Do Mato Pro Prato: Cotia realizou mais uma edição da oficina sobre plantas alimentícias

1 0
Read Time:1 Minute, 9 Second

A Prefeitura de Cotia realizou mais uma edição da oficina ‘Do Mato Pro Prato – elas são as PANCs’ no Viveiro Municipal Parque Curupira. Os participantes aprenderam o que são PANCs (Plantas Alimentícias não Convencionais), conheceram algumas espécies, como cultivá-las em suas casas e como prepará-las nas refeições. A oficina foi promovida pelas Secretarias dos Direitos Humanos, Cidadania e da Mulher, Desenvolvimento Social, de Saúde, de Educação e do Verde e Meio Ambiente e chegou à terceira edição.

O projeto foi lançado em março de 2022, idealizado pela vice-prefeita Ângela Maluf, e já impactou dezenas de pessoas interessadas em aprender sobre as PANCs, que além de saborosas, são bastante nutritivas. Por falta de conhecimento, muita gente não sabe identificar e considera as plantas comestíveis como mato. Assim como os vegetais conhecidos da maioria das pessoas, as PANCs têm formas diferentes de preparo e podem ser consumidas in natura, como suco ou salada.

Durante a oficina, os participantes conheceram os canteiros de PANCs do Viveiro Municipal Parque Curupira e degustaram alguns pratos preparados com plantas comestíveis. Entre as PANCs estão a taioba, a peixinho, a ora-pro-nóbis, a capuchinha, entre outras.

Leia também: Camilo Cristófaro é cassado por falas racistas e perde mandato de vereador em SP


Fonte: SECOM-Cotia

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Jandira se destaca como pioneira na região ao receber selo cristal da Caixa Econômica Federal por gestão sustentável

1 0
Read Time:1 Minute, 51 Second

A cidade de Jandira recebeu, nesta terça-feira (12), uma honra extraordinária ao se tornar o primeiro município na região a conquistar o prestigioso selo cristal da Caixa Econômica Federal, destacando-se por sua gestão sustentável e compromisso com práticas ambientais, sociais e de governança exemplares. Com cerca de apenas 15 municípios em todo o estado de São Paulo agraciados com este reconhecimento, Jandira demonstra liderança na promoção de empreendimentos habitacionais conscientes.

O Selo Casa Azul + Caixa (Gestão Sustentável) é um instrumento de classificação ASG (Ambiental, Social e Governança) que reconhece empreendimentos habitacionais que adotam soluções eficientes em todas as fases, desde a concepção até a manutenção das edificações, bem como as condições climáticas de maneira geral. Este selo representa o compromisso da cidade de Jandira com práticas que visam o desenvolvimento sustentável e o bem-estar de sua população.

A entrega do certificado ocorreu no gabinete do prefeito, Henri Hajime Sato, Doutor Sato, pelo Marcos Renato Matsuda de Melo, Superintendente de Rede da Caixa. Ele, que fez questão de entregá-lo pessoalmente, expressou grande felicidade pela realização deste feito, além de ter parabenizado o prefeito e o vice-prefeito e secretário de Governo, Carlos Eduardo Piteri, Piti Piteri, pela gestão desenvolvida na cidade, que conferiu ao município ser o primeiro a receber o selo na região. Também esteve presente Fernando Cera, Gerente Regional de Governos.

Esta conquista representa um marco significativo para Jandira e, acima de tudo, ressalta o firme compromisso da administração municipal com a sustentabilidade e o desenvolvimento responsável, enquanto inspira outras cidades a seguirem seu exemplo na busca por um futuro mais verde e próspero. Ao investir em projetos e iniciativas que promovem a sustentabilidade, Jandira está demonstrando sua visão de longo prazo e seu comprometimento com as gerações futuras. Isso não apenas beneficia o meio ambiente, mas também contribui para a resiliência de sua comunidade e de toda a cidade diante dos desafios ambientais globais.

Leia também: Suplicy revela diagnóstico de Parkinson e tratamento com Cannabis medicinal


Fonte: SECOM – PMJ

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Camilo Cristófaro é cassado por falas racistas e perde mandato de vereador em SP

2 0
Read Time:2 Minute, 19 Second

Após 503 dias, a Câmara Municipal de São Paulo aprovou nesta terça (19) a cassação do mandato do vereador Camilo Cristófaro (Avante) por quebra de decoro parlamentar devido a falas racistas. Em 2022, ele usou a expressão “é coisa de preto” e a frase foi captada pelo sistema de som da Câmara.

Dos 55 vereadores, 47 foram favoráveis à punição, e ninguém votou pela absolvição. Foram registradas 5 abstenções e uma ausente, Ely Teruel (Podemos). O próprio Cristófaro e Luana Alves (PSOL), que denunciou o vereador à Corregedoria e à polícia, não votaram.

O vereador precisava de pelo menos 19 votos, o equivalente a um terço da Casa, para salvar o mandato. Agora, ele ficará inelegível por oito anos, e o suplente Adriano Santos (PSB) assume o cargo.

Houve protestos do lado de fora da Câmara, com palavras de ordem contra atos racistas e roda de samba e de capoeira. No auditório, as galerias foram divididas entre apoiadores do vereador e aqueles que pediam sua cassação, com cartazes e faixas.

Em sua defesa, Cristófaro afirmou que os manifestantes que pediam sua saída receberam R$ 50 e uma cesta básica e disse que o grupo precisava ter “vergonha na cara”.

“Essas pessoas não sabem o que estão falando. Eu tenho 150 obras nesta cidade, 90% das pessoas beneficiadas são negras. Heliópolis tem o quê? Brasilândia tem o quê? Peruche, tem o quê?”, disse o vereador, que é do Ipiranga (zona sul).

No momento mais quente, o vereador Adilson Amadeu (União Brasil) partiu em direção ao advogado de Cristófaro, Ronaldo Alves de Andrade. Ambos se encararam e bateram boca, e Amadeu passou mal. Ele foi socorrido pela equipe médica da Câmara.

A decisão é o último capítulo de um dos piores vexames do Legislativo paulistano, ao menos na Câmara. Cristófaro já recorreu à Justiça para manter seu mandato, mas ainda não obteve decisão favorável.

Segundo a Câmara Municipal de São Paulo, a cassação de um vereador por racismo é a primeira no país.

Para o presidente da Câmara, Milton Leite (União Brasil), a cassação deve servir de exemplo.

“Um grande exemplo para o país uma capital mostrando que o racismo não tem espaço. Temos que praticar a defesa da cidadania todos os dias”, disse.

Questionado sobre outras denúncias de teor semelhante, Leite disse que a Corregedoria tem liberdade para cuidar dos casos. “Vou cobrar para que não fique no vazio”, afirmou.

Leia também: “Ele nunca foi de verdade”, Vereador Thiago Rodrigues repercute saída de Fabiano Furlan do Governo


Fonte: Folha de S. Paulo – Foto: André Bueno/Rede Câmara

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Suplicy revela diagnóstico de Parkinson e tratamento com Cannabis medicinal

1 0
Read Time:1 Minute, 36 Second

deputado estadual de São PauloEduardo Suplicy, contou em entrevista à Folha de São Paulo que recebeu o diagnóstico de Doença de Parkinson no final de 2022, ainda no estágio inicial. Ele detalha que o tratamento é realizado com cannabis medicinal e que vai lutar pela regulamentação da distribuição do medicamento no país.

Doença de Parkinson é um acometimento degenerativo do sistema nervoso central, que afeta principalmente os movimentos do indivíduo, sendo tremores o sintoma mais comum.

Na entrevista, Suplicy explica que identificou tremores nas mãos, em especial ao se alimentar, mas só após conversa com sua neurologista, Luana Oliveira. A médica faz parte do núcleo de Cannabis Medicinal do hospital Sírio-Libanês.

Para o tratamento, o deputado importou um vidro de Cannabis industrializada em fevereiro, com administração três vezes ao dia. Utiliza também o medicamento clássico para Parkinson, o Prolopa (levodopa e cloridrato de benserazida).

O político, que completou 82 anos em junho, ainda defendeu a regulamentação da distribuição da Cannabis no Brasil, para ampliar o acesso ao medicamento. Como o remédio não está disponível no SUS, pacientes que não têm recursos financeiros para a importação podem procurar associações que auxiliam na judicialização da substância.

Nesta terça-feira (19), Suplicy vai participar de uma audiência pública na Comissão de Legislação Participativa da Câmara dos Deputados, convocada pela deputada Talíria Petrone (PSOL-RJ), sobre a proposta de regulamentação do cultivo e da distribuição da Cannabis do Brasil.

Leia também: Carteira da Pessoa Autista passa a ser emitida em 26 postos do Poupatempo


Fonte: TV Cultura – Foto: Reprodução/Twitter @esuplicy

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

60% dos brasileiros se sentem inseguros ao andar nas ruas de suas cidades, indica DataFolha

0 0
Read Time:2 Minute, 9 Second

Pesquisa DataFolha divulgada nesta segunda-feira (18) mostrou que 60% dos brasileiros sentem insegurança ao caminhar nas ruas de suas cidades. Neste corte, 34% dizem se sentir muito inseguros durante a noite, 26% sentem um pouco de insegurança.

Além disso, mais da metade dos entrevistados disseram se sentir inseguros ao caminhar no período da noite no próprio bairro. Mulheres e pessoas acima de 45 anos foram as que mais demonstraram preocupação.

A base da pesquisa teve duas perguntas: como as pessoas se sentem ao caminhar pelas ruas de sua cidade e do seu próprio bairro. A resposta insegurança prevaleceu nos dois questionamentos. 

Renda familiar e profissão foram dois fatores que impactaram nas respostas. Empresários são aqueles com as piores percepções da violência. Apenas 6% alegaram se sentir muito seguros em sua cidade e 42% afirmaram que sentem muita insegurança. Eles também são os que mais relatam sentir insegurança em seu próprio bairro. Enquanto 10% dizem ter muita segura, outros 40% estão muito inseguros.

Donas de casa estão entre as pessoas que se sentem mais inseguras. Só 10% responderam que se sentem muito segura na própria cidade; 35% relataram muita insegura.

Assalariados sem registro em carteira de trabalho e os funcionários públicos relataram maiores percepções de segurança. Trabalhadores informais foi a única categoria onde a maioria disse sentir segurança em seu próprio bairro (55%) ao caminhar à noite.

Entre as pessoas que ganham mais de 10 salários mínimos, apenas 7% garantiram se sentir muito seguros ao andar pelas ruas da cidade. Mas, quando o recorte é no próprio bairro, 20% responderam se sentir dessa forma. A diferença não foi tão grande entre a parcela mais pobre da população.

Preocupação com violência

A mesma pesquisa também mostrou que a preocupação dos brasileiros com a violência aumentou desde o final do ano passado. Ao lado da saúde, 17% as pessoas afirmaram essa é a maior preocupação dos brasileiros.

O Datafolha ouviu 2.016 pessoas com mais de 16 anos em todo o país nos dias 12 e 13 de setembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Leia também: Em dois meses, bancos renegociam R$ 13 bilhões em dívidas do Desenrola


Fonte: TV Cultura – Foto: Freepik

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Em dois meses, bancos renegociam R$ 13 bilhões em dívidas do Desenrola

1 0
Read Time:1 Minute, 12 Second

Em dois meses, os bancos brasileiros renegociaram 1,9 milhão de contratos de dívidas do Programa Emergencial de Renegociação de Dívidas de Pessoas Físicas Inadimplentes, o Desenrola Brasil. A informação é da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e foi divulgada nesta segunda-feira.

Segundo a federação, a repactuação de dívidas por meio do programa atingiu R$ 13,2 bilhões até este momento, exclusivamente pela Faixa 2.

A Faixa 2 abrange as renegociações de débitos com bancos para quem tem renda de até R$ 20 mil sem limite de valor de dívidas, o que permite o refinanciamento de imóveis e de veículos, por exemplo. Os devedores poderão acionar diretamente as instituições bancárias para negociá-las.

Desde que foi implantado, informou a Febraban, cerca de 1,46 milhão de clientes bancários foram beneficiados com o programa.

Ainda de acordo com a federação, as instituições financeiras limparam o nome de cerca de 6 milhões de clientes que tinham dívidas bancárias de até R$ 100.

O Desenrola Brasil, informou o Ministério da Fazenda, tem o potencial de beneficiar até 70 milhões de pessoas. A adesão ao programa vai até o dia 31 de dezembro.

Leia também: Operação Chuvas de Verão realiza limpeza de córregos e galerias no município de Santana de Parnaíba


Fonte: Agência Brasil

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Governo vai premiar município que reduzir mortes no trânsito

0 0
Read Time:1 Minute, 17 Second

O governo federal estabeleceu metas para municípios reduzirem os acidentes de trânsito e irá premiar os que conseguirem cumprir. De acordo com o Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans), a meta é diminuir em 50% o número de feridos e mortes nas vias do país até 2030. 

Segundo a Secretaria Nacional do Trânsito (Senatran), do Ministério dos Transportes, quase 80% das mortes registradas no país ocorrem em apenas 20% dos municípios, o que corresponde a quase 1,2 mil cidades com mais de 30 mil habitantes. No Brasil, cerca de 25 mil pessoas morrem todos os anos no trânsito.

O secretário Nacional de Trânsito, Adrualdo Catão, disse que a pasta irá oferecer consultoria aos municípios, com a apresentação das melhores práticas aos gestores. O cumprimento das metas será acompanhado pela secretaria.

A medida foi anunciada na abertura da Semana Nacional do Trânsito, que ocorre todos os anos entre 18 e 25 de setembro. O foco deste ano é a segurança.

Nesse mesmo período é realizada a Semana Nacional da Mobilidade, que comemora o Dia Mundial sem Carro no dia 22 de setembro. No mesmo dia, o governo deve apresentar um plano para estimular o uso de bicicletas como meio de transporte.

Leia também: Operação Chuvas de Verão realiza limpeza de córregos e galerias no município de Santana de Parnaíba


Fonte: Agência Brasil

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Fundo Social de Santana de Parnaíba abre inscrições para Natal Solidário

0 0
Read Time:50 Second

Com o intuito de alegrar o Natal das famílias parnaibanas, o Fundo Social de Solidariedade está com inscrições para o recebimento das Sacolinhas de Natal. As inscrições vão até o dia 25 de setembro e os interessados devem comparecer aos CRAS mais próximos de suas residências, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. 

Anualmente, as milhares de crianças inscritas recebem sacolinhas contendo roupas, sapatos e brinquedos novos. A expectativa é que este ano sejam entregues mais de 5 mil presentes para as crianças do município.

 Vale lembrar que para a inscrição é necessário levar o RG, comprovante de residência dos últimos três meses, ser homologado no município e ser assistido pelo CRAS. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: 4622-7500, ramal 7104.

Leia também: Multa que Jair Bolsonaro recebeu do Ibama por pesca ilegal em 2012 volta a valer


Fonte: SECOM – Santana de Parnaíba

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Orçamento 2024: População de Itapevi e região reivindicam obras de mobilidade urbana

1 0
Read Time:3 Minute, 14 Second

As populações dos municípios da sub-região oeste da Região Metropolitana de São Paulo compareceram à Audiência Pública do Orçamento 2024 para reivindicar investimentos e melhorias nos serviços públicos, especialmente em obras de mobilidade urbana e de saúde.

Realizado na última sexta-feira (15) na Câmara Municipal de Itapevi, este foi o 20º encontro promovido pela Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo para debater a Lei Orçamentária Anual (LOA) do próximo ano.

Uma das principais cobranças dos moradores de Itapevi e região é o avanço das obras de infraestrutura do Corredor Oeste do transporte metropolitano. “É uma situação que prejudica muito a população e cabe uma discussão no orçamento para o término da construção do corredor. É uma via importante e que ajudará no desenvolvimento das cidades da região”, destacou o sindicalista Valdir Fernandes, conhecido como Taffarel.

Outra demanda reivindicada foi a duplicação da rodovia Engenheiro Renê Benedito Silva, muito utilizada pela população de Itapevi e Jandira no deslocamento diário. “Sem duplicar, não tem como minimizar o problema da mobilidade urbana aqui. É preciso colocar no orçamento verba para essa obra”, cobrou Sebastião Teixeira, ex-vereador de Itapevi.

Saúde

Além da mobilidade urbana, a saúde também foi pauta da audiência pública com o pedido de construção de mais hospitais na região oeste. De acordo com o prefeito de Itapevi, Igor Soares, hoje são apenas três hospitais com cerca de 50 leitos de UTI para atender 2 milhões de habitantes. “Esperamos que o Estado coloque o aumento desses leitos”, pediu.

Ainda na área da saúde, foi citada a falta de opções para o tratamento oncológico na região, sendo que hoje os pacientes precisam se deslocar para hospitais do ABC, por exemplo. “Eu tenho que ir para Santo André para fazer o tratamento. Agradeço por estar sendo tratado pelo SUS, mas é preciso aumentar a oferta de tratamento mais próximo das pessoas”, disse Carlos Roberto Alves.

Pessoas com deficiência

Outro pedido feito foi a destinação de mais recursos, por meio de emendas parlamentares no orçamento estadual, a entidades de apoio às pessoas com deficiência como as APAEs. “Meu pedido é para que os deputados olhassem um pouco mais para nossas entidades porque nossas demandas são grandes”, comentou Raul José Franci, presidente da APAE de Itapevi.

Participação

A 20ª Audiência Pública do Orçamento 2024 contou com a participação dos deputados membros da CFOP: Enio Tatto (PT), o vice-presidente Luiz Cláudio Marcolino (PT) e o presidente Gilmaci Santos (Republicanos), que pontuou: “A lei orçamentária anual é o mais importante projeto votado pela Assembleia Legislativa”.

Além do prefeito de Itapevi, Igor Soares, estiveram presentes o presidente da Câmara de Itapevi, Thiaguinho Silva, além dos vereadores Mariza Borges, Rogério Fisioterapeuta, Cícero Aparecido de Souza, Zeca da Piscina, Maurício Japa, Sarará e Bruno Gabriel. Também marcaram presença representantes de diversas entidades das cidades da região oeste.

Orçamento

O Orçamento do Estado é definido pela Lei Orçamentária Anual, que será votada pelo Parlamento neste segundo semestre. O documento contempla as despesas e a receita que o Governo Estadual terá à disposição para aplicar nas mais diversas áreas. A previsão é que, para 2024, esta receita seja de R$ 307 bilhões – a segunda maior do País, atrás apenas da União.

Com as audiências realizadas pela CFOP, a população paulista pode participar da construção do Orçamento estadual, apresentando suas propostas, ideias e reivindicações para os municípios.

Leia também: Multa que Jair Bolsonaro recebeu do Ibama por pesca ilegal em 2012 volta a valer


Fonte: Alesp

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Operação Chuvas de Verão realiza limpeza de córregos e galerias no município de Santana de Parnaíba

0 0
Read Time:39 Second

Como mais uma ação de prevenção da campanha “Chuvas de Verão”, as Secretarias de Serviços Municipais e Operações Urbanas de Santana de Parnaíba intensificaram os trabalhos de limpeza dos córregos e galerias pela cidade. 

Na quinta-feira (14/09), as equipes trabalharam no desassoreamento do córrego localizado na Av. Tenente Marques, próximo ao colégio Imídeo e ao terminal rodoviário da região. 

Além dos trabalhos de limpeza, a operação ainda prevê a realização de ações de conscientização, com o objetivo de minimizar os impactos que podem ser realizados pelas chuvas, evitando qualquer possibilidade de incidente.

Leia também: Santana de Parnaíba é uma das cidades com mais mobilidade urbana no Brasil 


Fonte: SECOM – Santana de Parnaíba

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %
error: