Cigarros eletrônicos também são vilões da saúde bucal

0 0
Read Time:3 Minute, 1 Second

Apesar de muitas pessoas acreditarem que os cigarros eletrônicos são uma alternativa “mais  segura” aos produtos tradicionais de tabaco, o número crescente de evidências recentes  revela que esses dispositivos podem representar uma ameaça ainda maior para a saúde. Sob  diversas nomenclaturas, como vapes pods, esses dispositivos ganharam popularidade nos  últimos anos, mas suas consequências para a saúde são preocupantes. De acordo com uma  pesquisa conduzida pelo Programa de Tratamento do Tabagismo do Instituto do Coração do  Hospital das Clínicas, os níveis de nicotina encontrados em usuários do vape equivalem ao  consumo de 20 cigarros convencionais por dia. Com teores de nicotina que podem chegar a  90 mg, equivalentes a 4,5 maços do cigarro tradicional, a presença de outras substâncias  adicionadas nos aparelhos para intensificar a sensação de prazer pode levar a uma  dependência ainda mais intensa. 

Além de os estudos e evidências recentes sugerirem que os cigarros eletrônicos podem ser responsáveis por doenças cardiovasculares, pulmonares e inflamações, que aumentam os  riscos de câncer, os cigarros eletrônicos também causam danos à saúde bucal. “Devido ao  alto teor de açúcar e à consistência viscosa do vapor, resíduos são depositados nos dentes,  tornando-os mais sensíveis. Isso afeta o paladar, o olfato, causa desidratação e ainda  potencializa os riscos de cáries”, explica o dentista e especialista em Saúde Coletiva da  Neodent, João Piscinini.  

Embora a comercialização, importação e propaganda de todos os tipos de dispositivos  eletrônicos para fumar sejam proibidas no Brasil pela Anvisa, o número de usuários segue  em crescimento. Em 2018, o Ipec constatou que 500 mil brasileiros eram consumidores de  cigarros eletrônicos, e, em 2022, esse número subiu para 2,2 milhões.  

Conheça os 7 riscos do cigarro eletrônico para a saúde bucal 

Doenças periodontais: o uso de cigarros eletrônicos altera as condições naturais da boca,  facilitando o acúmulo de placa bacteriana, principal causa das doenças periodontais. 

Retração gengival: a baixa irrigação das membranas mucosas bucais danifica o tecido,  expondo a raiz do dente e aumentando a sensibilidade dentária, bem como o surgimento de  cáries. 

Escurecimento da gengiva e dos dentes: a nicotina se acumula na superfície dos dentes  e adere ao esmalte dentário. 

Língua de vape: o fumo excessivo dos vapes, devido às altas quantidades de nicotina e  essências com sabores exóticos, compromete a capacidade de sentir o gosto. 

Mau hálito: apesar dos aromatizantes nos vapes, a nicotina presente nos cigarros eletrônicos  causa mau odor na cavidade bucal. 

Xerostomia: a saliva é responsável pela limpeza natural da boca e pelo equilíbrio das  bactérias. O uso de cigarros eletrônicos diminui sua produção em decorrência da nicotina, o  que aumenta as chances de cáries, sensibilidade, feridas, fissuras e dificuldade para  mastigar. 

Inflamação na cavidade bucal: as substâncias químicas presentes no vapor dos e-cigarros causam inflamação nas gengivas e na garganta, resultando dor e inchaço na região. 

Leia também: Vacinas com células dentríticas da USP são esperança no tratamento de câncer cerebral


Foto / Texto: Neodent

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Rio Pinheiros, em São Paulo, recebe ativações de empresas e passa por processo de despoluição

0 0
Read Time:3 Minute, 13 Second

O Rio Pinheiros, maior de São Paulo, tem passado por um processo de despoluição. Hoje, as pessoas que passeiam na ciclovia do Parque Bruno Covas, às margens do rio, se deparam com um ambiente mais limpo e agradável. As empresas, ao perceber este movimento de recuperação da natureza, também têm investido em aproveitar locais que antes eram inutilizáveis para a população. 

Na última semana, a Heineken, em parceria com a SOS Mata Atlântica, inaugurou um bar flutuante temporário no Rio Pinheiros. Esse tipo de ação se enquadra na plataforma Green Your City, que reúne uma série de iniciativas da empresa com o viés de cultura e sustentabilidade. 

Em uma ativação parecida, a agência EA, juntamente com as Secretarias de Esportes e a do Meio Ambiente de São Paulo – além da Sabesp – lançou uma balsa no local para receber apresentações de vários esportes olímpicos. A estrutura provisória, executada pela Recoma, empresa especializada em infraestrutura esportiva, recebeu jogos de vôlei, basquete, tênis e handebol durante a COB Expo, evento organizado pelo Comitê Olímpico do Brasil. 

“Este é um projeto absolutamente inédito e inovador. É a valorização do rio como espaço de demonstração do esporte e também para mostrar mais claramente para a sociedade que ele está sendo recuperado”, afirma Sérgio Schildt, presidente da Recoma. 

Tatiana Fasolari, vice-presidente da Fast Engenharia, maior empresa de overlays da América Latina, ressalta que para concretizar projetos como esses é necessário uma vontade coletiva de preservar esses recursos naturais para as gerações futuras. 

“Rios são ecossistemas interconectados e, muitas vezes, a poluição é resultado de várias fontes, como esgoto doméstico, poluição industrial e agrícola. Tal estrutura pode repaginar a cidade e trazer um olhar mais moderno e atrativo. No caso do Rio Pinheiros, podemos ligar isso, também, ao meio ambiente, visto que este processo de despoluição afeta a cidade como um todo”, destaca Fasolari. 

Na visão de Ivan Martinho, professor de marketing esportivo na ESPM, os rios Pinheiros e Tietê, que cortam a cidade de São Paulo, são grandes ícones da paisagem paulistana. Com o processo de despoluição, eles se tornam destino e passam a permitir o convívio de diferentes grupos que compõem o espaço urbano assim como nas cidades modernas do mundo. 

“Em uma cidade sem praia e com parques existentes lotados, esses novos espaços se tornam oportunidades para marcas interagirem com o público, proporcionando experiências positivas e cuidando da nova paisagem. A ciclovia já atraiu anos atrás o público de ciclistas, aos poucos foram chegando algumas outras opções de atividades propostas por empresas como Beach Tênis, Footvolley e agora opções gastronômicas e de entretenimento, que prometem valorizar de vez esse novo destino na cidade”, completa Martinho. 

Fernando Patara, head de inovação do Arena Hub, maior centro de inovação e empreendedorismo esportivo da América Latina, explica que o principal desafio em concretizar projetos como esses no Rio Pinheiros é se adequar às limitações ambientais e infraestruturais, além de garantir o engajamento da comunidade. 

“O uso destes ambientes para práticas esportivas serve para incentivar a atividade física e proporcionar novos espaços de convivência para a população. Além disso, a transformação de áreas degradadas em locais de esporte e lazer pode revitalizar regiões urbanas, tornando-as mais atrativas para moradores e visitantes, o que pode impulsionar o desenvolvimento econômico local”, conclui Patara.  

Leia também: Defesa Civil emite alerta para chegada de nova frente fria em SP com fortes chuvas no estado


Fonte: Pressfc – Foto: Divulgação/Recoma

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Parque Villa-Lobos terá Dia das Crianças com muitas diversões e gastronomia artesanal 

1 0
Read Time:1 Minute, 24 Second

No dia 12 de outubro, das 10h às 18h, o Parque Villa-Lobos estará em festa com a Expo Kids&Cia. Promovida em parceria com a Rede Bons Negócios, o Dia das Crianças terá diversões e sabores especiais com feira de artigos infantis, recreação e oficinas gratuitas, além de gastronomia artesanal.

Com entrada gratuita e voltado para todas as idades além de pet friendly, o evento contará com 80 expositores de moda, brinquedos, acessórios, calçados, envoval (tanto infantis quanto adultos), artesanato, colecionáveis e cosméticos, ou seja, além de momentos felizes em família, será possível fazer compras aos pequenos pelo dia deles, saboreando as opções de comidinhas que lá estarão.

Conforme explica Rejanne Silveira, sócia da Rede Bons Negócios, a expectativa é atrair pais e filhos para que tenham uma experiência completa e inesquecível. “Sou mãe e sei o quão importante são esses passeios em família nas lembranças das crianças”, diz a empreendedora.

O Parque Villa-Lobos possui fácil acesso e está localizado na Avenida Professor Fonseca Rodrigues, 2001, no bairro Alto de Pinheiros, ao lado do Shopping Villa Lobos e paralelo ao Rio Pinheiros.

Para mais informações sobre a Expo Kids&Cia, acesse https://www.instagram.com/redebonsnegocios/

Serviço:

Expo Kids&Cia – Dia das Crianças no Parque Villa-Lobos

  • Data: 12 de outubro, quinta-feira
  • Horário: 10h às 18h
  • Endereço: Av. Prof. Fonseca Rodrigues, 2001 – Alto de Pinheiros, São Paulo – SP, 05317-020

Leia também: Avião de Marília Mendonça caiu por causa de negligência, diz Polícia


Foto / Texto: Expo Kids&Cia

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Descubra os encantos de Pinheiros, um dos bairros mais antigos de São Paulo

0 0
Read Time:2 Minute, 58 Second

Pinheiros é um bairro que encanta quem o visita, seja pela sua história, pela sua diversidade ou pela qualidade de vida. O bairro surgiu em 1562, quando os jesuítas fundaram uma aldeia no local onde hoje fica o Largo da Batata. Era uma região habitada pelos índios Piratininga, que deram origem ao nome da cidade de São Paulo. No século XVII, começou o processo de urbanização do bairro, que se tornou um dos mais antigos e importantes da capital paulista. 

Ele oferece diversas opções de lazer, cultura, trabalho e moradia. É uma área verde, com muitas árvores e parques, que contrasta com a agitação e a modernidade de uma metrópole. Quem gosta de vida noturna e cultural vai encontrar uma variedade de bares, restaurantes, casas noturnas e museus, que atendem a todos os gostos e estilos. Quem prefere atividades ao ar livre pode aproveitar as ciclovias, as praças e os espaços públicos que garantem segurança e conforto. 

Pinheiros também se destaca pelo seu comércio e pelo seu polo empresarial. Há centenas de lojas conceituadas, que oferecem produtos e serviços de qualidade. O bairro também abriga grandes empresas, que geram emprego e renda para os moradores e visitantes. 

Roteiro com diversas opções para quem quer conhecer o bairro e suas tradições

Uma das melhores formas de conhecer o bairro é fazer um roteiro de um dia, aproveitando as diversas atrações que a região oferece. Veja algumas dicas de paradas obrigatórias para quem quer curtir o charme e a diversidade de Pinheiros.

Comece o dia com um café da manhã caprichado no Naked Coffee, uma cafeteria que serve grãos selecionados e torrados na hora, além de pães artesanais, bolos, sanduíches e salgados. O ambiente é aconchegante e moderno, ideal para relaxar e se preparar para o dia.

Para o almoço, uma ótima opção é o Purana.co, um restaurante plant-based que oferece pratos saudáveis, saborosos e criativos, feitos com ingredientes orgânicos e locais. O cardápio varia de acordo com a estação do ano e a disponibilidade dos produtos, mas sempre tem opções para todos os gostos e restrições alimentares. O Purana.co também possui em seu cardápio drinks botânicos enriquecidos com infusões de ervas. A distinção principal destas bebidas reside na soma da medicina dos Florais da Amazônia. 

Depois do almoço, que tal uma visita à Livraria da Travessa, uma das mais charmosas e completas da cidade? Lá você encontra livros de todos os gêneros, desde clássicos até lançamentos, além de CDs, DVDs, revistas e artigos de papelaria. A livraria também conta com um café e um espaço para eventos culturais.

Para encerrar o dia, passe no Quitanda, um empório que vende produtos frescos, naturais e artesanais, como frutas, verduras, queijos, pães, massas, molhos e doces. Você pode comprar os ingredientes para preparar um jantar em casa ou escolher entre as opções prontas e semiprontas que o Quitanda oferece.

Esse é apenas um exemplo de roteiro de um dia em Pinheiros, mas você pode adaptá-lo conforme o seu perfil e preferências. O importante é aproveitar ao máximo as maravilhas desse bairro tão especial.

Leia também: Evento em homenagem ao Dia do Idoso acontece na Arena de Eventos em Santana de Parnaíba


Foto / Texto: Purana.co

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Anfavea registra melhor média de vendas diárias do ano

0 0
Read Time:2 Minute, 54 Second

A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) informou, há pouco, que o mês de setembro apresentou a melhor média diária do ano, no que concerne ao total de unidades vendidas. A média foi de 9,9 mil unidades, o que marca um período de estabilidade, na avaliação da entidade.

Conforme a associação destacou, ao divulgar o balanço, havia receio de que o setor enfrentasse uma retração na comercialização de veículos leves, após o fim do programa de descontos promovido pelo governo federal. O que se observou na prática, contudo, foi que o patamar de vendas se manteve no mesmo compasso.

Em coletiva de imprensa, o presidente da Anfavea, Márcio de Lima, classificou como “extraordinária” a iniciativa do governo, quanto ao impulso que deu na renovação de frotas. Para Lima, o cenário que se coloca, atualmente, é motivo de tranquilidade, mas não de “grandes comemorações”. “Não é que se perceba um mercado tão aquecido”, disse.

Um dos aspectos que o presidente da Anfavea destacou aos jornalistas foram as exportações. “É uma situação que preocupa, hoje, o setor automotivo”.

“A exportação continua sendo o maior desafio”, acrescentou ele, sugerindo que o Brasil procure firmar acordos bilaterais com outros países, a fim de transpor as dificuldades na área.

Produção

De agosto para setembro deste ano, a produção de veículos, categoria que inclui automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus, caiu 8%, de 227 para 208,9 mil unidades. Na comparação com o acumulado do ano, de janeiro a setembro de 2022 para janeiro de setembro de 2023, a queda foi bem menor de 0,3%.

Quanto ao emplacamento, constata-se uma queda de 4,8%, de agosto para setembro deste ano, e um crescimento de 8,5%, em relação ao acumulado de 2022, já que os primeiros nove meses deste ano registraram 1.630 mil unidades emplacadas.

Ainda de acordo com o balanço da Anfavea, veículos munidos de novas tecnologias têm ganhado mais espaço e caído, cada vez mais, no gosto dos brasileiros. Em 2020, o volume de veículos comerciais leves dos tipos híbrido e elétrico que haviam sido emplacados era de 19,7 mil. Este ano, que nem mesmo chegou ao final, o total saltou para 57,5 mil.

Quanto a ônibus e caminhões, incluindo tanto os elétricos como os movidos a combustível, 83 mil foram emplacados no mês passado, quantidade 196,4% superior à registrada em agosto. No acumulado do ano, foram 399 mil unidades.

Como de praxe, a Anfavea também compartilhou informações sobre as vagas de emprego que o setor gerou no período. De setembro de 2022 para setembro de 2023, houve encolhimento de 3,3% no total de postos de trabalho, já que a indústria automobilística empregava 104 mil pessoas e passou e empregar 100,6 mil.

No que diz respeito às projeções, a associação espera que, no mês que vem, os emplacamentos de veículos leves e pesados supere em 6% o volume, na comparação com outubro de 2022. No âmbito da exportação, a expectativa é menos otimista, já que deve registrar queda de 12,7%.

Leia também: Boca derrota Palmeiras nos pênaltis e chega à final da Libertadores


Foto / Texto: Agência Brasil

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Em apenas cinco dias, São Paulo já observou 88% das chuvas esperadas para todo o mês

0 0
Read Time:1 Minute, 12 Second

Em apenas cinco dias, São Paulo acumulou 111,6 milímetros de chuva. O número é equivalente a 88% do total esperado para o mês de outubro. Os dados foram divulgados pelo Instituto Nacional de Meteorologia nesta sexta-feira (6).

Enquanto 58mm de precipitação foram observados no último domingo (1º), 40,2 mm foram registrados na quinta-feira (5). Para todo o mês de outubro, que tem 31 dias, a média é de 127 mm na capital paulista.

Recentemente, a Defesa Civil emitiu um alerta para a chegada de uma nova frente fria – que deve provocar fortes chuvas em todo o território – no estado.

Temporais de média a forte intensidade também ocorrerão nas regiões do litoral Vale do RibeiraVale do ParaíbaItapevaSorocaba e Campinas. Nas regiões central, norte e oeste poderá chover, mas com menor intensidade.

Rajadas de vento são esperadas na Grande São Paulo, em Sorocaba e no Vale do Ribeira, com velocidade de até 60 km/h, e em Campinas de até 50 km/h. Esse quadro deve continuar nessas regiões durante todo o final de semana.

Leia também: Boca derrota Palmeiras nos pênaltis e chega à final da Libertadores


Fonte: TV Cultura – Foto: GettyImages

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Lista do trabalho escravo tem cervejaria e recorde de empregadores

0 0
Read Time:3 Minute, 52 Second

A chamada Lista Suja do trabalho escravo publicada nesta quinta-feira (5) pelo Ministério do Trabalho e Emprego incluiu número recorde de empregadores que submeteram trabalhadores a condições semelhantes à escravidão.

A lista é publicada a cada semestre desde 2003 e, nesta edição, incluiu 204 novos empregadores, a maior inclusão já registrada na história, segundo o MTE. Entre as empresas, chama atenção a inclusão de uma famosa cervejaria na lista, a Kaiser, ligada ao Grupo Heineken no Basil.  

Confirma aqui a lista completa. 

Dos 204 novos empregadores incluídos na lista, a maioria é do setor da produção de carvão vegetal (23), seguido por criação bovina (22), serviços domésticos (19), cultivo de café (12) e extração e britamento de pedras (11). Entre as unidades da federação, a maior quantidade de novos casos foi registrada em Minas Gerais (37), seguida por São Paulo (32), Pará (17), Bahia (14), Piauí (14) e Maranhão (13).  

A Lista Suja mostra que os 473 empregadores submeteram, ao todo, 3.773 trabalhadores a condições análogas à escravidão. Já o total de pessoas resgatadas nessas condições pela Inspeção do Trabalho no Brasil, desde 1995, chega a mais de 61 mil pessoas, segundo o site do ministério. 

A diferença é explicada porque, para entrar na lista, é preciso esgotar os recursos administrativos contra o auto de infração aplicado pelos fiscais que encontraram pessoas em condições semelhantes à escravidão.  

Pobreza e fiscalização

A vice-presidente da Associação Nacional dos Procuradores da Procuradores de Trabalho (ANPT), Lydiane Machado e Silva, afirmou que o aumento da pobreza nos últimos anos, em especial devido à pandemia, e o apoio do novo governo à fiscalização contra o trabalho escravo explicam o recorde no número de novos empregadores.  

“A pandemia agravou a vulnerabilidade econômica das pessoas. Então, essas pessoas são presas mais fáceis para os cooptadores de trabalhadores. Fica mais fácil aceitar promessas de emprego que, no final das contas, são empregos que não estão observando os requisitos mínimos da legislação brasileira”, disse.   

A procuradora Lydiane contou que as condições precárias de trabalho costumam se repetir nesses casos marcadas por alojamentos precários, sem banheiros e com alimentação sem armazenamento adequado.  

Outra situação que tem aumentado é a de resgate de mulheres submetidas a essas condições no trabalho doméstico. “Em que pese sempre haver uma desculpa de que ela é tratada como uma pessoa da família, o que a gente percebe, na realidade, é que ela é colocada em um quartinho dos fundos, muitas vezes em condições insalubres, sem acesso à convivência social com outras pessoas”, relatou.  

Também chama atenção da procuradora a inclusão, na lista, de empresa de grande apelo social do público brasileiro. “A gente se pergunta porque empresas tão grandes não entendem que também é responsabilidade delas verificar toda a sua cadeia produtiva”, destacou Lydiane. Para ela, a Lista Suja é importante porque a sociedade brasileira merece saber o que está acontecendo em suas cadeias produtivas. 

Heineiken  

Em nota, o Grupo Heineken afirmou que foram surpreendidos pelo caso, que ocorreu em 2021, com uma das prestadoras de serviços da companhia, a Transportadora Sider.  

“Na ocasião, perplexos, nos mobilizamos para prestar todo apoio aos trabalhadores envolvidos e para garantir que todos os seus direitos fundamentais fossem reestabelecidos prontamente. Além disso, asseguramos as medidas necessárias junto à transportadora, que não faz mais parte do nosso quadro de fornecedores”, informou. 

Além disso, a nota diz que “a partir desse caso, compreendemos a necessidade de avançar ainda mais nessa agenda e na checagem do cumprimento das regras presentes em nosso Código de Conduta. Entre as iniciativas, desenvolvemos uma plataforma robusta de controle de terceirização”.  

A reportagem entrou em contato com a Transportadora Sider, para que se manifeste sobre o caso, e aguarda posicionamento. 

Leia também: Defesa Civil emite alerta para chegada de nova frente fria em SP com fortes chuvas no estado


Fonte: Agência Brasil – Foto: Acervo/ MPT Mato Grosso do Sul

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Pré-candidatos agitam disputa pela Prefeitura de Cotia

1 0
Read Time:1 Minute, 41 Second

Tendo em vista a nova minirreforma eleitoral, pré-candidatos ao executivo de Cotia já se mobilizam em busca de aliados para a composição de chapas visando o pleito de 2024.

A minirreforma poderá autorizar a antecipação das campanhas, sendo assim, os pré-candidatos à prefeito em Cotia já se movimentam e mobilizam seus apoiadores para o enfrentamento na próxima eleição.

Entre os muitos que se apresentam informalmente, os mais lembrados em enquetes e rodas de prosas pela cidade são: Ângela Maluf, Vereador Sergio Folha, Welington Formiga; entre outros.

Alguns dos mais cotados mostram preocupação com a situação fiscal da prefeitura, observando que entre a Receita Consolidada do Município e a Despesa Empenhada Consolidada há um buraco de mais de R$ 300.000.000,00; isso mesmo, trezentos milhões de reais.

Segundo levantamentos feitos pela cidade, se a eleição fosse hoje, o pré-candidato Welington Formiga seria eleito com a maioria dos votos. Welington Formiga alcançou o segundo lugar nas eleições de 2020, obtendo 51.749 votos, 44,72 % dos votos válidos. Formiga é formado em direito e defende para a cidade de Cotia o orçamento participativo, ele acredita que ouvindo a população as prioridades são melhores definidas.

Comunicador nato, Formiga tem sido recebido e aclamado por grandes lideranças do Município. Presidente do PDT de Cotia, Welington transita com desenvoltura nos mais diversos meios políticos da cidade e região.

Em breve, outros pretensos pré-candidatos serão apresentados neste espaço, no momento apresentamos o mais óbvio e que apresenta maior evidência no Município. Por hora, Welington segue com sua luta incansável pelo progresso da cidade, ou melhor, com perdão do trocadilho: fazendo um trabalho de formiguinha.

Leia também: Provão Paulista: entenda avaliação que garante vagas nas universidades públicas de SP


Fonte: Gazeta Magazine – Foto: Arquivo/SECOM-Cotia

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Provão Paulista: entenda avaliação que garante vagas nas universidades públicas de SP

0 0
Read Time:4 Minute, 55 Second

O Governo de São Paulo lançou neste ano o Provão Paulista Seriado, avaliação que promete oferecer mais oportunidades para que estudantes de escolas públicas consigam entrar no Ensino Superior. O exame será aplicado entre os dias 28 de novembro e 1º de dezembro.

A partir do Provão, os alunos poderão ter acesso a 15.369 vagas distribuídas nas seguintes universidades: Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual Paulista (Unesp), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) e nas Faculdades de Tecnologia de São Paulo (Fatecs).

Conforme a Secretaria Estadual de Educação de São Paulo (Seduc-SP), o exame foi criado para ampliar o ingresso de alunos das escolas públicas nestas instituições.

As avaliações do Provão Paulista Seriado serão aplicadas pela Fundação Vunesp. De acordo com a Seduc-SP, a nova prova educacional não exclui a possibilidade dos estudantes realizarem as provas próprias das universidades, como a Fuvest e a Comvest.

Confira mais informações sobre o Provão Paulista Seriado:

Quem pode participar

Como o Provão Paulista é direcionado para estudantes da rede pública de ensino, os jovens que estudam em escolas particulares não podem participar da avaliação.

Assim, alunos matriculados nas três séries do Ensino Médio regular nas redes públicas do Estado de São Paulo e em todo o país podem realizar o exame.

Segundo a Seduc-Sp, cerca de 1,1 milhão de estudantes das 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio matriculados nas escolas estaduais de São Paulo já estão automaticamente inscritos no Provão Paulista. “Ou seja, se você é aluno, basta comparecer à sua escola no dia da aplicação”, informa a secretaria.

Alunos das escolas técnicas estaduais (Etecs) do Centro Paula Souza também já estão inscritos nas provas, que serão aplicadas nas escolas de origem.

Os interessados que moram fora do estado paulista devem se inscrever obrigatoriamente até as 18h desta sexta-feira (6), no site do Provão. Eles farão as provas na capital paulista, em locais a serem divulgados em breve pela Secretaria da Educação do Estado.

Além disso, a Seduc-SP destaca que, caso o estudante interessado não realize a prova na primeira série ou segunda série, ele será excluído do processo do Provão Paulista Seriado.

Vagas disponibilizadas

As 15.369 vagas serão distribuídas da seguinte maneira:

  • 1.500 vagas para a USP;
  • 934 para a Unesp;
  • 325 para a Unicamp;
  • 2.620 para a Univesp;
  • 10.000 para as Fatecs;

Entre os cursos mais procurados em vestibulares do país, estão 558 vagas para as diversas áreas da engenharia89 vagas para direito67 para medicina e 33 vagas para psicologia.

Os alunos terão a partir do dia 1º de novembro para definir as opções de cursos que desejam frequentar no próximo ano letivo. O site para a escolha será disponibilizado pela Seduc-SP.

Estilo da avaliação

Todas as avaliações do Provão Paulista são impressas e possuem como referência o currículo paulista e a matriz de avaliação do Enem.

As provas acontecem em datas e horários distintos para alunos das três séries básicas de educação. Além disso, o conteúdo dos exames também será diferenciado para cada nível de ensino, ou seja, estudantes do primeiro ano do Ensino Médio só verão, em tese, as disciplinas que eles aprenderam em sala de aula.

Para alunos da terceira série do Ensino Médio, as avaliações acontecem nos dias 28 e 29 de novembro, pela manhã. Os estudantes da segunda série farão a prova nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro, no turno matutino. Já a prova direcionada para os jovens da primeira série também será realizada nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro, mas no horário vespertino. Confira os detalhes abaixo:

Governo do estado de São Paulo/Reprodução

Notas cumulativas
Alunos que hoje estão na primeira e segunda séries do Ensino Médio também vão poder participar do Provão Paulista Seriado. As notas alcançadas nessas edições serão cumulativas.

“Os alunos que hoje estão matriculados na primeira série farão o provão em 2023, 2024 e 2025. Já os alunos do segundo terão notas de 2023 e 2024 somadas. A somatória desses três anos será considerada para a classificação”, explica a Seduc-SP.

Calendário Provão Paulista 2024

  • Inscrição (alunos da rede pública DE FORA do Estado de São Paulo): 29/09 a 06/10/2023;
  • Inscrição (alunos da rede pública DO Estado de São Paulo): não há inscrição, pois todos estão inscritos automaticamente;
  • Local de prova para alunos de outros estados: 30/10 a 03/11;
  • Primeira remessa no Portal de Escolhas das vagas (primeiro e segundo semestre): 01 a 15/11;

Provas:

  • Seriado III: 30/11 e 01/12;
  • Seriado I e II: 04 e 05/12;
  • Gabarito: 07/12/2023;
  • Resultado final: 26/01/2024;
  • Lista de chamada ingresso PRIMEIRO semestre: 26/01;
  • Segunda remessa no Portal de escolhas das vagas (segundo semestre): 15 a 29/04;
  • Lista de chamada ingresso SEGUNDO semestre: 06/05/2024

Leia também: Santana de Parnaíba abre 900 vagas para auxiliar de logística


Fonte: TV Cultura – Foto: Divulgação\Seduc-SP

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Boca derrota Palmeiras nos pênaltis e chega à final da Libertadores

0 0
Read Time:2 Minute, 51 Second

O Boca Juniors (Argentina) será o adversário do Fluminense na decisão da Copa Libertadores. A vaga dos argentinos foi alcançada, na noite desta quinta-feira (5) no Allianz Parque, com uma vitória sobre o Verdão de 4 a 2 na disputa de pênaltis, após igualdade de 1 a 1 no tempo regulamentar. No confronto de ida das semifinais, na Bombonera na última semana, o placar ficou no 0 a 0.

Desta forma o Tricolor das Laranjeiras (que garantiu a vaga na decisão ao derrotar o Internacional em Porto Alegre) e o Boca Juniors definirão quem fica com o troféu da principal competição de clubes da América do Sul no dia 4 de novembro no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro.

A equipe argentina chega à sua 12ª final de Libertadores, a primeira desde 2018, empatando todos os confrontos do mata-mata: contra o Nacional (Uruguai) nas oitavas, o Racing (Argentina) nas quartas e o Palmeiras na semifinal.

Jogando em casa, o Palmeiras conseguiu manter uma maior posse de bola, mas que acabou sendo pouco efetiva, pois criou poucas oportunidades de gol, dois chutes de longa distância do volante Gabriel Menino. Já o Boca se fechou na defesa e apostou nas transições rápidas da defesa para o ataque. E foi desta forma que os argentinos abriram o placar aos 22 minutos, quando Merentiel se livrou do zagueiro Gustavo Gómez, invadiu a área e rolou na medida para Cavani apenas conferir de primeira.

A equipe comandada pelo técnico português Abel Ferreira só passou a conseguiu criar mais aos 21 minutos da etapa final, quando o zagueiro Marcos Rojo foi expulso após receber o segundo cartão amarelo na partida. Com um homem a menos o Boca passou a dar mais espaços para as ações ofensivas do Verdão.

Com isso, aos 27 minutos o Verdão conseguiu chegar à igualdade, quando o lateral Piquerez acertou chute muito forte da intermediária para superar o goleiro Sergio Romero.

Se no lance do gol do empate do Palmeiras o arqueiro argentino deu a impressão de que falhou ao saltar um pouco atrasado, na disputa de pênaltis ele brilhou defendendo as cobranças de Raphael Veiga e de Gustavo Gómez para ajudar o Boca Juniors a superar o Verdão por 4 a 2 nas penalidades máximas, nas quais Weverton chegou a defender a cobrança de Cavani.

Leia também: Irmão de Sâmia Bomfim e outros dois médicos são executados no Rio de Janeiro


Fonte: Agência Brasil – Foto: REUTERS/Carla Carniel

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %
error: