Governo de SP prorroga vacinação contra a paralisia infantil até o final de junho

0 0
Read Time:2 Minute, 18 Second

O Governo de São Paulo prorrogou, por meio Secretaria de Estado da Saúde (SES), a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite até o final de junho para os 645 municípios. O público-alvo são as crianças de 1 a 4 anos. Já as menores de 1 ano, será avaliada a situação vacinal, iniciando ou completando a caderneta de acordo com a idade. As Unidades Básicas de Saúde (UBS) de todo o estado estão abertas desde 27 de maio para imunizar os pequenos contra a paralisia infantil.

A poliomielite, doença infectocontagiosa aguda, é caracterizada pela contaminação pelo poliovírus que pode causar paralisia muscular dos membros inferiores, de forma assimétrica e irreversível, em casos graves podendo evoluir a óbito, sendo a vacinação a principal forma de prevenção.

Foram aplicadas, no estado, 185.247 doses até o dia 12 de junho, de acordo com dados da SES. Com a prorrogação da campanha, o objetivo é que a cobertura vacinal seja ampliada.“A prorrogação é de extrema importância para incentivar que mais pais e responsáveis levem as crianças para se vacinar. Reforçando a imunização e seguindo o calendário vacinal, evitamos a reintrodução de doenças erradicadas no país, como a poliomielite”, afirma a Diretora do Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE) da SES, Tatiana Lang.

A campanha faz parte do processo de mudança do esquema vacinal das crianças, que se deve às conquistas obtidas no processo de interrupção do poliovírus no Brasil. A pólio selvagem está eliminada no Brasil desde 1989 e em São Paulo desde 1988. O ato fez com que o país recebesse a certificação de área livre da doença em 1994.

“Desde a erradicação da doença, os órgãos de saúde vêm se empenhando para a manutenção dos indicadores, além da vigilância ativa para busca de casos de paralisia flácida aguda para que o Brasil se mantenha livre da doença. Para isso, é necessário também que os pais contribuam para manter esse quadro e elevar as coberturas vacinais”, alerta a especialista.

Quais os sintomas da doença?

A maioria das pessoas infectadas não manifesta sintomas ou apresenta poucos sintomas, similares a outras doenças virais, como:

  • * Febre
  • * Mal-estar
  • * Dor de cabeça
  • * Dor de garganta e no corpo
  • * ⁠Sintomas gastrointestinais (náuseas e vômitos)
  • * Constipação (prisão de ventre)
  • * Espasmos
  • * Rigidez na nuca
  • * Meningite

Nas formas mais graves instala-se a flacidez muscular, que afeta, em regra, um dos membros inferiores.

Leia também: Junho Vermelho: Barueri incentiva a doação de sangue


Fonte: Governo de SP – Foto: Divulgação/MS

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

STF tem maioria para tornar Janones réu por postagens contra Bolsonaro

1 0
Read Time:2 Minute, 17 Second

A maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) votou nesta sexta-feira (14) para tornar réu o deputado federal André Janones (Avante-MG) pelo crime de injúria contra o ex-presidente Jair Bolsonaro.

A Corte julga em plenário virtual uma queixa-crime apresentada pela defesa de Bolsonaro contra postagens feitas por Janones nas redes sociais.

Em uma publicação no dia 31 de março de 2023, Janones chamou Bolsonaro de “miliciano” e “ladrão de joias”. Em 5 de abril, o parlamentar se referiu ao ex-presidente como “assassino que matou milhares na pandemia”.

Ao analisar o caso, a ministra Cármen Lucia, relatora do caso, entendeu que as falas de Janones não podem ser consideradas como imunidade parlamentar. Pelo Artigo 53 da Constituição, os parlamentares são invioláveis civil e penalmente por quaisquer de suas opiniões, palavras e votos.

“As afirmações feitas pelo querelado e tidas como ofensivas pelo querelante não foram feitas em razão do exercício do mandato parlamentar, nem têm com ele pertinência”, escreveu a ministra.

O voto de Cármen Lúcia foi seguido pelos ministros Alexandre de Moraes, Edson Fachin, Flávio Dino, Gilmar Mendes, Nunes Marques e Luís Roberto Barroso.

Os ministros Cristiano Zanin, Dias Toffoli e André Mendonça votaram pela rejeição da queixa-crime por entenderem que as declarações de Janones estão acobertadas pela imunidade parlamentar.

Para Mendonça, cabe ao Congresso analisar a eventual quebra de decoro de Janones.

“O afastamento da imunidade exige que as falas do parlamentar não guardem absolutamente qualquer relação com seu mandato e que, além disso, também não tenham sido proferidas em razão dele”, afirmou Mendonça.

Defesa

Na defesa apresentada no processo, os advogados de Janones defenderam a rejeição da queixa-crime e afirmaram que as declarações do deputado tiveram somente a intenção de criticar e ironizar, não se tratando de conduta ofensiva. Além disso, a defesa alegou que as declarações estão acobertadas pela imunidade parlamentar.

“Certamente as declarações feitas pelo querelado relacionadas aos termos ladrão de joias, ladrãozinho de joias e bandido fujão correspondem exatamente a todos esses acontecimentos envolvendo o querelante, num tom extremamente jocoso, com o intento de criticar as condutas ilícitas praticadas pelo ex-presidente da República”, afirmou a defesa.

Leia também: Comissão de Saúde da Alesp aprova requerimento para ouvir operadoras de planos de saúde


Fonte: Ag. Brasil – Foto: Reprodução/Flickr/André Janones

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Após um intervalo de seis anos, salão do Automóvel de SP está de volta em 2024

1 0
Read Time:1 Minute, 15 Second

O icônico Salão do Automóvel de São Paulo, considerado um dos eventos mais importantes do setor automotivo na América Latina, retornará em 2024 após um intervalo de seis anos.

A notícia foi confirmada por Márcio de Lima Leite, presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), em uma coletiva de imprensa na última quinta-feira (13).

O último Salão do Automóvel ocorreu em 2018, contou com a presença de 29 montadoras e recebeu mais de 740.000 visitantes. Entretanto, as edições de 2020 e 2022 foram canceladas em decorrência da pandemia de COVID-19 e de reclamações sobre “custos elevados” por parte dos expositores, sem oportunidade de vendas.

O planejamento do evento já está em andamento, com conversas iniciadas entre a Anfavea e os CEOs das principais montadoras. Reuniões também foram realizadas com o Vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, para tratar do assunto. A Associação afirma que o Governo Federal apoia o retorno do Salão.

De acordo com Leite, as próximas edições do Salão do Automóvel terão uma nova abordagem, deixando para trás conceitos ultrapassados. A tecnologia será o foco principal, com os lançamentos das montadoras ganhando mais espaço.

Leia também: Câmara aprova projeto que cria taxação para compras internacionais de até 50 dólares


Fonte: TV Cultura – Foto: Divulgação

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Em cerimônia na Alesp, familiares, amigos, fãs e autoridades se despedem do cantor Nahim

0 0
Read Time:2 Minute, 11 Second

Na presença de familiares, amigos, fãs e autoridades públicas, o corpo do cantor Nahim foi velado no Hall Monumental da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. A despedida, aberta ao público, começou na noite de quinta (13) e se estendeu até as 10h desta sexta-feira (14). O enterro foi realizado em Miguelópolis, no interior de São Paulo, cidade onde o artista nasceu.

Nahim Jorge Elias Júnior morreu em casa, nesta quinta-feira, aos 71 anos, em Taboão da Serra, na Região Metropolitana de São Paulo. Andreia de Andrade, ex-mulher do cantor, esteve presente durante todo o velório e trouxe os quatro cachorros do casal para a despedida a Nahim. Segundo Andreia, ele fazia questão de demonstrar o amor pelos pets.

“Nahim era alegria, felicidade”, disse ela, relembrando o desejo dele de ser enterrado com roupas simples e a camisa do seu time de coração, o Corinthians.

Personalidades como Alexandre Frota, Mara Maravilha, Eli Correa e Adriana Ribeiro compareceram para prestar condolências. Parlamentares da Casa, incluindo o presidente André do Prado (PL), enviaram coroas de flores em homenagem a Nahim.

Trajetória

Sucesso nos anos 1980, Nahim nasceu em Miguelópolis, no interior paulista. O cantor ficou conhecido por participações em programas de auditório e hits como “Coração de Melão” e “Taka Taka”. Ao longo da carreira, gravou 14 discos e 86 músicas.

Nahim foi campeão por 20 vezes consecutivas do quadro “Qual é a Música”, apresentado por Silvio Santos. Uma das primeiras coroas a chegar na Alesp foi, inclusive, enviada por Silvio Santos.

Relação com a Alesp

A mãe de Nahim, Faustina Oliveira Tanajura Martins, foi funcionária da Alesp, atuando no gabinete do ex-deputado Mantelli Neto, falecido em 1999.

De acordo com pesquisas realizadas pelo acervo histórico da Alesp, o artista esteve no Parlamento em 30 de abril de 1986, mais precisamente no Plenário José Bonifácio. Na ocasião, ele assinou ficha de filiação ao Partido Democrático Social, junto com outras personalidades da época, como o cantor Nilton César e o jurado Pedro de Lara.

Nahim também esteve na Alesp em 15 de maio de 1986, conforme o registro abaixo:

Foto: Reprodução

Leia também: Detento da saidinha é preso duas vezes no intervalo de 48 horas


Fonte/Foto: Alesp

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Suspeitos são presos em Barueri após roubar casa no interior paulista

0 0
Read Time:1 Minute, 39 Second

Em uma ação conjunta da Polícia Militar e Rodoviária, cinco suspeitos foram presos logo após um roubo a residência, na quinta-feira (13). O bando tentou fugir, mas foi abordado na rodovia Presidente Castello Branco, em Barueri. Cinco armas foram apreendidas, e joias avaliadas em R$ 50 mil foram recuperadas.

Uma equipe de policiais do 20º Batalhão de Polícia Militar foi acionada para atender uma ocorrência de roubo a uma residência, localizada em Botucatu, no interior do estado. Os suspeitos fugiram em dois veículos. Após trabalhos de inteligência, a equipe identificou os carros e descobriu que o bando usaria a rodovia Presidente Castello Branco como rota de fuga.

Em seguida, os PMs do 50º Batalhão de Polícia Militar do Interior informaram que estavam acompanhando um suspeito desde o km 44 e, então, as equipes da Rodoviária montaram um cerco, conseguindo encurralar os dois carros usados pelos criminosos. 

Ao perceberem a ação policial, os suspeitos furaram o cerco pelo acostamento. O motorista desceu do veículo e tentou fugir, mas foi detido no local. Conforme a polícia, o carro estava com placas trocadas e possuía queixa de roubo.

Momentos depois, o segundo veículo foi encontrado. Os quatro suspeitos tentaram fugir a pé, mas foram presos pelos policiais.

Durante a vistoria, os agentes apreenderam uma mochila com munições, cinco armas e dois simulacros, além de duas televisões, um drone, bebidas alcoólicas, peças de roupa, joias e cédulas de dólar e euro  que pertenciam à família.

A ocorrência foi registrada como roubo, associação criminosa, receptação e adulteração de sinal identificador de veículo automotor na Delegacia Policial de Barueri, onde os suspeitos foram reconhecidos pelas vítimas.

Leia também: Crime em família: quadrilha especializada em roubos a residências é presa


Fonte: SSP-SP

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Detento da saidinha é preso duas vezes no intervalo de 48 horas

0 0
Read Time:1 Minute, 26 Second

Um detento, de 33 anos, beneficiado pela saída temporária, foi preso duas vezes no intervalo de 48 horas pela Polícia Militar. 

Ele foi detido descumprindo as regras do benefício na tarde de terça-feira (11) em Campinas, no primeiro dia da saidinha, cidade diferente da declarada à Justiça. Na ocasião, o detento estava consumindo bebida alcoólica em um local conhecido como ponto de venda de drogas. No dia seguinte, durante audiência de custódia, o sentenciado foi solto pela Justiça. 

Hoje, o suspeito foi identificado por uma equipe da Polícia Militar violando as regras do benefício novamente em Campinas. Ele estava em um ponto de tráfico usando drogas quando foi detido.

Reconduzido mais uma vez pelos policiais, ele será submetido a uma nova audiência de custódia amanhã (14).

Sentenciados recapturados violando as regras da Justiça

Em dois dias de saída temporária, a Polícia Militar recapturou 152 detentos que estavam violando as regras impostas para ter direito à medida. Campinas é a região com mais recapturados com 40 sentenciados detidos.

No estado de São Paulo, cerca de 35 mil prisioneiros foram beneficiados, tendo de retornar aos presídios na próxima segunda-feira (17).

No período, os detentos beneficiados pela medida não podem sair da cidade declarada ao Poder Judiciário, frequentar bares, boates, envolver-se em brigas, andar armado ou praticar qualquer outro ato considerado grave perante à Justiça. Ainda devem permanecer em casa no período noturno.

Leia também: Vereadores de Barueri aprovam diretrizes orçamentárias para 2025


Fonte: SSP-SP

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Barueri: Vacinação contra Poliomielite encerra nesta sexta (14)

0 0
Read Time:2 Minute, 25 Second

Corra! Quem perdeu o dia “D” da Campanha Nacional de Mobilização contra a Poliomielite no último sábado (8), terá até esta sexta-feira, 14 de junho, para levar seu filho de até 4 anos, 11meses e 29 dias para se vacinar e evitar a reintrodução do vírus que causa a paralisia infantil. Para aplicação da dose, dirija-se com a criança à Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima da sua residência ou veja Aqui para saber o local. Os postos também continuarão a atender munícipes que buscam se imunizar contra a gripe (influenza) e a Covid-19. 

O dia “D” também teve ainda como objetivo dar aos pais e responsáveis a oportunidade de atualizarem a caderneta de vacinação com as demais vacinas previstas no Programa Nacional de Imunizações (PNI).   

Cuidado: a pólio pode voltar! 

Ao longo dos últimos anos algumas doenças voltaram a assustar o Brasil em meio ao negacionismo e às baixas taxas de vacinação. O País não registra casos de Poliomielite desde 1989, porém a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) alerta sobre a importância da imunização, já que o território da região das Américas é considerado de alto risco para o ressurgimento da doença. A imunização é a melhor forma de proteger as crianças. “Se todos os pais se atentarem à importância da vacina, o país não terá doenças como a Paralisia Infantil”, contou Karina Souza Camargo, 33 anos, que levou a pequenina Liz, de 1 ano e 8 meses, para receber a dose da pólio.   

Proteja-se contra a Gripe

O imunizante contra a Influenza (gripe) continua sendo aplicado em todas as pessoas a partir dos seis meses de idade nas UBSs enquanto durarem os estoques. Débora Fátima Camargo, 37 anos, aproveitou a oportunidade para colocar a caderneta de vacinação em dia. “Eu e meus filhos Kauã, 17, e Manuely, 5 anos, fomos vacinados contra a gripe. A vacina é tudo para a saúde da população. Quem não se vacina poderá ter problemas no futuro. É preciso se preocupar em todos os sentidos. A Poliomielite, por exemplo, pode deixar a pessoa paraplégica”, disse, preocupada.    

Vacina da Covid-19

A vacina contra a Covid-19 continua sendo aplicada na população sem prazo determinado para encerramento da vacinação. Morador do Parque dos Camargos, José Bispo dos Santos, 73 anos, tomou a 5ª dose do imunizante. “Só faltava essa vacina”, disse Bispo, afirmando que não teve a doença. “Creio que foi por conta da vacina, que contribui para a nossa saúde”, concluiu. 

Leia também: Comissão da Alesp aprova projetos que ampliam e priorizam acesso a moradias populares no Estado


Fonte: SECOM-PMB – Foto: Ana Guice/SECOM-PMB

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

PSDB oficializa pré-candidatura de Datena à Prefeitura de São Paulo

0 0
Read Time:1 Minute, 2 Second

O Diretório Municipal do PSDB em São Paulo oficializou nesta quinta-feira (13) a pré-candidatura do jornalista José Luiz Datena à prefeitura da capital paulista. O anúncio foi feito no Jaraguá Novotel e o evento contou com lideranças da sigla.

No início da corrida eleitoral, Datena foi cotado como vice de Tabata Amaral. Na época, ele ainda estava filiado ao PSB.

O jornalista é a aposta do PSDB para voltar a governar o município. A legenda venceu a última eleição com Bruno Covas, mas com sua morte por câncer em 2021, Ricardo Nunes, do MDB, assumiu a cadeira.

Essa é a 11ª legenda da vida de Datena. O apresentador já se filiou ao PT, o PP, o antigo DEM, além de PSC, PDT e MDB.

Caso confirme a candidatura, ele deve deixar de apresentar seu programa jornalístico, que apresenta da TV Band, até 30 de junho.

Leia também: Comissão da Alesp aprova projetos que ampliam e priorizam acesso a moradias populares no Estado


Fonte: TV Cultura – Foto: Divulgação/Arquivo/Band

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Vereadores de Barueri aprovam diretrizes orçamentárias para 2025

0 0
Read Time:1 Minute, 11 Second

Os vereadores de Barueri aprovaram em segunda votação as diretrizes orçamentárias para 2025. A análise do Projeto de Lei 22/2024 recebeu a aprovação de todos os vereadores presentes ao plenário na sessão de terça-feira, 11.

Chamada popularmente de LDO, a Lei de Diretrizes Orçamentárias é o documento preparado pela Prefeitura em que constam as orientações que o poder público de Barueri vai seguir para elaborar o orçamento da cidade para o próximo ano.

“É uma matéria fundamental para assegurar que Barueri vai continuar em uma trajetória de crescimento e desenvolvimento, porque o projeto prevê investimentos em todas as áreas da cidade”, comentou o presidente da Câmara, vereador Toninho Furlan (SD).

Na sessão anterior, realizada no dia 4, o texto já havia sido referendado em primeira votação.

Audiência pública

O projeto, enviado pelo prefeito Rubens Furlan (PSB) e aprovados pelos parlamentares, foi tema de audiência pública no dia 29 de maio. A atividade foi convocada pela Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara de Barueri e deu à população a oportunidade de se manifestar sobre a matéria.

Leia também: Comissão de Saúde da Alesp recebe superintendente do Hospital das Clínicas de Botucatu e moradores de Barueri


Fonte: CMB – Foto: Marco Miatelo/CMB

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Comissão da Alesp aprova projetos que ampliam e priorizam acesso a moradias populares no Estado

0 0
Read Time:2 Minute, 2 Second

Quatro Projetos de Lei que incentivam a construção de moradias populares, garantindo mais acessibilidade à população, receberam parecer favorável, nesta quarta-feira (12), da Comissão de Habitação, Desenvolvimento e Reforma Urbana da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

Projeto de Lei 1120/2023, de autoria do deputado Rafa Zimbaldi (Cidadania), que teve Paulo Corrêa Jr. (PSD) como relator, estabelece que as unidades habitacionais construídas pelo Governo paulista no módulo embrião possuam, no mínimo, 30m² de área, com possibilidade de expansão posterior para 55 m².

Outra propositura validada pela Comissão, que incentiva a acessibilidade nas casas populares, é o PL 1389/2023, de Valdomiro Lopes (PSB). Pela proposta, o estado de São Paulo fica proibido de construir moradias com apenas uma porta de saída. A matéria recebeu apoio da relatora, a deputada Monica Seixas do Movimento Pretas (Psol).

Projetos autorizativos

PL 1610/2023, da deputada Solange Freitas (União), autoriza o Governo a dar prioridade (10%, no mínimo) dentro de programas habitacionais para as mães com filhos autistas. O benefício também vale para tutores e curadores legais. Os membros da CHDRU seguiram o voto a favor da relatora Dani Alonso (PL).

Já a deputada Professora Bebel (PT), com o PL 1067/2023, propõe a criação de um programa habitacional no estado, focando grupos sociais com baixa renda familiar bruta. O relator, deputado Valdomiro Lopes, opinou favoravelmente à matéria durante a reunião.

A partir da aprovação, os quatro Projetos de Lei seguem, agora, para apreciação da Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento da Alesp.

Requerimentos

Na mesma reunião, dois requerimentos do deputado Dr. Jorge do Carmo (PT), vice-presidente da Comissão, receberam aval dos parlamentares. Um deles cria uma subcomissão na CHDRU para discutir políticas públicas relacionadas a áreas de risco no estado.

O deputado também solicitou uma oitiva do presidente da Associação para o Progresso de Empresas de Obras de Infraestrutura Social e Logística (Apeop), Carlos Eduardo Lima.

Leia também: Comissão de Saúde da Alesp aprova requerimento para ouvir operadoras de planos de saúde


FOnte: Alesp – Foto: Marco A. Cardelino/Alesp

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %
error: