Pesquisa aponta que 67% dos brasileiros temem ser agredidos por razões políticas

1 0
Read Time:56 Second

Uma pesquisa realizada pela Rede de Ação Política pela Sustentabilidade (Raps) e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) mostrou que 67,5% dos brasileiros, ou seja 113,4 milhões de pessoas, têm medo de sofrerem agressão física por conta de sua escolha política.

O levantamento ainda apontou que 49,9% têm muito medo, enquanto 17,6% têm pouco medo de serem vítimas de agressão física. A pesquisa ainda verificou que 3,2% dos brasileiros já sofreram ameaças por razões políticas, enquanto 0,8% já sofreram agressões físicas.

Leia também:

“É difícil falar em eleições livres e justas com este nível de violência. As eleições livres estão ameaçadas não pelas razões que Bolsonaro suspeita (as urnas eletrônicas), mas pela violência política”, afirmou o presidente do FBSP, Renato Sérgio de Lima.

O levantamento foi realizado entre os dias três e 13 de agosto e ouviu 2,1 mil em todo o país. Os dados foram coletados pelo Datafolha, juntamente com o Ipec.


Fonte: TV Cultura

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

José Dumont, preso por pedofilia, passará por audiência de custódia nesta sexta-feira (16)

0 0
Read Time:56 Second

O ator José Dumont, 72, detido em flagrante nesta quinta-feira (15), pelo crime de armazenamento de pornografia infantil, passará por uma audiência de custódia na tarde de hoje (16).

A prisão foi motivada por uma investigação de um suposto abuso sexual contra um adolescente de 12 anos, após câmeras de segurança do condomínio onde o artista mora flagrarem imagens de beijos e carícias de José e o jovem.

A polícia informou que durante as buscas foram encontradas imagens e vídeos de atos sexuais envolvendo crianças e adolescentes em seu computador e aparelho celular.

O ator foi encaminhado para a Delegacia da Criança e Adolescente Vítima, no Centro do Rio de Janeiro, e em seguida encaminhado para o presídio de Benfica, na Zona Norte da cidade fluminense.

Com mais de 40 anos de carreira, com participações em diversas novelas e filmes, José Dumont estava escalado para uma novela da plataforma de streaming Globoplay, mas foi retirado do projeto após o episódio.

Leia também:


Fonte: TV Cultura

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
100 %
Surprise
Surprise
0 %

Começaram nesta sexta-feira as inscrições para o concurso do INSS

0 0
Read Time:1 Minute, 57 Second

As inscrições para o concurso do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começam nesta sexta-feira (16) e vão até as 18h (horário de Brasília) do dia 3 de outubro. Elas podem ser feitas somente na página do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe). O valor da taxa de inscrição é R$ 85 e poderá ser pago até o dia 21 de outubro.

Nessa quinta-feira (15), o INSS divulgou o edital do concurso com mil vagas para o cargo de Técnico do Seguro Social. A remuneração bruta inicial é até R$ 5.905,79. O documento foi publicado no Diário Oficial da União. Das mil vagas oferecidas, 708 são para ampla concorrência, 90 para pessoas com deficiência e 202 destinadas a pessoas negras.

De acordo com o órgão, o objetivo é reforçar o quadro de pessoal e melhorar os serviços prestados à população. Para participar do concurso, o candidato deverá ter ensino médio ou curso técnico equivalente, concluído até a data da posse e com diploma expedido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).

O concurso será realizado em duas etapas: provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, e curso de formação, de caráter eliminatório e classificatório. A aplicação das provas objetivas está prevista para o dia 27 de novembro.

Além de conhecimentos específicos da legislação da seguridade social, a prova contará com as disciplinas de Língua Portuguesa, Ética no Serviço Público, noções de Direito Constitucional, noções de Direito Administrativo, noções de Informática e Raciocínio Lógico-Matemático. O curso de formação será realizado nas cidades de Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Florianópolis (SC), Fortaleza (CE), João Pessoa (PB), Manaus (AM), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP).

Os candidatos nomeados estarão subordinados ao Regime Jurídico Único dos Servidores Civis da União, das Autarquias e das Fundações Públicas Federais (Lei nº 8.112/1990). As lotações serão feitas em qualquer Agência da Previdência Social pertencente à Gerência Executiva do INSS à qual o candidato optou por concorrer. Há vagas para gerências nos 26 estados e no Distrito Federal.

Entre as atividades que serão executadas pelos novos servidores, estão o atendimento ao público; orientação, informação e conscientização previdenciária; e ações relacionadas ao reconhecimento de direitos previdenciários.


Por Agência Brasil – Foto: Marcello Casal Jr/Ag. Brasil

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Candidatos ao Governo de SP fazem campanha em Barueri

1 0
Read Time:57 Second

Os candidatos ao Governo do Estado de São Paulo, Rodrigo Garcia (PSDB) e Elvis Cezar (PDT), realizam campanha eleitoral em Barueri.

Elvis Cezar (PDT)

Nesta sexta-feira (16), Elvis Cezar participará de um comício na região central de Barueri. O encontro está marcado para às 19h e ocorrerá na rua João Acácio de Almeida, próximo a Câmara de Barueri.

O ex-prefeito de Barueri Gil Arantes, o ex-vereador Carlinhos do Açougue e Carlos Zicardi, além de candidatos da cidade, também confirmaram presença.

Rodrigo Garcia (PSDB)

Já na manhã de sábado (17), Rodrigo Garcia (PSDB), atual governador do estado, participará de uma caminhada com inicio às 9h na Arena Barueri, no Jardim Belval, e com previsão para terminar no Ginásio José Correa, região central da cidade.

O prefeito de Barueri Rubens Furlan, além do vice Beto Piteri e da Deputada Bruna Furlan participarão da caminhada. Vereadores e secretários da cidade, e alguns prefeitos dos municípios vizinhos também confirmaram presença.

Leia também:


Por Edson Mesquita Jr/ZH Digital – Foto: Reprodução/Debate TV Cultura

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
100 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Horta da Gente: verde na colheita e na esperança de um recomeço

1 0
Read Time:3 Minute, 2 Second

Você já conhece o “Horta da Gente”? Trata-se de um projeto transformador, mantido pelo Fundo Social de Solidariedade Estrela Guia, em parceria com a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Sads), que completou um ano e tem levado alimento orgânico às mesas de centenas de famílias e ainda ajuda a resgatar a dignidade dos bolsistas do Programa Renascer.

O “Horta da Gente” já atendeu, desde o início do projeto, 765 famílias em situação de vulnerabilidade social que são cadastradas pela Sads. Elas recebem cestas recheadas com variadas hortaliças e legumes que são cultivados sem o uso de agrotóxicos, garantindo a qualidade dos vegetais.

E que bela horta! Lá são cultivados hortaliças e legumes como abobrinha, berinjela, cenoura, beterraba, rabanete, alface, ervas, alface mimosa, alface americana, rúcula, coentro, salsa, cebolinha, manjericão, couve, rúcula, dentre outros vegetais orgânicos.

Sustentável de ponta a ponta
Para terem direito ao benefício, as famílias que recebem as chamadas cestas verdes são orientadas a separarem o lixo seco (garrafas pet, papelão, latas e outros) do orgânico (resto de alimentos, papéis higiênicos etc.). Esses materiais recicláveis são retirados pela equipe de coleta e em troca as famílias ganham a cesta de hortaliças.

Os reciclados são levados para a coleta seletiva (Cooperyara), local onde mais de 60 famílias garantem seu sustento com a venda desses materiais para empresas especializadas, fechando assim um ciclo de sustentabilidade.

Cultivo hidropônico
Em fase de implantação, a Horta receberá o sistema de hidroponia, que consiste na produção de hortaliças sem que haja contato com o solo, no qual as raízes ficam submersas em uma solução nutritiva que contém água e outros elementos que garantem o crescimento da planta. Isso ampliará a produção do “Horta da Gente”, podendo triplicar o número de famílias atendidas.

Leia também:

Vida nova
O projeto Horta da Gente também proporciona trabalho, por meio de uma bolsa-auxílio para pessoas que antes viviam em situação de rua e agora têm a chance de recomeçar uma nova jornada através do programa Renascer.

“Consegui sair de uma situação e pude conhecer uma nova oportunidade. Tenho muito prazer em ver essa horta crescer e fazer parte disso, é muito gratificante trabalhar nessa horta bonita”, disse Nicholas Nunes, 23 anos, que está na Horta da Gente desde a sua implantação. Antes ele morava no albergue junto com sua mãe, que também é beneficiada pelo programa Renascer, e através do bolsa-auxílio conseguiram alugar uma casa e recomeçar a vida.

“A razão do projeto é resgatar dignidade e distribuir amor. No projeto, eles recebem uma atenção e um valor, que há muito tempo eles não recebiam quando estavam na rua e em muitos casos não recebiam dos seus familiares. Esse mesmo amor que eles recebem no projeto acaba sendo depositado no trabalho que é feito na horta”, afirma Valéria Fuggi, coordenadora do Programa Renascer.

Renascer
Nesse primeiro ano, o Horta de Gente já recebeu quase 100 bolsistas do Renascer, programa que atende pessoas que viveram em situação de rua e foram abrigadas na Cáritas – Casa São Francisco de Assis. No Renascer, integrantes recebem uma bolsa-auxílio e trabalham em diversas Secretarias da Prefeitura de Barueri, como Sads, Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente (Sema), Serviços Municipais (SSM), Secretaria da Mulher e outras.

Os integrantes também fazem cursos de capacitação profissional, como de jardinagem, petshop e culinária, assim como passeios culturais e visitas aos setores da Prefeitura de Barueri para saber mais sobre os serviços oferecidos no município. Todas essas ações têm o propósito de resgatar a cidadania e o sentido de viver dos participantes.


Fonte: TV Cultura

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

DataFolha: Após debate, Rodrigo Garcia cresce e encosta em Tarcísio; Haddad segue na liderança

1 0
Read Time:1 Minute, 54 Second

Pesquisa DataFolha divulgada nesta quinta-feira (15) mostrou que Fernando Haddad (PT) segue na liderança da corrida eleitoral pelo governo de São Paulo. Principal mudança foi sobre a disputa do segundo lugar. Rodrigo Garcia (PSDB) subiu e está empatado tecnicamente com Tarcísio de Freitas (Republicanos).

O petista registrou um leve aumento comparado a última pesquisa e subiu de 35% para 36%. Garcia estava com 15% e subiu para 19%, aumento expressivo de quatro pontos. Tarcísio variou dentro da margem de erro e foi de 21% para 22%.

Nesta rodada, Carol Vigliar (UP), Gabriel Colombo (PCB), Elvis Cezar (PDT), Vinicius Poit (Novo), Altino (PSTU) e Antonio Jorge (DC) marcam 1%. Edson Dorta (PCO) não pontua.

Como a pesquisa foi realizada entre os dias 13 e 15 de setembro, ela capta parcialmente os efeitos do debate realizado na última terça-feira (14) pela TV Cultura, em parceria com o portal UOL e o jornal Folha de S.Paulo.

Brancos e nulos somam 11%, leve queda comparado a última pesquisa, quando estava em 12%, e os indecisos são 7% (antes eram 10%).

A pesquisa Datafolha ouviu 1.808 pessoas em 74 cidades do estado entre terça-feira (13) e esta quinta (15). A margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos. O levantamento foi registrado no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o número SP-06078/2022.

Segundo turno

O levantamento também simulou dois cenários no segundo turno: Haddad contra Tarcisio e Haddad contra Garcia. Na primeira situação, Haddad venceria por 54% contra 36%. Na última pesquisa, a diferença era de 15 pontos, agora é de 18.

Na segunda simulação, o petista vence o tucano por 47% contra 41%. A distância já foi de 19 pontos e agora está apenas em seis.

Rejeição

Haddad é o candidato mais rejeitado pelos eleitores paulistas, mas também é o mais conhecido. 35 % das pessoas declararam que não votariam nele de jeito nenhum. Na última pesquisa era 36%.

O segundo mais rejeitado é Tarcísio, com 27% (eram 24%). Ele é seguido de Altino (21%), Elvis (18%), Antonio (18%), Rodrigo (17%), Gabriel (17%), Carol (16%), Poit (16%) e Edson (7%).

Os que rejeitam todos são 4%, enquanto 4% não rejeitam nenhum e 12% não sabem.


Fonte: TV Cultura

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Ator da Globo é preso em flagrante por pedofilia e investigado por estupro de vulnerável

2 0
Read Time:38 Second

O ator José Dumont (72) foi preso em flagrante nesta quinta-feira (15) pela Polícia Civil do Rio de Janeiro com vídeos de pornografia infanto-juvenil. O artista estaria na próxima novela de João Emanuel Carneiro, Todas as Flores, que será lançada na Globoplay.

De acordo com a Delegacia da Criança e do Adolescente Vítima (DCAV), o ator foi detido pelo crime de armazenamento de imagens de sexo envolvendo menores de idade. A investigação está sob sigilo.

Dumont foi levado à delegacia nesta tarde e se encontra à disposição da Justiça.

O ator também é investigado por estupro de vulnerável e pedofilia e por supostamente ter mantido um relacionamento com uma criança de 12 anos, no qual teria oferecido ‘ajuda’ financeira.


Fonte: TV Cultura – Foto: Reprodução/Instagram

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

IBGE abre novo concurso com 8,2 mil vagas para Censo 2022, inscrições gratuitas

0 0
Read Time:38 Second

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) abriu ontem (14) inscrições para um novo processo seletivo para o Censo 2022. Estão sendo oferecidas 7.795 vagas para recenseador e 435 para agentes censitários municipais ou supervisores. O prazo vai até sexta-feira (16).

Clique aqui e saiba mais!

A previsão é que o contrato de trabalho para recenseador dure três meses e a remuneração é variável, dependendo da produtividade do trabalhador. Já o contrato para os agentes censitários deverá durar cinco meses, com vencimentos de R$ 1.700 para supervisor e R$ 2.100 para municipal.

A inscrição é gratuita. Outras informações serão divulgados no site do IBGE.


Por Vitor Abdala – Repórter da Agência Brasil – Foto: Arquivo/Ag. IBGE Notícias/Direitos Reservados

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

OMS diz que fim da pandemia de covid-19 pode estar perto

0 0
Read Time:3 Minute, 15 Second

Diretor-geral da Organização Mundial de Saúde afirma que mundo nunca esteve em tão boa posição para acabar com a pandemia. Casos de covid-19 caíram 12% na semana passada em relação aos sete dias anteriores.O mundo nunca esteve em uma posição tão boa para acabar com a pandemia de covid-19, afirmou nesta quarta-feira (14/09) o diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus.

“Na semana passada, o número de mortes semanais por covid-19 foi o mais baixo desde março de 2020. Nunca estivemos em melhor posição para acabar com a pandemia”, disse, em uma coletiva de imprensa. “Não estamos lá ainda, mas o fim está próximo”, acrescentou.

Tedros, no entanto, alertou que não é momento de relaxar. “Quem corre uma maratona não para quando se aproxima da meta. Corre mais rapidamente, com toda a energia que lhe resta. E nós também”, sublinhou. “Todos podemos ver a linha de chegada, estamos a caminho de vencer, mas seria realmente o pior momento para parar de correr”.

O desenvolvimento de vacinas e medicamentos contra covid-19 ajudaram a conter o número de mortes e hospitalizações. Além disso, a variante ômicron, que surgiu no final do ano passado, costuma provocar casos menos graves, o que também contribuiu para vislumbrar um cenário positivo.

Clique aqui e saiba mais!

Não é hora de baixar a guarda

Tedros insistiu que os países não devem baixar a guarda e precisam analisar com atenção suas políticas e fortalecê-las para conter a covid-19 e vírus futuros. Ele também pediu às nações que vacinem 100% de seus grupos de alto risco e continuem testando os pacientes.

“Se não aproveitarmos esta oportunidade, corremos o risco de ter mais variantes, mais mortes, mais perturbações e mais incerteza”, advertiu.


Siga nosso perfil no instagram:

Clique aqui!

Segundo o relatório epidemiológico mais recente da OMS, o número de casos de covid-19 baixou 12% durante a semana de 29 de agosto a 4 de setembro em relação aos sete dias anteriores, para cerca de 4,2 milhões de infeções declaradas.

A OMS destaca, porém, que o número real de casos é certamente muito maior, já que infecções leves muitas vezes costumam não ser relatadas. Além disso, muitos países desmantelaram suas estruturas de testagem.

Em 4 de setembro, a OMS contabilizava mais de 600 milhões de casos oficialmente confirmados de coronavírus e 6,4 milhões de mortes.

“Estão circulando muito mais casos do que estão sendo relatados para nós”, ponderou a líder técnica da OMS sobre covid-19, Maria Van Kerkhove.

Ela acrescentou que o vírus “está circulando em um nível muito intenso em todo o mundo no momento”. A repórteres, Van Kerkhove disse que subvariantes da ômicron ou outras variantes preocupantes provavelmente causarão mais ondas da doença. No entanto, “essas futuras ondas de infecção não precisam se traduzir em futuras ondas de morte”, ponderou.

A próxima reunião de especialistas da OMS para decidir se a pandemia ainda representa uma emergência de saúde pública de interesse global deve ocorrer em outubro, informou um porta-voz da organização.

BA.5 é responsável por 90% dos casos

A OMS também informou que a subvariante ômicron BA.5 é a dominante globalmente, compreendendo quase 90% das amostras compartilhadas com o maior banco de dados público do mundo.

Michael Head, pesquisador sênior em saúde global da Universidade de Southampton, avalia que, agora, os governos estão analisando a melhor forma de gerenciar a covid-19 como parte de sua rotina de saúde e vigilância.

Como parte desta estratégia, nas últimas semanas, as autoridades regulatórias na Europa, nos EUA e em outros lugares aprovaram vacinas aprimoradas que visam o coronavírus original e variantes posteriores, incluindo BA.5.

No Brasil, até esta quarta-feira, o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) contabilizava 34.558.902 casos confirmados de covid-19 e 685.121 mortes devido à doença.


Fonte: TV Cultura

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Capital e Governo do Estado promovem mutirão com 2 mil vagas no Programa Bolsa do Povo

0 0
Read Time:2 Minute, 56 Second

A Prefeitura de São Paulo, em parceria com o Governo do Estado, realiza hoje (15), das 8h às 15h, no Vale do Anhangabaú, região central da capital, o Bolsa do Povo – Qualificação e Inscrição de Novos Beneficiários, mutirão com diversas atividades de capacitação profissional e orientação sobre serviços voltados à população em situação de rua e em alta vulnerabilidade social.

No local, o público pode se inscrever no programa Bolsa Trabalho, que conta com 2 mil vagas remanescentes. A iniciativa oferece bolsa-auxílio de R$ 540, por até cinco meses, aos selecionados que atenderem aos critérios.

Essa edição do programa iniciou em agosto e conta com o acompanhamento de três gerenciadoras em todas as regiões da capital. Há grupos nas fases de oficinas socioemocionas, de preparação para o mercado de trabalho e, também, exercendo tarefas de apoio e de zeladoria em equipamentos públicos municipais e estaduais, contando com 170 locais para capacitação profissional.

São 20 horas semanais de atividades, de segunda a sexta-feira, quatro horas por dia. Os grupos de beneficiários foram divididos com base nos endereços dos equipamentos de acolhida ou locais de moradia para facilitar o deslocamento.

Atividades no Vale do Anhangabaú

As equipes do Cate – Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo estarão no evento Bolsa do Povo – Qualificação e Inscrição de Novos Beneficiários, no Vale do Anhangabaú, para realizar as inscrições das pessoas em situação de rua e em alta vulnerabilidade social. Para participar do programa é necessário ser maior de 18 anos, ter renda familiar de até meio salário mínimo por pessoa, residir no estado de São Paulo há pelo menos dois anos, estar desempregado, não receber benefícios como o seguro-desemprego, BPC – Benefício de Prestação, entre outros.

Todos os inscritos no programa Bolsa do Povo têm os dados fornecidos no cadastro analisados pelas equipes técnicas dos órgãos envolvidos. A prioridade na seleção para integração no programa é para pessoas em situação de rua, mulheres arrimo de família, maior tempo de desemprego e faixa etária avançada.

No local, o público poderá participar de oficinas para elaboração de currículo e dicas sobre processos seletivos pelo programa Elabora, da Fundação Paulistana da Prefeitura de São Paulo. Também ocorrerá workshop para cuidados com pets, orientação de produção coletiva com técnicas de mosaico, entre outras. As atividades contam com certificado.

Quem passar pelo evento pode usar ainda serviços de Saúde como vacinação, distribuição de preservativos e agendamento de consulta odontológica. A Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania também participa do evento, por meio do Centro de Promoção e Defesa dos Direitos da População em Situação de Rua, com atendimento individual especializado, orientações e encaminhamentos para acesso a serviços públicos e apoio para defesa em situações de violação de direitos à população em situação de rua.

As pessoas que precisam realizar cadastro no CadÚnico contam com o apoio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social. Pelo Governo do Estado, será possível solicitar a segunda via de certidão de nascimento pelo serviço da Secretaria de Justiça. Ainda serão oferecidos atendimentos de corte de cabelo e barba.

Critérios para participar do programa Bolsa do Povo

• Maior de 18 anos
• Renda familiar de até meio salário mínimo por pessoa, ou seja, menos de R$ 606,00 por pessoa
• Residir no estado de São Paulo há pelo menos dois anos
• Estar desempregado ou sem vínculo formal de trabalho (CLT)
• Não possuir Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (MEI e/ou CNPJ) ativo
• Não estar recebendo seguro-desemprego e Benefício de Prestação Continuada


Fonte: SECOM-Pref. de São Paulo

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %
error: