$ 1,00.
Desde maio de 2020, a pasta social do estado tem oferecido, de forma inédita, gratuidade nas refeições do Bom Prato para as pessoas em situação de rua. Adotada durante a fase mais aguda da pandemia da COVID-19, a política pública, que inicialmente iria até 31 de julho, foi prorrogada até 31 de dezembro. Até o momento, o Estado já financiou e forneceu mais de 2 milhões de refeições gratuitas.
Raposo Tavares
Com investimento previsto de R$ 100 milhões, as intervenções realizadas na Rodovia Raposo Tavares incluem a construção de uma ponte no KM 24,8, a implantação de uma faixa de aceleração da pista oeste nos KMs 22,8 e 26,8 e de obras de arte especiais também no KM 26,8, com o intuito de promover mais fluidez ao tráfego da região.
As obras serão realizadas pela Secretaria de Logística e Transportes, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), com duração prevista de 24 meses. Os serviços vão melhorar a mobilidade no entorno da rodovia e irão beneficiar também as cidades de Carapicuíba, Vargem Grande Paulista, Itapevi, Osasco e Embu.
A Polícia Federal deflagrou hoje (30) a Operação Custo Maior, para ampliar investigações sobre irregularidades na concessão e estrutura de consultoria de atendimento a segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em Campinas (SP) por atravessadores.
Além da Polícia Federal, participam da ação o Ministério Público Federal e a Coordenação-Geral de Inteligência Previdenciária e Trabalhista, do Ministério do Trabalho e Previdência, em conjunto com o INSS. As investigações são baseadas na análise de materiais apreendidos na Operação Custo Previdenciário, realizada em agosto de 2018, também em Campinas.
A Operação Custo Maior mostrou que havia mais pessoas envolvidas e não identificadas na ação anterior, que se relacionavam diretamente com servidor do INSS, já demitido e condenado pela Justiça Federal.
As irregularidades e infrações constatadas foram atendimento privilegiado, com dispensa de senha ou de comparecimento pessoal quando exigido; reunião externa (em restaurante, lanchonete e posto de abastecimento em rodovia) e inclusive em fins de semana e períodos noturnos; coleta ou entrega de documentos fora da agência do INSS; retenção e armazenamento de documento em locais não autorizados; manipulação da agenda (postergando ou antecipando data); cálculos em desconformidade com a legislação e inserção de informações falsas no sistema da Previdência Social.
No total, durante a apuração, foram identificados 13 novos benefícios com ações desses atravessadores e que já foram pagos pelo INSS, somando aproximadamente de R$ 2 milhões de prejuízos à União.
Nesta quinta-feira, foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão, expedidos pela 9ª Vara Federal em Campinas, nas residências dos investigados que, atualmente, moram no município de São Paulo. Os materiais apreendidos serão encaminhados à Delegacia de Polícia Federal em Campinas.
Estima-se que a investigação e a suspensão dos 13 benefícios identificados evitaram prejuízo à União de cerca de R$ 9 milhões.
O nome da operação (Custo Maior) faz alusão ao aumento do impacto das fraudes à Previdência Social em relação à fase anterior, denominada Custo Previdenciário, que já havia evitado mais de R$ 4 milhões em prejuízos.
Os investigados responderão, na medida de suas condutas, pelos delitos de inserção de informações falsas no banco de dados (Artigo 313-A, CP) e de associação criminosa (Artigo 288), do Código Penal. As penas podem chegar a 15 anos de prisão.
Por Agência Brasil – Foto: Divulgação/Polícia Federal
Dados da ocupação divulgados hoje (30) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram recuperação continuada do mercado de trabalho. A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) aponta que a taxa de desocupação ficou em 9,8% no trimestre móvel encerrado em maio.
O recuo foi de 1,4 ponto percentual em relação ao trimestre de dezembro de 2021 a fevereiro de 2022, quando a taxa ficou em 11,2%, e de 4,9 pontos percentual na comparação com o mesmo período de 2021, quando o desemprego estava em 14,7%. Segundo o IBGE, esta foi a menor taxa de desocupação para um trimestre encerrado em maio desde 2015, quando o indicador registrou 8,3%.
Em números, o Brasil tem hoje 10,6 milhões de pessoas desocupadas. São 1,4 milhão de pessoas a menos frente ao trimestre anterior, o que representa um recuo de 11,5%. Na comparação anual, a queda foi de 30,2%, com 4,6 milhões de pessoas a menos desocupadas.
O total de pessoas ocupadas atingiu o recorde da série iniciada em 2012, com 97,5 milhões. Uma alta de 2,4%, ou mais 2,3 milhões de pessoas, na comparação trimestral, e de 10,6%, ou 9,4 milhões de pessoas, na comparação anual. O nível da ocupação foi estimado em 56,4%, alta de 1,2 ponto percentual frente ao trimestre anterior e de 4,9 pontos percentuais em relação ao mesmo trimestre de 2021.
Subutilização
A taxa composta de subutilização caiu 1,7 ponto percentual em relação ao trimestre móvel encerrado em fevereiro, para 21,8%. Na comparação com o trimestre encerrado em maio de 2021, a queda foi de 7,4 pontos percentuais. A população subutilizada ficou em 25,4 milhões de pessoas, uma queda de 6,8% frente ao trimestre anterior e de 23,8% na comparação anual.
A subocupação por insuficiência de horas trabalhadas atinge um contingente de 6,6 milhões de pessoas, número estável ante o trimestre anterior e 11,1% menor do que no mesmo período do ano passado. A população fora da força de trabalho caiu 0,8% na comparação trimestral, para 64,8 milhões de pessoas. Na comparação anual, a queda foi de 4,7% , o que representa 3,2 milhões de pessoas menos nessa situação.
A população desalentada está em 4,3 milhões de pessoas, uma queda de 8,0% em relação ao trimestre anterior, com menos 377 mil pessoas, e de 22,6% na comparação anual, o que representa 1,3 milhão de pessoas. O percentual de desalentados na força de trabalho ficou em 3,9% no trimestre móvel encerrado em maio.
Formalidade
O número de empregados com carteira de trabalho assinada no setor privado subiu 2,8% no trimestre, para 35,6 milhões de pessoas. Na comparação anual, o aumento foi de 12,1%, o que representa um contingente de 3,8 milhões de pessoas. Por outro lado, o número de empregados sem carteira assinada no setor privado foi o maior da série, com 12,8 milhões de pessoas, um aumento de 4,3% no trimestre e de 23,6% no ano.
Os trabalhadores por conta própria ficaram estáveis em 25,7 milhões de pessoas no trimestre, mas o contingente subiu 6,4% na comparação anual, com mais 1,5 milhão de pessoas. As trabalhadoras domésticas são 5,8 milhões, número estável em relação ao trimestre anterior e 20,8% maior na comparação anual, com a entrada de 995 mil pessoas nesse setor.
Os empregadores subiram 4,1% frente ao trimestre anterior, chegando a 4,2 milhões de pessoas. Na comparação anual o aumento foi de 16,2%. O setor público emprega 11,6 milhões de pessoas, número 2,4% maior do que no trimestre anterior e estável na comparação anual.
Com isso, a taxa de informalidade ficou em 40,1% da população ocupada, contra 40,2% no trimestre anterior e 39,5% no mesmo trimestre de 2021. No trimestre móvel encerrado em maio, o Brasil tinha 39,1 milhões de trabalhadores informais. A força de trabalho foi estimada em 108,1 milhões de pessoas, o maior contingente da série histórica. A alta foi de 0,8% no trimestre e de 4,6% no ano.
Atividades
Segundo o IBGE, apresentaram aumento de contingente ocupado na comparação trimestral as atividades: indústria geral (2,5%, ou mais 312 mil pessoas); construção (2,9%, ou mais 210 mil pessoas); comércio, reparação de veículos automotores e motocicletas (1,5%, ou mais 281 mil pessoas); transporte, armazenagem e correio (4,6%, ou mais 224 mil pessoas); alojamento e alimentação (3,6%, ou mais 186 mil pessoas); informação, comunicação e atividades financeiras, imobiliárias, profissionais e administrativas (2,8%, ou mais 311 mil pessoas); administração pública, defesa, seguridade social, educação, saúde humana e serviços sociais (2,8%, ou mais 466 mil pessoas); e outros serviços (3,7%, ou mais 182 mil pessoas).
Na comparação com o trimestre encerrado em maio de 2021, as alta foram em: indústria geral (11,0%, ou mais 1,3 milhão de pessoas); construção (13,2%, ou mais 866 mil pessoas); comércio, reparação de veículos automotores e motocicletas (15,3%, ou mais 2,5 milhões de pessoas); transporte, armazenagem e correio (14,0%, ou mais 629 mil pessoas); alojamento e alimentação (26,9%, ou mais 1,1 milhão de pessoas); informação, comunicação e atividades financeiras, imobiliárias, profissionais e administrativas (4,0%, ou mais 449 mil pessoas); administração pública, defesa, seguridade social, educação, saúde humana e serviços sociais (3,6%, ou mais 580 mil pessoas); outros serviços (20,7%, ou mais 878 mil pessoas); e serviços domésticos (20,4%, ou mais 990 mil pessoas).
Rendimento
Apesar do aumento na ocupação, o rendimento real habitual ficou estável frente ao trimestre anterior e teve queda de 7,2% no ano, com o valor de R$ 2.613. A massa de rendimento real habitual chegou a R$ 249,8 bilhões, uma alta de 3,2% no trimestre e de 3,0% no ano.
Na comparação com o trimestre anterior, o rendimento apresentou estabilidade em todos os grupamentos de atividades. Na comparação anual, houve aumento em transporte, armazenagem e correio (6,1%, ou mais R$ 146). Por outro lado, apresentaram redução a indústria (6,9%, ou menos R$ 184); informação, comunicação e atividades financeiras, imobiliárias, profissionais e administrativas (7,1%, ou menos R$ 283); e administração pública, defesa, seguridade social, educação, saúde humana e serviços sociais (13,3%, ou menos R$ 567).
A baiana Ana Marcela Cunha fez história nesta quinta-feira (30), no Lago Lupa, em Budapeste (Hungria). A brasileira de 30 anos conquistou, pela quinta vez seguida, a medalha de ouro da prova de 25 quilômetros da maratona aquática do Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos. A gaúcha Cibelle Jungblut, de 19 anos, terminou na 13ª colocação.
Foi a terceira vez que Ana Marcela subiu ao pódio na edição de Budapeste – a segunda no topo. Na segunda-feira (27), ela havia sido campeã na prova de cinco quilômetros. Na quarta-feira (29), a baiana foi bronze nos dez quilômetros, distância olímpica da modalidade, na qual conquistou o ouro nos Jogos de Tóquio (Japão), no ano passado.
Ana Marcela se manteve sempre no pelotão de frente, revezando-se na liderança. A brasileira entrou na última volta em segundo, assumindo a ponta antes da última boia e garantindo a vitória na batida de mão, em disputa acirrada com mais três nadadoras, após 5h24min15s de prova. Ela chegou 20 centésimos a frente da alemã Lea Boy, que ficou com a prata. A holandesa Sharon Van Rouwendaal foi a medalhista de bronze, a 30 centésimos da baiana.
“É uma emoção muito grande. Foram dias muito difíceis para poder chegar aqui. Não sabia realmente se poderia estar neste Mundial. Gostaria de agradecer a todos que participaram da minha recuperação para que eu pudesse chegar aqui, poder representar bem o Brasil e conquistar estas três medalhas”, festejou Ana Marcela, ao site da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA).
Na disputa masculina de 25 quilômetros, o carioca Bruce Hanson deixou a prova na penúltima volta, com dores no ombro. A vitória foi do italiano Dario Verani, com 5h02min21s50, um segundo e 20 centésimos a frente do francês Axel Reymond, que levou a prata. O bronze ficou com o húngaro Peter Galicz.
A Caixa se manifestou na noite de ontem (29) sobre as denúncias de assédio na instituição. Em nota, o banco público afirmou que “repudia qualquer tipo de assédio” e que há investigação em curso para apurar os casos.
“A investigação corre em sigilo, no âmbito da Corregedoria, motivo pelo qual não era de conhecimento das outras áreas do banco”, diz o texto.
A apuração foi iniciada em maio, de acordo com o comunicado. Segundo a Caixa, diligências foram realizadas para colher provas e materiais que estão sendo avaliados. A instituição informou que toda a investigação é conduzida por um órgão externo, o que “garante a transparência, segurança e proteção para denunciantes.”
A nota afirma ainda que “eventuais novas informações serão imediatamente integradas ao procedimento de apuração.”
Pedro Guimarães oficializou ontem o pedido de demissão do cargo. Em carta enviada ao presidente Jair Bolsonaro, ele rebateu as denúncias de assédio sexual feitas por funcionárias da instituição e alegou inocência.
A secretária especial de Produtividade e Competitividade do Ministério da Economia, Daniella Marques Consentino, foi nomeada como nova presidente da Caixa.
Por Agência Brasil – Foto: Marcelo Camargo/Ag. Brasil
O município de Barueri conquistou o quarto lugar no Índice Sebrae de Desenvolvimento Local (ISDEL), feito pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). A cidade ficou atrás apenas das capitais São Paulo e Curitiba (PR) e do município paulista de São Caetano do Sul no ranking nacional, estando à frente de várias capitais e municípios de grande e médio portes, alguns deles centrais em suas respectivas regiões metropolitanas.
O ISDEL é uma medição que tem por objetivo aferir o estágio de desenvolvimento das cidades brasileiras. O estudo posiciona os territórios numa escala de 0 a 1, de modo que quanto mais próximo de 1, maior o nível de desenvolvimento econômico. Mede 106 variáveis, agrupadas em indicadores, sendo composto por cinco itens que dão a média final na avaliação da cidade: capital empreendedor, tecido empresarial, governança para o desenvolvimento, organização produtiva e inserção competitiva.
Plano de gestão “Barueri está sempre liderando os principais índices brasileiros com relação à força econômica e de trabalho. Não é por acaso. O plano dessa gestão é muito focado no desenvolvimento”, disse o secretário de Indústria, Comércio e Trabalho de Barueri (Sict), Joaldo Macedo Rodrigues, o Magoo.
O município teve as maiores pontuações nos itens “Inserção competitiva” (0.851) e “tecido empresarial” (0.830). As demais notas foram as seguintes: “capital empreendedor” (0.618), “governança para o desenvolvimento” (0.729) e “organização produtiva” (0.39). Na média geral, Barueri marcou 0.734. A capital São Paulo, melhor colocada no ranking geral, teve 0.785, seguida por Curitiba e São Caetano, com 0.749.
O item “Inserção Competitiva” compõe um conjunto de ações necessárias para que a cidade se posicione no sentido de dinamizar sua economia, tornando-se atrativa a investimentos. O foco do quesito está no modo como o município se relaciona com parceiros e investidores além de suas fronteiras.
Redes formais e informais No quesito “Tecido Empresarial” o que interessa são as redes formais e informais de empreendedores, que atuam coletivamente tanto para promover quanto proteger os negócios dos atores envolvidos. Também mede a facilidade de interlocução entre o grupo.
“Não temos medido esforços para cumprir esses objetivos e os resultados vêm aparecendo frequentemente. Temos nos destacado mesmo durante a pandemia e enfrentando a crise mundial, sinal de que estamos no caminho certo”, completa Magoo.
A Mega-Sena sorteia nesta quinta-feira (30) um prêmio acumulado e estimado em R$ 37 milhões.
As seis dezenas do concurso 2.496 serão sorteadas, a partir das 20h (horário de Brasília), no Espaço da Sorte, localizado na Avenida Paulista, nº 750, na cidade de São Paulo.
Este é o segundo concurso da Mega-Semana de São João, com sorteios na terça-feira (28), hoje e no sábado (2).
As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília), nas casas lotéricas credenciadas pela Caixa, em todo o país ou pela internet.
A aposta simples, com seis dezenas marcadas, custa R$ 4,50.
Por Agência Brasil – Foto: Marcelo Camargo/Ag. Brasil
O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), disse hoje (29), durante uma entrevista coletiva, que deverá decidir sobre a leitura do pedido de instalação de novas comissões parlamentares de inquérito (CPIs) após reunião de líderes no início da próxima semana. Pacheco também comentou sobre o assunto mais tarde em suas redes sociais.
Além da CPI do Ministério da Educação (MEC), que teve o pedido de criação protocolado ontem (28) e é apoiada pela oposição, há mais três CPIs protocoladas há mais tempo, propostas por governistas e que aguardam serem instaladas: a de obras inacabadas; a das ONGs e a do crime organizado.
O presidente do Senado disse que a abertura de uma CPI no Senado depende do cumprimento dos “requisitos necessários estabelecidos na Constituição Federal e no Regimento Interno da Casa”.
“Vamos ouvir a advocacia do Senado, a consultoria do Senado e tomar a melhor decisão, que acredito que deva ser no início da próxima semana. Esses são os critérios técnicos e regimentais que cabe à Presidência do Senado fazer”, disse Pacheco. “Logo na sequência, há uma discussão política que eu levarei ao colégio de líderes partidários. Com esses parâmetros definidos, vamos submeter aos líderes do Senado, em uma reunião que vou marcar para a próxima semana, a respeito desse assunto específico”.
Pacheco disse que os quatro pedidos serão analisados de forma igualitária e isonômica e que a advocacia e a consultoria do Senado vai avaliar os critérios técnicos da pertinência do tema de cada uma das CPIs propostas. “Com o relatório técnico definido, em uma reunião de líderes do Senado teremos uma definição sobre cada um dos pedidos. Como presidente do Senado, seguirei os requisitos estabelecidos pela legislação brasileira”, disse.
O presidente do Senado disse não haver problema no funcionamento simultâneo de várias CPIs, embora ele acredite que o período eleitoral possa dificultar a operacionalidade das comissões.
“Os meses de agosto e setembro serão muito dedicados à questão eleitoral e devemos avaliar o envolvimento dos partidos políticos, dos senadores, num propósito desse de investigação em diversas CPIs. Então, esse critério político deverá ser considerado pelo Colégio de Líderes do Senado para termos a melhor decisão”, disse Pacheco.
Por Agência Brasil – Foto: Pero Gontijo/Ag. Senado
O Programa Bolsa Trabalho, do governo estadual, divulgou a lista dos 360 convocados de Barueri para sua próxima edição. Os selecionados devem comparecer a partir desta quinta-feira (dia 30) até o dia 14 de julho para regularizarem a inscrição para as vagas. O trabalho tem início previsto para 18 de julho.
A efetivação das vagas deve ser feita na Secretaria de Indústria, Comércio e Trabalho (Sict), parceira do programa com o Governo do Estado. O horário é das 9h às 16h, na Alameda Araguaia, 921, em Alphaville. Os selecionados devem levar RG, CPF, comprovante de endereço e carteira de trabalho.
O programa é realizado durante cinco meses. Oferece uma bolsa auxílio de R$ 450,00, mais R$ 90,00 como complementação de cesta básica. A iniciativa também oferece curso de qualificação, seguro contra acidentes e atividades de trabalho.
O objetivo do Programa Bolsa Trabalho é promover atividades que possibilitam a recolocação profissional no mercado de trabalho, além de fornecer qualificação e renda aos que estão em vulnerabilidade social.
As atividades constantes do programa são desenvolvidas em órgãos públicos durante quatro horas diárias, cinco dias por semana. Neste período estão incluídas a participação em atividades junto à comunidade ou nos órgãos públicos, bem como a realização do curso de qualificação.
Entre os cursos de qualificação disponíveis para os interessados em participar do Bolsa Trabalho estão os de gestão administrativa e de pessoas, rotinas e serviços administrativos, secretariado e recepção, EJA (para quem possui o curso fundamental incompleto), entre outros.