Cidades se preparam para receber voto em trânsito a partir do dia 15

0 0
Read Time:1 Minute, 13 Second

A partir do dia 15 de julho, os municípios com eleitorado superior a 100 mil pessoas devem habilitar os locais de votação convencionais ou específicos para recebimento do voto em trânsito, que é permitido somente nessas localidades. A data está prevista no calendário eleitoral. 

A medida deve ser cumprida para permitir que o eleitor possa solicitar o voto em trânsito, cujo prazo começa no dia 18 e vai até 18 de agosto. Na ocasião, o cidadão poderá indicar o local onde pretende votar fora de seu domicílio eleitoral. 

O voto em trânsito é permitido somente para os eleitores que estão com o título regularizado. Quem estiver fora de seu estado, poderá votar somente para presidente da República. O eleitor que estiver fora de sua cidade, mas em um município localizado no mesmo estado, poderá votar para todos os cargos em disputa. 

Essa modalidade não vale para urnas eletrônicas instaladas no exterior, porém, o eleitor brasileiro que mora fora do país e estiver no Brasil poderá solicitar o voto em trânsito. 

O primeiro turno ocorrerá no dia 2 de outubro, quando os eleitores vão às urnas para eleger o presidente da República, governadores, senadores, deputados federais, estaduais e distritais. Um eventual segundo turno para a disputa presidencial e aos governos estaduais será em 30 de outubro. 

Leia também:


Por Agência Brasil – Foto: Abdias Pinheiro/SECOM-TSE

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Mega-Sena acumula e pagará R$ 27 Milhões na quarta-feira (13)

0 0
Read Time:33 Second

O concurso 2499 da Mega-Sena, realizado neste sábado (9), acumulou e pagará na próxima quarta-feira (13) prêmio estimado em R$ 27 milhões. As apostas podem ser feitas até as 19h. A aposta mínima custa R$ 4,50.

Concurso: 2.499
Números Sorteados: 11 – 19 – 38 – 47 – 56 – 59

A quina (cinco acertos) teve 30 apostas ganhadoras, com R$ 74.169,24 para cada uma delas. E a quadra (quatro acertos) registrou 3.158 apostas ganhadoras, com R$ 1.006,54 para cada uma.

Leia também:


Por Agência Brasil – Foto: Marcello Casal Jr/Ag. Brasil

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Itapevi abre processo seletivo para contratação de fisioterapeutas

0 0
Read Time:1 Minute, 15 Second

Na próxima segunda-feira (11), a Prefeitura de Itapevi inicia a contratação de novos fisioterapeutas para reforçar a rede municipal de saúde. Ao todo são oito vagas. O processo seletivo online começa às 8h e vai até as 17h da próxima sexta-feira (15).

Clique aqui e saiba mais!

O contrato tem duração de até um ano, permitida uma única prorrogação por igual período. O interessado em participar do processo seletivo deve acessar o link ( https://forms.gle/AB7CHjhktBnwbYS69 ) e anexar documentação comprobatória.

Devem ser entregues: ficha de inscrição online preenchida; documento de identidade (RG); CPF; curso de nível superior na área com especialização em Fisioterapia Respiratória e experiência em UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) e Ventilação Mecânica, com registro no órgão fiscalizador da profissão e comprovante de habilitação (última anuidade paga).

O salário é de R$3.581,93. A jornada de trabalho é de segunda a sexta-feira (6 horas diárias ou escala 12 por 60 horas). A carga horária é de 150 horas mensais.

O processo seletivo consiste na análise de currículo discriminando títulos e experiência profissional. O resultado será divulgado no dia 22 de julho, no Diário Oficial, que pode ser encontrado no site www.itapevi.sp.gov.br. Os selecionados serão contatados pelo Departamento de Gestão de Pessoas (DGP) da Prefeitura para entrega de documentos de admissão e realização de exames médicos.

Leia também:


Fonte/foto: Divulgação/SECOM-Itapevi

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Semana do Rock traz CPM 22 a Osasco

0 0
Read Time:1 Minute, 36 Second

A Semana do Rock 2022 começa domingo, 10/7, com apresentação da Banda CPM 22 no Centro de Eventos Pedro Bortolosso, a partir das 10h. A entrada é 1kg de alimento não perecível, que será destinado ao Fundo Social de Osasco.

A programação conta ainda com a participação das bandas: Plutão Já Foi Planeta, Dona Iracema, De And The Mentals, Falso Animal, Leso, Virgo, Bruma, Azoo, Galo Relógio e Anova.

No Centro de Eventos também haverá Espaço Gastronômico, Espaço Kids, Feira e muito mais.

No Dia Mundial do Rock, 13/7 (quarta-feira), às 18h30, haverá show com as bandas Os Inocentes e Six Rock no Centro de Eventos Pedro Bortolosso. A entrada é 1 kg de alimento não perecível.

Nos dias 16 e 17 de julho, os shows acontecerão em palcos montados em Presidente Altino e Rochdale, respectivamente. As atrações e os locais ainda estão sendo definidos e serão divulgados em breve.

A Semana do Rock é uma realização da Orangeira Rock Fest e tem apoio da Secretaria de Cultura da Prefeitura de Osasco. O evento integra as comemorações dos 60 anos de aniversário de Osasco.

Mais informações na Secretaria de Cultura pelo telefone (11) 2383-6199

Serviço

Dia: 10/7 – Abertura da Semana do Rock 2022

Horário: a partir das 10h

Local: Centro de Eventos Pedro Bortolosso

Endereço: Avenida Visconde de Nova Granada, 513 – Km 18

Diversas atrações: CPM 22 (principal) e convidados

Entrada: 1 kg de alimento não perecível

Dia 13/7 – Os Inocentes e Six Rock

Local: Centro de Eventos Pedro Bortolosso

Avenida Visconde de Nova Granada, 513 – Km 18

Horário: 18h30

Entrada: 1 kg de alimento não perecível

Palco de rua com shows gratuitos

16/7 (Presidente Altino) – atração ainda a definir

17/7 (Rochdale) – atração ainda a definir

Leia também:


Por Olga Liotta/SECOM-Osasco – Imagem: Divulgação/SECOM-Osasco

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Prefeitura de São Paulo cancela Esquenta Carnaval 2022

0 0
Read Time:1 Minute, 59 Second

A prefeitura de São Paulo anunciou ontem (7) o cancelamento do Esquenta Carnaval 2022, marcado para 16 e 17 de julho, por falta de patrocínio. A festa tinha sido planejada após diversas reuniões com representantes de blocos carnavalescos que pediram para fazer o evento fora de época, devido ao cancelamento por causa da pandemia de covid-19.

Segundo a prefeitura, todo o planejamento feito para a ocorrência em julho tinha como objetivo chegar a um modelo viável, em curto espaço de tempo. Para obter patrocínio, a prefeitura lançou um edital, com pregão realizado em 17 de junho e lance mínimo de R$ 10 milhões, para atender aos 300 blocos que manifestaram interesse em participar. Ontem (7), foi realizado um novo pregão no valor de R$ 6 milhões para readequar a proposta ao número de 216 blocos habilitados.

“Entretanto, em nenhuma das ocasiões, houve interesse de empresas privadas no financiamento do evento. A Secretaria Municipal de Cultura será a organizadora do Carnaval 2023 e formará uma comissão representativa com os blocos de rua para que, no próximo ano, o evento seja o maior e melhor carnaval de rua da história”, diz a nota da prefeitura.

Grupo Ocupa Carnaval de Rua

Por meio de nota, o grupo Ocupa Carnaval de Rua – SP, mostrou descontentamento com a decisão e solicitou que a prefeitura forme a comissão de carnaval com membros de blocos e coletivos para iniciar imediatamente o planejamento do Carnaval 2023. O grupo classificou a decisão como uma expressão do “repúdio aos artistas populares que se dedicam ao Carnaval de Rua” e disse ter sabido da decisão por meio da imprensa.

“A prefeitura tomou nosso tempo com reuniões, a secretária afirmou que caso não houvesse investimento privado a prefeitura arcaria com o custo do evento, no entanto, mais uma vez somos deixados a deriva, sendo informados via mídia”, diz a nota publicada nas redes sociais do Ocupa Carnaval de Rua – SP.

O fundador e coordenador do Fórum de Blocos São Paulo, Zé Cury, disse que espera a comunicação oficial da prefeitura sobre o cancelamento para se pronunciar.

Leia também:


Por Flávia Albuquerque – Repórter da Agência Brasil – Foto: Edson Lopes Jr/Pref. de São Paulo

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Feriado de 9 de julho em São Paulo altera funcionamento de serviços

0 0
Read Time:2 Minute, 7 Second

Os serviços públicos municipais e estaduais terão funcionamento alterado na cidade de São Paulo neste sábado (9), feriado estadual da Revolução Constitucionalista de 1932. O feriado não foi um dos antecipados para ajudar a segurar a contaminação pela covid-19. Não estarão abertos os centros de Atenção Psicossocial (Caps) III, a Divisão de Vigilância em Zoonoses (DVZ), a Divisão de Vigilância Epidemiológica (DVE), o LabZoo, o Centro de Controle de Intoxicações e a Central de Regulação.

As AMA/UBS Integradas da capital paulista estarão abertas das 7h às 19h para pronto atendimento e vacinação contra Influenza, covid-19, sarampo entre outras doenças. As unidades de Pronto Atendimento (UPA), prontos-socorros e hospitais municipais, além do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também funcionam normalmente.

O Bom Prato terá seis unidades abertas durante o sábado de feriado. Funcionam normalmente durante o café da manhã, almoços e jantares as unidades do Brás, Campos Elísios, Lapa, 25 de Março, Guaianases e São Mateus do Bom Prato. Essas unidades também funcionarão no domingo (10). O café da manhã, que têm o custo de R$ 0,50, é servido a partir das 7h. O serviço de almoço, no valor de R$ 1, começa a partir das 10h30, especialmente para idosos, e às 11h ao público em geral. Os jantares, também com o preço de R$ 1, são servidos a partir das 17h.

Transporte

As linhas de trem controladas pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) será equivalente à de domingo. Os trens das Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, operadas pela ViaMobilidade, funcionarão normalmente ao longo do feriado. No Metrô as linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata funcionarão com trens reserva para atender a demanda de passageiros, caso seja necessário. Na linha privatizada 4-Amarela, a operação será igual à de domingo. Na linha 5-Lilás, a circulação será normal para um sábado.

As linhas da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) de São Paulo seguirão os horários de domingos. Já os serviços da São Paulo Transporte (SPTrans) não sofrerão alteração e tanto a operação dos ônibus quanto os postos de venda e atendimento funcionarão como todos os sábados.

Os postos do Poupatempo estarão fechados durante o feriado de 9 de julho em todo o estado de São Paulo, mas os serviços digitais continuarão disponíveis no site. As agências dos Correios também não estarão abertas.

Leia também:


Por Flávia Albuquerque – Repórter da Agência Brasil – Foto: Rovena Rosa/Ag. Brasil

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

PF prende suspeito de participação nas mortes de Bruno e Dom Phillips

0 0
Read Time:2 Minute, 6 Second

A Superintendência da Polícia Federal (PF) no Amazonas deteve o peruano Rubens Villar Coelho por suspeita de envolvimento nos assassinatos do indigenista Bruno Pereira e do jornalista britânico Dom Phillips.

Conhecido como Colômbia e também suspeito de participação no narcotráfico, Coelho já vinha sendo apontado como um dos supostos envolvidos no crime ocorrido no início de junho. Há pelo menos um mês, diversas reportagens de diferentes veículos de imprensa citam o peruano como um dos possíveis mandantes do assassinato.

A PF realiza coletiva de imprensa às 11h (horário de Brasília) para fornecer detalhes sobre a prisão de Coelho e demais informações sobre as investigações em curso para esclarecer o crime.

Bruno e Phillips foram mortos no início do mês de junho, quando viajavam, de barco, pela região do Vale do Javari. Localizada próxima à fronteira brasileira com o Peru e a Colômbia, a região abriga a Terra Indígena Vale do Javari, a segunda maior do país, com mais de 8,5 milhões de hectares (cada hectare corresponde, aproximadamente, às medidas de um campo de futebol oficial). A área também abriga o maior número de indígenas isolados ou de contato recente do mundo.

A dupla foi vista pela última vez enquanto se deslocava da comunidade de São Rafael para a cidade de Atalaia do Norte (AM), onde se reuniria com lideranças indígenas e de comunidades ribeirinhas. Os corpos só foram resgatados dez dias depois. Eles estavam enterrados em uma área de mata fechada, a cerca de 3 quilômetros da calha do Rio Itacoaí.

Colaborador do jornal britânico The Guardian, Dom se dedicava à cobertura jornalística ambiental – incluindo os conflitos fundiários e a situação dos povos indígenas – e preparava um livro sobre a Amazônia. Pereira já tinha ocupado a Coordenação-Geral de Índios Isolados e Recém Contatados da Fundação Nacional do Índio (Funai) antes de se licenciar e passar a trabalhar para a União dos Povos Indígenas do Vale do Javari. Por sua atuação em defesa das comunidades indígenas e da preservação do meio ambiente, recebeu diversas ameaças de morte.

Ao menos oito pessoas estão sendo investigadas por possível participação no duplo assassinato e na ocultação dos cadáveres. Três dos suspeitos estão presos: Amarildo da Costa Oliveira, conhecido como Pelado, Jefferson da Silva Lima e Oseney da Costa de Oliveira, conhecido como Dos Santos.


Por Alex Rodrigues – Repórter da Agência Brasil – Foto: Ueslei Marcelino/Ag. Brasil/Direitos Reservados

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Operação conjunta entre Semurb, GCM e PM busca combater embriaguez no trânsito

1 0
Read Time:2 Minute, 24 Second

Combater ocorrências de trânsito (sinistros), principalmente envolvendo embriaguez ao volante: essa foi a intenção de mais uma operação conjunta entre a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semurb), a Guarda Civil Municipal (ligada à Secretaria de Segurança Urbana e Defesa Social) de Barueri e a 5ª Cia do 20º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano, realizada na terça-feira, dia 5 de julho.

É a segunda vez que a “Operação Direção Segura” acontece na cidade recentemente, a primeira foi no dia 25 de junho. O foco principal foram os motociclistas, mas a fiscalização incluiu todos os tipos de veículos.

Dentre as várias abordagens realizadas nas duas ocasiões, foram lavradas autuações por ambas corporações e apreensão de veículo. A ação, no entanto, tem cunho educativo e preventivo e busca reduzir sinistros de trânsito, especialmente envolvendo embriaguez ao volante.

“Operação Direção Segura” é realizada em Barueri – Foto: Divulgação/SECOM-Barueri

Álcool e volante não combinam
A Operação manteve uma atenção especial em identificar motoristas possivelmente alcoolizados, por isso houve controle de alcoolemia com uso do bafômetro. Conscientizar sobre os perigos do consumo de álcool e outras substâncias que comprometem a capacidade dos motoristas é preocupação permanente da Semurb.

“Conduzir veículo automotor com capacidade psicomotora alterada em razão da influência de álcool ou de outra substância psicoativa” fere o artigo 306 do CTB (Código de Trânsito Brasileiro) e pode levar a detenção de seis meses a três anos, multas e suspensão ou proibição para dirigir.

Mistura explosiva
O secretário de Mobilidade Urbana, Valter de Oliveira, faz questão de ressaltar o perigo que a ingestão de bebidas alcoólicas e outras substâncias representa quando se pretende dirigir. “Bebida e direção geram uma mistura explosiva que nunca deve ser combinada. A embriaguez reduz os reflexos, tornando-os mais lentos. Diminui a capacidade reativa e aumenta a sensação de liberdade, que é extremamente perigosa para uma direção segura”, frisa.

Valter ainda completa: “a Lei não proíbe as pessoas de beberem, mas proíbe a ingestão de álcool seguida de direção. A melhor e única regra a ser respeitada: se for beber, jamais dirija!”.

Sinistros
A preocupação da Semurb com relação aos sinistros de trânsito não é à toa, afinal, pode custar a vida das pessoas.

De acordo com relatório parcial elaborado pela Secretaria, só no primeiro semestre de 2022, em Barueri, foram registrados 745 sinistros. Desses, 393 envolveram vítimas, das quais 14 foram fatais. 

Dessas 14 ocorrências fatais, 12 envolveram motocicletas. As possíveis causas dos acidentes que levaram pessoas a óbito apontam, principalmente, excesso de velocidade, incluindo outros tipos de desrespeito às regras de trânsito, e alterações físicas causadas por possível embriaguez.

Mais operações como esta devem ocorrer. Segundo a Semurb, a ideia é que pelo menos uma vez por semana a ação se repita em pontos estratégicos da cidade.

Leia também:


Fonte/foto: Divulgação/SECOM-Barueri

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Sul-Americana: São Paulo confirma classificação com goleada

0 0
Read Time:1 Minute, 12 Second

O São Paulo confirmou a classificação para as quartas de final da Copa Sul-Americana após golear a Universidad Católica (Chile) por 4 a 1, na noite desta quinta-feira (7) no estádio do Morumbi, na partida de volta das oitavas da competição.

Agora, na próxima fase o time do Morumbi terá pela frente um confronto brasileiro com o Ceará.

Mesmo com a boa vantagem obtida na última semana, após vitória por 4 a 2 fora de casa, o time de Rogério Ceni buscou o gol desde o início, e abriu o placar logo aos 11 minutos, quando Patrick cruzou rasteiro para Luciano bater de primeira. O segundo veio um pouco antes do intervalo, em gol em cobrança de pênalti de Eder.

Com a boa vantagem, o São Paulo começou a substituir algumas peças para as poupar para o prosseguimento da temporada. Porém, a equipe do Morumbi continuou melhor e ampliou o placar com gols dos garotos João Moreira e Rodriguinho. No fim a Católica marcou o gol de honra com o lateral Fuenzalida.

Agora, o Tricolor se concentra no Brasileiro, onde pega o Atlético-MG no domingo (10) no Mineirão.

Leia também:


Por Agência Brasil – Foto: Rubens Chiri/saopaulofc.net

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Postos anunciarão preço de combustível válido antes da redução do ICMS

0 0
Read Time:1 Minute, 25 Second

A partir desta quinta-feira (7), os postos de combustíveis de todo país estão obrigados a divulgar, de forma “correta, clara, precisa, ostensiva e legível”, os preços dos combustíveis que eram cobrados, em cada empresa, no dia 22 de junho de 2022, “de modo que os consumidores possam compará-los com os preços praticados no momento da compra”.

A determinação, com vigência até 31 de dezembro de 2022, consta do decreto nº 11.121, publicado no Diário Oficial da União de hoje.

Com a medida, o governo pretende possibilitar ao consumidor comparar o preço atual com o que era cobrado antes de vigorar a lei que não permite às unidades federativas cobrar o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) com percentual acima da alíquota de 17% ou 18%, dependendo da localidade. A lei foi sancionada no dia 24 de junho.

O decreto publicado hoje destaca,  ainda, que os donos dos postos deverão informar também, em separado, o valor aproximado relativo ao Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS); o valor relativo à Contribuição para os Programas de Integração Social e de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PIS/Pasep); e à Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social – Cofins; e, ainda, o valor relativo à Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico incidente sobre a importação e a comercialização de petróleo e seus derivados, gás natural e seus derivados, e álcool etílico combustível (Cide-combustíveis).

Leia também:


Por Pedro Peduzzi – Repórter da Agência Brasil – Foto: Fernando Frazão/Ag. Brasil

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %
error: