Bruna Furlan visita vereadores na Câmara de Barueri e reforça articulação para 2026

0 0
Read Time:1 Minute, 38 Second

A deputada estadual Bruna Furlan esteve na Câmara Municipal de Barueri na manhã desta terça-feira (12), onde visitou vereadores durante a realização da Sessão Ordinária da Casa de Leis.

A parlamentar foi recebida pelos 21 vereadores do município, conversou com lideranças políticas, posou para fotos e recebeu manifestações de apoio de parlamentares ligados à base do grupo político liderado pelo ex-prefeito Rubens Furlan.

Considerada uma das principais representantes da Região Oeste Metropolitana na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), Bruna aproveitou a visita para destacar sua atuação à frente da Comissão de Saúde da Alesp e reforçar a importância do trabalho desenvolvido pelo Legislativo municipal.

Foto: Marco Miatelo/CMB

A presença da deputada no parlamento também teve forte peso político nos bastidores. Durante o encontro, o presidente da Câmara, vereador Wilson Zuffa, fez referência ao número 10, legenda do Republicanos, partido ao qual Bruna se filiou recentemente após deixar o PSDB.

Nos bastidores políticos da região, a movimentação é vista como mais um gesto de fortalecimento da articulação para as eleições de 2026.

Conforme revelado em primeira mão pelo Hora de S. Paulo, Bruna Furlan deve disputar a reeleição para manter o protagonismo político da Região Oeste Metropolitana no cenário estadual.

Bruna destacou a importância do trabalho desenvolvido pelo Legislativo municipal. | Foto: Marco Miatelo/CMB

Durante a visita, a deputada também confirmou que o atual secretário de Cultura e Turismo de Barueri, Jean Gaspar, será o responsável pela coordenação de sua campanha eleitoral.

Jean é considerado um dos nomes de confiança do grupo político de Barueri e participou diretamente das campanhas vitoriosas de Bruna Furlan e do prefeito Beto Piteri nos últimos anos.

A expectativa é que a campanha da deputada reúna importantes lideranças políticas da região, especialmente após sua chegada ao Republicanos, partido que vem ampliando espaço e influência no estado de São Paulo.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS


Fotos: Marco Miatelo/CMB

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Republicanos reúne Bruna Furlan, Marcos Pereira e lideranças em Barueri

0 0
Read Time:1 Minute, 41 Second

O Republicanos realiza no próximo dia 16, em Barueri, um grande encontro político que deve reunir importantes lideranças da região metropolitana e do estado de São Paulo. O evento contará com a presença do presidente nacional da sigla e deputado federal Marcos Pereira, além da deputada estadual Bruna Furlan, que recentemente se filiou ao partido.

O encontro acontecerá no diretório municipal do Republicanos, na região central de Barueri, e também deve reunir o prefeito Beto Piteri, o ex-prefeito Rubens Furlan, vereadores, lideranças regionais, apoiadores e representantes do partido em diferentes cidades da região.

Segundo o presidente da Câmara Municipal de Barueri, vereador Wilson Zuffa, a expectativa é de grande participação popular no evento, que ocorre em um momento de fortalecimento político do Republicanos no estado de São Paulo.

A movimentação política acontece pouco mais de um mês após a filiação de Bruna Furlan ao Republicanos, legenda que também integra a base política do governador Tarcísio de Freitas e que vem ampliando espaço no cenário político paulista e nacional.

Nos bastidores, o encontro é visto como um movimento estratégico para consolidar Barueri como um dos principais polos políticos da região metropolitana. Interlocutores ligados ao partido avaliam que a cidade ganhou ainda mais protagonismo nos últimos anos por conta da força econômica, influência regional e articulação política local.

Apesar de ainda não haver confirmação oficial, integrantes da organização não descartam a presença do governador Tarcísio de Freitas e do secretário estadual da Casa Civil, Roberto Carneiro, o que poderia ampliar ainda mais o peso político do encontro.

O Republicanos vive um momento de expansão na região oeste da Grande São Paulo. Em Barueri, a legenda possui três vereadores e integra a atual administração municipal. O partido também mantém presença em cidades vizinhas, como Santana de Parnaíba e Araçariguama.

A expectativa é de que o encontro sirva como espaço para alinhamentos políticos, fortalecimento partidário e aproximação entre lideranças regionais em meio às articulações que já começam a movimentar os bastidores políticos do estado.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS


Foto: Reprodução/Instagram/@wilsonzuffa

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Lei garante prioridade no atendimento a pacientes com fibromialgia na rede pública de Barueri

0 0
Read Time:1 Minute, 30 Second

Moradores de Barueri que convivem com fibromialgia estão mais próximos de ter atendimento prioritário na rede pública municipal. A Câmara aprovou, no dia 9 de dezembro de 2025, a criação da Política Municipal de Proteção dos Direitos da Pessoa com Fibromialgia, que assegura preferência no atendimento, em moldes semelhantes aos concedidos a pessoas com deficiência.

A medida está prevista no Projeto de Lei nº 095/2025, de autoria do vereador Clayton Silva da Saúde (União Brasil). O texto estabelece que pacientes diagnosticados com fibromialgia terão direito a atendimento mais ágil, acompanhamento multidisciplinar e acesso facilitado a informações sobre os serviços públicos disponíveis para o tratamento da condição.

A fibromialgia é uma síndrome crônica caracterizada por dores generalizadas pelo corpo, fadiga intensa e sensibilidade aumentada ao toque. Sem cura conhecida, a doença exige acompanhamento contínuo, com foco no controle dos sintomas e na melhoria da qualidade de vida dos pacientes.

Segundo o autor do projeto, a iniciativa busca corrigir uma lacuna histórica no atendimento a esse público. “Essas pessoas enfrentam dor diária e, muitas vezes, não encontram acolhimento adequado. Garantir prioridade no atendimento é uma forma de respeito e de proteção aos seus direitos”, afirmou o vereador durante a tramitação da proposta.

Além da prioridade no atendimento, a lei incentiva a Prefeitura a firmar parcerias com instituições públicas e privadas para ampliar a rede de cuidado, promover ações educativas e qualificar os profissionais que atuam diretamente com pacientes diagnosticados com fibromialgia.

Após a aprovação pelo Legislativo, a nova política segue agora para sanção do prefeito. Caso seja sancionada, a lei prevê um prazo de até 90 dias para entrar em vigor, período em que as unidades de saúde deverão se adaptar às novas regras e ajustar os fluxos de atendimento para garantir a efetivação do direito.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS


Foto: Ana Guice/PMB

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Câmara de Barueri aprova projeto que exige estudo do solo antes da venda de terrenos

0 0
Read Time:1 Minute, 23 Second

A Câmara Municipal de Barueri aprovou, nesta terça-feira (11), o Projeto de Lei nº 75/2025, que obriga incorporadoras e loteadoras a realizarem sondagens dos solos antes da comercialização de terrenos ou unidades habitacionais no município.

De autoria do vereador Keu Oliveira (PV), a proposta foi aprovada por 16 votos favoráveis e tem como objetivo garantir mais segurança e transparência aos compradores de imóveis. “Esse é um projeto de grande relevância para as pessoas do nosso município. A ideia é dar mais estabilidade para quem investe em Barueri, especialmente para quem tem o sonho da casa própria. Muitas vezes, por má fé, o loteador faz a terraplanagem, cobre um grande lajedo com uma fina camada de terra e engana o comprador. Queremos acabar com isso”, afirmou o parlamentar durante a sessão.

O texto prevê que as empresas responsáveis pelos empreendimentos imobiliários apresentem laudos técnicos sobre a composição e as condições do solo, assegurando que os terrenos vendidos estejam adequados para construção. A medida também busca coibir práticas irregulares no setor, que podem causar prejuízos estruturais e financeiros aos futuros proprietários.

Os vereadores Rafa Carvalho (Republicanos), Allan Miranda (União Brasil) e Rodrigo Rodrigues (Podemos) elogiaram a iniciativa de Keu Oliveira e destacaram a importância de reforçar a fiscalização sobre as incorporadoras. “Muitas delas estão preocupadas apenas em vender, sem garantir a qualidade do que entregam”, destacou Rafa Carvalho.

Após a aprovação, o projeto segue para o prefeito Beto Piteri, que poderá sancioná-lo ou vetá-lo. Caso seja transformado em lei, Barueri passará a contar com uma regulamentação pioneira no controle da qualidade do solo em novos empreendimentos imobiliários.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS


Foto: Marco Miatelo/CMB

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Câmara de Barueri é escolhida para receber o principal evento paulista das Escolas do Legislativo

0 0
Read Time:1 Minute, 19 Second

A Câmara Municipal de Barueri foi escolhida para sediar o 17º Encontro da APEL (Associação Paulista das Escolas do Legislativo e de Contas), marcado para o dia 20 de março de 2026. O evento reunirá representantes de escolas do Legislativo e de Contas de todo o Estado de São Paulo, fortalecendo o intercâmbio de experiências e práticas voltadas ao aprimoramento da gestão pública e da formação cidadã.

O anúncio oficial foi feito no encerramento do 16º Encontro da APEL, realizado em 17 de outubro de 2025, na Câmara Municipal de Campinas. A escolha de Barueri para sediar a próxima edição foi recebida como um reconhecimento ao trabalho desenvolvido pela Escola do Legislativo local, que vem se destacando pela promoção de cursos, palestras e programas de educação política voltados à comunidade.

O encontro da APEL é considerado um dos principais fóruns estaduais dedicados ao fortalecimento institucional das Escolas do Legislativo e de Contas, promovendo a troca de boas práticas e o debate sobre inovação na administração pública.

Para o presidente da Câmara de Barueri, vereador Wilson Zuffa (Republicanos), a decisão reforça o papel de destaque que o município tem alcançado na área de formação política.

“A escolha da APEL de trazer o próximo encontro para Barueri mostra que estamos no caminho certo ao apoiar as ações da nossa Escola do Parlamento”, afirmou Zuffa.

Com a confirmação do evento, Barueri se prepara para receber representantes de dezenas de câmaras municipais e tribunais de contas de todo o Estado, consolidando-se como referência em iniciativas de educação legislativa e cidadania.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS


Foto: Marco Miatelo/CMB

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Câmara de Barueri aprova embarque e desembarque de pessoas com deficiência em áreas cobertas de prédios públicos

0 0
Read Time:1 Minute, 10 Second

Pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida passarão a ter o direito de embarcar e desembarcar em áreas cobertas dos prédios públicos de Barueri, mesmo quando esses espaços forem destinados exclusivamente aos servidores. A medida foi aprovada pela Câmara Municipal na sessão de terça-feira (14).

O objetivo da iniciativa é garantir mais conforto e segurança durante o acesso aos serviços públicos, especialmente em dias de chuva ou forte calor. O projeto assegura que o deslocamento até os locais de atendimento seja feito com dignidade e respeito às necessidades das pessoas com deficiência.

De acordo com o texto aprovado, o uso do espaço será permitido por até 15 minutos, exclusivamente para embarque ou desembarque. A permanência do veículo como estacionamento não será autorizada, exceto em casos devidamente justificados por laudo médico e com autorização da unidade pública responsável.

“É uma questão de humanidade. A pessoa com mobilidade reduzida não pode ser exposta ao risco ou ao desconforto por falta de estrutura adequada”, destacou o vereador Edmilson Dimi (PL), autor do Projeto de Lei nº 066/2025.

A proposta também determina que os servidores responsáveis pelos estacionamentos públicos orientem o fluxo de veículos, garantindo a segurança e o cumprimento das normas de acessibilidade.

A nova regra se aplicará a todas as unidades da Administração Pública Municipal e ainda depende da sanção do prefeito para entrar em vigor.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS


Foto: Marco Miatelo/CMB

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Geraldo Rufino é homenageado na Câmara Municipal de Barueri por trajetória de superação e inspiração

0 0
Read Time:1 Minute, 36 Second

Na manhã desta terça-feira (7), o empresário e escritor Geraldo Rufino foi homenageado na Câmara Municipal de Barueri com uma Moção de Aplausos, em reconhecimento à sua trajetória marcada pela superação e por inspirar milhares de pessoas em todo o país.

A homenagem foi proposta pelo vereador Thiago Rodrigues (PSB) e aprovada por unanimidade pelos parlamentares. Em seu discurso, o vereador destacou a importância do empresário para o município e para o Brasil:

“Com grande alegria e profundo respeito venho a esta tribuna apresentar a Moção de Aplausos ao senhor Geraldo Rufino, morador da nossa querida cidade de Barueri e uma das vozes mais inspiradoras do nosso país.”

Durante a cerimônia, Rufino esteve acompanhado de sua irmã Aparecida Rufino e de sua esposa Marlene Rufino, que participaram emocionadas do reconhecimento.

Geraldo Rufino ao lado da sua esposa Marlene, do vereador Thiago Rodrigues e sua irmã Aparecida. – Foto: Marco Miatelo/CMB

Em seu discurso de agradecimento, o empresário ressaltou o valor simbólico da homenagem e a importância de acreditar no próprio potencial:

“Do jeito que estou aqui hoje recebendo essa homenagem, que ela sirva para cada um de nós, de vocês, de qualquer lugar que você estiver. Que esta homenagem seja compartilhada por alguém que veio da favela, que apenas mudou de endereço.”

Rufino também destacou o papel de Barueri em sua trajetória:

“Essa cidade fez pra mim um monte de janelas de oportunidades e eu só acreditei, me dediquei e fui buscar. Então que isso sirva para toda a população — olhe para dentro, acredite em você e perceba o senso de pertencimento.”

Ao encerrar, Geraldo Rufino agradeceu aos vereadores pela homenagem:

“Só tenho a agradecer. Que Deus abençoe, não apenas pela homenagem, mas pelo que vocês fazem pela minha cidade chamada Barueri.”

A sessão foi marcada por aplausos e emoção, celebrando uma história de vida que representa resiliência, trabalho e fé.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS


Fotos: Marco Miatelo/CMB

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Câmara de Barueri aprova reajuste e novas regras para conselheiros tutelares

1 0
Read Time:1 Minute, 18 Second

Os conselheiros tutelares de Barueri terão melhores condições para exercer suas funções. A Câmara Municipal aprovou, na sessão de terça-feira (30), o Projeto de Lei nº 059/2025, de autoria do Executivo, que reajusta a remuneração dos agentes e altera o regime de trabalho.

Com a mudança, os conselheiros passarão a receber R$ 9.200 mensais. Além disso, o projeto flexibiliza a dedicação exclusiva, permitindo que os profissionais possam exercer outra atividade remunerada, desde que não haja conflito com as atribuições do cargo.

De acordo com o presidente da Câmara, vereador Wilson Zuffa, a proposta é resultado de um diálogo contínuo com os próprios conselheiros tutelares. “Tenho conversado muito com os conselheiros tutelares de Barueri, e falamos sobre algumas adequações que precisavam ser feitas. O prefeito Beto Piteri recebeu essas reivindicações e encaminhou este projeto para a Câmara votar”, explicou.

Zuffa também destacou a importância do trabalho realizado pelos conselheiros no município. “O conselheiro tutelar é aquele que defende os direitos da criança e do adolescente da nossa cidade. São temas delicados em que só os conselhos podem atuar”, ressaltou.

Na mensagem encaminhada ao Legislativo, o prefeito Beto Piteri justificou que o reajuste visa corrigir a defasagem salarial em relação a cidades vizinhas. Ele também destacou que a flexibilização do regime de trabalho segue o exemplo de municípios como São Paulo, onde os conselheiros já podem exercer outra atividade profissional.

Com a aprovação do projeto, Barueri reforça o reconhecimento e a valorização dos profissionais que atuam na defesa dos direitos de crianças e adolescentes.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS


Foto: Marco Miatelo/CMB

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Câmara de Barueri celebra 35 anos da Lei Orgânica com exposição histórica

1 0
Read Time:1 Minute, 6 Second

Quem visitar a Câmara Municipal de Barueri até o fim de outubro poderá reviver um marco da história política da cidade: a promulgação da Lei Orgânica Municipal, que completa 35 anos. A exposição, organizada pelo Arquivo Público da Casa, reúne documentos originais, recortes de jornais, fotografias e objetos que mostram como foi o trabalho dos 20 vereadores constituintes responsáveis pela elaboração do texto em 1990.

A abertura ocorreu na última terça-feira (9), durante a sessão legislativa. O curador da mostra, Reginado Cruz, destacou que a Lei Orgânica foi construída de forma participativa. “Assim como a Constituição Federal de 1988 é chamada de Constituição Cidadã, nossa Lei Orgânica também teve participação popular. Quem visitar a exposição poderá ver a urna usada para colher sugestões dos baruerienses”, afirmou.

Presidente da Câmara Wilson Zuffa ao lado de Reginaldo Cruz, curador da exposição, e demais vereadores. – Foto: Marco Miatelo/CMB

Durante o evento, a Câmara homenageou os 20 vereadores constituintes por meio da Moção 020/2025, proposta pelo presidente Wilson Zuffa (Republicanos) e aprovada por unanimidade. Entre os homenageados estão figuras que marcaram a história do Legislativo barueriense, como Antônio Balthazar Necchi, Jurandir Aparecido Alves (Jurinha) e José Maria de Morais (Zé Maria).

A exposição é gratuita e aberta ao público em horário de expediente da Câmara.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS


Fotos: Marco Miatelo/CMB

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Câmara de Barueri encerra primeiro semestre com 46 projetos de lei analisados e 1,3 mil indicações apresentadas

1 0
Read Time:1 Minute, 34 Second

A Câmara Municipal de Barueri concluiu o primeiro semestre de 2025 com 46 projetos de lei analisados e 1.393 indicações ao Poder Executivo. Ao todo, foram realizadas 21 sessões ordinárias e três audiências públicas no período.

De acordo com dados divulgados pela Casa, dos 46 projetos de lei analisados, 36 são projetos de lei comuns, sendo 29 aprovados, além de 10 projetos de lei complementar, todos aprovados. Também foram apresentadas sete propostas de resolução, das quais seis receberam aval do plenário. O Legislativo ainda contabilizou a apresentação de 10 requerimentos e 16 moções.

Para o presidente da Câmara, vereador Wilson Zuffa (Republicanos), o balanço demonstra a atuação do Legislativo municipal ao longo do semestre. “Tivemos um semestre muito produtivo. A Câmara cumpriu seu papel de representar o povo de Barueri, debatendo temas importantes e aprovando projetos relevantes para a cidade”, afirmou.

Os vereadores iniciam agora o recesso parlamentar, previsto na Lei Orgânica do Município, que ocorre entre os dias 1º e 31 de julho. Durante o período, as sessões ordinárias e as votações em plenário ficam suspensas, sendo retomadas em 5 de agosto. Casos de convocação extraordinária pela Mesa Diretora ou pelo prefeito não estão descartados.

Mesmo durante o recesso, os vereadores seguem com atividades internas, como atendimento nos gabinetes, elaboração de projetos e ações de fiscalização do Poder Executivo. Os serviços administrativos da Câmara, incluindo o protocolo de documentos e o atendimento ao público, também continuam em funcionamento normal.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS


Foto: Marco Miatelo/CMB

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %
1 2 3 5
error: