O LIDE (Grupo de Líderes Empresariais) reúne empresários, especialistas e gestores públicos para refletir sobre os caminhos e as tendências da cultura no Brasil no Seminário Cultura e Economia Criativa. O evento acontecerá no dia 3 de outubro (terça-feira), das 8h ao meio-dia, no Teatro Barueri Praça das Artes.
Na mesa de abertura, o seminário contará com as presenças do Prefeito de Barueri Rubens Furlan; o ex-Governador de São Paulo e empresário, João Dória; a deputada estadual Bruna Furlan e o ex-Ministro da Cultura e presidente do LIDE-Cultura, Sérgio Sá Leitão, entre outros.
A primeira mesa de debates traz o tema “A expansão dos eventos, festivais e projetos de música e cultura” e terá como expositores Jean Gaspar, Secretário de Cultura e Turismo de Barueri; Aline Torres, Secretária de Cultura da cidade de São Paulo e; Rafael Lazarini, vice-presidente da Live Nation, uma das mais importantes produtoras de eventos e espetáculos das américas.
Às 10h30 começa a segunda mesa. Com o tema “Fatores impulsionadores da Cultura”, ela traz como expositores Henilton Menezes, Secretário de Fomento do Ministério da Cultura; Eduardo Saron, presidente da Fundação Itaú; Marília Marton, Secretária de Cultura do Estado de São Paulo; entre outros.
A inscrições para o evento são limitadas e podem ser realizadas em www.barueri.lide.com.br
O direito a pensão alimentícia para idosos foi uma das novidades que veio com o Estatuto do Idoso, sancionado em 2003. Assim, filhos e até netos passaram a poder ser acionados judicialmente para garantir o pagamento de pensão alimentícia a pessoas idosas. No entanto, duas décadas após a legislação entrar em vigor, esses pedidos não se tornaram comuns e são apenas uma pequena parte das solicitações de pensão alimentícia, na maior parte requeridas pelos filhos em relação aos pais e as ex-esposas aos antigos companheiros.
“O que é mais comum e recorrente na sociedade são os filhos dos casais e eventualmente as esposas. Porque na nossa sociedade ainda predomina o poder econômico na mão do homem”, enfatiza a presidente da Comissão de Estudos de Direito de Família e Sucessões do Instituto dos Advogados de São Paulo, Clarissa Campos Bernardo. Ela ressalta que, em anos trabalhando com direito de família, nunca foi solicitada a fazer um pedido do tipo.
A advogada explica que a pessoa idosa que não tiver condições de se sustentar sozinha pode pedir pensão a um dos filhos judicialmente. Caso nenhum dos filhos tiver condições de arcar com a despesa, há ainda a possibilidade de requisitar a pensão aos netos. Mas a regra, segundo Clarissa, é “buscar o descendente mais próximo”.
O Conselho Nacional de Justiça não tem dados específicos sobre a quantidade de pedidos de pensão alimentícia por idosos. Os dados disponibilizados pelo conselho englobam todos dos pedidos de pensão, sem discriminação se por filhos ou ex-companheiras.
A coordenadora do Núcleo Especializado dos Direitos da Pessoa Idosa e da Pessoa com Deficiência da Defensoria Pública de São Paulo, Renata Flores Tibyriçá, confirma que os casos do tipo são pouco comuns, apesar da defensoria atuar em alguns casos de pedidos de pensão em favor de pessoas idosas. “Acontece, mas não é comum”, disse a defensora.
Em parte, Renata atribui a baixa demanda ao perfil das famílias atendidas pela defensoria, que são pessoas com poucos recursos, em que os idosos acabam dividindo a residência com outras gerações. “De fato, é difícil para as famílias, que não têm condições financeiras, vivem juntas, e acabam fazendo alguma organização familiar”, explica.
Mesmo nos casos em que o benefício é requerido, a coordenadora explica que as equipes da defensoria, que incluem psicólogos e assistentes sociais, buscam uma mediação em vez da judicialização. “A gente tenta resolver com apoio do centro multidisciplinar, com assistente social e psicólogo pensando em uma mediação com a família. Até para organizar melhor como seria esse apoio a essa pessoa idosa”, acrescenta.
É por esse caminho que a defensoria busca atuar, segundo Renata, mesmo em casos mais complexos, como os que envolvem negligência ou até violência contra as pessoas idosas. “A violência contra a pessoa idosa, normalmente, acontece dentro da casa dela, por uma pessoa próxima a ela. É uma violência praticada por meio da negligência. Ou seja, a pessoa tinha algum dever de cuidado da pessoa idosa. Por exemplo, deixou de dar um remédio, de trocar uma fralda”, detalha a defensora sobre o perfil das violências que atingem de forma mais comum essa população.
Por isso, de acordo com a coordenadora, ao agir em um caso de violência é preciso “pensar em alternativas de atendimento dessa pessoa idosa”.
A bandeira tarifária para o mês de outubro continuará verde, o que significa que não haverá cobrança extra na conta de luz dos consumidores brasileiros. De acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a energia mais barata reflete a melhoria nos níveis dos reservatórios das hidrelétricas.
As condições favoráveis de geração hidrelétrica, que possui um custo mais baixo do que outras fontes de energia, têm mantido a sinalização verde desde abril de 2022.
Com os dados apurados até o momento, a expectativa da Aneel é de que a tarifa não sofra nenhum acréscimo até o final do ano.
A bandeira verde é válida para todos os consumidores do Sistema Interligado Nacional (SIN), malha de linhas de transmissão de energia elétrica que conecta as usinas aos consumidores.
A Prefeitura de Santana de Parnaíba inaugurou, na sexta-feira (29), o Núcleo da Secretaria da Mulher e da Família no bairro Chácara Solar I, na Fazendinha.
O espaço tem o objetivo de aproximar os serviços da Secretaria da Mulher à população da região e todos os programas existentes na SMMF, como “Gestante Saudável”, reuniões da Casa Rosa, PML, cursos, além de ofertas voltadas à atividade física, como dança do ventre e circuito funcional serão oferecido no novo Núcleo na Fazendinha.
Além disso, o núcleo irá oferecer atendimentos psicossociais para todas as mulheres da região. A secretária da Mulher e da Família de Santana de Parnaíba, Selma Cezar, declarou que o núcleo é mais um importante equipamento voltado as mulheres parnaibanas, que visa atender todas da região, com cursos, palestras, atividades físicas e acolhimento.
Selma Cezar, Secretária da Mulher e da Família discursa na inauguração do Núcleo da Fazendinha. – Foto: Reprodução/Redes Sociais
O novo Núcleo da Secretaria da Mulher e da Família está localizado na Rua Gabriel Jorge Salomão, 13 – Chácara Solar I, Fazendinha.
Nas redes sociais, o cantor compartilhou um vídeo da apresentação. Na legenda, ele ressalta: “De volta a minha segunda casa: o palco, onde vocês fazem eu me sentir extremamente amado”.
Safadão anunciou uma pausa na carreira no dia 3 de setembro, e justificou a decisão ao dizer sofrer de “fortes crises de ansiedade”. Aos 35 anos, ele aproveitou o tempo com a família e amigos, além de realizar atividades de lazer que havia deixado de lado desde que sofreu com uma hérnia de disco, em 2022.
A agenda do forrozeiro segue em Reriutaba, no interior do Ceará. Já no domingo (1º), o cantor se apresenta em Barcarena, no Pará.
A Avenida Paulista estará em clima de Halloween em 28 e 29 de outubro. É quando acontecerá o Mercado das Bruxas, tradicional evento promovido pela Art Shine. Com entrada gratuita, será um final de semana com muitas experiências e atrações do mundo bruxo, tais como oraculistas, expositores, shows de danças, palestras e gastronomia.
Segundo os sócios da ArtShine Eventos, Marcio Alvarez e Wesley Carvalho, nesta prévia de Halloween magia e encantamento serão itens confirmados dentre o vasto menu de vivências que o Mercado das Bruxas proporcionará aos visitantes, além de uma ótima opção para adquirir poções, caldeirões, ervas, entre outros, e passar por consultas com os oraculistas para saber previsões e respostas de todas as dúvidas.
O Mercado das Bruxas será no Club Homs, localizado na Av. Paulista 735, das 12h às 20h.
Serviço Mercado das Bruxas
Quando: dias 28 e 29 de outubro (sábado e domingo)
Horário: das 10h às 20h
Local: Club Homs
Endereço: Avenida Paulista, 735 – Bela Vista – São Paulo (SP)
Em homenagem ao Dia Internacional da Pessoa Idosa no próximo domingo (1º), na segunda-feira (2) a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, promove o mutirão Contrata SP – 50+, na segunda-feira (2). Haverá mais de 150 vagas de emprego para o público acima dos 50 anos de idade. Os processos seletivos ocorrem das 8h às 16h, no Cate Central. Para participar, é necessário se inscrever até domingo (1º), pelo pelo Portal Cate ou em uma das 27 unidades da rede de postos na Capital.
Entre as oportunidades, estão cargos de auxiliar de limpeza e operador de telemarketing receptivo. A maioria exige que os candidatos possuam pelo menos seis meses de experiência na área e ensino fundamental incompleto. As vagas são para postos em diversas regiões, principalmente na zona central da cidade. Para participar, é necessário levar RG, CPF, carteira de trabalho (pode ser o modelo digital) e cópias do currículo.
Na segunda-feira (2), a partir das 8h, o programa Elabora, da Prefeitura, também realiza oficinas para orientar os candidatos sobre como ter mais sucesso em processo seletivos e elaborar um bom currículo, com foco em Habilidades e Comunicação para o Sucesso Profissional e Processo Seletivo, posteriormente realizando atendimento de pequenos grupos e/ou individualizado.
São Paulo é o estado que mais recebe migrantes vindos do Nordeste. De acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), do IBGE, em 2015, eram quase 13% da população no estado, e o último Censo de 2010 aponta que pelo menos 2,3 milhões de nordestinos chegaram a São Paulo e que outros 1,8 milhão voltaram para sua terra natal na década passada.
Com participação ativa na construção e desenvolvimento da cidade, a população nordestina sofreu e sofre ainda bastante preconceito. Seja por sua aparência física ou sotaque, os nordestinos foram muito discriminados ao longo das décadas.
Baseado nesse tema, o grupo Teatro de Garage, da D8 produções, apresenta a peça “Re-Cortes – Uma história de amor nordestina” que conta a história de Maria Bella, José Otávio e Joana, três migrantes nordestinos que encontram em São Paulo de 1980 a esperança de uma vida melhor. Só não contavam encontrar pelo caminho a preconceituosa Catarina, uma viúva que vive dos alugueis que o marido deixou.
O texto, escrito pelo próprio elenco, mescla ficção com informações sobre esse período migratório e como os nordestinos eram tratados. “A ideia da peça é valorizar a cultura nordestina, especificamente do nordestino migrante, que veio para São Paulo e enfrentou as dificuldades econômicas e os preconceitos, para fugir da seca, da fome e miséria e ter uma vida mais digna. Também trazer o regionalismo nordestino no contexto urbano sem estereótipos”, conta o diretor Daniel Eugênio.
No enredo temos ainda uma história de amor mal resolvida, um crime em investigação e uma homossexual que precisa se esconder da sociedade. Em 1980, ano em que a peça se passa, a homofobia era escancarada e reprimida inclusive por autoridades policiais.
Os trabalhadores da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), Metrô e da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (SABESP) marcaram greve para a próxima terça-feira (3), em protesto contra os projetos de privatização dos setores.
Cinco linhas de trem (7-Rubi, 10-Turquesa, 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade) e quatro de metrô (1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata) estarão fechadas durante todo o dia, a partir da meia-noite, e profissionais da SABESP não devem trabalhar na data.
A paralisação foi decidida entre os sindicatos das categorias, com o objetivo de se posicionarem contra a privatização das linhas de trem, metrô e do serviço de saneamento básico.
O Governo do Estado de São Paulo tem como projeção conceder todas as linhas de trens da CPTM e do Metrô para a iniciativa privada até 2026, e a SABESP, até 2024.
Na segunda-feira (2), os sindicatos se reunirão em assembleia para definir as ações durante a greve.
O Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (TRT2) determinou na quinta-feira (28) que todos funcionários da CPTM trabalhem mesmo em caso de greve, durante os picos da manhã (04h e 10h) e da tarde (16h e 21h), com a frota máxima de trens em atendimento. Nos demais horários, a operação deve contar com 80% do efetivo.
A liberação das catracas, que era solicitação do movimento grevista para minimizar os impactos aos usuários do transporte, foi proibida também pelo TRT2.
A taxa de desocupação (desemprego) ficou em 7,8% no trimestre encerrado em agosto deste ano. Esse é o menor patamar do índice desde fevereiro de 2015 (7,5%). A taxa mostra a proporção de pessoas que buscaram emprego e não conseguiram no período em relação à força de trabalho, que é a soma de empregados e desempregados.
A taxa recuou em relação tanto ao trimestre anterior – encerrado em maio deste ano (8,3%) – quanto ao trimestre finalizado em agosto de 2022 (8,9%). Os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad) foram divulgados nesta sexta-feira (29), no Rio de Janeiro, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
A população desocupada chegou a 8,4 milhões, apresentando recuos de 5,9% (menos 528 mil pessoas) em relação ao trimestre anterior e de 13,2% (menos 1,3 milhão de pessoas) em relação ao ano anterior. Para o IBGE, esse é o menor contingente desde junho de 2015 (8,5 milhões).
Já a população ocupada (99,7 milhões) cresceu 1,3% no trimestre (mais 1,3 milhão de pessoas) e 0,6% (mais 641 mil pessoas) no ano. O nível da ocupação, isto é, o percentual de pessoas ocupadas na população em idade de trabalhar, ficou em 57%, acima do trimestre anterior (56,4%) e estável em relação ao ano passado.
O rendimento real habitual foi calculado em R$ 2.947, apresentando estabilidade no trimestre e crescimento de 4,6% no ano. A massa de rendimento real habitual (R$ 288,9 bilhões) foi recorde da série histórica, crescendo 2,4% frente ao trimestre anterior e 5,5% na comparação anual.
Carteira assinada
O número de empregados com carteira de trabalho no setor privado – sem considerar trabalhadores domésticos – chegou a 37,25 milhões, o maior total desde fevereiro de 2015 (37,29 milhões). Em relação ao trimestre anterior, a alta é de 1,1% (mais 422 mil pessoas), enquanto na comparação com o ano anterior o avanço é de 3,5% (mais 1,3 milhão) no ano.
O total de empregados sem carteira no setor privado (13,2 milhões) também cresceu no trimestre (2,1% ou mais 266 mil pessoas), mas ficou estável no ano.
O mesmo aconteceu com os trabalhadores domésticos (5,9 milhões de pessoas), que cresceram ante o trimestre anterior (2,8%). Houve estabilidade em relação ao trimestre encerrado em agosto de 2022.
O número de trabalhadores por conta própria (25,4 milhões de pessoas) ficou estável frente ao trimestre anterior e caiu 2,0% no ano (menos 509 mil pessoas). Já o item empregadores (4,2 milhões de pessoas) ficou estável nas duas comparações.
A taxa de informalidade atingiu 39,1 % da população ocupada (ou 38,9 milhões de trabalhadores informais), acima dos 38,9% no trimestre anterior, mas abaixo dos 39,7% no mesmo trimestre de 2022.
Subutilização
A população subutilizada, isto é, que poderia trabalhar mais do que trabalha, ficou em 20,2 milhões de pessoas, quedas de 2,2% no trimestre e 15,5% no ano.
A população fora da força de trabalho, ou seja, aqueles com mais de 14 anos que não trabalham nem procuram emprego, foi de 66,8 milhões, uma queda de 0,5% ante o trimestre anterior (menos 347 mil pessoas) e uma alta de 3,4% (mais 2,2 milhões) na comparação anual.
Já a população desalentada, ou seja, aquela que gostaria de trabalhar, mas não procurou emprego por vários motivos, representou 3,6 milhões de pessoas, uma estabilidade em relação ao trimestre anterior e uma queda de 16,2% (menos 692 mil pessoas) na comparação com o ano passado. É o menor contingente desde setembro de 2016 (3,5 milhões).