Mortalidade por Aids cai 78% desde 1995 em São Paulo

0 0
Read Time:4 Minute, 45 Second

Levantamento da Fundação Seade, órgão do governo paulista, mostra que a mortalidade por Aids no estado caiu 78% desde 1995, ano do pico de mortes pela doença. Na década de 1990 foram 7.739 mortes, sendo 5.850 homens. Em 2021, foram 1.719 mortes, sendo 1.237 entre a população masculina. A taxa de mortalidade era de 22,9 óbitos por 100 mil habitantes em 1995; 7,6 em 2010; e chegou a 3,8 em 2021.

No início dos anos 90, quase 90% das vítimas eram pessoas com menos de 44 anos. Ao longo do tempo, com a novos tratamentos e melhoria da qualidade de vida, esse percentual foi se alterando. No ano passado, as pessoas com mais de 45 anos responderam por quase 60% das mortes. A idade média ao morrer ampliou-se gradativamente, em 2021, chegou a 49 anos para elas e 47 para eles.

A divulgação dos números marcam o  Dia Mundial de Luta contra a Aids, celebrado nesta quinta-feira, dia 1º de dezembro.

Dados municipais

O número de novos casos de HIV na cidade de São Paulo caiu pelo quinto ano consecutivo. A redução é de 37,5% em 2021 na comparação com 2016, segundo dados do Boletim Epidemiológico 2021, divulgado pela Coordenadoria de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST)/Aids, da Secretaria Municipal da Saúde. No ano passado foram registrados 2.351 casos e em 2016 foram 3.761 registros.

Em 2020, foram registrados 2.518 novos casos de HIV. Em 2019, foram 2.972; em 2018, 3.285; em 2017, foram 3.713 novos casos. Segundo a prefeitura, desde o primeiro registro da doença, em 1981, não se observava uma queda nas notificações por mais de três anos seguidos. Os registros de Aids apresentam a mesma tendência, mas, nesse caso, já são seis anos em queda no município.

A taxa de mortalidade por 100 mil habitantes também se mantém em queda. No ano passado, o índice ficou em 4,3. Na comparação com 2016, quando a taxa era de 6,3, houve uma redução de 31,7% no período.

Centro de reabilitação

Marcando a data, foi lançado, no Instituto de Infectologia Emílio Ribas, o marco zero das instalações do Centro de Reabilitação Sérgio Tardelli para pacientes com HIV. O projeto é uma parceria entre o hospital, o governo do estado e a Agência de Notícias da Aids, iniciativa criada por Roseli Tardelli, irmã do homenageado. A nova estrutura ficará em um prédio anexo ao ambulatório do hospital. 

Sérgio Tardelli morreu em novembro de 1994. Como paciente de HIV, ele acionou a justiça para ter reconhecido o direito de ser atendido pelos planos de saúde. Inicialmente, o tratamento fora negado. Ao ganhar a ação, outros pacientes passaram a ser beneficiados. Roseli, jornalista, fundou a agência de notícias em 2003 com a ideia de dar visibilidade ao tema e contribuir com a disseminação de informações sobre o tema, além de combater o preconceito.

O centro de reabilitação será construído em uma área de mil metros quadrados cedida pelo hospital. A agência, por sua vez, de acordo com informações do site, buscará parceiros da iniciativa privada para compra de equipamentos de reabilitação, como esteiras, aparelhos de ultrassom, estação de musculação, pranchas e barras paralelas, entre outros. 

O espaço passará por uma reforma, sob responsabilidade da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo e que fará parte do pacote da terceira e última etapa da reforma do hospital. A previsão é que a unidade comece a funcionar em um ano.

Atendimento

O plano é que quem precisar receber atendimento no centro de reabilitação, será recebido por equipes multiprofissionais do Emílio Ribas. São profissionais como fisioterapeutas, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais e psicólogos, além do grupo de Neurociência; do grupo de Lipodistrofia, síndrome que atinge pacientes com HIV e que causa desequilíbrio na distribuição de gordura pelo corpo; do Setor de Medicina do Trabalho.

Foto: Divulgação/GRAACC Futebol Clube

Pelo menos 70 atendimentos por dia poderão ser realizados. O Ambulatório do Emílio Ribas oferece acompanhamento a 8 mil pacientes, sendo que 75% deles são Pessoas Vivendo com HIV (PVHIV), uma parte deles convive com complicações neurológicas, motoras, cognitivas e respiratórias.

O centro também poderá receber pacientes de outras doenças atendidas no Emílio Ribas, como covid-19 e HTLV, um vírus considerado “primo” do HIV e que pode causar doença neurológica grave. 

Programação

Para marcar o Dia Mundial de Luta contra a Aids, o Centro de Referência e Treinamento-DST/AIDS-SP, da secretaria de Saúde, vai realizar a ação Menos Discriminação e Mais Respeito com a participação de municípios e da sociedade civil. Um dos eventos ocorrerá no Anfiteatro João Yunes da Faculdade de Saúde Pública da USP, das 9h às 16h.

Outra ação é a Campanha Fique Sabendo, que distribuirá 200 mil testes para detecção de HIV e sífilis em 632 municípios. Serão cerca de 900 ações no estado com envolvimento de 4 mil unidades de saúde.

A prefeitura de São Paulo, por sua vez, promove a campanha Dezembro Vermelho com uma série de atividades na capital, como testagem rápida, seminário e premiações. A programação completa pode ser conferida no site da secretaria de Saúde.

Leia também:


Por Camila Maciel – Repórter da Agência Brasil – Foto: Arquivo/Marcelo Camargo/Ag. Brasil

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Em curta temporada, Disney On Ice retorna a São Paulo em 2023

1 0
Read Time:48 Second

Comemorando 100 anos da Disney, o clássico espetáculo Disney On Ice, retorna ao Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo, em curta temporada entre os dias 31 de maio e 04 de junho de 2023.

“Disney On Ice – 100 Anos de Emoção”, trará os personagens de “Moana”“Frozen”“Toy Story”, “Enrolados”“Encanto”“Nemo”, as Princesas da Disney e os adorados ratinhos “Mickey e Minnie, dançando e cantando na pista de gelo.

Foto: Divulgação

Os ingressos já estão disponíveis no site da Uhuu e nas bilheterias presenciais no Teatro Bradesco e Vibra São Paulo. O valor das entradas fica entre R$ 140 e R$ 450.

Leia também:


Fonte: TV Cultura – Foto: Divulgação/Disney On Ice

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Tarcísio anuncia Kassab na Secretaria de Governo e Capitão Derrite na Segurança Pública

1 0
Read Time:1 Minute, 19 Second

A equipe de Tarcísio de Freitas (Republicanos) anunciou nesta quarta-feira (30) mais três nomes para as secretarias de seu governo. O presidente do PSD, Gilberto Kassab, o pastor Roberto de Lucena (Republicanos-SP) e o bolsonarista Capitão Derrite (PL-SP) farão parte do futuro governo em São Paulo.

Kassab ocupará a Secretaria de Governo, responsável pela articulação política. Lucena comandará a pasta do Turismo. O capitão Derrite será o novo secretário da Segurança Pública, ex-oficial da Polícia Militar, já comandou um pelotão da Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota), tropa de elite da PM.

Outros dois nomes também foram anunciados. O médico infectologista Esper Kallas para a presidência do Instituto Butantan e a procuradora Inês Coimbra para o cargo de procuradora-geral do Estado. Coimbra havia sido nomeada para o mesmo posto pelo atual governador, Rodrigo Garcia (PSDB) em abril deste ano. Os anúncios foram feitos pelo coordenador da transição em São Paulo, Guilherme Afif.

A equipe de Tarcísio de Freitas já havia anunciado outros nomes que vão compor o governo. Natalia Resende comandará a “supersecretaria” que vai juntar as atuais pastas de Infraestrutura e Meio Ambiente e de Logística e Transportes. Além disso, nomeou Arthur Lima como o secretário-chefe da Casa Civil.

Leia mais:


Fonte: TV Cultura – Foto: Arquivo/Reuters

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Casa do Trabalhador faz processo seletivo para 41 vagas de emprego nesta quinta-feira (1)

0 0
Read Time:1 Minute, 40 Second

Duas empresas estão com vagas abertas para contratação, mas os interessados devem correr porque os processos de seleção acontecem nesta quinta-feira (dia 1), ambos promovidos pela Casa do Trabalhador de Barueri. 

Uma das seleções é da empresa Efiteg, que está com contratação para preencher 30 vagas de controlador de acesso. A outra é do supermercado São Vicente, com oportunidades de trabalho em 11 atividades da empresa.

Controlador de acesso
A Efiteg vai contratar 30 profissionais controladores de acesso, com salários de R$ 1.607,97, mais benefícios de vale transporte de R$ 20,62, vale alimentação de R$ 158,00, PLR (Participação nos Lucros ou Resultados) e seguro de vida. 

Não é preciso experiência, mas os candidatos devem ter ensino médio completo e conhecimentos de informática. A escala de trabalho é de 12×36, nos períodos diurno e noturno. As vagas são para trabalhar em Alphaville, em Barueri. A seleção será na própria Casa do Trabalhador, no Ganha Tempo, onde os candidatos devem comparecer com os documentos pessoais, das 9h às 15h. O endereço é av. Henriqueta Mendes Guerra, 550, no Jardim São Pedro.

Supermercado São Vicente
O outro processo seletivo é do Supermercado São Vicente, com 11 vagas para as funções de cozinheiro, ajudantes de cozinha e açougue, balconistas de padaria e frios, fiscal de loja, repositor, sushi chef, motorista (habitação categoria B) e caixa.

A empresa anuncia salários compatíveis com os do mercado, mais os seguintes benefícios: assistência médica, assistência odontológica, vale transporte, seguro de vida e gympass.

Os candidatos devem comparecer, impreterivelmente, às 9h, ao Ginásio José Correa, na av. Guilherme Perereca Guglielmo, 1000.

Leia também:,


Fonte: SECOM-Barueri

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Netflix divulga novo trailer da terceira temporada de “Emily em Paris”

0 0
Read Time:1 Minute, 3 Second

A Netflix divulgou um novo trailer da terceira temporada de “Emily em Paris”. Os novos episódios chegam a plataforma de streaming no dia 21 de dezembro.

Protagonizada pela atriz Lily Collins, a série acompanha Emily, uma social media norte-americana que recebe a oportunidade de trabalhar em Paris. Em um país novo, ela precisa lidar com a barreira da linguagem, os desafios de sua profissão, e vários romances.

A produção já está renovada até a quarta temporada, e na continuação que estreia em menos de um mês, o elenco conta com o retorno de Philippine Leroy-Beaulieu, Lucien Laviscount, Lucas Bravo, Ashley Park, Camille Razat, Samuel Arnold, Bruno Gouery e William Abadie ao lado da protagonista em seus papéis originais.

Raphael Benoliel, Stephen Brown, Ryan McCormick e Jake Fuller fazem parte da produção dos novos episódios.

Leia também:


Fonte: TV Cultura – Foto: Reprodução/ Twitter @NetflixBrasil

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Prefeitura de Jandira anuncia maior comemoração natalina da história da cidade

0 0
Read Time:38 Second

A Prefeitura de Jandira anunciou, nesta quarta-feira (30), a abertura da festividade natalina deste ano na cidade, que ocorrerá no próximo sábado, 3 de dezembro, a partir das 17h, na Praça Central Anielo Gragnano.

Denominada de “Natal dos Sonhos”, essa edição promete ser a maior confraternização de Natal da história do município. 

A administração pública, através da Secretaria de Comunicação e Eventos, organizou uma programação especial para toda a família, contendo a chegada do Papai Noel, shows ao vivo com diversas atrações, decoração natalina, show de luzes e muito mais.

Leia também:


Fonte: SECOM-Jandira

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Argentina amassa a Polônia e se classifica em primeiro lugar no grupo C

0 0
Read Time:1 Minute, 5 Second

Szczesny tentou estragar a campanha argentina, mas não conseguiu. Apesar da bela atuação do goleiro polonês, a Argentina venceu por 2 a 0 e garantiu a classificação na liderança do grupo C da Copa do Mundo. Com gols de Mac Allister e Álvarez, os sul-americanos avançam com moral para as oitavas de final.

Sem sombra de dúvidas, a atuação contra a Polônia foi a melhor dos argentinos na primeira fase da Copa do Mundo. O time marcou apenas dois gols, mas poderia marcar muito mais. Vale ressaltar que o resultado positivo veio apesar do pênalti perdido por Lionel Messi.

Com o resultado, a Polônia se classificou para as oitavas de final por conta do critério de desempate pelo saldo de gol. Irá enfrentrar a França na próxima fase. 

A Argentina joga a partida das oitavas de final no próximo sábado, dia 3 de dezembro, e enfrentará a seleção da Austrália às 16h.

Leia também:


Foto: Reprodução/Twitter/Fifa World Cup – Fonte: TV Cultura

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Gratuidade no transporte público é aprovada para idosos em São Paulo

0 0
Read Time:1 Minute, 19 Second

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) aprovou, em sessão extraordinária, projeto de lei que autoriza o Executivo a conceder gratuidade no transporte público metropolitano para pessoas entre 60 e 65 anos. 

De acordo com o texto, o Projeto de Lei 608/2022 autoriza a gratuidade do transporte por meio de bilhete eletrônico de uso pessoal e intransferível, que poderá ser suspenso ou cancelado caso haja uso indevido. Após concluído o trâmite interno na Assembleia, a medida seguirá para sanção ou veto, total ou parcial, do governador Rodrigo Garcia, o que deve acontecer até o fim desta semana.

Limitação

Os parlamentares alteraram o projeto original, enviado pelo governador, que previa a gratuidade da passagem apenas para pessoas de 60 a 65 anos em situação de pobreza e extrema pobreza inscritas no CadÚnico, do governo federal.

Essa exigência foi retirada do texto, por meio de um projeto substituto, que diz que o Poder Executivo estabelecerá as normas complementares necessárias à execução da lei. A autorização concedida pela Alesp ao Executivo está prevista no Estatuto do Idoso, de 2003, que já tem a gratuidade para pessoas com 65 anos ou mais em todo o Brasil.

Leia também:


Por Agência Brasil – Foto: Marcello Casal Jr/Ag. Brasil

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Filha de Pelé tranquiliza fãs sobre quadro de saúde do pai: “Não tem surpresa, nem emergência”

1 0
Read Time:1 Minute, 9 Second

Após Pelé ser internado novamente no Hospital Albert Einstein, zona sul de São Paulo, na terça-feira (29), sua filha Kely Nascimento, veio a público nesta quarta-feira (30) para tranquilizar os fãs.

O ídolo foi levado pela esposa, Márcia Aoki, e por um cuidador ao hospital após apresentar um quadro de inchaço por todo o corpo, de acordo com o portal ESPN.

Em publicação no Instagram, Kely destaca: “Ele está no hospital a regular a medicação. Alguns dos meus irmãos estão visitando o Brasil. Não tem surpresa, nem emergência. Estarei lá no Ano Novo e prometo publicar algumas fotos. Agradecemos a preocupação e o amor”.

Reprodução/Instagram @iamkelynascimento

Em setembro do ano passado, o ex-jogador de futebol foi submetido a uma operação para remover um tumor de cólon.

Nos últimos anos, ele enfrentou uma série de problemas de saúde, incluindo uma cirurgia no quadril. Desde a descoberta do tumor em 2021, Pelé faz tratamento e, por isso, precisa ir ao hospital com certa frequência para dar seguimento ao atendimento médico.

Leia também:


Fonte: TV Cultura – Foto: Arquivo/Reuters

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

MP pedirá rescisão do contrato de concessão das linhas 8 e 9 ao Governo de São Paulo

1 0
Read Time:47 Second

Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP) pedirá ao governo paulista a rescisão do contrato de concessão das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda de trens com a ViaMobilidade.

Antes de competência da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), o serviço foi privatizado em janeiro e observou diversas paralisações por mau funcionamento desde então.

Em reunião na última terça-feira (29), foi estabelecido que a solicitação será feita nesta quarta (30). As críticas por parte dos usuários dos trens, motivadas pelas falhas relatadas, são investigadas pelo MPSP.

Leia também:


Fonte: TV Cultura – Foto: Arquivo/Ag. Brasil

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %
error: