Governo Lula é melhor avaliado do que Governo Bolsonaro por 51% dos brasileiros, diz PoderData

0 2
Read Time:1 Minute, 14 Second

A pesquisa PoderData divulgada na manhã desta quarta-feira (31) aponta que 51% dos brasileiros considera a gestão de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) frente à Presidência da República melhor do que a de seu antecessor, Jair Messias Bolsonaro (PL).

No levantamento anterior, realizado em dezembro de 2023, a porcentagem daqueles que achavam o Governo Lula 3 melhor do que o Governo Bolsonaro era de 49%. Ou seja, houve uma oscilação de dois pontos percentuais, o que pode ser enxergado como um empate técnico, uma vez que a margem de erro do estudo também é de dois pontos percentuais.

Aqueles que responderam enxergar o governo do petista como pior do que o do militar somaram 39%. Entre a pesquisa mais recente e a realizada no final do ano passado, houve o aumento de um ponto percentual dessa parcela.

Também houve 11% dos entrevistados que acreditam que as gestões são semelhantes.

O levantamento em questão foi formulado com base na resposta de 2.500 pessoas. As entrevistas foram realizadas em 229 cidades diferentes entre os dias 27 e 29 de janeiro.

Leia também: Eleitores com título cancelado ou suspenso têm até 8 de maio para regularizar sua situação


Fonte/Foto Montagem: TV Cultura

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Taxa de desemprego foi de 7,8% em 2023, menor percentual registrado desde 2014, aponta IBGE

0 0
Read Time:54 Second

Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua divulgada na manhã desta quarta-feira (31) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra que a taxa média de desemprego no país foi de 7,8% em 2023.

Vale destacar que este é o menor percentual registrado desde 2014, quando a taxa de desocupação foi de 7%.

No trimestre encerrado em dezembro do ano passado, a taxa de desemprego foi de 7,4%.

Em comparação ao trimestre imediatamente anterior, ou seja, terminado em setembro, houve uma redução de 0,3 ponto percentual no contingente de trabalhadores desocupados. Já com relação ao mesmo trimestre no ano passado, a melhora foi de 0,5 ponto percentual.

Leia também: Salário mínimo de R$ 1.412 começa a ser pago aos trabalhadores brasileiros nesta semana


Fonte: TV Cultura – Foto: Rovena Rosa/Ag. Brasil

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Alckmin declara apoio a pré-candidatura de Emidio em Osasco

0 2
Read Time:1 Minute, 6 Second

Em entrevista publicada pelo Valor Econômico no último final de semana, o ex-governador de São Paulo e hoje vice-presidente, Geraldo Alckmin, falou da disposição de criar unidade em torno da pré-candidatura petista em Osasco.

Filiado ao PSB desde março de 2022, o vice-presidente Geraldo Alckmin destacou o nome do deputado estadual Emidio de Souza (PT) como uma das principais forças políticas para a disputa pela prefeitura de Osasco em 2024.

Ao avaliar o cenário político na capital paulista e Grande São Paulo diante das eleições municipais, que acontecem em outubro deste ano, Alckmin enfatizou a importância estratégica da pré-candidatura de Emidio, que considerou “competitiva”.

“Sempre que podemos, trabalhamos juntos. Em Osasco [na Grande São Paulo], o PT vai ter um candidato competitivo [Emidio de Souza] e nós vamos apoiá-lo”, assinalou Alckmin, que governou São Paulo em três mandatos.

Atualmente, Emidio de Souza é deputado estadual na Alesp (Assembleia Legislativa do Esatdo de São Paulo), o petista foi prefeito de Osasco entre 2005 a 2012.

Leia também: Camila Godói visita Alesp em busca de recursos para saúde de Itapevi


Foto: Reprodução/Facebook/Emidio de Souza

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Eleitores com título cancelado ou suspenso têm até 8 de maio para regularizar sua situação

0 0
Read Time:1 Minute, 37 Second

Para poder votar nas eleições de 2024, quem estiver com o título cancelado ou suspenso tem até 8 de maio para regularizar a situação. A pessoa nessa condição precisa procurar o Cartório Eleitoral ou fazer o procedimento pela Internet.

De acordo com o TRE-SP (Tribuna Regional Eleitoral de São Paulo), o eleitor ou eleitora pode fazer a regularização acessando o atendimento no site: https://www. tre-sp.jus.br/#/.

Na página, é possível verificar a situação eleitoral e quitar multas pendentes por faltas em eleições passadas. O pagamento pode ser feito via pix ou boleto bancário. Após a quitação, é necessário preencher o Formulário Título Net e enviar os dados para análise. Ao finalizar o processo, é gerado um protocolo para acompanhamento da solicitação.

Regularizar o título é importante porque a eleitora ou eleitor com o documento cancelado ou suspenso estão sujeitos às restrições previstas no § 1º do art. 7º do Código Eleitoral, como o impedimento para obter passaporte e tomar posse em cargo de concurso público. Além disso, a pessoa não poderá votar quando estiver com a situação irregular.

De acordo com o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), as hipóteses de cancelamento do título são, entre outras: ausência à votação em três eleições seguidas sem apresentar justificativa; ausência à revisão do eleitorado; e falecimento. As hipóteses de suspensão do título são prestação do serviço militar; condenação criminal definitiva; e condenação por improbidade administrativa transitada em julgado (que não caiba mais recurso).

Maiores informações pode ser obtidtas no site: https:// www.justicaeleitoral.jus.br/titulo- -eleitoral/.

Leia também: Santana de Parnaíba inicia processo para regularização fundiária em mais dois núcleo da cidade


Fonte: SECOM-Santana de Parnaíba

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Inovações e tendências no varejo: um olhar sobre a “NRF 2024” para os pequenos negócios

1 0
Read Time:3 Minute, 27 Second

É indiscutível que o varejo global encontra-se num ponto de inflexão crítico. Com o comércio digital previsto para atingir 80% da população mundial até 2026, a 113ª edição anual da “NRF Retail’s Big Show 2024”, evento realizado pela National Retail Federation (NRF), de 14 a 16 de janeiro, em Nova York, ofereceu insights valiosos num momento de transformações significativas.

Vejamos: sofreremos impactos da geopolítica, uma vez que, entre 2024 e 2025, mais de cem nações passarão por eleições, como os Estados Unidos da América e a Rússia. Estes processos democráticos devem impactar as dinâmicas econômicas e comerciais globais. Além disso, o cenário é marcado por baixa inflação e crescimento econômico lento, mesmo em países que experimentaram forte desenvolvimento nos últimos anos.

Neste contexto, o foco se volta às diferentes gerações de consumidores, com ênfase no que chamamos de “economia prateada”, formada por indivíduos com mais de 50 anos, e às tendências de consumo das novas gerações Z e Alpha – cruciais para entendermos as mudanças no comportamento do cliente e suas expectativas.

A “NFR 2024” trouxe à luz temas como a importância do e-commerce intuitivo, a influência do TikTok na Economia, estratégias de “outsmart digital”, o crescente mercado de revenda, a mídia no varejo, e a experiência do consumidor dividida em quatro pilares: jornada sem atrito, sensações em ambientes, testagem (test drive) e inspiração.

O evento apresentou, ainda, diversas inovações tecnológicas, como o avanço do self-service e a integração de drones nas operações de entrega, com direito à otimização da logística diante de clientes cada vez mais imediatistas. Para se ter ideia, o Wall Mart em Dallas, com o uso de drones nas entregas, hoje cobre 70% da população. Trata-se de um universo que vai crescer muito mais e rapidamente, e, sem dúvida, chegará ao Brasil dentro dos próximos anos.

O uso de analytics em produtos audiovisuais e a comparação entre totens e dispositivos móveis também foram pontos importantes discutidos na feira americana. O vídeo analytics possibilita um entendimento profundo do comportamento do consumidor dentro das lojas. Outra tendência é o auto checkout, que possibilita a autonomia do consumidor e reduz filas na hora de finalizar a presença e a experiência no estabelecimento.

Um outro e novo conceito também discutido na “NRF 2024” é o “consumer guardianship” (guarda do consumidor), que versa sobre a responsabilidade das marcas na proteção dos interesses e dos dados dos clientes. Isso inclui, aliás, práticas de privacidade aprimoradas, segurança cibernética e abordagem ética no uso de informações dos consumidores.

Na feira deste ano, foi possível, ainda, perceber um otimismo muito maior do que na edição anterior, com a presença de tendências mais sólidas. O varejo, por exemplo, parece ter superado os impactos das restrições sanitárias impostas pela pandemia da Covid-19 e se fortaleceu rumo ao futuro. O desafio, agora, é recuperar o prejuízo contabilizado à época, driblar o apagão de mão de obra e não ter medo de inovar.

Observar essas tendências é mais do que modernizar processos e aproveitar oportunidades. É, sobretudo, sobreviver frente à rapidez dessas transformações, que chegam e alteram a forma de fazer negócios – prática que depende de dedicação e de compreensão do mercado, mas, sobretudo, de coragem. Fazer negócios, os mesmos ou novos, num mundo que não para, vai além de pensar fora da caixa. É trocar a caixa, também, se assim for preciso.

Leia também: Datafolha: 15% dos brasileiros já jogaram ou ainda jogam em sites de apostas esportivas


Texto por: Marco Vinholi
Marco Vinholi é diretor-técnico (Empreendedorismo e Novos Negócios) do Sebrae no Estado de São Paulo; mestrando em Empreendedorismo (USP) e em Gestão Pública (FGV); graduado em Administração de Empresas (PUC) e pós-graduado em Liderança e Inovação (FGV); e especialista em Comunicação (Harvard University – EUA)

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Partido da Mulher deve lançar presidente como candidata a vereadora em Barueri

0 4
Read Time:1 Minute, 19 Second

Visando as eleições municipais desse ano, o Partido da Mulher Brasileira (PMB), Diretório de Barueri, deve lançar Regiane, presidente municipal, como candidata a vereadora.

Em 13 de dezembro último, o partido se reuniu em Barueri, evento que contou com a presença do prefeito Rubens Furlan, vice-prefeito Beto Piteri e da presidente nacional do PMB que veio do Rio de Janeiro exclusivamente para participar da reunião. Na ocasião a presidente nacional, Suêd Haidar, deu posse ao novo Diretório Municipal e empossou Regiane como presidente municipal. Na mesma reunião o PMB definiu apoio à pré-candidatura de Beto Piteri, apoiado pelo prefeito Furlan.

A presidente municipal e pré-candidata Regiane ao lado da a presidente nacional do PMB, Suêd Haidar. – Foto: Divulgação

Segundo a presidente municipal, Regiane, “precisamos de mais mulheres atuando em todos os setores da sociedade, principalmente na política. O partido da mulher defende os direitos e interesses da família, da mulher, mãe, avó e também dos homens, do pai, avô, filhos, filhas; e todos os gêneros. Foi uma luta muito grande para as mulheres conquistarem o direito ao voto feminino. Agora é uma luta ainda maior para conquistarmos mais espaços e contribuir com a sociedade. Barueri merece mais mulheres na política”.

A presidente municipal e pré-candidata Regiane ao lado de Rubens Furlan, prefeito de Barueri. – Foto: Divulgação

Leia também: Barueri: Furtos e Roubos de veículos caem 16,66% em 2023

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Perdeu a placa do veículo? Veja o passo a passo do Detran-SP para emitir uma nova

0 0
Read Time:4 Minute, 40 Second

Proprietários de veículos podem estar sujeitos a perder a placa, seja por motivo de furto, roubo ou dano, causado pelas fortes chuvas, por exemplo. Nesse caso, com o alto volume de chuvas registrado neste mês no Estado, muitos não sabem como proceder em uma eventual perda da placa do veículo em uma enchente.

Em qualquer situação, é obrigatória a solicitação de uma nova, já que circular sem a placa é considerada uma infração gravíssima, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), resultando em 7 pontos na carteira, multa no valor de R$ 293,47, além da apreensão do veículo. O Departamento de Trânsito do Estado de São Paulo (Detran-SP) explica a seguir o passo a passo para a emissão de uma nova placa.

A primeira dica é, em caso de furto ou roubo, registrar um Boletim de Ocorrência (B.O.) em uma unidade da Polícia Civil mais próxima ou por meio da Delegacia Eletrônica. Essa é uma medida preventiva, caso a placa seja encontrada por outra pessoa e utilizada indevidamente em outro veículo.

A outra dica é checar toda a documentação do veículo. Só é permitida a emissão de uma nova placa se o veículo estiver devidamente licenciado, ou seja, com todas as taxas em dia e sem multas pendentes.

É importante lembrar ao motorista paulista que o Detran-SP disponibiliza as placas no padrão Mercosul desde 2020. Assim, caso o veículo esteja registrado com a placa no formato anterior (três letras e quatro números), conhecida popularmente como placa cinza, e ocorra a perda desta placa, será necessária a conversão para o novo formato, a do Mercosul (quatro letras e três números).

Já o serviço de emplacamento é executado por empresas estampadoras credenciadas. Atualmente, há cerca de 1.200 espalhadas por todo Estado de São Paulo (lista no link: https://bit.ly/3J3j9yd)

Veículos com a placa cinza ou vermelha
O proprietário do veículo deverá solicitar novo emplacamento no modelo de Placas de Identificação Veicular – PIV, que segue o padrão estabelecido da Resolução Contran 969/2022.

Para tanto, será necessária a emissão de uma nova via do documento do veículo (CRV / CRVLe), mediante o pagamento da respectiva taxa e a realização de vistoria de identificação veicular.

O primeiro passo é ir até uma Empresa Credenciada de Vistoria (ECV) para realizar a vistoria de identificação veicular. É possível consultar no site do Detran.SP todas as informações das empresas pelo link: https://acesse.one/hSizE

Em seguida, o próximo passo é ir até uma unidade de atendimento de registro do veículo com todos os documentos solicitados. O atendimento presencial é realizado mediante agendamento: acesse os canais digitais do Detran.SPPoupatempo  ou pelo aplicativo de celular Poupatempo Digital.

Nesses casos, a taxa referente à emissão do CRV (Certificado de Registro do Veículo), se o licenciamento do ano em curso já foi realizado, é de R$ 272,27. Na hipótese de o licenciamento ainda não ter sido quitado, a taxa é de R$ 432,29.

Após o atendimento pelos canais do Detran-SP, consulte o prazo para emissão digital do documento. Quando disponível, faça o download ou imprima o documento do veículo pelo portal do Detran-SP, aplicativo “CDT – Carteira Digital de Trânsito” do governo federal (exclusivo para pessoa física), ou portal de serviços da Senatran.

No caso de pessoa jurídica, não há acesso pelo aplicativo CDT. Deverá ser feita a impressão pelo portal de serviços da Senatran ou portal do Detran-SP.

Finalize o processo com o emplacamento do veículo em uma empresa estampadora de placas credenciada ao Detran-SP. Atualmente, há cerca de 1.200 espalhadas por todo Estado de São Paulo. Para verificar as unidades disponíveis, acesse: https://shre.ink/rGq5

Veículos com a placa Mercosul
Já no caso dos veículos emplacados com o modelo padrão Mercosul, o passo a passo apresenta algumas diferenças. Faça a vistoria de identificação veicular em qualquer Empresa Credenciada de Vistoria (ECV). É possível consultar no site do Detran.SP todas as informações das empresas, pelo link: https://www.detran.sp.gov.br/wps/portal/portaldetran/parceiros/pesquisaecvs

Agende o atendimento presencial em uma unidade do Poupatempo e apresente os documentos solicitados. Para agendar, acesse os canais digitais do Detran.SPPoupatempo ou pelo aplicativo de celular Poupatempo Digital. Aguarde a autorização de estampagem e realize o emplacamento na estampadora credenciada escolhida.

Documentos e Formulários – Proprietário do Veículo

  • Solicitação do serviço de novo emplacamento;
  • Documentos de identificação: Pessoa Física (RG, CNH, etc), Pessoa Jurídica (CNP), contrato social)
  • Comprovante de endereço com data válida dos últimos 3 meses;
  • Comprovante de pagamento de taxa referente à emissão do CRV/CRLV-e;
  • CRLV-e impresso em folha sulfite branca A4;
  • Declaração de perda ou boletim de ocorrência das placas;
  • Laudo de Vistoria realizado na ECV;
  • CRV original para os casos de conservação em CRV/CRLV-e;
  • Outros documentos adicionais podem ser solicitados em casos específicos ou quando há apontamentos na vistoria.

Leia também: Polícia Civil prende quadrilha em bloquinho durante Operação Carnaval

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Santana de Parnaíba inicia processo para regularização fundiária em mais dois núcleo da cidade

0 0
Read Time:1 Minute, 18 Second

A Prefeitura de Santana de Parnaíba, por meio da Secretaria de Habitação, realizou duas reuniões de mobilização para a Regularização Fundiária Urbana de Interesse Social (Reurb-S) do programa Regulariza Parnaíba, do Núcleo Jardim Espacial com 77 lotes e do Núcleo “Neis Rua Piauí com 93 lotes”.

A primeira reunião foi realizada no dia (17/1), no Centro Administrativo Bandeirantes (CAB), para apresentação do Programa Regulariza Parnaíba com explicações gerais sobre as etapas, fases, dimensões de lotes e detalhes da documentação a ser entregue pelos moradores do Jardim Espacial, localizado no 120. Já para os moradores da Rua Piauí do bairro Fazendinha a reunião foi realizada dia (25/1), no Colégio Municipal Profª Hortência Alves dos Santos, localizado na Fazendinha.

Além de participar da reunião de mobilização, o morador precisa comparecer entre os dias 22 e 31 de janeiro, das 8h às 16h, no atendimento Ala A, no CAB, para a realização do cadastro definitivo ou entrega dos documentos originais para iniciar o processo de regularização.

Vale ressaltar que, com o Programa Regulariza Parnaíba, a administração municipal já beneficiou mais de 20 mil famílias da cidade e o objetivo é proporcionar segurança jurídica, padronização e organização do espaço urbano, além da valorização dos imóveis da cidade.

Leia também: Secretaria da Mulher e da Família de Santana de Parnaíba abre inscrições para cursos de capacitação


Fonte/Foto: SECOM-Santana de Parnaíba

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Camila Godói visita Alesp em busca de recursos para saúde de Itapevi

0 0
Read Time:57 Second

A vereador Camila Godói esteve na última semana na Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo) e conversou com deputados na busca de recursos e emendas parlamentares para a área da saúde de Itapevi.

Segundo Camila, em Itapevi, muitos a procuram para relatar que estão na fila de espera há bastante tempo, para a realização de exames e agendamento de consultas, além dos apontamentos sobre a falta de medicamentos.

A vereadora destacou que ao longo dos últimos anos, obteve importantes parcerias com diversos deputados da Alesp, que enviaram recursos para o município e por isso, em mais um momento ela esteve presente na Assembleia Legislativa na busca de novos parceiros.

Ainda segundo Camila, a parceria do Governo do Estado e do Governo Federal são essenciais para a construção de novos projetos e o avanço de Itapevi.

Leia também: Eleições 2024: PT de Carapicuíba realiza encontro com lideranças da cidade


Foto: Reprodução/Facebook

Happy
Happy
100 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Salário mínimo de R$ 1.412 começa a ser pago aos trabalhadores brasileiros nesta semana

0 0
Read Time:1 Minute, 5 Second

O novo salário mínimo de R$ 1.412 começa a ser pago aos trabalhadores brasileiros nesta semana. A partir da próxima quinta-feira (1º), o valor (que até então era de R$ 1.320) observará um aumento de R$ 92, o que equivale a uma alta de quase 7%.

Apesar do crescimento real, o salário mínimo ainda não é capaz sequer de comprar duas cestas básicas (que atualmente custam, em média, R$ 772,51 cada uma) no mês.

Dados do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) apontam que aproximadamente 59,3 milhões de pessoas no Brasil têm seus rendimentos diretamente ligados ao salário mínimo.

A alta em questão está prevista no Orçamento da União para 2024. O documento que decretou a mudança foi assinado por Luiz Inácio Lula da Silva (PT) antes que o presidente da República deixasse o Palácio do Planalto para seu recesso de fim de ano ainda em 2023.

Leia também: Pessoas em situação de vulnerabilidade podem se inscrever em cursos do Fundo Social em Itapevi e Osasco


Fonte: TV Cultura – Foto: Marcello Casal Jr/Ag. Brasil

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %
error: