Pós-pandemia: 45% das mulheres mostram algum tipo de transtorno mental

0 0
Read Time:4 Minute, 1 Second

O relatório Esgotadas: empobrecimento, a sobrecarga de cuidado e o sofrimento psíquico das mulheres, desenvolvido pela Organização não governamental – ONG Think Olga, indica que 45% das mulheres brasileiras têm um diagnóstico de ansiedade, depressão, ou outros tipos de transtornos mental no contexto pós pandemia de covid-19. A ansiedade, transtorno mais comum no Brasil, faz parte do dia a dia de 6 em cada 10 mulheres brasileiras. A pesquisa foi realizada com 1.078 mulheres, entre 18 e 65 anos, em todos os estados do país, entre 12 e 26 de maio de 2023. A margem de erro é de 3 pontos percentuais e o intervalo de confiança é de 95%.

“O relatório não surpreende porque são dados que já sabíamos que aconteciam, ou seja, as mulheres estão cansadas e sobrecarregadas. Quase metade da população feminina tem algum transtorno mental e com muito pouco acesso a cuidados específicos. A maioria diz que, como ferramentas para conseguir lidar com essa questão, tem a atividade física ou a religião. Tem uma insatisfação com diversas áreas da vida. A questão financeira é a que mais preocupa e a dupla ou tripla jornada é o segundo maior fator de pressão sobre a psique feminina”, disse Maíra Liguori, diretora da Think Olga.

Com a proposta de entender as estruturas que impõem o sofrimento das brasileiras na atualidade, o relatório reúne dados que demonstram desde a sobrecarga de trabalho e insegurança financeira até o esgotamento mental e físico causado pela economia do cuidado, que enquadra todas as atividades relacionadas aos cuidados com a casa e com produção e manutenção da vida.

A situação financeira e a capacidade de conciliar os diferentes aspectos da vida têm as menores notas de satisfação entre as entrevistadas. Em uma classificação de 1 a 10, a vida financeira recebeu a classificação 1.4, já para a capacidade de conciliação das diferentes áreas da vida, a nota ficou em 2.2. A situação financeira apertada atinge 48% das entrevistadas e a insatisfação com a remuneração baixa alcança 32% delas. Cinquenta e nove por cento das mulheres das classes D e E estão insatisfeitas com sua situação financeira. Essa insatisfação atinge 54% das pretas e pardas.

As mulheres são as únicas ou principais provedoras em 38% dos lares. Essas mulheres são, em sua maior parte, negras, da classe D e E e com mais de 55 anos de idade. Somente 11% das entrevistadas dizem não contribuir financeiramente para a manutenção de suas famílias.

Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio realizada em 2022, as mulheres gastam 21,4 horas da semana em tarefas domésticas e do cuidado, os homens usam 11 horas. Já o relatório Esgotadas mostrou que a sobrecarga de trabalho doméstico e a jornada excessiva de trabalho foram a segunda causa de descontentamento mais apontada, atrás apenas de preocupações financeiras. O trabalho de cuidado sobrecarrega principalmente as mulheres de 36 a 55 anos (57% cuidam de alguém) e pretas e pardas (50% cuidam de alguém).

Oitenta e seis por cento das mulheres consideram ter muita carga de responsabilidades. A insatisfação entre mães solo e cuidadoras é muito superior em relação àquelas que não têm esse tipo de responsabilidade. As cuidadoras e mãe solo também são as mais sobrecarregadas com as tarefas domésticas e de cuidado, com 51% das mães e 49% das cuidadoras apontando a situação financeira restrita como o maior impacto na saúde mental. Isso quer dizer que a sobrecarga de cuidado também é um fator de empobrecimento das mulheres ou “feminização da pobreza”, segundo o relatório.

Entre as entrevistadas mais jovens, 26% declararam que os padrões de beleza impostos impactam negativamente na saúde mental. Já o medo de sofrer violência é citado por 16% das entrevistadas.

Para 91% das entrevistadas, a saúde emocional deve ser levada muito a sério e 76% estão buscando prestar atenção à saúde mental, principalmente após a pandemia de covid-19. Só 11% afirmam que não cuidam da sua saúde emocional de nenhuma forma.

“É necessário que comecemos a entender o impacto do trabalho de cuidado e suas consequências, além de partirmos de discussões que desestigmatizem tabus sobre a saúde mental. É essencial incentivar ações do setor privado, da sociedade civil e, principalmente, do setor público para um futuro viável para as mulheres”, afirmou, em nota, Nana Lima, co-diretora da Think Olga.

Leia também: 3º Festiva – Festival de Teatro de Itapevi vai pagar R$ 6 mil em prêmios


Fonte: Agência Brasil

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Guarda Civil Municipal de Itapevi intercepta veículo com placa adulterada e prende suspeito em ocorrência com troca de tiros

1 0
Read Time:1 Minute, 18 Second

A Guarda Civil Municipal de Itapevi interceptou um veículo com placa adulterada e prendeu suspeito em ocorrência com troca de tiros, na Chácara Vitápolis, na tarde desta terça-feira (29).  Durante abordagem, condutor iniciou fuga, mas foi detido pelos agentes de segurança, que efetuaram a prisão de um dos envolvidos; uma arma modelo 38 com numeração raspada foi apreendida com o suspeito.

De acordo com os agentes que atuaram na ocorrência, eles faziam patrulhamento de rotina nas proximidades quando foram informados pela população sobre um veículo suspeito. Ao consultarem no sistema, os Guardas estranharam o fato da placa do veículo, um Volkswagen Voyage branco ano 2017, apresentar identificação de um modelo Ford Fiesta prata 1.6, ano 2012.

Diante dos dados divergentes, os agentes decidiram realizar a abordagem. Foi quando o condutor fugiu, iniciando uma perseguição dos Guardas Municipais, que foram alvejados com disparos de arma de fogo vindo de dois suspeitos que estavam dentro do veículo. Os GCM conseguiram interceptar o carro e deteve um dos envolvidos na Rua Paulo José Fernandes, ainda na Chácara Vitápolis.

A ocorrência está sendo apresentada na delegacia de polícia da cidade ao delegado de plantão. A área onde o carro foi interceptado foi isolada para perícia técnica da Polícia Civil.

Leia também: Hospital Regional, McDia Feliz e melhorias na Aldeia Barueri foram os temas mencionados na tribuna da Câmara Municipal


Fonte: SECOM-Itapevi

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Cotia: Dia 31/08 tem vacinação antirrábica de cães e gatos

0 0
Read Time:1 Minute, 8 Second

Está marcada para quinta-feira (31 de agosto de 2023) mais uma edição da vacinação antirrábica de rotina para cães e gatos. A vacinação acontecerá das 15h às 20h, na sala de vacinas do Setor de Zoonoses, da Secretaria de Saúde de Cotia, no Parque Bahia, e o atendimento será por ordem de chegada até terminarem as doses disponibilizadas.

A ação tem como objetivo vacinar os animais de pessoas que não têm como comparecer na sala de vacina nos dias e horários normais de funcionamento. A vacinação antirrábica deve ser aplicada todo ano nos cães e gatos. Para ser vacinado é preciso que o animal tenha a partir de quatro meses, esteja em boas condições de saúde e, no caso das fêmeas, não podem estar prenhes ou amamentando.

Quem não puder levar o seu cachorro ou gato na ação especial de vacinação do dia 31/08, pode fazer o agendamento pelo telefone 4616-6493.

Serviço

Ação de Vacinação Antirrábica para Cães e Gatos

  • Dia 31 de agosto (quinta-feira) –  15h às 20h
  • Local: Avenida Professor Manoel José Pedroso, 1565 – Parque Bahia

Leia também: Verdão recebe Deportivo Pereira para avançar à semi da Libertadores


Fonte: SECOM-Cotia

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Cinebiografia de Claudinho e Buchecha terá estreia mundial durante festival em Miami

0 0
Read Time:1 Minute, 39 Second

O filme ‘Nosso Sonho‘, cinebiografia da dupla Claudinho e Buchecha, tem sua estreia mundial marcada para o dia 16 de setembro, no Inffinito Brazilian Film Festival, em Miami. A sessão acontece no Silverspot Cinema Downtown Miami e marca o dia de encerramento do festival na cidade. A estreia no Brasil está agendada para 21 de setembro.

O longa, que tem direção de Eduardo Albergaria e é produzido pela Urca Filmes, conta a história de uma das maiores duplas de funk do país, resgatando a história por trás da fama, as dificuldades enfrentadas no caminho para o sucesso além dos desafios e dramas pessoais. Os protagonistas Lucas Penteado e Juan Paiva dão vida a Claudinho e Buchecha respectivamente.

No elenco se destacam Tatiana Tiburcio e Nando Cunha, que interpretam Dona Etelma e Souza, os pais do Buchecha; Lellê Clara Moneke são Rosana e Vanessa, as namoradas dos músicos. Vinicius Boca de 09 e Gustavo Coelho interpretam Claudinho e Buchecha na infância, respectivamente. ‘Nosso Sonho’ conta ainda com as participações especiais de Antonio Pitanga, Isabela GarciaNegão da BLFP do Trem Bala e Gabriel do Borel.

A produção musical do longa é do cantor Buchecha e da agência Atabaque, que também está desenvolvendo com a produtora Urca Filmes a trilha sonora com uma série de lançamentos reunindo diferentes gerações de funkeiros.

‘Nosso Sonho’ é uma produção Urca Filmes, em coprodução com a Riofilme, Telecine e Warner Bros Distributing e apoio da Globo Filmes. Com investimentos do Fundo Setorial do Audiovisual e BBDTVM. A distribuição nos cinemas será realizada pela Manequim Filmes.

Leia também: Alesp aprova Projeto que obriga bares e restaurantes a oferecerem água filtrada gratuita a clientes


Fonte: TV Cultura

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Faustão é extubado e respira sem auxílio de aparelhos

0 0
Read Time:44 Second

Após passar por um transplante do coração, o apresentador Fausto Silva, conhecido como Faustão, foi extubado na manhã desta terça-feira (29) e está respirando sem auxílio de aparelhos. A informação é do boletim médico divulgado pelo Hospital Albert Einstein, onde o apresentador está internado.

Segundo o hospital, Faustão está consciente, conversa normalmente e apresenta boa função do coração. Apesar disso, ele segue internado na unidade de terapia intensiva (UTI).

No último domingo (27), Faustão recebeu um novo coração. Ele havia sido incluído na fila de transplantes do Sistema Único de Saúde após agravamento do quadro de insuficiência cardíaca, que é acompanhado desde 2020.

Leia também: Pós-pandemia: 45% das mulheres mostram algum tipo de transtorno mental


Fonte: Agência Brasil – Foto: Instagram/Fausto Silva

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Hospital Regional, McDia Feliz e melhorias na Aldeia Barueri foram os temas mencionados na tribuna da Câmara Municipal

1 0
Read Time:2 Minute, 3 Second

Nesta terça-feira (29), poucos vereadores foram até a tribuna para aproveitar o tempo de explicações pessoais, na 26ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Barueri.

Os vereadores Reinaldo Campos (PTB), Allan Miranda (PSDB), Rafael Carvalho (União), José de Melo (Republicanos) e Leandrinho Dantas (PRTB) foram os parlamentares que utilizaram a tribuna ao final da Sessão Ordinária para dar as suas explicações pessoais.

Os vereadores Reinaldo Campos e José de Melo parabenizaram o prefeito Rubens Furlan, o vice-prefeito Beto Piteri e a Deputada Estadual Bruna Furlan pela conquista do Hospital Regional, que segundo os parlamentares, será um importante equipamento, de alta complexidade, que irá contribuir com a área da saúde de Barueri e de toda a região.

O vereador Reinaldo Campos, destacou também a Campanha do GRAACC, no McDia Feliz, que ocorreu no último sábado (26), o parlamentar mencionou o trabalho da primeira-dama Sônia Furlan e lembrou que todo o valor arrecadado com a ação solidária, é destinada ao Hospital do Câncer gerido pelo GRAACC.

O vereador Allan Miranda, também parabenizou a primeira-dama Sônia Furlan pela Campanha do GRAACC no McDia Feliz. O parlamentar voltou a discursar sobre a importância de professores especiais no acompanhamento da primeira-infância, para que a cada dia possa melhorar a inclusão das crianças no âmbito escolar.

O vereador Leandrinho Dantas, foi até a tribuna e solicitou que sejam realizadas melhorias no bairro Aldeia Barueri, pediu ao Poder Executivo que realize manutenção, com poda da vegetal e limpeza e canalização do córrego que fica atrás da rua Antonio Pazinato.

O último vereador a se pronunciar na tribuna, foi o parlamentar Rafael Carvalho, que parabenizou o trabalho de todas as secretarias para arrecadar um valor significativo com as vendas de tickets na Campanha do GRAACC e também destacou a importância do Dia de Combate Nacional ao Fumo, disse que o Câncer de Pulmão é a terceira doença de maior incidência nas pessoas que são usuárias de cigarro, uma droga que ainda causa dependência. Para finalizar, o vereador falou sobre a indicação de produção de próteses 3D, que possam auxiliar na mobilidade de pets que possuem dificuldade de locomoção.

Leia também: MDB, Republicanos e PSDB são os partidos com maior número de filiados em Barueri; Veja lista


Foto: Marco Miatelo/Câmara de Barueri

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Lula anuncia que quer criar o Ministério da Pequena e Média Empresa

0 0
Read Time:1 Minute, 4 Second

Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou na manhã desta terça-feira (29) que criará o Ministério da Pequena e Média Empresa. O anúncio foi feito durante a transmissão semanal da Empresa Brasileira de Comunicação (EBC) por meio de sua conta nas redes sociais.

Segundo o presidente da República, o objetivo com a possível 38ª pasta do Governo Federal é de “cuidar dessa gente que precisa de crédito e de oportunidade“.

“O cara que quer empreender é um trabalhador. Ele tem que ser levado em conta, ele quer cuidar da sua família, isso é muito bom para o país”, disse o chefe do Executivo.

“Eu quero valorizar muito os empreendedores individuais, quero valorizar muito as cooperativas e quero valorizar muito a pequena e média empresa porque ela gera 60% ou 70% do emprego deste país. Quanto melhor estiver a pequena empresa, melhora está a grande empresa, melhor está o salário, melhor está a vida do povo”, completou Lula.

Leia também: Alesp aprova Projeto que obriga bares e restaurantes a oferecerem água filtrada gratuita a clientes


Fonte: TV Cultura – Foto: Ricardo Stuckert/PR

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Operação internacional contra exploração sexual infantil prende 14 em São Paulo

0 0
Read Time:1 Minute, 22 Second

A Polícia Civil prendeu em flagrante nesta segunda-feira (28) 14 pessoas durante a Operação Aliados pela Infância, que combate internacionalmente crimes de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes na internet. Com elas, foram encontrados computadores e celulares com conteúdo pornográfico infanto-juvenil. Em São Paulo, foram cerca de 50 alvos, em mais de 20 municípios, incluindo a capital paulista.

A ação também foi realizada simultaneamente na Argentina, Chile, Equador, Paraguai, Panamá, Porto Rico e Estados Unidos, totalizando 151 alvos. Nestes países, até agora, outras 23 pessoas foram presas em flagrante, também com material pornográfico envolvendo menores.

Em São Paulo, os policiais analisaram cerca de 30 mil conexões, com mais de 650 mil arquivos, para chegar até os suspeitos. Foram mais de 651 agentes mobilizados para cumprir os mandados de busca e apreensão, sendo 165 só do Brasil, que contou com 71 viaturas.

Além das prisões em flagrante, os policiais civis de São Paulo também apreenderam celulares, pen-drives, computadores e outros aparelhos que serão submetidos à análise pericial para recuperar dados apagados. Caso seja constatado material impróprio, o suspeito será indiciado.

Os trabalhos policiais foram realizados por meio da 4ª Delegacia de Repressão à Pedofilia do Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP), em conjunto com os Departamentos de Polícia Judiciária da Grande São Paulo e do Interior (Deinter).

Leia também: Alesp aprova Projeto que obriga bares e restaurantes a oferecerem água filtrada gratuita a clientes


Fonte: Governo de SP – Foto: Polícia Civil

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

MP-SP reúne-se com representantes da 123Milhas e cobra esclarecimentos

0 0
Read Time:4 Minute, 2 Second

Após anunciar a instauração de um inquérito para investigar a 123 Milhas, o Ministério Público de São Paulo se reuniu nesta segunda-feira (28) com representantes jurídicos da empresa para obter informações sobre a suspensão das emissões de passagens e pacotes da linha Promo (com datas flexíveis) com previsão de embarque de setembro a dezembro de 2023. A empresa anunciou a suspensão dessa linha no dia 18 de agosto.

Em entrevista coletiva no início da noite de ontem, o promotor Cesar Ricardo Martins disse que a empresa informou que interrompeu a venda de novas passagens e pacotes promocionais.

“Se temos um tipo de contrato que não está sendo cumprido por alguma razão, então ele não pode ser reproduzido. Na medida em que eles me comunicaram que não estão mais fazendo esse tipo de contratação, não vou ter ampliação do número de consumidores que possam potencialmente ser lesados”.

A reunião de hoje, segundo o promotor, foi apenas preliminar. Durante o encontro, foi informado de que os sócios da empresa deverão se reunir na próxima sexta-feira (1ª) com membros da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), do Ministério da Justiça. No dia 21 de agosto, a Senacon deu um prazo para que a 123 Milhas apresente esclarecimentos sobre a suspensão e dê explicações sobre como os consumidores lesados estão sendo ressarcidos, o procedimento de estorno/reembolso e canais de atendimento disponíveis, além de documentação que comprove todas as informações solicitadas.

De acordo com Martins, ainda não foi possível avaliar quantos pacotes foram comercializados ou número de consumidores prejudicados com a suspensão. Dados preliminares, obtidos junto ao Procon em São Paulo, mostram que das 6.820 reclamações feitas contra a empresa, pelo menos 973 podem se referir à linha Promo. Já o site Reclame Aqui registrou 14.249 reclamações contra a empresa, mas não determinou quantas delas se referem especificamente à linha Promo.

Demissões

Diversos veículos de comunicação publicaram reportagens apontando que houve demissão em massa na 123 Milhas. Conforme o promotor, os representantes da empresa não mencionaram o assunto, nem se há garantia financeira para o cumprimento dos contratos já celebrados com clientes.

De acordo com o promotor, a empresa informou que linha Promo equivale a 15% dos pacotes comercializados e que, o restante das operações continua funcionando. “A empresa afirmou que ele [o Promo] representa 15% das operações que ela possui e que, basicamente, o que teria havido seria um descompasso. Esse produto implica na aquisição antecipada em um intervalo de três meses de passagem aérea e uma variação de até três dias com referência à data efetiva da utilização. A empresa afirma que, neste período, houve um aumento muito significativo no valor das passagens aéreas e que, por conta disso, houve uma discrepância muito grande entre o quanto foi arrecadado e o preço atual da passagem”, relatou.

Martins disse que a empresa terá até o dia 15 de setembro para fornecer as respostas e informações de como pretende ressarcir os clientes que haviam adquirido a linha Promo. “O objetivo final do inquérito é fazer um termo de ajustamento de conduta (TAC) para tentar equacionar essa situação”.

Consumidor

Segundo o promotor, o consumidor que comprou  a linha promocional precisa procurar a empresa para buscar um acordo e também registrar uma reclamação nos canais adequados, seja na plataforma consumidor.gov.br, no site Reclame Aqui ou nos Procons. “Não há necessidade de ajuizamento individual”, explicou.

Procurada pela Agência Brasil, a 123 Milhas ainda não se pronunciou sobre a reunião com o Ministério Público. 

Em nota publicada em seu site, a empresa diz que “sempre buscou agir com transparência e respeito com os seus clientes”.

“Devido à persistência de circunstâncias de mercado adversas, alheias à nossa vontade, a linha Promo foi suspensa temporariamente e não emitiremos as passagens com embarque previsto de setembro a dezembro de 2023. Estamos devolvendo integralmente os valores pagos pelos clientes, em vouchers acrescidos de correção monetária de 150% do CDI, acima da inflação e dos juros de mercado, para compra de quaisquer passagens, hotéis e pacotes na 123milhas. Nós entendemos que essa mudança é inesperada e lamentamos o inconveniente que isso possa causar”.

Leia também: Farmácias públicas vão divulgar estoques de medicamentos na internet


Fonte: Agência Brasil

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Anvisa analisa pedido de registro para vacina contra a bronquiolite

0 0
Read Time:1 Minute, 40 Second

A empresa Pfizer protocolou nesta segunda-feira (28) na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) um pedido de registro de vacina contra o vírus sincicial respiratório (VSR), causador de infecções no trato respiratório, especialmente a bronquiolite.

A vacina, comercialmente denominada Abrysvo, tem sugestão de indicação de uso em crianças, gestantes e adultos acima de 60 anos. Já está em análise pela agência um pedido de registro de vacina contra o VSR da empresa GlaxoSmith Kline, denominada Arexvy. 

A Anvisa irá avaliar a relação benefício/risco do produto, por meio de estudos clínicos e outros dados que comprovem a qualidade, segurança e eficácia da vacina. Se o registro for aprovado, a vacina poderá ser comercializada, distribuída e utilizada pela população, conforme a indicação estabelecida na bula.

A análise de vacinas pela Anvisa é feita de forma conjunta, por três áreas distintas: a área de Produtos biológicos, que avalia os aspectos de qualidade, segurança e eficácia; a área de Farmacovigilância, responsável pelo monitoramento e planos de acompanhamento da vacina após sua entrada em uso no país e a área de Inspeção e Fiscalização, responsável pela avaliação das Boas Práticas de Fabricação.

Bronquiolite 

A bronquiolite é uma inflamação da porção terminal dos brônquios que atinge com maior preocupação crianças pequenas e bebês. Atualmente, não há medicamento com indicação preventiva disponível no país.

De acordo com o Ministério da Saúde, entre janeiro e abril de 2022, foram notificados cerca de 3,6 mil casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), causados pelo vírus sincicial. A maior parte dos casos ocorreu em crianças menores de 4 anos.

Leia também: Furto e Roubo de veículos caem 14,75% em Barueri no mês de julho


Fonte: Agência Brasil

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %
error: