O julgamento da ex-deputada federal Flordelis e de mais quatro réus envolvidos na morte do marido dela, o pastor Anderson do Carmo. Ele foi executado a tiros na residência da família, no bairro da Pendotiba, em Niterói, na Região Metropolitana do Rio, no dia 16 de junho de 2019.
Além da ex-parlamentar, sua filha biológica Simone dos Santos, a neta Rayane dos Santos, e os filhos afetivos André Luiz e Marzy Teixeira também serão julgados.
O julgamento está marcado para começar às 9h, no Fórum de Niterói, no Tribunal do Júri da cidade, mas por causa do número de réus, deve durar mais de um dia. Flordelis é acusada de ser a mandante do crime e responderá por homicídio triplamente qualificado (motivo torpe, emprego de meio cruel e de recurso que impossibilitou a defesa da vítima), tentativa de homicídio, uso de documento falso e associação criminosa armada.
Mary Teixeira Silva, Simone dos Santos Rodrigues e André Luiz de Oliveira responderão por homicídio triplamente qualificado, tentativa de homicídio e associação criminosa armada; Rayane dos Santos Oliveira, por homicídio triplamente qualificado e associação criminosa armada.
O filho biológico da ex-deputada, Adriano dos Santos Rodrigues, foi condenado a 4 anos, seis meses e 20 dias de reclusão em regime inicialmente semiaberto por uso de documento ideologicamente falso e associação criminosa armada. Flávio dos Santos Rodrigues, também filho biológico, foi condenado a 33 anos de reclusão em regime inicialmente fechado por homicídio triplamente qualificado consumado, porte ilegal de arma de fogo, uso de documento ideologicamente falso e associação criminosa armada. Ele foi denunciado como autor dos disparos de arma de fogo que provocaram a morte do pastor Anderson.
Carlos Ubiraci Francisco da Silva, filho afetivo, foi condenado pelo crime de associação criminosa armada a dois anos, dois meses e 20 dias de reclusão em regime inicialmente semiaberto. Outro filho adotivo da ex-parlamentar, Lucas Cezar dos Santos de Souza, foi condenado por homicídio triplamente qualificado a 9 anos de prisão em regime inicialmente fechado. Ele foi acusado de ter sido o responsável por adquirir a arma usada no assassinato do pastor.
Lula começa a participar diretamente da transição de governo nesta segunda-feira (7). O presidente eleito já está em São Paulo e deve participar da primeira reunião com a equipe de transição às 10h, em um hotel aqui da zona sul da capital paulista. O vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin, e a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, também estarão presentes.
Enquanto isso, os 50 servidores da equipe de transição de Lula começam a trabalhar oficialmente nesta segunda-feira, no prédio do centro cultural do Banco do Brasil, em Brasília. A expectativa é de que, na reunião aqui em São Paulo, seja apresentada a proposta da PEC da transição, que deve ser encaminhada ao Congresso ainda nesta semana.
A proposta de emenda constitucional, conhecida como PEC, é uma atualização da constituição federal que pode ser feita sem a necessidade da convocação de uma nova assembleia constituinte. No caso da PEC da transição, ela serviria para dar ao próximo governo a permissão de gastar mais do que o previsto no orçamento de 2023, para poder manter o auxílio Brasil em R$ 600 e cumprir outras promessas de campanha.
Neste domingo (6), o economista Guilherme Mello, que integra a equipe de transição de Lula, defendeu mudanças nas regras fiscais do país, já que, de acordo com ele, o atual governo rompeu o teto de gastos sistematicamente. Mello é um dos três economistas que fizeram parte da criação do plano real e foram convidados para integrar a equipe de transição de Lula.
Além da PEC, a equipe do novo governo também quer tirar do papel o “Desenrola Brasil”, programa de concessão de crédito que vai focar em MEIs, indústrias e ações sociais. Já a discussão sobre a mudança na tabela do imposto de renda, outra promessa de campanha de Lula, deve ficar só para o ano que vem.
O Governador Rodrigo Garcia autorizou no último sábado (5) a realização de concurso público para a contratação de 229 profissionais para o Centro de Vigilância Sanitária (CVS) da Secretaria de Estado da Saúde.
Serão disponibilizadas 109 vagas efetivas para Agente Técnico de Assistência à Saúde, 83 para enfermeiro, 35 para médico e duas para cirurgião-dentista.
Os profissionais vão auxiliar o CVS a proteger a saúde da população e promover qualidade de vida por meio do controle dos riscos sanitários decorrentes de produtos, serviços, meio ambiente e processos de trabalho, coordenando o Sistema Estadual de Vigilância Sanitária (Sevisa), composto por 645 equipes municipais e 28 estaduais de vigilância sanitária em todo o estado de São Paulo.
O Governador Rodrigo Garcia autorizou neste sábado (5), um novo concurso para preenchimento de 1,1 mil vagas de Agente de Segurança Penitenciária (ASP), policiais penais que atuarão dentro dos presídios. No despacho, publicado no Diário Oficial deste sábado, a previsão é de que o concurso aconteça no segundo semestre de 2023.
O salário inicial dessa carreira é de R$ 3.515,72, sem contar com o adicional de insalubridade, de R$ 785,67. Os novos policiais penais se somarão aos quase 3 mil servidores nomeados para a Secretaria da Administração Penitenciária desde que Rodrigo Garcia assumiu o Governo do Estado de São Paulo.
Este é mais um reforço da atual gestão para a segurança do estado. Nas próximas semanas, a Administração Penitenciária irá assumir as escoltas de presos, liberando os policiais militares para o patrulhamento e incremento da segurança da população. Para isso, cerca de 1,3 mil policiais penais terminarão o curso de formação para dar início ao novo trabalho.
A criação da Polícia Penal no Estado de São Paulo também foi iniciativa do governador Rodrigo Garcia, que enviou à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo a Proposta de Emenda Constitucional que permitiu a instituição da nova categoria, adequando o texto da Constituição Estadual à norma federal.
O parto prematuro é a principal causa global da mortalidade infantil antes dos 5 anos de idade e o Brasil é o 10º colocado no ranking mundial dos países com mais nascimentos prematuros. O bebê é considerado prematuro quando nasce antes da 37ª semana de gravidez – uma gestação completa varia entre 37 e 42 semanas.
Por isso, a campanha Novembro Roxo – que tem 17 de novembro como o Dia Mundial da Prematuridade – leva um alerta às famílias e à sociedade sobre o crescente número de partos prematuros, suas causas e consequências. De acordo com o Ministério da Saúde, todo ano são registrados em torno de 340 mil nascimentos prematuros no Brasil, o equivalente a seis casos a cada dez minutos.
Levantamento feito pela ONG Prematuridade.com, única organização sem fins lucrativos nacional dedicada à causa da prematuridade, mostrou que, para 95,4% dos brasileiros, as políticas públicas relacionadas à prematuridade devem ter alta prioridade, sendo 74,1% afirmando que essa priorização deve ser muito alta e 21,3%, alta. A Pesquisa de Opinião sobre a Prematuridade foi realizada de forma online, entre os dias 3 de agosto e 20 de setembro, e registrou 1.433 participações de pessoas de todo o Brasil.
Continua após publicidade…
“Nosso objetivo, com esse levantamento, foi avaliar a percepção e o grau de conhecimento das pessoas sobre o tema, já que estamos falando de um dos problemas sociais mais graves do país, que ainda é desconhecido por muitos”, afirmou a diretora executiva da ONG Prematuridade.com, Denise Suguitani.
Denise disse ainda que a pesquisa evidenciou que a grande maioria dos brasileiros acredita que a prematuridade é um problema de saúde pública. “E deve ser olhado com mais atenção pelo governo, pelas políticas públicas e por quem toma as decisões”.
Desconhecimento
Problema de saúde pública, a prematuridade ainda é cercada por desinformação. O levantamento da ONG Prematuridade.com mostra que 30% das mães e pais de bebês prematuros desconheciam totalmente o tema antes de eles mesmos passarem por essa experiência; 30% conheciam muito pouco e 28% possuíam praticamente nenhum conhecimento sobre o assunto.
“Aqueles pais de prematuros que responderam a pesquisa e que passaram pela experiência, disseram que antes de ter um prematuro tinham pouquíssimas informações a respeito disso. Então, quer dizer que a gente precisa falar mais durante o pré-natal, informar as mulheres em idade fértil, trazer o tema à tona para toda sociedade para que, caso venha a acontecer um parto prematuro, os riscos sejam menores, tanto para mãe quanto para o bebê”, destacou Denise.
Continua após publicidade…
Ela acrescentou que a importância de incluir o tema da prematuridade na formação e na capacitação contínua de profissionais de saúde que atuam na fase anterior ao parto, “Como os profissionais da Atenção Básica, para que possam informar as famílias, de maneira adequada e acolhedora, que muitas vezes um parto prematuro pode acontecer, mesmo sem sinais prévios”, afirma Denise.
A pesquisa também mostrou que a maior parte dos participantes (55,6%) desconhecia o fato de que o parto prematuro é hoje a principal causa global da mortalidade infantil antes dos 5 anos de idade. Já sobre o Brasil ser o 10º colocado no ranking mundial de partos prematuros, 64,6% desconhecem essa realidade, contra 35,4% que informaram ter ciência a respeito.
Impactos da prematuridade
Uma situação preocupante envolve os bebês chamados “termo precoce”, nascidos entre a 37ª e a 38ª semanas gestacionais, muitos deles de cesáreas eletivas, ou seja, quando não há indicação técnica para esse tipo de parto. Pesquisas na área apontam que os nascidos nesse perfil podem apresentar resultados de saúde mais semelhantes aos nascidos prematuros do que aos nascidos no período “a termo”, com mais de 39 semanas de gestação.
Continua após publicidade…
Outro levantamento feito pela ONG Prematuridade.com, em 2019, com mais de 4 mil famílias, identificou que o tempo médio de permanência do bebê prematuro na UTI neonatal, após o nascimento, é de 51 dias.
“É uma situação que impacta diretamente a saúde pública e afeta, muitas vezes de forma irreversível, os pais e os bebês, tanto física quanto emocionalmente”, destaca Denise. “Por isso, é cada vez mais evidente a necessidade de grandes campanhas de conscientização sobre o assunto, além de políticas públicas que visem a redução do número de partos prematuros, fortalecendo programas de educação sexual na adolescência, planejamento familiar e acompanhamento pré-natal de qualidade”.
Novembro Roxo
Ao longo do mês de novembro, a ONG Prematuridade.com fará uma série de atividades, online e presenciais, em alusão à campanha mundial.
“A campanha do Novembro Roxo deste ano tem como slogan o “Garanta o contato pele a pele com os pais do bebê prematuro desde o momento do nascimento”. Sabemos que cada caso deve ser avaliado separadamente, mas que muitas vezes é possível, por mais que seja um bebê bem prematuro, é possível esse contato imediato de mãe com bebê, o pele a pele, o cheiro, o toque, a voz, o batimento cardíaco e o quanto isso impacta na saúde integral, tanto física quanto emocional desse bebê e isso tem impacto a longo prazo. O método canguru traz muitos benefícios”, afirmou Denise.
A campanha pretende sensibilizar a população em geral, os parlamentares, os gestores públicos e as empresas. “Todo mundo é tocado pela prematuridade de alguma forma, mesmo que não tenha entre os amigos ou a família um bebê prematuro, todos nós somos afetados porque é a principal causa de mortalidade infantil, o Brasil é o 10º país no ranking de prematuridade e e tem um impacto gigante nos cofres públicos, por isso a gente acredita que conseguiremos unir forças nesse novembro para mostrar que é importante, e que a gente pode e deve fazer coisas para mudar esse cenário aqui no país”, finalizou a diretora da Ong Prematuridade.com.
Programação:
5 de novembro: Ciclo de palestras para as famílias – YouTube e Facebook
12 e 13 de novembro: Virada Cultural Online da Prematuridade – (YouTube)
18 e 19 de novembro: Evento online da Liga Interdisciplinar ONG Prematuridade.com YouTube e Facebook
19 de novembro: Caminhada no Parque dos Coqueiros, em Florianópolis (SC), às 9h
20 de novembro: Caminhada no Parque da Redenção, em Porto Alegre (RS), às 10h, Encontro da Prematuridade no Eixão Sul em Brasília – concentração às 8h, caminhada às 9h
27 de novembro: Caminhada da Prematuridade de SP, 10h, em frente ao MASP, na Avenida Paulista
A Fundação Instituto de Educação de Barueri (Fieb) está com as inscrições abertas para diversos cursos técnicos profissionalizantes de nível médio para o próximo ano letivo de 2023. As inscrições seguem até o dia 22 de novembro às 16h pelo site ou em uma das quatro unidades.
Os chamados cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio Modular são destinados para estudantes que em 2023 estejam cursando a 2ª ou 3ª série do ensino médio e para aqueles que já concluíram o segundo grau.
Os cursos oferecidos são para o período noturno. São eles: Administração, Informática para Internet (Web Design), Análises Clínicas, Manutenção e Suporte em Informática, Contabilidade, Publicidade, Design de Interiores, Química, Edificações, Redes de Computadores, Eletroeletrônica, Segurança do Trabalho, Enfermagem, Serviços Jurídicos, Farmácia, Telecomunicações e Informática.
Para o curso de Segurança do Trabalho o interessado deverá ter 18 anos até a conclusão. Já para o curso de Enfermagem é obrigatório ter idade superior ou igual a 18 anos.
As inscrições devem ser feitas pelo site www.vestibulinho.fieb.edu.br, onde deverá ser preenchido um cadastro com os dados do candidato. Leia atentamente o edital pra ficar ciente sobre as regras de inscrição, prazos, matrícula e informações sobre os cursos. Baixe o edital completo AQUI.
O valor da taxa de inscrição varia de acordo com a data de pagamento do boleto. Para pagamentos feitos até o dia 9/11 a taxa é de R$25; até 16/11, a taxa é de R$35; e até 22/11, a taxa é de R$50. O valor pode ser pago em qualquer agência bancária, casa lotérica, caixas eletrônicos ou internet banking. A inscrição só é efetivada após constar o pagamento da taxa. O comprovante deve ser guardado em segurança, pois pode ser solicitado em algum momento do processo.
A divulgação do local das provas será no dia 28 de novembro a partir das 16h também pelo site, na área no candidato. A aplicação da prova acontecerá no dia 4 de dezembro das 9h às 13h (portões abrem às 8h e fecharão pontualmente às 9h).
Para quem não tem acesso à internet, poderá utilizar os postos para fazer as inscrições. Eles estão no Ganha Tempo (Avenida Henriqueta Mendes Guerra, 550 – Centro) ou nos ITBs de Alphaville (Avenida Andrômeda, 500), Jardim Maria Cristina (Rua Ilha Porchat, 277) e Aldeia da Serra (Avenida dos Pinheiros, 400).
A Prefeitura de São Paulo promove neste final de semana, dias 5 e 6, a 15ª edição da Virada Esportiva 2022. O evento é realizado desde 2007 e faz parte do calendário oficial da cidade.
Com o tema “Desperte o esportista que existe em você”, a Virada tem como objetivo promover a prática de atividades físicas, esportivas e de lazer, além de combater o sedentarismo e estimular a ocupação do espaço público pela população. Serão mais de mil eventos com as atividades para todas as idades: crianças, adolescentes, adultos, idosos e pessoas com deficiência. A programação é gratuita.
A Seme (Secretaria Municipal de Esportes e Lazer), nesta edição da Virada Esportiva, vai priorizar as ações realizadas por seus parceiros em áreas da periferia da capital, como em Heliópolis, Paraisópolis, São Miguel Paulista, Cidade Tiradentes, Ermelino Matarazzo, entre outros. As atividades também serão oferecidas nos 46 centros esportivos, mais de 250 Clubes da Comunidade, Centro Olímpico, CEUs, academias e clubes particulares.
Padrinhos e madrinhas A Virada Esportiva 2022 terá padrinhos e madrinhas que vão ajudar o paulistano a colocar o esporte em sua vida, com mensagens de incentivo nas redes sociais e participação em alguns eventos. Já confirmaram presença:
Rodrigo Minotauro (ex-lutador de MMA);
Poliana Okimoto (ex-nadadora);
Servílio de Oliveira (ex-lutador de Boxe);
Bolinha de Oliveira (lutador de Boxe);
David Lourenço (lutador de Boxe);
Rosemar Coelho (corredora);
Jadel Gregório (ex-saltador no Atletismo);
Igor de Souza (ex-nadador de maratona aquática);
Gabriel Gubela (ex-jogador de Futebol);
Abner Teixeira (lutador de Boxe);
Fofão (ex-jogadora de Vôlei);
Daniel Dias (ex-nadador paralímpico);
Fábio Villa Verde (ator);
Marcelo Grangeiro (professor de Dança);
Ricardo Prado (ex-nadador);
Natasha Rosa (atleta de LPO).
Abertura A abertura oficial da Virada Esportiva 2022 será neste sábado (5), às 11h, na Rua Freire Brayer, esquina com a Comandante Taylor e Avenida Almirante Delamare, com a presença do secretário municipal de Esportes e Lazer, Carlos Augusto Vianna, padrinhos, madrinhas e convidados.
Atrações A Virada Esportiva 2002 marca a volta do Circuito Popular de corrida de São Paulo, com provas no Parque do Trote, na zona norte, e no Campo Limpo, na zona sul. Terá uma série de corridas infantojuvenis. Na zona leste, as provas vão ocorrer no Conjunto José Bonifácio e em São Miguel Paulista. Na zona norte, em Pirituba. Na zona sul, as provas serão no Guarapiranga e em Paraisópolis. Uma corrida de skate de longa distância será realizada no Centro de Esportes Radicais, com provas de até 21 Km.
Também serão realizadas diversas ações com parceiros externos da Seme, como a rede de academias SmartFit, que terá um SmartTruck na Paulista, com aulas invadindo a madrugada.
Travessia Highline: Vale do Anhangabaú – 19h – Serão 320m de extensão e 46m de altura entre os edifícios Matarazzo, sede da Prefeitura, e Marcos Palma, sede da CET;
Arena Bela Vista: Espaço Kids e Baby, com brinquedos infláveis, brincadeiras de rua e oficinas interativas.
Heliópolis: Show demonstrativo de Wingsuit, Bungee Trampolim, Futebolão, Pebolim Humano, Tobogã, Surf, Sinuca Gigante, Salon, Chute Forte com Radar, Slack Line. Parque Chácara do Jockey: Arena Slack Line, Bungee Jump, Pebolim Humano, Mega Tirolesa, Simulador Nasa Bungee Trampolim, Arena Jungle, Patinação, Hoverboard, Show Freestyle de Motocross
Ceu Feitiço da Vila: Hoverboard, Escalada Aquática, Patinação Inline. Centro Esportivo Tietê: Eject-x, Balão Cativo, Bolder Skate Street Park, Futebolão, Simulador de Snowboard, Caminhão Esportivo, Bungee Jump, Parede de Escalada, Mini Golf, Laser Comabt, Ponte do Rio que Cai, Slack Line, Simulador Nasa.
Arena MMA no Pelezão: O Arena MMA Brasil terá como grandes atrações convidados especiais comparticipação no UFC e na luta principal o duelo internacional entre Brasil e Estados Unidos. Um card com lutadores renomados que são as promessas do MMA Brasileiro. Local: Centro Esportivo Pelezão
Itaquera/Praça Brasil: Espaço Kids e Baby, com brinquedos infláveis, brincadeiras de rua e oficinas interativas.
Cidade Tiradentes/Campo do Sedex: Espaço Kids e Baby, com brinquedos infláveis, brincadeiras de rua e oficinas interativas.
Ceret: Cross Training: pular corda, flexão, barra, bola de areia, corridas, alongamentos, entre outras.
Rolimã: O passeio de carrinho de rolimã no Ipiranga, um dos principais eventos da Virada Esportiva, será no domingo, das 9h às 18h. O evento é sucesso por reunir pais e filhos, que descem de rolimã a Rua Bom Pastor. O evento é realizado pela iniciativa privada. Os organizadores pedem a doação de 1 kg de alimento não perecível, roupas ou brinquedos em bom estado.
Outras atrações do sábado Clínica de Natação – Piscina do Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa (COTP) – Das 9h às 11h; Clínica de Vôlei – Quadra do Centro Olímpico – 9h 3º Open de Beach Tennis– CDC 31 de Março – Dia Todo; Desafio das embaixadinhas – CE Jardim Cabuçu – Das 16h às 17h; Biatlo – CE Jardim São Paulo – 9h; Kickboxe – CE Pirituba – 9h; Tiro com arco – CE Cambuci – Das 11h às 12h; Parkour – CER Esportes Radicais – 9h; Sumô – Estádio de Beisebol Mie Nishi – Das 11h às 12h; Badminton – Estádio Municipal da Aclimação – 9h; Flagball – Rua Bernardo José de Lorena/ Vila Fanton – 13h; Softball – CE Butantã – Das 15h30 às 17h45; Polo aquático – CEU Jaguaré – Das 9h às 11h; Simulação de queda livre – Avenida Drª. Ruth Cardoso, 6873 – Das 10h às 21h.
Domingo Encerramento – Praça Jardim Myrna – 15h – Estarão presentes alguns dos padrinhos convidados para receber homenagem. Skate Run Longa Distância – Largada e chegada: Viaduto do Chá – 7h – São 8km percorrendo o centro histórico com a presença de Sandro Dias, o “Mineirinho”; Clínica de Natação – CE Mané Garrincha – 10h – Quem ministra é Daniel Dias, maior campeão paralímpico da história brasileira; Clínica de Levantamento e Peso – COTP – 10h – Quem ministra a campeã e recordista sul-americana, Nathasha Rosa; Travessia Highline – Vale do Anhangabaú – 10h30; Clínica Real Madrid – Rua Castro Verde, 265/ Panamby – Das 13h às 17h; Trilha de Mountain Bike – Parque Cemucan – 9h.
Durante todos os finais de semana de novembro acontecem os eventos relacionados à adoção de cães em Barueri, realizados pelo Centro de Proteção ao Animal Doméstico (Cepad), da Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente (Sema).
As ações iniciaram nesta sexta-feira, dia 4, no Centro Comercial de Alphaville, e também ocorre nos dias 5 e 6 no Parque Municipal Dom José. As próximas serão nos dias 11, na Sodimac, 12 e 13 no Parque Ecológico, em Alphaville, 18, no Centro Comercial de Alphaville, 19 e 20 no Parque Dom José, na Vila Porto, e finalizam nos dias 25, na Sodimac, e 26 e 27 no Parque Taddeo Cananéia, no Parque Imperial. Em todos os dias e horários o evento ocorrerá das 10h às 15h.
Como adotar? Para aderir à adoção responsável basta apresentar um documento original com foto, assinar um termo de posse responsável e levar seu animal para casa. Todos os pets são castrados, vermifugados, vacinados e microchipados.
“Convido a todos a participarem dos nossos eventos de adoção, que acontecem em todos os finais de semana nos parques municipais. Temos vários cachorros e gatos, todos castrados, vacinados, vermifugados, prontos para irem aos seus lares. Não compre, adote!”, frisa Fábio Bezerra, responsável pelas Feiras de Adoção da Sema.
Fábio lembra que só com as adoções o Cepad consegue abrir novas vagas para tirar outros animais abandonados e em perigo das ruas.
“Temos visitações aqui no Cepad 1, na rua Vera Cruz, 340, no Bairro dos Altos, de segunda a segunda. Com isso mantemos a estrutura do Cepad e conseguimos dar um novo lar aos nossos animais”, disse.
Endereços – Parque Municipal Dom José – rua Ângela Mirella, 500 – na Vila Porto. – Parque Ecológico – avenida Dr. Dib Sauaia Neto, 1600 – Alphaville. – Parque Recreativo Taddeo Almeida Cananéia da Silva – rua Chico Mendes, 287 – Parque Imperial. – Centro Comercial de Alphaville – Praça dos Cravos. – Sodimac Barueri – Alameda Araguaia, 1801 – Tamboré.
O deputado eleito mais votado nestas eleições, Nikolas Ferreira teve sua conta no Twitter suspensa na noite da última sexta-feira (4) por determinação judicial.
Apoiador do presidente Jair Bolsonaro, Nikolas publicou durante o dia mensagens em que voltou a levantar suspeitas sobre a apuração dos votos e questionar o resultado das eleições do último domingo.
Em publicação no Instagram, o deputado eleito postou um print de seu perfil restrito e criticou o Tribunal Superior Eleitoral: “É inacreditável o que está acontecendo”.
Na última sexta-feira (4), Nikolas e outros aliados de Bolsonaro compartilharam uma live feita por um argentino, amigo do deputado Eduardo Bolsonaro, com acusações contra o sistema eleitoral brasileiro.
Durante a transmissão, o canal argentino La Derecha Diário divulgou um relatório, que já foi desmentido pelo TS, com dados que apontam indícios de fraude nas urnas eletrônicas utilizadas no país.
Edir Macedo, bispo da Igreja Universal do Reino de Deus, publicou um novo vídeo na tarde desta sexta-feira (4) dizendo que não precisa perdoar o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O bispo apoiou o presidente Jair Bolsonaro (PL) nas eleições.
O bispo publicou um vídeo, na quinta (3), falando que a vitória de Lula foi a “vontade de Deus”.
“Quantas pessoas neste Brasil, ou nesse mundo afora, devem ter ficado iradas contra o Lula e magoadas, e agarraram um sentimento de mágoa contra ele? Nós fizemos as nossas escolhas e a escolha foi da maioria, obviamente. Não podemos ficar com mágoa, porque é isso que o diabo quer. O diabo quer acabar com a sua fé, acabar com seu relacionamento com Deus por causa de Lula ou dos políticos. Não dá, minha filha, não dá, bola para frente”.
A declaração teve repercussão: a presidente nacional do PT, a deputada Gleisi Hoffmann (PR), rebateu nesta sexta o pronunciamento do bispo. “Dispensamos o perdão de Edir Macedo. Ele é quem precisa pedir perdão a Deus pelas mentiras que propagou, a indução de milhões de pessoas a acreditarem em barbaridades sobre Lula e sobre o PT, usando a igreja e seus meios de comunicação para isso. A nossa consciência está tranquila”, escreveu a parlamentar.
No vídeo postado hoje, o líder da IURD não citou Gleisi, mas disse que não perdoou o petista.
“Eu não perdoei Lula, não perdoei ninguém, não tenho nada contra o Lula. Como eu vou perdoar uma coisa que eu não sinto nada? Se ele [Lula] tem contra mim, isso é problema dele, mas eu não tenho nada contra ele. Nunca tive e nunca vou ter porque eu não sou burro de ter alguma coisa contra alguém, porque estaria prejudicando a mim mesmo”.
“Quanto ao respeito ao Lula, que muitas pessoas estão dizendo ‘a, o bispo virou a casaca, está se aproximando agora’. Não estou virando a casaca coisa nenhuma. O Lula esteve oito anos no governo, pergunta aí o que ele me deu? O que ele deu à igreja? Ele não deu nada, ele apenas fez o que ele tinha que fazer, como fez com todas as demais emissoras de propaganda, obviamente, pagou, honrou os seus compromissos”, completou.