Atendimentos da UBS do Chácaras Marco serão transferidos a partir de 6 de novembro

0 0
Read Time:1 Minute, 0 Second

A Prefeitura de Barueri, por meio da Secretaria de Saúde, irá transferir a partir do dia 6 de novembro de 2023 o atendimento da Unidade Básica de Saúde (UBS) Drª Elisabete Izilda Duleba, situada na rua Paraíso, 101 – Chácaras Marco, para outras três unidades. A UBS, que foi interditada devido à queda de uma árvore, ganhará um novo prédio, que será construído pela Prefeitura de Barueri.  

Os pacientes com consultas e exames marcados devem atentar-se a essa alteração e aos endereços das unidades que atenderão as especialidades de ginecologia, pediatria e clínico geral. 

Os serviços de coleta de exames e odontologia serão realizados na UBS João de Siqueira, localizada na rua Canal da Mancha, 259 – Jardim Regina Alice.   

Já as especialidades em clínica geral e ginecologia atenderão na UBS Pedro Izzo, na  rua Everest, 26 – Jardim Esperança, e também na UBS Kátia Kohler (rua Maria de Fátima, 551 – Engenho Novo). O atendimento em pediatria também acontecerá somente na unidade Kátia Kohler.

Leia também: Geraldo Alckmin afirma que corte na taxa de juros mostra “confiança” no governo federal


Foto / Texto: SECOM-Barueri

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Prefeitura de Itapevi prorroga prazo de inscrições para contratar estagiários

0 0
Read Time:2 Minute, 12 Second

A Prefeitura de Itapevi prorrogou o prazo de inscrições para seu processo seletivo que irá contratar 31 novos estagiários. Com a mudança, os interessados têm até as 12h do dia 13 de novembro para se cadastrar e concorrer a uma das vagas. A escolha dos aprovados será realizada em parceria com o Centro de Integração Empresa Escola (CIEE).

Os selecionados poderão receber até R$ 1,4 mil de remuneração. O valor vai depender do semestre que o estagiário cursa. Os estudantes do primeiro ao quarto semestre terão bolsa-auxílio de R$ 800. Esse valor passa para R$ 1 mil para os universitários do quinto e sexto semestres e R$ 1,3 mil aos alunos do sétimo semestre. Todos recebem auxílio-transporte de R$ 100 por mês.

Devido à prorrogação, outros prazos importantes também sofreram alterações. O gabarito da prova será anunciado em 14 de novembro. As publicações das listas de classificação provisória acontecem no dia 30 do mesmo mês e a definitiva em 7 de dezembro, nos sites da Prefeitura (http://www.itapevi.sp.gov.br) e do CIEE (http://portal.ciee.org.br).

A convocação dos aprovados ocorrerá por edital divulgado no Diário Oficial e obedecerá a classificação de realização da prova. O contrato de estágio deverá ter duração mínima de seis meses e o máximo de dois anos.

Como se inscrever

Para se inscrever no processo seletivo, o candidato precisa informar seus dados pessoais e escolares no site do CIEE com login e senha. É necessário fazer uma prova de múltipla escolha, que é gratuita, e envolve questões de língua portuguesa, matemática e conhecimentos gerais.

O participante tem dois minutos para responder cada questão. Caso não faça isso dentro do tempo determinado, o sistema gravará a resposta em branco e seguirá automaticamente para a próxima pergunta. O tempo total de prova é de 20 minutos.

Sobre as vagas

Das posições de estágio disponíveis, 10 são para contratação imediata na área de Administração de Empresas, 20 para quem cursa Direito, além de 1 de Engenharia Civil. Também estarão abertas vagas para cadastro reserva nos cursos de Análise de Desenvolvimento de Sistemas, Arquitetura e Urbanismo, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Artes Cênicas, Educação Física, Música, Redes de Computadores, Tecnologia da Informação e Tecnologia em Gestão Ambiental

Leia também: Com indefinição de Datena, PDT conversa com Boulos para possível apoio na eleição de 2024


Foto / Texto: SECOM-Itapevi

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Programa Auxílio Desemprego proporciona 90 vagas para bolsistas em Carapicuíba

1 0
Read Time:1 Minute, 14 Second

A Prefeitura de Carapicuíba abre inscrições para o Programa Auxílio Desemprego, entre os dias 6 e 10 de novembro, das 10 às 15 horas, na quadra do Ginásio Tancredão (Av. Inocêncio Seráfico, 2005). São 90 vagas, sendo 85 de ampla concorrência (masculino e feminino), três para pessoas com deficiência e duas para egressos do sistema penitenciário.

O candidato precisa ter até o último dia de inscrições, entre 18 e 69 anos, ser brasileiro, naturalizado ou cidadão português. Também é necessário apresentar condições físicas para o pleno exercício das atividades, estar quite com o serviço militar e obrigações eleitorais, não ter rendimentos próprios, comprovar que está desempregado há pelo menos um ano, residir em Carapicuíba há no mínimo um ano e estar com o CPF regularizado.

Os bolsistas selecionados participarão de atividades de capacitação ocupacional e cidadania, desenvolvendo suas atividades práticas junto aos órgãos da administração. Os aprovados recebem bolsa-auxílio no valor de R$ 724, vale-sacolão e vale-transporte. A jornada é de 40 horas semanais. O período do programa é de seis meses, podendo ser prorrogado por mais seis meses.

Após o término do processo seletivo, a Prefeitura disponibilizará os nomes dos classificados no Diário Oficial de Oficial do Município.

Leia também: Prefeitura de Osasco divulga edital de concurso público com 429 vagas


Foto / Texto: SECOM-Carapicuíba

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Cotia lança editais que vão liberar R$ 1,9 milhão para o setor Cultural

0 0
Read Time:4 Minute, 4 Second

A Prefeitura de Cotia, por meio da Secretaria de Cultura e Lazer, lançou dois editais de fomento cultural que preveem a distribuição de recursos liberados pela Lei Federal Paulo Gustavo (Lei Complementar 195/2022). Serão premiados 63 projetos de audiovisual e 80 projetos das demais linguagens culturais e artísticas. Os recursos, na ordem de R$ 1.945.966,60, serão distribuídos por meio do Edital ‘Mãe Alcina’ e Edital ‘Benedito Soares’. Os documentos podem ser consultados em https://cotia.sp.gov.br/lei-paulo-gustavo/. A Lei Paulo Gustavo visa dar apoio financeiro às ações emergenciais do setor cultural em todo o país.

As inscrições começam no dia 16 de novembro de 2023 e terminam às 23h59 (horário de Brasília) do dia 30 de novembro de 2023. Para fazer a inscrição será preciso preencher o formulário disponível em cada um dos editais e enviar os documentos solicitados.

Os Editais foram elaborados pela Secretaria de Cultura e Lazer de Cotia de acordo com os protocolos apresentados pelo Ministério da Cultura para alcançar o maior número de profissionais, artistas, fazedores de cultura e arte (visual e demais linguagens culturais e artísticas). A secretaria também considerou contribuições da sociedade colhidas em diversas auscutas realizadas com o setor cultural e em consulta pública on-line.

“O objetivo do que chamamos de Diálogos Culturais foi ouvir os setores culturais como: artes visuais, cultura popular e etnia, música, literatura, arte urbana, artes plásticas e cênicas para construirmos os editais de forma democrática, transparente e com isonomia”, disse Gilmar de Almeida, gestor cultural de Cotia. Ao todo, foram oito Diálogos Culturais e a consulta on-line.

Serão aceitas inscrições de projetos de qualquer agente cultural residente ou sediado em Cotia há pelo menos um ano e que comprove sua atuação continuada por meio de portfólio. É desejável que esteja cadastrado no Mapa Cultural de Cotia (https://cultura.cotia.sp.gov.br/mapa-cultura/ – a inscrição pode ser feita a qualquer momento).

De acordo com a Secretaria de Cultura e Lazer, até o dia 16 de novembro, os proponentes poderão fazer consultas, treinamento, planejamento de seus projetos e tirar dúvidas. “Quem tem projeto para inscrever e concorrer não precisa se apressar, haverá este tempo para esclarecer dúvidas e escolher a melhor possibilidade de concorrer de acordo com valor e tabelas de notas e de objetos, conforme constam nos editais”, explicou Gilmar.

O gestor cultural de Cotia destacou que, pela primeira vez na história de Cotia, os editais trazem questões específicas sobre a transversalidade social e a sua inclusão. “Todos os projetos precisam trazer em suas propostas de execução uma verba destinada para a inclusão de pessoas com deficiência e atentarem para as cotas destinadas às pessoas negras e indígenas”, destacou Gilmar.

Os projetos receberão pontuação em diversos critérios (de 0 a 20 pontos), entre eles: qualidade e relevância artística e cultural do projeto; qualificação dos artistas e da equipe técnica; capacidade de realização, entre outros. As notas serão atribuídas por uma Comissão de Análise de Projetos e Pareceristas composta por especialistas na área cultural.

“Com muita alegria, posso garantir que o ano de 2024 será repleto de ações culturais e artísticas na cidade, um dos mais completos momentos de política pública cultural em Cotia”, conclui o gestor.

Homenagem a ícones da cultura de Cotia

Os editais lançados por Cotia levam os nomes de dois ícones da cultura cotiana. Para os projetos de audiovisual, a Secretaria de Cultura e Lazer lançou o Edital ‘Mãe Alcina’ em homenagem à fundadora do Instituto Gira-Sol – instituição que há mais de 30 anos desenvolve atividades artísticas e culturais no município. A trajetória de ‘Mãe Alcina’ [foto abaixo] marcou a luta pela preservação e fomento da cultura Afro-brasileira em Cotia e em todo o Estado de São Paulo.

Já os projetos de outras linguagens culturais e artísticas serão contemplados pelo Edital ‘Seu Benedito Soares’ em homenagem à relevância e à luta da preservação da Cultura Popular, especialmente para a cultura das Folias de Reis, desbravada por Bastião da Folia, como era conhecido. Bastião da Folia [foto abaixo] foi entusiasta das Festas de Reis e a sua casa se transformou em um Ponto de Cultura dos Encontros das Folias.

Serviço

Edital ‘Mãe Alcina’ de Fomento a Projetos Culturais Nº 1/2023

  • Setor do Audiovisual

Edital ‘Seu Benedito Soares’ de Fomento a Projetos Culturais Nº 2/2023

  • Áreas Artísticas e Culturais, Economia Criativa e Trabalhadores da Cultura

Leia também: Com indefinição de Datena, PDT conversa com Boulos para possível apoio na eleição de 2024


Foto / Texto: SECOM-Cotia

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Violência nas escolas tem aumento de 50% em 2023

0 0
Read Time:2 Minute, 32 Second

As denúncias de casos envolvendo violência nas escolas subiram cerca de 50% em 2023, informou o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC). De janeiro e setembro, foram registrados 9.530 chamados por meio do Disque 100. No mesmo período do ano passado, o total de ocorrências informadas foi pouco superior a 6,3 mil.

Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (3) e marcam o encerramento da campanha digital pela valorização dos educadores e professores do Brasil, iniciada no início de mês passado. A iniciativa foi planejada levando em conta que em 15 de outubro é celebrado o Dia Mundial do Professor.

Foram consideradas no levantamento denúncias envolvendo berçário, creche e instituições de ensino. Cada denúncia pode conter uma ou mais violações de direitos. Segundo o ministério, por meio dos 9.530 chamados, foram identificadas 50.186 violações, o que representa alta de 143,5% em relação ao mesmo período do ano passado. Entre janeiro e setembro de 2022, as ocorrências envolveram 20.605 violações.

As regiões com maior número de registros são, respectivamente, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Das 9.530 denúncias, mais de 1,2 mil dizem respeito a casos em que professores foram vítimas. Foram identificadas violações em áreas como direitos civis, políticos e sociais, discriminação, injúria racial e racismo, liberdade, integridade física e psíquica e direito à vida.

Em nota, o ministro Silvio Almeida defendeu o direito e a liberdade de ensino dos docentes. “Professores e professoras são pessoas valiosas para nós. A sala de aula é um espaço para a construção de cidadãs e cidadãos conscientes e responsáveis. Para isso, é necessário denunciar violações de direitos humanos contra os professores. Nenhuma forma de perseguição será tolerada.”

Outro grupo vulnerável é o das crianças e adolescentes. Conforme dados do Disque 100, as denúncias envolvendo violações a esse grupo representaram 74% do total.

Em 14% das ocorrências, as vítimas são pessoas com deficiência. Além disso, 5% das vítimas são mulheres e foram alvo de violação em função do gênero. O levantamento do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania indica ainda que as principais violências no ambiente educacional são de ordem emocional, envolvendo constrangimento, tortura psíquica, ameaça, bullying e injúria.

O Disque 100 é um canal de denúncias sob responsabilidade da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos do ministério e recebe e analisa relatos sobre denúncias de violações de direitos. O serviço gratuito pode ser acionado por meio de ligação gratuita ou pelos aplicativos WhatsApp – (61) 99611-0100 – e Telegram – digitar “direitoshumanosbrasil” -, além do próprio site da ouvidoria e do aplicativo Direitos Humanos Brasil. O denunciante não precisa se identificar.

Leia também: Com indefinição de Datena, PDT conversa com Boulos para possível apoio na eleição de 2024


Foto / Texto: Agência Brasil

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Prefeitura de Osasco divulga edital de concurso público com 429 vagas

1 0
Read Time:1 Minute, 24 Second

Um novo concurso da Prefeitura de Osasco teve o seu edital publicado para preencher 429 vagas em diversos cargos. As inscrições começam em 16 de novembro, às 10h.

Voltadas a profissionais de níveis médio e superior de ensino, as carreiras oferecem salários iniciais entre R$ 1.521,34 e R$ 4.639,80, além dos seguintes benefícios:

  • cesta básica mensal;
  • auxílio-transporte;
  • vale cesta de Natal.

Vagas

Nível médio: agente de trânsito (50 postos), agente fiscal de posturas e abastecimento (10), auxiliar de desenvolvimento e apoio escolar (200) e inspetor de alunos (50).

Nível superior: professor de educação básica I (10), professor de desenvolvimento infantil I (100) e professor de educação básica II nas áreas de deficiência auditiva (1), deficiência mental (1), deficiência visual (1), educação artística (1), educação física (4) e inglês (1).

Inscrições

O prazo para inscrições termina em 8 de janeiro de 2024, às 23h59. Para concorrer, os interessados deverão realizar cadastro pelo site www.vunesp.com.br. As taxas de participação custam:

  • R$ 67,90 (ensino médio);
  • R$ 98,80 (nível superior).

O certame é organizado pela Fundação Vunesp. Em caso de dúvidas, a banca pode ser contatada por meio do telefone (11) 3874-6300. A central de atendimento funciona de segunda-feira a sábado, das 8h às 18h.

Confira o edital completo do concurso de Osasco no link → https://jcconcursos.com.br/media/uploads/anexos/concurso-prefeitura-osasco-edital-3-2023.pdf


Fonte: JC Concursos – Foto: SECOM-Osasco

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Obras do novo hospital de Santana de Parnaíba avançam e centros cirúrgicos começam a receber equipamentos

1 0
Read Time:1 Minute, 11 Second

O sonho do Novo Hospital Municipal de Santana de Parnaíba com 200 leitos começa a ficar cada vez mais próximo de ser realizado com o avanço das obras, que seguem em ritmo acelerado e já estão na fase de acabamento.

A nova unidade hospitalar segue com diferentes frentes de trabalho, como pintura, implantação do sistema de informatização (T.I.), sistemas de ar condicionado e automação, conclusão das divisórias de drywall e instalação do piso vinílico, que já foi praticamente concluída em alguns locais, como é o caso do 4º pavimento – que já tem todos os elevadores colocados.

Como próximos passos da execução, em breve devem ser reforçados os trabalhos de colocação de forros, pavimentação e calçamentos externos, instalação de maquinários e aparelhagens internas, paisagismo, mobília, entre outros.

Outra importante etapa já iniciada é a aparelhagem dos centros cirúrgicos, que além das réguas com sistemas de oxigênio e gases, já receberam as estativas, que são unidades de suprimento de teto auxiliadoras da organização hospitalar e os aparelhos de foco cirúrgicos de teto, que tem o objetivo de iluminar o campo de concentração da cirurgia.

Leia também: Com indefinição de Datena, PDT conversa com Boulos para possível apoio na eleição de 2024


Fonte: SECOM-Stna de Parnaíba

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Geraldo Alckmin afirma que corte na taxa de juros mostra “confiança” no governo federal

0 0
Read Time:1 Minute, 23 Second

O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, celebrou a redução na taxa básica de juros da economia em 0,5 ponto percentual. Em uma rede social, Alckmin afirmou que o corte na taxa de juros mostra “confiança” no governo federal

“A redução de mais 0,5 pp na Selic é mais um sinal de que os fundamentos macroeconômicos brasileiros são sólidos e que há confiança no compromisso do governo federal com a responsabilidade fiscal e o crescimento sustentável da economia. Vamos continuar trabalhando duro com esperança no futuro”, escreveu em uma rede social.

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central anunciou nesta quarta-feira (1°) a redução da taxa Selic de 12,75% para 12,25% ao ano, atingindo o menor patamar desde maio de 2022.

Foi a terceira queda consecutiva da Selic. O BC também afirmou que novos cortes de meio ponto acontecerão nas próximas reuniões, a partir de dezembro.

A Selic é o principal instrumento do Banco Central para manter sob controle a inflação oficial, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Em setembro, o indicador ficou em 0,26% e acumula 5,19% em 12 meses.

Leia também: SP determina gratuidade no Metrô, trens e ônibus metropolitanos para o Enem


Fonte: TV Cultura – Foto: Cadu Gomes/VPR

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Com indefinição de Datena, PDT conversa com Boulos para possível apoio na eleição de 2024

1 0
Read Time:46 Second

O deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP) encontrou-se na última quarta-feira (1º) com Antonio Neto, presidente municipal do PDT de São Paulo.

Segundo dirigentes do PDT, as tratativas para lançar o apresentador de TV José Luiz Datena como candidato à Prefeitura de São Paulo pelo partido no ano que vem esfriaram, e com isso tem ganhado força a possibilidade de apoiar o psolista, que já tem garantido o apoio do PT.

Boulos e Neto conversaram sobre a capital, a pauta dos trabalhadores na Câmara dos Deputados e projetos para a qualificação para a inserção de jovens e mulheres do Sindicato dos Trabalhadores em Tecnologia da Informação de São Paulo (Sindpd), do qual o pedetista é presidente.

Leia também: Danilo Joan, Prefeito de Cajamar, é o novo presidente do CIOESTE


Fonte: Folha de S. Paulo – Foto: Divulgação/PDT-SP

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

SP determina gratuidade no Metrô, trens e ônibus metropolitanos para o Enem

1 0
Read Time:1 Minute, 19 Second

O governador Tarcísio de Freitas assinou nesta quinta-feira (2) o decreto estadual que estabelece a gratuidade em todas as cidades atendidas pelo sistema estadual de transporte público metropolitano de São Paulo, nos próximos dias 5 e 12 de novembro, para garantir o deslocamento dos inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) aos locais de prova e também o retorno para casa.

A medida foi publicada em edição extra do Diário Oficial do Estado nesta quinta-feira (2) e abrange todos os serviços de ônibus da EMTU nas regiões metropolitanas e de trens do Metrô, CPTM, ViaQuatro e Via Mobilidade na capital e Grande São Paulo.

A gratuidade será concedida entre 9h e 21h nos dois dias de provas, em todas as cidades atendidas pelo sistema estadual de transporte público metropolitano.

Tanto no dia 5 como no dia 12, o Governo de São Paulo vai monitorar o fluxo de passageiros nos veículos da EMTU e no transporte sobre trilhos para avaliar a necessidade de reforço perto dos horários de início e encerramento das provas.

Na capital, a gratuidade no Metrô, CPTM e EMTU será coordenada com a liberação das viagens sem tarifa nos ônibus da SPTrans, também das 9h às 21h nos dois dias do Enem, conforme deliberação da Prefeitura de São Paulo.

Leia também: Projeto Renascer de Barueri é destaque nacional em rede de televisão


Fonte: Governo de SP – Foto: Getty Images

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %
error: