Sebrae: pequenos negócios respondem por 8 em cada 10 empregos criados

0 0
Read Time:1 Minute, 37 Second

Levantamento realizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequena Empresas (Sebrae) mostra que, em outubro, os pequenos negócios foram responsáveis por cerca de oito a cada dez novas vagas de trabalho criadas no país. O saldo positivo de empregos gerados por empresas de todo tipo porte no país, nesse período, foi de 159.454, sendo que os pequenos negócios respondem por 125.114 das contratações (78,5%).

“Pelo décimo mês consecutivo, as micro e pequenas empresas apresentaram saldo positivo na geração de empregos no país”, avaliou o Sebrae, por meio de nota.

No acumulado de 2022, o país contabiliza 2,3 milhões de novos postos de trabalho – desses, 1,661 milhão (71,6%) por meio de micro e pequenas empresas. A participação de médias e grandes na geração de empregos é de 22%, com 513 mil contratações.

Setores

Entre os sete setores da economia analisados, as micro e pequenas empresas apresentaram saldo positivo em todos, enquanto médias e grandes empresas registraram saldo negativo na construção civil e na extrativa mineral. Na área de serviços, por exemplo, o saldo de contratações dos pequenos negócios foi de 60,2 mil, enquanto médias e grandes empresas aumentaram seus quadros em 29,1 mil novos contratados.

As contratações pelos pequenos negócios no comércio também foram bem superiores: quase cinco vezes mais do que a de médias e grandes – 39,1 mil contra 8,3 mil, respectivamente.

No acumulado de 2022, as micro e pequenas empresas do setor de serviços foram as que mais contrataram, com 850.781 novos empregos, além de 274.679 postos na construção civil e 262.143 no comércio.

Leia também:


 Por Paula Laboissière – Repórter da Agência Brasil – Foto: Tânia Rêgo/Ag. Brasil

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Câmeras corporais da PM têm impacto positivo, segundo estudo da FGV

1 0
Read Time:3 Minute, 32 Second

O Centro de Ciência Aplicada à Segurança Pública (CCAS) da Fundação Getúlio Vargas (FGV) publicou um relatório de pesquisa que avalia de forma positiva o impacto do uso de câmeras corporais pela Polícia Militar do Estado de São Paulo (PMESP). Participaram do trabalho os pesquisadores Joana Monteiro, Eduardo Fagundes, Julia Guerra (FGV CCAS) e Leandro Piquet (USP).

O estudo indicou que o uso das Câmeras Operacionais Portáteis (COPs) reduziu em 57% o número de Mortes Decorrentes de Intervenção Policial (MDIP) na área das unidades policiais que utilizam a tecnologia, em relação à média do período anterior à implantação da tecnologia.

“Considerando o número de áreas tratadas, isso significa que cerca de 104 mortes foram evitadas nos primeiros 14 meses de introdução das câmeras considerando apenas a região metropolitana da capital”, destacou o relatório dos pesquisadores.

Outros resultados avaliados foram as Lesões Corporais Decorrentes de Intervenção Policial (LCDIP). Com a implantação das câmeras, houve uma queda expressiva de 63% no total de ocorrências.

Os pesquisadores apontaram que as câmeras contribuíram para reduzir a subnotificação de crimes de menor potencial ofensivo: “Além de Violência Doméstica, houve aumento no volume de notificações de ocorrências de baixo potencial ofensivo como Furtos, Discussões e Brigas, Agressões e Ameaças. Esses resultados sugerem que as câmeras podem reforçar o cumprimento de protocolos e a notificação de ocorrências que costumam ser subnotificadas”.

Inibição policial

O relatório avaliou que o uso de câmeras não inibe o policiamento ostensivo regular, uma vez que erros ou excessos cometidos estão sob maior escrutínio com o uso das câmeras.

Foram analisados indicadores de atividade policial e crimes registrados na Policia Civil. O número de presos em flagrante não se alterou nas unidades policiais que receberam as câmeras, tampouco o de ocorrências de tráfico de drogas. 

Houve um aumento dos registros de ocorrências de porte de drogas de 78% em relação ao período pré-intervenção, além de um aumento médio de 24% nas ocorrências de porte de armas. 

“O resultado para flagrantes, em especial, é condizente com uma manutenção do padrão de crime e de proatividade policial por parte dos policiais que receberam as COPs”, salientam os pesquisadores.

Metodologia

A Polícia Militar do Estado de São Paulo implementou o uso de Câmeras Operacionais Portáteis (COPs) em quatro fases. Esse estudo focou no impacto das três primeiras fases (em junho de 2021, fevereiro de 2022 e abril de 2022), comparando indicadores dos batalhões territoriais da Região Metropolitana da Capital.

Essa distribuição faseada permitiu a avaliação do impacto do programa por meio da comparação entre as unidades que contam com a tecnologia e as que ainda não utilizam as câmeras. A análise contemplou o período entre janeiro de 2019, fase pré-intervenção e julho de 2022.

A pesquisa utilizou duas fontes de dados para analisar o impacto das COPs. O primeiro conjunto de dados reúne os registros de ocorrência lavrados pela Polícia Civil, disponibilizados pela Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP), e incluem informações sobre mortes e lesões corporais decorrentes de intervenção policial; indicadores de atividade policial, como flagrantes, porte ilegal de armas e porte e tráfico de drogas; e ocorrências de homicídios e roubos. 

Já para o segundo conjunto de dados, foram utilizados os Boletins de Ocorrência da PM (BOPM) como fonte complementar para mensurar mudanças no padrão de notificação. Os boletins são preenchidos pelo policial em serviço após a ocorrência. Essa base de dados trouxe aos pesquisadores informações sobre ocorrências de  violência doméstica, agressão, perturbação de trabalho e sossego e outros.

“Enquanto esses dados de BO da Polícia Militar captam mudança de registro em si, os da Polícia Civil podem indicar mudanças com possíveis efeitos no sistema de justiça, visto que o registro da ocorrência na Polícia Civil é a primeira etapa do processo de persecução penal”, esclareceram os autores do estudo.

Leia também:


Fonte: Secretaria da Segurança Pública de SP

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

“Guardiões da Galáxia – Volume 3” ganha trailer oficial na CCXP22

0 0
Read Time:49 Second

Marvel revelou o trailer oficial de “Guardiões da Galáxia – Volume 3”, durante o painel do estúdio com Kevin Feige e Zoe Saldana na CCXP22. Diferente das prévias dos longas anteriores, esta deixou um tom de despedida e cenas emocionantes dos defensores do espaço.

O elenco conta com Chris Pratt (Senhor das Estrelas), Zoe Saldana (Gamora), Vin Diesel (Groot), Dave Bautista (Drax), Pom Klementieff (Mantis), Karen Gilian (Nebula) e Will Poulter (Adam Warlock).

A estreia está prevista para o dia 5 de maio de 2023.

Confira o trailer de “Guardiões da Galáxia – Volume 3”:

Leia também:


FOnte: TV Cultura – Fot


Fonte: TV Cultura – Foto: Divulgação/Marvel Brasil

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Aos prantos, comediante Fábio Rabin relata prisão e medo de morrer no Catar

1 0
Read Time:1 Minute, 26 Second

Os fãs do stand-up brasileiro foram surpreendidos na noite desta segunda-feira (5). O comediante Fábio Rabin, que está no Catar para acompanhar a Copa do Mundo de 2022, foi preso pela polícia local e relatou temer pela própria vida.

Enquanto estava detido, o brasileiro começou a fazer uma live em suas redes sociais, o que, segundo ele, pode ter salvo sua vida. Em relato aos prantos, Rabin diz que não foi comunicado sobre o motivo de sua prisão, que, segundo internautas, pode ter sido motivada por uma eventual embriaguez.

Estou feliz porque eu não estou morto. Fiquei trancado numa sala com esses caras… liguei uma live lá. Acho que se não tivesse ligado a live, eu estaria morto… os caras perguntaram: ‘está sóbrio?’ Me colocaram dentro de uma sala e disseram para eu sorrir. Eu sou judeu, fiquei sorrindo e com medo de perder a minha vida“, afirmou, sem conseguir conter as lágrimas, o humorista em um vídeo.

Horas depois, Rabin tranquilizou os fãs e disse está bem. Por meio de sua conta no Instagram, o comediante agradeceu os fãs e destacou que “o importante é que o Brasil ganhou (da Coreia do Sul por 4 a 1 nas oitavas de final)”.

Leia também:


Fonte: TV Cultura

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Após partida contra Coreia do Sul, Seleção Brasileira presta homenagem ao rei Pelé

0 0
Read Time:1 Minute, 38 Second

Após o jogo contra a Coreia do Sul, válido pelas oitavas de final da Copa do Mundo, os jogadores da Seleção brasileira prestaram uma homenagem ao rei Pelé, nesta segunda-feira (5). O craque está internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo.

Os jogadores estavam com uma faixa com a imagem de Pelé. O ex-craque do Santos deu entrada no hospital na última terça-feira (29), após apresentar quadro de inchaço pelo corpo. Em boletim médico divulgado na sexta-feira (2), foi confirmado que ele foi diagnosticado com uma infecção respiratória, que vem sendo tratada com antibióticos.

Antes da partida, o ex-jogador afirmou que acompanharia o jogo do Brasil contra a Coreia do Sul no hospital Ele divulgou a informação em publicação nas redes sociais. “Em 1958, eu caminhava pelas ruas pensando em cumprir a promessa que fiz ao meu pai. Sei que hoje muitos fizeram promessas parecidas e também vão em busca da sua primeira Copa do Mundo. Assistirei ao jogo do hospital e estarei torcendo muito por cada um de vocês. Boa sorte!”, escreveu.

Com Neymar de volta ao time titular, o sonho do hexa para a Seleção Brasileira segue vivo. Com gols de Vini Jr, Neymar, Richarlison e Paquetá, o Brasil venceu a Coréia do Sul por 4 a 1 e se classificou para as quartas de finais da Copa do Mundo. O gol de honra coreano foi de Seung-Ho.

O Brasil volta a campo na próxima sexta-feira, dia 9 de dezembro, às 12h e enfrentará a Croácia, que venceu o Japão nos pênaltis.

Leia também:


Fonte: TV Cultura – Foto: Lucas Figueiredo/CBF

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Em retorno de Neymar, Brasil passeia contra Coréia do Sul e garante vaga nas quartas de finais

1 0
Read Time:52 Second

Com Neymar de volta ao time titular, o sonho do hexa para a Seleção Brasileira segue vivo. Com gols de Vini Jr, Neymar, Richarlison e Paquetá, o Brasil venceu a Coréia do Sul por 4 a 1 e se classificou para as quartas de finais da Copa do Mundo. O gol de honra coreano foi de Seung-Ho.

Diferente das primeiras partidas, a seleção encontrou muitos espaços no campo de ataque e conseguiu construir a vitória ainda no primeiro tempo.

O jogo também ficou marcado pela quantidade de alterações feitas por Tite. Ao mesmo tempo que Neymar voltou após duas partidas, Danilo jogou improvisado na lateral esquerda devido lesão de Alex Sandro e Alex Telles. Militão também precisou ser improvisado na lateral direita.

O Brasil volta a campo na próxima sexta-feira, dia 9 de dezembro, às 12h e enfrentará a Croácia, que venceu o Japão nos pênaltis.

Leia também:

Croácia passa pelo Japão nos pênaltis e avança às quartas de final da Copa do Mundo


Fonte: TV Cultura

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Croácia passa pelo Japão nos pênaltis e avança às quartas de final da Copa do Mundo

1 0
Read Time:1 Minute, 9 Second

Croácia e Japão entraram em campo às 12h (horário de Brasília) desta segunda-feira (5) e protagonizaram um duelo emocionante. Após verem os asiáticos abrirem o placar com Daizen Maeda, os europeus correram atrás do resultado e empataram a partida com Ivan Perišić.

Após o empate por 1 a 1 persistir tanto no tempo regulamentar quanto na prorrogação, a decisão foi para as penalidades máximas, onde o goleiro da atual vice-campeã mundial brilhou. Dominik Livaković defendeu três pênaltis e colocou sua nação nas quartas de final da Copa do Mundo no Catar.

Os croatas, agora, esperam a definição de Brasil x Coreia do Sul, que entram em campo às 16h (horário de Brasília), para saber quem enfrentarão na próxima fase do torneio.

A seleção croata foi a segunda colocada do Grupo F, com 5 pontos. Já o time japonês fez uma campanha heroica no Grupo E, se classificou no primeiro lugar com seis pontos e bateu as gigantes Espanha Alemanha.

Leia também:


Fonte: TV Cultura

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Atualização Linha 12 da CPTM: empresa diz que tudo será normalizado na terça (6)

1 0
Read Time:1 Minute, 36 Second

A Linha 12 – Safira da CPTM, em São Paulo, deve voltar a operar normalmente nesta terça-feira (6). A previsão é a mesma para o serviço Expresso Aeroporto, que faz viagens sem paradas entre as estações da Luz e o Aeroporto de Guarulhos.

“Colocamos todo nosso pessoal de manutenção em campo para reestabelecer o sistema o mais rápido possível. Pelo estrago que foi feito, estamos até com tempo recorde de reestabelecimento. A nossa expectativa é a de que para amanhã o sistema esteja regularizado”, disse ao g1 o gerente de operação da CPTM, Vagner Rodrigues.

A linha e o Expresso estão com problemas desde a madrugada de sábado (3), quando um trem de carga descarrilou. A interrupção no serviço aconteceu entre as estações Engenheiro Goulart e Tatuapé. As causas do acidente estão sendo apuradas.

Na manhã desta quinta-feira (5), usuários do transporte público enfrentaram caos. Devido à paralisação que já dura mais de 48 horas, passageiros tiveram que buscar outros meios para se locomover, o que gerou confusão e longas filas para acesso aos ônibus da região.

O acidente do fim de semana também afetou o funcionamento da Linha 11-Coral. Esta, no entanto, voltou a circular, ainda que com velocidade reduzida, às 4 horas de hoje.

Veja abaixo um resumo de como estão as linhas afetadas:

  • Linha 11-Coral: Voltou a operar às 4h de hoje, mas com velocidade reduzida no trecho do Tatuapé;
  • Linha 12-Safira: Sem circulação entre as estações Engenheiro Goulart e Tatuapé. Cerca de 80 ônibus da Operação Paese foram disponibilizados;
  • Linha 13-Jade (Expresso Aeroporto): Serviço Expresso Aeroporto não está operando.

Leia também:


Fonte: Yahoo Notícias

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Tarcísio convida Paulo Guedes para ser secretário da Fazenda em São Paulo

1 0
Read Time:2 Minute, 3 Second

O atual Ministro da Economia Paulo Guedes está relutante em assumir o cargo de Secretário da Fazenda, em São Paulo. A presença de Guedes na nova equipe é um desejo do próprio governador eleito, Tarcísio de Freitas (Republicanos), conforme revelou a coluna de Lauro Jardim.

Fontes que acompanham a transição do governo paulista afirmam que Tarcísio chegou a mencionar o tema para Guedes. O ministro da Economia teria respondido que ainda ainda está refletindo o que fará a partir de 31 de dezembro. O governador eleito demandou que Guilherme Afif Domingos — coordenador da transição — tente convencer Guedes.

Há razão para o pedido. Afif e Guedes são próximos: são amigos há décadas e trabalharam juntos no Ministério da Economia, onde Afif assumiu posição de assessor especial.

Segundo uma das pessoas que falou com o ministro, hoje “ainda é pouco provável” que Guedes tope o desafio.

Transição

O governador Tarcísio de Freitas anunciou sua equipe de transição no final de novembro. No período, o governador estabeleceu uma supersecretaria que engloba Infraestrutura, Meio Ambiente, Logística e Transportes, sob a justificativa de que os assuntos têm “sinergia”. A nova área de trabalho ficará sob a gestão de Natalia Resende, cujo currículo inclui o trabalho como consultora jurídica do Ministério da Infraestrutura. Houve ainda o anúncio de Eleuses Paiva (PSD) ex-presidente da Associação Médica Brasileira.

Nenhum anúncio, contudo, causou tanto ruído quanto o do futuro secretário de Segurança Pública. Nomeado na semana passada, o deputado federal Capitão Derrite (PL-SP), ex-comandante da Rota e apoiador do presidente Jair Bolsonaro, tem endossado em suas redes sociais teses golpistas segundo as quais teria havido fraude nas eleições. Não existe nenhuma comprovação ou indício de irregularidade nas votações.

Questionado sobre o tema, o governador eleito Tarcísio de Freitas desconversou, em coletiva de imprensa na última quinta-feira, o fato de um de seus aliados na equipe de transição questionar as eleições nas quais ele foi eleito.

— Você já me viu alguma vez questionando eleição? Não, e nem vai ver — respondeu Tarcísio ao ser perguntado sobre o assunto, na ocasião. — Ninguém vai questionar as eleições. Agora a gente vai olhar para a frente — finalizou.

Leia também:


Fonte: Yahoo

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Operação Natal Seguro é iniciada em Itapevi

1 0
Read Time:2 Minute, 20 Second

Desde quinta-feira (1º), a Prefeitura de Itapevi iniciou a Operação Natal Seguro com o objetivo de oferecer mais segurança e tranquilidade à população no período de compras do final do ano.

A iniciativa é coordenada pela GCM (Guarda Civil Municipal) de Itapevi. Os trabalhos de policiamento preventivo e ostensivo vão até o dia 31 de dezembro.

A iniciativa tem como propósito coibir a prática de crimes na região central da cidade e garantir a segurança e conforto da população e dos comerciantes em meio às compras de final de ano. O policiamento será realizado com patrulhamento a pé, ROM (Ronda Ostensiva com Motocicletas), Divisão do Canil, ROMU (Ronda Ostensiva Municipal), Ronda Regional e os demais veículos da corporação.

O patrulhamento deverá ser reforçado de segunda a sábado, das 8h às 22h, principalmente nos comércios. No domingo, a operação vai até às 20h. Na semana do Natal, de 19 a 26 de dezembro, o policiamento preventivo e ostensivo será realizado no mesmo horário, exceto no dia 24, quando o policiamento será feito até às 0h.

Os locais que irão receber atendimento da Guarda são: Terminal Rodoviário, Ita Shopping Centro, avenidas Presidente Vargas, Cesário de Abreu até a Rubens Caramez e vias adjacentes. As equipes do Demutran (Departamento Municipal de Trânsito) irão intensificar a sinalização no centro expandido. Haverá uma base móvel montada na Praça Carlos de Castro.

O comando da Guarda estima que cerca de 30 homens estarão empregados por dia nesta operação.

O comandante da GCM de Itapevi, Humberto Araújo, argumenta que a responsabilidade da Guarda é assegurar que, no Natal e no Ano Novo, os cidadãos consigam realizar suas compras com conforto e sem preocupação. “Teremos mais pessoas nas ruas e maior movimentação de dinheiro, mercadoria e pessoas. Queremos garantir também o bem-estar de todos, inclusive a dos comerciantes e lojistas. Esperamos que possam vender seus produtos e serviços com tranquilidade”.

Nesta semana, a GCM vem distribuindo aos comerciantes da região central um cartão com o número de WhatsApp da Ronda Regional 10 (95442-0310).

É importante também que a população previna-se e evite que idosos saiam de casa sozinhos para ir a bancos, não deixe bolsas e celulares no banco dos carros quando estes estiverem estacionados e evite andar com grande quantidade de dinheiro. As mulheres devem andar com suas bolsas sempre à frente do corpo para evitar furtos ou roubos.

A Prefeitura informa que caso você detecte qualquer atividade suspeita na região central, é possível entrar em contato com a GCM pelos telefones 153 e 199 (24 horas).

Leia também:


Fonte: SECOM-Itapevi

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %
error: