Senado aprova projeto que limita ICMS dos combustíveis

0 0
Read Time:4 Minute, 28 Second

O Senado aprovou ontem (13) o Projeto de Lei Complementar (PLP) 18/2022, que limita a aplicação de alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre combustíveis, gás natural, energia elétrica, comunicações e transporte coletivo. Segundo a proposta, esses produtos seriam classificados como essenciais e indispensáveis, levando à fixação da alíquota do ICMS em um patamar máximo de 17%, inferior à praticada pelos estados atualmente. O texto também prevê a compensação da União às perdas de receita dos estados.

O objetivo do projeto é provocar a redução no valor dos combustíveis na bomba, aliviando o gasto do consumidor com gasolina, que supera os R$ 7 o litro no país, e com o diesel, beneficiando também caminhoneiros e transportadores. O PLP também busca reduzir o valor do gás de cozinha e da conta de luz.

Foram 65 votos a favor e 12 contrários. O projeto volta para a Câmara para nova análise após as emendas inseridas no texto. Para o relator do projeto no Senado, Fernando Bezerra (MDB-PE), o PLP é “um passo importantíssimo para derrubar a inflação”, além de segurar os preços nas contas de luz e nos postos de combustível. Ele também afirmou que o Congresso “faz história” ao incluir esses setores entre os considerados essenciais.

“Participei da Constituinte de 1988, lá a gente dizia que a essencialidade dos produtos tinha que ser definida por lei complementar. E se passaram mais de 30 anos e o Congresso, em nenhum momento, definiu a essencialidade dos produtos. Portanto, esse é um passo importante, estamos fazendo história”, disse o senador.

Bezerra leu seu relatório em plenário na semana passada e hoje se ateve às emendas recebidas pelo projeto. Foram 77 no total e Bezerra acolheu quatro integralmente e nove parcialmente.

Clique aqui e saiba mais!

Emendas

Uma das emendas acatadas repõe perdas de arrecadação do Fundo de Manutenção da Educação Básica (Fundeb) e de ações de serviços de saúde. Ambos setores têm receitas vinculadas à arrecadação com o ICMS. O relator incluiu um trecho que prevê a manutenção das vinculações à saúde e educação básica, mas de forma proporcional à dedução dos contratos de dívida dos Estados com a União.

Bezerra também incluiu no texto um dispositivo para conferir segurança jurídica aos gestores estaduais. Assim, eles poderão reduzir a arrecadação do ICMS sem ferir a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). De acordo com o regramento, um ente federativo não pode abrir mão de uma receita sem indicar uma nova fonte de arrecadação para compensar.

Após a aprovação do texto-base, os senadores aprovaram um destaque – os demais foram rejeitados. O destaque aprovado prevê que, se os estados e municípios perderem recursos em função da lei, a União vai compensá-los para que os atuais níveis do Fundeb sejam mantidos.

Senadores

O PLP não foi unânime no plenário. Alguns senadores se colocaram contrários ao projeto. Para Zenaide Maia (Pros-RN), o projeto não ataca o principal causador do aumento dos combustíveis, que é a atual política de preços da Petrobras, vinculada ao preço internacional do barril de petróleo e o valor do dólar.

“Esse PL não tem nada a ver. E, ainda, sem a garantia de que vai ter redução dos preços na bomba de combustível, a gente sabe que depende do dólar, e a certeza de que a Petrobras, assim que for aprovado isso aqui, vai recompor os preços, porque já faz mais de 20 dias que não dava aumento”.

Carlos Portinho (PL-RJ), novo líder do governo no Senado, defendeu o projeto e pediu a participação dos estados no esforço de reduzir o preço do combustível para a população. Segundo ele, o governo tem contribuído ao abrir mão de impostos federais sobre o combustível para reduzir o impacto da inflação explicada, segundo ele, pela guerra na Ucrânia, dentre outras variáveis internacionais.

“Temos que cortar os impostos, assim como diversas nações no mundo, neste momento de emergência internacional, estão fazendo. É o que temos para hoje”, disse. “Agora é hora dos governos: é hora do Governo Federal, que põe na mesa, e é hora desse sacrifício dos governos estaduais”.

Relatório

Na semana passada, ao apresentar o relatório à imprensa, Bezerra afirmou que, se aprovado, o PLP poderia derrubar em R$ 1,65 o preço da gasolina e em R$ 0,76 o preço do diesel. No entanto, destacou que os preços poderiam apenas “não subir muito mais”, a depender do cenário internacional, que influencia no preço do barril de petróleo e na valorização do dólar frente ao real.

“Não estamos tabelando preço. Tem uma guerra na Ucrânia, a Rússia é responsável por 25% da produção de diesel no mundo, os preços estão tensionados. É evidente que pode haver elevação de preços. Mas, mesmo que haja, isso vai ajudar a não subir muito mais do que subiria”, disse, na ocasião.

Já existe um projeto, aprovado no Senado em março, que pretende reduzir o valor dos combustíveis. O Projeto de Lei 1.472/2021 propõe a mudança a forma de cálculo do preço dos combustíveis, além de criar uma Conta de Estabilização, para garantir a previsibilidade nos preços ao consumidor. O projeto, considerado uma das prioridades do Senado no início deste ano, atualmente está parado na Câmara dos Deputados, sem previsão de votação.


Por Marcelo Brandão – Repórter da Agência Brasil – Foto: Roque de Sá/Ag. Senado

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Corpus Christi: saiba o que funciona neste feriado em Barueri

0 0
Read Time:1 Minute, 12 Second

O feriado nacional de Corpus Christi é celebrado nacionalmente nesta quinta-feira, dia 16 de junho. Na sexta-feira, dia 17, seguindo o decreto 9.467, de 18 de novembro de 2021, será dia sem expediente nas repartições públicas de Barueri. Confira, portanto, o que abre e fecha na cidade.

Rua Benedita Guerra Zendron, 162 – Centro – Barueri/SP

O Paço Municipal, as Secretarias Municipais, o Ganha Tempo e as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) voltam a funcionar na segunda feira, dia 20. Já as forças de segurança, como a GCM (Guarda Civil Municipal), a Defesa Civil e os agentes da Semurb (Secretaria de Mobilidade Urbana), sendo serviços essenciais, trabalharão ininterruptamente neste feriado prolongado.

A Farmácia Municipal, todos os prontos-socorros e as feiras-livres (incluindo a feira noturna do Jardim Silveira, que ocorre às sextas-feiras) funcionam normalmente nesse período.

O Parque Dom José (Vila Porto) funciona normalmente das 6h às 19h; o Parque Ecológico (Alphaville), abre das 7h às 17h; já o Parque Taddeo Cananéia (Parque Imperial) funcionará das 6h às 17h.

Vacinação Covid
A UBS Benedito de Oliveira Crudo, atualmente alocada no 1º andar do Centro de Especialidades (rua Benedita Guerra Zendron, 225 – Vila São João) abre aso sábados, domingos e feriados das 8h às 17h para aplicar a vacina contra a Covid-19.

Leia também:


Fonte/foto: Divulgação/SECOM-Barueri

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Com salários de R$ 5 mil, Casa do Trabalhador tem 11 oportunidades de emprego

1 0
Read Time:1 Minute, 0 Second

A Casa do Trabalhador de Barueri oferece 11 oportunidades de emprego nesta semana. São vagas para pedreiro, cozinheiro(a), assistente fiscal, mecânica de manutenção, entre outras.  Os salários estão entre R$ 5 mil, caso da vaga de mestre de obras, e R$ 1,4 mil, como é o vencimento para meio oficial de cozinha.

Clique aqui e saiba mais!

A maioria delas exige o ensino médio completo, embora tenham oportunidades que pedem nível superior completo (consultor comercial) e outras, cursos técnicos (bobinador eletricista e assistente fiscal).

Para concorrer, o candidato precisa preencher o cadastro pelo sistema Emprega Brasil, mas pode também comparecer presencialmente na Casa do Trabalhador, que fica no setor amarelo do Ganha Tempo, na av. Henrique Mendes Guerra, 550, no Centro.

Uma outra opção para disputar as vagas disponíveis é pelo aplicativo Sine Fácil, cuja ativação é feita por meio do QR Code fornecido em atendimento presencial na Casa do Trabalhador. 

Abaixo estão todas as vagas da semana, assim como os requisitos para disputá-las.

Leia também:


Fonte/Foto: Divulgação/SECOM-Barueri

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Inscrições para Concurso Público de Cajamar vão até o dia 17 de junho

1 0
Read Time:1 Minute, 14 Second

A Prefeitura de Cajamar está com inscrições abertas para o Concurso Público que irá fazer a contratação de profissionais para o preenchimento de 42 cargos efetivos e cadastro reserva em diferentes áreas. As inscrições poderão ser realizadas até a próxima sexta-feira (17).

Para participar, é necessário que os candidatos tenham ensino fundamental, médio e superior nas áreas exigidas, de acordo com cada vaga. As chances disponíveis são para preenchimentos dos seguintes cargos: Agente de Trânsito e Transporte (2); Assistente Administrativo (1); Cirurgião Dentista (6); Enfermeiro (7); Fisioterapeuta (12); Motorista (6); Procurador Jurídico (1) e Terapeuta Ocupacional (7).

Os interessados devem efetuar as inscrições até o dia 17 de junho de 2022, exclusivamente via internet, através do link: https://bit.ly/3QgUirY. O pagamento da taxa de inscrição, no valor entre R$ 36,80 a R$ 66,80, deve ser realizado até às 17h do dia 17/06.

Clique aqui e saiba mais!

A aplicação da prova objetiva está prevista para o dia 17 de julho de 2022. Como forma de selecionar os candidatos, essa primeira avaliação será composta por questões de língua portuguesa, matemática, noções de informática, atualidades e conhecimentos específicos. Os candidatos devem se atentar às próximas fases, que serão divulgadas no site da Indepac, de acordo com a necessidade de cada cargo.

Mais informações podem ser obtidas através do edital: https://bit.ly/3Hk3RSN

Leia também:


Fonte/foto: Divulgação/SECOM-Cajamar

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Semana começa gelada na região metropolitana de São Paulo

1 0
Read Time:1 Minute, 26 Second

A semana começou gelada com pouca nebulosidade e temperaturas mínimas oscilando em torno dos 6,7°C na capital paulista, de acordo com informações do Centro de Gerenciamento de Emergências da prefeitura de São Paulo (CGE).

As estações meteorológicas da prefeitura indicaram que a mínima absoluta de hoje (13) atingiu 0,7°C na região de Engenheiro Marsilac, no extremo sul da cidade. A madrugada mais fria do ano continua sendo a do dia 20 de maio, quando houve o registro de 6,3°C em média na cidade e 1,1°C na Capela do Socorro, Zona Sul.

No decorrer do dia, o predomínio de sol ajuda a diminuir um pouco a sensação de frio, mas as temperaturas não sobem muito e não devem passar dos 16°C. A umidade relativa do ar pode atingir valores próximos aos 40%. No final da tarde, a nebulosidade aumenta um pouco com a chegada da brisa marítima, porém não há previsão de chuva.

Os próximos dias seguem com sol e temperaturas em gradativa elevação. As madrugadas continuam geladas na região metropolitana de São Paulo. A terça-feira (14) começa com muito frio, com os termômetros oscilando em torno dos 9°C durante a madrugada. A temperatura máxima não deve superar os 17°C. Não há condições para chuva na capital paulista.

Na quarta-feira (15), o sol predomina e favorece a gradativa elevação das temperaturas, mas a sensação de frio ainda deve persistir, com mínimas em torno dos 10°C durante a madrugada e máximas abaixo dos 19°C no período da tarde.

Clique aqui e saiba mais!

Por Flávia Albuquerque – Repórter da Agência Brasil – Foto: Rovena Rosa/Ag. Brasil

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Produção de motocicletas tem melhor resultado em 7 anos

0 0
Read Time:1 Minute, 23 Second

Nos cinco primeiros meses do ano, a produção de motocicletas cresceu 22,9% em comparação ao mesmo período do ano passado, com a fabricação de 569.598 unidades, informou hoje (13) a Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo). Segundo a associação, esse foi o melhor desempenho para o período desde 2015.

Clique aqui e saiba mais!

O resultado também foi positivo na comparação com maio, quando foram produzidas 129.781 motocicletas, o que representou alta de 15,2% em comparação a abril. Na comparação anual em relação a maio do ano passado, a alta foi de 25%.

Em relação às vendas de motocicletas no varejo, a alta foi de 25,6% no acumulado do ano, totalizando 515.724 unidades comercializadas. Considerando-se apenas o mês de maio, os emplacamentos registraram o melhor resultado do ano, com o licenciamento de 133.344 unidades, alta de 23,8% em relação a abril e de 20,8% em relação a maio do ano passado. De acordo com a Abraciclo, esse foi o melhor desempenho para um mês de maio desde 2012.

A maior parte dos emplacamentos de motocicletas nos cinco primeiros meses desse ano ocorreu na Região Sudeste (38,6% do total), seguida pelo Nordeste (30,1%).

Exportações

De janeiro e maio deste ano foram exportadas 20.523 motocicletas, o que representou queda de 6,1% em comparação ao mesmo período do ano passado. Considerando-se apenas o mês de maio, as exportações cresceram 51,8% na comparação com abril, com o volume de 5.990 veículos negociados.


Por Elaine Patricia Cruz – Repórter da Agência Brasil – Foto: Divulgação/CNI/José Paulo Lacerda

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Receita Federal abrirá concurso público para 669 vagas

0 0
Read Time:41 Second

Portaria publicada hoje (13) no Diário Oficial da União autoriza a realização de concurso público da Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil, com 699 vagas.

Do total de vagas, 469 serão destinadas para o cargo de analista-tributário e 230 para o cargo de auditor-fiscal.

Clique aqui e saiba mais!

Segundo a portaria, o prazo para a publicação do edital de abertura do concurso público será de seis meses, contado a partir de hoje.

A portaria também autoriza o prazo de dois meses de antecedência mínima entre a publicação do edital e a realização da primeira prova do certame.

“A publicação da portaria é a confirmação de uma das pautas prioritárias da administração da Receita Federal”, diz nota do órgão.


Por Agência Brasil – Foto: Marcelo Camargo/Ag. Brasil

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

INSS: autorizado concurso público para Técnico de Seguro Social

1 0
Read Time:41 Second

Diário Oficial da União publica, nesta segunda-feira (13), portaria da Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital, que autoriza a realização de concurso público para o provimento de 1.000 (mil) cargos de Técnico do Seguro Social do quadro de pessoal do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

A responsabilidade pela realização do concurso será da presidência do Instituto Nacional do Seguro Social, a quem caberá editar as respectivas normas, mediante a publicação de editais, portarias ou outros atos administrativos necessários”, diz ainda o documento.

O prazo para a publicação do edital de abertura do concurso público será de seis meses, contado a partir de hoje, data da publicação da portaria.

Portaria da Secretaria Especial de Desburocratização – Diário Oficial da União – 13/06/2022

Por Agência Brasil – Foto: Marcello Casal Jr/Ag. Brasil

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Capital Paulista sanciona lei que reajusta remuneração inicial da Guarda Civil

0 0
Read Time:1 Minute, 48 Second

Na sexta-feira (10/06), foi publicada no Diário Oficial da Cidade a Lei nº 17.812/22, que dispõe sobre a remuneração pelo regime de subsídio dos integrantes do Quadro Técnico dos Profissionais da Guarda Civil Metropolitana – QTG e reajuste de 72% no valor inicial da carreira, passando de R$ 2.180,00 para R$ 3.750,00. Um dos objetivos da lei é atrair e reter esses profissionais na administração municipal.

Além do reajuste, a lei instituirá 4 novos graus ao final dos 8 atuais para que o profissional continue sendo promovido horizontalmente na carreira, evitando a estagnação do servidor e permitindo a continuidade da promoção em graus.

Os servidores ativos e inativos, do QTG, terão garantido o direito de optar pela migração para o novo quadro no prazo de 90 dias. Destaca-se o caráter opcional, visto que não há imposição na migração.

O regime por subsídio simplifica a organização da folha de pagamento e está previsto no artigo 39 da Constituição Federal, já é adotado pelo Município de São Paulo em outras carreiras. O subsídio não exclui verbas com natureza indenizatória.

Trata-se de modelo que não causa prejuízo para os servidores, tendo em vista que em nenhuma situação o servidor receberá valor a menor ao atual.

Estudos em perspectiva de casos reais de enquadramento indicam que a valorização da remuneração dos servidores não se resume somente ao início da carreira.

A título exemplificativo, um profissional com 18 anos de efetivo exercício, integrante do atual Nível II da carreira, grau “F”, inserido do meio para o final da tabela, teria uma valorização de 35% ao optar pela carreira da nova Lei, passando dos atuais R$ 4.947,35 para R$ 6.690,10. Em outro caso, um servidor aposentado com paridade no Nível III da carreira, grau “D”, passaria dos atuais R$ 5.065,01 para R$ 7.585,17, com um incremento de 50% em sua remuneração. Referidos percentuais dependem da composição das parcelas remuneratórias de cada servidor.

Com essas mudanças, a Administração Municipal valoriza fortalecer a Guarda Civil Metropolitana, tornando a carreira mais estruturada e atrativa.


Fonte/foto: Divulgação/SECOM-Pref. de São Paulo

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Seminário sobre combate a maus-tratos de cães e gatos

0 0
Read Time:1 Minute, 21 Second

O Ministério do Meio Ambiente vai promover, na terça-feira (14), o I Seminário Nacional de Proteção e Bem-estar de Cães e Gatos – Ações e Perspectivas. O evento será realizado no auditório do Ibama, em Brasília e tem o objetivo de discutir iniciativas dos governos federal, estaduais e municipais, Poder Legislativo e entidades da sociedade civil e do setor privado relativas aos cuidados com esses animais. 

Segundo o ministério, o número de cães e gatos maltratados abandonados e em situação de vulnerabilidade cresceu muito durante a pandemia. A Organização Mundial da Saúde estima que existam cerca de 20 milhões de cães e 10 milhões de gatos soltos pelas ruas do país que, além de sofrerem maus-tratos, também podem transmitir doenças e afetar o meio ambiente.

Clique aqui e saiba mais!

No seminário, serão abordadas propostas para contornar o problema, como controle populacional de cães e gatos por meio de castração em clínicas ou unidades móveis, atenção veterinária em hospitais, microchipagem, campanhas de vacinação contra zoonoses, guarda responsável, incentivos para a adoção e formação de parcerias entre órgãos governamentais e abrigos e lares mantidos pela sociedade civil.
 
“Combater o problema é fundamental, mas, mais importante ainda, é evitar que ele ocorra. Para isso, é preciso fazer todo um trabalho de conscientização de guarda responsável, campanhas educativas para que as pessoas adotem todos os cuidados com os seus cães e gatos. Não adianta fazer uma ação pontual sem que a sociedade abrace essa causa”, diz Bernardo Broetto, chefe da Coordenação-Geral Nacional de Proteção e Defesa Animal (CGPRO) do MMA.


Por Agência Brasil – Foto: Valter Campanato/Ag. Brasil

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %
error: