Vacinas com células dentríticas da USP são esperança no tratamento de câncer cerebral

1 0
Read Time:3 Minute, 13 Second

A Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo realizou uma audiência pública, na tarde desta quinta-feira (5), sobre o desenvolvimento de vacinas com células dentríticas para o tratamento de pacientes com tumores que se originam no cérebro. A realização atende ao Requerimento 2098/23, de autoria da presidente da comissão, deputada Bruna Furlan (PSDB).

O evento contou com a presença do neurocirurgião Guilherme Alves Lepski, livre-docente de Neurocirurgia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FCMUSP) e pesquisador do Laboratório de Pesquisa em Cirurgia Experimental, vinculado ao Hospital das Clínicas.

O especialista explanou aos parlamentares sobre a importância do tratamento do câncer cerebral, que atualmente representa 3% das mortes com câncer na pessoa adulta, a nível mundial. No Brasil, a cada ano, são cerca de 10.500 novos casos por ano.

Causa

O médico lembrou que a maioria dos casos são benignos, já as ocorrências malignas correspondem a cerca de 7 para cada 100 mil habitantes. Sobre as causas, a medicina trabalha com ocorrências esporádicas. “É o dito azar mesmo, não existe uma causa específica”. Ele ainda explica que o único fator específico é exposição à radiação, o que só compromete pessoas que estiveram em acidentes radioativos, por exemplo.

Tratamento

Quando diagnosticado, o tratamento ao câncer cerebral se resume à cirurgia, quimioterapia e radioterapia. Infelizmente, mesmo com o tratamento, a sobrevida máxima estatística é de 15 meses. “É o pior câncer da humanidade”.

Esperança

Neste cenário, o grupo de pesquisa liderado pelo Dr. Alves Lepski trabalha olhando para o sistema de defesa do doente, diferentemente do que era aplicado na medicina do passado, que tinha como foco estudos em relação ao tumor.

Ele ressaltou a pesquisa da USP usando células dentríticas. No primeiro estudo, com grupo de 37 doentes, o médico destacou o caso de uma brasileira que teve boa resposta ao tratamento. “Essa doente nos trouxe muito conhecimento sobre a doença”. O caso dela apresentava tumor grave e, à medida que foi processada a vacinação, o tumor praticamente desapareceu, dando a ela uma grande sobrevida. Contudo, no final do tratamento, o tumor teve retorno com mais intensidade e a paciente veio a óbito.

Um segundo caso que a equipe acompanhou, de um rapaz de 28 anos com expectativa de 15 meses, também teve progresso na diminuição do tumor. “Esse rapaz está vivo até hoje, são 43 meses de observação após o início da vacinação. A gente considera ele curado”, informou.

O pesquisador ressaltou a importância do estudo e os resultados da primeira fase, quando sobreviveram 7 dos 37 pacientes. “Dezenove por cento de taxa de remissão completa da doença. E vocês lembram que a gente começou com a história dos 15 meses ao máximo? É aí que a gente pensa em aquela sementinha virar uma floresta no meio do deserto. É para isso que estamos trabalhando”, disse.

Apoio do Parlamento

O médico agradeceu ao apoio do Parlamento Paulista para a fase 3 do projeto desenvolvido pela (USP) Universidade de São Paulo, que, de acordo com ele, é previsto em R$ 6 milhões e tem prazo de três anos para a realização.

A deputada Bruna Furlan (PSDB) destacou o esforço do colegiado em apoiar os estudos científicos de setor de Saúde. “[Queremos] conversar com os deputados de como nós temos a intenção de colaborar com as pesquisas produzidas pela USP e por outras instituições”, concluiu.

Leia também: Santana de Parnaíba abre 900 vagas para auxiliar de logística


Fonte: Alesp

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Mostra de Cinema Chinês de SP faz aceno à família na busca da quebra de estereótipos e preconceitos

0 0
Read Time:3 Minute, 3 Second

Realizada desde 2015 pelo Instituto Confúcio na Unesp em parceria com a Prefeitura de São Paulo e o Centro Cultural São Paulo (CCSP), a Mostra de Cinema Chinês está na oitava edição e traz os principais lançamentos de filmes chineses, com o objetivo declarado de quebrar estereótipos e preconceitos relacionados a imagens cristalizadas do país asiático nas populações ocidentais. Com pré-estreia marcada para esta quinta-feira, restrita a convidados, a mostra será realizada de 6 a 15 de outubro no CCSP e apresentará 12 produções, de documentários a obras de ficção e animação, fazendo acenos à valorização da família.

“Nós trabalhamos sobretudo para mostrar um pouco da China contemporânea, porque é muito comum associar produções chinesas com filmes épicos, de lutas e artes marciais. Ainda que sejam aspectos importantes dessa cultura, eles não a resumem, principalmente a modernidade urbana, na qual as pessoas têm uma vida muito parecida com qualquer outro país (ocidental)”, diz Luís Antonio Paulino, diretor do Instituto Confúcio na Unesp.

A seleção dos filmes e escolha do conceito da mostra, cujo tema de 2023 é “Em busca da luz”, são feitas por Shi Wenxue, mestre em Ciências do Cinema e membro do comitê de seleção da mostra competitiva do Festival Internacional de Cinema de Pequim, e Lilith Li, coordenadora do Festival Internacional de Cinema de Macau e curadora da Sydney Culture Week Series na Austrália. Ambos elaboraram o tema a partir de aspectos culturais chineses, deixando em evidência as ligações familiares, bem como a construção de sentimento entre parentes, como nos filmes ficcionais “Cordão da Vida”, que narra a jornada de um jovem que decide levar sua mãe com Alzheimer à terra natal, e “Irmãos”, uma história de amizade em família, e no documentário “Juntos pelo Mundo”, no qual pai e filho partem da província de Yunnan rumo ao Tibete. 

No destaque a aspectos da vida em família, revela-se também uma escolha alinhada à necessidade do regime liderado por Xi Jinping de dialogar com a população do próprio país. Explica-se: depois de mais de três décadas de uma rigorosa política do filho único em vigor, a China passou recentemente a incentivar as famílias a terem mais filhos, com medidas como o desestímulo a abortos e o incentivo a tratamentos de fertilidade.

A busca por temas atuais na mostra é uma forma de conectar China e Brasil, isso porque permite que o público trace paralelos entre os dilemas do povo chinês e a realidade brasileira. Essa conexão entre as populações é uma das premissas que motivou a criação do festival e do próprio Instituto Confúcio na Unesp. “Buscamos sobretudo o fortalecimento das relações interpessoais, o contato de pessoa com pessoa. Para isso, é evidente que a língua é uma questão básica, mas não é a única. Talvez até mais importante que a linguagem é a compreensão mútua da cultura. No caso do cinema, acredito que seja uma das formas mais eficazes de intercâmbio cultural.” afirma Luís Paulino.

Todos os filmes da 8ª Mostra de Cinema Chinês de São Paulo são gratuitos, sendo apenas necessário chegar com uma hora de antecedência para garantir o ingresso à sessão. A programação completa dos filmes pode ser consultada no site mostracinema.institutoconfucio.com.br.

Leia também: Defesa Civil emite alerta para chegada de nova frente fria em SP com fortes chuvas no estado


Fonte: Unesp – Foto: Cena do filme “Irmãos”, de GUO Xiuzhuan

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Defesa Civil emite alerta para chegada de nova frente fria em SP com fortes chuvas no estado

0 0
Read Time:2 Minute, 16 Second

Defesa Civil emitiu um alerta para a chegada de uma nova frente fria no estado de São Paulo nesta quinta-feira (5), que deve provocar fortes chuvas em todo o território.

A temperatura mínima para o dia é de 17°C, enquanto a máxima de 27°C. Na capital, são esperados acumulados de até 50mm.

Temporais de média a forte intensidade também ocorrerão nas regiões do litoral paulistaVale do RibeiraVale do ParaíbaItapevaSorocaba e Campinas. Nas regiões central, norte e oeste poderá chover, mas com menor intensidade.

Rajadas de vento são esperadas na capital, na Grande São Paulo, em Sorocaba e no Vale do Ribeira, com velocidade de até 60 km/h, e em Campinas de até 50 km/h. Esse quadro deve continuar nessas regiões durante todo o final de semana.

A Defesa Civil informa que estará de prontidão ao longo destes dias, com monitoramento em tempo real da evolução da chuva e com emissão de alertas à população pelo SMS 40199.

Para se cadastrar, basta enviar uma mensagem de texto para o número 40199 e no campo da mensagem digitar o CEP da localidade de interesse.

Qual a previsão para o fim de semana?

Na sexta-feira (6), a tendência é que o tempo fique mais estável, sem acumulados expressivos e nem chances de chuva constante durante o dia, elas devem ser isoladas no período da tarde em todo o estado.

No sábado (7), no período da manhã, o tempo fica mais estável e o sol aparecerá em alguns momentos. Já com a chegada da noite, outra frente fria avançará e haverá condições para pancadas de chuva mais fortes, principalmente na região leste e no litoral paulista. No Vale do Ribeira, as chuvas serão mais severas.

O domingo (8) será chuvoso em todo o estado de São Paulo. Haverá bastante instabilidade sobre a região, o que irá ocasionar intervalos de pancadas de chuva forte durante o período da manhã, principalmente nos municípios da faixa leste, sul e litoral paulista.

Ao longo de todo fim de semana as temperaturas serão mais altas e, com isso, há condição para queda de raio e granizo durante as pancadas de chuva.

Leia também: Professor Gilberto Tadeu recebe homenagem na Câmara Municipal de Barueri


Fonte: TV Cultura – Foto: Unsplash

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Irmão de Sâmia Bomfim e outros dois médicos são executados no Rio de Janeiro

0 0
Read Time:57 Second

Três médicos ortopedistas foram mortos a tiros na madrugada desta quinta-feira (5) no Rio de Janeiro. São eles Perseu Ribeiro AlmeidaMarcos de Andrade Corsato e Diego Ralf Bomfim, irmão da deputada federal Sâmia Bomfim (PSOL).

Os profissionais da saúde estavam em um quiosque na praia da Barra da Tijuca, na zona oeste da capital fluminense. Como não houve roubo, as autoridades trabalham com a hipótese de que o caso se trata de uma execução.

Testemunhas apontam que os assassinos chegaram no local, não falaram nada e efetuaram ao menos 20 disparos. Além das três vítimas, houve um quarto atingido, Daniel Sonnewend Proença, que sobreviveu.

Eles estavam hospedados no Hotel Windsor, sede do sexto Congresso Internacional de Cirurgia Minimamente Invasiva do Pé e Tornozelo. Até o momento, a parlamentar não se manifestou publicamente.

Leia também: Professor Gilberto Tadeu recebe homenagem na Câmara Municipal de Barueri


Fonte: TV Cultura – Foto: Reprodução/Facebook Diego Bomfim

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Valor médio de uma refeição fora de casa foi de R$ 54,49 em agosto, diz levantamento

0 0
Read Time:44 Second

Um levantamento realizado pela Ticket – marca da Edenred Brasil de vale-refeição e vale-alimentação – mostra que, em média, o valor de uma refeição fora de casa era de R$ 54,49 em agosto.

O valor em questão é 4% maior do que os R$ 52,32 registrados no mesmo mês do ano passado.

Quando comparado ao mês imediatamente anterior (julho de 2023), agosto de 2023 observou uma queda de 2% no valor médio de uma refeição fora de casa.

A pesquisa é referente a restaurantes de comida brasileira. No período destacado, seguiram a brasileira a comida de padarialanchonetefast-food e carne.

Leia também: Santana de Parnaíba abre 900 vagas para auxiliar de logística


Fonte: TV Cultura – Foto: GettyImages

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Santana de Parnaíba abre 900 vagas para auxiliar de logística

0 0
Read Time:1 Minute, 57 Second

A Prefeitura de Santana de Parnaíba realiza no Poupatempo Fazendinha nesta sexta-feira, (06/10), por meio do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), dois processos seletivos para o preenchimento de 900 vagas de auxiliar de logística. Do total de oportunidades, 700 são para candidatos com o ensino médio e 200 para o ensino fundamental. 

Para participar da seleção é necessário ter idade acima de 18 anos e ser morador na zona oeste da Região Metropolitana da Grande São Paulo.

“São vagas temporárias para atuação de até nove meses, com possibilidade de efetivação. Eu mesma entrei na empresa para ficar dois meses e já estou há dois anos”, revelou Fabiana Cara, coordenadora de operações de uma das empresas responsáveis pela contratação.

Segundo a profissional de uma multinacional com sede na Itália, e 19 filiais pelo Brasil, as 700 vagas são para trabalho em Cajamar e entre os benefícios estão refeitório, transporte fretado, ou vale transporte se necessário. “Imprescindível morar em Santana de Parnaíba, Barueri, Caieiras, Cajamar, Carapicuíba, Francisco Morato, Franco da Rocha, Jundiaí, Osasco ou Pirapora do Bom Jesus”, lembra Fabiana.

Já para a empresa com oferta de 200 vagas, o local de atuação é em Araçariguama – região de Sorocaba. Nesse caso, os candidatos precisam ser moradores de Santana de Parnaíba, Cajamar, Carapicuíba, Osasco e Pirapora do Bom Jesus. Independentemente da cidade de atuação, o salário para auxiliar de logística divulgado gira em torno de R$1.800,00.

Conforme orientação da Secretaria de Emprego, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semedes), responsável pela gestão das vagas, ao chegar para a seleção o interessado deve pegar a senha distribuída pelo Poupatempo, que na sequência já será encaminhado para o preenchimento de uma ficha, momento em que deverá ter em mãos o currículo, além de RG e CPF (originais).

O Poupatempo Fazendinha está instalado na Av. Tenente Marques, nº 5297. O horário da seleção para auxiliar de logística será das 9h às 16, na sexta-feira (06/10).

Leia também: Conmebol confirma Copa do Mundo de 2030 na Argentina, Paraguai e Uruguai


Fotos / Texto: SECOM – Santana de Parnaíba

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Avião de Marília Mendonça caiu por causa de negligência, diz Polícia

1 0
Read Time:1 Minute, 25 Second

A Polícia Civil de Minas Gerais concluiu que negligência e imprudência foram as causas da morte de cinco pessoas, incluindo a cantora Marília Mendonça, em um acidente aéreo no dia 5 de novembro de 2021. Ficou evidenciada a prática de homicídio culposo por parte do piloto e do copiloto da aeronave, mas o inquérito foi arquivado devido ao falecimento dos dois no acidente.

A aeronave modelo Beech Aircraft caiu momentos antes do pouso em uma cachoeira do distrito de Piedade de Caratinga, no município mineiro de Caratinga.

Para chegar a essa conclusão, a Polícia Civil descartou outras hipóteses que teriam motivado o acidente. O laudo do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) descartou qualquer problema técnico na aeronave, e o Instituto Médico Legal negou problemas de saúde nos pilotos, como um mal súbito. Também foi descartado um eventual atentado.

No dia do acidente, a aeronave se chocou com uma torre de transmissão de energia que não era sinalizada. Segundo a Polícia Civil, a sinalização não era obrigatória por causa da altura das torres e da distância que ela está da zona de proteção do aeroporto.

Segundo o delegado de Caratinga, Ivan Lopes, os manuais da aeronave determinavam que os pilotos observassem previamente a proximidade de morros e antenas. “Era um dever de quem comandava a aeronave ter feito essa análise prévia”, disse Lopes. O delegado acrescentou que havia cartas aeronáuticas que possibilitariam aos pilotos identificar torres no local.

Leia também:  Para reduzir fila, INSS passa a conceder auxílio doença sem perícia


Fonte: Agência Brasil

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

UFC volta a São Paulo em novembro em evento no Ginásio do Ibirapuera após 4 anos

0 0
Read Time:2 Minute, 55 Second

A cidade de São Paulo voltará a receber o Ultimate Fighting Championship (UFC), o maior evento de Artes Marciais Mistas (MMA) do mundo, após quatro anos. Marcado para 4 de novembro, no ginásio do Ibirapuera, o UFC São Paulo também passará a integrar o calendário de eventos estratégicos da cidade. O anúncio foi feito pelo prefeito Ricardo Nunes na manhã desta quarta-feira (4).

“São Paulo é sinônimo de grandes eventos nos negócios, na cultura, nos esportes, e não é por acaso que a cidade foi a primeira do Brasil a receber o UFC. É com justiça que o evento agora passa a fazer parte do calendário de eventos estratégicos da capital”, destacou o prefeito Ricardo Nunes. “É uma iniciativa importante para que a cidade possa receber mais cards do UFC com toda a qualidade que o público de artes marciais mistas está acostumado e ao mesmo tempo fortalecer a sua imagem internacional como uma cidade de todos os povos, aberta para o mundo e que preza pelo respeito e pelo acolhimento”, concluiu o prefeito exaltando a volta do evento para capital.

O card do UFC Fight Night em 4 de novembro será liderado por um duelo peso-pesado. O americano Curtis Blaydes enfrenta o brasileiro Jailton Almeida, o Malhadinho. Clique aqui e veja a programação.

Contratado após impressionar no Contender Series em 2021, o baiano tem cinco vitórias no UFC – duas por nocaute e três por finalização – e nenhuma derrota. Na carreira, já são 19 vitórias, todas pela via rápida — não perde desde 2018. Blaydes é o atual nº 5 da divisão e tem no currículo vitórias por nocaute sobre nomes como Junior Cigano e Alistair Overeem.

Para Gustavo Pires, diretor-presidente da SPTuris, o UFC contribui para a atração de mais turistas além de manter aquecida a economia que gravita os grandes eventos. “A cidade vem se notabilizando pelo calendário intenso, com o retorno das grandes montagens e atrações inéditas. Além do aquecimento econômico e manutenção de empregos, há uma contribuição significativa para promoção internacional da cidade como destino de entretenimento”, disse.

O vice-presidente sênior do UFC na América Latina, Eduardo Galetti, celebrou o retorno da organização a São Paulo e a inclusão do evento no calendário estratégico da cidade. “São Paulo é uma cidade fundamental para o UFC. É aqui onde estão localizados nosso escritório no Brasil e nossos estúdios do UFC Fight Pass. Estamos muito felizes de retornar à cidade e com a recepção dos fãs ao nosso evento – os ingressos já estão esgotados. A inclusão no calendário de eventos estratégicos é um reconhecimento da importância da nossa organização para a cidade, além de garantir que nosso evento possa cada vez mais gerar um legado positivo para São Paulo”, disse Galetti.

Embaixador do UFC, Rodrigo Minotauro, lembrou que não teve o gostinho de lutar em São Paulo. “Mais de 50 atletas brasileiros já lutaram em São Paulo em outras edições. Quando a gente luta em casa, é diferente”, contou. “Essas 11 mil pessoas no Ibirapuera fazem muito mais barulho que 80 mil pessoas em Tóquio. A energia de São Paulo, a torcida de São Paulo é diferente”, completou o eterno campeão.

Leia também: Fortaleza derrota Corinthians e está na final da Copa Sul-Americana


Foto / Fonte: UFC

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Evento em homenagem ao Dia do Idoso acontece na Arena de Eventos em Santana de Parnaíba

1 0
Read Time:39 Second

Para comemorar o Dia do Idoso, a Secretaria de Desenvolvimento Social realizou uma programação especial na Arena de Eventos, voltada aos integrantes do Centro de Convivência do Idoso – CCI.

Na ocasião participaram do evento quase 300 idosos da cidade, que ainda puderam apreciar a 3ª mostra de pintura em tela do CCI, com obras de 38 artistas atendidos pelo espaço.

Os participantes do evento ainda receberam conhecimentos com uma palestra ministrada pela Defesa Civil, curtiram uma apresentação de dança realizada pelos idosos e apreciaram um delicioso almoço servido na sede do Centro de Convivência no final do evento.

Leia também: Avião de Marília Mendonça caiu por causa de negligência, diz Polícia


Fotos / Texto: SECOM – Santana de Parnaíba

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Metroviários de São Paulo decidem nesta quinta-feira (5) se haverá uma nova greve

0 0
Read Time:54 Second

Sindicato dos Metroviários de São Paulo definirá nesta quinta-feira (5) se a categoria realizará uma nova greve. A decisão será tomada em uma assembleia marcada para as 18h30.

Trabalhadores do Metrô, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) protagonizaram uma paralisação na última terça-feira (3).

Com os protestos, a classe visa frear os projetos de privatização por parte do Governo do Estado de São Paulo. As categorias também pedem um plebiscito para que a população defina qual será o destino das empresas estatais.

Por meio de sua conta nas redes sociais, o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) classificou a greve em questão como “ilegal e abusiva“.

Leia também: Santana de Parnaíba abre 900 vagas para auxiliar de logística


Fonte: TV Cultura – Foto: Márcia Alves / Metrô SP

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %
error: