Participação na escolha de conselhos tutelares cresce mais de 25%

0 0
Read Time:1 Minute, 43 Second

O número de brasileiros que participaram das eleições dos conselhos tutelares aumentou 25,8% em 22 capitais.  

Nessas capitais, onde a apuração dos votos já foi concluída, foram 1,6 milhão de votos nas eleições deste domingo (1º) ante 1,2 milhão do pleito anterior, realizado em 2019.  

Entre as capitais com mais participação estão Salvador, Florianópolis, Brasília e São Paulo. Na capital baiana, o aumento foi de 30 mil para mais de 69 mil votos.  

Em Florianópolis, a participação dos eleitores dobrou, de 4,7 mil para cerca de 9,7 mil. Na capital federal, foram 76 mil eleitores a mais, e na capital paulista, 56 mil.  

Para o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, o maior comparecimento da população às urnas está relacionada ao fato de o pleito ter sido realizado em todo o país de uma única vez. 

No pleito, mais de 30 mil conselheiros tutelares foram eleitos e tomarão posse em 10 de janeiro de 2024 para mandato até 2027.   

Os conselheiros são responsáveis por atender crianças e adolescentes e tomar medidas para que sejam protegidas, conforme prevê o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). 

Eleições adiadas 

Em 18 municípios, as eleições foram adiadas. Desses locais, quatro estão no Rio Grande do Sul, estado afetado por fortes chuvas O pleito foi adiado ainda em Natal por problema na distribuição das urnas eletrônicas.  

Em algumas cidades, foi identificada eleição indireta, o que é proibida pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). São elas: Uberlândia (MG), Rio Largo (AL) e Santana do Ipanema (AL). Nesses casos, o ministério irá acionar a Advocacia-Geral da União e o Ministério Público para que os conselheiros tutelares sejam eleitos pelo voto direto.  

Leia também: SP tem ponto facultativo e suspende rodízio por greve no transporte


Foto / Texto: Agência Brasil

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

SP tem ponto facultativo e suspende rodízio por greve no transporte

0 0
Read Time:1 Minute, 45 Second

A prefeitura da capital paulista decretou ponto facultativo dos serviços municipais e suspendeu o rodízio de veículos desta terça-feira (3) em razão da greve contra as privatizações programada pelos trabalhadores do Metrô, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp).

De acordo com a prefeitura, será mantido o funcionamento de escolas e creches, unidades de saúde, serviços de segurança urbana, de assistência social, do serviço funerário, e demais serviços essenciais. A administração municipal determinou ainda que as concessionárias do transporte coletivo de passageiros por ônibus disponibilizem 100% da frota durante todo a terça-feira.

O governo de São Paulo também determinou ponto facultativo em todos os serviços públicos estaduais da capital, inclusive na educação e parte do setor de saúde. Os serviços de segurança pública não serão afetados, assim como os restaurantes e postos móveis do Bom Prato, que vão oferecer as refeições previstas normalmente.

Segundo o governo de estado, as consultas em Ambulatórios Médicos de Especialidades (AMEs) e outras unidades de saúde estaduais da capital terão seus reagendamentos garantidos. Serviços de saúde essenciais não serão afetados. Os agendamentos nos postos do Poupatempo serão remarcados, assim como aulas e provas da rede estadual de ensino.

No Metrô, a paralisação está prevista para ocorrer na Linha 1 (Azul); Linha 2 (Verde); Linha 3 (Vermelha) e Linha 15 (Prata). Não deve ser afetado o funcionamento da Linha 4 (Amarela) e Linha 5 (Lilás).

Na CPTM, a previsão é de greve dos trabalhadores da Linha 7 (Rubi); Linha 10 (Turquesa); Linha 11 (Coral); Linha 12 (Safira); e Linha 13 (Jade). As linhas já privatizadas – 8 (Diamante) e 9 (Esmeralda) – não serão afetadas.

Na Sabesp, a greve não afetará as estações de tratamento e o fornecimento de água. A paralisação deverá atingir principalmente os setores como arrecadação e manutenção.

Leia também: Vem aí a Festa Nordestina de Cajamar 2023


Fonte: Agência Brasil

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Presidência da República: Alckmin chefiou o Executivo em 20% do terceiro mandato de Lula

0 0
Read Time:58 Second

Em seu terceiro mandato frente à Presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez 13 viagens internacionais até o momento. Nesses nove meses, o petista passou 55 dias fora do Brasil.

Diante da ausência de Lula, o ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços e vice-presidente da República Geraldo Alckmin (PSB) assume o Executivo nacional.

Ou seja, a média de dias em que Alckmin chefiou o Palácio do Planalto é de um a cada cinco em 2023, até o momento.

Neste ano, Lula já visitou 17 países. O único que contou com a presença do presidente brasileiro mais de uma vez foi os Estados Unidos.

O último afastamento do petista aconteceu no último final de semana, quando ele passou por uma cirurgia para colocar uma prótese em seu quadril.

Leia também: Casa do Trabalhador divulga nova processo seletivo que ocorre na próxima quarta-feira (04)


Fonte: TV Cultura – Foto: Reprodução – Ricardo Stuckert/PR

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

SP: CPTM, Metrô e Sabesp se reúnem no fim da tarde para decidir greve na terça-feira (3)

0 0
Read Time:1 Minute, 21 Second

Funcionários do Metrô, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e da Sabesp irão se reunir nesta segunda-feira (2), às 18h, para definir se realizam uma greve conjunta na terça-feira (3).

Inicialmente, as três categorias agendaram uma paralisação de 24 horas. A suspensão das atividades é contra os projetos de concessões e privatizações do governo estadual, que incluem linhas da rede metroferroviária e a estatal de saneamento.

Caso a decisão se concretize, algumas das linhas do transporte sobre trilhos não irão funcionar. A paralisação será sentida na Linha 1 – Azul, na Linha 2 – Verde, na Linha 3 – Vermelha e na Linha 15 – Prata. A Linha 4 – Amarela e a Linha 5 – Lilás não devem ser afetadas.

Também estarão em greve os funcionários da Linha 7 – Rubi, da Linha 10 – Turquesa, da Linha 11 – Coral, da Linha 12 – Safira e da Linha 13 – Jade. Não serão afetadas as linhas 8 (Diamante) e 9 (Esmeralda), que foram concedidas à iniciativa privada.

Caso haja a greve, a Justiça do Trabalho determinou que os trens devem operar com 100% do efetivo em horários de pico e 80% nos demais períodos. No caso da Sabesp, a determinação é de 85%.

Leia também: Prefeitura de Carapicuíba entrega revitalização do Centro de Convivência do Idoso


Fonte: TV Cultura – Foto: Unsplash

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Casa do Trabalhador divulga nova processo seletivo que ocorre na próxima quarta-feira (04)

0 0
Read Time:1 Minute, 21 Second

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico divulgou, recentemente, que mais um processo seletivo acontecerá na próxima quarta-feira (04), com 25 (vinte e cinco) vagas para o cargo de Auxiliar de Produção e 2 (duas) vagas para a função de Líder Operacional. Os interessados em participar deste recrutamento devem comparecer com seus currículos atualizados na Casa do Trabalhador, localizada na Via Expressa Mauri S. Barufi – 1.570, respectivamente das 09 às 11h, e das 13h às 15h. 

Confira a seguir os pré-requisitos exigidos para participar da seleção, tendo em vista que, nos dois casos, é preciso ter experiência na função:

Auxiliar de Produção

  • Ser do sexo masculino;
  • Ter de 18 (dezoito) a 50 (cinquenta) anos;
  • Ensino Médio completo;
  • Residir em Jandira, Barueri ou Itapevi;
  • Salário de R$ 1.839,32 (mil oitocentos e trinta e nove reais e trinta e dois centavos), mais benefícios como VT( vale-transporte), VR (vale-refeição) e VA (vale-alimentação). 

Líder Operacional 

  • Ser do sexo masculino;
  • Ter de 30 (trinta) a 50 (cinquenta) anos;
  • Ensino Médio completo;
  • Residir em Jandira,Barueri ou Itapevi;
  • Salário de R$ 2.758,98 (dois mil setecentos e cinquenta e oito reais e noventa e oito centavos), mais benefícios como VT( vale-transporte), VR (vale-refeição), VA (vale-alimentação) e premiações. 

Essa é mais uma iniciativa da Prefeitura de Jandira que busca assegurar estabilidade financeira, renda e qualidade de vida para toda a população. 

Leia também: Veja quem são os conselheiros tutelares eleitos em Barueri


Fonte: SECOM – PMJ – Foto: Marcello Casal JR

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Prefeitura de Carapicuíba entrega revitalização do Centro de Convivência do Idoso

0 0
Read Time:1 Minute, 1 Second

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência Social e Cidadania, vai entregar no sábado, 30, a revitalização do CCI (Centro de Convivência do Idoso), às 10 horas, no INAC.

As novas instalações contam com: amplo refeitório e cozinha, recepção, sala de atividades, aparelhos de ginástica, almoxarifado, arquivo, lavanderia e salas de acolhimento (assistência social e enfermagem).

Atualmente as atividades oferecidas são: atividades físicas, artesanato, jogos lúdicos, passeios e hidroginástica. Com a revitalização, novos serviços serão oferecidos como: atualização do cadastro único, alfabetização (auxílio à leitura, escrita e interpretação de texto), atualização do Cadastro Único para as pessoas Idosas, bailes, campanha de vacinação, confraternização (aniversariantes e datas comemorativas), coral, enfermagem, encontros intergeracionais para troca de experiências, horta comunitária, jogos da melhor idade – JOMI (Participação), oficina de memória, palestras educativas e motivacionais, passeios, roda de conversa, sessões de cinema, serviços de convivência e fortalecimento de vínculo.

Serviço:

CCI – Centro de Convivência do Idoso

  • Av. Comendador Dante Carraro, 333 – INAC
  • Segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas

Leia também: Veja quem são os conselheiros tutelares eleitos em Barueri


Fonte / Texto: SECOM – Carapicuíba

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Vem aí a Festa Nordestina de Cajamar 2023

0 0
Read Time:1 Minute, 38 Second

A Prefeitura de Cajamar, por meio da Secretaria de Comunicação e Gestão de Eventos, está preparando um evento espetacular e cheio de energia para todos os cajamarenses. A 2ª Festa Nordestina de Cajamar promete ser uma verdadeira explosão de alegria com muita animação e shows imperdíveis.

A festa será realizada nos dias 6, 7 e 8 de outubro, no Centro de Eventos Boiódromo, em Jordanésia. Anote aí na sua agenda e já reserve esses dias para não perder essa chance única de viver momentos de pura diversão!

O primeiro dia, 6 de outubro, terá a presença confirmada da banda CALCINHA PRETA e KART LOVE. No sábado (7), terá show com o cantor LÉO SANTANA e a cantora MÁRCIA FELLIPE. No domingo (8), o encerramento dessa grande festa ficará por conta da banda DJAVÚ e do cantor NADSON O FERINHA, garantindo o sucesso dessa programação especial em homenagem ao Nordeste.

Uma das grandes atrações do evento será a praça de alimentação recheada de delícias da culinária nordestina, preparadas com todo o cuidado e carinho por comerciantes locais. Você vai poder saborear quitutes típicos dessa região tão rica em sabores e tradições.

E como não poderia faltar, durante os três dias de festa teremos apresentações musicais com artistas da cidade, e o melhor de tudo: para garantir a entrada nesta grande festa, basta fazer a doação de 1kg de alimento não perecível (exceto açúcar e fubá), para contribuir com as ações do Fundo Social de Solidariedade de Cajamar.

2ª FESTA NORDESTINA DE CAJAMAR

6, 7 e 8 de outubro
Centro de Eventos ‘Boiódromo’
Entrada: 1kg de alimento não perecível (exceto açúcar e fubá)

Leia também: Em 20 anos de estatuto, pensão alimentícia para idosos não é comum


Foto / Texto: SECOM – Cajamar

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Bragantino assume vice-liderança do Brasileiro após superar Palmeiras

0 0
Read Time:1 Minute, 26 Second

O Bragantino derrotou o Palmeiras por 2 a 1 para assumir a vice-liderança do Campeonato Brasileiro. A vitória de virada, alcançada na noite deste domingo (2) em Bragança Paulista, foi em partida válida pela 25ª rodada da competição.

Com o triunfo em casa o Massa Bruta chegou aos 45 pontos, ultrapassando justamente o Verdão, que tem um ponto a menos. Agora o Bragantino torce contra o líder Botafogo, que mede forças com o Goiás a partir das 20h (horário de Brasília) da próxima segunda-feira (2) no estádio Nilton Santos.

Quem marcou primeiro foi o Palmeiras. Aos 14 minutos do primeiro tempo Jhon Jhon deu um passe em profundidade para Endrick, que avançou com liberdade, driblou Cleiton e chutou para o fundo do gol vazio. Porém, na segunda etapa o panorama mudou completamente e o Massa Bruta conseguiu virar o marcador graças a gols de Eduardo Sasha, aos 15 minutos, e de Eric Ramires, aos 44.

Vitória no clássico

No clássico entre Coritiba e Athletico-PR, o Coxa Branca se deu melhor para encerrar uma sequencia de oito derrotas consecutivas. Graças a gols do lateral Victor Luis e do atacante argelino Slimani, a equipe comandada pelo técnico Thiago Kosloski triunfou por 2 a 0 para chegar aos 17 pontos, mas permanecendo na lanterna. Já o Furacão é o 8º com 40 pontos após o revés.

Outros resultados:

Santos 4 x 1 Vasco
Cruzeiro 1 x 1 América-MG

Leia também: Em 20 anos de estatuto, pensão alimentícia para idosos não é comum


Fonte: Agência Brasil – Foto: Ari Ferreira/Red Bull Bragantino

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Um século de Disney: veja cinco dicas de HQs com estes icônicos personagens

0 0
Read Time:4 Minute, 51 Second

Pateta, Mickey, Donald: há décadas estes personagens estão onipresentes no nosso cotidiano, seja no cinema, na TV, na revistinha ou no anúncio que passa na TV (e agora, na internet) sobre o parque de diversões nos EUA.

O estúdio The Walt Disney Company completa cem anos neste 2023, e eu quis aproveitar a efeméride para apresentar aqui algumas HQs inesquecíveis destes icônicos personagens.

Convenhamos, isto é bem difícil. São milhares e milhares de histórias, e provavelmente a sua lista terá cinco quadrinhos completamente diferentes da minha, e tão bons quanto. De qualquer maneira, acho que vale a pena listar.

Um parêntese antes disso: não dá para falar de Disney sem a sua prodigiosa história na animação – que também é dificílima de ser abordada em alguns poucos exemplos. Eu citaria, de cabeça, “Steamboat Willie” (pelo valor histórico: é a estreia da Disney, já nos apresentando Mickey e Minnie); o também clássico “Fantasia”; e o agridoce “Um Conto de Natal do Mickey”. Já a minha sobrinha, filhada e amigona Lívia, décadas mais nova, destacaria “Moana”, “Frozen 2” e “Encanto”. Uma seleção de qualidade, eu diria.

Agora, voltando os quadrinhos, vou destacar aqui cinco que ainda me fazem sorrir e explicar por que os selecionei.

O Melhor da Disney – As Obras Completas de Carl Barks”, nº 10, de Carl Barks

Você verá muita gente dizendo que Carl Barks foi (ao lado de Floyd Gottfredson, que você verá mais abaixo), a pessoa mais importante nos quadrinhos da Disney – e quem sou eu para discordar?

Barks começou na Disney em 1935, um ano após o surgimento do Pato Donald, e ficou lá por décadas. Entre suas criações, estão não apenas a cidade de Patópolis como também alguns de seus mais ilustres habitantes: o Professor Pardal (e o Lampadinha), o Gastão, a Maga Patalójika, os irmãos Metralha e, claro, o Tio Patinhas.

Há alguns anos, a editora Abril publicou uma coleção maravilhosa em 41 volumes: “”. Claro, é difícil achar todos, por isso indico o volume nove, em que aparece “Natal nas Montanhas” – justamente a primeira aparição do Tio Patinhas.

(Uma curiosidade: o nome do Patinhas, em inglês, é Scrooge McDuck, homenagem ao Ebenezer Scrooge – o protagonista do maravilhoso “Um Conto de Natal”, de Charles Dickens, que eu também recomendo.)

A Saga do Tio Patinhas”, de Don Rosa

De todos os inúmeros pupilos de Barks, meu favorito é o norte-americano Don Rosa. É ele o autor da divertida e tocante “A Saga do Tio Patinhas”, lançada originalmente na Dinamarca em 12 volumes pela editora Egmont. O título é autoexplicativo: trata-se da biografia do homem mais rico do mundo de todos os tempos, o Tio Patinhas.

O resumo acima é pouco para o trabalho que Don Rosa teve. Cada capítulo é recheado de homenagens e referências a Carl Barks – o que, claro, não seria de muita valia se as histórias não fossem boas. E são incríveis.

Há três edições desta saga no Brasil, todas da Abril: em 2003, saiu em dois números com o título “40 Anos da Revista Tio Patinhas – A Saga do Tio Patinhas”; em 2007, foi lançada em três partes com o título “A Saga do Tio Patinhas”; e ainda há um volume único, com capa dura e 384 páginas, de 2015.

Os Anos de Ouro de Mickey”, n° 1, de Floyd Gottfredson, Ub Iwerks, Walt Disney e mais autores

Citei de passagem, acima, Floyd Gottfredson. Carl Barks, em suas décadas à frente das revistas do Tio Patinhas, ajudou a definir o personagem que conhecemos hoje. Floyd Gottfredson tem um caminho semelhante: ele ajudou a moldar Mickey Mouse, mas por meio das tiras diárias publicadas em jornais estreladas pelo carismático ratinho.

Entre 2017 e 2018, a abril lançou uma coleção em 14 volumes com estas histórias de Mickey nos diários – batizadas, não à toa, de “Os Anos de Ouro de Mickey”. Como a coleção completa ficaria inviável recomendar, sugiro aqui o primeiro número, em que temos não apenas o trabalho de Floyd Gottfredson, mas também de Ub Iwerks e do próprio Walt Disney (nos roteiros).

Os 80 Anos do Pato Donald”, vários autores

Difícil falar em Disney sem lembrar do Pato Donald, né? Aliás, como pode alguém tão rabugento, ranzinza e (palavras do tio dele!) preguiçoso, ser tão adorável e carismático?

Este volume que cito aqui, lançando para celebrar oito décadas do personagem, reúne 26 HQs de 15 artistas, distribuídas por quase 500 páginas. Podemos ver, claro, não só ele, mas o maravilhoso universo que habita, com direito à doce Margarida, aos icônicos sobrinhos Huguinho, Zezinho e Luisinho e ao seu inesquecível carro de placa 313.

A Espada do Gelo”, de Massimo de Vita

Uma das minhas histórias favoritas do Universo Disney não vem dos EUA, berço dos personagens, mas da Europa. O italiano Massimo de Vita criou uma HQ de aventura, fantasia, humor e amizade estrelada por Mickey, Pateta e inesquecíveis habitantes de outra dimensão.

O encontro entre estes personagens é raro, já que você não consegue viajar entre dimensões apenas pegando ônibus, por exemplo. Por isso, há apenas quatro aventuras desta série, reunidas no livro “Disney – A Espada de Gelo”, lançado em 2016.

Leia também: Familiares de Matthew Perry se manifestam após confirmação da morte do ator: “Coração partido”


Fonte: TV Cultura

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Eclipse anular do Sol será visível em diversos estados do Brasil no dia 14 de outubro

0 0
Read Time:2 Minute, 20 Second

Um fenômeno astronômico será visível no norte e nordeste do Brasil no dia 14 de outubro. Neste dia, a Lua ficará alinhada entre a Terra e o Sol, o que irá formar um “anel de fogo” brilhante ao redor da borda da estrela central.

Nos estados do AmazonasParáTocantinsMaranhão, Piauí, CearáRio Grande do NorteParaíba e Pernambuco, o eclipse será visível como anular. Nos demais, será parcialmente visível.

De acordo com a astrônoma Josina Nascimento, do Observatório Nacional, unidade de pesquisa vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, o acontecimento não é raro. Normalmente, ocorre uma ou duas vezes por ano. O último eclipse anular do Sol, por exemplo, ocorreu em junho de 2021, mas não foi visível no país.

“Temos a sensação de que é um fenômeno raro, porque o eclipse é visível somente para quem está na faixa de totalidade ou anularidade. Mas em uma faixa bem maior da Terra, o eclipse é visível de forma parcial”, explica.

No dia 14 de outubro, o máximo do eclipse ocorrerá às 16h51, e o evento terminará às 17h50 – com um total de 2 horas e 7 minutos.

Observação do eclipse

Josina ainda faz alguns alertas para a observação do fenômeno. “Em hipótese alguma se deve olhar diretamente para o Sol, nem mesmo com o uso de películas de Raio-X, óculos escuros ou outro material caseiro”.

De acordo com a astrônoma, a exposição, mesmo que de poucos segundos, pode danificar a retina de modo irreversível. “Para olhar diretamente para o Sol somente com o uso de filtros solares apropriados, telescópios adequados e sob a supervisão de profissionais”.

Mas existem outras formas de projeção ou de observação indireta. “É bem fácil construir um aparato. Pode-se simplesmente usar um pedaço de papelão, como, por exemplo, uma tampa de caixa de pizza, e fazer um furo no meio. Coloca-se um papel branco no chão e direciona-se o furo para a direção do Sol. O eclipse é visto tranquilamente no papel no chão”, revela.

O Observatório Nacional vai transmitir o eclipse anular do Sol em uma edição do evento virtual “O céu em sua casa: observação remota” no Youtube, que contará com a parceria de astrônomos amadores e profissionais espalhados na faixa de anularidade.

Leia também: Prefeitura de Carapicuíba entrega revitalização do Centro de Convivência do Idoso


Fonte: TV Cultura – Foto: Pixabay

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %
error: