Com Simone Tebet e Marina Silva, Lula fecha a lista de ministros; veja lista completa

1 0
Read Time:2 Minute, 50 Second

O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), anunciou nesta quinta-feira (29) novos nomes para seu futuro governo, que começará a partir de 1º de janeiro de 2023. A oficialização dos futuros chefes de ministérios aconteceu no CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil), em Brasília.

A equipe de transição do petista já havia anunciado que serão 37 ministérios —atualmente, no governo de Jair Bolsonaro (PL), existem 23. Veja os nomes anunciados hoje:

  • Simone Tebet, no Ministério do Planejamento;
  • Marina Silva, no Ministério do Meio Ambiente;
  • Renan Filho, no Ministério dos Transportes;
  • Jáder Filho, no Ministério das Cidades;
  • Carlos Lupi, no Ministério da Previdência;
  • Carlos Fávaro, no Ministério da Agricultura;
  • Alexandre Silveira, no Ministério de Minas e Energia;
  • André de Paula, no Ministério da Pesca e Aquicultura;
  • Paulo Teixeira, no Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar;
  • Daniela do Waguinho, no Ministério do Turismo;
  • Juscelino Filho, no Ministério das Comunicações;
  • Paulo Pimenta, na Secretaria de Comunicação Social;
  • Sonia Guajajara, no Ministério dos Povos Indígenas;
  • General Gonçalves Dias, no GSI (Gabinete de Segurança Institucional);
  • Waldez Góes, no Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional;
  • Ana Moser, no Ministério do Esporte

Ao anunciar Simone Tebet, o petista reconheceu a importância do papel da senadora em sua campanha durante o segundo turno.

“Companheira que teve um papel extremamente importante na campanha. Ela foi adversária nossa no primeiro turno e foi uma aliada extraordinária no segundo”, declarou.

Lula já tinha anunciado outros 21 nomes. Veja a lista:

  • Alexandre Padilha, no Ministério de Relações Institucionais
  • Márcio Macêdo, na Secretaria-Geral da Presidência da República
  • Jorge Rodrigo Araújo Messias, na AGU (Advocacia-Geral da União)
  • Nísia Trindade, no Ministério da Saúde
  • Camilo Santana, no Ministério da Educação
  • Esther Dweck, no Ministério da Gestão
  • Márcio França, no Ministério dos Portos e Aeroportos
  • Luciana Santos, no Ministério de Ciência e Tecnologia
  • Aparecida Gonçalves, no Ministério da Mulher
  • Wellington Dias, no Ministério de Desenvolvimento Social
  • Margareth Menezes, no Ministério da Cultura
  • Luiz Marinho, no Ministério do Trabalho
  • Anielle Franco, no Ministério de Igualdade Racial
  • Silvio Almeida, no Ministério de Direitos Humanos
  • Geraldo Alckmin, no Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio
  • Vinícus Marques de Carvalho, na CGU (Corregedoria-Geral da União)
  • Fernando Haddad, no Ministério da Fazenda
  • Flávio Dino, no Ministério da Justiça
  • Rui Costa, no Ministério da Casa Civil
  • José Múcio Monteiro, no Ministério da Defesa
  • Mauro Vieira, no Ministério das Relações Exteriores

Mais cedo, no Twitter, o presidente eleito afirmou que o novo governo terá muito trabalho e precisará “ter muita competência para reconstruir o país” nos próximos anos.

Líderes do governo

Além dos ministros, Lula anunciou os líderes do governo na Câmara e no Senado: José Guimarães e Jaques Wagner, respectivamente.

“Jaques e Gleisi [Hoffmann] são duas pessoas com quem tive a liberdade de dizer: vocês não serão ministros. O Wagner porque precisava dele no Senado, e a Gleisi porque o partido precisa dela”, falou.

Já o senador Ranfolfe Rodrigues (Rede-AP) será o líder do governo no Congresso.

Leia também:


Fonte: Yahoo Notícias – Foto: Reprodução/Twitter/Lula

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Transporte público de São Paulo não terá aumento de tarifa em 2023

1 0
Read Time:1 Minute, 37 Second

O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), anunciou nessa quarta-feira (28) que a tarifa dos ônibus municipais não terá aumento em 2023 e será mantida em R$ 4,40.

Nunes comunicou a decisão à imprensa durante agenda pública de inauguração de um novo centro de cuidados odontológicos. Ele destacou que a tarifa do transporte não terá aumento pelo terceiro ano consecutivo.

“Nós avaliamos, com a nossa equipe, que é importante [não aumentar o valor da tarifa], mesmo que a Prefeitura aporte mais recursos de subsídios. Mas que a gente incentive o transporte coletivo. Isso melhora o trânsito na cidade, melhora a questão do ambiente com relação à poluição causada por veículos”, afirmou.

O prefeito paulistano e o governador eleito, Tarcísio de Freitas, negociavam a manutenção do valor da tarifa há semanas. Ao jornal O Estado de S. Paulo, no começo de dezembro, o governador eleito afirmou ter se comprometido a manter o valor atual ao menos no primeiro ano de gestão, por ser um compromisso de campanha.

O governo do Estado também decidiu pelo congelamento do valor da passagem do transporte coletivo para as linhas de metrô e da CPTM, decisão confirmada, em nota, pela assessoria de comunicação de Tarcísio.

Ricardo Nunes solicitou que a SPTrans faça um estudo sobre a viabilidade econômica, financeira e jurídica da implantação da tarifa zero [também chamada de “passe livre”] na cidade. Embora afirme que a medida esteja em avaliação, tem discutido o tema com reuniões e com autoridades variadas, inclusive vereadores da oposição.

Leia também:


Fonte: TV Cultura – Foto: Arquivo/Ag. Brasil

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Polícia cumpre mandados contra suspeitos de participarem da tentativa de invasão à PF em Brasília

0 0
Read Time:1 Minute, 18 Second

A Polícia Federal (PF) e a Polícia Civil do Distrito Federal deflagraram, na manhã desta quinta-feira (29), uma operação contra suspeitos de participarem de uma tentativa de invasão à sede da PF e atos de vandalismo em Brasília, no dia 12 de dezembro.

Ao todo, 32 ordens judiciais de busca e apreensão e de prisão estão sendo cumpridas. Todas foram expedidas pelo Supremo Tribunal Federal (STF), no Distrito Federal, em Rondônia, no Pará, no Mato Grosso, no Tocantins, no Ceará, em São Paulo e no Rio de Janeiro.

As corporações investigam os crimes de dano qualificado, incêndio majorado, associação criminosa, abolição violenta do Estado Democrático de Direito e golpe de Estado. As penas máximas somadas chegam a 34 anos de prisão.

Segundo a PF, as investigações tiveram início depois da tentativa de invasão à sede da PF. A operação ganhou o nome de Nero, em referência ao imperador romano do primeiro século que ateou fogo em Roma.

Segundo a Polícia Federal, “o conjunto da investigação buscou identificar e individualizar as condutas dos suspeitos de depredar bens públicos e particulares, fornecer recursos para os atos criminosos ou, ainda, incitar a prática de vandalismo”.

Leia também:


Fonte: TV Cultura – Foto: Arquivo/Ag. Brasil

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Lula deve anunciar novos ministros de seu governo nesta quinta-feira (29); veja os cotados

1 0
Read Time:36 Second

O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), deve anunciar nesta quinta-feira (29) novos nomes para o seu ministério. De acordo com a equipe de transição, o novo governo deve começar com 37 ministérios, mas, até o momento, 21 nomes foram anunciados. Faltam, portanto, 16 titulares.

Veja abaixo nomes cotados para assumir as pastas.

Marina Silva (Meio Ambiente);

Renan Filho (Transportes);

Jáder Filho (Cidades);

Carlos Lupi (Previdência);

Carlos Fávaro (Agricultura);

Alexandre Silveira (Minas e Energia);

André de Paula (Pesca e Aquicultura);

Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário);

Juscelino Filho (Turismo);

Paulo Azi (Comunicações).

Leia também:


Fonte: TV Cultura

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Procurador de Justiça é sequestrado e mantido refém por seis horas em Osasco

1 0
Read Time:1 Minute, 13 Second

Um procurador de Justiça do Estado de São Paulo foi sequestrado e mantido em cárcere privado em Osasco, região metropolitana de São Paulo, por quase seis horas nesta quinta-feira (29). A polícia informou que a vítima conseguiu fugir do cativeiro e que uma pessoa foi presa.

Ainda de acordo com a polícia, uma equipe de patrulhamento viu um homem correndo. Questionado, ele disse que era procurador de Justiça e que tinha sido assaltado por três homens na Vila Leopoldina, Zona Oeste da capital paulista. A vítima relatou que foi rendida pelos criminosos e obrigada a entrar em seu carro, uma BMW. Em seguida, os bandidos o levaram até o cativeiro na região metropolitana.

No local, o homem foi mantido refém por um dos ladrões. Já os comparsas ficaram com o seu carro e cartões bancários para fazer saques. O procurador ainda contou que, em determinado momento, ele aproveitou a distração do criminoso que o vigiava e fugiu do local.

Policiais encontraram a casa usada como cativeiro na rua Arthur Friedenreich, bairro Ayrosa, em Osasco. No imóvel, estava um homem, de 21 anos, com um revólver calibre 38 com 4 munições intactas e uma picotada.

Até o momento, o veículo e os dois comparsas não foram localizados.

Leia também:


Fonte: TV Cultura

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

São Roque terá passagem de ônibus gratuita aos domingos

1 0
Read Time:1 Minute, 11 Second

O morador de São Roque terá transporte público gratuito aos domingos. A medida entra em vigor a partir de 1º de janeiro e será válida para todas as pessoas que apresentarem o cartão eletrônico da empresa Jundiá, que realiza o transporte público municipal.

Aqueles que ainda não tenham o cartão utilizado pela Jundiá, no transporte municipal, podem se dirigir à sala da empresa, localizada na Rodoviária de São Roque, e solicitar o item ao apresentar seu RG e comprovante de endereço. A emissão do primeiro cartão é totalmente gratuita. Aqueles que utilizarem dinheiro para tomar a condução, continuam a pagar a taxa normal (R$ 3,25).

A gratuidade aos domingos busca melhorar a mobilidade urbana na cidade, possibilitar à população o acesso ao esporte, ao lazer e à cultura, além de fomentar a atividade econômica e o comércio local aos domingos. Uma ação importante e que integra uma verdadeira revolução promovida pelo prefeito Guto Issa no transporte público são-roquense: em apenas em dois anos, toda a frota municipal foi renovada por veículos 0km, por duas vezes o valor das passagens foi reduzido, o tempo de integração foi aumentando e o número de linhas na cidade teve uma significativa expansão.

Leia também:


Fonte: SECOM-São Roque

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Ano de 2023 terá 9 feriados nacionais e 5 pontos facultativos

0 0
Read Time:1 Minute, 34 Second

O Ministério da Economia editou portaria que estabelece os dias de feriados nacionais e de ponto facultativo no ano de 2023. A medida é para cumprimento pelos órgãos e entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional, sem prejuízo da prestação dos serviços considerados essenciais.

A Portaria nº 11.090, de 27 de dezembro de 2022, está publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (29) e define ainda que os feriados estaduais ou municipais serão observados pelas repartições da administração pública federal direta, autárquica e fundacional dos estados e municípios.

O documento informa também que é vedado aos órgãos e entidades integrantes do Sistema de Pessoal Civil da Administração Federal antecipar ou postergar ponto facultativo em discordância com o que está disposto na portaria que define os dias de feriado e ponto facultativo.

Relação dos feriados e pontos facultativos de 2023:

– 1º de janeiro, Confraternização Universal (feriado nacional);

– 20 de fevereiro, carnaval (ponto facultativo);

– 21 de fevereiro, carnaval (ponto facultativo);

– 22 de fevereiro, quarta-feira de cinzas (ponto facultativo até às 14 horas);

– 7 de abril, Paixão de Cristo (feriado nacional);

– 21 de abril, Tiradentes (feriado nacional);

-1º de maio, Dia Mundial do Trabalho (feriado nacional);

– 8 de junho, Corpus Christi (ponto facultativo);

– 7 de setembro, Independência do Brasil (feriado nacional);

– 12 de outubro, Nossa Senhora Aparecida (feriado nacional);

– 28 de outubro, Dia do Servidor Público (ponto facultativo);

– 2 de novembro, Finados (feriado nacional);

– 15 de novembro, Proclamação da República (feriado nacional); e

– 25 de dezembro, Natal (feriado nacional).

Leia também:


Por Agência Brasil – Foto: Reprodução/Internet

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Carla Zambelli entrega arma à Polícia Federal após decisão do STF

0 0
Read Time:1 Minute, 9 Second

A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP), entregou sua arma para a Polícia Federal, nessa terça-feira (27), por meio de um familiar. No dia 20, o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que a deputada entregasse a arma.

A decisão atende a um pedido da Procuradoria-Geral da República e ocorreu no âmbito do procedimento que analisa a conduta da parlamentar bolsonarista.

Na véspera do segundo turno da eleição, ela apontou arma e perseguiu um homem nos Jardins, bairro de São Paulo. O caso envolve supostos crimes de porte ilegal de arma de fogo e uso ostensivo. Originalmente, Zambelli deveria ter entregado a arma antes, mas disse que não conseguiria cumprir o prazo dado pelo ministro por estar em “missão oficial” no exterior até a véspera do Natal.

O ministro do STF também suspendeu a autorização de porte de arma de fogo da deputada bolsonarista. O ministro entendeu que a deputada extrapolou para “além dos limites da autorização de legítima defesa” e afastou a “suposta defesa da honra” alegada por ela para ir atrás do homem.

Leia também:


Fonte: TV Cultura

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Reforma no Terminal Rodoferroviário do centro vai beneficiar diariamente 70 mil passageiros

2 0
Read Time:2 Minute, 40 Second

A Prefeitura de Barueri prepara uma ampla reforma do Terminal Rodoferroviário Gualberto Tolaini, no Largo São João Batista, no Centro. O projeto prevê melhor acessibilidade para passageiros, cobertura de ligação à estação CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) e execução de calçadão. O processo está em licitação e o prazo para término da obra é de 150 dias a partir da ordem de início dos serviços.  

A reforma inclui pintura, revisão de instalações elétricas e hidráulicas, troca de pisos e revestimentos, revisão da cobertura, troca do gradil de proteção, e colocação de forro para evitar moradia de pombos e de outras aves que possam transmitir doenças. 

O Terminal Rodoferroviário Gualberto Tolaini, integrado à estação CPTM, é o mais movimentado de Barueri. Com 3.500 metros quadrados, o espaço tem em média um fluxo diário de 70 mil pessoas. Pelo local, com quatro plataformas (A, B, C e D), circulam 23 linhas de ônibus municipais e duas intermunicipais.  

Para o secretário de Obras, Beto Piteri, a gestão municipal está sempre atenta às necessidades da população. Ele afirma que a execução de serviços se dá após constatada a necessidade de reparos gerais e melhor acessibilidade. 

“É uma obra importante para o embarque e desembarque de passageiros de ônibus, bem como de pessoas que fazem a integração com o transporte de trens na estação Barueri”, destacou Piteri. 

Totens de energia 
O projeto prevê ainda adequações como a instalação de totem de energia para se carregar celulares e aparelhos similares, bancos e lixeiras de inox, implantação de piso tátil de alerta de paradas e rampas; reforma de banheiros, serviços de remoção de bocas de lobo e de guias e sarjetas.  

As adequações no entorno do terminal envolvem a cobertura de ligação à estação da CTPM e também o fechamento da rua Joao Pessoa para o trânsito de veículos. A via será transformada em calçadão de serviços, com instalação de pergolados metálicos e será nivelada com a passagem subterrânea sob os trilhos da CPTM – túnel de acesso à rua Anhanguera (Corredor Oeste) e aos pontos de ônibus por onde trafegam trinta linhas do transporte coletivo intermunicipal. 

Moradora do Engenho Novo e de Barueri há mais de 30 anos, Neide Bezerra aprovou a reforma geral do terminal. “Estava precisando. Vai ficar ótimo. Muito bom. Barueri é uma cidade boa”. 

Terminais 
Barueri tem atualmente cinco terminais de ônibus. Além do Gualberto Tolaini, no Centro, a Prefeitura construiu o Terminal Rodoferroviário Vereador Geraldo Correia, na avenida Municipal (Jardim Silveira), o Terminal Rodoviário Gumercindo Modesto de Faria, na avenida Adoniran Barbosa (Parque Imperial), o Terminal Rodoviário Parque Viana, na rua Jequitibá com Estrada dos Pinheiros (Parque Viana) e o Terminal Rodoviário Maurício Bernardinelli, Mauro Paranaense, na rua Mississipi (Vale do Sol).

Leia também:


Fonte: SECOM-Barueri

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Força Nacional atuará na segurança da posse presidencial

1 0
Read Time:48 Second

A Força Nacional atuará na segurança, por ocasião da Operação Posse Presidencial, no próximo domingo, dia 1º de janeiro de 2023.

A portaria nº 259, de 27 de dezembro de 2022, do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), com a autorização da medida está publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (28).

De acordo com o documento, os militares participarão das atividades de escoltas, em apoio à Polícia Rodoviária Federal (PRF), em caráter episódico e planejado, no período de 27 de dezembro de 2022 a 2 de janeiro de 2023.

A portaria diz ainda que o contingente de militares a ser disponibilizado obedecerá ao planejamento definido pela diretoria da Força Nacional, da Secretaria Nacional de Segurança Pública. 

Leia também:


Por Agência Brasil – Foto: Marcelo Camargo/Ag. Brasil

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %
error: