Museu Municipal de Barueri passará por restauração

0 0
Read Time:2 Minute, 0 Second

A Prefeitura de Barueri vai começar a restaurar o casarão histórico da cidade onde hoje funciona o Museu Municipal. A edificação tem mais de 100 anos e é o símbolo da memória do desenvolvimento urbano, social, econômico e cultural de Barueri. A restauração está sob a coordenação da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult) e será executada com a supervisão da Secretaria de Obras. 

Um dos poucos museus exemplares da arquitetura do século XX, o Museu Municipal, transformado do antigo “casarão” do então Belo Vale (atual Jardim Belval), terá intervenções como restauração de pisos, portas e caixilhos, ferragens e soleiras em madeira. O Museu fica na avenida Henrique Gonçalves Baptista, 359.

A restauração está sob a coordenação da Secretaria de Cultura e Turismo. Foto: Divulgação/SECOM-Barueri

O projeto prevê restaurar também tijolinhos (alvenarias), substituir telhado de barro, construir um elevador interno, para melhor acessibilidade, e realizar pintura de compartimentos do prédio. A restauração tem como princípio manter os aspectos originais da construção. 

O Museu Municipal tem dois pisos, recepção e administração. Possui um acervo fixo e todas as salas para exposições, com espaços para apresentações musicais, de dança, sessões de cinema, feiras, encontros artísticos, palestras e outras ações culturais.

O Museu Municipal tem um acervo que conta a história de Barueri. – Foto: SECOM-Barueri

História 
O casarão foi construído em 1920 na área onde era uma fazenda de Teófilo Maciel. O prédio foi comprado pela Prefeitura de Barueri em 1992 e transformado em Biblioteca Municipal, sem alterar as suas características originais. 

Em março de 2000 foi assinado o decreto nº 4.580, que transformou o local em Museu e Arquivo Municipal. Em 2009, o Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural de Barueri (Comphic) pediu e foi aprovado o tombamento do imóvel, através do Decreto nº 6.626. 

Hoje o Museu Municipal tem um acervo que conta a história de Barueri, a origem da cidade com o aldeamento jesuíta ainda no século XVI, passando pela organização e estruturação do povoado, até a emancipação político-administrativa, ocorrida em 26 de março de 1949, além do rápido processo de urbanização e crescimento a partir dos anos 1970. 

Leia também:


Fonte: SECOM-Barueri

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Bolsonaristas são vacinados contra Covid-19 ao chegarem a presídios no DF

1 0
Read Time:51 Second

Os apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) presos após os atos de terrorismo em Brasília, no último domingo (8/1), foram encaminhados para o Complexo Penitenciário da Papuda e para Penitenciária Feminina do Distrito Federal, conhecida como Colmeia.

Segundo publicado pelo Jornal Metrópoles, ao chegarem na ala prisional os bolsonaristas receberam a vacina contra Covid-19 e um kit de higiene. Vale lembrar que, ao longo da pandemia, uma das bandeiras bolsonaristas foi justamente o movimento antivacina.

Procedimento padrão para novos detentos, os bolsonaristas receberam um uniforme prisional, um colchão e um kit com sabonete, creme dental e escova de dente. No caso das mulheres encaminhadas para Colmeia foi disponibilizado também absorventes.

Leia também:


*Com informações Metrópoles – Foto: Marcelo Camargo/Ag. Brasil

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Americanas descobre rombo de R$ 20 bi

0 0
Read Time:1 Minute, 8 Second

A Americanas disse hoje que descobriu “inconsistências contábeis” em seu balanço cuja materialidade pode chegar a R$ 20 bilhões.

A descoberta, numa investigação ainda em caráter preliminar, levou o CEO Sergio Rial e o CFO André Covre a renunciarem ao cargo. Os dois haviam sido empossados há apenas 9 dias. 

A descoberta está centrada particularmente na dívida da Americanas cm seus fornecedores, que pode ter sido subestimada ao longo dos últimos anos. O foco está em um tipo de operação em que um banco paga o fornecedor da companhia, que passa a dever diretamente ao banco.

A estimativa é que o efeito caixa das inconsistências seja imaterial, segundo a companhia.

O valor patrimonial da Americanas está em R$ 14 bilhões, mas os R$ 20 bilhões apontados preliminarmente não serão necessariamente abatidos do patrimônio. Esse valor pode incluir cifras que ainda podem ser ativadas, mas só a investigação determinará o valor real do problema.

Num comunicado enviado a funcionários, a Americanas disse que tem R$ 8 bilhões em caixa e que seguirá pagando os fornecedores no prazo estipulado.

Leia também:


*Com informações Brazil Journal – Foto: Arquivo/Divulgação/Americanas

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Após 20 anos, Suzane Von Richthofen é solta pela Justiça

0 0
Read Time:54 Second

Na tarde desta quarta-feira (11), Suzane Von Richthofen, presa desde 2002 por matar os pais, foi solta após a Justiça conceder progressão para o regime aberto. Ela cumpria pena há 20 anos e atualmente estava em um presídio em Tremembé, no interior de São Paulo.

De acordo com a Secretaria de Administração Penitenciária (SAP), Suzane deixou a Penitenciária Feminina I Santa Maria Eufrásia Pelletier por volta 17h35 desta quarta-feira.

Em 2002, ela foi condenada a 39 anos e seis meses de prisão por ter envolvimento na morte dos pais, o casal Manfred e Marísia Richthofen.

Desde outubro de 2015 que Richthofen conquistou o regime semiaberto e passou a ter permissão para deixar a cadeia nas saídas temporárias. Em março de 2016, ela conseguiu sair do presídio pela primeira vez na saída temporária de Páscoa.

Leia também:


*Com informações G1/Globo – Foto: Marcelo Goncalves/Sigmapress/Estadão

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

CUFA Barueri realiza a distribuição de 800 vale-gás no Jardim Mutinga e região

3 0
Read Time:53 Second

A Central Única das Favelas (CUFA), sede Barueri, realizou a distribuição de 800 vale-gás para famílias carentes do Jardim Mutinga e região.

A ação da CUFA é realizada em todo o Brasil, sendo no Primeiro Ciclo distribuídos 37.741 vale-gás. O vale pode ser trocado por 1 botijão de gás de 13kg.

Em Barueri, segundo Bozó Silva, presidente da CUFA na cidade, foram distribuídos 800 vale-gás no bairro do Jardim Mutinga e região.

Bozó Silva, presidente da CUFA Barueri realiza a distribuição do vale-gás – Foto: Arquivo Pessoal

“Conseguimos distribuir para 800 famílias carentes de Barueri o vale-gás. Tenho certeza que a ação da CUFA contribuiu para que as famílias da região pudessem preparar seus alimentos, pois, sabemos que o preço do botijão de gás tá muito caro e pesando no bolso dos baruerienses”, declarou Bozó Silva.

Leia também:


Por Edson Mesquita Jr/ZH Digital

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Após reunião, Lula publica foto com Tarcísio e mensagem com nome da coligação de Bolsonaro

2 0
Read Time:1 Minute, 6 Second

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu nesta quarta-feira (11) com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos).

Após o encontro, o petista publicou uma foto com Tarcísio e uma mensagem com frase que foi o nome da coligação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) na campanha eleitoral de 2022: “Pelo bem do Brasil”.

“Conversei hoje com o governador de São Paulo, Tarcísio Gomes de Freitas. Na campanha, falei que respeitaria e trabalharia com todos os governadores, pelo bem do Brasil. É o que estamos fazendo”, afirmou.

Antes de ser governador de São Paulo, Tarcísio foi ministro da Infraestrutura do governo Bolsonaro.

Também participaram da reunião os ministros Alexandre Padilha (Relações Institucionais) e Rui Costa (Casa Civil), além do secretário de Governo e Relações Institucionais de São Paulo, Gilberto Kassab.

Kassab é presidente do PSD, partido que indicou três ministros no governo Lula: Alexandre Silveira (Minas e Energia), Carlos Fávaro (Agricultura) e André de Paula (Pesca).

Leia também:


Fonte: G1/Globo – Foto: Ricardo Stuckert/Direitos Reservados

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Ciclofaixa de Lazer volta no próximo domingo (15)

1 0
Read Time:50 Second

A Prefeitura de São Paulo informou que no próximo domingo, dia 15, será ativada a Ciclofaixa de Lazer na cidade. Esta será a primeira ativação de 2023, já que a Ciclofaixa de Lazer foi suspensa no dia 1º, em razão da festa de Réveillon, e no último domingo, dia 8, em razão da 2ª fase da Fuvest.

As ciclofaixas de lazer foram ativadas pela primeira vez em 2009 e, atualmente, a CET realiza a ativação dos 114 km do percurso, aos domingos e feriados, das 7h às 16h. 

Agentes da CET estarão nos principais cruzamentos e percorrerão os trechos para verificar as condições e segurança da estrutura. Vale lembrar que as Ciclofaixas de Lazer são segregadas do tráfego por elementos de canalização temporários como cones, cavaletes e super cones.

Leia também:


Fonte: SECOM-Pref. de São Paulo

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Em um dia, governo recebe 50 mil denúncias sobre atos antidemocráticos

0 0
Read Time:2 Minute, 6 Second

O canal de denúncias criado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) sobre informações referentes aos atos terroristas do dia 8 de janeiro recebeu mais de 50 mil mensagens com links de páginas de redes sociais, vídeos e outras informações.

Ao anunciar o e-mail [email protected], na segunda-feira (9), o ministro da Justiça Flávio Dino disse que a ferramenta serve para que a sociedade colabore com a identificação dos envolvidos.

“Esse e-mail visa a que a sociedade colabore. Há uma equipe fazendo a triagem para que a responsabilidade penal vá além daqueles que estiveram presencialmente aqui na Esplanada, ou seja, nós queremos chegar até aos financiadores, aos organizadores”, disse.

Segundo o ministério, os dados dos denunciantes e as informações repassadas serão mantidas sob sigilo. Também não haverá a divulgação do quantitativo de mensagens enviadas por estado. As denúncias são analisadas pela Secretaria Nacional de Acesso à Justiça.

As informações recebidas serão repassadas às autoridades competentes, como a Polícia Federal, responsável por iniciar a investigação, e, segundo o ministério, os participantes responderão criminalmente.

Geolocalização

Além do ministério, a Advocacia-Geral da União (AGU) também trabalha para identificar os participantes dos atos. Ontem (10), a AGU pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) que garanta o armazenamento de dados de geolocalização das pessoas que estiveram nas imediações da Praça dos Três Poderes, em Brasília.

Os dados devem ser armazenados por 90 dias pelas operadoras de telefonia celular, com informações extraídas dos sistemas de geolocalização dos celulares e também das triangulações de rádio das antenas próximas.

No caso das redes sociais e aplicativos de mensagem, devem ser preservados os endereços de IP que identificam os acessos às plataformas, com local e hora. São mencionadas na petição Facebook, Instagram, Telegram, Whatsapp, Youtube, Google e Tik Tok, entre outras.

Segundo o pedido, devem ser coletados e guardados separadamente os dados referentes ao período entre as 13h e as 21h, especificou a AGU. As informações não devem ser encaminhadas ao órgão, mas somente armazenadas para eventual acesso por ordem judicial.

Leia também:


Por Luciano Nascimento – Repórter da Agência Brasil – Foto: Marcelo Camargo/Ag. Brasil

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Ministro: PF já lavrou 1.261 autos de prisão e apreensão de golpistas

0 0
Read Time:1 Minute, 7 Second

O ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência, Paulo Pimenta, afirmou nesta quarta-feira (11) pelo Twitter que a Polícia Federal (PF) já lavrou 1.261 autos de prisão e apreensão em decorrência dos atos golpistas que ocorreram no último domingo (8). Até o início da noite de ontem (10), eram 727 presos segundo a PF. 

“O momento que estamos atravessando faz com que qualquer gesto que contrarie a democracia seja punido com o rigor da lei”, destacou Pimenta.  

A PF informou que, na segunda-feira (9), mais de 1,5 mil pessoas envolvidas nos atos antidemocráticos foram conduzidas para a Academia Nacional de Polícia, em Brasília, após a determinação do Supremo Tribunal Federal (STF).

Na decisão, o magistrado mencionou sete crimes que podem ter sido cometidos pelos militantes bolsonaristas, incluindo crimes contra o Estado Democrático de Direito e a soberania nacional.

Por questões humanitárias, 599 detidos foram liberados. O grupo incluía idosos, pessoas com problemas de saúde, em situação de rua, pais e mães acompanhados de crianças.

Leia também:


Por Agência Brasil – Foto: Valter Campanato/Ag. Brasil

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

SP: Centro de Apoio ao Trabalho oferece 700 vagas de emprego

0 0
Read Time:1 Minute, 12 Second

O Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo (Cate) da prefeitura de São Paulo está com processos de seleção abertos para 700 vagas de emprego em empresas parceiras na capital paulista e região metropolitana.

São postos em diversas áreas para perfis variados, que abrangem pessoas que estão ingressando no mercado de trabalho ou profissionais especializados. As inscrições podem ser feitas até hoje (11), às 18h. Para se candidatar, o trabalhador deve se dirigir a uma das 26 unidades do Cate ou acessar o portal online

“Nesta semana há grande volume de vagas e nossas equipes estão organizadas para aproveitar esse fluxo de início de ano e ajudar os trabalhadores. É um período em que muitas empresas começam a contratar e até quem já estava parado há bastante tempo tem boas chances de conseguir emprego”, destacou a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso.

Estão sendo oferecidas vagas nas áreas administrativas, técnicas, de saúde, alimentação, construção e de manutenção. O maior volume ocorre em cargos dos setores de varejo e serviços.

Para se inscrever é necessário ter em mãos a Carteira de Identidade, o CPF e a Carteira de Trabalho.

Leia também:


Por Bruno Bocchini – Repórter da Agência Brasil – Foto: Edson Mesquita Jr/ZH Digital

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %
error: