Multicampeão no futebol e único técnico brasileiro da história do Real Madrid (ESP), tido como o maior clube do mundo, Vanderlei Luxemburgo declarou seu apoio à chapa Lula-Alckmin nas eleições presidenciais deste ano.
Por meio de um vídeo nas redes sociais, o ‘Luxa’ afirmou que a disputa pode acabar durante o “primeiro tempo, não precisa de segundo tempo”. O ex-treinador da seleção brasileira ainda completou que “não temos que dar chance ao adversário. Nenhuma.”
“O Brasil, hoje, das pessoas que querem o melhor, é contra o sociopata – eu pensei que era um psicopata, mas depois, analisando direitinho, vi que é um sociopata. Então o Brasil hoje tem tudo nas mãos para tirar esse sociopata do poder, temos um Brasil melhor pela frente, um Brasil melhor com Lula”, completou Luxemburgo.
Uma pesquisa realizada pela rede Penssan, que se dedica ao estudo da fome no país, em 37,8% dos lares brasileiros com crianças de até 10 anos, houve fome ou redução de quantidade e qualidade dos alimentos consumidos. Na média dos domicílios no país, o percentual é de 30,7%.
Entretanto, os números são piores quando feitos recortes regionais. Na região Norte e Nordeste, esse índice chega a 50% das casas. No estado do Maranhão, são 63,3% dos lares com crianças nessa condição, enquanto no Espírito Santo, a parcela é de 13,9%.
Francisco Menezes é consultor de políticas públicas da Actionaid e acredita que a redução significativa nos recursos de merenda escolar é um fator que contribui para esse índice.
“Quando o Brasil saiu do mapa da fome, a alimentação escolar teve papel importante. A alimentação na escola vai piorando, com a substituição de alimentos de melhor qualidade nutricional para ultraprocessados, mais baratos”.
Apesar dos números preocupantes, um levantamento da ONU mostra que o Brasil desperdiça cerca de 27 milhões de toneladas de alimentos por ano.
No próximo sábado e domingo (dias 17 e 18), das 10h às 15h, acontece a Feira de Adoção de Cães no Parque Municipal Dom José (rua Ângela Mirella, 500, na Vila Porto). O evento é organizado pelo Centro de Proteção ao Animal Doméstico (Cepad), órgão submetido à Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente (Sema).
Estarão disponíveis para adoção responsável uma média de seis cães. Conforme os pets encontram novos tutores, mais animais são trazidos para a possibilidade de um novo lar. Lembrando que os animais são todos castrados, vacinados, microchipados e vermifugados. Para adotar é necessário apresentar um documento original com foto, assinar um termo de guarda responsável e levar seu bichinho para casa.
O coordenador responsável pelas duas unidades do Cepad, Alexandre Santos, convida a todos a participarem deste ato de amor. “Venham ao Parque Dom José, conheçam e busquem seus novos amiguinhos. Mais do que isso, são novos integrantes para a família, que precisam de muito amor e carinho para superar a situação de abandono que viveram. Então venham e participem!”
A adoção, além de tirar os animais em situação de abandono das ruas é importantíssima ferramenta de manutenção da estrutura do Cepad em suas duas unidades, pois abre espaço no atendimento tanto do Resgate Animal quanto no acolhimento.
Você também pode procurar a unidade 1 do Cepad todos os dias, inclusive sábados, domingos e feriados, das 9h às 16h, na rua Vera Cruz, 340, no Bairro dos Altos, levando documento com foto. Caso queira conhecer antecipadamente os pets disponíveis no local, acesse a página do Cepad no Instagram. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones (11) 4198-0819 (WhatsApp) ou 3164-9735.
São Roque se prepara para receber um evento cultural inédito na história da cidade: seu primeiro festival de Jazz. O evento acontecerá nos dias 16, 17, 18, 23, 24 e 25 trazendo alguns dos melhores músicos do gênero a cidade, em apresentações imperdíveis e que acontecerão na Praça da Matriz, Brasital e Capela de Santo Antônio.
O Festival contará com alguns dos maiores nomes do Jazz, como o grande compositor, arranjador e multi-instrumentista brasileiro Hermeto Pascoal, um dos grandes nomes da música brasileira e que estará na cidade para encantar a todos com sua performance, no dia 24 de setembro. Além do músico, a cidade também contará com outros nomes como a Orquestra Brasil Jazz Sinfônica (no dia 17), Amilton Godoy (dia 23) e Vintena Brasileira, músicos e grupos com grande tradição e que trarão todo o seu talento a São Roque.
“Nossa missão é levar cultura e arte a população. O Festival de Inverno nos ensinou que não existem barreiras para a arte e com esse festival, que chega pela primeira vez a nossa cidade, temos a oportunidade de apresentar as pessoas este estilo musical tão querido, conhecido por sua beleza e perícia técnica. Será um evento muito especial e que encantará a todo o público ”, afirmou a diretor a de Cultura, Sissi Benbom.
Confira a programação completa do Jazz Fest São Roque.
O brasileiro Fernando Sabag Montiel, preso por tentar matar Cristina Kirchner, teve o cartão SIM de seu aparelho celular vasculhado pela Unidade Fiscal Especializada em Crimes Cibernéticos (Ufeci), onde foram encontrados 126 registros considerados suspeitos.
Os conteúdos encontrados tratam-se de vídeos que mostram pessoas aparentemente menores de idade em “atividades sexuais explícitas”. O procurador federal Carlos Rívolo solicitou que o brasileiro seja investigado pelo crime de posse e distribuição de pornografia infantil.
Segundo ele, a medida foi tomada após imagens de “pessoas que aparentam ser menores de dezoito anos foram encontradas em seu celular”. Além disso, Rívolo pediu que Sabag Montiel preste um novo depoimento para tratar exclusivamente deste tema.
Após o fim do debate entre os candidatos ao governo de São Paulo, promovido pela TV Cultura em parceria com o UOL e a Folha de S.Paulo, a jornalista Vera Magalhães foi agredida pelo deputado estadual Douglas Garcia (Republicanos).
Segundo a própria jornalista, ainda durante o debate, o parlamentar começou a gravá-la, sem autorização dela. Ao final do evento, ele repetiu as ofensas feitas por Jair Bolsonaro (PL), dizendo que ela é a “vergonha do jornalismo” e voltou a reproduzir informações falsas sobre seu salário da Fundação Padre Anchieta.
“Ele veio mentir novamente. Ele foi ao debate para me acossar, me intimidar, achar que com isso irá me calar e que terei medo. Isso não é aceitável. O Brasil é uma democracia e pressupõe uma imprensa livre”, disse Vera em suas redes sociais.
O jornalista Leão Serva, que mediava o debate, defendeu Vera e retirou o celular da mão do deputado. Ao ser retirado do local, o deputou gritou “jonazistas”.
Ela ainda afirmou que irá registrar um boletim de ocorrência contra o deputado e exigiu esclarecimentos também de Tarcisio de Freitas (Republicanos). Garcia foi ao evento a convite do candidato apoiado por Jair Bolsonaro.
“Desde o debate [presidencial], estou recebendo ataques violentos e virulentos de uma base Bolsonarista autorizada pelo presidente da República. Ele me atacou e eles se sentem autorizados a repetir os ataques”, explicou a jornalista.
Ainda segundo Vera, ela precisou sair escoltada do local.
Posicionamento de Leão Serva
Após os ataques, o diretor de jornalismo da TV Cultura explicou os acontecimentos e criticou as atitudes do deputado durante o debate.
“O deputado Douglas Garcia possui um histórico de perseguição e assédio contra a jornalista Vera Magalhães há algum bom tempo. Há alguns anos, ele foi à TV Cultura, usando as prerrogativas de deputado, para obter uma cópia do contrato de trabalho dela. Ele foi a Alesp e divulgou, como salarial mensal, o que ela recebe por ano”, explicou.
Ainda de acordo com o jornalista, o parlamentar foi ao evento com o objetivo de causar essa confusão e “lacrar” em cima da apresentadora do Roda Viva.
“Única coisa possível a se fazer naquela hora era afastá-lo da ‘lacração’. Por isso, interrompi a gravação que ele estava fazendo”, finalizou.
Reposta de Tarcísio de Freitas
Vera Magalhães usou suas redes para informar que o candidato Tarcísio de Freitas entrou em contato e lamentou o episódio e irá fazer uma declaração pública contra os ataques.
Lamento profundamente e repudio veementemente a agressão sofrida pela jornalista @veramagalhaes enquanto exercia sua função de jornalista durante o debate de hoje. Essa é uma atitude incompatível c/ a democracia e não condiz c/ o que defendemos em relação ao trabalho da imprensa.
Em decorrência dos baixos índices relativos à cobertura vacinal, o Ministério da Saúde prorrogou a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação. Agora, os esforços para imunização das crianças na faixa de um a menores de cinco anos e adolescentes menores de 15 anos seguem até o dia 30 de setembro. A multivacinação acontece nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), das 8h às 16h. Confira AQUI a relação das UBSs, com os respectivos endereços para a imunização.
Nas unidades básicas são oferecidas todas as vacinas do calendário básico de vacinação da criança e do adolescente (ver tabela abaixo), como poliomielite, difteria, tétano, coqueluche, sarampo, hepatite A e B, tuberculose, febre amarela, entre outras. Para se vacinar, é preciso apresentar a caderneta de vacinação, assim como documento de identificação com foto.
Covid-19 As campanhas de vacinação vão coincidir com a imunização contra a Covid-19 em andamento. As vacinas Covid-19 poderão ser administradas de maneira simultânea ou com qualquer intervalo com as demais vacinas do Calendário Nacional, na população a partir de três anos de idade.
A atualização da situação vacinal aumenta a proteção contra as doenças imunopreveníveis, evitando a ocorrência de surtos e hospitalizações, sequelas, tratamentos de reabilitação e óbitos. A mobilização nacional é uma estratégia adotada pelo Ministério da Saúde e realizada com sucesso desde 1980.
Conforme a coordenadora de Vigilância em Saúde de Barueri, Rosana Perri Andrade Ambrogini, “é de fundamental importância que toda a população-alvo compareça aos serviços de saúde, levando a caderneta de vacinação para que os profissionais de saúde possam avaliar se há alguma vacina que ainda não foi administrada ou se há doses que necessitam ser aplicadas para completar o esquema vacinal preconizado nesse calendário”.
Situação vacinal A intenção da campanha é conscientizar a população do país, de maneira que 95% do público-alvo (14,3 milhões de crianças menores de cinco anos) seja imunizada contra a poliomielite, assim como aumentar os índices da cobertura vacinal em todas as faixas de público preconizado, conforme o calendário nacional de vacinação.
Já as crianças menores de 1 ano deverão ser imunizadas conforme a situação vacinal para o esquema primário. As crianças de 1 a 4 anos deverão tomar uma dose da Vacina Oral Poliomielite (VOP), desde que já tenham recebido as três doses de Vacina Inativada Poliomielite (VIP) do esquema básico.
O uso de máscaras faciais de proteção contra a Covid-19 e outras doenças, como a Monkeypox, ainda é obrigatório nos equipamentos de saúde de Barueri, como hospitais, prontos-socorros, Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Centro de Especialidades, Centro de Diagnósticos, Farmácia Municipal e outros.
O alerta parte da Secretaria de Saúde de Barueri. Apesar de o parecer do Conselho Gestor da Secretaria de Ciência, Pesquisa e Desenvolvimento em Saúde de São Paulo (SCPDS) recomendar em parecer a liberação do uso da máscara nos transportes públicos coletivos, os usuários dos serviços de saúde na cidade ainda devem seguir com as máscaras.
Mesmo no transporte público, o Conselho Gestor recomenda o uso das máscaras. Recomendação feita a todos, mas especialmente dirigida aos grupos considerados vulneráveis, como os idosos a partir dos 60 anos e pessoas imunossuprimidas. Importante lembrar que a máscara protege contra diversas doenças de transmissão aérea, não apenas da Covid-19. É o caso da Monkeypox (popularmente chamada de varíola dos macacos), por exemplo.
Siga nosso perfil no Instagram
“O uso da máscara é importante, pois funciona como uma barreira de proteção, com a finalidade de evitar a propagação das partículas que podem ser liberadas por indivíduos infectados por diversas doenças de transmissão respiratória”, explica a diretora de enfermagem da Coordenadoria de Atenção Básica à Saúde de Barueri (Cabs), Fernanda Lucas M. Munhoz.
A liberação do uso de máscaras em ambientes fechados ocorreu no Estado de São Paulo em março deste ano. As exceções foram o transporte público e locais como postos de saúde, hospitais e laboratórios. Mas, a partir de agora, a obrigatoriedade só vale para os hospitais e demais equipamentos de saúde.
O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) absolveu o lateral Rafael Ramos, do Corinthians, da acusação de injúria racial contra Edenilson, do Internacional. O caso aconteceu em 14 de maio durante a partida dos dois times no Campeonato Brasileiro. Ainda cabe recurso no pleno do tribunal.
O caso foi julgado nesta terça-feira (13) pela 2ª Comissão Disciplinar e a decisão foi tomada por unanimidade. Segundo os auditores, as cinco perícias analisadas no processo foram inconclusivas e não comprovaram que Ramos disse a palavra “macaco” para Edenilson.
Após o resultado do julgamento, o Corinthians divulgou uma nota em seu site oficial.
“O Corinthians reforça o seu compromisso na luta contra o racismo. Desde o início, o clube deu todo o suporte necessário a Ramos e, agora, deseja uma sequência plena nas carreiras desportivas de ambos os atletas”, disse um trecho da nota.
O advogado Daniel Bialski, que defendeu o atleta corintiano, também comemorou e disse que sempre acreditou na inocência dele. “A absolvição decidida hoje, por unanimidade, somente evidencia a sua inocência”, disse.
Rafael Ramos havia sido denunciado no artigo 243-G do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que trata de “ato discriminatório”. Ele poderia pegar um gancho de até 10 jogos e pagamento de multa de até R$ 100 mil.
Relembre o caso
Em maio, durante a partida entre Internacional e Corinthians, Edenilson acusou o Ramos de chamá-lo de “macaco” durante uma disputa de bola. Após o jogo, o corintiano foi detido em flagrante pela polícia por injúria racial e liberado após pagar fiança de R$ 10 mil.
O advogado Daniel Bialski, contratado pelo Corinthians para fazer a defesa do atleta, declarou que tomaria “medidas jurídicas” contra o que chamou de “arbitrariedade” da polícia no dia do jogo.
O vereador Adriano de Moraes (PSB), conhecido como “Adriano Cuidador”, foi morto a tiros na noite da última segunda-feira (12). O político atuava em Conchas, cidade que fica localizada no interior do estado de São Paulo, onde aconteceu o crime.
Vereador Adriano Cuidador é morto a tiros em Conchas (SP) — Foto: Jornal Nosso Informativo/Divulgação
O assassinato aconteceu quando Adriano chegava em sua residência, logo após uma sessão da Câmara Municipal. Até o momento, as autoridades de segurança pública não identificaram nenhum suspeito ou motivo do crime.
Testemunhas afirmam que o vereador foi executado. Seu corpo foi levado ao Instituto Médico Legal (IML) de Botucatu (SP).
Câmera de segurança mostra momento em que vereador Adriano Cuidador é morto a tiros — Foto: Arquivo Pessoal
Dentro da Câmara, ele atuava em duas comissões: Constituição, Justiça e Redação e Planejamento, Uso, Ocupação e Parcelamento do Solo; Saúde, Educação, Cultura, Lazer e Turismo, Meio Ambiente e Segurança Pública. Eleito pela terceira vez em 2020, Adriano era vereador desde 2012.