Alesp aprova Projeto que obriga bares e restaurantes a oferecerem água filtrada gratuita a clientes

1 0
Read Time:3 Minute, 2 Second

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo tem uma ampla tradição quando o assunto é a defesa do consumidor, e a atual Legislatura segue pelo mesmo caminho. Em agosto, quatro projetos de lei ligados ao tema foram aprovados. Um deles, o PL 433/2023, de autoria do deputado Átila Jacomussi (Solidariedade), obriga bares, restaurantes, lanchonetes, padarias e estabelecimentos similares a servirem água potável filtrada à vontade, e gratuitamente, aos clientes.

“De fato, a oferta de água é comum nos estabelecimentos. O incomum é a oferta de água potável filtrada. A filtragem é importante para reter possíveis partículas, como areia, barro, ferrugem, poeira e outros sedimentos, retirar o excesso de cloro e efetuar o controle biológico. Isso contribui para a prevenção de doenças”, afirma Jacomussi, em seu texto de justificativa da proposta.

Lista incômoda

Já a proposta do deputado Jorge Wilson Xerife do Consumidor (Republicanos) – o Projeto de Lei 373/2019 -, também aprovada, veda o cadastro de consumidores que venham a propor ações judiciais em face de fornecedores de produtos e serviços. “Recentemente, foi divulgada reportagem tratando das listas elaboradas por bancos e financeiras, por meio das quais é criado um cadastro de consumidores que litigam contra determinados fornecedores de serviços. Caso o consumidor tenha demanda judicial, o banco nega, por exemplo, o acesso a empréstimos, simplesmente pelo fato de existir ação judicial movida pelo cliente”, aponta o deputado. “Assim, essas listas servem de instrumento de retaliação ao consumidor, simplesmente pelo fato de exercer um direito que lhe é garantido constitucionalmente”, alerta Jorge Wilson.

Transparência

O Projeto de Lei 548/2023, de autoria da deputada Carla Morando (PSDB), é um avanço para garantir mais segurança e transparência aos consumidores em suas residências. A proposta torna obrigatório o envio prévio, pelas empresas prestadoras de serviços públicos essenciais, dos dados de identificação do técnico responsável pelo atendimento na moradia do usuário. Um detalhe que pode fazer toda a diferença na hora dos atendimentos.

“Ocorre que, aqui no Estado, muitas empresas prestadoras de serviços públicos essenciais se utilizam de terceirizados para a realização do atendimento residencial. Os usuários nem sempre têm a informação prévia a respeito dos dados de identificação do técnico que irá atendê-los. Toda essa situação gera insegurança e incertezas”, explica o texto apresentado pela deputada em sua justificativa.

Identificação

O Projeto de Lei 555/2023, do deputado Lucas Bove (PL), propõe a aplicação do Endereçamento Rural Digital (ERD) como uma referência oficial nos municípios paulistas. “Temos recebido demandas sobre a necessidade de melhorias na identificação de estradas e na localização de propriedades rurais para que os serviços públicos e privados cheguem com mais eficiência”, afirma o texto de justificativa do parlamentar.

Bove lembra que a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado mantém o Programa Rotas Rurais, que utiliza as tecnologias de informação e geolocalização para promover a integração no campo. Ainda de acordo com o parlamentar, a iniciativa já identificou 288,5 mil propriedades rurais e mapeou 57,2 mil quilômetros de vias nessas regiões do Estado. “Esse projeto utiliza o ERD, que localiza com precisão a entrada de cada propriedade ou estabelecimento rural. As informações podem ser utilizadas em serviços como o Google Earth, Google Maps, Waze, entre outros”, lembra o parlamentar.

Leia também: Furto e Roubo de veículos caem 14,75% em Barueri no mês de julho


Fonte: ALESP

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Obras do novo quartel da Guarda Civil Municipal de Santana de Parnaíba seguem a todo vapor 

1 0
Read Time:52 Second

Para melhorar ainda mais a segurança na cidade e as condições de trabalho dos guardas municipais, a Prefeitura de Santana de Parnaíba segue com as obras do novo e moderno quartel da Guarda Civil Municipal (GCM), na Estrada dos Romeiros, próximo ao portão 1 da Barragem Edgar de Souza.

 O novo quartel, que está sendo construído em uma localização estratégica, terá cerca de 4 mil m², e contará com diversos ambientes. Entre eles, academia, refeitório, área para limpeza de viaturas, sala de defesa pessoal, setor administrativo, estande de tiro, estacionamento para mais de 165 veículos e quadra poliesportiva. 

Nos últimos 10 anos, a cidade de Santana de Parnaíba deu um salto evolutivo e, acompanhando essa tendência, a administração municipal intensificou os investimentos nas mais variadas áreas, chegando a entregar mais de 200 obras e intervenções de infraestrutura.

Leia também: Mulheres são 52% dos filiados a partidos políticos em Barueri


Fonte: SECOM – Santana de Parnaíba

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Copa do Brasil: São Paulo decide final em casa; ida será no Maracanã

0 0
Read Time:1 Minute, 12 Second

Confederação Brasileira de Futebol (CBF) realizou nesta segunda-feira (28) o sorteio dos mandos de campo das finais da Copa do Brasil, entre Flamengo São Paulo. A partida de ida será disputada no dia 17 de setembro no Maracanã, enquanto o jogo da volta será dia 24 no Morumbi

O sorteio contou com a presença dos treinadores Jorge Sampaoli (Flamengo) e Dorival Júnior (São Paulo), além de Filipe LuisEverton RibeiroCalleri Rafinha.

O campeão leva R$ 70 milhões como prêmio. Já o vice fica com R$ 30 milhões.

“É o título que falta para o clube. Desafio grande. A caminhada foi terrível até aqui, então estamos preparados para tudo”, disse o lateral-direito Rafinha, do São Paulo.

“Escolher se decide fora ou em casa é circunstancial. Sabemos que teremos dois jogos, teremos que tentar ganhar os dois para sermos campeões. A dificuldade não vai ser onde jogar, a dificuldade vai ser o São Paulo”, afirmou Sampaoli, técnico do Flamengo.

Leia também: Ciclista que assediou mulher em rua é preso na casa da mãe e confessa o crime


Fonte: TV Cultura – Foto: Reprodução/Facebook Confederação Brasileira de Futebol

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

CDHU convoca mutuários de Barueri para plantão de atendimento no sábado, dia 2 

1 0
Read Time:1 Minute, 17 Second

Com apoio da Prefeitura de Barueri, por meio da Secretaria de Habitação (Sehab), a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) convoca mutuários dos conjuntos de Barueri, com contas ativas, para o plantão de atendimento que acontecerá no sábado, 2 de setembro, das 10h às 15h. O encontro será realizado no auditório do Complexo Esportivo “Amaro Lopes Billafon”, na avenida Alzira, 20, no Jardim Silveira.  

Serão oferecidos serviços de regularização financeira e contratual, revisão de prestação, contrato de quitação, transferência, conversão de contratos, entre outros.  

O objetivo do plantão de atendimento é facilitar, futuramente, a obtenção da documentação oficial dos imóveis, pois a CDHU, em parceria com a Prefeitura de Barueri, promove a regularização dos empreendimentos habitacionais construídos na cidade junto ao Cartório de Registro de Imóveis.  

Visitas 

Entre segunda-feira, 28 de agosto e 1º de setembro, técnicos da CDHU realizam visitas domiciliares nos conjuntos habitacionais com o intuito de convocar as famílias a comparecer ao plantão. Dúvidas e demais informações podem ser obtidas pelo Alô CDHU: 0800 000 2348. 

Serviço

Plantão de Atendimento em Barueri 

  • Data: 2 de setembro de 2023 
  • Horário: das 10h às 15h 
  • Local: Auditório do Complexo Esportivo “Amaro Lopes Billafon”, na avenida Alziro Soares, nº 20, no Jardim Silveira. 

Leia mais: Farmácias públicas vão divulgar estoques de medicamentos na internet


Fonte: SECOM – Barueri

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Prefeitura realiza vacinação no Dia Mundial contra a Raiva

0 0
Read Time:1 Minute, 39 Second

Em alusão ao Dia Mundial contra a Raiva, a Prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria de Saúde, com a Gerência de Controle de Zoonoses e Arboviroses, vai disponibilizar no próximo 30/09, mil doses de vacina antirrábica para cães e gatos. Tutores interessados devem comparecer das 9h às 16h, no Núcleo de Controle de Zoonoses (NCZ), localizado na Avenida Sport Club Corinthians, 1730, Jardim das Flores. Não é necessário agendamento prévio. A vacinação é extremamente importante para proteger seu pet.

A raiva é uma infecção viral transmitida pela saliva de animais infectados, geralmente através de mordidas e arranhões. Após o contato com a pele lesionada, o vírus entra no corpo e chega ao cérebro, causando inchaço ou inflamação. Em caso de acidente com mordedura de animais suspeitos, deve-se procurar imediatamente uma Unidade Básica de Saúde (UBS) para avaliação do protocolo pós-exposição, para prevenção da doença, além disso o animal mordedor deve ficar em observação por 10 dias.

Pessoas e animais que tenham contato com morcegos, ou se encontrarem morcegos desorientado voando durante o dia ou caído no chão, devem procurar atendimento médico ou médico veterinário e entrar em contato com o NCZ.

A aplicação das vacinas segue normalmente às terças, quartas e quintas-feiras, das 9h às 12h e das 13h às 16h, com agendamento prévio realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelo telefone (11) 3599-5088.

Serviço

Dia Mundial contra a Raiva

Aplicação de 1 mil doses de vacina antirrábica em cães e gatos

  • Data: 30/09
  • Horário: 9h às 16h
  • Sem a necessidade de agendamento prévio
  • Local: Núcleo de Controle de Zoonoses
  • Endereço: Avenida Sport Club Corinthians, 1730, Jardim das Flores

Leia também: MDB, Republicanos e PSDB são os partidos com maior número de filiados em Barueri; Veja lista


Fonte: SECOM – Osasco

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Ciclista que assediou mulher em rua é preso na casa da mãe e confessa o crime

0 0
Read Time:2 Minute, 29 Second

O ciclista que assediou uma mulher no bairro República, em Vitória, foi preso no fim de semana na casa da mãe e, segundo a polícia, confessou o crime.

A vítima passeava com o cachorro na manhã da última quarta-feira (23), quando o suspeito passou por ela de bicicleta e a apalpou. O crime foi registrado por câmeras de segurança. Assista ao vídeos no final da matéria.

De acordo com a polícia, o homem que aparece nas imagens é Matheus dos Santos Vasconcellos, de 25 anos. Ele teve o mandado de prisão preventiva expedido pela Justiça.

Segundo o subcomandante da 12ª Companhia Independente da Polícia Militar, capitão Vitor, o vídeo da ação ganhou visibilidade nas redes sociais e as forças de segurança começaram a receber diversas informações sobre o suspeito.

“A Polícia Militar foi ao local indicado pelas denúncias, conseguiu localizar a bicicleta verde que aparece na filmagem, mas ele não estava na residência”, disse.

No dia seguinte ao crime, o suspeito chegou a se apresentar na delegacia, mas acabou liberado já que o período de flagrante havia se excedido. Os investigadores responsáveis pelo caso pediram a prisão preventiva do suspeito, que foi autorizada pela Justiça. 

Identificamos outras vítimas, o que deu robustez ao nosso pedido de prisão cautelar. Imediatamente, fomos ao Ministério Público, que deu o parecer favorável pela prisão, e ao Judiciário, que logo expediu o mandado de prisão“, explicou a titular da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher da Capital, delegada Juliana Saadeh.

O suspeito foi preso no sábado (26), no prédio em que a mãe mora, em Praia de Carapebus, na Serra. 

Chegou a informação à polícia de que o homem estaria em um prédio na Praia de Carapebus. Policiais militares foram ao local e, com autorização do proprietário do edifício, foi possível acessar a área comum. De lá, foi possível visualizar o indivíduo no apartamento da mãe. Pedimos para ele descer e se entregar. Ele não resistiu“, explicou o capitão Vitor.

Segundo a delegada responsável pela investigação, o suspeito confessou o crime de importunação sexual e envolvimento em crimes contra o patrimônio. 

Ainda de acordo a polícia, além da vítima que aparece no vídeo, o suspeito teria importunado outras mulheres. Por isso, a polícia pede para que vítimas de assédio ou importunação sexual denunciem para que os casos possam ser investigados.

Veja o momento em que o homem ataca a vítima:

Leia também: Estados e municípios poderão pegar mais R$ 12 bi em crédito este ano


Fonte: Folha Vitória

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Termômetros voltam a subir em São Paulo a partir de quarta-feira (30); veja previsão do tempo

1 0
Read Time:1 Minute, 16 Second

Os termômetros devem voltar a subir em São Paulo nos próximos dias, segundo previsão do Climatempo.

Por outro lado, o resto do país pode registrar temperaturas mais amenas nesta semana após dias de calor intenso.

A temperatura mínima na capital paulista pode chegar a 11ºC nesta segunda-feira (28), enquanto a máxima 16ºC, com garoa de manhã e à noite. O frio continua na terça-feira (29), com mínima de 12ºC, máxima de 19ºC e chuva durante todo o dia.

Já na quarta-feira (30), o tempo começa a mudar e o sol aparece entre nuvens, com mínima de 13ºC e máxima de 22ºC. Podem ocorrer pancadas de chuva a qualquer hora.

A maior temperatura deve ser registrada no domingo (3), quando os termômetros em São Paulo chegam à máxima de 29ºC.

No litoral, chove a semana toda e faz sol com algumas nuvens a partir de sexta-feira (1º). No Guarujá, a mínima deve ser de 15ºC e a máxima de 20ºC nesta segunda-feira (28). Em Ilhabela, litoral norte, a máxima cai 1ºC em relação ao Guarujá. Já no litoral sul, o frio é maior: mínima de 11ºC e máxima de 16ºC em Peruíbe.

Leia também: Homicídios recuam 10% no Estado de SP e batem queda recorde em 23 anos


Fonte: TV Cultura – Foto: Arquivo/Ag. Brasil

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Homicídios recuam 10% no Estado de SP e batem queda recorde em 23 anos

1 0
Read Time:2 Minute, 21 Second

Os homicídios dolosos caíram mais uma vez no Estado de São Paulo. Nos sete primeiros meses do ano, foram 1.489 casos, 10% a menos em relação ao mesmo período de 2022, que terminou com 1.654 registros. Em julho, o recuo foi ainda maior, de 37,5%, passando de 259 para 162. Tanto no mês quanto no acumulado os números são os menores desde 2001, quando a série história foi iniciada.

As mortes intencionais começaram a cair a partir de maio. Nos cinco primeiros meses do ano, o indicador recuou 2,7%, de 1.168 para 1.136. Já na comparação mensal, a queda foi de 228 para 195, 14,5% a menos. Ambos foram os menores totais registrados para o indicador em 23 anos.

No primeiro semestre, situação semelhante aconteceu, com recorde histórico de redução no mês e no acumulado do ano. Foram 1.327 mortes de janeiro a junho ante a 1.395 no mesmo período de 2022, queda de 4,9%. Em junho, o recuo foi de 15,9%, de 227 para 191.

SPVida

Os dados positivos são resultado da atuação das forças policiais e da criação de políticas públicas eficazes para combater este tipo de delito. Um deles é o Sistema de Informação e Prevenção aos Crimes Contra a Vida (SPVida), lançado em fevereiro.

A plataforma automatiza os dados e auxilia as polícias a analisar a dinâmica criminal dos crimes contra vida, para que, desta forma, seja possível elaborar diagnósticos e planos de ações com o intuito de reduzir as mortes no Estado.

A ferramenta permite que a população também tenha acesso aos dados e possa consultar, por exemplo, em quais locais as mortes ocorreram. O mecanismo amplia a transparência e dá ao cidadão participação ativa no processo para, não só cobrar ações do poder público, mas ajudar com informações, vídeos e imagens que possam colaborar na elucidação dos fatos. O sistema SPVida pode ser acessado neste link: ssp.sp.gov.br/Estatistica/ProtecaoVida.aspx

Apreensão de armas ilegais

Outra medida que impacta diretamente na redução das mortes é a retirada de circulação de armas de fogo ilegais. As apreensões cresceram 10,7% no Estado de janeiro a julho deste ano em comparação com o mesmo período de 2022, passando de 5.878 para 6.506. Destas, 108 eram fuzis.

Leia também: Estados e municípios poderão pegar mais R$ 12 bi em crédito este ano


Fonte: Governo de SP

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Lula sancionará nesta segunda (28) o PL que garante aumento real do salário mínimo

0 0
Read Time:1 Minute, 2 Second

Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou que sancionará nesta segunda-feira (28) o projeto de lei que torna permanente a medida responsável pelo aumento real do salário mínimo neste ano. O valor em questão foi reajustado de R$ 1.302 para R$ 1.320.

O projeto prevê que, a partir do ano que vem, o reajuste do salário mínimo seja baseado na inflação oficial e na variação do Produto Interno Bruto (PIB) do país.

O texto também estabelece em R$ 2.640 a faixa de isenção do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF). Ou seja, aqueles que recebem menos que o valor não serão taxados.

cerimônia na qual o projeto será sancionado está marcada para as 16h.

Lula retorna ao Brasil hoje após sua viagem à África. No continente, ele visitou três países e participou da 15ª Cúpula dos Brics, bloco formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

Leia também: Corregedoria da Câmara de SP aprova cassação de vereador Camilo Cristófaro por racismo


Fonte: TV Cultura – Foto: Ricardo Stuckert/PR

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Mais de 4 mil vagas de emprego abertas em São Paulo e região

0 0
Read Time:1 Minute, 24 Second

Portal de Vagas da Sólides, empresa de tecnologia líder no Brasil em gestão de pessoas para pequenas e médias empresas (PMEs), está com mais de 4 mil vagas abertas atualmente para a cidade de São Paulo e região metropolitana. As vagas são de diversas empresas parceiras da Sólides.

Várias áreas de atuação estão contempladas nas oportunidades de emprego, que possuem modalidades de trabalho presencial, híbrido e remoto. Há vagas para todas as senioridades, de estagiário a especialista. Os interessados encontram as vagas disponíveis aqui.

“Em um país onde as PMEs respondem por mais de 70% dos novos empregos formais criados, o nosso Portal de Vagas usa a força da marca Sólides para melhorar a eficiência do processo de seleção e facilitar a aquisição de talentos pelas PMEs brasileiras”, afirma Mônica Hauck, cofundadora e CEO da Sólides.

Curso gratuito de empregabilidade

O Portal de Vagas da Sólides oferece ainda um curso gratuito com o objetivo de tornar as pessoas mais empregáveis. O público-alvo são pessoas que estão ingressando no mercado de trabalho ou encontram-se desempregadas, além dos que também buscam novas oportunidades. A ideia é auxiliar os profissionais a desenvolverem questões comportamentais para se destacarem nos processos de seleção.

O curso gratuito de empregabilidade tem quatro módulos focados na preparação do candidato e mais um módulo que aborda a gestão comportamental. Os interessados podem se inscrever por aqui.

Leia também: Show de Alok: Cerca de 500 pessoas conduzidas para delegacias próximas de Copacabana


Fonte: Sólides

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %
error: