PT oficializa chapa Lula-Alckmin para disputar a Presidência

0 0
Read Time:2 Minute, 25 Second

O PT e a federação partidária Brasil da Esperança (PT, PCdoB e PV) oficializaram hoje (21) a candidatura do ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, para concorrer às eleições presidenciais de outubro. Também foi formalizada a participação do ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin como vice-presidente, na chapa que concorrerá a uma vaga no Planalto neste ano.

Durante a convenção partidária, que ocorreu a portas fechadas em um hotel na capital paulista, o PT aprovou ainda a coligação com o PSB, Solidariedade e a federação PSOL-Rede. Lula e Alckmin não participaram do evento, porque estavam cumprindo agenda no Recife. “Aprovamos nossa coligação de sete partidos e também delegamos à Executiva Nacional da federação poderes para discussão com outros partidos que possam querer integrar nossa coligação”, disse a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann.

Segundo ela, no encontro, também foram discutidas a conjuntura política atual do país e a importância da construção de uma unidade no campo político que o grupo representa. “E óbvio que tiramos como meta a ampliação desse movimento político. O momento que vivemos no país é muito difícil e essa não é uma eleição normal como as outras. Esta eleição traz elementos duros para a democracia brasileira.”

Perfil

Luiz Inácio Lula da Silva, de 76 anos, foi presidente da República por dois mandatos a partir de 2003, depois de ser eleito em 2002, em disputa no segundo turno das eleições com José Serra. Em 2006, ele venceu Geraldo Alckmin e foi reeleito ao cargo. A primeira vez que disputou a Presidência foi em 1989, sendo derrotado por Fernando Collor de Melo. Tentou mais duas vezes, em 1994 e 1998, quando perdeu para Fernando Henrique Cardoso nas duas tentativas. Lula nasceu em Garanhuns (PE) e iniciou sua trajetória política como sindicalista em 1966.

Em 2017, Lula foi condenado a nove anos e seis meses de prisão por corrupção e lavagem de dinheiro. Em 2018, teve a prisão decretada pelo então juiz Sergio Moro. Em 2021, o ministro do Supremo Tribunal Federal Edson Fachin anulou as condenações, por entender que a 13ª Vara Federal em Curitiba não tinha competência legal para julgar as acusações, tornando Lula elegível. No mesmo ano, o plenário do Supremo confirmou a decisão.

Geraldo Alckmin, que nasceu em Pindamonhangaba, no interior paulista, tem 68 anos, é médico e professor. Foi governador de São Paulo de 2001 a 2006 e de 2011 a 2018, comandando o governo paulista por mais tempo desde a redemocratização do Brasil. Atualmente é professor universitário no curso de medicina da Universidade Nove de Julho e é membro da Academia de Medicina de São Paulo.

Leia também:


Por Flávia Albuquerque – Repórter da Agência Brasil – Foto: Rovena Rosa/Ag. Brasil

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Consumidor ganha canal para denunciar telemarketing abusivo

0 0
Read Time:1 Minute, 15 Second

Os brasileiros ganharam mais um canal direto para denunciar empresas de telemarketing que insistem na prática abusiva no contato com o consumidor. Com a determinação do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) de combater o problema, foi disponibilizado um canal na internet, onde a pessoa pode fazer a denúncia.

“No formulário eletrônico, os consumidores devem inserir, entre outras informações, a data e o número de origem da chamada com DDD (discagem direta a distância – quando houver), o nome do telemarketing ou qual empresa representa e se foi dada permissão para a oferta de produtos e serviços”, informou o Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Processo

Acrescentou que as denúncias serão apuradas pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e encaminhadas aos Procons (Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor) de todo o país para que sejam analisadas e aberto eventual processo administrativo pelo descumprimento da medida.

No início desta semana, as atividades de telemarketing abusivo de 180 empresas brasileiras foram suspensas por decisão da Senacon e dos Procons. “A medida tem o objetivo de pôr fim às ligações que oferecem produtos ou serviços sem autorização dos consumidores”, explicou o ministério.

A decisão de suspender foi tomada com base na quantidade de reclamações registradas no Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec) e no portal consumidor.gov.br nos últimos três anos.

Leia também:


Por Agência Brasil – Foto: Tânia Rêgo/Ag. Brasil

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Corridas de rua alteram trânsito e itinerário de ônibus na capital paulista

0 0
Read Time:6 Minute, 21 Second

A competição de rua, um dos esportes mais populares do mundo, tem uma crescente demanda na cidade de São Paulo, por provas com estrutura profissional. Neste próximo domingo (24), a capital sediará duas corridas de rua. No entorno do Vale do Anhangabaú, no Centro, será realizada a 5ª Corrida Mulher-Maravilha. Na Zona Sul, acontece a 2ª edição do JK Iguatemi 2022 – Santander Track&Field Run Series com largada e chegada no Shopping JK Iguatemi e o percurso na marginal Pinheiros.

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), irá monitorar o trânsito na região do percurso e a a SPTrans alterará o itinerário de linhas que passam pelas vias a serem interditadas.

Esses dois eventos fazem parte do calendário de competições de rua da Secretaria de Esportes e Lazer (SEME). Até o final do ano serão mais 67 provas, nas quais espera-se a participação de milhares de pessoas. O destaque do calendário fica para 97ª Corrida Internacional de São Silvestre na manhã do dia 31 dezembro pelas ruas do Centro e na avenida Paulista.

Clique aqui e saiba mais!

5ª Corrida Mulher-Maravilha

A corrida temática com personagem da Warner/DC Comics será realizada pelas ruas do centro histórico da Cidade, com partida prevista para às 7h na rua Líbero Badaró, no Vale do Anhangabaú. Serão 6 km de corrida ou caminhada, que as cerca de 11 mil mulheres participantes terão que percorrer.

A CET vai monitorar o trânsito das 6h às 10h na região do percurso, nas seguintes vias:

• Rua Líbero Badaró, Viaduto do Chá, Rua Coronel Xavier de Toledo (Contra Fluxo), Rua da Consolação (Contra Fluxo), Viaduto Nove de Julho (pista da esquerda), Viaduto Jacareí (pista da esquerda), Rua Maria Paula (pista da esquerda), Av. Brigadeiro Luis Antonio (Contra Fluxo), Rua Cristóvão Colombo (Contra Fluxo), Rua Benjamim Constant, Rua Quintino Bocaiúva (área de pedestres), Rua Direita (área de pedestres), Pça. Da Sé (Contra Fluxo), Rua Boa Vista, Largo de São Bento, Viaduto Santa Ifigênia, Av. Cásper Líbero (sentido bairro), Av. Cásper Líbero (sentido centro com retorno na Rua Beneficência Portuguesa), Rua Santa Ifigênia (Contra Fluxo), Av. Ipiranga (pista da esquerda), Av. Rio Branco (sentido centro no Contra Fluxo), Av. Rio Branco (sentido bairro no Contra Fluxo com retorno no Largo Paiçandu), Av. Ipiranga (pista da esquerda), Av. São Luis (pista da esquerda), Rua da Consolação, Rua Cel Xavier de Toledo, Rua Sete de Abril, Rua Conselheiro Crispiniano e Av. São João (Contra Fluxo) até o Pq. Anhangabaú.

Haverá interdições da Rua Boa Vista a partir das 3h; da Rua Cel. Xavier de Toledo às 5h e os demais bloqueios viários às 6h. A previsão de liberação total do viário é às 10h.

Como alternativas, a CET sugere a “Rótula Central” da cidade que são: Av. Ipiranga, Av. São Luís, Vd. Nove de Julho, Vd. Jacareí, Rua Maria Paula, até então todos pela pista da direita, Vd. Dona Paulina, Praça Doutor João Mendes, Rua Anita Garibaldi, Av. Rangel Pestana, Vd. 25 de Março, Rua da Figueira, Av. Mercúrio, Av. Senador Queiroz retornando à Av. Ipiranga.

Linhas de ônibus

Devido aos bloqueios de algumas vias, a SPTrans terá que alterar o itinerário de 57 linhas na região central, das 6h às 10h.

STFRS JK Iguatemi 2022

No domingo também acontece a 2ª edição do JK Iguatemi 2022 – Santander Track&Field Run Series com a largada na Marginal do Rio Pinheiros, defronte ao Parque do Povo. O percurso será também Marginal do Rio Pinheiros, sentido Castelo Branco, na pista expressa entre as pontes Transamérica e Cidade Jardim (Eng.º Roberto R. Zuccolo).
Serão provas de 5 km e 10 km, a partir das 6h30 com a participação de cerca de 3 mil corredores. O Santander Track&Field Run Series é o maior circuito de corrida de rua da América Latina em número de provas.

Os percursos das corridas serão:

– 5k – Largada: Marginal Pinheiros, pista expressa, sentido Castelo Branco, altura da Av. Pres. Juscelino Kubitschek (contrafluxo), retorno na altura da Ponte Octávio F. Oliveira, Av. Marginal do Rio Pinheiros, pista expressa, sentido Castelo Branco (fluxo) até a altura da Av. Pres. Juscelino Kubitschek (chegada);

– 10k – Largada: Av. Marginal do Rio Pinheiros, pista expressa, sentido Castelo Branco altura da Av. Pres. Juscelino Kubitschek (contrafluxo), retorno na altura da Ponte Transamérica, Av. Marginal do Rio Pinheiros, pista expressa, sentido Castelo Branco (fluxo) até altura da Av. Pres. Juscelino Kubitschek (chegada).

Trânsito

Como a competição ocorrerá na pista central da Marginal, não haverá interferências nas linhas de ônibus.
A CET elaborou esquema especial de operação de trânsito, objetivando minimizar o impacto gerado nas vias do percurso e imediações.

Os bloqueios no trânsito ocorrerão das 2h às 11h, nas seguintes vias.

– Av. Marginal do Rio Pinheiros, pista expressa, sentido Castelo Branco, entre Ponte Transamérica e Ponte Cidade Jardim – (Eng.º Roberto R. Zuccolo)

– Acesso da Av. João Dias, sentido centro, à pista expressa da Av. Marginal do Rio Pinheiros, sentido Castelo Branco, pela Ponte Velha João Dias.

– Acesso da Ponte Edson de Godoy Bueno (Ponte Itapaiúna), à pista expressa da Av. Marginal do Rio Pinheiros, sentido Castelo Branco.
– Ponte Octávio Frias de Oliveira (Ponte Estaiada), sentido Marginal.
– Viaduto José Bonifácio C. Nogueira, sentido Marginal.
– Viaduto República da Armênia, sentido único.
– Viaduto Marcelo Figueiredo Portugal Gouvêa.

Caminhos alternativos

Região Santo Amaro para o Itaim:

– Ponte João Dias, sentido Centro, e Av. das Nações Unidas, pista local da Marginal Pinheiros, sentido Castelo Branco ou;

– Av. João Dias, sentido Centro, à esquerda na R. Laguna, Av. Cecília Lottenberg, R. José Guerra, Av. Cecília Lottenberg, Av. Dr. Chucri Zaidan, Av. Eng. Luís Carlos Berrini, à direita na Praça Soneto, à esquerda na R. Guararapes e Av. das Nações Unidas, pista local da Av. Marginal do Rio Pinheiros, sentido Castelo Branco.

Desvios

– Via bloqueada: Av. Marginal do Rio Pinheiros, pista expressa e seus acessos, sentido Castelo Branco, entre Ponte Transamérica e Ponte Cidade Jardim – Eng.º Roberto R. Zuccolo.

Opção: Av. das Nações Unidas, pista local da Av. Marginal do Rio Pinheiros, sentido Castelo Branco.

– Via bloqueada: Acesso da Av. João Dias, sentido Centro, à pista expressa da Marginal Pinheiros, sentido Castelo Branco, pela Ponte Velha João Dias.
Opção: Ponte João Dias, sentido Centro e Av. das Nações Unidas, pista local da Av. Marginal do Rio Pinheiros, sentido Castelo Branco.

– Via bloqueada: Acesso da Ponte Edson de Godoy Bueno (Ponte Itapaiúna), à pista expressa da Av. Marginal do Rio Pinheiros, sentido Castelo Branco.
Opção: Acesso da Ponte Edson de Godoy Bueno (Ponte Itapaiúna) para a Av. das Nações Unidas, pista local da Av. Marginal do Rio Pinheiros, sentido Castelo Branco.

– Via bloqueada: Ponte Octávio Frias de Oliveira (Ponte Estaiada), sentido Marginal.
Opção: Av. Jorn. Roberto Marinho, sentido Marginal, Av. Dr. Chucri Zaidan, sentido Morumbi, Ponte Morumbi

– Caio Pompeu de Toledo, R. Francisco Tramontano, Av. Dr. Alberto de Oliveira Lima e Av. Magalhães de Castro, pista local da Marginal Pinheiros, sentido Interlagos.

– Via bloqueada: Viaduto José Bonifácio C. Nogueira, sentido Marginal.
Opção: Av. Jorn. Roberto Marinho, sentido Marginal e Av. das Nações Unidas, pista local da Av. Marginal do Rio Pinheiros, sentido Castelo Branco.
– Via bloqueada: Viaduto República da Armênia.
Opção: Av. dos Bandeirantes, sentido Marginal e Av. das Nações Unidas, pista local da Av. Marginal do Rio Pinheiros, sentido Castelo Branco.

– Via bloqueada: Viaduto Marcelo Figueiredo Portugal Gouvêa.
Opção: Faixas à esquerda da canalização do trecho bloqueado.

Recursos materiais

Serão realizados pontos de bloqueio e desvio, utilizando-se 218 cavaletes, 110 cilindros, 24 sinalizadores noturno, 05 faixas de vinil, 04 viaturas da CET e 16 viaturas de apoio ao trânsito.


Fonte/foto: Divulgação/SECOM-Pref. de São Paulo

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Saúde incorpora ao SUS medicamento para tratamento de osteoporose

0 0
Read Time:1 Minute, 15 Second

O Ministério da Saúde (MS) decidiu incorporar na lista de medicamentos oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) o ácido zoledrônico. Medicamento é usado para o tratamento de pacientes com osteoporose que apresentam intolerância ou dificuldades de deglutição dos bisfosfonatos orais. A portaria foi publicada hoje (21) no Diário Oficial da União (DOU).

A incorporação do medicamento atende a uma recomendação da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias (Conitec) do MS. Segundo a portaria, o medicamento deverá ser oferecido à população no SUS no prazo máximo de 180 dias.

A osteoporose atinge o metabolismo dos ossos, diminuindo a massa óssea e comprometendo a estrutura dos tecidos responsáveis pela formação dos ossos. A doença é a principal causa de fratura em pessoas acima de 50 anos.

O Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) do MS já disponibiliza no âmbito do SUS o uso de Vitamina D e Cálcio, raloxifeno, estrógenos conjugados, calcitonina (spray nasal) e os bisfosfonatos orais (alendronato e risedronato) para o tratamento de pacientes com osteoporose.

De acordo com a Conitec, a incorporação do ácido zoledrônico se deve, entre outras razões, a sua alta capacidade de se ligar ao osso mineralizado. Ao ser administrado, o medicamento age rapidamente no osso, inibindo o desequilíbrio entre a reabsorção de cálcio e a remodelação óssea.

Leia também:


Por Luciano Nascimento – Repórter da Agência Brasil – Foto: Marcello Casal Jr/Ag. Brasil

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Brasil reconhece Maria Lenk como a patrona da natação brasileira

0 0
Read Time:3 Minute, 28 Second

A natação brasileira tem, a partir de hoje (20), a sua patrona: Maria Lenk, a primeira nadadora brasileira a estabelecer um recorde mundial. A homenagem, à única brasileira a integrar o hall da fama da natação na Flórida, foi feita por meio de ato do Poder Legislativo, que aprovou a Lei 14.418, sancionada e publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira.

As primeiras braçadas de Maria Lenk foram dadas com a ajuda do pai, o alemão Lui Paul Lenk, aos 10 anos de idade, no Rio Tietê, para fortalecer os pulmões após ela ter sobrevivido a uma pulmonia dupla.

Nadando pelo Flamengo, Maria Lenk deu ao clube diversos títulos. Teve papel relevante para a popularização do nado borboleta no país, tendo sido a primeira mulher a competir nessa modalidade durante os Jogos Olímpicos de 1936, em Berlim, na Alemanha.

Los Angeles

Nascida em São Paulo, em 15 de janeiro de 1915, Maria Lenk participou de seus primeiros Jogos Olímpicos aos 17 anos, nas Olimpíadas de Los Angeles, em 1932. Foi a única mulher entre os 82 atletas da delegação; e a primeira sul-americana a disputar uma competição olímpica.

Inexperiente, teve participação tímida, ficando em 20º lugar nos 100 m livre; em 11º nos 200 m peito; e tendo sido desclassificada nos 100m costas.

Ao retornar das olimpíadas, teve destaque ao vencer quatro edições da prova Travessia de São Paulo a Nado, em um percurso de pouco mais de 5 quilômetros entre a Ponte da Vila Maria e o Clube Espéria.

Jogos de Berlim

Em 1936, nas Olimpíadas de Berlim, aos 21 anos, já não era a única mulher da delegação brasileira. Sua participação foi prejudicada devido a problemas no ombro, adquiridos em meio a treinamentos pesados para compensar a falta de treino durante a viagem de navio até a Alemanha. Acabou com uma singela 13ª colocação nos 200m peito.

“Na competição realizada na Alemanha nazista, o pioneirismo de Maria Lenk manifestou-se novamente. A brasileira inovou fazendo a recuperação do braço no nado peito por fora da água, como também fez o norte-americano Hebert Higgins.

Nascia ali o nado borboleta, que só seria oficializado como estilo olímpico pela Federação Internacional de Natação (FINA), em 1956”, detalha o Comitê Olímpico Brasileiro (COB), na biografia da nadadora.

Grandes feitos

Foi no ano de 1939 que Maria Lenk registrou seus grandes feitos, ao bater o recorde mundial dos 400 m peito com o tempo de 6m16s durante uma competição no Clube de Regatas Botafogo; e ao bater também o recorde mundial para os 200m peito, com o tempo de 2m56s, marca que superava o recorde masculino da prova, que era 2m59s, tornando-se “a primeira atleta brasileira a estabelecer um recorde mundial”, relata o COB.

Após algumas pausas no esporte, a nadadora voltou a bater outros recordes, quando já competindo entre os masters. No total, foram 40 recordes mundiais nessa modalidade.

Hall da fama

Em 1988, Maria Lenk se tornou a primeira atleta do Brasil a entrar Swimming Hall of Fame, da Federação Internacional de Natação (Fina), quando foi homenageada com o Top Ten da entidade máxima do esporte, sendo considerada uma das dez melhores nadadoras master do mundo.

Em 2002, ela recebeu, das mãos de Juan Antonio Samaranche, o Colar Olímpico. Com isso, tornou-se a primeira brasileira a ser condecorada com a mais alta honraria do Comitê Olímpico Internacional (COI).

“Se despediu, nadando”

Até o final da vida ela mantinha o hábito de nadar 1.500 metros todos os dias, motivo pelo qual conseguia ter boa saúde apesar a osteoporose.

“No dia 16 de abril de 2007, ela saiu de casa pela manhã, caminhou até o clube e mergulhou na piscina do Flamengo, sem saber que aquele seria o seu último treino. Enquanto nadava, sua artéria aorta se rompeu devido a um aneurisma, provocando uma enorme hemorragia no mediastino. No silêncio azul da água da piscina, Maria Lenk se despediu, nadando”, descreve o COB em relato sobre seu falecimento, aos 92 anos.


 Por Pedro Peduzzi – Repórter da Agência Brasil – Foto: Arquivo/Ag. Brasil

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Artistas locais se apresentam no palco do Arraiá de Barueri

1 0
Read Time:1 Minute, 23 Second

Em Barueri, as festas juninas vão até a última semana de julho. O Arraiá de Barueri, que acontece no sábado (23) e domingo (24), promete movimentar a cidade neste fim de semana.

As principais atrações são Gustavo Mioto e Xande de Pilares, mas artistas locais e alunos das oficinas de artes da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult) também serão destaque no evento.

No sábado, às 16h, 150 alunas do curso de danças brasileiras sobem ao palco com uma série de coreografias em homenagem às festas juninas. Os figurinos do show foram produzidos pelas crianças com a ajuda da professora Charlene Gomides.

Na sequência, às 18h, sobe ao palco o Forró Pede +, com Zé Elias, Erizana Sallys e JM dos Teclados. Nascido em 2009, o grupo já abriu shows de grandes nomes, como Marília Mendonça e Gustavo Lima. No repertório, composições próprias como “Astrinha do Papai” e sucessos de outros autores vão esquentar a galera para a entrada de Gustavo Mioto às 20h.

No domingo, a festa começa às 16h30 com o Pagode do Zóio. O cantor é um dos grandes nomes do samba e do pagode de Barueri. Já passou por diversos grupos musicais, mas há cinco anos começou um projeto solo que vem ganhando destaque. Zóio, que já cantou com Xande de Pilares, vai agitar o público até a entrada do astro às 18h.

O Arraiá de Barueri é imperdível para quem gosta de festa e alegria. Quem quiser conferir é só chegar em frente ao ginásio de esportes José Corrêa, na Avenida Guilherme Perereca Guglielmo. Sábado (23), a partir das 16h, e domingo (24), a partir das 16h30.


Fonte/foto: Divulgação/SECOM-Barueri

Happy
Happy
100 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Fundação Pró-Sangue de SP está com estoque baixo para tipos negativos

0 0
Read Time:1 Minute, 19 Second

O mês de julho, historicamente, é preocupante para os estoques de sangue. Temperaturas mais baixas e férias escolares estão entre os fatores que contribuem para afastar doadores.

A Fundação Pró-Sangue de São Paulo chama atenção para os tipos sanguíneos em situação de emergência: o O negativo, AB negativo, B negativo e O positivo.

Segundo a fundação, volume coletado é suficiente para menos de um dia. O tipo O negativo tem 10% do necessário em estoque. Os tipos O positivo e B negativo têm 24% do necessário e o AB negativo tem 25%.

Para doar, o candidato deve estar em boas condições de saúde e alimentado, ter entre 16 e 69 anos de idade, pesar mais de 50 kg e levar documento de identidade original com foto recente.

O órgão destaca que a doação pode ser agendada e os candidatos podem buscar um dos postos mais perto de casa.

O Posto Clínicas e o Posto Osasco estão abertos de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 17h30, e, no sábado, das 8h às 16h. O Posto Dante Pazzanese funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 16h30, mesmo horário do Posto Mandaqui. Os postos Barueri e Stella Maris abrem de segunda-feira a sexta-feira das 8h às 16h.

Outras informações e o endereço dos postos podem ser conferidas no site da fundação.

Leia também:


 Por Camila Maciel – Repórter da Agência Brasil – Foto: Davidyson Damasceno/Ag. Brasil

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Itapevi realiza Dia D de Multivacinação no Sábado (23)

0 0
Read Time:2 Minute, 3 Second

A Prefeitura de Itapevi realiza, no sábado (23), o Dia D de Vacinação contra a Covid-19 e contra a Gripe, em todas as unidades básicas de saúde, das 8h às 16h, mas com entrega de senhas até as 15h.

A vacina contra a Covid-19 é destinada a crianças (a partir dos 5 anos de idade), jovens, adultos e idosos que precisam atualizar a carteira de vacinação com primeira e segunda dose e as doses de reforço. A quarta dose também está disponível para as pessoas com mais de 40 anos que tomaram a terceira já há quatro meses.

A imunização contra a Gripe (Influenza) é destinada ao público em geral, a partir dos seis meses de idade.

Durante a semana, a vacinação continua das 9h às 15h em todas as unidades de saúde da cidade.

Vitápolis e Suburbano vacinam até as 18h

Nas unidades de saúde do Suburbano e do Vitápolis, o horário de vacinação é ampliado e as pessoas podem se vacinar até as 18h, sempre de segunda a sexta-feira.

Gripe

A transmissão dos vírus influenza que provoca gripe acontece por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Também ocorre por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz).

Covid-19

A Covid-19 é uma infecção respiratória aguda causada pelo coronavírus SARS-CoV-2, potencialmente grave, de elevada transmissibilidade e de distribuição global.
O vírus pode se espalhar pela boca ou pelo nariz de uma pessoa infectada, em pequenas partículas líquidas expelidas quando elas tossem, espirram, falam, cantam ou respiram.
A infecção pode ocorrer caso você inale o vírus quando estiver perto de alguém que tenha Covid-19 ou se você tocar em uma superfície contaminada e, em seguida, passar as mãos nos olhos, no nariz ou na boca. O vírus se espalha com mais facilidade em locais fechados e em multidões.

Uso de máscaras

A utilização da máscara está diretamente relacionada ao combate aos vírus da Gripe, do Sarampo e da Covid-19, pois ela ajuda a bloquear as gotículas que carregam os vírus e que saem da boca e do nariz das pessoas infectadas quando elas tossem, espirram ou falam.

Leia também:


Fonte/foto: Divulgação/SECOM-Itapevi

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Prefeitura de SP sanciona lei que prioriza plantios de árvores que atraem abelhas

1 0
Read Time:3 Minute, 12 Second

Com o objetivo de tornar a capital arborizada e florida e garantir a produtividade agrícola, além do sustento de aves e mamíferos, o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, sancionou a Lei nº 17.837/2022 que prevê a prioridade do plantio de espécies que atraem abelhas. Para isso, foi alterada a Lei nº 16.050, de 31 de julho de 2014, que aprova a Política de Desenvolvimento Urbano e o Plano Diretor Estratégico do Município prorrogando até 31 de dezembro deste ano o prazo para que o Executivo encaminhe à Câmara Municipal a proposta de revisão do Plano Diretor Estratégico, a ser elaborada de forma participativa. 

Segundo técnicos da Secretária Municipal do Verde e Meio Ambiente, entre as plantas ornamentais que deverão ser plantadas prioritariamente em atendimento à nova legislação são: lírio amarelo, lavanda, manjericão, papoula, jabuticaba e onze horas, assim como quaresmeira, tomilho, orelha de onça sálvia, borragem, açafrão, ranúnculo, aster, malva, calêndula, girassol mexicano, guaco, coentro, erva-de-gato, funcho e mirra. Espécies como aroeira branca, ipê-amarelo, cedro, paineira, pitangueira e embaúba branca são algumas das arbustivas que garantem a presença das abelhas nos jardins, praças e canteiros.

Para o vereador Aurélio Nomura, autor do projeto de lei que originou a Lei, as abelhas são essenciais para a proteção ambiental. “Mesmo sendo importantes, em razão da poluição e da perda da biodiversidade, elas são cada vez menos comuns, principalmente nas áreas urbanas”, justificou o parlamentar.

Polinização

As abelhas são fundamentais para a sobrevivência de muitas espécies de plantas, para o aumento da produtividade agrícola e o sustento de aves e mamíferos, que se alimentam de frutas e sementes em todo o mundo. Sem elas, a vegetação seria completamente reduzida. 

Cerca de 80% das plantas se reproduzem por meio da polinização.

As abelhas dão sua contribuição para a economia produzindo, além do mel, produtos como cera, própolis e pólen apícola. São responsáveis pela produção de aproximadamente dois terços de alimentos ingeridos.

Revisão PDE 

A Lei nº 17.837 também prorroga o prazo de conclusão da Revisão Intermediária do Plano Diretor Estratégico (PDE) para 31 de dezembro deste ano. Essa é a data-limite para que o Executivo encaminhe à Câmara Municipal a proposta de revisão do Plano Diretor Estratégico, a ser elaborada de forma participativa. O processo revisional intermediário do Plano Diretor tem sido conduzido pela Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL). 

A íntegra da Lei está publicada no Diário Oficial da Cidade .

Atividades participativas 

Uma série de atividades participativas tem sido organizada com a população para debater eventuais ajustes no Plano Diretor. A Prefeitura reabriu, em 4 de julho, a Consulta Pública sobre o Plano Diretor no site Participe+ para ouvir a sociedade sobre os limites e temas prioritários da Revisão, além de colher contribuições. Clique aqui e participe

Também é possível acompanhar o novo cronograma de atividades da Etapa 1 da Revisão Intermediária do PDE, disponível no site do Plano Diretor. O calendário prevê a continuidade da realização de Oficinas Presenciais por subprefeitura, Audiências Temáticas Noturnas virtuais e Reuniões Vespertinas virtuais com segmentos da sociedade civil. Clique aqui e acompanhe 

Revisão do Plano Diretor 

Previsto até 2029, o Plano Diretor prevê mecanismos para adequações periódicas à realidade da cidade. O objetivo da revisão é fazer aperfeiçoamentos e ajustes que estejam em acordo com a realidade atual como a crise econômica e a pandemia, além de aspectos sociais, entre outros). 
Esses ajustes respeitarão todas as premissas que o Plano Diretor de 2014 propõe em relação a seus Objetivos, Diretrizes e Ações Prioritárias. 

Leia também:


Fonte/foto: Divulgação/SECOM-Pref. de São Paulo

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

São Paulo vai importar insumo da CoronaVac para crianças de 3 e 4 anos

0 0
Read Time:43 Second

O Instituto Butantan vai importar 8 mil litros do insumo farmacêutico ativo (IFA) destinados à farmacêutica Sinovac para a produção do imunizante autorizado para crianças de 3 e 4 anos. A quantidade é suficiente para a fabricação de 10 milhões de doses da CoronaVac.

A decisão foi tomada para dar início à ampliação da imunização de crianças nessa faixa etária em todos os municípios do estado. Mais de 6,1 milhões de crianças com idade entre 5 e 11 anos já foram imunizadas, sendo que 66,3% estão com o esquema vacinal completo e 86,9% receberam a primeira dose.

A importação, de acordo com o governo do estado, deve levar algumas semanas. A previsão é que no mês de agosto as doses estejam disponíveis.


Por Flávia Albuquerque – Repórter da Agência Brasil – Foto: Amanda Perobelli/Reuters/Direitos Reservados

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %
error: