Chegou ao Brasil no último sábado (20) o primeiro lote de vacinas contra a dengue que serão incorporadas ao SUS (Sistema Único de Saúde). O Ministério da Saúde divulgou a informação neste domingo (21).
De acordo com o governo, são 750 mil doses doadas pelo laboratório japonês Takeda, fabricante da Qdenga.
Foi informado hoje pelo Ministério da Saúde que as primeiras doses terão como público prioritário adolescentes de 10 a 14 anos moradores de cidades com mais de 100 mil habitantes. A escolha do público leva em consideração as taxas de transmissão.
Anteriormente, o governo havia definido a faixa etária de 6 a 14 anos para receber as doses primeiro, no entanto, a decisão foi alterada.
“A faixa etária de 10 a 14 anos se encontra dentro do que recomendou a OMS e é também aquela em que ocorre o maior número de hospitalizações”, disse a ministra da Saúde, Nísia Trindade.
Ainda de acordo com a pasta, os casos de dengue registrados no país nas primeiras semanas do ano representaram mais do que o dobro do que o número do mesmo período em 2023. Foram 55,8 mil casos prováveis da doença e seis mortes por complicações dela.
O Tribunal do Júri de Iporã, no Paraná, condenou um homem acusado de matar duas pessoas durante uma discussão provocada pelo anúncio do resultado das eleições presidenciais de 2022. Erick Hiromi Dias foi condenado a 51 anos e sete meses de prisão em regime fechado. O julgamento foi realizado na terça-feira (16).
O crime ocorreu no município paranaense de Cafezal do Sul, na noite de 30 de outubro de 2022, após a Justiça Eleitoral anunciar a vitória do então candidato à Presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva.
Apoiadoras de Lula, as duas vítimas foram atingidas por tiros disparados por Eric, que estava descontente com a derrota de Jair Bolsonaro, que disputava a reeleição. Segundo o Ministério Público, o crime teve motivação política. O acusado tinha certificado de colecionador, atiradores e caçadores (CAC).
“Eu sei que errei e que mereço ser condenado. Me lembro de pouquíssimas coisas daquele dia. Há um tempo atrás, eu me arrependi de não ter conseguido tirar minha vida naquele dia. Eu aceito, por conta de todo o meu arrependimento, passar por toda cadeia que tenho que passar”, afirmou.
O aplicativo Celular Seguro completou um mês de funcionamento nesta sexta-feira (19). O programa, destinado a bloquear smartphones após serem alvo de furto ou roubo, ultrapassou 12.000 alertas de bloqueio de aparelhos celulares nesse período, segundo o governo.
Segundo o governo, o maior número de pedidos de bloqueio ocorreu na semana das festas de fim de ano. Somente no dia 20 de dezembro foram contabilizados mais de 1.100 registros no aplicativo. A segunda data de maior ocorrência foi em 27 de dezembro, com 746 pedidos.
São Paulo é o estado com mais bloqueios, sendo 3.288, seguido do Rio de Janeiro (1.567), Bahia (940), Pernambuco (904) e Minas Gerais (778).
Lançada em dezembro de 2023, a ferramenta opera por meio de um cadastro prévio. Os usuários devem registrar a si mesmos, seus dispositivos móveis e contatos de confiança (com CPF ativo) por meio da conta Gov.br.
Em caso de roubo ou furto do aparelho, basta que o usuário ou a pessoa indicada acesse o serviço (via aplicativo ou site) e informe ao governo sobre a perda do dispositivo. O bloqueio é efetuado instantaneamente, sem a necessidade de apresentação de boletim de ocorrência.
A ferramenta está disponível para Android, iPhone (iOS) e navegadores como Google Chrome e Microsoft Edge.
A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES) divulgou nesta sexta-feira (19) que 14.745 pessoas foram internadas para tratar câncer de pele de janeiro a novembro de 2023. O número representa um aumento de 6,2% em comparação com o mesmo período de 2022, quando 13.881 casos foram registrados.
“O câncer de pele pode ser desenvolvido pela exposição ao sol em qualquer espaço, como na praia, no campo, na cidade, nas montanhas, desde que exista a incidência solar, principalmente quando a exposição ocorre entre 10h e 16h”, afirma a coordenadora da área de dermatologia dos Ambulatórios Médicos de Especialidades Bourroul e Barradas, Bhertha Tamura.
O verão é a época que requer mais atenção da população, por ser a estação mais propícia ao aumento de câncer de pele. No entanto, o sol não é o único vilão para o desenvolvimento da doença. A dermatologista explica que a hereditariedade também pode contribuir para evolução da doença.
“A tendência a ter câncer pode ter influência genética. O tipo de pele clara é mais suscetível e existem algumas condições médicas genéticas que podem facilitar o surgimento de câncer de pele”, conta Bhertha Tamura.
A médica alerta para a importância de observar sintomas do câncer de pele, que em geral são feridas que podem ter a própria cor da pele ou serem avermelhadas e com formação de “casquinhas” que podem sangrar com facilidade.
A partir da próxima segunda-feira (22), a Prefeitura de Itapevi vai oferecer 380 vagas de emprego nas áreas logística, telemarketing e de serviços, através de uma iniciativa constante de intermediação de contratações com empresas da região. O objetivo é inserir mais itapevienses no mercado de trabalho e movimentar a economia da cidade.
Os interessados em se candidatar devem comparecer pessoalmente ao Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), localizado no Resolve Fácil (Rua José Michelotti, 347 – Cidade Saúde). No local, é possível obter informações referentes a salários, requisitos exigidos e os benefícios concedidos pelas contratantes.
As oportunidades disponíveis são para candidatos a partir do ensino fundamental incompleto. Outras chances exigem ou ensino médio ou curso superior. Diversos cargos também não pedem experiência prévia e, por esse motivo, se torna uma oportunidade para quem busca o primeiro emprego.
Os candidatos devem levar um documento original com foto – RG ou CNH – e o CPF. O próprio sistema do PAT encaminha para a determinada vaga, com base no perfil profissional de cada pessoa.
Algumas oportunidades podem ser verificadas pelo aplicativo “Sine Fácil”, disponível em Android e iOS. Mais informações podem ser obtidas no (11) 4143-9200.
O grande destaque da semana fica por conta da função de Operador de telemarketing receptivo, com 70 vagas ofertadas. Em seguida, aparecem as oportunidades para ajudante de carga e descarga (60), auxiliar de logística (51), cobrador externo (50) e jardineiro (23).
Confira as outras funções com empregos disponíveis:
– Atendente de lanchonete
– Atendente de lojas
– Auxiliar de creche
– Auxiliar de limpeza
– Auxiliar de manutenção predial
– Auxiliar de vidraceiro
– Controlador de acesso
– Eletricista de instalações
– Encarregado de bar e restaurante
– Manobrista
– Motorista de caminhão
– Operador de empilhadeira
– Operador de utilidades no tratamento de água e efluentes
Na noite desta quinta-feira (18), a soldado PM Sabrina Freire Romão Franklin, de 30 anos, foi assassinada após tentativa de assalto na Estrada Ecoturística de Parelheiros, na zona sul da capital. Este foi apenas um dos quatro ataques a policiais militares que ocorreram entre os dias 18 e 19 no Estado.
“Nenhum ataque a policial ficará impune. Já estamos imediatamente em operação após esses fatos. Nós temos uma Operação Escudo acontecendo nestes três pontos de ataques, temos um trabalho de investigação da Polícia Civil acontecendo neste exato momento para identificação dos criminosos que covardemente atacaram os policiais”, citou o secretário de Segurança Pública, Guilherme Derrite, sobre a resposta da Segurança Pública aos recentes ataques a policiais no Estado.
A Polícia Militar desencadeou ‘Operações Escudo’ em quatro regiões onde ocorreram os ataques aos agentes. São elas: 2ª Operação Escudo, na área do CPA/M-6 que abrange a região de Santo André, 3ª Operação Escudo, na área do CPA/M-10, abrangendo a região sul da capital paulista, decorrentes do assassinato da soldado PM Sabrina; 4ª Operação Escudo, na área do CPI-9, que abrange a área de Piracicaba e a 5ª Operação Escudo, na área do CPA/M -7, que abrange a região de Guarulhos.
A instituição ressalta que as Operações Escudo são deflagradas todas as vezes nas quais criminosos atentam contra o Estado, por meio do ataque a policiais, e têm como objetivo reestabelecer a ordem pública e a sensação de segurança na comunidade local, além de identificar e prender os responsáveis pelas ações criminosas contra os agentes de segurança paulistas.
A Uber garantiu ser possível solicitar o uso de ar-condicionado em todas as corridas de todas as modalidades de viagens intermediadas pela plataforma. A informação foi uma resposta à Secretaria de Estado de Defesa do Consumidor do Rio de Janeiro sobre a resolução que determina informações claras sobre o uso de ar-condicionado nos veículos.
A empresa acrescentou que condena veementemente a cobrança extra para o uso do equipamento, mas não citou se vai tirar de circulação motoristas que não estiverem com o ar-condicionado funcionando.
Em nota, a Associação Brasileira de Mobilidade e Tecnologia (Amobitec) afirmou que o valor da corrida é o visualizado pelo passageiro na contratação do serviço, logo não estão previstas cobranças adicionais pelo motorista. Sobre o uso do ar-condicionado, a associação afirma que as plataformas associadas têm políticas próprias e que são informadas nos respectivos sites. Para completar, ressaltou que o motorista parceiro é responsável pela manutenção do carro e pelo bom funcionamento do veículo.
Já a 99, não deu retorno à secretaria. Desse modo, a pasta vai comunicar a Amobitec que a plataforma não apresentou posicionamento a respeito do cumprimento da resolução. Além de advertir a empresa, a secretaria também vai abrir um processo administrativo para apuração do caso, sob pena da adoção de medidas legais cabíveis dispostas no Código de Defesa do Consumidor, desde multas até a interrupção do serviço.
“A resolução prevê que as informações entre as plataformas, motoristas e passageiros sejam claras e precisas. O consumidor não pode ser surpreendido por cobranças extras. Seguimos observando o cumprimento da resolução. Diante de novas denúncias, vamos apurar”, afirmou, em nota, o secretário de Estado de Defesa do Consumidor, Gutemberg Fonseca.
Até o momento, mais de 400 mensagens sobre ar-condicionado em carros por aplicativo foram enviadas para a secretaria. Os passageiros que se sentirem lesados podem entrar em contato pelo WhatsApp (21) 9336-4848 ou demais canais oficiais da pasta.
A delegada Raquel Gallinati é atualmente o nome preferido de lideranças do PL para a vice de Ricardo Nunes (MDB) em sua busca pela reeleição para a Prefeitura de São Paulo. Como é o maior partido entre os que apoiam o emedebista, o PL deverá ter preferência na escolha.
Os dirigentes avaliam que ela seria a resposta perfeita para a escolha de Marta Suplicy (retornando ao PT) como vice de Guilherme Boulos (PSOL): é mulher, suplente de deputada estadual, diretora da Adepol (associação de delegados de polícia) e ex-presidente do Sindpesp (Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de SP).
Além disso, ela apoiou Jair Bolsonaro (PL) e candidatos ligados a ele na última eleição, o que facilitaria a aceitação por parte do grupo político do ex-presidente.
Delegada Raquel Gallinati entrega exemplar de seu livro sobre políticas públicas. – Foto: Reprodução
Na previsão das campanhas, a segurança pública deverá ser o principal tema da eleição na capital. A deputada Tabata Amaral (PSB), por exemplo, filiou o apresentador José Luiz Datena ao seu partido e poderá tê-lo como vice.
A Copa São Paulo de Futebol Júnior está afunilando e chegou no momento decisivo. Os jogos das quartas de finais começam nesta quinta-feira (18). Ao mesmo tempo que representantes da série A brigam pelo título, há muitos azarões querendo fazer história.
Os jogos das semifinais serão entre os times que jogam no mesmo dia.
A final da Copinha acontecerá no dia 25 de janeiro, aniversário da capital paulista. O local da final ainda não foi definido. O plano inicial era que fosse disputado no Pacaembu, mas foi vetado pela Federação Paulista de Futebol pelas obras estarem incompletas.
Com atrações como Lexa, Naiara Azevedo, Marvvila, Luciana Melo, Eliana de Lima, Mart’nália e atividades infantis, a festa com o tema “Elas cantam São Paulo” acontece em seis palcos espalhados por todas as regiões da capital.
O tema escolhido é uma reverência a grandes mulheres que ajudam a construir a identidade cultural de nossa cidade. Divas da música brasileira farão uma homenagem emocionante a cidade de São Paulo, cantando simultaneamente nos 6 palcos montados em diferentes pontos da capital.
“‘Elas cantam São Paulo’ é o presente da cidade para todas as paulistanas”, afirma a secretária municipal de Cultura, Aline Torres. “Reverenciar o protagonismo e a força das mulheres, ampliando a necessidade desse palco para todos os gêneros através da música e de grandes artistas do cenário brasileiro”, complementa.
A programação inclui atividades para crianças e a festa ocorre de maneira descentralizada, uma das marcas da atual gestão que busca universalizar a cultura.
Os palcos da festa estarão montados na Avenida São João (esquina com a Ipiranga), no Teatro Flávio Império (Zona Leste); no Centro Cultural da Juventude (Zona Norte), no Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes (Zona Leste), na Casa de Cultura Butantã (Zona Oeste) e na Casa de Cultura Campo Limpo (Zona Sul).
Programação Completa
Centro – São João Apresentação – Mestre de Cerimônia Juliana Sanchez
11h – Infantil – Viradinha
Música – DJ Vívian Marques
Música – DJ Lela Lima
14h – Música – Clube do Balanço
16h – Música – Demônios da Garoa
18h – Música – Baby do Brasil
20h – Música – Naiara Azevedo
Norte – Centro Cultural da Juventude Apresentação – Mestre de Cerimônia Leticia Kor
12h – Infantil – Viradinha
Música – DJ Juliana Gil
14h – Música – Torya
16h – Música – Slipmami
18h – Música – Lexa
Leste – Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes Apresentação – Mestre de Cerimônia Negaly CT
12h – Infantil – Viradinha
Música – DJ Vivi Varela
14h – Música – Mc Tha
16h – Música – Tati Quebra Barraco
18h – Música – Marvvila
Oeste – Casa de Cultura do Butantã Apresentação – Mestre de Cerimônia Letícia Maria
10h – Infantil – Intervenção Infantil no Pátio
12h – Música – DJ Baile de Samba Rock
14h – Música – Dinho Nascimento
Música – DJ Ju Salty
16h – Música – Crypta
18h – Música – Karina Buhr
Sul – Casa de Cultura Campo Limpo Apresentação – Mestre de Cerimônia Renata Alves
12h – Infantil – Viradinha
Música – DJ Esteves
14h – Luciana Mello
16h – Padre Alessandro Campos
18h – Música – Yasmin Santos
Leste – Teatro Flávio Império Apresentação – Mestre de Cerimônia Day Ramos