Alunos da rede municipal de Santana de Parnaíba recebem uniformes escolares completos

1 0
Read Time:1 Minute, 15 Second

A Prefeitura de Santana de Parnaíba finalizou, na última terça-feira (27/02), a entrega dos uniformes escolares para os 31 mil alunos dos 72 colégios municipais. A cerimônia de entrega simbólica ocorreu no Colégio Municipal Professor Imídeo Giuseppe Nérici, na Fazendinha. A ação, logo no início do ano, tem o intuito de seguir promovendo um ambiente de qualidade e desenvolvimento à educação, além de ser uma das ferramentas de segurança, por meio da padronização da vestimenta dos alunos.

Completos, os uniformes escolares contam com conjuntos de verão, meia estação e inverno, garantindo que os estudantes estejam devidamente equipados para todas as épocas do ano. Além disso, os alunos do ensino infantil e fundamental receberam tênis, promovendo não apenas a igualdade de condições, mas também o conforto durante as atividades escolares.

O compromisso da cidade com a educação não se limita apenas ao aspecto material. Com um sistema de ensino 100% municipalizado, Santana de Parnaíba se destaca como referência educacional, sendo reconhecida pelo prêmio Band Cidades Excelentes como a melhor educação do estado. A conquista é resultado dos maciços investimentos realizados pelo município nos últimos 11 anos na pasta, entre os quais a construção de 28 colégios municipais.

Leia também: Saúde de Santana de Parnaíba e Rotary realizam testagem de hepatite em servidores do CAB


Fonte: SECOM-Santana de Parnaíba

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Unesp oferece 561 vagas para ingresso na graduação em 2024 pela nota do ENEM

1 0
Read Time:2 Minute, 39 Second

A Universidade Estadual Paulista (Unesp) já está com as inscrições abertas para preenchimento de 561 vagas remanescentes de 15 cidades do Vestibular Unesp 2024 por candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2022 e 2023. Todos que participaram destas duas edições do Enem podem se inscrever no Processo Seletivo Unesp-Enem 2024, sob responsabilidade da Fundação Vunesp.

Não é necessário estar inscrito no Vestibular Unesp. O período para declarar interesse e concorrer a uma vaga na Unesp por este caminho vai até 5 de março. O cadastramento pode ser feito gratuitamente pelo site da Vunesp (www.vunesp.com.br).

As 561 vagas estão disponíveis nas cidades de Assis, Bauru, Franca, Guaratinguetá, Ilha Solteira, Itapeva, Marília, Ourinhos, Presidente Prudente, Registro, Rio Claro, Rosana, São José do Rio Preto, São Vicente e Tupã. 

As carreiras disponíveis para esta seleção são Arquivologia; Biblioteconomia; Ciências Biológicas; Ciências Sociais; Física; Geografia; Letras; Matemática; Meteorologia; Pedagogia; Química; Serviço Social; Turismo e as Engenharias Ambiental, Cartográfica e de Agrimensura, de Energia, de Pesca, Industrial Madeireira.

Vestibular e outras modalidades de ingresso

A Unesp divulgou na quinta-feira, 29 de fevereiro, a oitava chamada do Vestibular Unesp (6.596 vagas em 24 cidades) e do Processo Seletivo Olimpíadas Científicas Unesp (457 vagas). Os candidatos podem fazer a consulta nos sites da Unesp (vestibular.unesp.br) e da Vunesp. A matrícula em oitava chamada será realizada de 29 de fevereiro a 5 de março, de forma virtual, com link pelo site da Vunesp ou diretamente pelo Sistema de Graduação da Unesp (Sisgrad), no endereço sistemas.unesp.br/calouros.

A Unesp também realiza o Processo Seletivo Olimpíadas Científicas 2024.2, com 153 vagas adicionais. O resultado deverá ser publicado em 5 de março, nas páginas da Universidade e da Vunesp.

O Sistema de Reserva de Vagas para Educação Básica Pública (SRVEBP) destina 50% das vagas de cada curso de graduação da Unesp para alunos que tenham feito todo o ensino médio em escola pública, sendo que 35% das vagas desse sistema são destinadas aos candidatos que se autodeclararem pretos, pardos ou indígenas. Tal somatória inclui as 934 vagas do Provão Paulista destinadas exclusivamente para alunos do ensino público. Este sistema tem garantido maioria de ingressantes vindos de escolas públicas desde o Vestibular Unesp 2017.

O calendário completo de matrículas na Unesp, considerando Vestibular, ingresso pelas notas do Enem e Processo Seletivo Olimpíadas Científicas Unesp, prevê chamadas para matrículas até 11 de março, além das matrículas da relação adicional feitas posteriormente.

Para tirar dúvidas sobre o vestibular, o candidato pode fazer contato pelo link “Fale Conosco” do site da Vunesp: https://www.vunesp.com.br/FaleConosco. Também pode acessar os sites vestibular.unesp.br e www.vunesp.com.br.

Leia também: Audiência Pública na Alesp discute atribuição de aulas a professores do Estado


Fonte: Comunicação/Unesp

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Evento com casa cheia em Carapicuíba recebe o Ministro do Trabalho Luiz Marinho

1 0
Read Time:2 Minute, 19 Second

Nesta sexta, 1º de março, o Ministro do Trabalho do governo do presidente Lula, Luiz Marinho, participou de jantar em Carapicuíba, no bairro da Aldeia, a convite do ex-prefeito Sérgio Ribeiro. Mais de 300 pessoas da cidade e região, marcaram presença neste evento.

Participaram também do evento personalidades como o presidente do SESI, Vagner Freitas, e lideranças políticas da região, como a vereadora de Itapevi, Camila Godoi, a ex-vereadora de Embu das Artes, Rosângela Santos, o atual vereador de Carapicuíba, Professor Naldo, e ex-vereadores da cidade, como Fábio Leite, Marciano, Cida Carlos, Neia Costa e Joel da Madereira, além do ex-vice Prefeito Salim Reis e representantes de diversos partidos, sindicatos e líderes comunitários.

Sergio Ribeiro discursa ao lado de Luiz Marinho, Ministro do Trabalho do Gooverno Lula. – Foto: Divulgação

Durante sua fala, Marinho informou sobre a destinação de recursos federais para a cidade. Ele disse também que “em Carapicuíba, são atendidas milhares e milhares de famílias todos os meses com recursos do Governo Federal para dar condições de vida para as pessoas, girar a economia e fazer de Carapicuíba uma cidade melhor.

Marinho ainda falou dos programas sociais. “Em janeiro, Carapicuíba recebeu mais de R$ 17 milhões de recursos do Governo Federal. ”

O presidente do SESI, Vagner Freitas, também esteve presente no evento. – Foto: Divulgação

Reabertura da Agência do INSS

Com mais de 400 mil habitantes, Carapicuíba terá o seu sonho da reabertura da agência do INSS. Essa foi uma das conquistas celebradas no jantar, uma determinação do Presidente Lula, que atendeu soliticatacao do ex prefeito Sérgio Ribeiro que, em audiência com o próprio presidente, em 2023, apresentou esta demanda necessária.

Instituto Federal

Sergio Ribeiro e Luiz Marinho também comentaram sobre a reconstrução do Instituto Federal em Carapicuíba. Um sonho antigo, com um projeto que já estava licitado, mas que foi congelado e o terreno devolvido. Com a visita do Ministro, é retomada a esperança de ter um Instituto Federal na cidade reacende.

SENAI

A construção de uma unidade do SENAI em Carapicuíba também foi pauta durante o jantar. Segundo Sergio Ribeiro, uma unidade do SENAI iria fortalecer os empregos na região. “Santana de Parnaíba, Cotia e outras cidades da região contam com SENAI, e aqui pedimos para Vagner Freitas, Presidente do SESI, um olhar especial para Carapicuíba. Precisamos de uma unidade do SENAI e tenho confiança que esse pedido será atendido!”

Leia também: Eleições 2024: PT deve ter candidatos a prefeito em ao menos três cidades da região


Fotos: Divulgação/Assessoria de Imprensa

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Prêmio Mulher Inspiração de Santana de Parnaíba recebe inscrições até 9 de março

1 0
Read Time:1 Minute, 37 Second

A Prefeitura de Santana de Parnaíba programou para março uma série de atividades em homenagem ao Mês da Mulher. Entre as ações, destaque para o Prêmio Mulher Inspiração, que está com inscrições abertas até o dia 9/3. A iniciativa é dedicada a reconhecer e homenagear mulheres que se destacaram em suas áreas de atuação.

Conforme art. 2º do decreto 5.015/2024, o prêmio é dividido em sete categorias: Cultura, Esporte, Literatura, Voluntariado ou Ação Social, Imprensa/Comunicação, Empreendedorismo e Empresa, além de duas menções honrosas (nas categorias Mulher Mais Idosa de Santana de Parnaíba e Mulher Inspiração). Cada mulher poderá ser indicada para concorrer em apenas uma categoria. 

Entre os requisitos exigidos, as candidatas devem ter no mínimo 18 anos de idade (salvo na categoria Mulher Mais Idosa, dedicada a candidatas com idade a partir de 65 anos), residir em Santana de Parnaíba por pelo menos um ano e permitir a divulgação de sua imagem. O evento revelação será promovido no dia 27/3, às 19h, sendo que a premiação e o local estão sendo definidos pela Secretaria da Mulher e da Família, responsável pela organização.

Como realizar a inscrição

Para participar é preciso preencher o formulário de inscrição (disponível em link na biografia do Instagram da SMMF: @mulherparnaibana), imprimir, assinar e enviar por e-mail. Além do formulário é preciso anexar cópia do RG, CPF e comprovante de endereço do (da) indicante e da indicada, e um vídeo, com duração de até um minuto, da candidata contando sua história. O material deve ser enviado para o e-mail: [email protected]. Mais informações: 4154-6248.

Leia também: Prefeito Marcos Tonho entrega 114 termos de concessão de áreas públicas em Santana de Parnaíba


Fonte: SECOM-Santana de Parnaíba

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Saúde de Santana de Parnaíba e Rotary realizam testagem de hepatite em servidores do CAB

1 0
Read Time:2 Minute, 11 Second

A Prefeitura de Santana de Parnaíba e o Rotary Club Barueri/Alphaville realizaram entre os dias 26 e 28/2, por intermédio da Secretaria de Saúde, 646 testes de triagem para hepatites B e C em servidores do Centro Administrativo Bandeirantes (CAB).

A adesão à ação, que integra a campanha Hepatite Zero do Ministério da Saúde (MS), corresponde a quase 60% dos profissionais do CAB. O objetivo de uma testagem é erradicar esta que é considerada uma das doenças mais comuns no Brasil.

Segundo o MS, as doenças de hepatite se apresentam, na maioria dos casos, sem sintomas. Ao participarem do teste, os servidores foram informados que a vacina contra a hepatite B faz parte do calendário de vacinação da criança, do adolescente, do adulto, e está disponível nas salas de vacina do Sistema Único de Saúde (SUS).

“Todas as Unidades de Saúde da Atenção Básica (UBS’s e USA’s) contam com os testes de Hepatite B e C, de HIV e Sífilis, disponíveis para a população em livre demanda”, esclarece João Claudio Albertini dos Santos, coordenador municipal do Programa IST/HIV/Aids e Hepatites virais.

Anteriormente à ação no CAB, a Prefeitura e o Rotary já promoveram outras testagens em escolas, parques e demais espaços públicos, e até o momento contabilizam mais de 4 mil pessoas atendidas. “Felizmente todos os resultados do CAB foram negativos. Importante salientar que um dos principais agravantes da doença não ser descoberta é se tornar crônica com evolução para problemas no fígado”, explica Pedro Sartorato do Rotary Club de Barueri/Alphaville, embaixador Hepatite Zero área 13.

Voluntários e quem deve fazer o teste

A ação de testagem promovida no CAB, por intermédio da parceria entre Prefeitura de Santana de Parnaíba e Club Barueri/Alphaville, contou com apoio da Escola Grau Técnico, UNIP, e voluntários das respectivas instituições. De acordo com protocolo do MS, os moradores devem fazer o teste após exposição sexual, acidente com materiais biológicos e violência sexual.

Na Rede Pública de Saúde, os kits de testagem são enviados pelo Ministério da Saúde para o programa Rede Cegonha ( Pré-Natal), e também estão disponíveis para a população geral em caráter preventivo. “Faça o teste. Procure uma Unidade de Saúde!”, conclui a Prefeitura.

Leia também: Brasil registra mais de 1 milhão de casos de dengue em 2024


Fonte/Foto: SECOM-Santana de Parnaíba

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Alesp lança Frente Parlamentar para fortalecer causa animal no Estado de São Paulo

1 0
Read Time:1 Minute, 58 Second

Com o objetivo de reunir propostas para políticas públicas efetivas na causa animal, foi lançada na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, nesta quinta-feira (29), a Frente Parlamentar em Defesa dos Animais Domésticos.

O evento foi realizado no auditório Paulo Kobayashi e contou com a presença de autoridades municipais, parlamentares, representantes do governo estadual e entidades ligadas ao tema.

A iniciativa, segundo o deputado estadual Carlão Pignatari (PSDB), coordenador do grupo, deve fortalecer a causa animal em São Paulo. “É importante ter uma rede de defesa animal em todo o estado”, afirmou. Pignatari avalia, ainda, que a causa animal vai além do cuidado e carinho, “é uma questão de saúde pública e merece ser bem tratada”.

A Frente, criada em novembro do ano passado, recebeu o apoio de 46 deputados e deputadas da Alesp, de diferentes partidos.

O deputado federal Delegado Bruno Lima (PP-SP) participou do evento na Alesp. – Foto: Bruna Sampaio/Alesp

Outros participantes do evento, como o deputado federal Delegado Bruno Lima (PP-SP), incentivaram a parceria entre administrações públicas e entidades protetoras. “Para mudar o cenário da causa animal precisamos nos aprofundar cada vez mais em políticas públicas”, sublinhou.

Nesse aspecto, José Messina, assessor da Secretaria de Meio Ambiente Paulista, destacou que os recursos da pasta para a identificação e controle da população animal, oriundos de emendas da Alesp, cresceram quase 300% nos últimos anos, de R$ 5 milhões para R$ 19 milhões.

Para defensores da causa animal, como Karina do Carmo, do projeto Unidos pelos Animais, o salto orçamentário sinaliza o interesse crescente dos municípios na defesa dos animais domésticos. “O número de emendas aumentou porque os municípios estão solicitando [mais recursos aos deputados] e fazendo ações em prol da causa animal”, comentou.

Dezenas de agentes públicos, entre prefeitos e vereadores, compareceram ao evento para manifestar apoio à criação da Frente na Alesp. Apoiadores do tema, os deputados Thiago Auricchio (PL), Delegado Olim (PP) e Carla Morando (PSDB) também prestigiaram o lançamento.

Leia também: Comissão de Transportes da Alesp aprova projeto que disciplina fiscalização de trânsito por GCMs


Fonte: Alesp – Foto: Bruna Sampaio/Alesp

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Barueri celebra o mês da Mulher com diversas ações

0 0
Read Time:3 Minute, 3 Second

A Secretaria da Mulher de Barueri preparou uma série de ações para celebrar o Dia Internacional da Mulher (comemorado no dia 8 de março). Neste ano o tema é “Meninas com sonhos tornam-se mulheres de visão”, com o objetivo de trazer para o debate o empoderamento feminino desde cedo.

A programação ocorrerá de 6 a 27 de março. A abertura oficial acontecerá no dia 8, às 9h, na Secretaria da Mulher, situada na rua Sebastião Davino dos Reis, 756, na Vila Porto. Participe! 

Confira a agenda completa: 

Data  Horário Ação Local 
06/03 das 9h às 16h Feira da Mulher Empreendedora Secretaria da Mulher 
07/03  9h Roda de conversa: “Meninas com sonhos, tornam-se mulheres de visão” Ong Viva Feliz (rua Lenita, 588 – Parque dos Camargos) 
7 e 8/03 das 9h às 16h Feira da Mulher Empreendedora Secretaria da Mulher 
8/03 9h Cerimônia de Abertura do Dia Internacional da Mulher Secretaria da Mulher 
8/03 das 13h às 16h Cuidados com os cabelos, estética facial e make Secretaria da Mulher (atendimento por ordem de chegada)     
12/03 10h Oficina: “Estratégias para facilitar o dia a dia da mulher na cozinha” Secretaria da Mulher 
12/03 14h Oficina: “Faça você mesma, caneca personalizada a mão” Secretaria da Mulher 
13/03 9h  Oficina “Horta em Vasos” Secretaria da Mulher 
13/03 10h Roda de conversa: “Meninas com sonhos, tornam-se mulheres de visão” Secretaria da Família 
14/03  das 8h às 12h Workshop – Design de Sobrancelha Secretaria da Mulher  (inscrições de 1 a 6 de março no local) 
14/03 9h Aula especial de automassagem e reflexologia no rosto Secretaria da Mulher 
14/03 10h30 Oficina “Como lidar com a ansiedade” Secretaria da Mulher 
14/03 das 14h às 15h Roda de conversa: “Meninas com sonhos, tornam-se mulheres de visão” Secretaria da Mulher 
15/03 das 13 às 16h  Oficina de Cupcakes Secretaria da Mulher (inscrições de 4 a 8 de março, no local) 
16/03 das 9h às 16h Comunidade Feminina em Movimento Boulevard – Centro de Barueri 
19/03 10h Competição de Muay Thai e Boxe em Ringue Secretaria da Mulher  
19/03 14h30 Palestra: “A força da mulher no esporte” Secretaria da Mulher 
20/03 9h Roda de conversa: “Meninas com sonhos, tornam-se mulheres de visão” Secretaria da Mulher 
21/03 das 8h às 12h Workshop – Preparação da Pele e Automaquiagem Secretaria da Mulher (inscrições de 1 a 6 de março no local) 
22/03 das 8h às 12h Café com Empreendedoras Secretaria da Mulher  
22/03 13h às 15h Oficina Scrapbook: confecções de cartões temáticos Secretaria da Mulher (inscrições de 4 a 8 de março, no local) 
27/03 10h Exercícios de conscientização corporal com foco em assoalho pélvico Secretaria da Mulher 
Divulgação: SECOM-Barueri

Leia também: Vereadores de Barueri aprovam contas do prefeito Rubens Furlan referentes a 2021


Fonte: SECOM-Barueri

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Prefeitura de Santana de Parnaíba busca parceria com câmaras de comércio internacionais

1 0
Read Time:1 Minute, 23 Second

Com o objetivo de atrair investimentos e divulgar ações e programas do município, a Prefeitura de Santana de Parnaíba tem apresentado seu modelo de desenvolvimento a câmaras de comércio internacionais. Dentro dessa estratégia, no mês passado, representantes da prefeitura estiveram na Câmara de Comércio Italiana de São Paulo (Italcam), na capital paulista.

A reunião foi realizada em 2 de fevereiro e o município enviou os assessores técnicos da Secretaria da Casa Civil, Solange Nascimento e Amilton Leite Scarpa. Eles se encontraram com o diretor-geral da Italcam, Fábio Selan, e com a diretora comercial da instituição, Bárbara Oristanio.

Na ocasião, os representantes da prefeitura apresentaram indicadores, programas e a legislação do município voltada ao fomento do desenvolvimento econômico, com ênfase na Lei municipal nº 4070/2021, que trata de incentivos fiscais.

“O foco foi alinhar as perspectivas entre nosso município e a Câmara de Comércio Italiana, mostrando nosso interesse em apoiar empresas italianas que buscam se estabelecer no Brasil. Então, nós mostramos que Santana de Parnaíba está de portas abertas para essas empresas”, disse Solange Nascimento.

Essa estratégia de buscar parcerias com câmaras de comércio internacionais teve início no ano passado, com uma reunião na Amcham Brasil (Câmara Americana de Comércio para o Brasil). A gestão planeja se reunir com outras instituições do tipo e promover encontros de empresários estrangeiros na sede da prefeitura.

Leia também: Brasil registra mais de 1 milhão de casos de dengue em 2024


Fonte: SECOM-Santana de Parnaíba

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Consórcio vence leilão de trem que irá ligar SP e Campinas em uma hora

0 0
Read Time:2 Minute, 21 Second

Consórcio C2 Mobilidade sobre Trilhos, composto pela empresa chinesa CRRC e pela brasileira Comporte, venceu nesta quinta-feira (29) o leilão para construir e operar o Trem Intercidades (TIC) Eixo Norte, que ligará São Paulo a Campinas.

A proposta, que foi a única apresentada no leilão, ofereceu desconto de 0,01% na contraprestação, cujo valor total era de R$ 8,06 bilhões. Já o investimento do governo de SP foi mantido, de R$ 8,98 bilhões.

“Este projeto é emblemático porque é o primeiro, é inovador, é vanguarda. É o primeiro trem de média velocidade do Brasil e vem logo com três serviços: a Linha 7-Rubi, o Trem Intermetropolitano na região de Campinas e Jundiaí e o trem expresso de Campinas a São Paulo. Imagine como a vida das pessoas vai mudar”, celebrou o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos).

É um projeto muito relevante em termos de mobilidade e abre um ciclo de novos investimentos em infraestrutura ferroviária e transporte de passageiros, acrescentou.

A concessão do TIC compreende serviços de operação, manutenção, melhorias, modernização e expansão do transporte público sobre trilhos, além da implantação do Trem Intermetropolitano (TIM) e melhorias na Linha 7-Rubi.

prazo de concessão será de 30 anos. Quando estiver operando, o Trem Intercidades (TIC) deve fazer as viagens entre São Paulo e Campinas em 1 hora e 4 minutos, com passagem de R$ 64.

Entenda projeto

O serviço expresso vai funcionar entre a estação Palmeiras-Barra Funda, na capital, e um novo terminal ferroviário em Campinas, com uma parada curta em Jundiaí. O Trem Intercidades Eixo Norte terá capacidade para transportar até 860 passageiros por viagem e será o mais rápido do Brasil, alcançando até 140 km/h.

Dentro do projeto está o TIM, com cinco estações: Jundiaí, Louveira, Vinhedo, Valinhos e Campinas. A linha irá operar com sete trens e o percurso será de 44 quilômetros com previsão de deslocamento de 33 minutos. Esse trajeto custará R$ 14,05 e terá capacidade para transportar 2.048 passageiros em cada trem.

Além disso, a parceria público-privada também prevê a concessão da Linha 7-Rubi. Ela vai operar entre as estações Barra Funda e Jundiaí. São 57 quilômetros, com 17 estações e 61 minutos de viagem.

Leia também: Parlamentares parnaibanos votam Projeto de Resolução referente à nova Lei de licitações


Fonte: TV Cultura – Foto: Marcelo S. Camargo/Governo de SP

Happy
Happy
100 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Brasil registra mais de 1 milhão de casos de dengue em 2024

1 0
Read Time:1 Minute, 32 Second

O Brasil atingiu a marca de 1 milhão de casos (prováveis e confirmados) de dengue somente nos dois primeiros meses de 2024. Os dados são do Ministério da Saúde e foram divulgados na tarde desta quinta-feira (29).

De acordo com a pasta, são 1.017.278 casos registrados nas primeiras oito semanas deste ano. No mesmo período do ano passado, o Brasil tinha 207.475 casos.

O Brasil atingiu 214 mortes. Além disso, existem outros 687 casos em investigação para saber se a morte foi causada pela dengue. Em 2023, foram 149 óbitos entre as semanas 01 e 08.

O Distrito Federal lidera o ranking de incidência (casos/100 mil habitantes), com 3.612,7 pessoas. Na sequência estão Minas Gerais (1.714), Espírito Santo (988), Paraná (878), Goiás (857), Acre (777) e Rio de Janeiro (493).

Ao todo, sete unidades federativas já decretaram epidemia de dengue: Acre, Goiás, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Distrito Federal. Outros 154 municípios também declararam situação de emergência para a doença.

Com o aumento no número de casos, o Ministério da Saúde anunciou na terça-feira (27) a realização do Dia D de combate à dengue no Brasil para o próximo sábado (2). A mobilização “10 minutos contra a dengue” tem como objetivo intensificar as ações de prevenção e eliminação dos focos do Aedes aegypti, o mosquito transmissor da doença.

Leia também: Plenário da Alesp aprova urgência a projeto de lei de autoria da deputada Bruna Furlan


Fonte: TV Cultura – Foto: Arquivo/Reuters

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %
error: