Sentindo o mundo pelo tato: Barueri celebra o Dia Internacional da surdocegueira

0 0
Read Time:3 Minute, 3 Second

Você já parou para pensar como é o mundo para uma pessoa que não enxerga? E para aquela que não ouve? Agora, imagine se esses dois sentidos não existissem simultaneamente. No dia internacional da Surdocegueira (celebrado dia 27 de junho) vamos entender mais sobre esta realidade presente na vida de milhares de brasileiros.

Segundo a Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos (Feneis), no Brasil, cerca de 40 mil pessoas são surdocegas. A educadora mediadora em surdocegueira que atua na rede de ensino municipal de Barueri, Maria Aparecida Pereira de Castro Augusto, explica que a surdocegueira é uma deficiência que apresenta a junção de duas deficiências: auditiva e a visual, e a comunicação pode acontecer das formas mais diversas. 

“O surdocego decide a melhor forma de se comunicar. O importante é saber que ele aprende e tem uma forma diferente e peculiar para isso acontecer. É necessário respeitar essa forma de comunicação e, principalmente, o jeito que ele percebe o mundo”, ressalta a especialista. Ela aponta que entre os principais métodos para se comunicar com a pessoa surdocega estão a Libras tátil, o Tadoma e a comunicação háptica. 

A professora Maria Aparecida atuou de 2017 a 2021 no processo de aprendizagem da aluna Pyetra Vitória Neves de Souza, que tem surdocegueira congênita. Foto: Divulgação/SECOM-Barueri

Libras tátil  
A libras tátil adapta a Língua Brasileira de Sinais ao tato. O método acontece quando o surdocego sente os sinais ao tocar as mãos do interlocutor ou intérprete que realiza os movimentos adaptados. 

Tadoma 
O método tadoma é uma “leitura labial ao toque” realizado quando a pessoa surdocega coloca o polegar sobre os lábios do interlocutor e os dedos ao longo do queixo, podendo sentir e interpretar os movimentos da fala. 

Comunicação háptica 
A comunicação háptica é realizada quando a pessoa que quer se comunicar com o surdocego toca em partes neutras do corpo, como as costas, braços e pernas. Esses sinais podem ser criados e ampliados de acordo com a resposta e com a necessidade. 

Educação especializada 
A professora Maria Aparecida atuou de 2017 a 2021 no processo de aprendizagem da aluna Pyetra Vitória Neves de Souza, que tem surdocegueira congênita. Em sala de aula foi sua mediadora e aplicava um sistema de ensino acompanhado pelo Departamento de Atendimento Educacional Especializado da Secretaria de Educação por meio de exercícios sensoriais com uma abordagem autônoma.   

“Pyetra é um exemplo de que a comunicação é possível. Ela passou a reconhecer as pessoas, ganhou autonomia para se locomover e se cuidar. Foi um grande salto na sua independência”, destaca a professora. 

Tocando a vida 
Wilson de Souza Junior, pai de Pyetra, conta que o ensino especializado fez toda a diferença em sua qualidade de vida. Hoje Pyetra, aos 16 anos, demonstra que a sua forma de sentir mundo foi além, e a música faz parte do seu dia a dia. 

“Pyetra aprendeu a tocar surdo. É irônico, mas ela adora. Vamos todos os domingos no ensaio de uma Escola de Samba. Eu ensino a marcação da música e ela consegue acompanhar o ritmo. Ela adora carnaval, é ritmista!”, conta, alegre, o pai. 

SDPD 
A Prefeitura de Barueri, por meio da SDPD (Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência), oferece diversos serviços voltados à pessoa com deficiência que resgatam a autonomia e melhoram na sua qualidade de vida.  Para mais informações e orientações sobre os serviços especializados, entre em contato por e-mail: [email protected].

Leia também:


Fonte/fotos: Divulgação/SECOM-Barueri

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Covid-19: Brasil tem 16,6 mil novos casos e 36 mortes em 24 horas

0 0
Read Time:1 Minute, 34 Second

Boletim epidemiológico do Ministério da Saúde divulgado neste domingo (26) mostra que o Brasil registrou, em 24 horas, 16.679 novos casos de covid-19.

No total, o país contabiliza 32.078.638 registros da doença. Destes, 792.581 (2,5%) seguem em acompanhamento, ou seja, são casos ativos.

As secretarias estaduais de saúde registraram 36 mortes por covid-19 em 24 horas. No total, a pandemia resultou em 670.405 óbitos no país.

Boletim epidemiológico do Ministério da Saúde atualiza os números da pandemia de covid-19 no Brasil.
Boletim epidemiológico do Ministério da Saúde atualiza os números da pandemia de covid-19 no Brasil. – Ministério da Saúde

O número de recuperados é de 95,4% do total – 30,6 milhões de brasileiros são considerados curados.

O informativo mostra ainda que houve 161 óbitos por síndrome respiratória aguda grave (SRAG) nos últimos 3 dias. Há também 3.283 óbitos por SRAG em investigação, e que ainda necessitam de exames laboratoriais confirmatórios para serem relacionados à covid-19.

Estados

Segundo o balanço do Ministério da Saúde, no topo do ranking de estados com mais mortes por covid-19 registradas até o momento estão São Paulo (170.607), Rio de Janeiro (74.053), Minas Gerais (62,015), Paraná (43.654) e Rio Grande do Sul (39.968).

Já os estados com menos óbitos resultantes da pandemia são Acre (2.002), Amapá (2.140), Roraima (2.152), Tocantins (4.158) e Sergipe (6.356).

Vacinação

Até este sábado, foram aplicadas 449,9 milhões de doses, sendo 177,9 milhões referentes à 1ª dose e 160,7 milhões relativas à 2ª dose. Outras 93,1 milhões de doses dizem respeito à primeira dose de reforço, enquanto 8,9 milhões são da segunda dose de reforço. O painel registra, ainda, 4,1 milhões de doses adicionais. As vacinas de dose única – protocolo que já não é mais usado – foram 4,9 milhões.


Por Agência Brasil – Foto: Myke Sena/MS

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Canalização e novas vias vão ampliar acesso ao Centro e beneficiar a expansão da Aldeia

0 0
Read Time:3 Minute, 15 Second

Foco no progresso dos bairros, com “um olhar adiante”, sem prejudicar a vida dos moradores. É assim que a Prefeitura de Barueri, por meio da Secretaria de Obras, tem investido na malha viária da cidade desenvolvendo projetos como alargamento, interligação e implantação de vias, visando facilitar o acesso aos equipamentos públicos, empreendimentos imobiliários e ampliar o apoio ao comércio e à indústria do município. 

Um exemplo deste trabalho é o projeto de canalização do Braço Morto do Rio Cotia e implantação das vias marginais do bairro Aldeia de Barueri. As obras foram iniciadas e têm previsão para entrega em um ano, no mês de maio de 2023.

O trecho das obras terá cerca de 400 metros de extensão, pista com 10,50 metros de largura, passeios de concreto e canteiro central com ciclovia. Um investimento que complementará a chamada “Região Expandida” do Centro de Barueri com a Aldeia, interligando-se ainda a Alphaville, Bethaville, Boa Vista, Centro Comercial, Tamboré e  bairros vizinhos.

As novas vias marginais do Braço Morto do Rio Tietê serão implantadas entre a avenida da Aldeia e avenida Prefeito Arnaldo Rodrigues Bittencourt, interligação com as obras de alargamento e duplicação da avenida João Batista Soares e da rua Saburo Sumiya (antiga avenida Marginal).

Com isso, todas as obras do entorno da Aldeia de Barueri vão ligar a região da Câmara Municipal com o Parque Shopping, formando um anel e permitindo que o tráfego intenso de veículos seja desviado para as novas vias.

“É um investimento que se faz necessário em razão do grande crescimento de Barueri nos últimos anos em várias áreas. Nossa cidade está em amplo progresso, o que nos leva a oferecer à população melhores condições de acessibilidade e mobilidade urbana. As obras de canalização do Braço Morto do Rio Cotia e implantação de vias marginais, além da ligação com a região central, vão trazer uma circulação melhor e diminuir o tráfego interno no bairro da Aldeia”, explicou o secretário de Obras, Beto Piteri.

Alargamento e duplicação
Com prazo previsto para conclusão no início de 2023, as obras da avenida João Batista Soares compreendem da avenida Rodrigues Bittencourt até a rua Rio Paraná com extensão de 520 metros (sentidos ao Shopping de Barueri e Hospital Francisco Moran).

Já o trecho viário da rua Saburo Sumiya, que também será entregue no início de 2023, terá extensão de 480 metros. Fará ligação, por meio de uma pequena ponte sobre o Braço Morto do Rio Tietê, com a região da Câmara Municipal e da Fatec, no Novo Centro Comercial.

Acesso à rua Acre
O novo acesso da rua José Maria Balieiro com a rua Acre (trecho de 730 metros e mão dupla) foi entregue pela Prefeitura de Barueri em fevereiro deste ano. Faz ligação da região central de Barueri (Novo Centro Comercial) com a estação Antônio João da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), no bairro Aldeia.

Alça da ponte Akira Hashimoto
Próximo ao Parque Shopping de Barueri e à estação Antônio João, a Prefeitura está prestes a liberar a alça da ponte Akira Hashimoto sobre o Rio Tietê (ligação da avenida General de Divisão Pedro Rodrigues da Silva com a estrada da Aldeinha). Tem cerca de 200 metros de extensão e facilitará o deslocamento dos usuários que se destinam à avenida Dr. Dib Sauaia Neto, em Alphaville.

Ligação Café do Ponto com Alphaville
Conhecida como avenida Café do Ponto, a nova ligação da avenida Mário Sadanori Doi com a ponte Antonio Macedo Arantes foi liberada pela Prefeitura de Barueri na terça-feira, dia 21. A via soma 960 metros de extensão, fica paralela à rodovia Castello Branco (km 26) e tem 14 metros de largura com mão dupla. A obra facilita o acesso direto do Jardim dos Camargos (bairro Boa Vista) com a alameda Tocantins, em Alphaville.

Leia também:


Fonte/fotos: Divulgação/SECOM-Barueri

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Quina de São João teve 11 ganhadores; confira os números

0 0
Read Time:39 Second

Realizado na noite de ontem (25) em Campina Grande, na Paraíba, o concurso 5.881 da Quina, a Quina de São João, teve 11 ganhadores. Cada um receberá R$ 17.813.226,63.

Veja as dezenas sorteadas:

35 – 36 – 49 – 75 – 80


Outras 2.026 apostas levaram a quadra, que pagará R$ 7.045,11 para cada vencedor. Para bilhetes com três números corretos, o prêmio é de R$ 87,18, enquanto apostas que acertaram apenas dois números receberão R$ 3,34.

O maior prêmio dado pela Quina de São João continua sendo o realizado em junho de 2021, quando a Caixa ofereceu R$ 204.813.741,28. Este foi o segundo maior prêmio pago pelo concurso desde sua criação.


Por Agência Brasil – Foto: Marcello Casal Jr/Ag. Brasil

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Ministério Público do Rio denuncia vereador por importunação sexual

0 0
Read Time:1 Minute, 48 Second

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) denunciou o vereador Gabriel Monteiro por importunação e assédio sexual. O processo tramita agora no Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) em segredo de Justiça. 

A denúncia foi feita com base no inquérito da Delegacia de Atendimento à Mulher (Deam) da Polícia Civil, em Jacarepaguá, e apresentada pela 2ª Promotoria de Justiça de Investigação Penal Territorial da área Zona Sul e Barra da Tijuca.

O vereador foi denunciado no dia 14 de junho, por importunação e assédio sexual. Os crimes estão previstos nos artigos 215A e 216A do Código Penal.

A denúncia foi recebida pelo TJRJ no último dia 20 e, de acordo com o tribunal, está em segredo de justiça, por se tratar de um crime de violência sexual. Neste caso, deve-se garantir a preservação da identidade da vítima.

Youtuber e ex-policial militar, Gabriel Monteiro está em seu primeiro mandato e foi o terceiro vereador mais votado do Rio de Janeiro nas últimas eleições municipais. Ele é alvo de denúncias de estupro, assédio sexual e moral e por forjar vídeos na internet. As denúncias foram reveladas em reportagem do programa Fantástico, da TV Globo, no fim de março.

Monteiro tornou-se réu na Justiça do Rio de Janeiro, em maio, acusado de filmar relação sexual com uma adolescente. As acusações foram confirmadas por ex-assessores do vereador. O vereador responde a processo no Conselho de Ética da Câmara Municipal do Rio de Janeiro por quebra de decoro parlamentar, que pode levar à cassação do mandato.

Em nota, os advogados do vereador, Sandro Figueiredo e Pedro Henrique Santos, dizem que a denúncia foi feita por ex-assessores do parlamentar, que “já confirmaram trabalhar para a máfia do reboque em depoimento no Conselho de Ética da Câmara e, que na ocasião, outros funcionários estavam dentro do carro com a suposta vítima e desmentiram na delegacia sua versão de assédio. Vale ressaltar ainda que a mesma só registrou a ocorrência horas antes da reportagem do Fantástico ir ao ar.”


Por Mariana Tokarnia – Repórter da Agência Brasil – Foto: Fernando Frazão/Ag. Brasil

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Capital volta a reduzir homicídios e alcança a menor taxa da história

0 0
Read Time:3 Minute, 40 Second
No mês houve queda também nos latrocínios, roubos e furtos de veículos

A cidade de São Paulo terminou maio com o menor número de homicídios já registrado desde o início da série histórica, em 2001. Foram 39 casos. A taxa de homicídios da cidade de São Paulo dos últimos 12 meses, que já era a manor entre as capitais brasileiras, voltou a diminuir, alcançando o menor patamar, com 4,48 casos por grupo de 100 mil habitantes.

Em maio, houve recuo também nos latrocínios, roubos e furtos de veículos. A análise dos dados criminais usa como referência o mês de maio e os cinco primeiros meses de 2019, primeiro ano pré-pandemia em que não houve restrição da circulação das pessoas. Nos últimos dois anos, São Paulo viveu um período de grande isolamento social, causado pela pandemia do coronavírus e que impactou diretamente na dinâmica criminal. Em 2020, a média de pessoas que permaneciam em suas casas, medida pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), foi de 45%. Já em 2021, o número ficou em 42%. O índice de isolamento social, amplamente divulgado nos dois anos, foi calculado pelo IPT com base em informações sobre a movimentação de celulares, fornecidas pelas prestadoras de serviços de telecomunicação.

Em maio, os homicídios dolosos caíram 13,3%, passando de 45 para 39 delitos. Este foi o menor total registrado desde o início da série histórica.  

Com os resultados, a taxa de mortes intencionais dos últimos 12 meses (de junho de 2021 a maio de 2022) ficou em 4,48 para cada grupo de 100 mil habitantes. Ou seja, também é a menor desde 2001.

No acumulado deste ano, os homicídios dolosos caíram 22,3%. De janeiro a maio de 2019, houve 282 ocorrências, enquanto no mesmo período de 2022 foram 219 casos.

Os latrocínios também recuaram no mês passado, de sete para seis delitos.

Os estupros cresceram 4,5% em maio. Foram de 199 para 208. No acumulado do ano, foi mantida a tendência de queda de 6,7%, de 1.066 para 995 boletins.  

Os roubos em geral também oscilaram 0,3% no mês passado. O número de caos foi de 11.547 para 11.587. Os furtos em geral sofreram variação de 0,4%, de 20.480 em maio de 2019, contra 20.565 boletins no mesmo mês de 2022.

Até o quinto mês deste ano, os furtos em geral permanecem em queda de 7,5%, na comparação com o mesmo período de 2019. Foram 99.641  registros, contra 92.207.

Os roubos de veículos diminuíram 30,7%, passando de 1.914 para 1.327 na comparação dos meses de maio de 2019 e 2022. Este foi o menor total desde o início da série histórica, sem levar em consideração os anos de 2020 e 2021. No acumulado de janeiro a maio houve baixa de 31,8%. Em números absolutos, a redução foi de 8.907 para 6.073 boletins

Ainda em maio, a redução foi de 5,9% nos casos de furtos de veículo, com diminuição de 3.450 para 3.247 ocorrências.

Na capital paulista, os roubos de cargas cresceram no mês passado. O aumento foi 4,9%, de 283 para 297 casos. No acumulado do ano, porém, houve redução de 7,8%, de 1.442 em 2019 para 1.329 em 2022.

Os roubos a bancos, por sua vez, se mantiveram estáveis, com uma ocorrência registrada nos meses de maio dos dois anos, bem distante da média mensal de 10,6 casos registrada até maio de 2001. Até o quinto mês deste ano, os roubos a banco caíram de 6 para 3.

Produtividade

O trabalho das polícias paulistas na cidade de São Paulo, no mês passado, resultou em 2.593 prisões e na apreensão de 175 armas de fogo ilegais. Também foram registrados 407 flagrantes por tráfico de entorpecentes.

Dados estatísticos

Confira os dados estatísticos do Estado por ano e mês clicando aqui .

Operação Sufoco

Para reduzir os indicadores criminais, especialmente neste período pós-pandemia, com aumento na circulação de pessoas nas ruas, o Governo de São Paulo deflagrou, no dia 4 de maio, a operação Sufoco. A ação dobrou o número de policiais na Capital por meio de atividades extras e reforçou o policiamento em outras regiões do Estado, integrando policiais civis, militares e guardas municipais.

Fonte: Secretaria da Segurança Pública/SP – Foto: Rovena Rosa/Ag. Brasil

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Barueri começa a aplicar a quarta dose contra Covid em maiores de 45 anos

0 0
Read Time:2 Minute, 45 Second

Nesta quinta-feira, dia 23, a Prefeitura de Barueri, por meio da Secretaria de Saúde, começou a ofertar a quarta dose da vacina contra a Covid-19 a pessoas com mais de 45 anos.

O imunizante pode ser aplicado após quatro meses da terceira dose. Quem teve covid recentemente precisa aguardar 30 dias após o fim dos sintomas para ser vacinado. Quem estiver com sintomas gripais também precisa esperar a interrupção dos sintomas.

A vacina continua sendo aplicada nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), durante horários específicos, conforme tabela abaixo. Não é necessário agendamento, bastante levar documento oficial com foto e comprovante da terceira dose.

Clique AQUI para conferir o endereço das UBSs, já que algumas estão passando por reformas e tiveram seus atendimentos realocados.

Horários de vacinação:

UNIDADEBAIRROHORÁRIO
UBS Dr. Adauto RibeiroParque dos Camargos8h -19h
UBS Amaro José de SouzaJardim Mutinga8h -19h
UBS Armado Gonçalves De Freitas**Atendimento provisório no Ginásio de Esportes Dalmo Martins Duarte – R. Padre Cícero Romão, 384 – Parque Imperial8h -19h
UBS Benedito De Oliveira Crudo**Atendimento provisório no Centro de Especialidades – R. Benedita Guerra Zendron, 225 – Vila São João8h -18h
UBS Dra. Katia KohlerEngenho Novo8h -18h
UBS Edini Cavalcanti ConsoliJardim Tupan8h – 18h
UBS Dra. Elisabete Izilda DulebaChácaras Marco8h – 16h
UBS Hélio BerzaghiJardim Paulista8h – 19h
UBS Hermelino Liberato FilhoJardim Belval8h – 19h
UBS João de SiqueiraJardim Reginalice8h – 16h
UBS José Francisco CaiabaAldeia de Barueri8h – 16h
UBS Júlio LizartVale do Sol8h – 18h
UBS Maria Francisca de MeloParque Viana8h – 18h
UBS Maria Magdalena MacedoJardim Santa Cecília8h – 16h
UBS Pastor José Roberto Rossi**Atendimento provisório na UBS Pedro Izzo – R. Everest, 26 – Jd. Esperança8h – 18h
UBS Pedro IzzoJardim Esperança8h – 19h
UBS Raquel Sandrini RuelaJardim Maria Helena8h – 16h
UBS Vince Nemeth**Atendimento provisório na UBS Edini Cavalcante Consoli – R. João Cabral de Melo Neto, s/nº – Jd. Tupan8h – 19h

Finais de semana e feriados
A UBS Benedito de Oliveira Crudo mantém a vacinação contra a Covid nos feriados e finais de semana das 8h às 17h.

Demais doses contra Covid
As UBSs também continuam aplicando a vacina contra a Covid-19 nos demais públicos aptos que ainda não tomaram ou não completaram o esquema vacinal. Confira abaixo os públicos preconizados:

– Primeira dose: disponível a todas as pessoas a partir de 5 anos de idade. 

– Segunda dose: disponível para pessoas a partir dos 5 anos nas seguintes condições: 
– Coronavac: 28 dias após 1ª dose; 
– AstraZeneca: 8 semanas (56 dias) após 1ª dose; 
– Pfizer: 21 dias após 1ª dose para pessoas com 18 anos ou mais; 56 dias para crianças de 5 a menores de 12 anos; 
– Janssen: 2 meses após 1ª dose  
– Terceira dose: disponível para pessoas com mais de 18 anos que tomaram a segunda dose há pelo menos 4 meses; 
– Pessoas com mais de 18 anos que tomaram a vacina da Janssen há pelo menos 2 meses da 1ª dose; 
– Pessoas com alto grau de imunossupressão com mais de 18 anos que tomaram a segunda dose há pelo menos 28 dias; 
– Quarta dose: disponível para pessoas imunossuprimidas com mais de 18 anos e que tenham tomado a terceira dose há 4 meses no mínimo. 

Nos casos da imunização em crianças, recomenda-se um intervalo de 15 dias entre a dose  contra a Covid e os demais imunizantes. 


Fonte: Divulgação/SECOM-Barueri – Foto: Arquivo/Fabio Rodrigues Pozzebom/Ag. Brasil

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Briga de torcedores do São Paulo e do Corinthians termina morte em Itapevi

0 0
Read Time:45 Second

Um torcedor do São Paulo foi morto após uma briga entre torcidas organizadas. Segundo a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, a Polícia Militar foi acionada na madrugada desta quinta-feira (23), na Avenida Presidente Vargas, região de Itapevi, na grande São Paulo, para atender a ocorrência de briga entre torcedores.

No local, foi acionado o Samu para atendimento de uma pessoa, que morreu. Na briga, ainda sete pessoas ficaram feridas. Os envolvidos na confusão foram conduzidos à delegacia de Itapevi e ainda estão prestando depoimentos.

O crime foi registrado após a partida entre Corinthians e Santos, pela Copa do Brasil, no estádio do alvinegro em Itaquera, zona leste da capital paulista, ocorrida na noite desta quarta-feira (22).

Leia também:


Por Ludmilla Souza – Repórter da Agência Brasil – Foto: Reprodução/Redes Sociais/Itapevi Agora

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Corinthians atropela Santos e abre boa vantagem na Copa do Brasil

0 0
Read Time:2 Minute, 21 Second

O Corinthians abriu ótima vantagem no confronto diante do Santos pelas oitavas de final da Copa do Brasil. Nesta quarta-feira (22), o Timão goleou o Peixe por 4 a 0 na Neo Química Arena, em São Paulo, no duelo de ida do confronto que vale um lugar nas quartas de final. Foi a primeira vitória corintiana em um clássico na temporada.

O Alvinegro da capital paulista avança à próxima fase mesmo se perder por três gols de diferença no jogo de volta, marcado para o dia 13 de julho, outra quarta-feira, às 21h30 (horário de Brasília), na Vila Belmiro, em Santos (SP). O Peixe necessita vencer por cinco ou mais gols no tempo normal para se classificar. Se o Alvinegro Praiano igualar o placar agregado, a vaga será definida nos pênaltis.

O duelo serviu, também, como prévia do clássico entre ambos pelo Campeonato Brasileiro. As duas equipes voltam a se encarar neste sábado (25), às 19h, outra vez na Neo Química Arena, pela 14ª rodada.

Clique aqui e saiba mais!

O Santos foi melhor nos primeiros dez minutos do clássico. A partir daí, o Corinthians dominou as ações da etapa inicial. Aos 19 minutos, o lateral Lucas Piton recebeu do atacante Willian e cruzou pela esquerda. A bola atravessou parte da área e o meia Gustavo Mantuan apareceu para concluir de primeira e abrir o placar.

Aos 27, Willian lançou Fagner pela direita. O lateral achou o volante Du Queiroz, que finalizou no meio da área. O chute desviou no meia Giuliano e foi para as redes do goleiro João Paulo. Amplamente superior, o Timão fez o terceiro aos 42 minutos, com o zagueiro Raul Gustavo, de cabeça, após escanteio batido por Willian.

No segundo tempo, o Corinthians diminuiu o ritmo, mas continuou mais perigoso. Aos 11 minutos, o árbitro Marcelo de Lima Henrique deu pênalti do zagueiro Kayky em Róger Guedes, mas voltou atrás ao revisar o lance e perceber a simulação do atacante. O mesmo VAR, porém, recomendou a expulsão de Vinícius Zanocelo cinco minutos depois, após disputa com Lucas Piton. Após analisar a jogada no vídeo, o árbitro entendeu que o volante acertou uma cotovelada no lateral e deu cartão vermelho ao santista.

Com um a menos, o Peixe se lançou ao ataque para diminuir o prejuízo, sem grandes riscos para o Corinthians. O Timão, por sua vez, ainda conseguiu aumentar a fatura com Giuliano. Aos 31 minutos, o meia ficou com a sobra de um escanteio e concluiu próximo à marca do pênalti, livre de marcação, definindo o marcador na Neo Química Arena.


Por Lincoln Chaves – Repórter da TV Brasil – Foto: Rodrigo Coca/Ag. Corinthians/Direitos Reservados

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Polícia Civil resgata mais de 50 cachorros em situação de maus tratos

0 0
Read Time:1 Minute, 2 Second

A Polícia Civil, por meio da Delegacia Seccional de Botucatu, prendeu uma mulher, de 63 anos, por praticar ato de abuso contra animais na manhã de terça-feira (21), na Vila dos Lavradores, em Botucatu.

Após uma denúncia enviada por meio de um ofício, equipes da unidade foram até local acompanhados de uma médica veterinária. 

Na residência, foram encontrados mais de 50 cães das raças sptiz alemão e maltês, sendo um deles uma cadeia gestante. O uso de animais para matriz é proibido no município se o proprietário não for cadastrado para desenvolver a atividade como criador.

Foram encontrados mais de 50 cães das raças sptiz alemão e maltês – Foto: Divulgação/Polícia Civil SP

Além do espaço reduzido, o local estava sujo e não havia água disponível para os cachorros, fato que qualifica maus tratos. Uma veterinária também constatou que parte dos cães estavam doentes e apáticos. 

Os animais foram levados para a Unesp. A mulher foi indiciada em flagrante com base no artigo 32 da Lei de Crimes Ambientais (9605/98) e encaminhada à Cadeia de Cesário Lange.

Leia também:


Por Amanda Paulo/SSP-SP – Fotos: Divulgação/Polícia Civil

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %
error: