O prazo foi prorrogado pelo Ministério da Educação (MEC) após o sistema apresentar instabilidade e problemas técnicos. A divulgação dos resultados do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2024 também foram afetados.
O processo deve ser realizado pelo site, com utilização do login gov.br, com CPF e senha. Para participar, o candidato deve ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022 ou 2023, ter obtido média mínima de 450 pontos nas áreas de conhecimento e nota superior a zero na redação.
Também é necessário atender a um dos pontos abaixo:
Ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública;
Ter cursado o ensino médio completo em escola privada como bolsista integral;
Ter cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral;
Ter cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada com bolsa parcial ou sem a condição de bolsista;
Ter cursado o ensino médio completo em escola privada com bolsa parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista;
Ser pessoa com deficiência, na forma prevista na legislação;
Ser professor da rede pública de ensino, exclusivamente para os cursos de licenciatura e pedagogia, destinados à formação do magistério da educação básica.
O resultado da primeira chamada será divulgado em 6 de fevereiro, enquanto o da segunda no dia 27. A manifestação de interesse na lista de espera deve ser feita entre 14 e 15 de março, enquanto o resultado sai no dia 18.
O Prouni é um programa do MEC que oferece bolsas de estudo integrais e parciais em instituições particulares de ensino superior.
Como funciona?
O aluno deve indicar, em ordem de preferência, até duas opções de curso. Depois, é necessário marcar se quer participar na modalidade de ampla concorrência ou de cotas.
Por fim, precisa monitorar, a cada dia, a nota parcial deles. Se quiser, pode mudar as escolhas, mas a última opção marcada antes do fim do período de inscrição é a que valerá.
Se estiver dentro da nota de corte e conseguir uma das vagas ao final do prazo de inscrição, constará como pré-selecionado, o que não o torna “dono da vaga”, mas indica que ela pode ser dele caso cumpra com as últimas etapas de seleção.
O Governo do Estado de São Paulo promove a partir desta sexta-feira (2) ações contra o HIV e as ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis) nas estações do metrô Tietê e Jabaquara.
Com o objetivo de proteger a população no carnaval, a campanha que irá até o dia 8 de fevereiro, disponibilizará autotestes para passageiros que desejarem realizá-lo e orientações sobre o exame ofertado.
A ação da Secretaria de Estado da Saúde, em parceria com o Metrô e o Centro de Referência e Treinamento DST/AIDS/CCD, ainda contará com 15 profissionais para orientações sobre prevenção.
No dia 8 de fevereiro, a iniciativa segue na estação Jabaquara com 20 profissionais divididos em duas mesas de oferta de testes rápidos para HIV e sífilis. Os resultados serão entregues de forma individualizada em espaço próprio e reservado para isso.
Neste atendimento é prestado apoio, além de orientação sobre os encaminhamentos necessários ou outras necessidades identificadas.
Giulia foi atleta da Ginástica Artística de Osasco durante 10 anos, onde se destacou e conseguiu títulos importantes, dentre eles, o Campeonato Nacional em 2022, alcançando o lugar mais alto no pódio.
Com a alta visibilidade e títulos conquistados, Tiemi foi convidada a integrar a equipe, de um dos mais tradicionais clubes de São Paulo, da Hebraica-SP. Mas para isso, ela deveria trocar a modalidade e ingressar na Ginástica de Trampolim. Giulia aceitou o desafio e mudou de esporte em março de 2023.
O Trampolim não parecia ser um esporte novo para Giulia, que logo em sua primeira competição conquistou o título estadual. Resultado que a classificou para os Jogos Macabeus Pan-americanos, onde representaria o Brasil.
Giulia retornou ao Brasil com a bagagem cheia de medalhas. – Foto: Divulgação
O Pan-americano, que foi disputado na Argentina, aconteceu no final de 2023 e início de 2024.
Para que a atleta conseguisse encarar este desafio, a família e os amigos se mobilizaram para realizar vakinhas e rifas, afinal, uma viagem desta em época de festividades estava com custo alto. “É uma atleta, que mesmo não estando mais em Osasco, foi criada aqui, e levou a nossa bandeira para o Pan-americano. Por isso fiz questao de ajudar na vakinha e recebê-la em seu retorno”, comentou o Vereador Carmônio Bastos, presidente da Câmara Municipal de Osasco.
Após 10 dias entre competições e treinos, Giulia retornou ao Brasil com a bagagem cheia de medalhas. Foram 06 todo, sendo 01 de Ouro, 03 de prata e 02 de bronze. “Fico muito feliz em ver o resultado que ela alcançou, isso prova que Osasco é forte em qualquer modalidade que entra”, finalizou Carmônio.
Agora, em férias, ela se prepara para recomeçar a temporada. “Este ano pretendo disputar um brasileiro e um sul-americano, mas para isso não posso perder tempo e já começar a treinar na próxima semana”, comentou Giulia.
A atleta, que tem apenas 15 anos, já é Campeã Nacional, Bi Campeã Estadual e também medalhista no Pan-Americano. Está no segundo ano do ensino médio e divide seu tempo entre os estudos e treinos.
O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) cassou nesta quinta-feira (1º), em sessão plenária, o diploma do deputado estadual Fábio Francisco da Silva, do União Brasil. Em decisão unânime, ele foi condenado por abuso de poder religioso com repercussão econômica nas eleições de 2022. Pela decisão, o político fica inelegível até 2030. Ainda cabe recurso ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
A Corte entendeu que Fábio Silva promoveu a própria candidatura na condição de apresentador, diretor e sócio da Rádio Melodia (FM 97,5), uma emissora evangélica. No veículo, foram divulgados festivais de música em igrejas, com cantores famosos do meio. Segundo o relator do processo, desembargador Henrique Carlos Figueira, eram semelhantes a “showmícios”.
O magistrado disse que o então deputado estadual e candidato à reeleição esteve presente no púlpito da igreja em pelo menos dois eventos do “Culto da Melodia”, que ocorreram em Campo Grande, bairro da zona oeste da capital fluminense, e em Itaguaí, município da Região Metropolitana do Rio, ambos em setembro de 2022. Nessas ocasiões, teria sido feito discurso político e distribuição de material de campanha. Nas redes sociais, a divulgação alcançou 1,5 milhão de seguidores.
“Com o desvirtuamento de santuário e apropriação como espaço privado de autoridade e influência eleitoral (…) ficou tipificado o abuso de poder, tendo em vista a elevada repercussão dos fatos, a alta expressividade econômica dos eventos e o prejuízo da igualdade e oportunidade dos candidatos e da normalidade e legitimidade do certame eleitoral”, disse o relator no voto.
Houve também o entendimento de que o deputado divulgou notícias falsas, de que havia um projeto de lei na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro para proibir “a pregação do evangelho”. Para o relator, a atuação de Fábio da Silva causou desequilíbrio na disputa eleitoral.
“A jurisprudência do TSE está consolidada no sentido de que a prática do abuso de poder de autoridade religiosa, conquanto não disciplinada legalmente, pode ser sancionada quando as circunstâncias do caso concreto permitam o enquadramento da conduta em alguma das formas positivadas de abuso”, disse o magistrado.
O ano legislativo de 2024 começou oficialmente na Assembleia do Estado de São Paulo nesta quinta-feira (1º). Conduzida pelo presidente André do Prado, a sessão inaugural contou com a entrega e a leitura da Mensagem Anual encaminhada pelo governador Tarcísio de Freitas e a presença do secretário-chefe da Casa Civil, Arthur Lima.
No documento, que será publicado no Diário Oficial, Tarcísio agradece às deputadas e aos deputados pelo trabalho realizado ao longo do ano passado, destacando os principais projetos de leis aprovados pela Casa. Também faz uma lista das ações, dos investimentos e dos programas que o Governo vem realizando nas áreas da Saúde, Educação, Infraestrutura, Esporte e Habitação, entre outras.
“Preciso, antes de tudo, agradecer a todos os nobres deputados e deputadas e dizer que este Parlamento teve muita coragem e altivez para enfrentar debates tão difíceis e urgentes. A busca de soluções para problemas estruturais não é uma tarefa fácil. É preciso muito diálogo e vontade de trabalhar para promover políticas transformadoras na vida das pessoas”, afirma o governador.
Um dos destaques da mensagem do chefe do Executivo foi a aprovação do projeto de lei na Alesp, em 2023, que autorizou a desestatização da Sabesp. “Com mais participação do capital privado, a universalização do saneamento será realidade em 2029, quatro anos antes do prazo legal”, afirma Tarcísio.
No total, foram 19 projetos enviados pelo Governo e aprovados pela Casa no ano passado, dentre eles a Reforma Administrativa e o programa Resolve Já, que tem como missão desburocratizar a resolução de dívidas tributárias com o Estado.
Os próximos dias 18 e 19 marcam um ano da tragédia ocorrida em São Sebastião, no Litoral Norte, quando um temporal de volume recorde culminou na morte de dezenas de pessoas e em centenas de moradores desabrigados. O governador cita que o Governo do Estado está entregando mais de 700 moradias definitivas na região, além de promover outras iniciativas para evitar novas tragédias, incluindo a instalação de um radar meteorológico. As ações do Governo no Litoral Norte somam R$ 1 bilhão.
Habitação
Além de São Sebastião, a política habitacional foi elencada no documento. De acordo com o Governo, o novo programa Casa Paulista entregou 18 mil moradias em 2023 e há ainda cerca de 100 mil em construção. “Outra frente de atuação da nossa política habitacional é a reforma de moradias, por meio do programa Viver Melhor. Conseguimos reformar 35 mil imóveis ao longo do último ano. Com isso, estamos recuperando o patrimônio das pessoas. A oferta de moradia digna é uma prioridade do nosso governo, especialmente para aqueles que moram nas áreas de risco, em várzeas de rio ou encostas”, cita o governador.
Tarcísio pontua, ainda, as principais ações relacionadas às obras de infraestrutura e de mobilidade tomadas no primeiro ano de mandato. A lista conta com a assinatura do contrato de conclusão do Rodoanel Norte, que tem previsão de ser concluído até 2026; a construção e a recuperação de 6,4 mil quilômetros de rodovias, com recursos públicos e privados; e o lançamento do programa Universaliza SP, relacionado a obras de saneamento.
“Para este ano, temos planos ainda maiores: vamos leiloar o Trem Intercidades que ligará São Paulo a Campinas, o túnel imerso Santos-Guarujá, a Emae (Empresa Metropolitana de Águas e Energia) e o Lote Litoral com 213 km de rodovias. Somente com estes projetos, serão mais de R$ 26 bilhões em investimentos privados nos próximos 30 anos”, acrescenta.
O chefe do Executivo lista, ainda, os três “tatuzões” em operação na Capital paulista, sendo que dois estão operando na Linha 6-Laranja e outro na expansão da Linha 2-Verde do Metrô.
Em relação à Saúde, o governador cita, entre as ações, o lançamento da nova tabela do SUS Paulista e o investimento de cerca de R$ 2,8 bilhões a mais para oferecer um respiro financeiro aos hospitais. Também destaca que a regionalização da Saúde é um dos nortes do Governo para aprimorar a gestão dos recursos no setor.
Na Educação, a realização do primeiro Provão Paulista e o programa Prontos Pro Mundo, que irá oferecer oportunidade de intercâmbio internacional a jovens, foram os principais destaques do texto.
Os desafios da Segurança Pública no Estado foram enfatizados pelo Executivo. Entre as decisões tomadas pelo Governo, foi enfatizada a criação do projeto Hub de Cuidados em Crack e Outras Drogas, instalado no centro da Capital, próximo à região conhecida como cracolândia. Em oito meses de funcionamento, foram mais de 18 mil atendimentos realizados. Ainda de acordo com o documento, houve uma queda de 51% na ocorrência de roubos e de 37% na de furtos na região central da Capital.
O aumento salarial dos agentes policiais também está realçado na mensagem encaminhada por Tarcísio: “No primeiro ano de mandato, demos um reajuste salarial médio de 20,2% aos profissionais de Segurança, o qual agradeço novamente pelo apoio dado por essa Casa”, cita.
Para o presidente da Alesp, André do Prado, o ano de 2024 deve ter o Parlamento Paulista como protagonista das políticas públicas do Estado. “Esperamos que seja um ano em que essa Casa possa produzir, aprovar e melhorar os projetos do Legislativo e do Executivo para que tenhamos um período de grandes realizações em prol da nossa população”, afirma.
A primeira sessão ordinária ocorre nesta sexta, dia 2. As reuniões diárias são realizadas no Palácio 9 de Julho, no Plenário Juscelino Kubitschek, e contam com transmissão ao vivo pelo Youtube do Parlamento Paulista e pela TV Rede Alesp. O acesso do público ao plenário é livre.
O pré-candidato à Prefeitura de Barueri, Beto Piteri, e o prefeito Rubens Furlan, receberam nesta semana Roberto Carneiro, presidente estadual do partido Republicanos.
O encontro com Roberto Carneiro, ocorreu na última terça-feira (30) e também contou com a presença do presidente municipal do partido, vereador Wilson Zuffa.
Segundo interloucutores, uma das pautas da conversa foi sobre a indicação pelo Republicanos do possível vice na chapa da pré-candidatura de Beto Piteri.
Em publicação nas redes sociais, Beto Piteri destacou o encontro e escreveu, “tivemos uma excelente conversa sobre os avanços e o futuro de Barueri. Em breve, teremos novidades para fortalecer o desenvovimento da nossa cidade”.
O secretário adjunto do Meio Ambiente e Defesa dos Animais no Governo de Igor Soares, o ex-vereador Chambinho, oficializou nesta quarta-feira (31/Jan) o seu apoio incondicional a pré-candidatura de Camila Godói à prefeitura de Itapevi.
O ex-vereador Chambinho teve 1.715 votos na última eleição e é considerado uma grande liderança política em Itapevi.
O anúncio, do apoio irrestrito a pré-candidatura de Camila Godói, foi realizado através das redes sociais, no vídeo publicado, Chambinho destaca a visão progressista de Camila Godói e sua abordagem abrangente para os desafios locais.
“Camila Godoi é uma liderança que conhece de perto as necessidades da nossa cidade, e tenho certeza que é a melhor pessoa para dar continuidade no trabalho do nosso prefeito Igor Soares“, afirmou Chambinho.
A pré-candidatura ganhou impulso com esse apoio estratégico, anunciado pelo ex-vereador, tal ação solidifica ainda mais o apoio a Camila Godói, ganhando alcance e engajamento junto aos eleitores e lideranças políticas de Itapevi.
No vídeo, Camila Godói expressou gratidão pelo apoio recebido, “Chambinho muito obrigada pela parceria e confiança. O melhor de Itapevi está por vir“, declarou a pré-candidata.
O prefeito Marcos Tonho entregou para futuras mamães da cidade de Santana de Parnaíba, na manhã desta quarta-feira (31/1), o total de 135 kits de enxoval para bebês do Programa Mãe Parnaibana. O evento realizado na Arena de Eventos contou ainda com uma fala especial por parte da Presidente do Fundo Social de Solidariedade, Vanessa Ferreira, e participação de alguns papais parnaibanos.
“Esse programa é um diferencial, pra gente ajudar neste momento tão especial para as mamães, muitas que serão mamães pela primeira vez, muitas pela segunda, e como Prefeitura, prefeito e Fundo Social de Solidariedade, podemos contribuir com a melhoria de suas vidas nesta fase tão importante”, destacou o prefeito Marcos Tonho.
O Programa Mãe Parnaibana oferece às moradoras da cidade toda uma assistência durante a fase de gestação. Ele é composto por consultas com psicólogo, realização de palestras, prioridade no agendamento de consultas e exames, e criteriosa definição dos itens que compõem o kit.
“É tudo escolhido com todo o amor e carinho, são itens da mais pura qualidade, comprados como se fossem para os meus filhos, netos, porque vocês são prioridade e nós queremos o melhor”, disse a Presidente do Fundo Social.
O kit de enxoval para bebês é composto por dezenas de itens. Entre eles, saída de maternidade, roupinhas como body e calças, termômetro, fralda, lenço umedecido, chupeta, mamadeira, toalha de banho, tesourinha e carrinho de bebê.
“O carrinho eu achei extremamente importante, porque além de transporte ele pode se transformar em um bercinho, então é maravilhoso”, disse a gestante do bairro Cururuquara, Franciele Arreal, 37 anos.
Hospital e Maternidade Além de aproveitar a oportunidade para parabenizar e desejar muito sucesso às mamães parnaibanas, o prefeito Marcos Tonho revelou que a data de hoje também era especial porque estava prestes a assinar a data de entrega do Hospital e Maternidade, e que o novo equipamento público será entregue à população até meados de junho.
O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), por unanimidade, manteve a absolvição do vereador de Osasco Josias Nascimento de Jesus, o Josias da Juco (PSD), e de seis asssessores após recurso interposto pelo Ministério Público (MP), que solicitava a condenação do político em processo que investiga contratações de funcionários fantasmas por diversos políticos na cidade.
Vereador Josias da Juco. – Foto: Ricardo Migliorini/Divulgação/Câmara de Osasco
Neste caso, Josias do Juco e outros sete assessores foram denunciados pela prática do crime de estelionato, bem como de organização criminosa. De acordo com a acusação, o vereador remunerava os assessores pelos cofres públicos sem que eles prestassem os serviços relativos à assessoria. Seriam, imaginariamente, “assessores fantasmas”, eis que ocupantes de cargos públicos comissionados, remuneradas pela Câmara Municipal, e que, teoricamente, no entender do Ministério Público, não ofertavam qualquer contraprestação em favor da municipalidade.
Leonardo Pantaleão, advogado que defende o vereador Josias da Juco e outros seis réus da ação, explica que durante o processo precisou ser incisivo, manejando extenso material probatório, especialmente, na oitiva de testemunhas e juntada de documentos. “Apenas para se ter uma ideia, foram, ao total, ouvidas 39 testemunhas no curso do processo e cheguei a juntar mais 10.000 folhas de documentos nos autos”, conta.
Segundo Leonardo, tudo isso foi feito para evidenciar que a denúncia realizada não tinha concretude. Os assessores efetivamente trabalhavam. Faziam, na Câmara, indicações, ofícios, recebiam munícipes, atendiam o telefone, iam nos bairros verificar as alegações da população, etc.
Na decisão de primeira instância, concluiu-se que não havia provas suficientes de que Josias comandava um esquema criminoso em seu gabinete, tampouco de que os assessores não estavam trabalhando de acordo com as funções.
Agora, a decisão foi confirmada em 2ª Instância. “Trata-se de importante vitória para todos os envolvidos, já que existe um inegável estigma de ser réu em um processo criminal e o cenário é pior ainda quando se é figura pública. A sensação, agora, é de dever cumprido e Justiça realizada!”, afirma o advogado.
Concessionária das linhas 5-Lilás de metrô, 8-Diamante e 9-Esmeralda de trens realiza ações de orientação aos passageiros para recuperar seus bens, mas somente 8% vão buscá-los
A ViaMobilidade, responsável pelas operações das linhas 5-Lilás de metrô, e 8-Diamante e 9-Esmeralda de trens metropolitanos, registrou 28.544 itens direcionados para as centrais de Achados e Perdidos, em 2023. Em comparação a 2022, quando a concessionária contabilizou 26.156 pertences nas três linhas, o número representa um salto de 9,12% de bens perdidos nas dependências dos trens e estações. Apesar dos esforços da empresa em orientar os passageiros, somente 8% dos produtos são recuperados.
Segundo a concessionária, 2.258 bens foram buscados pelos proprietários, durante o ano passado, nos setores de Achados e Perdidos nas estações Osasco, das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, e Adolfo Pinheiro, da Linha 5-Lilás, onde há o armazenamento dos bens, à espera de seus donos. A ViaMobilidade comunica em painéis informativos, nas estações e trens, o funcionamento do serviço, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, exceto feriados, em ambos os locais.
Embora seja baixo o percentual de pertences recuperados pelos proprietários, houve um aumento de 4,68% em comparação a 2022, quando 2.157 retornaram à posse de seus donos. Os objetos mais perdidos pelos passageiros costumam ser roupas, carteiras, documentos, cartões bancários e de transporte.
Também há produtos inusitados, como air fryer, banjo, dentadura, escada, carrinho de rolimã, tábua de passar roupa, carrinho de bebê, moto elétrica, barraca de acampamento, panela, painel de placa solar, enxada, ventilador, entre outros. Os objetos ficam até 90 dias nas centrais de Achados e Perdidos e, caso não sejam recuperados, os itens em bom estado são doados para ONGs, enquanto documentos e cartões são desfragmentados.
A equipe de Achados e Perdidos guarda os objetos por até até 90 dias nas centrais. Foto: Divulgação/ViaMobilidade
A ViaMobilidade investe na comunicação aos passageiros sobre o funcionamento das centrais de Achados e Perdidos para que os cliente consigam recuperar o seu bem perdido, por isso há divulgação dos serviços em cartazes, painéis nas estações e também em monitores nos trens e metrô, além de informações no site e nas redes sociais das concessionárias.
Responsável por ligar Capão Redondo a Chácara Klabin por meio de 17 estações na Capital, a Linha 5-Lilás de metrô teve queda de itens destinados à Central de Achados e Perdidos na Estação Adolfo Pinheiro: 9.805, em 2022, para 9.327 objetos no ano passado, redução de 4.87%. Em 2023, 1.309 itens foram buscados por seus donos, o que representa 14% dos produtos recolhidos.
Com trilhos que conectam seis municípios, as linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda de trens metropolitanos somaram 19.217 bens designados à Central de Achados e Perdidos em 2023. Desse total, 949 foram recolhidos pelos seus proprietários. Os passageiros são informados do serviço diariamente por meio dos painéis dos trens, além do apoio das redes sociais.
Endereços das centrais de Achados e Perdidos
Na Linha 5-Lilás, a Central de Achados e Perdidos fica na Estação Adolfo Pinheiro, no endereço Avenida Adolfo Pinheiro, 301. Já os passageiros que esqueceram seus pertences nos trens ou estações das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda podem retirá-los na Estação Osasco, que tem acesso pela Praça Antônio Menck, s/nº (Centro) ou pela Rua Erasmo Braga, s/nº (bairro Bonfim).